You are on page 1of 22

50

anos

Mais um perodo a findar e c est mais um nmero do nosso jornal! Este perodo a nossa escola est de parabns. Fez meio sculo! Todas as turmas fizeram trabalhos sobre a escola para uma exposio coletiva que foi vista por toda a comunidade educativa. Fizemos uma festa de comemorao do 50 aniversrio muito divertida! Neste nmero, para alm de vos contarmos como correu a festa e a exposio, continuamos a trazervos novidades fresquinhas das nossas turmas e boas propostas!

Redao do Jornal: Todos os alunos e professores da escola EB1 Frei Lus de Sousa.

Agradecemos Junta de Freguesia de So Domingos de Benca a publicao do jornal.

O 1 ano foi biblioteca Orlando Ribeiro


Ns fomos biblioteca Orlando Ribeiro e vimos a histria de um gato chamado Tico. Sabem como que ouvimos a histria? Ouvimos a histria com peluches e com msica. Gostmos muito! Na biblioteca podemos ver livros, podemos trazer 5 livros emprestados. Para trazer livros preciso ter um carto de leitor. Na biblioteca no podemos arrumar os livros nas estantes. Gostmos muito da biblioteca, da histria e dos livros do Bolinha que requisitmos. 1 ano

Visita de estudo biblioteca

O nome da nossa sala


Este o nome da nossa sala:

Vocs sabem como que ns escolhemos o nome da nossa sala?

Tentem descobrir!...

1 ano

O nosso lanche Estamos a estudar como so os nossos lanches. Escrevemos, todos os dias, como so os nossos lanches. Depois fizemos uma tabela.

Escolhemos a coluna dos sorrisos (lanche saudvel). Fizemos um grfico com o ttulo: Lanche saudvel no ms de Fevereiro

Escrevemos concluses: O Guilherme e o Gustavo no lancharam um lanche saudvel O Djosefe no fez avaliao porque no traz lanche da manh A Isabelle e a Carolina foram as meninas que trouxeram mais alimentos saudveis, trouxeram cenoura, iogurte, fruta, po com queijo, po com fiambre e leite importante alguns meninos melhorarem o lanche deles 1 ano

A nossa Visita ao Museu Calouste Gulbenkian No dia vinte e cinco de janeiro fomos ao Museu Calouste Gulbenkian com a turma do 2. B. Samos logo de manh e fomos no autocarro da Junta de Freguesia de So Domingos de Benfica.

Quando chegmos fomos lanchar no jardim do Museu. Ainda tivemos tempo para brincar na relva e para passear.

s 11h30min entrmos

no Museu. nossa espera j estava uma monitora chamada Catarina. Ela comeou por nos explicar quem foi Calouste GulbenKian e como ele comeou a colecionar obras de arte.

De seguida a Catarina mostrou-nos alguns quadros muito antigos e ensinou-nos como que os pintores faziam as tintas das cores primrias a partir de bocadinhos de rochas e como as misturavam para obterem as cores secundrias.

No final, porta do Museu, fizemos algumas experincias. Colocmos bocadinhos de papel vermelhos, azuis e amarelos na gua e conseguimos fazer tintas de cores primrias.

Depois misturmos as tintas e elas transformaram-se em tintas de cores secundrias.

Ns adormos esta visita porque nos divertimos e aprendemos muitas coisas novas.

2. A

O Gelatingrafo
A professora leu-nos a Histria de um berlinde, que foi escrita em 1978, quando a professora fez estgio e foi lida a uns meninos com a nossa idade. Nessa altura para fazer fotocpias utilizava-se o gelatingrafo. Ns fizemos desenhos sobre a histria. A Lorena e a Matilde Vieira copiaram dois desenhos para uma folha de papel com um qumico hectogrfico. Colocmos a folha de papel no gelatingrafo e alismos com a mo para ficar gravado, contmos at 60. Retirmos a folha com cuidado e com magia apareceu o desenho no gelatingrafo. Sobre o gelatingrafo colocmos uma folha de papel branco, passmos a mo por cima, tirmos a folha e ficmos com uma cpia. Fizemos 20 cpias. Para limparmos o gelatingrafo bastou deitar um pouco de gua quente, que a D. Nazar trouxe, lav-lo e deitar fora. Para voltar a usar espermos 4 horas, para secar. Para finalizar este trabalho fizemos uma ficha de matemtica no gelatingrafo.

