You are on page 1of 20

Morte ao mtodo: Uma provocao1

Jeff Ferrell
Professor da Texas Christian University Traduzido por: Salo de Carvalho e Simone Hailliot

s criminlogos esto diante de duas crises contemporneas. Da primeira, desdobramento das crises do capitalismo global e de governabilidade, resulta a espiralizao de danos como a desorganizao social, o encarceramento, o empobrecimento e a degradao ambiental. Dentre essas espirais, tambm emerge, infelizmente, uma srie de novos fenmenos que demandam dos criminlogos um olhar crtico: novas formas de irrupo da violncia, de vigilncia e de controle estatais, crimes decorrentes da incerteza econmica e existencial, condutas ilegais na administrao das corporaes e tenses relativas sustentabilidade social e ambiental. Essa crise talvez indique a promessa de mudanas progressivas. Mas se Marx e Merton estiverem razoavelmente certos, ela certamente contm o tipo de contradio a partir da qual emergem novas formas de crime e de predao. A segunda crise a da prpria criminologia. Atualmente mutilada por sua metodologia, seu potencial de anlise e de crtica resta perdido em um emaranhado de questionrios de pesquisa tipo survey, de conjuntos de dados e tratamentos estatsticos. Pior: a criminologia se rendeu ao fetiche dessas metodologias. Tais mtodos so no apenas ampla e acriticamente utilizados pelos pesquisadores contemporneos, mas tambm detalhados e reificados a ponto de, para muitos criminlogos, substituir o prprio crime e seu controle, que deveriam ser os objetos de facto da disciplina. A criminologia, assim, se volta duplamente contra si mesma: primeiro, abraa mtodos completamente inadequados e inapropriados para o estudo das relaes humanas; depois, os torna seu evangelho.
DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social - Vol. 5 - no 1 - JAN/FEV/MAR 2012 - pp. 157-176

1 Kill Method: A Provocation, publicado originalmente no Journal of Theoretical and Philosophical Criminology, Vol. 1, no 1, 2009.

157

A segunda crise exclui o engajamento da criminologia com os problemas apresentados pela primeira. Passadas algumas dcadas, questionrios, estatsticas e outras metodologias objetivas serviram para uni-la cada vez mais Justia Criminal, seja como pseudodisciplina ou prtica estatal. Transformada em acessrio da Justia, a criminologia no apenas conspira para policiar a crise, como sustenta instituies subjacentes a ela. Alm disso, a criminologia est afastada da teoria crtica e voltada para as prticas de controle do crime, de clculo de riscos e de gerenciamento de dados. Essa trajetria torna a pesquisa criminolgica ainda mais impenetrvel para no dizer desagradvel e intil a cidados, movimentos urbanos progressistas, jovens ativistas polticos, e a outros grupos que poderiam ser incorporados ao projeto criminolgico de enfrentamento da crise contempornea global. Casada com o Sistema de Justia Criminal e divorciada das nuances polticas da vida cotidiana, a criminologia estreita sua viso exatamente no momento em que mais se necessita de um engajamento amplo e crtico. Enquanto Roma ardia em chamas, Nero tocava violino. Enquanto nosso mundo sucumbe, a criminologia calcula. O entrelaamento de crises a da poltica global, do crime e da economia e a incapacidade metodolgica da criminologia de enfrentar criticamente essa situao pode ser abordado de diversas formas. Os seminrios de estatstica avanada ou de elaborao de questionrios poderiam ser cancelados sumariamente e seus participantes enviados para adornar praas ou participar de programas de atendimento a crianas carentes. A criminologia poderia ser declarada um fracasso ou uma fraude como disciplina acadmica, e os programas de ps-graduao e publicaes poderiam ser transformados em cursos de arte, histria ou teatro ou, se a atual orientao se mantiver, poderiam simplesmente ser transformados em programas de cincia atuarial. Como alternativa, ela pode continuar sendo uma disciplina, mas, como tal, os pesquisadores da rea podem organizar seminrios sobre prtica poltica revolucionria, mdia do-it-yourself e economia autossustentvel. Afinal de contas, tempos perigosos demandam pensamentos perigosos. Aqui, pois, ofereo distintos tipos de proposies e provocaes para salvar a criminologia e promover seu engajamento crtico na atual crise global. Morte ao mtodo.
158 DILEMAS Morte ao mtodo Amor e sexo na internet Mirian Goldenberg Jeff Ferrell

