You are on page 1of 9

Numeral

Numeral toda palavra que encerra a ideia de nmero Tipos de numerais Os numerais podem ser classificados como cardinal, coletivo, ordinal, multiplicativo , fracionrio, partitivo ou romanos. cardinais Os numerais cardinais so aqueles que utilizam os nmeros naturais para a contagem de objetos, ou at designam a abstrao das quantidades: os nmeros em si mesmos. Valem por adjetivos ou substantivos. Exemplo : Dois mais dois igual a quatro Numerais coletivos Os numerais coletivos so aquelas palavras que designam uma quantidade especfica de um conjunto de seres ou objetos. So termos variveis em nmero e invariveis em gnero. Exemplos: dzia(s),dezena(s),milheiro(s),milhar(es),dezena(s),centena(s),par(es),dcada(s),grosa(s). Numerais multiplicativos Os numerais multiplicativos so aqueles que indicam uma quantidade equivalente a uma multiplicao (uma duplicao, uma triplicao etc.). Exemplos: s vezes, as palavras possuem duplo sentido. Arrecadou-se o triplo dos impostos relativos ao ano passado. como: dobro triplo qudruplo quintuplo sxtluplo stuplo ctuplo undcuplo duodecuplo-201.95.197.132 (discusso) 11h41min de 8 de novembro de 2011 (UTC) fonte:grmatica numeraismultiplicativos Numerais ordinais Os numerais ordinais so aqueles que indicam a ordenao ou a sucesso numrica de seres e objetos. Exemplo: Recebeu os seus primeiros presentes agora mesmo. Exemplo: Dumas est completando seu primeiro aniversrio.

Numerais fracionrios Os numerais fracionrios so aqueles que passam a ideia de parte de algo, frao. Exemplo: tero, quinto

um tero do bolo por favor.

indicam a diviso de seres (usado muito em receitas de alimento) Exemplo : Ponha 1/4 da xcara de acar na massa. Numerais partitivos Os numerais partitivos so aqueles que passam idia de partir, no deve se confundir com fracionrios. Exemplo: meio.

Numerais romanos Os numerais romanos so usados para marcar o sculo muitas vezes em relgios e outros, so 7 smbolos que representam os nmeros romanos: I (1),V (5),X (10),L(50), C (100),D (500),M(1000)Para ser formado um nmero romano necessrio fazer as combinaes corretas, sempre em ordem decrescente. Exemplo: (1532, 1000+500+30+2).

Cada letra s se pode repetir trs vezes, porem desnecessrio, por exemplo, usar duas vezes a letra D, uma vez que repetida daria mil, M. Apesar de no parecer, os nmeros romanos tambm so infinitos.Para fazer um nmero menor que uma letra, quando ele for impossvel com outras combinaes, podemos pr uma letra na frente pra diminuir a segunda letra. Exemplo: (ou seja, 100 - 10).

Quando na numerao romana colocarmos um trao em cima da letra, estaremos multiplicando o valor da letra por mil, por isso, colocando dois traos multiplicamos por um milho (1000x1000) e assim suscessivamente. Exemplo: Desta forma, torna-se possvel escrever qualquer nmero natural na numerao romana...

Sistema de numerao decimal


O sistema decimal um sistema de numerao de posio que utiliza a base dez. Baseia-se em uma numerao de posio, onde os dez algarismos indo-arbicos : 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 servem a contar unidades, dezenas, centenas, etc. da direita para a esquerda. Contrariamente numerao romana, o algarismo rabe tem um valor diferente segundo sua posio no nmero: assim, em 111, o primeiro algarismo significa 100, o segundo algarismo 10 e o terceiro 1, enquanto que em VIII (oito em numerao romana) os trs I significam todos 1. Assim:

No sistema decimal o smbolo 0 (zero) posicionado esquerda do nmero escrito no altera seu valor representativo. Assim: 1; 01; 001 ou 0001 representam a mesma grandeza, neste caso a unidade. O smbolo zero posto direita implica multiplicar a grandeza pela base, ou seja, por 10 (dez).

Introduo aos Nmeros Naturais


O conjunto dos nmeros naturais representado pela letra maiscula N e estes nmeros so construdos com os algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, que tambm so conhecidos como algarismos indo-arbicos. No sculo VII, os rabes invadiram a ndia, difundindo o seu sistema numrico. Embora o zero no seja um nmero natural no sentido que tenha sido proveniente de objetos de contagens naturais, iremos consider-lo como um nmero natural uma vez que ele tem as mesmas propriedades algbricas que os nmeros naturais. Na verdade, o zero foi criado pelos hindus na montagem do sistema posicional de numerao para suprir a deficincia de algo nulo. Para saber mais, clique nos links: Notas histricas sobre o zero ou Notao Posicional. Caso queira se aprofundar no assunto, veja o belssimo livro: "Histria Universal dos Algarismos, Tomos I e II, Editora Nova Fronteira, 1998 e 1999", de Georges Ifrah. Na sequncia consideraremos que os naturais tm incio com o nmero zero e escreveremos este conjunto como: N = { 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ...} Representaremos o conjunto dos nmeros naturais com a letra N. As reticncias (trs pontos) indicam que este conjunto no tem fim. N um conjunto com infinitos nmeros. Excluindo o zero do conjunto dos nmeros naturais, o conjunto ser representado por: N* = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, ...} os Nmeros Naturais 1. Todo nmero natural dado tem um sucessor (nmero que vem depois do nmero dado), considerando tambm o zero. Exemplos: Seja m um nmero natural. (a) O sucessor de m m+1. (b) O sucessor de 0 1. (c) O sucessor de 1 2. (d) O sucessor de 19 20.