Texto coletivo 2B

QUE FORA!
Andava o senhor Vento sobre a cidade, e viu uma andorinha: -Senhor Vento, que fora! - Aterrei em cima da carrinha! Andava o senhor Vento na selva, quando viu um escorpio: -Senhor Vento, que fora! - Atirou-me para cima do balo! .
Andava o senhor Vento em cima do mar, e viu uma gaivota: -Senhor Vento, que fora! -Ca dentro de uma bota! Andava o senhor Vento a passear, e encontrou uma minhoca: -Senhor Vento, que fora! -Voei para cima da foca! Andava o senhor Vento no prado, e avistou uma vaca: -Senhor Vento, que fora! -Meti o focinho na saca!

Tiago

Sofia

Francisco

Andava o senhor Vento no campo, e apareceu-lhe um esquilo: -Senhor Vento, que fora! - L ca no rio Nilo!

Beatriz

Matilde Vieira

Andava o senhor Vento a passear beira do rio, e viu uma enguia: -Senhor Vento, que fora! - L fui cair na Guia!

Diogo

Iuri

Andava o senhor Vento de c para l, e encontrou uma ovelha: -Senhor Vento, que fora! - L ca em cima de uma telha!

Andava o senhor Vento sobre a escola, e viu uma pomba : -Senhor Vento, que fora! - L pousei na tromba!

Matilde Gomes

Alice

Andava o senhor Vento p ante p, e avistou um gato: -Senhor Vento, que fora! -At fiquei sem sapato!
Andava o senhor Vento a passear no ar, e avistou uma gaivota: -Senhor Vento, que fora! - L cai com o bico na cabea da Carlota!

Andava o senhor Vento na selva, e apareceu um leo: -Senhor Vento, que fora! - L rebolei no cho!

Joo Iria

Andr

Andava o senhor Vento beira do rio, e ouviu zumbir uma abelha: - Senhor Vento, que fora! L bati com a cabea na telha!

Filipe

Lorena

Andava o senhor Vento ao p do lago, e encontrou um burro: -Senhor Vento, que fora! -L fui parar ao carro!

Andava o senhor Vento em cima do rio, quando viu um rato: - Senhor Vento, que fora! Bati no rabo do gato!

Joo Pereira

Jssica

2B

A professora do 3. A trouxe trs morangueiros, do Algarve, para fazermos uma experincia na nossa sala de aula. Ns queramos saber se os morangueiros cresciam mais com luz ou sem luz. Plantmos dois morangueiros num vaso e outro noutro vaso. O vaso com os dois morangueiros ficou na janela, luz do sol. O vaso que tinha o morangueiro mais murcho foi para um armrio, que tem pouca luz. No dia que plantmos os morangueiros reparamos que as folhas estavam cheias de buracos. A professora Regina desconfiou das lesmas, mas quando vimos uma lagarta muito verdinha nos morangueiros, percebemos quem era a comilona. No dia 27 de fevereiro, h dois morangueiros que j tm flores a nascer. O que est sem luz, parece estar murcho. Estes morangueiros ainda no tm morangos, mas quando crescerem vo ter uns morangos bonitos e deliciosos.

Sanda Josan e Beatriz lvares 27-02-2012 (Texto melhorado com a turma)

A turma do 3. A apresentou o estudo que fez para a exposio da Comemorao dos 50 anos da nossa escola. Nesta apresentao mostrmos aquilo que fizemos aos nossos pais. Todos gostaram de apresentar e ficamos com vontade de fazer mais apresentaes.

