You are on page 1of 6

Efeitos das radiaes ionizantes

A irradiao da material biolgico pode resultar na transformao de certas molculas, o DNA a molcula chave de todo esse processo de danos biolgicos, devido ao fato de ser responsvel pela codificao da estrutura molecular de todas as enzimas das clulas. Os efeitos das radiaes ionizantes sobre os organismos vivos dependem da dose absorvida, da taxa de absoro e do tecido atingido, logo, os efeitos de uma determinada dose de radiao ser menor, quanto mais fracionada for essa dose. Tambm, sabido que quando os tecidos ou rgos so compostos por clulas que esto em processo de diviso mais ativas, so mais radiosensveis que outras constitudas por clulas de pouca diviso. Assim sua sensibilidade pode ser classificada segundo sua taxa de reproduo. Os linfcitos e as clulas sanguneas so as mais sensveis, pois, esto em constante processo de reproduo. As clulas reprodutivas e gastrointestinais se reproduzem em uma freqncia menor, portanto, menos sensveis. Clulas nervosas e musculares so as menos sensveis, pois, se reproduzem muito lentamente.

Nem todos os danos provocados pela radiao so irreversveis, devido capacidade de reparo das clulas, mas quando o dano muito intenso a conseqncia a morte da celular. Quando a clula recebe uma dose de radiao da qual no capaz de se recuperar, sendo essa dose insuficiente para causar uma morte celular, o que ocorre uma modificao nesta clula que perpetuar uma mutao. As clulas quando expostas radiao sofrem ao de fenmenos fsicos, qumicos e biolgicos. A radiao causa ionizao dos tomos, que afeta molculas, que podero afetar clulas, que podem afetar tecidos, que podero afetar rgos, que podem afetar a todo o corpo. Os efeitos provocados pela radiao ionizante so classificados em estocstico e determinstico, no qual respectivamente o primeiro pode vir a se desenvolver independente de um limiar de dose, e o seguinte depende de um limiar para se manifestar. Segundo o UNSCEAR (1933), o limiar cerca de:

Visite o nosso site de Radiologia: www.playmagem.com.br

INDUO DE ESTERILIDADE: 0,15 Gy (exposies agudas). Temporria 0,4 Gy/ano (exposies crnicas) crnicas).

No homem 3,5 6 Gy (exposies agudas). Permanente 2 Gy/ano (exposies crnicas).

2,5 6 Gy (exposies agudas). Mulher Permanente 0,2 Gy/ano (exposies crnicas) crnicas).

2 10 Gy

INDUO DE CATARATA

Exposies agudas 1 2 Gy 0,15 Gy/ano Exposio Crnica Crnica.

EXPOSIO NA PELE 3 5 Gy com aparecimento de sintomas cerca de 3 semanas aps a exposio exposio.

Eritema e descamao

Necrose dos tecidos

50 Gy aps 3 semanas de exposio.

Visite o nosso site de Radiologia: www.playmagem.com.br

DECRSCIMO NO NMERO DE CLULAS SANGUNEAS 0,5 Gy.

Depresso na formao do sangue 0,4 Gy/ano.

RETARDO MENTAL (exposio intra uterina)

Perodo sensvel (0,12 a 0,2 Gy)

8 15 semanas aps a concepo concepo.

Uma dose de 1Sv retardo mental severo com cerca de 40% dos indivduos.

Tipos de leses induzidas no DNA por radiao ionizante:

Visite o nosso site de Radiologia: www.playmagem.com.br

Sensibilidade orgnica
Os tipos de clulas que compem cada rgo o que define sua sensibilidade, por exemplo, as clulas sanguneas so mais sensveis a radiao devido a sua alta capacidade de reproduo, logo, os rgos formadores de sangue so os mais sensveis radiao. As clulas nervosas e musculares so relativamente mais resistentes radiao, portanto, msculos e crebro so menos afetados. O tumor maligno um bom exemplo de sistema celular sensvel radiao, sua camada externa possui um grande suprimento de oxignio e sangue, As clulas so mais sensveis quando esto se reproduzindo e a presena de oxignio aumenta a sensibilidade radiao. Aps expor um tumor radiao, sua camada externa de clulas em processo de diviso destruda diminuindo assim, seu tamanho. Se uma alta dose for administrada para destruir completamente o tumor o paciente poder tambm morrer. Ento aplicada uma dose baixa no tumor a cada dia, dando a possibilidade do tecido se recuperar de qualquer dano enquanto, gradualmente diminui seu tamanho. As clulas que compe um embrio em desenvolvimento tambm se dividem muito rapidamente e tem em sua composio uma grande quantidade de sangue e oxignio. Assim como a sensibilidade de um tumor, um embrio sofre consequncias com a exposio que diferem dramaticamente. Muitos fatores contribuem para o aumento da radiossensibilidade dos tecidos biolgicos, dentre eles:

