You are on page 1of 14

Faculdades Integradas de Cacoal Mantida pela Associao Educacional de Rondnia

E-Mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet.br

UEC NS

Dbora Rocha Rafael Germano Pires

Poluio das guas

Cacoal 2012

Dbora Rocha Rafael Germano Pires

Poluio das guas

Trabalho apresentado a UNESC Faculdades Integradas de Cacoal, na Disciplina de Hidrologia Ambiental, no Curso de Engenharia Ambiental tendo como inteno aperfeioar meu conhecimento e aquisio de nota. Sob a orientao do Professor Emerson Bessi Alves

Cacoal
14

2012
Sumrio

Sumrio.......................................................................................................3 1 Introduo................................................................................................ 4 2 Fontes de Poluio....................................................................................5 3 Conceito de guas Residuarias.................................................................8 4 Caractersticas qualitativas e quantitativas das guas residuarias............9 5 Aspectos fsicos quimicos e biolgicos da poluio..................................10 6 Tratamento de guas Residuarias...........................................................11 7 Medidas preventivas de preservao dos recursos hdricos.....................12 8 Monitoramento de qualidade da gua.....................................................12 9 Situaes positivas e negativas encontradas no pais..............................13 10 Bibliografia............................................................................................14

14

1 Introduo

A gua um bem de extrema importncia para a sobrevivncia humana, quase todas as nossas necessidades se utilizam da gua, porm esse bem esta sendo usado de forma inconsciente, esse mau uso faz com que essa gua fique escassa e acabe prejudicando a vida humana. Em regies ridas e semi-ridas um dos fatores que limitam seu desenvolvimento a falta de gua, entretanto no so s as regies ridas que sofrem com a falta de gua, locais onde h uma boa precipitao tambm enfrentam esse problema devido uma grande demanda, e principalmente pelo fato de muitas delas estarem poluidas um exemplo a bacia do alto tiete que abriga uma grande populao e um complexo industrial e no consegue atender a essa demanda e busca suprir essa falta nas bacias vizinhas.

14

2 Fontes de Poluio

2.1 Fontes Naturais


resultado de processos naturais e no causam grandes problemas. Considera-se como fonte natural de poluio a decomposio de animais e plantas alm da eroso do solo, que se no forem intensificados por aes antrpicas so equilibrados pela prpria natureza. Entretanto sua intensificao pode acarretar no aumento da matria orgnica, na eutrofizao, na turbidez e assoreamento dos corpos dgua.

2.2 Fontes Antrpicas


resultado das aes do homem no meio ambiente. Entre elas se destacam os esgotos domsticos e industriais, fontes agrcolas e os resduos slidos gerados no meio.

14

2.2.1 Esgotos Domsticos


Os esgotos domsticos so provenientes de casas, lava-rpidos, edifcios e apartamentos. Compreendem-se como esgoto domstico as guas utilizadas em banheiros, cozinhas e na lavagem de roupas, carros, alimentos etc. e so constitudos de matria orgnica, microrganismos e nutrientes. observado que vrios organismos existentes so patognos e se lanados sem tratamento prvio podem transmitir inmeras doenas, como mostra a tabela a seguir. (MOTA, 2008). Microrganismos potencialmente presentes em esgoto domstico bruto

Fonte: Mota 2008 apud Metcalf e Eddy 2003

14

2.2.2 Esgotos Industriais


A gua residurias proveniente das indstrias tem composio bastante variada isso reflexo dos vrios processos de produo. Existem indstrias que possuem baixo potencial poluidor, tendo seu efluente com caractersticas de efluentes domsticos, j outras indstrias por possuem efluentes com alta carga de poluentes, essa quantidade de poluentes est intimamente ligado ao processo produtivo, prova disso que os efluentes nesses casos tm caractersticas do produto fabricado. Entre as indstrias que possuem maior potencial poluidor se destaca a indstria de fertilizantes, refinarias, celulose, curtume e etc. A indstria de fertilizantes preocupa pelo fato de seu efluente ser carregado de fsforo e nitrognio que so nutrientes para as plantas resultando no processo de eutrofizao, que leva a maior competio pelo O2 dissolvido ocorrendo morte dos seres aerbicos e predominando no local os seres anaerbicos. A indstria de refino de petrleo tem seu efluente uma caracterstica marcante que espalha-se sobre as guas impedindo a passagem de luz, resultando na asfixia dos seres o ecossistema em questo. O problema envolvendo a indstria de celulose pelo fato do branqueamento da mesma ser feito com cloro que gera organoclorados que so txicos aos seres vivos e no biodegradveis. O curtume que a indstria que processa o couro onde o poluente em destaque o cromo e a tinta usada no tingimento do mesmo.

2.2.3 Outras Fontes de Poluio


Alm de esgotos domsticos e industriais ainda temos outras fontes de poluio como os depsitos de lixo, a minerao e a agricultura so exemplos que poluem tanto quanto os efluentes.