Como no ano anterior, a nossa escola est a fazer uma recolha de rolhas de corEa. As rolhas servem para reciclar, fazendo novos objetos. H uma caixa onde podes pr as rolhas que trazes, ns chamamos-lhe Rolhinhas, que um nome muito engraado. Podes trazer todas as rolhas de corEa que Everes! Obrigado, 3. A

As turmas do 3. A e B esto a par9cipar numa campanha do Banco Alimentar, que se chama PAPEL POR ALIMENTOS. Esta campanha pretende ajudar as pessoas mais carenciadas. Em troca de cada tonelada de papel o Banco Alimentar d 100 euros s pessoas necessitadas. Ns gostaramos de pedir a colaborao de todos, para conseguirmos muito papel. Podem entregar o papel na nossa escola. Os 9pos de papel que podem trazer so: jornais, revistas, folhetos, cadernos e fotocpias. ATENO: No devem incluir papel recortado! Esperamos que par9cipem para todos ajudarmos as pessoas que necessitam da nossa ajuda! Obrigado pela vossa colaborao!

A turma do 3. A

Visita de estudo exposio do Vik Muniz


A turma do 3B foi a uma visita de estudo ao CCB (Centro Cultural de Belm), ver a exposio do Vik Muniz, que um artista pstico. Ele nasceu no Brasil e quando j tinha idade para sair de casa foi viver para os E.U.A. para conseguir fazer o que mais gostava, obras de arte. Ns fomos de camioneta com o 3A. A visita comeou com o seu auto-retrato, feito com bolinhas de papel e querem saber como ele fez? Ele usou um furador normal, Mas ele esticou no computador a fotografia e imprimiu maior. Em seguida vimos uma obra que eram nuvens de algodo. Vimos desenhos feitos na areia com um carro de brincar e com uma escavadora enorme, de seguida ele tirou fotografias de um avio. Mostrou-nos tambm um retrato desenhado em chocolate, era um homem muito famoso. Passado um minuto vimos um soldado feito de soldadinhos pequeninos de chumbo. Esta obra de arte foi feita em 2003. Tambm vimos uma senhora a passar a ferro (passar a roupa) feita de lixo. Mais para a frente vimos uma senhora feita em diamantes, l mais para a frente vimos o mundo feito de coisas electrnicas ou seja um mundo com coisas automticas. No fim fizemos algumas obras de arte feitas de vrios materiais. Como por exemplo: sal, o grupo que fez este material fez a menina de diamantes, algodo o grupo que fez este material fez umas flores, terra quem trabalhou este material fez um castelo, chocolate quem fez este material fez umas meninas e o grupo que fez o material com palhinhas fez um peixe. Foi muito interessante esta exposio

Turma do 3B

Sugestes de Fim de Semana


A turma do 3B quer partilhar as sugestes de fim de semana que, ao longo deste

perodo, apresentou na sala. Estas sugestes surgiram para que os meninos no ficassem sempre em casa. Tentamos, tambm que sejam stios divertidos, bonitos e baratos. Como todos vivemos em Lisboa, os lugares so bastantes acessveis, ou seja podemos facilmente deslocarmo-nos at l. Vamos ento nomear os locais /atividades j sugeridos Devemos informar que alguns stios so pagos, outros no. Boas visitas e esperamos que gostem. Turma do 3B

A turma do 3 c apoia o movimento um euro

MOVIMENTO 1 EURO
A turma 3 ano C est a fazer um projeto que se chama Movimento 1 euro. A Donzilia, que coordena o projeto, deu-nos folhetos para os nossos colegas e familiares se poderem inscrever no stio da internete: www.movimento1euro.com No site, Podemos ver vdeos, fotografias e etc .Se dermos 1 euro por cada ms estamos a ajudar muitas vidas. 1 euro por ms no custa nada! Se comermos menos doces temos logo 1 euro! Como so 12 meses, por ano s pagamos 12 euros. O movimento 1 euro j ajudou vrias instituies.