O fetichismo da metodologia O termo fetichismo geralmente sugere duas formas de relao entre significado e mundo material. A primeira a atribuio de vitalidade a objetos inanimados: como se o objeto mesmo fosse visto como materializao daquilo que, de outra maneira, poderia ser compreendido como ao humana ou prtica cultural. A segunda forma, de modo semelhante, o fetichismo como um tipo de preocupao artificial com fragmentos de uma totalidade. Para o antroplogo, portanto, o fetichismo pode ser investigado como um tipo de misticismo religioso em que vrios grupos atribuem fora espiritual aos objetos fetichizados. Para os marxistas, o fetichismo da mercadoria significa no tanto misticismo quanto mistificao uma ideia capitalista essencial segundo a qual as mercadorias personificam os valores, de modo que o trabalho humano que cria o valor esquecido. Para o fetichista sexual, o dedo do p ou o lbulo da orelha emerge como objeto de afeto, um substituto para a dinmica mais ampla da sexualidade e da seduo. A cultura metodolgica da criminologia contempornea opera exatamente dessa forma. Criminlogos ortodoxos acreditam que a pesquisa por questionrios e a anlise estatstica esto de alguma forma misticamente dotadas do poder da objetividade, que personificam o esprito da investigao cientfica, da preciso matemtica e da anlise no passional. Eles acham que esses mtodos operam sem influncia das emoes e das aes humanas, que eles podem extrair dados objetivos e conhecimento til daqueles que so seus alvos, podem produzir resultados vlidos reproduzveis independentemente do pesquisador, podem expurgar erros e subjetividades do processo de investigao. E, assim como o fetichista sexual, o criminlogo ortodoxo restringe seu olhar apenas s mincias de sua metodologia e s mincias sociais que seu mtodo procura analisar, quase sempre se esquecendo da dinmica maior do crime, da transgresso, do saber e do poder. No assim, porm, que a criminologia deve ser, nem o modo como sempre foi. Historicamente, muitos dos trabalhos fundamentais da criminologia surgiram de abordagens idiossincrticas, impressionistas e indisciplinadas que pouco se assemelham a qualquer tipo de metodologia formalizada
Jeff Ferrell Mirian Goldenberg Amor e sexo na internet Morte ao mtodo DILEMAS 159

(ADLER e ADLER, 1998). Quando, nas dcadas de 20 e 30, os acadmicos da Escola de Chicago pesquisavam, o faziam basicamente respeitanto seus sentimentos e compromissos. A pesquisa para o livro de 571 pginas de Frederic Thrasher (1927, p. XIII, 79), A gangue, durou um perodo aproximado de sete anos, e o autor no apenas apresenta em detalhe suas impresses sobre a emocionante vida na rua das gangues, como tambm inclui suas prprias fotos in situ de rituais e do cotidiano da vida juvenil das gangues. Dcadas mais tarde, pesquisadores vinculados National Deviancy Conference da Gr-Bretanha (YOUNG, 1971, e COHEN, 1972, por exemplo) e pesquisadores norte-americanos como Howard Becker (1963) e Ned Polsky (1967), igualmente desenvolveram pesquisas que se mantm na base da criminologia, pesquisas que surgiram no de metodologias preconcebidas, mas do estilo de vida marginal e das predilees (i)morais de seus autores. Ainda assim, passadas cerca de seis dcadas sobretudo nas mais recentes a criminologia absolutamente no abandonou a tradio de pesquisa engajada e fluida em prol do fetichismo da metodologia. Essa trajetria iniciou-se em parte aps a Segunda Guerra Mundial, com o direcionamento de verbas governamentais para a academia. Vasto financiamento, professores empreendedores e agentes de polticas pblicas vidos por algo que se parecesse com conhecimento tcnico formaram a mistura que forneceu o combustvel, diz o historiador Mark Mazower (2008, pp. 36-42).
Enormes somas de dinheiro foram subitamente despejadas nas universidades... Os cientistas sociais que receberam as verbas ofereceram a assistncia tcnica que simplificou o mundo e o tornou governvel, utilizando as cincias comportamentais ou os modelos econmicos matemticos. Transformaram questes humanas em bancos de dados; padres culturais em formulrios de reao comportamental. E substituram a confusa multiplicidade de palavras e idiomas pela linguagem quantificvel e universal da cincia.

Na sociologia, acrescenta Chapoulie (1996, p. 11), a utilizao de ferramentas estatsticas e da linguagem das cincias naturais centrada na comprovao foi claramente uma forma de aumentar a legitimidade cientfica de uma disciplina no reconhecida plenamente nem na universidade nem fora dela.
160 DILEMAS Morte ao mtodo Amor e sexo na internet Mirian Goldenberg Jeff Ferrell

Especialmente para a criminologia, essa tendncia se acelerou nos ltimos anos, com a ascenso da justia criminal, os imperativos de investimento do National Institute of Justice2 e outras burocracias, e a consequente demanda por pesquisas metodologicamente vendveis, politicamente financiveis e burocraticamente teis para gestores pblicos e agentes da Justia Criminal. Nesse ambiente criminolgico de conhecimento racionalizado e de aspirao monetria, h pouco espao para pesquisas impressionistas, inovadoras e emergentes. De fato, nesse ambiente, no h lugar para os trabalhos fundamentais da criminologia. No seriam financiados; no teriam permisso de serem desenvolvidos sob as diretrizes do Institutional Review Board3; no seriam aceitos por editores para publicao; no teriam valor para as comisses de titulao e promoo. Seriam rejeitados como pesquisa de campo, ensaio especulativo ou interpretao subjetiva tudo em decorrncia de sua falta de digamos rigor metodolgico. Assim, no lugar das vvidas etnografias de Thrasher e Becker, no lugar das teorizaes inovadoras de Merton e Sutherland, o que a criminologia ortodoxa oferece hoje? Colocado de outra forma: que tipo de discurso produzido pelo rigor metodolgico, por uma criminologia viciada em questionrios, bancos de dados e estatsticas? Qual o som ambiente do fetichismo metodolgico? As respostas no so difceis de encontrar: so apresentadas em edio aps edio da Criminology, a principal publicao da criminologia norte-americana.
Crimes cometidos contra o patrimnio de vizinhos produz um impacto de 0.132, comparvel queles com vitimizao do prprio patrimnio (0.121). (WADSWORTH e ROBERTS, 2008, p. 827) importante lembrar que uma das principais vantagens do modelo Tobit que ele trata explicitamente do valor mnimo da medida de delinquncia acumulada... (OUSEY e WILCOX, 2007, p. 340) Um coeficiente de regresso como o y11 para a diferenciao de papis indica o aumento na tendncia de ser um ofensor versus uma vtima, com o aumento de cada unidade em uma varivel explicativa (X1), que expressa como a medida qual a
Jeff Ferrell Mirian Goldenberg Amor e sexo na internet Morte ao mtodo

