You are on page 1of 3

APAE - Relatrio de Observao Primeiro Semestre de 2011

Tainara Alessi A aluna possui pouca mobilidade em seus gestos, ela permanece em seu carrinho todo o perodo da aula, parte deste perodo, algumas vezes dorme. Movimenta a cabea e, s vezes agita-se em convulses e chora, deslocando-se de sua posio e, ao se tentar coloc-la na posio mais confortvel, parece mostrar-se irritada ao toc-la. Ao apresentar a ela objetos de formas variadas e coloridas, supe-se que no os v, quando, ao se contar uma histria atravs de fantoches ou livros, no se percebe reao de sua parte. Observou-se que, quando se coloca msicas suaves em aparelho de CD, d-se a impresso de que ela s escuta, mantendo-se imvel durante o perodo em que a msica est sendo tocada. No controla os esfncteres e totalmente dependente nas atividades bsicas e instrumentais da vida diria.

Graziele Soares de Lima A aluna apresenta um comportamento alegre e receptivo, pois sorri ao se dirigir a ela. Atravs da expresso facial e alguns sons emitidos percebe-se demonstraes de desconforto, choro e contentamento. Demonstra gostar de msicas cantadas na hora da entrada, onde os alunos se cumprimentam cantando. Nota-se essa aceitao ao v-la sorrir neste momento. Supe-se gostar de ouvir histrias, pois as acompanha com o olhar o livro com figuras coloridas. Tem-se a impresso de que compreende qual colega est falando, mostra-se atenta s brincadeiras na hora da recreao. Quando trabalhado nome, leitura de numerais no quadro ou no alfabeto mvel percebe-se que reconhece seu nome atravs de apontamentos feitos pela professora.

Jenifer Aparecida de Paula A aluna alegre e muitas vezes sorridente. Demonstra gostar do movimento das crianas. Mostra-se irritada ao permanecer por muito tempo em sua cadeira de rodas em sala de aula. Ao ser colocada no cho faz exploraes do espao da sala de aula. Esta explorao se d, ora engatinhando, ora se arrastando e procurando levantar-se apoiando-se nas cadeiras dos seus colegas. Ao se tentar captar sua ateno, tem-se a impresso de que no compreende histrias contadas, fixa o olhar por alguns instantes nas figuras do livro e perde o interesse. Gosta de ver fantoches, agarra-os e se puder, coloca-os na boca, porm logo se desinteressa tambm. Aparentemente gosta de ouvir msicas cantadas pela professora e colegas, pois tranquiliza-se e permanece quieta em sua cadeira. No manuseio de objetos para a explorao de formas, tamanhos e texturas, a aluna segura os objetos e os coloca primeiramente na boca. Objetos grandes ela os abraa e permanece algum tempo com ele, mas objetos de menor tamanho que cabem em uma s mo, porm no demonstra o mesmo interesse, logo larga e no tenta recuper-lo.

You might also like