You are on page 1of 3

Pneumtica Bsica

Fundamentos fsicos do ar Comprimido Introduo Tudo comeou na Grcia, com o grego Ktsibios, mais precisamente na Alexandria, no sculo III A.C, onde nasceu a escola mecnica especializada em alta mecnica, onde eram construdas mquinas impulsionadas por ar comprimido. Por causa das poucas condies de trabalho e incentivos, a escola no pode ser desenvolvida, ningum apoiava a difuso dessa tcnica a no ser que estivesse a servios do rei ou do exrcito. Por essa falta de incentivo as escolas foram fechadas e, por isso, muitas informaes se perderam e voltaram a ativa somente depois do desenvolvimento da prpria energia pneumtica nos sculos XVI / XVII, com as descobertas dos grandes cientistas como Galileu, Otto, Boyle que comearam a observar as leis naturais sobre a compresso e expanso dos gases. Em 1643, Evangelista Tonicelli, inventou o Barmetro de mercrio. Somente no sculo XIX, a pneumtica teve sua primeira grande utilizao atravs dos furadores pneumticos, no ano de 1860, tendo aplicao mais incisiva na furao do Monte Ceni, a partir da os furadores pneumticos se destacavam pelo seu baixo aquecimento, sua propriedades antideflagrantes se revelando uma ferramenta de grande utilidade. A produo de ar comprimido no parou de evoluir, e em Paris em 1888, marcou pela a instalao de mais de 24.000 aparelhos com alguma funo acionada pneumaticamente, marcando assim o desenvolvimento da tcnica em geral. Nesta primeira fase industrial limitou-se a utilizao do ar comprimido a motores rotativos ou de choque. O estudo da pneumtica aprofundou-se, mais somente em 1950 a tcnica ganhou fora e espao, e isso s se deu devido a necessidade de automatizao de trabalho. Antigamente, j se usava a pneumtica na indstria de explorao de minrio, ferroviria (atravs dos freios de ar comprimido) e na construo civil. Hoje o ar comprimido, indispensvel nos mais diferentes ramos industriais, em suas diferentes formas de aparelhos pneumticos. Desenvolvimento Conceito O termo pneumtica derivado do grego Pneumos ou Pneuma - respirao, sopro ou flego - e definido como parte da fsica que se ocupa da dinmica e dos fenmenos fsicos relacionados com gases ou vcuos. tambm o estudo da converso de energia pneumtica em energia mecnica atravs de respectivos elementos de trabalho.

Vantagens e limitaes da utilizao do Ar Comprimido


Vantagens Quantidade O ar, para ser comprimido, se encontra em quantidade ilimitada praticamente em todos os lugares. Transporte O ar comprimido facilmente transportvel por tubulaes. No h necessidade de preocupao com o retorno. Armazenamento O ar comprimido pode ser armazenado em reservatrios para uso posterior, inclusive, ser transportado. Limpeza O ar comprimido limpo, isto , no polui o ambiente, podendo ser utilizado em qualquer tipo de indstria (qumica, alimentcia, etc) Segurana Elementos que trabalham com ar comprimido, por trabalharem com presses moderadas, possuem menos risco de exploses. Velocidade O ar comprimido pode alcanar altas velocidades de trabalho. Redues dos custos operacionais Liberao do homem de tarefas repetitivas e aumento da produtividade. Resistencia a ambientes hostis Tolera facilmente ambientes agressivos como atmosfera corrosiva, poeira, umidade, etc. Simplicidade de Manuteno No necessitam de operadores com alto treinamento. Robustez dos componentes Seus componentes resistem bem aos ambientes agressivos, onde esto sujeitos a golpes e vibraes.

Limitaes O ar comprimido precisa ser preparado para ser utilizado necessita ser preparado. necessrio limpar impurezas, como poeiras e partculas slidas, alm da umidade que pode causar corroso e desgastes dos equipamentos. Pelo fato de ser altamente compressvel, o ar comprimido no permite a obteno de acionamentos com velocidades uniformes e constantes. Tambm muito difcil, de se obter paradas intermedirias precisas. A presso mxima de utilizao do ar comprimido de 1723,6 kPa, o que resulta em foras muito pequenas se comparadas a outros sistemas. Acima dessa presso o uso do ar comprimido se torna economicamente invivel. Suas propriedades fsicas impedem a obteno de velocidades muito baixas. O escape do ar para atmosfera rudos o que passa a ser um poluidor sonoro.

Propriedades fsicas do Ar Comprimido So 4 as principais propriedades do Ar.

Compressibilidade Como qualquer tipo de gs, pode ocupar o volume de qualquer recipiente, adquirindo seu formato. Observe:

Elasticidade Propriedade que possibilita ao ar comprimido voltar ao seu volume inicial, uma vez que extinto o efeito (fora) responsvel pela reduo de volume.

You might also like