Todos os meses, ns votamos na instituio que queremos ajudar e a que tiver mais votos ganha o que precisa para a instituio. De ms em ms ajudamos uma instituio que precisa. Ns escrevemos um texto para as famlias e pais. Alguns colegas foram de sala em sala informar as outras turmas e distribuir os panfletos .O que mais importante aumentar o nmero de pessoas que ajuda! Assim vemos muitas pessoas felizes nossa volta! D-nos a tua opinio sobre o projeto!

Ajuda-nos!
3 ano C
Alice Dias

No dia 3 de fevereiro, a Rafaela, filha da professora Filipa, veio nossa aula ensinar-nos muitas coisas sobre os instrumentos musicais. Disse-nos que o violino o instrumento principal de uma orquestra. Dissemos os nomes dos instrumentos musicais que conhecamos e fizemos uma ficha para distinguir os trs tipos de instrumentos : instrumentos de cordas, sopro e percusso. Tnhamos de colocar os instrumentos no local correto. Na segunda parte da aula ouvimos duas rias clssicas de violino e aprendemos a tocar um bocadinho. Todos tocaram no violino, por ordem alfabtica, a cano brilha, brilha l no cu, A Rafaela ensinou-nos a pegar no arco e no violino e a primeira pessoa a tocar foi a Alice. No final a Rafaela voltou a tocar melodias muito bonitas . Aprendemos muito e foi divertido! Frederico Silva

3 C

Texto e entrevista de Mnica Roca, 3 ano C

Este perodo, num belo dia de sol, uma menina chamada Linete veio para a escola EB1 Frei Lus de Sousa.Ela entrou no dia 10 de fevereiro, numa sexta-feira, para a turma do 3 ano C. Ela angolana, mas s por ser de outro pas no quer dizer que ningum brinque com ela! Todos brincaram com ela, logo no primeiro dia, e foi muito divertido! Aprendemos muitas coisas com a Linete e ela tambm est a aprender muito conosco. No recreio brincamos com ela e tentamos falar com sotaque angolano, mas no correu l muito bem! Eu gostei muito de conhecer a Linete e acho que ela engraada. Como a nossa turma a quer conhecer melhor decidimos fazer uma entrevista para saber como foi a sua vida at aqui.
Onde que tu nasceste? Eu nasci em Lisboa e depois fui para Angola, em frica. Como se chamava a tua escola? Colgio Elizngelo Filomena Como se chamavam as tuas amigas? Andreia, Yolrenii e Thas

Como se chamava a tua professora? Chamava-se Teresa Bastos Como se chamam os teus pais e irmos? A me Esmeralda, o pai Drio e os manos so Brayan e Kevin Os teus pais nasceram onde? Nasceram em Angola. A tua famlia toda de Angola? Sim. So todos angolanos. Eras a melhor aluna da escola? Era uma das melhores. Quando fores grande, o que queres ser? Eu quero ser doutora. A tua escola era longe de casa? No, no era. Ias a p ou de transportes? Ia mais de carro, mas s vezes de mota. E agora tambm? No, agora moro mais perto. A que brincavas na tua escola? Brincava ao Toyota; Talicatura e ao com quem ser. Na tua escola tinham cadernos como os nossos? No. Trabalhvamos com folhas. Como se sentavam na sala de aula? Dois a dois virados para a frente. Aprendias muito na tua escola? Pouco! Como se chamava a colega que estava ao teu lado? Chamava-se Alexandra Na tua escola tinham cacifos como a Finlndia? No. Tambm tinham muitos materiais escolares? Sim, tnhamos muitos materiais. Tinham um ptio grande como o nosso? No. Tambm guardavam o material em sacos de pano como ns? No. Guardavam tudo num armrio. Havia um campo de futebol? No. Os meninos brincavam no ptio. E tinha rede? No. s vezes metiam cadeiras para fazer de balizas. Como se vestiam O Colgio tinha uniformes. Quando se portavam mal o que acontecia? As professoras batiam aos alunos com chinelos. Tu moravas onde? Morava em Mira mar.