2 O National Institute of Justice um programa do Departamento de Justia dos Estados Unidos voltado para o financiamento de pesquisas de temas relacionados Justia Criminal. (N.T.) 3 O Institutional Review Board o comit formalmente designado para aprovar, monitorar e revisar as pesquisas que envolvem seres ou agrupamentos humanos nos Estados Unidos. Trata-se de instituio de avaliao das pesquisas acadmicas, inspirada nos cnones da biotica. (N.T.)

DILEMAS

161

probabilidade da ofensa excede a de vitimizao, ajustada a diferenas nas classificaes bsicas entre todos os itens. (SCHRECK, STEWART e OSGOOD, 2008 p. 886) Seria o baixo desempenho de MM decorrncia, em parte, da falta de adaptao ao modelo de associao de RC? (WADSWORTH e ROBERTS, 2008, p. 860)

Pode-se argumentar que estes trechos esto sendo utilizados injustamente para representar e criticar os estudos dos quais foram extrados, retirados do contexto substantivo ou terico mais amplo da pesquisa. Na realidade, no entanto, no nem o foco substantivo nem o enquadramento terico que contextualiza esse tipo de criminologia, mas sim a metodologia de manipulao de dados e de anlise quantitativa. A anlise estatstica orienta e define essa pesquisa. Como os autores deixam claro, a investigao se sustenta ou abortada em razo de medio e clculo. Como mostrado inmeras vezes em extensas tabelas, em elaboradas equaes matemticas que ocupam pginas inteiras e em longas exposies metodolgicas que contrastam com breves sees de discusso ou concluses, esse tipo de pesquisa criminolgica orientada primordialmente para a edificao de monumentos estatsticos sobre dados superficiais e uma debilssima fundao epistemolgica. A citada pesquisa sobre delinquncia, por exemplo, direcionada a 9.488 alunos da stima srie no estado de Kentucky, Estados Unidos, obteve menos de 4 mil questionrios preenchidos, que, por sua vez, forneceram respostas limitadas e prdefinidas a declaraes como eu converso com minha me e eu no consigo ficar quieto. Alm disso, os pesquisadores admitiram que nossa amostra de fato parece no representar os homens, mas que sem informaes explcitas sobre os no respondentes, entretanto, no podemos saber com preciso em que medida se diferem dos respondentes (OUSEY e WILCOX, 2007, pp. 322-323, 351-352). No estudo de 2008 sobre os papis de infrator e vtima, os pesquisadores usaram dados do Instituto de Sociometria de uma pesquisa feita mais de uma dcada antes (1994-1996) com alunos do ensino fundamental e mdio. Embora tenham constatado ambiguidades no instrumento
162 DILEMAS Morte ao mtodo Amor e sexo na internet Mirian Goldenberg Jeff Ferrell

de modo que delito e vitimizao podem ser confundidos nas prprias perguntas do questionrio (!) os pesquisadores se sentiram vontade para recodificar a classificao ordinal dos dados da pesquisa original em uma dicotomia sim/no e para omitir a varivel disputa entre gangues da lista, uma vez que a varivel disputas entre gangues parecia gerar mais confuso que esclarecimentos. (SCHRECK, STEWART e OSGOOD, 2008, pp. 871, 881-2). No satisfeitos, os autores do estudo de 2008 sobre crime/vitimizao da propriedade e da mobilidade utilizaram dados do National Crime Survey produzidos dcadas antes (1980-1985) dados que no incluam trailers, hotis ou motis ocupados por hspedes em deslocamento ou alojamentos coletivos (tais como dormitrios ou penses), porque poucas observaes foram encontradas para embasar anlises distintas (WADSWORTH e ROBERTS, 2008, pp. 809, 816-17). So essas as informaes uma marcao de lpis de uma criana colegial em uma caixa de resposta, um conjunto de dados do Instituto de Sociometria, uma pesquisa de dcadas atrs repleta de ambiguidade e omisso que os pesquisadores depois recodificam e manipulam para chegar a concluses quantificveis sobre crime e controle do crime. So questionrios respondidos por crianas que podem ou no compreender as perguntas, que podem ou no estar dispostas ou habilitadas para traduzir suas memrias a grupos de respostas codificadas, que podem ou no representar as outras crianas que no responderam ao questionrio. Os questionrios so cotejados, armazenados e posteriormente recuperados para novas interpretaes e codificaes. Esses registros so ento recodificados novamente em grficos, tabelas e equaes. Imagina-se que isto constitua o conhecimento sobre crime e delinquncia e as concluses sobre suas causas e consequncias? Quo distante est essa metodologia de medio da experincia de crime e vitimizao vivida e da profunda compreenso dos criminlogos dessa experincia? Oh minh alma, constri para ti majestosas moradas (HOLMES, 1858) mas no com nmeros densos como tijolos e no sobre fraudulentas fundaes epistemolgicas. Por vezes, as fundaes epistemolgicaS fraudulentas so at mesmo sobrepostas. Conforme recomendao do Departamento de Justia Juvenil e Preveno da Delinquncia (OJJDP,
Jeff Ferrell Mirian Goldenberg Amor e sexo na internet Morte ao mtodo DILEMAS 163

