You are on page 1of 27

MSRF0105

Marca: Modelo: Assunto: BRASTEMP BRB39AB Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

02/12/2008 Rev. 1

Informamos que a partir de outubro iniciaremos a comercializao dos Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean produzidos em Joinville, modelo, BRB39AB em substituio ao modelo BRA38FB respectivamente. Estes novos modelos apresentam um novo sistema de refrigerao que permite que o produto 1 porta possua a tecnologia Frost Free. 1. ESPECIFICAO B = Marca: Brastemp R = Refrigerador por Compresso B = Refrigerador 1 porta, degelo automtico (Frost Free/No Frost Low), porta em chapa metlica. 39 = 390 litros (Comercial) A = Verso B = Branco A = 127 V B = 220 V NA = Mercado: Nacional

GARANTIA: 1 ano de garantia contra defeitos de fabricao, descritos no termo de garantia no manual do consumidor. Peas plsticas, removveis, de vidro e lmpadas, tm garantia legal de 90 dias. A instalao destes modelos no gratuita para o consumidor.

1.1 Especificaes Gerais Modelo Capacidade de armazenagem (litros) Capacidade Bruta (litros) Peso (kg) Dimenses sem embalagem (mm) (AxLxP) Refrigerador Congelador Total Total Sem embalagem Altura Largura Largura com a porta aberta a 130 Profundidade Profundidade com a porta aberta a 90 BRB39A 295 47 342 365 55 1700 616 1139 691 1206

1.2 Especificaes Tcnicas BRB39A Tenso nominal (V) Corrente nominal (A) Consumo (Kwh/Ms) Potncia (W) Freqncia (Hz) Estabilizador de tenso automtico (W) Carga de gs (R134) (5g) Compressor Oscilao permissvel (V) Presso lado baixa (Kpa) Presso lado alta (Kpa) 1.3 - Peso mximo sobre componentes (kg) Tampa da gaveta de legumes Prateleiras de vidro (cada) Compartimento extra frio Gaveta de legumes Congelador Prateleira latas Prateleira laticnio Prateleira diversos (cada) Porta ovos Prateleira garrafas 1.4 - Embutimento: Para a instalao em nicho, recomenda-se pelo menos 15 cm na parte superior do gabinete (topo) e 10 cm nas laterais e traseira do produto. 24 24 10 12 18 5 2 5 0,5 5 127 1,5
36,6

220 0,8
36,6

98 60 1000 70 EMIe 40HJP 104 a 140 600 1550

96 60 1000 70 EMIe 40HJP 198 a 242 600 1550

Pgina 2

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

2- CARACTERSTICAS ESTTICAS BRB39A


2 11 3 12 4 13 5 6 1 5 14 15 7 8 16 18 9 19 10 1 Controle de Temperatura do Refrigerador 2 Console 3 Porta do Congelador 4 Compartimento Extra Frio 5 Lmpada 6 Prateleiras de Vidro Temperado 7 Tampa da Gaveta de Legumes 8 Gaveta de Legumes 9 Proteo Ps Estabilizadores 10 Ps Estabilizadores 11 Prateleira Latas (removvel) 12 Prateleira Laticnios (removvel) 13 Separador de Garrafas 14 Prateleiras Diversos (removvel) 15 Porta Ovos (removvel) 16 Prateleiras Garrafas (removvel) 17 Congelador 18 Prateleira do Congelador (removvel e regulvel ) 19 Formas de Gelo 20 Controle de Temperatura do Congelador 20 17 14 1

Pgina 3

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

3- CONTROLE DE REFRIGERAO 3.1 - Controle de Temperatura do Refrigerador

O controle de temperatura deve ser regulado para melhor atender as condies de conservao dos alimentos, conforme o grau de utilizao de refrigerador. A temperatura ajustada pressionando o boto de controle at a posio desejada. Para dias frios, com poucos alimentos armazenados e poucas aberturas de porta, evite regular a temperatura de seu refrigerador na posio super frio (quatro leds acesos), isto pode causar um congelamento nos alimentos. Para dias frios o controle de temperatura do refrigerador deve ficar na posio 1 (1 led aceso).

Em condies normais de uso o controle de temperatura do refrigerador deve ficar na posio 2 ou 3 (2 ou 3 led aceso).

Para dias quentes, muitos alimentos armazenados ou muita abertura de porta o controle de temperatura do refrigerador deve ficar na posio 4 (4 led aceso).