14

A problemtica do lixo est intimamente ligada ao fato do mesmo impedir o escoamento pluvial, entupindo galerias e dutos ou pela sua localizao imprpria como no caso do municpio de Espigo dOeste onde o lixo fica acima de vrios corpos dgua contaminando-os com seu chorume, que um liquido escuro altamente poluidor que pode ter concentraes 50 vezes maior que esgotos sanitrios. A minerao tem seu impacto vinculado com a substncia mineral explorada, o exemplo mais clssico o ouro que, para sua extrao utiliza-se o mercrio, um metal altamente poluidor que bioacumulativo causando assim prejuzos para a qualidade da gua e de todo ecossistema existente. Na agricultura o problema vinculado com o uso de defensivos agrcolas e a m conservao da mata ciliar, que leva a vrios problemas de carter ambiental. Os defensivos agrcolas usados no controle de pragas possuem grande grau de toxicidade e ao entrarem em contato com o solo podem infiltrar e contaminar as guas e a retirada da mata ciliar tambm causa grande impacto alm do assoreamento dos corpos dgua causados pela falta de vegetao ciliar.

3 Conceito de guas Residuarias


O uso da gua um ciclo que se inicia a partir do momento em que a gua retirada de um rio e comea a passar por vrias etapas de tratamento, at adquirir as caractersticas necessrias para ser distribuda a populao. No setor urbano, a gua para o uso domstico e para o uso industrial, j no setor rural para fins agropecurios. As guas de uso domstico, aquela que usamos em nosso dia a dia, como para alimentao, higiene pessoal, lavar pisos e etc. A de uso industrial para lavagem de matria prima, sistemas de refrigerao, resfriamento de caldeiras e etc. As guas residurias so aquelas que foram utilizadas nos usos domsticos e industriais, ou seja, todas as aquelas que foram descartadas. Essas guas transportam uma grande quantidade de poluentes que podem contaminar as guas dos rios, em virtude disso elas devem ser tratadas antes de serem lanadas ao corpo receptor. Esta gua pode ser reutilizada de forma direta e indireta decorrentes de aes planejadas ou no:

Indireta - quando a gua j usada uma ou mais vezes, para uso domestico ou industrial e descarregada nas guas superficiais ou subterrneas e utilizada novamente jusante, de forma diluda.

14

Direto - uso planejado e deliberado de esgotos tratados para certas finalidades, como irrigao, indstria, recarga de aqfero subterrneo e gua potvel; e - Reciclagem interna - reuso da gua dentro das instalaes industriais, tendo como objetivos a economia de gua e o controle da poluio. (Mancuso1988,2002 citado por Philipi jr 2005)

4 Caractersticas qualitativas e quantitativas das guas residuarias


A gua usada nas atividades domsticas se transforma em um resduo liquido conhecido como esgoto que contm 99% de gua e 0,1% de slidos. Para se caracterizar a qualidade das guas residurias de acordo com os padres legais exigidos so necessrios que alguns parmetros sejam usados. Eles se dividem em parmetros: fsicos, qumicos e biolgicos. Parmetros fsicos 1. Odor - causado pelo processo de decomposio da matria orgnica, formando assim gases dissolvidos; 2. Cor e Turbidez Indica o estado de decomposio do esgoto, o que causa uma colorao na gua, impedindo entrada de luz causando danos a vida aqutica; 3. Sabor causado pelos vrios processos de decomposio da matria orgnica existente.

Parmetros Qumicos 1. Substancias orgnicas biodegradveis vindas de esgotos domsticos diminuindo o oxignio dissolvido; 2. Compostos orgnicos como: pesticidas, solventes e fenis vindos de esgotos industriais, so txicos e causa problemas como a bioacumulao; 3. Ferro e mangans: causa uma colorao na gua impossibilitando seu uso sem tratamento adequado; 4. Substancias Inorgnicas: So aquelas formadas pela presena de areia e substncias minerais dissolvidas, vindas das guas usadas para lavar calados, carros etc.

14

Parmetros Biolgicos 1. Bactrias, coliformes e algas: Vindas de esgotos domsticos e efluentes industriais. As bactrias e os coliformes presentes nas guas residuarias aumenta o risco de doenas, ou seja, so prejudiciais a sade humana. As algas tm um crescimento excessivo devido grande quantidade de nutrientes, causando certos problemas como odor e sabor.

A quantificao das guas residurias ou vazes nas reas urbanas so: Esgotos domsticos: guas residurias vindas de residncias e comrcios; Esgoto Industrial: guas residurias vindas das indstrias; Esgotos Especiais: so aqueles vindos de hospitais e aeroporto. A vazo dos esgotos domsticos calculada com base no consumo de gua de abastecimento da localidade e pode variar conforme o clima local, a cultura o padro de vida da comunidade, e as atividades econmicas locais, como o comercio, as indstrias, turismo entre outros.(Philippi jr 2005)

5 Aspectos fsicos quimicos e biolgicos da poluio


Os esgotos, em especial o sanitrio possui apenas 0,1% de slidos suspensos e dissolvidos e microrganismos. O restante gua, porem os efluentes possuem caractersticas qumicas, fsicas e biolgicas descritas abaixo: Fsica: Cor indica o estado de decomposio no efluente; Turbidez est ligado a concentrao de slidos suspensos; Odor em estado avanado produz gs sulfdrico.