4 Do original, National Youth Gang Survey. A traduo ajusta o nome aos parmetros nacionais de forma a permitir ao leitor a contraposio entre as formas de abordagem do tema da delinquncia juvenil no Brasil e nos Estados Unidos. (N.T.) 5 O autor utiliza o termo on-the-ground criminological knowledge. A traduo literal sugere um saber criminolgico fundado nas experincias humanas e, portanto, distinto da racionalidade atuarial das criminologias neopositivistas. Utilizou-se o termo mundano para reforar a ideia de um saber criminolgico antimetafsico. (N.T.)

sigla do nome em ingls) da Secretaria Nacional de Justia dos Estados Unidos, a Pesquisa Nacional sobre Grupos de Jovens em Conflito com a Lei4 calcula o nmero de gangues e de seus membros em todo o pas e identifica fortes tendncias nas suas caractersticas e atividades. De fato, os relatrios oficiais baseados nos questionrios da pesquisa esto tomados por tabelas, quadros, grficos e frmulas. No entanto, para adquirir o conhecimento estatstico e longitudinal, o OJJDP envia os questionrios no a membros de gangues ou a pesquisadores da comunidade, mas apenas s agncias que aplicam as leis. As pessoas designadas a preencher os questionrios em cada agncia so ento instrudas a responder com base em registros ou em seu conhecimento pessoal, embora seja impossvel determinar qual. E mais: nenhuma definio do que constitui um membro de gangue ou um incidente com uma dada, pois no h consenso acerca do que constitui uma gangue, um membro de uma gangue ou um incidente com uma gangue... (OJJDP, 1999, p. 7). Dessa forma, a metodologia do OJJDP produz o conhecimento criminolgico oficial de uma questo crtica relacionada ao crime gangues, seus membros e atividades que talvez seja melhor resumida da seguinte forma: O que no pode ser estudado diretamente pode, contudo, ser levantado com base nos registros ou talvez nas percepes pessoais daqueles cujo trabalho exatamente erradicar o que no podem definir com preciso (FERREL, HAYWARD e YOUNG, 2008, p. 174). Claro que tudo isso risvel e absurdo, a menos que seu trabalho seja acreditar no contrrio, ou seja, que ele dependa de um fetiche metodolgico politicamente conveniente que substitui o conhecimento criminolgico mundano por nmeros e frmulas5. A propsito: e se seu trabalho for, alm disso, estimular a masturbao entre universitrios? Em 2006, na Conferncia Sutherland da Sociedade Norte-Americana de Criminologia, o professor de polticas pblicas e estatstica Daniel Nagin (2007, p. 265) citou um experimento clnico recente no qual jovens universitrios do sexo masculino foram instrudos a se masturbar, mas no a ponto de ejacular, enquanto respondiam a uma srie de questes relacionadas a sexo. Ao citar o estudo como o tipo de investigao sobre a tomada de decises que, acredito, vai esclarecer temas importantes da criminologia, auxiliando a colocar o tema da escoMorte ao mtodo Amor e sexo na internet Mirian Goldenberg Jeff Ferrell

164

DILEMAS

lha para o centro da pesquisa terica e emprica da criminologia, Nagin (2007, pp. 262, 266, 269) continua e levanta uma interessante questo metodolgica. Experincias de teorias de amplo alcance, salientou, dependem, com frequncia, de dados obtidos a partir de pesquisas em que os entrevistados respondem com calma, em estado de desestmulo.... J o experimento masturbatrio sugere que as respostas em estado de tranquilidade para a escolha de consideraes importantes como julgamentos morais e vnculos sociais podem fornecer uma medio bastante infiel desse fator no estado emocional que comumente acompanha o comportamento criminal. Mesmo desconsiderando a questo sobre o que Nagin pode realmente entender sobre os estados emocionais tanto das pessoas que respondem a questionrios quanto criminosos, seus comentrios oferecem uma importante crtica s metodologias criminolgicas fetichizadas. At mesmo um criminlogo professor de estatstica e autor de mais de um artigo sobre modelos Poisson semiparamtricos alterados, mesmo um criminlogo vontade com a artificialidade forada dos julgamentos clnicos e da masturbao controlada no pode deixar de fazer uma indagao bsica sobre os dados estatisticamente manipulados que os criminlogos ortodoxos utilizam para testar teorias e medir o crime: que ligao emocional esses dados tm com a realidade do crime e da vitimizao? Tais dados so no apenas muito suspeitos em termos de clareza, percepo, memria e conhecimento, como muito provavelmente provenientes do registro emocional equivocado. Nagin e seus masturbadores clnicos confirmam o fetiche masturbatrio que a metodologia criminolgica ortodoxa. Contra toda a lgica, criminlogos ortodoxos atribuem a suas pesquisas e sumrios estatsticos poderes que, de fato, no se apresentam: preciso, discernimento e avaliao objetiva. Como outros fetichistas, focam nos objetos de fetiche com um tipo de intensidade artificial, revirando-os obsessivamente em suas mentes e computadores, e esquecendo assim o mundo para alm de dados e formulrios. E de fato tudo isso essencialmente masturbatrio sobretudo para o prazer de um pequeno crculo de editores de revistas acadmicas, comits de pesquisa e funcionrios do governo e especialmente incomum no enorme e perigosssimo mundo para alm do carreirismo acadmico e de burocrticas polticas.
Jeff Ferrell Mirian Goldenberg Amor e sexo na internet Morte ao mtodo DILEMAS 165