Pgina 4

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

Para uso intenso do refrigerador como compras, festas ou resfriamento mais rpido dos alimentos utilize o controle na posio 5 (Super Frio 4 leds acesos).

3.2 - Controle de Temperatura do Congelador

Este controle serve para ajustar a temperatura do congelador. Mantenha o boto na posio Dias Normais. Utilize na posio Inverno quando a temperatura ambiente estiver abaixo de 18C e na posio Vero quando a temperatura ambiente estiver acima de 35C. 5 - Ferramentas e Equipamentos Necessrios: A manuteno deste produto pode ser feita com as seguintes ferramentas: Chave Torx T-30; Lacrador de Tubos. Chaves de Fenda pequena, mdia e grande; Cj. Morsa flangedora. Chaves Philips pequena, mdia e grande; Lima. Chave Canho 1/4"; Lixa. Alicate Universal; Escova de Ao. Estilete; Varetas de solda Prata com no mnimo 15% de prata na liga cod (074075002), Multmetro; Fluxo em p. Alicate Ampermetro. Pincel Termmetro Digital com cinco sensores (Penta) Tinta preta Bomba de Vcuo de 1.2 CFM duplo estgio Luvas para proteo. especfico para R134A. Conjunto soldador (PPU) ou Turbotorch culos de segurana Balana digital ou Garrafa Dosadora Graduada Slic. Cj. Manifold especfico para R134A. Cortador de tubos.

Pgina 5

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

6 - Caracterstica Funcionais: Este Refrigerador comandado atravs de um Sistema Eletrnico que composto pelos seguintes componentes: - Placa de controle e Interface (localizada no console, controla todos os componentes); - Sensores de Temperatura (Refrigerador e Degelo); - Compressor; - Motor Ventilador do Freezer (tenso alternada); - Resistncia de Degelo; 7 - Rotina de Teste Inicial (AUTOMTICO) Sempre que o produto ligado na tomada inicia-se uma rotina de testes que verificar se os sensores esto funcionando adequadamente. Esta rotina de testes detectar se os sensores de temperatura ou degelo esto abertos ou em curto-circuito. Quando o produto ligado na tomada o sensor de degelo definir se a rotina seguir a condio de teste com o produto quente ou fio. Condio de produto quente:

Condio de produto frio:

Pgina 6

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

Assim que o produto ligado na tomada a interface atuar da seguinte forma:


Todos os leds ligam por 1 segundo. Todos os leds desligam por 1 segundo. Inicia-se o modo de funcionamento padro (3 led aceso) ou ltimo modo selecionado.

OBSERVAES Esta rotina iniciada sempre que o produto for ligado na tomada e tem prioridade sobre qualquer comando feito na placa de interface. Se aps 5 minutos e 10 segundos ocorrer uma falha em um dos Sensores, o Compressor ser desligado. Se no houver falhas nos Sensores, o Compressor manter o seu estado (ligado / desligado), at o final da rotina de teste inicial. A rotina terminar depois de 5 minutos 48 segundos. 8 - Fluxo de Ar
O produto possui um conceito diferenciado em relao aos demais produtos Frost Free . No compartimento Congelador, o ar direcionado atravs da capa frontal (parte circular) e para o Refrigerador atravs de um duto de ar formado por 02 peas de isopor (EPS).

Pgina 7

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

O ar frio insuflado pelo ventilador do freezer para o compartimento Refrigerador atravs de dutos localizados na Capa frontal e Difusor de ar do Refrigerador.

9 - Console

Solte o Painel Decorativo frontal com o auxilio de uma chave de fenda, tomando cuidado para no marcar o plstico do painel. Solte o parafuso phillips para poder ter acesso ao controle eletrnico.

Aps soltar o parafuso puxe o console para frente aps empurrar as travas laterais como segue na figura.

Pgina 8

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

10 Puxador da Porta

* A cor do puxador prata.

O puxador dos produtos diferente das verses anteriores. As pegas do puxador agora so de plstico ABS e h um reforo metlico dentro que auxilia na sustentao da pea. Para substituir o puxador siga os procedimentos abaixo:

Com uma chave de fenda retire a capa do puxador tomando cuidado para no danificar a pea.

Desencaixe a pega do puxador puxando-a para fora.