ESTE PERODO ESCOLAR CELEBRMOS O 50 ANIVERSRIO DA NOSSA ESCOLA . Para colaborar na exposio comemorativa do 50 aniversario da nossa escola, a nossa turma escolheu o tema dos jogos e brincadeiras de recreio para investigar como era a escola h 50 anos.Para aprendermos mais sobre o assunto, Investigmos na internet, lemos livros e fizemos inquritos aos nossos familiares.A nossa turma criou 3 objetos para a exposio: Um filme, um livro e um cartaz.Crimos um cartaz grande onde colamos livrinhos feitos a pares sobre cada um dos jogos que investigmos. Os livrinhos foram feitos com a impresso das apresentaes em Power Point que fizemos para apresentar os jogos aos colegas.Como tnhamos que experimentar os jogos e aprender a jog-los, resolvemos fazer um filme connosco a jogar e brincar no recreio como antigamente. Tambm tentmos trazer roupas daquela poca. Fizemos o filme a preto e branco para parecer antigo.Para finalizar, fizemos um livro com imagens da escola no dia da inaugurao e fotografias da nossa turma a jogar no recreio. Neste livro escrevemos um texto pequeno sobre a histria da nossa escola, explicamos tudo o que fizemos para a exposio, expusemos as regras dos jogos e juntmos os textos que fizemos aps os inquritos aos nossos pais.Durante o dia da abertura da exposio os alunos da nossa turma apresentaram a nossa parte da exposio aos colegas. Fomos rodando. No dia da festa, tambm apresentmos aos professores antigos e direo do agrupamento.No dia da festa, foi muito divertido! Ouvimos musicas do coro da Universidade da Terceira Idade e ns tambm cantmos. Depois, cantmos os parabns escola, cortmos o bolo e fomos comer para a sala de aula.Ns adormos este projeto e adoramos a nossa escola!

A nossa turma foi visitar a exposio e ouvir as explicaes dos nossos colegas sobre os seus trabalhos. Gostmos muito!

A nossa turma foi visitar a exposio e ouvir as explicaes dos nossos colegas sobre os seus trabalhos. Gostmos muito! No dia da festa de comemorao do 50 aniverrio da escola, ouvimos o coro da Universidade da 3 Idade de Lisboa.Depois, cantmos os parabns escola e fomos comer bolo para s sala de aula.

A Festa de Carnaval 4 A Na festa de Carnaval da Escola, um grupo de meninos e meninas da nossa sala resolveu organizar-se para fazer uma pea de teatro para apresentar s outras turmas, a partir das mscaras que sabamos que cada um iria usar. Assim, nos recreios combinaram as personagens, as cenas e os dilogos e depois, no TEA, escreveram e passaram a computador. Ensaiaram sozinhos durante os recreios e apresentaram no dia 17 de fevereiro, primeiro turma e depois escola. Foi uma excelente surpresa! Publicamos aqui o texto do teatro. A turma A vingana das trs mosqueteiras Narrador Era uma vez um castelo muito grande onde viviam 3 mosqueteiras Ana Rita, Margarida e Ins), um beb (Diana) e a sua me, a rainha Madalena e a majestade Ricardo. Um dia as trs mosqueteiras estavam a conversar: Margarida - Ento meninas, o que que vamos fazer hoje? Me (chamou) Meninas venham c. As mosqueteiras (ao mesmo tempo) Sim, me. Me H uma luta entre mosqueteiros. Ser que os conseguem combater? Meninas (em coro) Claro que sim, me! Ento no somos as mosqueteiras? Diana Tambm quero. Me Ainda no podes porque s muito pequenina. Narrador Durante a noite a rainha gritou: Me h! Mosqueteiras (em coro) Me! Narrador Rita, Ins e Margarida procuraram pelo castelo inteiro a sua me mas no a encontraram. Ento Margarida disse: Margarida O quarto, meninas, o quarto. Narrador Procuraram mas no a encontraram. Ento Ins disse: Ins No cortinado, ali vo eles com a me!