A criminologia, e o enorme mundo circundante, ficaria bem melhor sem isso tudo. Uma alternativa de... mtodo? Uma alternativa a tudo isso j foi encontrada uma alternativa que talvez possa nutrir um comprometimento crtico da criminologia com o mundo contemporneo e suas crises: a tradio de trabalho de campo etnogrfico abrangente e profundamente engajado praticado pelos pesquisadores da Escola de Chicago, por geraes de metodlogos qualitativos posteriores e por alguns criminlogos dos dias de hoje. No entanto, mesmo para eles, os efeitos debilitantes do fetichismo permanecem perigosos. Dcadas depois de Thrasher e Becker, a pesquisa etnogrfica tem sido caracterizada como uma espcie de metodologia alternativa radical e fechada em si mesma, um contrapeso cuidadosamente ajustado para os mtodos da survey e da estatstica. Essa reificao dos mtodos qualitativos reflete, em parte, a tendncia identificada pelo filsofo da cincia Paul Feyerabend (1975): a tendncia de imaginar, post hoc, que o trabalho da disciplina no passado deve ter antecipado a disciplina atual, de modo a lhe atribuir a racionalidade e a certeza teleolgica que ela nunca teve. Esse sentimento totalizador presente no campo da pesquisa etnogrfica deriva tambm, ironicamente, do estigma da disciplina que os etnogrficos de hoje carregam; como em Jovens delinquentes, de Albert Cohen (1955), eles sabem muito bem que o parmetro de medio da criminologia ortodoxa no os considera bons o bastante. E, ento, eles o invertem, reivindicando que a etnografia constitua o padro real de mtodo rigoroso. Para outros pesquisadores qualitativos, o estigma disciplinar no leva inverso pela imitao, na esperana de que, se a pesquisa qualitativa puder de algum modo se assemelhar mais pesquisa quantitativa, se ela puder ser melhorada por esquemas cientficos e autovalidada, ela poder ser legitimada. Assim, por uma srie de razes histricas e disciplinares, a etnografia corre o risco de se tornar apenas mais um fetiche metodolgico, apenas outro captulo nos manuais de metodologia, apenas mais um conjunto de procedimentos dis166 DILEMAS Morte ao mtodo Amor e sexo na internet Mirian Goldenberg Jeff Ferrell

ponveis para pesquisa, merecedores de infinitas reificaes, refinamentos e discusses. Como sabem todos os bons etngrafos embora nem sempre o admitam abertamente por razes de sobrevivncia acadmica , o profundo engajamento do pesquisador de campo com os temas e os cenrios torna qualquer prescrio metodolgica prvia a mais provisria possvel. Em realidade, as tcnicas de pesquisa etnogrfica no so implementadas; elas so negociadas com os temas, inventadas e reinventadas in loco, e no raro descartadas no perigoso, ambguo e interativo processo de pesquisa de campo (FERREL e HAMM, 1998). A regresso OLS pode ser uma tcnica de anlise estatstica e, fazendo um bom dirio de campo, uma tcnica de etnografia. Mas enquanto a primeira segue o protocolo para a manipulao de dados, a segunda segue os ritmos incertos das interaes humanas embaixo das pontes, nos becos e nos tribunais. Manuais de metodologia e seminrios de ps-graduao em pesquisa qualitativa parte, a viabilidade etnogrfica permanece mais prxima das experincias impressionistas, humanistas e artsticas (ADLER e ADLER, 1998, p. xii) de Becker (1963), no embalo do jazz, ou de Polsky (1967), circulando por sales de sinuca imundos, do que as metodologias formalizadas das pesquisas de opinio ou das experimentaes clnicas. Com o surgimento das orientaes ps-modernas e reflexivas/autoetnogrficas nas ltimas dcadas, pelo menos alguns pesquisadores e tericos agora admitem que a etnografia , por natureza, um empreendimento fluido e idiossincrtico. Nesse contexto, h, para alguns estudiosos, um crescente reconhecimento e at mesmo celebrao da etnografia como uma perspectiva diferente da rigidez abstrata dos mtodos cientficos sociais. Essa percepo de fluidez e de abertura se aplica inclusive ao tema da pesquisa etnogrfica; enquanto antes se imaginava que o rigor etnogrfico poderia capturar a totalidade de um grupo ou uma cena claramente definida, atualmente muitos pesquisadores falam de pesquisa etnogrfica como um processo incerto em sintonia, em paralelo, com a incerteza dos grupos contemporneos e suas circunstncias. Ao contrastar a tradio da cincia social de orientao tcnica com as noes ps-modernas de fluidez e ambiguidade, Peter Manning (1995, p. 246) arJeff Ferrell Mirian Goldenberg Amor e sexo na internet Morte ao mtodo DILEMAS 167