Retire os 4 parafusos que fixam o puxador porta do produto e desencaixe o reforo metlico.
Reforo metlico

Pgina 9

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

11 - Gerenciamento da abertura da Porta O gerenciamento de abertura da porta efetuado pelo interruptor pendular localizado no console. Quando a porta aberta a lmpada do refrigerador acende e o ventilador NO desliga. No existe nenhuma interligao entre a abertura da porta e o funcionamento do motor.

11.1 - Teste do interruptor Para testar o interruptor, utilize um multmetro na escala Rx1 e cheque a continuidade pressionando o interruptor: pressionado no deve haver continuidade; solto deve haver continuidade. Desmontagem da Lmpada

Retire a proteo da lmpada. Solte o parafuso philips e puxe o alojamento para fora. Ao reconectar a caixa de proteo da lmpada, cuidado para no prensar a fiao no suporte de encaixe da caixa ou prensar a fiao ficando exporta para fora da caixa.

12 - Placa Eletrnica Todo o funcionamento do produto controlado pelo Placa Eletrnica, que executa as diversas Funes de acordo com a necessidade, ligando ou desligando os componentes atravs de sinais recebidos, tais como: - Liga / Desliga do Compressor e Motor Ventilador do Congelador (O motor ventilador esta conectado em paralelo com o compressor); - Liga / Desliga da Resistncia de Degelo; - Lmpadas (atravs de sinais enviados pelo interruptor que monitora abertura / fechamento de portas); - Recebe sinais dos Sensores de Temperatura do Refrigerador e Degelo. A placa eletrnica fica localizada no console do produto para acess-la desmonte o console conforme o item 9. Sua ligao com a rede eltrica e os componentes feita atravs de cabos que passam internamente ao produto com conectores que no permitem erros de montagem. Para reposio ser fornecida o conjunto com a caixa fechada (base c/ placa + tampa) e a tampa separada.

Pgina 10

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

CUIDADO: DESCARGA ELETROSTTICA No toque nos componentes do circuito, pois poder danificar / queimar a placa. Sempre toque nas laterais da placa / suporte plstico.

IMPORTANTE Nestas placas eletrnicas possvel verificar se a rotina de auto teste foi acessada pelo tcnico. Esta informao ser usada pela fbrica durante os testes nos Mdulos devolvidos de campo. Caso tenha acontecido alguma falha no produto, o cdigo de falha tambm ficar gravado. SEMPRE faa o auto teste em TODOS os atendimentos e ANTES de trocar o Mdulo. FAA A ROTINA DO AUTO TESTE AT O FINAL. 12.1 - Rotina de auto teste - No necessrio desmontar nada no produto para que o autoteste seja efetuado: A Placa eletrnica possui uma rotina de teste que pode deve ser acessada pelo tcnico nos atendimentos. Para acessar a rotina siga os passos abaixo: Durante os primeiros 30 segundos aps o produto ser ligado na tomada coloque o controle de temperatura na posio 1 (1 led aceso) e segure o boto Controle de Temperatura por 5 segundos. O produto desligar todos os LEDS e componentes isto quer dizer que, a rotina de auto teste foi aceita. Para avanar no auto teste v pressionando o boto controle de temperatura: Pressione o boto Controle de Temperatura novamente e o 1 Led acender, neste ponto nenhum componente ser energizado. Pressione o boto Controle de Temperatura novamente e o 1 Led se apagar, neste ponto nenhum componente ser energizado. Pressione o boto Controle de Temperatura novamente e o 2 Led acender, neste ponto o compressor e o ventilador do congelador sero ligados. Pressione o boto Controle de Temperatura novamente e o 2 Led se apagar, neste ponto o compressor e o ventilador do congelador sero desligados. Pressione o boto Controle de Temperatura novamente e o 3 Led acender, neste ponto a resistncia de degelo ser ligada. Pressione o boto Controle de Temperatura novamente e o 3 Led se apagar, neste ponto a resistncia de degelo ser desligada. Pressione o boto Controle de Temperatura novamente e o 4 Led acender, neste ponto nenhum componente ser ligado, os sensores de temperatura e degelo sero testados automaticamente pela placa eletrnica. Pressione o boto Controle de Temperatura novamente e o 4 Led se apagar, neste ponto nenhum componente ser ligado. Pressione o boto Controle de Temperatura novamente para finalizar o teste.

