You are on page 1of 5

1

O PRIMEIRO VO DO SEU AVIO


POR Chris Heintz
[Este artigo parte de uma srie, onde o engenheiro aeronutico Chris Heintz discute avies leves concepo e construo]. Com a chegada da primavera, hora de se preparar para o primeiro vo do avio construdo por voc (homebuilt). As informaes a seguir no um curso sobre como tornar-se um piloto de teste de prottipo; e sim, so simplesmente instrues sobre como realizar esse primeiro vo do seu avio construdo a partir de projetos ou de um kit. Durante meses tem estado a trabalhar arduamente construindo sua aeronave, depois de todas as despesas com o seu homebuilt, chegada a hora de colher o resultado. As informaes a seguir no um curso sobre como se tornar piloto de teste, mas hora de comear a ficar pronto para o primeiro vo de seu avio. Se voc sentir-se enferrujado, tome algum duplo e, em seguida, voe solo em uma aeronave que seja semelhante a que voc acabou de construir e reconquiste a sua confiana. Mesmo "vo no hangar" pode ser til, voc pode sentar na cabine e familiarizar-se com a aeronave (bancos, comandos, instrumentos, manetes, pedais, freios, altura do solo, etc.). Evidentemente, o avio deve estar pronto, e isso inclui: 1. Peso e balanceamento dentro das especificaes do projetista. Ver Figura 3 2. "Partida" no motor de acordo com as recomendaes do fabricante. (Isto especialmente importante, nos motores de dois tempos que se tornaram muito populares nos ltimos tempos.). 3. Uma verificao do moto propulsor (isto , motor, carburador, admisso e tubo de escape, unidade de reduo se for o caso e hlice), a fim de verificar que ele atenda as especificaes do fabricante, atingindo RPM mxima. A maneira mais fcil de controlar a fora propulsora, THRUST inflar os pneus "duro", e descansa-los numa superfcie plana, contra placado funciona bem e amarrar uma corda forte cauda da aeronave. Ligue o motor, aquea-o acelere at plena potncia, leia o instrumento. Confira se o grupo moto-propulsor est desenvolvendo potncia mxima de decolagem. Voc deve faz-lo vrias vezes para uma melhor preciso. 4= Veja a Figura 1 e 2.

Lembre-se, porm, o sistema de arrefecimento do motor no foi projetado para mxima potncia no solo. No ultrapassar 30 segundo de motor pleno e permitir trs minutos de arrefecimento na marcha lenta antes do prximo teste. Alm disso, note que a carenagem deve ser

2
instalada com todos os ductos de ar conectados, as barbatanas (borrachas) das defletoras instaladas corretamente. Voc no pode acelerar o motor da aeronave mais de 30 segundos completo sem o capot. O capot no apenas um componente esttico, mas tambm uma parte importante do sistema de arrefecimento. Claro, cada vez que o motor est funcionando ou voc ou um piloto tem de estar no posto de comando. Calce e amarre o avio para evitar surpresa desagradvel. Durante o perodo de funcionamento do motor no solo (regulagem, amaciamento e teste de potncia), verifique que nenhuma parte da aeronave est agitando ou vibrando fortemente verifique a cada 200 rpm de marcha lenta para a plena acelerao e observe a cauda e outras superfcies de controle, bem como a parte inferior da fuselagem.

Alm disso, essencial verificar que o abastecimento de combustvel seja adequado na mais crtica configurao - em plena potncia normalmente na atitude de cauda baixa (subida). A cabea do combustvel, ou seja a diferena de altura de combustvel do tanque para o carburador deve suprir o nvel mnimo de operao continuou com pouco mais do que o combustvel remanescente no tanque. Ao mesmo tempo, importante verificar a medio da quantidade de combustvel (vazio equivale a quando o motor pra rodando em atitude crtica subida), em 1 / 4, 1 / 2, 3 / 4 e completo. Isto importante no s para determinar o consumo de combustvel e autonomia, mas tambm para detectar rapidamente se est acontecendo um sbito e elevado consumo de combustvel (ou seja, vazamento). E, evidentemente, nesta altura que voc quer poder facilmente inspecionar seu motor porque os capot saem com seis DZUS fixadores ou voc ter que olhar sob o capot, para no ter de desparafusar 20 fixadores dos capot!