gumenta que essas noes podem ser teis para orientar a etnografia para o carter emergente, frgil e reflexivo da vida moderna... Percebe Manning (1995, pp. 249-251) que etnografias de tais circunstncias podem, por sua vez, explicar as perversidades fundamentais e a imprevisibilidade da conduta humana por meio da compilao de fragmentos e pedaos de eventos em uma etnografia da experincia inacabada. Imprevisibilidade, fragilidade e fragmentao constituem um contraponto revigorante para qualquer fetichizao da etnografia como conjunto mgico de manobras tcnicas. Juntamente com a revitalizao da pesquisa etnogrfica em geral, a emergncia da criminologia cultural igualmente provocou uma certa reinveno da prtica etnogrfica. Em sua recente publicao Cultural Criminology: An Invitation, Ferrell, Hayward e Young (2008) delineiam duas espcies de etnografias que surgem da criminologia cultural em resposta ao turbilho de possibilidades da tardia e lquida modernidade (Bauman, 2000). A etnografia do instante denota uma etnografia de momentos e significados efmeros. Ela confronta ainda outra hiptese convencional subjacente noo de mtodo etnogrfico como experincia totalizadora: a noo de que grupos sociais e situaes estveis devem ser estudados com investigao etnogrfica contnua. Fazendo eco conceituao de Katz (1988) sobre as sedues situacionais dos crimes e aos trabalhos de Lyng (1990, 2005) e de Ferrell (1996, 2005) sobre os momentos de risco e adrenalina das atividades ilcitas, a etnografia do instante sugere documentar no grupos ou organizaes, mas, em vez disso, os momentos precisos em que crime e controle do crime so negociados. E isso implica, ainda, que o etngrafo deve se tornar parte dessas negociaes, deve mergulhar na vizinhana do crime (FERRELL, 1996), penetrar no interior de instantes to frgeis e fugazes, que os envolvidos frequentemente acreditam serem efmeros e inefveis (FERRELL, MILOVANOVIC e LYNG, 2001). Nesse sentido, a etnografia do instante igualmente se torna uma etnografia das performances (CONQUERGOOD, 2002, GAROT, 2007), por meio das quais integrantes de gangues, policiais ou vtimas constroem e afirmam suas identidades.
168 DILEMAS Morte ao mtodo Amor e sexo na internet Mirian Goldenberg Jeff Ferrell

A etnografia lquida, de modo semelhante, tambm sugere uma til desestabilizao do mtodo etnogrfico e das fronteiras que separam pesquisadores dos temas e sujeitos pesquisados6. A etnografia lquida a etnografia das populaes libertadas da estabilidade do tempo e do espao em virtude da imigrao global, do emprego temporrio e das comunicaes virtuais; a etnografia sintonizada menos com as afiliaes durveis do que com as fidelidades transitrias. Alm disso, a etnografia lquida flui com a interao mutvel entre imagens em ambientes miditicos saturados, com a interao entre o pesquisador, os temas etnogrficos e o ativismo social que d vida ao melhor da pesquisa de campo. A recente fuso realizada por Ferrell (2006, p. 1) entre pesquisas de campo e estilos de vida alternativos, como o caso de um catador de lixo desempregado, pode ser um exemplo. A pesquisa de David Brotherton, Luis Barrios e seus assistentes certamente constitui outro exemplo (BROTHERTON e BARRIOS, 2004, 2009). Ela documenta a interao poltica entre as gangues, a poltica de imigrao norte-americana, a mobilizao nas ruas e o ativismo global tudo isso ao mesmo tempo em que critica as imagens convencionais das gangues e incorpora representaes visuais alternativas. De igual maneira, Maggie ONeill (2004, p. 220) e seus assistentes utilizam pesquisas participativas, prticas performticas e variadas formas de arte e fotografia em um trabalho colaborativo com prostitutas, imigrantes, pessoas que buscam asilo poltico e outras populaes marginalizadas, inventando, assim, formas de trabalho de campo que podem afiliar o prprio pesquisador s comunidades mais transitrias e eventuais. Se a experincia prtica da pesquisa etnogrfica de campo distancia a criminologia do mtodo entendido como conjunto de protocolos e tcnicas dos quais se pode lanar mo , essas reconceitualizaes recentes os afastam ainda mais. Ao tornar menos precisas as fronteiras entre pesquisador e sua pesquisa, confundir pesquisa engajada com engajamento poltico e desestabilizar a moldura temporal e espacial do processo de pesquisa, elas prenunciam a morte do prprio mtodo e sugerem que a etnografia, em lugar de existir como mtodo de pesquisa, na verdade apresenta-se
Jeff Ferrell Mirian Goldenberg Amor e sexo na internet Morte ao mtodo

6 O termo utilizado pelo autor research subjects. Ocorre que subjects indica tanto pessoas como temas ou assuntos. Desta forma, optou-se por inserir na traduo ambos os termos, pois o texto utiliza subjects de forma a compreender ambos os significados. (N.T.)