2. Se um nmero natural sucessor de outro, ento os dois nmeros juntos so chamados nmeros consecutivos. Exemplos: (a) 1 e 2 so nmeros consecutivos. (b) 5 e 6 so nmeros consecutivos. (c) 50 e 51 so nmeros consecutivos. 3. Vrios nmeros formam uma coleo de nmeros naturais consecutivos se o segundo sucessor do primeiro, o terceiro sucessor do segundo, o quarto sucessor do terceiro e assim sucessivamente. Exemplos: (a) 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 so consecutivos. (b) 5, 6 e 7 so consecutivos. (c) 50, 51, 52 e 53 so consecutivos. 4. Todo nmero natural dado n, exceto o zero, tem um antecessor (nmero que vem antes do nmero dado). Exemplos: Se m um nmero natural finito diferente de zero. (a) O antecessor do nmero m m-1. (b) O antecessor de 2 1. (c) O antecessor de 56 55. (d) O antecessor de 10 9. O conjunto abaixo conhecido como o conjunto dos nmeros naturais pares. Embora uma seqncia real seja um outro objeto matemtico denominado funo, algumas vezes utilizaremos a denominao sequncia dos nmeros naturais pares para representar o conjunto dos nmeros naturais pares: P = { 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, ...} O conjunto abaixo conhecido como o conjunto dos nmeros naturais mpares, s vezes tambm chamado, a sequncia dos nmeros mpares. I = { 1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, ...} gualdade e Desigualdades Diremos que um conjunto A igual a um conjunto B se, e somente se, o conjunto A est contido no conjunto B e o conjunto B est contido no conjunto A. Quando a condio acima for satisfeita, escreveremos A=B (l-se: A igual a B) e quando no for satisfeita denotaremos tal fato por:

(l-se: A diferente de B). Na definio de igualdade de conjuntos, vemos que no importante a ordem dos elementos no conjunto. Exemplo com igualdade: No desenho, em anexo, observamos que os elementos do conjunto A so os mesmos elementos do conjunto B. Neste caso, A=B.

Consideraremos agora uma situao em que os elementos dos conjuntos A e B sero distintos. Sejam A={a,b,c,d} e B={1,2,3,d}. Nem todos os elementos do conjunto A esto no conjunto B e nem todos os elementos do conjunto B esto no conjunto A. Tambm no podemos afirmar que um conjunto maior do que o outro conjunto. Neste caso, afirmamos que o conjunto A diferente do conjunto B. Exerccio: H um espao em branco entre dois nmeros em cada linha. Qual o sinal apropriado que deve ser posto neste espao: <, > ou =? 159 852 587 170 321 587

Exerccio: Representar analiticamente cada conjunto, isto , atravs de alguma propriedade e depois por extenso, apresentando os elementos: a. Conjunto N dos nmeros Naturais b. Conjunto P dos nmeros Naturais Pares c. Conjunto I dos nmeros Naturais mpares d. Conjunto E dos nmeros Naturais menores que 16 e. Conjunto L dos nmeros Naturais maiores que 11 f. Conjunto R dos nmeros Naturais maiores ou iguais a 28 g. Conjunto C dos nmeros Naturais que esto entre 6 e 10 peraes com Nmeros Naturais Na sequncia, estudaremos as duas principais operaes possveis no conjunto dos nmeros naturais. Praticamente, toda a Matemtica construda a partir dessas duas operaes: adio e multiplicao. adio de nmeros naturais A primeira operao fundamental da Aritmtica, tem por finalidade reunir em um s nmero, todas as unidades de dois ou mais nmeros. Antes de surgir os algarismos indo-arbicos, as adies podiam ser realizadas por meio de tbuas de calcular, com o auxlio de pedras ou por meio de bacos.

opriedades da Adio 1. Fechamento: A adio no conjunto dos nmeros naturais fechada, pois a soma de dois nmeros naturais ainda um nmero natural. O fato que a operao de adio fechada em N conhecido na literatura do assunto como: A adio uma lei de composio interna no conjunto N.

2. Associativa: A adio no conjunto dos nmeros naturais associativa, pois na adio de trs ou mais parcelas de nmeros naturais quaisquer possvel associar as parcelas de quaisquer modos, ou seja, com trs nmeros naturais, somando o primeiro com o segundo e ao resultado obtido somarmos um terceiro, obteremos um resultado que igual soma do primeiro com a soma do segundo e o terceiro.