Grande quantidade de oxignio amplia a possibilidade de formao de radicais livres e, consequentemente, a radiossensibilidade; Bloqueio ou ausncia do sistema de restaurao; Maior atividade mitrica; Qualidade da radiao ionizante Presena de compostos sensibilizadores; Dose da radiao; Maior quantidade de gua na composio do tecido aumenta o fenmeno de radilise da gua, aumentando a sensibilidade.

A radiossensibilidade dos animais tem correlao idade e ao grau de evoluo, logo, animais mais jovens e animais mais evoludos na escala zoolgica so mais sensveis aos danos provocados pela radiao ionizante.
Visite o nosso site de Radiologia: www.playmagem.com.br

Acredita-se que as fontes de radiao natural so responsveis por 82% da dose recebida anualmente pela populao dos pases desenvolvidos. O grfico a seguir demonstra a estimativa da distribuio das fontes radioativas responsveis pela exposio humana.

Distribuio de fontes radioativas responsveis pela exposio humana


60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Outras Interna Csmica Terrestre Mdica Radnio

Nveis de exposio
Duas categorias dividem os efeitos biolgicos da radiao. A primeira se caracteriza por exposio de altas doses em um curto intervalo de tempo, gerando efeitos agudos de curta durao, (j citados neste artigo). A segunda formada por exposies s baixas doses num longo perodo de tempo. As altas doses tendem a matar as clulas, enquanto as baixas doses tendem a danificar ou modific-las. EFEITO DA EXPOSIO S BAIXAS DOSES Trs so as categorias em que se encaixam os efeitos resultantes da exposio a baixas doses de radiao. Efeitos genticos: atingem as prximas proles da pessoa exposta; Efeitos somticos: sofrido pelo indivduo exposto; Efeitos In-utero: trata-se de um caso especial de efeito somtico, devido exposio do feto radiao, seus efeitos podem ser: Morte intra-uterina, retardamento no crescimento, desenvolvimento de anormalidades e cancros na infncia.
Visite o nosso site de Radiologia: www.playmagem.com.br

RESPOSTA BIOLGICA S DOSES DE RADIAO

<5 Rad 5--50 Rad 50--150 Rad

Nenhum efeito imediato observado Ligeira variao na contagem do sangue Ligeira variao na contagem do sangue e sintomas de nusea, vmito, fadiga, ETC Severas mudanas no sangue sero notadas e os sintomas aparecem imediatamente. Aproximadamente 2 semanas depois, algumas pessoas expostas morrem. Aqueles expostos a 300-500 Rad, at a metade morrero dentro de 30 dias sem tratamento mdico intensivo. A morte ocorre devido destruio dos rgos formadores do sangue. Sem glbulos brancos, as infeces aparecem. Na margem inferior desta faixa de dose, o isolamento, os antibiticos e transfuses podem ajudar a medula a gerar novas clulas e o paciente poder se recuperar totalmente. Na margem superior desta faixa, necessrio um transplante de medula A probabilidade de morte aumenta para 100% dentro de 1 ou 2 semanas. Os sintomas iniciais aparecem imediatamente. Poucos dias depois, h uma piora drstica, devido destruio do sistema gastrointestinal. Uma vez que o sistema gastrointestinal pra de funcionar, nada pode ser feito e o tratamento mdico apenas um paliativo para a dor. A morte uma certeza. Em doses acima de 5.000 Rad, o sistema nervoso central (crebro e msculos) no consegue mais controlar as funes corporais, como respirao e circulao sangunea. A morte ocorre dentro de dias ou horas. Nada pode ser feito.

150--1.100 Rad

1.000--2.000 Rad

> 2.000 Rad

Visite o nosso site de Radiologia: www.playmagem.com.br

You might also like