Leds da Interface
Pgina 11

Carga
MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

Incio Auto teste Sem carga Sem carga Compressor + Ventilador Ligado Compressor + Ventilador Desligado Resistncia Ligada Resistncia Desligada Sem carga Sem carga

Ao final do auto teste se no houver nenhuma falha todos os leds acendero e apagaro uma vez e o produto voltar na ltima programao de temperatura (setting Min). Se alguma falha for detectada todos os leds iro piscar continuamente at que se aperte e segure a tecla controle de temperatura por 2 segundos para verificao da falha. Para sair da rotina de auto teste em caso de falha, aperte novamente a tecla controle de temperatura quando estiver dentro do passo onde o cdigo de alarme visualizado, todos os leds acendero e apagaro uma vez e o produto voltar na ltima programao de temperatura (setting Min). Tabela de Falhas
LEDS da Interface Classe de Prioridade de visualizao do cdigo de alarme Baixa Alta Placa Eletrnica acionamentento da Resistncia de degelo Placa Eletrnica - acionamentento do Compressor Sensor de Degelo Sensor de Temperatura Refrigerador Carga Defeituosa

IMPORTANTE Quando mais de uma falha for detectada, ser exibida a de maior prioridade. Exemplo: : em caso de falha no acionamento da Resistncia de Degelo na placa eletrnica e do Sensor de Temperatura do Refrigerador o produto indicar somente a falha do Sensor de Temperatura do Refrigerador. Deve-se primeiramente eliminar a falha de sensor e executar novamente o auto teste para verificar outras falhas.

13 - DESMONTAGEM DOS COMPONENTES FUNCIONAIS INTERNOS AO REFRIGERADOR.


Pgina 12 MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

13.1 - Travessa divisria Congelador / Refrigerador A Travessa Divisria responsvel por dividir os compartimentos Congelador e Refrigerador do produto. Para desmont-la siga os procedimentos abaixo:

Travessa

H duas travas na parte inferior da divisria que fixam a pea na caixa interna do gabinete. Pressione as travas e puxe a divisria para frente. Para remontar empurre a divisria para o fundo do produto at ouvir o estalo do encaixe. H uma fita adesiva na parte traseira da pea que faz a vedao entre a divisria e a caixa interna do gabinete.

Fita adesiva

13.2 Capa do Evaporador

Pgina 13

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

Fita adesiva

Com uma chave canho solte os 2 parafusos . Com uma chave de fenda destrave as travas da bandeja de degelo dos dois lados e retire a capa do evaporador. H uma fita adesiva na capa do evaporador que faz a vedao entre capa e caixa interna. Cuidados so necessrios para no se quebrar a capa de EPS (isopor) que so os dutos de ar do congelador e refrigerador. Caso o EPS esteja grudado na calha ou travado por gelo, faa a rotina de auto diagnostico e no passo de teste da resistncia de degelo, deixe a mesma ligada por um tempo para degelar esta regio.

Trava

13.3 - Flap DAMPER O Flap Damper responsvel por controlar a temperatura do congelador. Est localizado na capa do evaporador. Para acess-lo necessrio desmontar a capa do Evaporador e retirar os dutos de EPS (isopor). O Flap Damper controla a temperatura abrindo / fechando a passagem do ar frio para o compartimento refrigerador. O boto e o Flap so somente encaixados retire-os com o auxlio de uma chave de fenda pequena.

Pgina 14

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

14 - MOTOR VENTILADOR CONGELADOR O Motor Ventilador do Congelador alimentado por tenso alternada (VAC) e est fixo por um suporte plstico a caixa interna do gabinete. Ele responsvel pela circulao de ar forado no interior do produto. Ele funciona em paralelo com o Compressor e NO desliga quando a porta do produto aberta.

Com uma chave canho, solte os dois parafusos 1/4 e solte o chicote de fios. Ao remontar o motor ventilador, no se esquea de montar todos os amortecedores e de fixar a rede eltrica do motor no suporte do motor ventilador

Tenso (VAC) 127 220

Frequncia (Hz) 60 60

Potncia (W) 4,5 4,5

Velocidade (RPM) 2200 2200

Pgina 15

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

15 - SENSORES DE TEMPERATURA E DEGELO 15.1 - Sensor de Temperatura do Refrigerador NTC A temperatura no interior do produto depende da programao selecionada, da quantidade de alimentos armazenados e da freqncia de abertura da porta. Localizado no compartimento Refrigerador dentro do duto de ar o Sensor de Temperatura do Refrigerador responsvel em monitorar a temperatura interna, enviando sinais para a placa eletrnica que acionar / desligar os componentes para que a temperatura interna seja mantida. Sua faixa de atuao ser de acordo com a seleo de temperatura feita no painel de controle.