Teste de txi
No comece os testes de txi, a menos que a aeronave tenha sido abastecida com 1-1/2 horas de combustvel e carregada (com lastro se necessrio), para manter o centro de gravidade (CG) no meio do passeio; caso voc no siga estas orientaes, voc pode encontrar se em dificuldade no ar, porque voc no est em bruto (menor velocidade de stall) e seu erro na indicao da velocidade do ar pode ser significativo. Lembre-se, voc tambm est no efeito solo.

Durante o teste de txi (corrida), verificar os freios, a direo e se familiarize com o nvel de rudo, a fivela do cinto, fixao e libertao, o controle, posio (ar quente do carburador, vlvula de combustvel, compensador, mistura, etc.) e os instrumentos importantes, como a velocidade do ar e RPM, altmetro, motor temperaturas e presses. Quando voc faz testes de txi, a velocidades superiores a 50 por cento da velocidade de stall dada pelo designer, deve estar preparado para decolar (acidentalmente). Se houver suficiente pista frente, reduza a manete de potncia e coloque-o de volta para baixo novamente. No empurre o manche para baixo, para no ter a vergonha de ter de reparar um novo avio! Faa cerca de 10 corridas na pista para sentir a sensao do momento de abortar a descolagem com pista suficiente para parar com moderada utilizao dos freios. Isso ajuda voc familiarizar-se com a acelerao inicial, e um pouco (s um pouco), com a forma como os controles se comportam (ligeiros, pesados, sensveis, lento). Sempre com o compensador na metade do curso, para voc poder colocar a seta indicadora na posio neutra (estabilizada). Ok, o motor funciona bem, freios trabalhando, instrumentos parecem corretos, voc manuseia a aeronave com confiana no terreno (se uma aeronave com roda traseira e voc tem pouca experincia com convencional, vai demorar algum tempo para voc adquirir habilidades suficientes para pilot-lo. Uma aeronave convencional menos estvel no solo do que um triciclo). muito importante que voc se sinta confortvel e "em casa" no lugar de piloto.

O primeiro vo
Ento, hora de ir. Confira mais uma vez o seu centro de gravidade na metade da posio do passeio completo dado pelo designer. Verifique a sua quantidade de combustvel, verifique fisicamente com os olhos ou uma vareta, no conte com o medidor de combustvel at provar que confivel. Ok, o avio est pronto, mas e voc? Primeiro de tudo, voc deve querer fazer o primeiro vo - no deixe que ningum lhe empurre para o ar, mesmo que ele / ela um bem-intencionado parente ou amigo. Em

4
segundo lugar, voc deve estar relaxado - voc pode verificar seu horscopo, biorritmo o que voc quiser - mas o importante que voc simplesmente sente este o dia! E definitivamente no, com a ajuda de uns copos de cervejas! Agora, marque o tempo: Deve haver pouco ou nenhum vento, boa visibilidade (sem neblina) e pelo menos um teto de 3000 ps. Evite o momento do pr do sol, seu o alinhamento da pista 22 a 33! E, com poucos amigos ao redor se possvel. (Eles tm uma tendncia para que queiramos nos exibir; podemos faz-lo mais tarde. Agora, basta querer decolar, voar, sentir o avio, reunir informaes importantes, e pousar novamente to seguro quanto possvel, e ter a boa sensao de que a beleza est sentada l fora, esperando). Eu descobri que a melhor hora e o melhor clima so quando os assim chamados amigos esto ainda na cama, levando apenas um amigo confivel se voc realmente quiser acompanhamento. Este melhor momento de, aproximadamente, uma hora aps o nascer do sol. Prossiga com a sua inspeo pr-vo verifique o combustvel, sistema de combustvel, drene a condensao de gua. Ento, de partida no motor, aquea-o, acelere e taxie at a posio de descolagem, teste a ignio e o ar quente do carburador. Calibre o altmetro o estabilizador antes da decolagem. Se voc desejar, verifique a plena acelerao do motor RPM (Eu normalmente fao durante a fase inicial da decolagem). Alinhe-se com a pista e empurre a manete de potncia a pleno, no muito lentamente, mas no demasiado depressa. Mantenha um olho sobre a velocidade do ar, o outro sobre a pista e uma orelha no motor; se parecer algo anormal, basta desacelerar e abortar a decolagem, corrigir o problema. Em nossas vidas chega-nos muitos avisos. Devemos escut-los e no ser "egosta". E, repito; verificao no suficiente. Se algo est errado, temos de corrigir o problema e tentar novamente! Mas, hoje, tudo est bem, por isso, mantenha acelerao e muito lentamente puxe o manche logo que voc achar que o avio esteja suficientemente rpido. Esteja preparado, que o nariz pode ser muito pesado ou leve; no sabemos a posio do estabilizador ainda se (cabrado ou picado). Agora que voc est no ar, lembre-se que o perigo a me terra (pouso antes do previsto), de modo algum, suba suavemente 10/20 mph mais rpido do que sua velocidade de descolagem. Ajustar o compensador para conforto, verifique o rpm, velocidade, motor, instrumentos (se ele comea superaquecer, reduza um pouco o acelerador). . . E relaxe! No muito, mantenha um olho sobre o aeroporto para o qual deseja retornar. A dois ou trs mil ps AGL, ainda potncia plena, nivele. Empurre o nariz levemente para baixo at que a altitude j no aumente, olhe a RPM, (ela deve ser inferior a 10 por cento da linha vermelha). Existe algum rudo incomum ou vibrao que voc deva ter notado? Agora, volte a manete cerca de 10 por cento de RPM (este deve ser de aproximadamente 75 por cento de cruzeiro) e verifique se h tendncia em vo nivelado.