Qumico: Matria Orgnica - so compostos de protenas,

carboidratos, e gorduras.

14

compem os esgotos.

Matria Inorgnica - so areias e outros matrias inertes que

Biolgicas: Microrganismos - bactrias, fungos e protozorios so os

mais comuns. Alguns patognicos principalmente do grupo coliforme por estarem presentes no intestino dos animais de sangue quente.

6 Tratamento de guas Residuarias


O sistema de tratamento de guas residurias sem como objetivo restabelecer os padres legais existentes, para que as guas residurias possam chegar a sua disposio final sem causar danos ao meio ambiente e conseqentemente a sade publica, para isso necessrio uma serie de tratamentos fsicos, qumicos e biolgicos. Existem vrios nveis de tratamento e eles so: Tratamento Preliminar Removem slidos grosseiros, que podem causar problemas nos equipamentos utilizados e entupir canalizaes, os equipamentos usados so: grades e caixa de remoo de areia, leo e graxa. Tratamento Secundrio Utiliza-se um processo biolgico, onde a matria orgnica e os slidos em suspenso so consumidos por microrganismos, a eficincia deste tratamento pode chegar a cerca de 95% em alguns casos as guas residurias apresentam menor nvel de poluio, no sendo necessrio passar pelo tratamento tercirio. Entre os tratamentos biolgicos esto: Lodo ativado, lagoas de estabilizao e filtro biolgico.

Tratamento Tercirio a desinfeco das guas residurias para remoo dos organismos patognicos, de nutrientes que em excesso na gua causa a eutrofizao , de compostos txicos e no biodegradveis. So processos do tratamento tercirio: Troca inica, osmose reversa, ultrafiltrao, raios ultravioleta, ozonizao, adsoro em duto de carvo ativado, adio de cloro, entre outros. Ao final deste tratamento a gua encontra-se tratada e pronta para ser lanada ao seu corpo receptor.

14

7 Medidas preventivas de preservao dos recursos hdricos


Para preservar um recurso hdrico necessrio programar mecanismos para que se possa efetivamente prevenir qualquer tipo de alterao na qualidade do recurso hdrico. A execuo de sistemas de coleta e tratamento de esgoto constitui um mecanismo eficiente no controle da poluio com a implementao de um empreendimento desse tipo evita que dejetos contaminem o solo e os rios. A coleta de lixo e sua correta disposio so de grande importncia para evitar que o lixo seja lanado nas proximidades ou no prprio rio causando danos terrveis ao ambiente aqutico. Para alguns tipos de atividade o afastamento entre os mesmos e os mananciais representa uma importante medida para o controle de poluio (Mota 2008).

8 Monitoramento de qualidade da gua


O monitorar o recurso hdrico nada mais que acompanhar atravs de amostragens as condies de qualidade da gua. E de suma importncia o monitoramento em especial para os corpos dgua que fornecem gua para o abastecimento humano. O monitoramento deve ser feito de forma continua, pois uma ferramenta muito interessante na gesto dos recursos hdricos. Para o monitoramento necessrio conhecer os usos das guas e saber os pontos de poluio para que possa haver um estudo concreto sobre a qualidade da gua e sobre possveis intervenes para o melhoramento da mesma. Esse processo deve ser aplicado a fim de assegurar que as guas estejam dentro dos parmetros descritos na legislao ambiental.

14

9 Situaes positivas e negativas encontradas no pais


O Brasil um pas privilegiado, possui grande parte da gua doce do mundo, porm uma boa parte est sendo utilizada de forma equivocada e gerando transtornos ambientais. Temos vrios exemplos, entre eles o rio Tiete que tem grande valor histrico para o estado de So Paulo principalmente para a capital, ele nasce no interior e tem sua foz no rio Paran ele responsvel por boa parte energia gerada no estado e recebe varias cargas de esgoto tratado ou no. Atualmente a Sabesp tenta salvar o rio coletando o mximo de possvel de esgoto para tratamento diminuindo a carga de poluentes lanados no rio. Outro rio que recebe cargas de poluentes das grandes cidades o rio das Velhas em Minas Gerais ele o maior afluente do rio So Francisco em extenso e um dos mais poludos do pais segundo a ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental. Com isso pode-se observar que as situaes mais criticas se encontram nas regies com maior densidade populacional onde se produz mais efluentes.

14

10 Bibliografia

MOTA, Suetnio, Gesto Ambiental de Recursos Hdricos. 3 Ed. Rio de Janeiro/RJ, ABES, 2008.

14

You might also like