DILEMAS

169

mais til como sensibilidade sobre o mundo exterior e como sensitividade a suas ambiguidades matizadas. Essa sensibilidade etnogrfica orienta o criminlogo na contnua e simblica construo de significados, bem como nos ambientes emocionais compartilhados em que esses significados so produzidos, sempre promovendo uma sensitividade de pesquisa para a abertura, a ateno e a humildade epistemolgica. Conceituar a etnografia como algo entrelaado com a performance e a persuaso a reposiciona, por sua vez, como parte de um objetivo mais amplo: o objetivo mximo do etngrafo de comunicar-se com os outros leitores, observadores e membros da comunidade em favor do engajamento humanstico e da progressiva transformao social. Ao ser vivenciada pelos etngrafos e incorporada nas novas orientaes voltadas inquirio instantnea e pesquisa lquida, a etnografia desaparece como mtodo e emerge como forma de viver e de ser no mundo, mais como orientao ontolgica do que como tcnica metodolgica. Uma outra reorientao certamente aplica o coup de grace a qualquer fetichismo metodolgico, a qualquer crena persistente de que grupos-controle e dados cuidadosamente quantificados ou, nesse caso, tcnicas preordenadas de pesquisa etnogrfica constituem vias adequadas para a compreenso criminolgica. Para dizer claramente: essa nova reorientao implica reconhecer que, mais vezes que se costuma admitir, a boa pesquisa constitui aquilo que poderamos denominar um esplendoroso engano (OCONNOR e PIRRONI, 1990). A etngrafa Stephanie Kane (1998, pp. 142-43), por exemplo, faz eco ideia de Manning sobre a perversidade fundamental e a imprevisibilidade da conduta humana, argumentando que momentos caticos, de condies extremas ou inusitadas invariavelmente oferecem valiosos insights sobre as condies sociais. Indica a autora que erros e desvios de rotas na pesquisa e momentos de acasos fortuitos devem ser valorizados talvez at mesmo buscados pelos pesquisadores. Ningum menos que o criminlogo (e socilogo da cincia) Robert Merton (apud Cullen e Messner, 2007, p. 6) percebeu as diferenas entre as verses finais dos trabalhos cientficos e o verdadeiro curso da pesquisa. O artigo ou monografia cientfica parece, de modo geral, imaculado. Ele pouco ou nada reproduz dos saltos intuitivos,
170 DILEMAS Morte ao mtodo Amor e sexo na internet Mirian Goldenberg Jeff Ferrell

dos falsos incios, dos erros, das concluses equivocadas e dos acidentes felizes da desordem que a investigao na verdade. E ainda possvel invocar Kandinsky, Man Ray, Duchamp, Rauschenberg, Pollock e Kooning, artistas cujos trabalhos inovadores agora sabemos nasceram de erros e falsas percepes, de mquinas de impresso quebradas e de tubos de tinta rompidos, embora, como diz o crtico de arte Carter Ratcliff, esses fatos no fizessem parte do caminho que propuseram traar (apud LOVELACE, 1996, p. 119). Morte ao mtodo, portanto. Esses exemplos sugerem, como tambm o faz Feyerabend (1975) em sua histria crtica da cincia moderna, que o mtodo e aqueles que o fetichizam como salvaguarda contra o erro e a subjetividade, invariavelmente ignoram os insights e inibem a criatividade. No fim das contas, o fracasso do mtodo acaba sendo o melhor mtodo (FERRELL, 2004, 2009). Ou, como indicou o annimo punk contraventor autor do livro Evasion (2003, p. 12): eu sempre desejei secretamente que as coisas no sassem como planejado. Dessa maneira, eu no ficava limitado por minha imaginao. Assim, tudo pode e sempre pde acontecer. Coda, conforme apresentado pelo Schwarze Kapelle E ento, mais uma vez, quando nada sai como planejado, voc acaba na priso. Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo formado por cidados, diplomatas e oficiais alemes decidiu que a nica esperana para a Alemanha e para o mundo era depor Hitler, inclusive assassin-lo se necessrio. O nome dado pela Gestapo a este grupo informal era Schwarze Kapelle a Orquestra Negra. Entre seus integrantes estava o brilhante telogo Dietrich Bonhoeffer. Devido a uma sria de infortnios, os planos para matar Hitler falharam. Os membros do grupo foram cercados, aprisionados, torturados e mortos. Mesmo depois de ser capturado, sentado na cela, aguardando sua execuo, Bonhoeffer (1972, p. 280) no questionou seu comprometimento com o plano, mas comeou a reconsiderar a natureza da religio, da f e da existncia. Em uma carta enviada a seu amigo Eberhard Bethge, escreveu
Jeff Ferrell Mirian Goldenberg Amor e sexo na internet Morte ao mtodo DILEMAS 171

que talvez a religio fosse somente uma forma historicamente condicionada e passageira da expresso humana, que no deveria ser confundida com o Cristianismo em si. Indagou a Bethge: Se a religio apenas o manto do Cristianismo e sendo esse manto percebido de modo diferente em diferentes pocas ento o que o Cristianismo sem a religio? Este ensaio no coloca em questo o curso da vida ou da morte; nem faz quaisquer consideraes teolgicas. Ainda assim, o paralelo irresistvel. Sentado na priso intelectual que a criminologia ortodoxa representa nos dias de hoje, no podemos evitar o questionamento: seria o mtodo apenas um manto da criminologia, uma construo transitria, que no deve ser confundida com a imaginao criminolgica em si? E se o for, o que pode a criminologia se tornar sem ela?