Encontrar a velocidade de stall


Antes de pousar voc deve saber a velocidade indicada na qual o avio ir parar de voar, por isso melhor descobrir agora, quando voc est voando.

5
Relaxe! Abra o ar quente do Carburador, manete suavemente para trs (aviso h tendncia de o nariz baixar), agora lentamente levante o nariz para reduzir a velocidade. No utilize ailerons, mantenha a bola centrada - ou as asas niveladas com seu leme. Fazer tudo suavemente e relaxado. Mantenha um olho sobre a velocidade do ar e o outro sobre a bola (ou horizonte e pontas das asas). Aviso tudo para: pr stall, o avio vibra, a presso no manche cessa, perda de controle, ou outros rudos. Qualquer avio leve bem concebido e construdo corretamente deveria ter um stall suave; seu nariz vai suavemente (mais ou menos!) caindo. Uma asa poder diminuir mais rapidamente do que a outra (ligeira assimetria na construo das asas, ou muito pouca utilizao do leme, ou rajada de vento). Anote a velocidade indicada de stall, em seguida, solte o manche pressione lentamente para aumentar a velocidade e reanexar o escoamento de ar sobre as asas. Aplicar plena potncia suavemente e suba a 130 por cento da sua velocidade de stall. Estabilize (esta ser sua configurao de decolagem nesta configurao, peso, CG e flaps em cima). Confira o aeroporto (ou voc est perdido agora?). Faa mais dois ou trs stall para obter uma boa mdia das leituras e sentir-se confortvel. Agora, chegou hora do pouso: Use 1/3 mais da velocidade de stall na base e final, atingindo a cabeceira a poucos ps acima da pista, reduza a acelerao, a velocidade vai diminuindo ao longo da pista e s basta puxar lentamente o manche levantando o nariz at que a aeronave resolve por si s tocar no solo, na velocidade de stall que voc j sabe (no acontecero os humilhantes pulos!). Sem parar o motor, taxie de volta para outra decolagem. Desta vez usando o estabilizador para subir, decole na velocidade indicada (acima da velocidade de stall), acelerar a 1/3 acima da velocidade de stall, estabilizar, voar "cruzeiro", com vento de cauda, virar base e final a 1/3 por cento stall como no primeiro pouso. Execute um ou dois circuitos mais antes de estacion-lo no ptio. Corretamente feito, estes primeiros exerccios ter de 45 a 60 minutos. E agora voc no est mais com medo do seu avio: Voc sabe que voa e voc pode lidar com isso! O seu avio foi projetado e construdo para voar e ele voa. Chame o designer de sua aeronave e partilhe com ele o prazer de seu primeiro vo - tanto voc como construtor e ele como o designer merece. Da prxima vez que voar, comece a utilizar os flaps (se aplicvel). No prximo ms vamos falar um pouco mais sobre os testes que devero ser concludos durante as primeiras 15 horas de vo da sua nova aeronave. Este artigo foi publicado na revista EAA Mundial LightPlane (Maio 1986). 1986, Chris Heintz. TRADUZIDO POR: ADEMIR AIZA Ademir Aiza mecnico de manuteno de aeronaves, e habilitado pela ANAC em GMP, CEL, AVI, e CREA.

You might also like