IMPORTANTE O valor de temperatura deve ser sempre medido junto ao Sensor do refrigerador e no no centro do compartimento Refrigerador ou congelador. 15.2 - Sensor de Degelo NTC O Sensor de Degelo est localizado no compartimento Congelador, junto ao tubo de retorno do Evaporador. Ele responsvel por enviar sinais ao Mdulo, que comandar o degelo adaptativo ligando / desligando a Resistncia de Degelo (semelhante ao bimetal de degelo). Informa tambm as condies de temperatura do Evaporador quando o produto inicializado (ligado tomada) indicando ao Mdulo qual a correta programao que deve ser seguida, por exemplo: Compressor e / ou Motores Ventiladores ligados ou desligados, prximo degelo, etc.

Sensor de Degelo

IMPORTANTE Junto com o Sensor de Degelo h uma folha condutora que no deve ser removida. Nunca deixe o sensor solto; prenda-o com a cinta de nylon. IMPORTANTE Os Sensores de temperatura do refrigerador e degelo NO so peas de reposio. Nenhum dos Sensores so compatveis com os Sensores fornecidos para a linha de refrigeradores Frost Free antiga da Brastemp. NUNCA substitua estes Sensores. PARA TESTAR OS SENSORES SIGA OS PROCEDIMENTOS DESCRITOS NO BTRF0151.
Pgina 16 MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

IMPORTANTE A relao mostrada entre a resistncia hmica e a temperatura do sensor nas tabelas idntica para qualquer um dos sensores (temperatura e degelo), pois eles possuem as mesmas caractersticas fsicas e funcionais.
Pgina 17 MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

16 - SISTEMA HERMTICO 16.1 - Compressor O Compressor utilizado para este produto especfico e sua identificao EMIe 40HJP da EMBRACO. Utiliza como fluido refrigerante o R134a. Assim, todos os cuidados ao efetuar uma RUS devem ser tomados.

LEMBRETE - NO UTILIZE AGENTES ANTI-CONGELANTES (ex. lcool metlico), na reoperao da Unidade Selada, pois estes agentes danificaro o Compressor. EMPREGO DE ANTI-CONGELANTE ANULAR A GARANTIA DO COMPRESSOR. - Faa corretamente os procedimentos para recolhimento do fluido refrigerante e reoperao do sistema hermtico (unidade selada). Maiores informaes, veja na apostila de RUS, no Filme de Treinamento de RUS com R134a e no Boletim Tcnico BTRF0126. - Utilize SEMPRE a Bomba de Vcuo. - NO devero ser realizados testes de partida do Compressor sem que o mesmo esteja ligado ao sistema hermtico (unidade selada). - Ao reoperar o Produto SEMPRE SUBSTITUA o Filtro Secador por um NOVO. A no aplicao de um novo filtro secador na reoperao acarretar em FALHA GRAVSSIMA para o DOPP. - Somente utilize Filtro exclusivo para R134a. OBSERVAO O sistema de Controle Eletrnico possui uma proteo para que o Compressor somente seja ligado aps decorridos 7 minutos da sua ltima desenergizao, evitando que ele tente partir enquanto as presses internas do sistema hermtico no estiverem eqalizadas. 16.2 - Conj. Rel e Protetor Trmico Este compressor utiliza um novo conjunto (Rel + Protetor trmico) chamado de Combo onde o rel de partida e o protetor trmico esto em uma nica pea.
Protetor Trmico

Rel de Partida

Para testar se o Combo est funcionando mea os valores hmicos nos pontos mostrados nas fotos abaixo, em temperatura ambiente devem sempre apresentar continuidade:

Pgina 18

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

16.3 - Evaporador O Evaporador est localizado no compartimento do Congelador e conectado as tubulaes atravs de anis Lockring. O Lokring utilizado nas tubulaes do evaporador so de 8mm cdigo 326008340 JUNTA LOKRING DIAMETRO INT.8,0 (CAMPO).