172

DILEMAS

Morte ao mtodo Amor e sexo na internet

Mirian Goldenberg Jeff Ferrell

Referncias ADLER, Pattie [e] ADLER, Peter. (1998), Foreword. Em: FERRELL,, Jeff e HAMM, Mark (org). Ethnography at the Edge. Boston, Northeastern. BAUMAN, Zygmunt. (2000), Liquid Modernity. Cambridge, Polity. BECKER, Howard. (1963), Outsiders. Nova York, Free Press. BONHOEFFER, Dietrich. (1972), Letters and Papers from Prison. Nova York, Macmillan. BROTHERTON, David [e] BARRIOS, Luis. (2004), The Almighty Latin King and Queen Nation. Nova York, Columbia University Press. ________. (2009), Displacement and Stigma: The SocialPsychological Crisis of the Deportee. Crime, Media, Culture, Vol. 5, no 1. CHAPOULIE, Jean-Michel. (1996), Everett Hughes and the Chicago Tradition. Sociological Theory, Vol. 14, no1, pp. 3-29. COHEN, Albert. (1955), Delinquent Boys. Nova York, Free Press. COHEN, Stanley. (1972). Folk Devils and Moral Panics. Londres, MacGibbon and Kee. CONQUERGOOD, Dwight. (2002), Lethal Theatre: Performance, Punishment, and the Death Penalty. Theatre Journal, Vol. 54, no 3, pp. 339-367. CULLEN, Francis [e] MESSNER, Steven. (2007), The Making of Criminology Revisited: An Oral History of Mertons Anomie Paradigm. Theoretical Criminology, Vol. 11, no 1, pp. 5-37. EVASION. (2003), Atlanta, CrimthInc. FERRELL, Jeff. (1996), Crimes of Style. Boston, Northeastern University Press.
Jeff Ferrell Mirian Goldenberg Amor e sexo na internet Morte ao mtodo DILEMAS 173

________. (2004), Boredom, Crime, and Criminology. Theoretical Criminology, Vol. 8, no 3, pp. 287-302. ________. (2005), The Only Possible Adventure: Edgework and Anarchy. Em: LYNG, Steven (org). Edgework. Nova York, Routledge. ________. (2006), Empire of Scrounge. Nova York, New York University Press. ________. (2009), Cultural Criminology: The Loose Can[n] on. Em: MCLAUGHLIN, Eugene [e] NEWBURN, Tim (orgs). The Sage Handbook of Criminological Theory. Londres, Sage. ________ [e] HAMM, Mark (orgs). (1998), Ethnography at the Edge. Boston, Northeastern University Press. ________. HAYWARD, Keith [e] YOUNG, Jock. (2008), Cultural Criminology: An Invitation. Londres, Sage. ________. MILOVANOVIC, Dragan e LYNG, Steven. (2001), Edgework, Media Practices and the Elongation of Meaning. Theoretical Criminology, Vol. 5, no 2, pp. 177-202. FEYERABEND, Paul. (1975), Against Method. Londres, Verso. GAROT, Robert. (2007), Where You From!: Gang Identity as Performance. Journal of Contemporary Ethnography, Vol. 36, no 1, pp. 50-84. HOLMES, Oliver Wendell. (1858), The Chambered Nautilus. The Complete Poetical Works of Oliver Wendell Holmes. Boston, Houghton Mifflin. KANE, Stephanie. (1998), Reversing the Ethnographic Gaze. Em: FERRELL, Jeff [e] HAMM, Mark (orgs). Ethnography at the Edge. Boston, Northeastern University Press. KATZ, Jack. (1988), Seductions of Crime. Nova York, Basic Books. LOVELACE, Carey. (1996), Oh No! Mistakes into Masterpieces. ARTnews, Vol. 95, no 1, pp. 118-121.

174

DILEMAS

Morte ao mtodo Amor e sexo na internet

Mirian Goldenberg Jeff Ferrell

LYNG, Steven. (1990), Edgework. American Journal of Sociology, Vol. 95, no 4, pp. 851-886. ________. (org.). (2005), Edgework. Nova York, Routledge. MANNING, Peter. (1995), The Challenge of Postmodernism. Em: VAN MAANEN, John (org). Representation in Ethnography. Thousand Oaks, Sage. MAZOWER, Mark. (2008), Mandarins, Guns and Money. The Nation, Vol. 287, no 10 (6/10), pp. 36-41. NAGIN, D. (2007), Moving Choice to Center Stage in Criminological Research and Theory: The American Society of Criminology 2006 Sutherland Address. Criminology, Vol. 45, no 2, pp. 259-272. OCONNOR, Sinead [e] PIRRONI, Marco. (1990), Jump in the River. I Do Not Want What I Havent Got. EMI. ONEILL, Maggie. (2004), Crime, Culture and Visual Methodologies: Ethno-mimesis as Performative Praxis. Em: FERRELL, Jeff et alii (orgs). Cultural Criminology Unleashed. Londres, GlassHouse. OJJDP (Office of Juvenile Justice and Delinquency Prevention). (1999), 1996 National Youth Gang Survey. Washington, U.S. Department of Justice. OUSEY, Graham [e] WILCOX, Pamela. (2007), The Interaction of Antisocial Propensity and Life-Course Varying Predictors of Delinquent Behavior: Differences by Method or Estimation and Implications for Theory. Criminology, Vol. 45, no 2, pp. 313-354. POLSKY, Ned. (1967), Hustlers, Beats and Others. Nova York, Anchor. SCHRECK, Christopher; STEWART, Eric [e] OSGOOD, Wayne. (2008), A Reappraisal of the Overlap of Violent Offenders and Victims, Criminology, Vol. 46, no 4, pp. 871-906. THRASHER, Frederic. (1927), The Gang. Chicago, University of Chicago Press.
Jeff Ferrell Mirian Goldenberg Amor e sexo na internet Morte ao mtodo DILEMAS 175

WADSWORTH, Tim [e] ROBERTS, John. (2008), When Missing Data Are Not Missing. Em: MIN, Xie [e] MCDOWALL, David. Escaping Crime: The Effects of Direct and Indirect Victimization on Moving. Criminology, Vol. 46, no 4, pp. 809-840. YOUNG, Jock. (1971), The Drugtakers. Londres, Paladin.

176

DILEMAS

Morte ao mtodo Amor e sexo na internet

Mirian Goldenberg Jeff Ferrell

You might also like