You are on page 1of 2

Assim, a priori, faz-se preciso definir duas figuras do arrendamento rural: o arrendador aquele que cede (aliena, tendo

em vista os sentidos jurdicos do vocbulo) ou aluga imvel rural e o arrendatrio, o qual pode ser pessoa ou conjunto familiar, que paga o aluguel ou retribuio com o intento de exercer atividade rural. Torna-se exigvel, com a entrega do imvel pelo arrendador e o seu futuro recebimento pelo arrendatrio (WALD, 2009). Formado de renda ou rendimento, tem o sentido de mostrar a ao de arrendar. Juridicamente expressa o contrato pelo qual uma pessoa senhora de um prdio, transpassa e assegura a outrem, mediante contribuio fixa e prazo certo, o uso e gozo da mesma. O arrendamento tem assim, funo semelhante ao contrato de locao. Na locao, a coisa tambm se d para o uso e gozo do locatrio, mediante certa retribuio e pelo prazo que se estipular. No entanto, o arrendamento se firmou mais especialmente para designar a locao, propriamente, para o contrato de aluguel das casas ou prdios urbanos e o de bens mveis. Nesse sentido mesmo, determina a lei civil que, quando a enfiteuse traz prazo limitado, arrendamento [grafia original] (SILVA, 2008, p. 140).
Quanto ao subarrendamento, este possvel. Constitui-se na alienao que o arrendatrio faz a outra pessoa, um terceiro na relao contratual. Para que possa ser possvel o subarrendamento necessariamente preciso o consentimento prvio e expresso do arrendador.

Arrendamento
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Arrendamento um contrato de cesso de um fator de produo, pelo qual seu proprietrio o entrega a outrem para ser explorado, mediante determinada remunerao. O Sistema de arrendamento mais comum o de terras, j usado na poca da expanso romana e constitui-se em um dos traos caractersticos dos regimes agrrios de muitos pases. Ainda hoje elevada a proporo de arrendatrios na agricultura de algumas regies. Em outras, a execuo de programas de reforma agrria reduziu a importncia deste sistema.

Tipos de arrendamento
Um tipo usual de arrendamento o contrato de patentes de inveno, quando o inventor no dispe dos recursos necessrios para comercializ-las. A remunerao do titular do direito de propriedade de uma patente chama-se royalty.

Arrendamento urbano aquele pelo qual uma das partes concede outra o gozo temporrio de um prdio urbano, no todo ou em parte, mediante retribuio. Arrendamento rural aquele que tem por objetivo a locao de prdios rsticos para fins de explorao agrcola ou pecuria, nas condies de uma regular utilizao. Arrendatrio so aquelas pessoas que arrendam ("alugam") a terra de um proprietrio e pagam em dinheiro. Arrendamento de veculo -Arrendamento nada mais do que uma concessionria ou revenda (garagem/estacionamento depende como chamam na sua regio) vender um carro (novo ou usado) sob a forma de leasing. Nem sempre o veculo vendido com a modalidade de "CDC-Crdito Direto ao Consumidor". O leasing tem juros menores alm de no pagar o imposto IOF, e para empresas que adquirem bens nessa modalidade, tem ainda outra vantagem, mas no vou entrar nesse mrito. Aps o pagamento das parcelas, a empresa que vendeu o carro, passa a quem comprou de forma definitiva, a propriedade deste bem/veculo.

Arrendamento e Subarrendamento rural O cdigo de 1916 ( hj revogado pelo cdigo de 2002) trouxe algumas regras acerca da explorao do imvel rural, naquela poca a cesso do imvel rural, no todo ou em parte, era chamada de aluguel da Terra, pois a rea era locada para terceiro utiliza-la dentro dos limites dos limites contratuais. Apartir de 1964 com a entrada em vigor do estuto da terra a nomeclatura passou a ser Arrendamento Rural.

You might also like