3. Elemento neutro: No conjunto dos nmeros naturais, existe o elemento neutro que o zero, pois tomando um nmero natural qualquer e somando com o elemento neutro (zero), o resultado ser o prprio nmero natural.

4. Comutativa: No conjunto dos nmeros naturais, a adio comutativa, pois a ordem das parcelas no altera a soma, ou seja, somando a primeira parcela com a segunda parcela, teremos o mesmo resultado que se somando a segunda parcela com a primeira parcela.

de Nmeros Naturais a operao que tem por finalidade adicionar o primeiro nmero denominado multiplicando ou parcela, tantas vezes quantas so as unidades do segundo nmero denominado multiplicador.

Exemplo: 4 vezes 9 somar o nmero 9 quatro vezes: 4 x 9 = 9 + 9 + 9 + 9 = 36 O resultado da multiplicao denominado produto e os nmeros dados que geraram o produto, so chamados fatores. Usamos o sinal ou ou x, para representar a multiplicao. ropriedades da multiplicao 1. Fechamento: A multiplicao fechada no conjunto N dos nmeros naturais, pois realizando o produto de dois ou mais nmeros naturais, o resultado estar em N. O fato que a operao de multiplicao fechada em N conhecido na literatura do assunto como: A multiplicao uma lei de composio interna no conjunto N.

2. Associativa: Na multiplicao, podemos associar 3 ou mais fatores de modos diferentes, pois se multiplicarmos o primeiro fator com o segundo e depois multiplicarmos por um terceiro nmero natural, teremos o mesmo resultado que multiplicar o terceiro pelo produto do primeiro pelo segundo. (m.n).p = m.(n.p) (3.4).5 = 3.(4.5) = 60 3. Elemento Neutro: No conjunto dos nmeros naturais existe um elemento neutro para a multiplicao que o 1. Qualquer que seja o nmero natural n, tem-se que: 1.n = n.1 = n 1.7 = 7.1 = 7 4. Comutativa: Quando multiplicamos dois nmeros naturais quaisquer, a ordem dos fatores no altera o produto, ou seja, multiplicando o primeiro elemento pelo segundo elemento teremos o mesmo resultado que multiplicando o segundo elemento pelo primeiro elemento. m.n = n.m 3.4 = 4.3 = 12 Propriedae Distributiva Multiplicando um nmero natural pela soma de dois nmeros naturais, o mesmo que multiplicar o fator, por cada uma das parcelas e a seguir adicionar os resultados obtidos.

m.(p+q) = m.p + m.q 6x(5+3) = 6x5 + 6x3 = 30 + 18 = 48 iviso de Nmeros Naturais

Dados dois nmeros naturais, s vezes necessitamos saber quantas vezes o segundo est contido no primeiro. O primeiro nmero que o maior denominado dividendo e o outro nmero que menor o divisor. O resultado da diviso chamado quociente. Se multiplicarmos o divisor pelo quociente obteremos o dividendo. No conjunto dos nmeros naturais, a diviso no fechada, pois nem sempre possvel dividir um nmero natural por outro nmero natural e na ocorrncia disto a diviso no exata. Relaes essenciais numa diviso de nmeros naturais 1. Em uma diviso exata de nmeros naturais, o divisor deve ser menor do que o dividendo. 35 : 7 = 5 2. Em uma diviso exata de nmeros naturais, o dividendo o produto do divisor pelo quociente. 35 = 5 x 7 3. A diviso de um nmero natural n por zero no possvel pois, se admitssemos que o quociente fosse q, ento poderiamos escrever: n0=q e isto significaria que: n=0xq=0 o que no correto! Assim, a diviso de n por 0 no tem sentido ou ainda dita impossvel. O nmero que se repete como fator denominado base que neste caso m. O nmero de vezes que a base se repete denominado expoente que neste caso n. O resultado donominado potncia. Esta operao no passa de uma multiplicao com fatores iguais, como por exemplo: 2 =222=8 3 4 = 4 4 4 = 64 opriedades da Potenciao 1. Uma potncia cuja base igual a 1 e o expoente natural n, denotada por 1 , ser sempre igual a 1. Exemplos: a. 1 = 11...1 (n vezes) = 1 3 b. 1 = 111 = 1 7 c. 1 = 1111111 = 1 o 2. Se n um nmero natural no nulo, ento temos que n =1. Por exemplo: 3. (a) n = 1 4. (b) 5 = 1
n n 3

5. (c) 49 = 1 6. A potncia zero elevado a zero, denotada por 0 , carente de sentido no contexto do Ensino Fundamental. O visitante que necessitar aprofundamento neste assunto, deve visitar nosso link Zero elevado a zero? 7. Qualquer que seja a potncia em que a base o nmero natural n e o expoente igual 1 a 1, denotada por n , igual ao prprio n. Por exemplo: 8. (a) n = n 9. (b) 5 = 5 10. (c) 64 = 64 11. Toda potncia 10 o nmero formado pelo algarismo 1 seguido de n zeros. Exemplos: a. 10 = 1000 8 b. 10 = 100.000.000 o c. 10 = 1
3 n o

Potenciao com o browser

You might also like