You are on page 1of 2

ANLISE DO CARTER MORAL E ESPIRITUAL DE JUDAS

DEFINIO DE CARATER:
Carter ou carcter: um termo usado em psicologia como sinnimo de personalidade. Em linguagem comum o termo decreve os traos morais da personalidade.

DEFINIO DE MORAL:
Moral deriva do latim mores, "relativo aos costumes". Seria importante referir, ainda, quanto etimologia da palavra "moral", que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega thica.

DEFINIO DE ESPIRITUALIDADE:
A espiritualidade uma dimenso da pessoa humana que traduz, segundo diversas religies e confisses religiosas, o modo de viver caracterstico de um crente que busca alcanar a plenitude da sua relao com o transcendental. Cada uma das referidas religies comporta uma dimenso especfica a esta descrio geral, mas, em todos os casos, se pode dizer que a espiritualidade "traduz uma dimenso do homem, enquanto visto como ser naturalmente religioso, que constitui, de modo temtico ou implcito, a sua mais profunda essncia e aspirao".

Todos os discpulos de Jesus parecem ter vindo da Galilia , mas Judas o nico caso em que no pode ser verdade. Uma das interpretaes possveis do nome Iscariotes "homem de Karioth", uma cidade da Judia. Se essa interpretao estiver correta, o que teria feito Judas, o nico judeu no grupo de Jesus. Teria sido por ser um judeu o escolhido para trair a Jesus, vendo que este era da tribo de jud.

Judas na verdade no faz nada alm de cumprir a narrativa e a necessidade escatolgica do Messias que era ser trado por algum. Judas Iscariotes foi importante para os relatos do evangelho, porque ele preencheu um papel necessrio literrio e teolgico: ele traiu Jesus. Algum tinha que faz-lo e Judas foi escolhido. questionvel se mesmo Judas agiu por sua prpria vontade ou no. No havia opo por Jesus para no ser crucificado porque sem a sua crucificao , ele no poderia subir novamente em trs dias e, assim, salvar a humanidade. Para ser crucificado, porm, ele teve que ser entregue para as autoridades judaicas - se Judas no tivesse feito isso, algum poderia ter feito. Deus escolheu Judas, porm, ele fez o que era suposto. No houve outra opo disponvel para ele - ele estava l? Se for esse o caso, ento difcil imaginar como ou por que Judas pode at ser criticado, ou muito menos condenado pelo fato. Marcos acusa Judas de sido motivado pela ganncia. Mateus concorda com Marcos, mas Lucas afirma que Judas foi desviado por Satans. Joo, por outro lado, atribui a motivao para Satans.

possvel que ns vissemos a concluir que Judas traindo Jesus assumiu que valeria a pena um monte de dinheiro. Podemos ento dizer que judas tinha uma cultura de carater moral de onde ele era ou seja do grupo social em que ele vivia, pode se sussitar que ele pertencia ao grupo de ant-romanos de Barrabs, um grupo de rebeldes que lutava pela saida do dominio romano talvez de forma errada mas acreditando em um futuro libertador, querreiro que seria o desbravador e futuro rei sobre os hebreus. Posso ento especular que Judas foi realmente trado pelas suas expectativas frustradas de que Jesus lideraria uma rebelio anti-romana. Outros tm argumentado que Judas poderia ter pensado que ele estava dando a Jesus o "empurro" necessrio para lanar uma rebelio contra os romanos e seus seguidores judeus. No entende-se ento como um homem de carater maldoso que planejava a morte de seu lider espiritual, ficaria to angustiado vendo sua morte na cruz ao ponto de retirar sua prpria vida, podemos subentender que desvios de conduta por meio de convvio social Judas podera te-lo mas sua convivencia com Cristo facilmente o levaria a uma mudana de carater, porem ele no entendeu como ele faria parte desse ento reinado de Jesus sobre o povo.

SEM: Edson Lopes Pereira PROF: Antnio Srgio MATRIA: Piscicologia

You might also like