Mosqueteiras (saltando para os seus cavalos e gritando) Vamos! Narrador Correram, correram, at que chegaram por trs e puxaram a sua me. Mas o capito negro agarrou-a e disse: Capito Negro (apontando uma arma me) Se fizerem alguma coisa mato-a! Ins Isso uma ameaa? Capito Negro ! Ana Rita e Margarida Ui! Estamos cheias de medo! Margarida - (juntando-se s outras e segredando) Tenho um plano! Vamos embora e amanh voltamos e apanhamo-los de surpresa. As trs mosqueteiras - Desculpe vossa majestade. No conseguimos impedir o rapto da nossa me, a rainha. Majestade - No faz mal! Na prxima vez sejam mais responsveis. Narrador Voltaram para casa e comearam a chorar at que adormeceram. No dia seguinte voltaram para salvar a sua me, mas o capito Negro apareceu no caminho, impedindo-as. Ana Rita Vou telefonar polcia. Ana Rita - (marcou o nmero e falou com o polcia). Est? Venha ao castelo por favor! Est aqui a haver um rapto. Narrador Enquanto a polcia no chegava, comearam a lutar. At que, finalmente, a polcia chegou e apanhou-os. Ins Agora sim, vo sofrer! Ladres (a gritar) Iremos voltar! Mosqueteiras No pensem em voltar com ajuda porque ns estaremos mais fortes. Policia Vo ficar presos durante seis anos. Nadine, Sabrina, Alexandra, Carolina, Pedro, Mrio, Ricardo, Flvia, Jorge e Tiago

O aniversrio da Escola Como foi


Na ltima reunio do grupo da cidadania fizemos um balano das comemoraes do 50 aniversrio da Escola, que decorreram na semana de 27 de fevereiro a 2 de maro.

O Programa foi o seguinte: 27 de fevereiro Abertura da exposio sobre a histria da escola 28 de fevereiro Almoo com antigos professores (no refeitrio da escola) Atuao do coro da UTIL Comemorao do aniversrio Visita guiada exposio O que queremos da escola? Conferncia pelo Professor Srgio Niza Salo da Junta de Freguesia de So Domingos de Benfica A exposio decorreu at 2 de maro.

Lembrana

Parabns escola

Do balano realizado, os participantes referiram que a exposio correu bem e que se notou ter havido um grande empenho e esforo de todas as crianas nos trabalhos que, em cada turma, foram feitos. Gostaram igualmente de apresentar e ver as outras apresentaes.

Aspetos da exposio

Opinies de algumas crianas da escola


Madalena - Houve bons trabalhos, os meninos esforaram. Gostei do bolo e do coro. Filipe Gostei dos outros trabalhos e dos outros meninos. Jessica - A Exposio foi bonita, deveramos ter convidado mais pessoas. Exposio foi gira pelos trabalhos que as turmas fizeram. Gostei da festa Rodrigo Gostei de ver a exposio. Gostei de saber coisas antigas sobre a escola. Gostei de ver c os professores antigos. Filipe Professores antigos e alunos vieram c e viram uma escola melhorada e diferente. Sara - Penso que as pessoas gostaram de ver a escola de agora. Sebastio - Gostei do bolo e do coro. Madalena - professores gostaram de rever as coisas que usaram. Ricardo Gostei da exposio, viu-se que os meninos trabalharam bem. Gostei que os professores tivessem vindo c e olhassem para a escola de agora.

Visita exposio

You might also like