Para retirar o evaporador siga os seguintes passos:

Parafuso

Parafuso

16.4 - Calha de Degelo Com uma chave canho de solte os 2 parafusos, levante um pouco todo o conjunto e puxe-o para frente escapando das travas da caixa interna, ento puxe o conjunto para cima at o pino da calha se soltar totalmente. H uma gaxeta no pino da calha, quando for remontar o conjunto no se esquea de recolocar a pea no lugar.
Trava

Gaxeta

Pgina 19

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

Travas

16.5 - Calha Metlica Com uma chave de fenda solte todas as travas e retire a pea.

16.6 - Resistncia de Degelo Solte o chicote de fios do conector e desencaixe a resistncia do evaporador. Ao reconectar a conexo da resistncia no se esquecer de colocar o tubo de PCV cobrindo totalmente a conexo. ATENO REA CORTANTE. UTILIZE LUVAS DE PROTEO.

17 - SISTEMA DE DEGELO O produto possui um Sistema de Degelo, que monitorado pela placa eletrnica e constitudo pelos seguintes componentes: - Placa Eletrnica; - Resistncia de degelo, - Termo fusvel; - Sensor de Temperatura de Degelo; - Calha de degelo; - Recipiente de Evaporao (sobre o Compressor). A Placa Eletrnica definir o tempo de degelo atravs do tempo de funcionamento do compressor. O tempo necessrio para realizar a rotina de degelo varivel, sendo definido por um algoritmo de clculo que leva em considerao diversos fatores. O tempo de execuo da rotina de degelo ir variar de 4 at 36 horas, dependendo das condies de utilizao. Se no houver abertura de porta, o degelo ocorrer de 12 a 26 horas. O tempo mdio de degelo est entre 20 minutos, sendo limitado por segurana em 40 minutos (caso o sensor de degelo no atinja a temperatura final de 20C em 40 minutos, o processo se encerra). Aps 5 minutos do trmino do degelo o Controle Eletrnico acionar o Compressor. O Motor ventilador esta conectado em paralelo com o refrigerador, sendo assim o mesmo liga e desliga junto com o compressor.

Pgina 20

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

17.1 - Proteo contra bloqueio Se a temperatura dos Sensores de Degelo e do Refrigerador chegar a uma diferena de 18 graus por um tempo igual ou maior a 5 minutos, o Mdulo ir realizar um degelo. 17.2 - Modo de Segurana Caso haja defeito no sensor de temperatura do refrigerador, o produto entra em modo de segurana. Neste modo, o produto ir ciclar por tempo (8 minutos ligado e 10 desligado) e o degelo continua continuar monitorado pelo sensor de degelo. OBS: Caso ocorrer falha somente no sensor de degelo, o tempo de degelo alterado para 28 minutos. O produto continua em funcionamento normal, no entrando em modo de segurana. As rotinas de emergncia do degelo so: Tblock: rotina de segurana para evitar bloqueio de gelo no evaporador. Realiza o degelo em no mnimo 4 horas aps o ltimo degelo realizado. Heater ON time: caso o ltimo degelo tenha demorado mais que 21 minutos, aps 2,5 de compressor trabalhando ser iniciado um novo ciclo de degelo. Rcritical: Caso o fator de funcionamento do compressor esteja abaixo de 30%, aps 2,5 de compressor trabalhando ser iniciado um novo ciclo de degelo. 17.3 - Resistncia de degelo A Resistncia de Degelo envolve toda a extenso do Evaporador, garantindo um melhor rendimento do sistema e est fixa atravs das travas existentes no Evaporador. Sua operao tambm comandada pela Placa Eletrnica e suas caractersticas eltricas podem ser verificadas na tabela abaixo: Cdigo Resistncia W10166909 W10166911 Tenso (V) 127 220 Potncia (W) 145 145 Valor Ohmico (Ohm) 104,2 121,6 377,5 440,4

IMPORTANTE A parte inferior da Resistncia est fixada na calha de degelo atravs de garras para evitar formao de gelo no local. Garanta sempre o contato adequado entre estas partes. Ao reconectar a conexo do termo fusvel, no se esquecer de colocar o tubo de PVC cobrindo totalmente a conexo, o Tubo deve ser fixado com uma cinta de nylon na parte superior do tubo. IMPORTANTE Tenha cuidado ao montar/desmontar a resistncia de degelo no evaporador pois h risco de cortar a mo. USE SEMPRE LUVAS DE PROTEO. Tenha cuidado ao montar/desmontar a resistncia de degelo no evaporador pois h risco de danificar o tubo de Alumnio da resistncia. 17.4 - Termo fusvel Encaixado em um orifcio junto a lateral do Evaporador e ligado em srie com a Resistncia de Degelo, o Termo fusvel visa proteger o produto para que a Resistncia no fique ligada continuamente. Em caso de falhas no sistema de degelo, ele abrir em torno de 77C. IMPORTANTE Verifique o motivo que levou a queima do Termo fusvel antes de troc-lo e religar o produto.
Pgina 21 MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

18 - GABINETE O Gabinete possui condensador externo. A parte traseira do gabinete no totalmente reta, h um ressalto para agrupar os componentes do sistema Frost Free

18.1 - Vlvula Quebra-Vcuo Para aliviar a fora de abertura da Porta do Refrigerador, este modelo possui Vlvula QuebraVcuo que est localizada no fundo do compartimento interno atrs da Gaveta de Legumes.
Vlvula quebra vcuo

18.2 - Rodzios e Ps Niveladores Como nos demais modelos possui Ps Niveladores e Rodzios na parte traseira, facilitando a inclinao (instalao) e movimentao do produto. OBSERVAO Mantenha o produto inclinado para trs para facilitar o fechamento da porta. 19 - GAXETAS As gaxetas da porta do Refrigerador e do Congelador so somente encaixadas. Para trocar basta puxar.

Pgina 22

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

20 REVERSO DE PORTAS Estes freezer saem de fbrica com a porta aberta para o lado esquerdo, ou seja, dobradias e buchas localizadas do lado esquerdo. IMPORTANTE Para a reverso de portas, devemos substituir apenas a bucha batente esquerda. Aplicando a bucha batente direita que est disponvel para reposio no catlogo de peas do produto. DESCRIO BUCHA BATENTE DIREITA GW Retire o complemento console. CDIGO 326038610

Retire os parafusos da dobradia superior, removendo a porta e a dobradia superior.

Retire os parafusos do acabamento do gabinete, removendo-o.

Parafuse o acabamento do gabinete no lado esquerdo. Aplique silicone nos parafusos antes de parafus-los no gabinete.

Retire o p estabilizador frontal.

Pgina 23

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

Retire a capa acabamento puxando a mesma para frente. O produto dever estar sem o p estabilizador.

Parafuse a dobradia inferior no lado esquerdo do gabinete. Aplique silicone nos parafusos da dobradia antes de parafus-los no gabinete.

Parafuse o acabamento no lado esquerdo no gabinete. Aplique silicone nos parafusos antes de parafus-los no gabinete.

Retire a bucha do lado esquerdo da cabeceira da porta.

Retire o tampo do lado direito da cabeceira da porta.

Aplique o tampo que foi retirado do furo direito no furo esquerdo da cabeceira da porta.

Pgina 24

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

Aplique a bucha no furo direito da cabeceira da porta.

Retire o tampo do furo direito inferior da porta.

Desparafuse e retire a bucha batente esquerda da porta.

Aplique a bucha batente direita na porta.

Aplique o tampo que foi retirado do furo direito no furo esquerdo da porta.

Para reverter a porta do congelador, use uma chave de fenda fina e desencaixe o pino da dobradia.

Pgina 25

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

Retire a porta do congelador e inverta a posio dos pinos da dobradia e da trava da porta.

Porta com pinos e trava invertida.

Trava da Porta

Pinos da dobradia

Com uma chave philips abra o furo na travessa intermediria do lado esquerdo e coloque a porta do congelador.

Coloque a porta do refrigerador e a dobradia superior apertando os parafusos para prender a porta. Coloque de volta o console do produto.

Monte a porta, apoiando-a sobre a dobradia inferior. Posicione a porta para uma vedao correta e parafuse a dobradia superior. Aplique silicone nos parafusos da dobradia antes de parafus-los no gabinete. Encaixe o complemento console. Observao: Antes de encaixar o complemento console, aplique silicone em todos os furos do gabinete desta regio, inclusive ao redor do conector da rede eltrica.

Pgina 26

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

OBSERVAO

Se necessrio, ajuste o furo das dobradias com uma lima para posicionar a porta na altura correta.

21 - ESQUEMA ELTRICO

Elaborado por: Guilherme C Garcia Revisado por: Michel Ricardo Barbi e Eduardo B Maluf Reviso 1: Rodrigo S Tognetti

Pgina 27

MSRF0105 Lanamento Refrigeradores 1 Porta Frost Free Brastemp Clean

You might also like