You are on page 1of 5

Universidade da Beira Interior Faculdade de Cincias Sociais e Humanas Departamento de Gesto e Economia

Economia da Energia

Microproduo, miniproduo, micro-cogerao e mini-cogerao

Tiago Marques M4081

Covilh, 11 de Janeiro 2012

Economia da Energia microproduo, miniproduo, micro-cogerao e mini-cogerao


DEFINIO DE MICROPRODUO A microproduo uma forma de produzir energia elctrica, atravs da utilizao de fontes de energia como a energia solar, elica, biomassa e mini-hdrica e em instalaes relativamente reduzidas. Normalmente, o processo da microproduo fornece electricidade a habitaes, empresas ou pequenas comunidades para satisfazerem as necessidades prprias e vendem algum excedente rede de energia. Os principais objectivos da microproduo so o de produzir energia elctrica para consumo prprio mas tambm o de vender a energia excedente companhia. Desta forma, pode-se obter uma reduo significativa no valor da factura da electricidade, mas tambm de rentabilizar o investimento com a venda de energia rede e a um valor bastante mais elevado do que o valor de compra. Os sistemas de microproduo elica e solar apresentam-se, em Portugal, como aqueles que possuem melhores condies para um maior rendimento (fundamentalmente o solar), devendo-se este facto localizao geogrfica do pas. Na Figura 1 pode verificarse que Portugal o pas europeu com maior nmero de horas de sol em toda a Europa, com especial destaque para o sul do pas, constituindo assim um local ideal para os aproveitamentos fotovoltaicos. Os painis fotovoltaicos actuais tm uma longevidade entre 25 a 30 anos de vida, permitindo um perodo relativamente alargado para recuperar o valor do investimento inicial. Figura 1 Radiao solar diria na Europa
Fonte: EDP

Figura 2 Radiao solar diria em Portugal Continental

Fonte: EDP

De acordo com a legislao em vigor possvel, a quem possua um contrato de compra de electricidade em baixa tenso, vender energia rede elctrica, sendo que a potncia instalada em microproduo no poder exceder 50% da potncia contratada, com um limite de 5,75kW para instalaes no integradas em condomnios. O documento estabelece condies de acesso e limites microproduo (mximo recomendado de 25% da potncia do transformador) tendo tambm previsto um regime bonificado de preos para a venda de energia elctrica. Os futuros microprodutores podem ter informao relativa ao processo de 1

Economia da Energia microproduo, miniproduo, micro-cogerao e mini-cogerao


legalizao, bem como dar incio certificao das suas instalaes de microproduo atravs da consulta online de todos os requisitos legais para o efeito1. As principais vantagens da microproduo so as seguintes: O calor pode ser utilizado como subproduto para aquecimento; Independncia de eventuais falhas do sistema elctrico; Necessidade de pouca manuteno; Existncia de incentivos financeiros e fiscais; Publicidade s energias renovveis, e reduo da dependncia energtica do estrangeiro; Estimula a competio entre empresas de equipamentos de produo de energia, levando a economias de escala ao nvel da produo e reduzindo os custos no longo prazo; Permite aliviar a presso energtica sobre a rede elctrica, evitando consumo e gerando inclusive electricidade; Contribuio para a diminuio da emisso de gases de efeito de estufa, de particular relevncia quanto ao cumprimento dos objectivos que o pas se props alcanar no mbito do protocolo de Quioto. H no entanto alguns inconvenientes. O principal a tarifa bonificada que a rede paga para absorver a energia que sobra do processo de microproduo chega a ser inclusivamente superior ao preo que o consumidor final paga na sua factura de electricidade, repartindo, injustamente, o custo por todos os consumidores. Por outro lado, a microproduo fica a perder em termos de eficincia para equipamentos renovveis de maior dimenso, pelo que a aposta no sector no a mais racional do ponto de vista econmico. Por outro lado, a poltica energtica seguida, baseada em incentivos energia limpa, permite perodos de recuperao de investimento muito inferiores aos que realmente se verificam na compra do equipamento. A microproduo de energia s se torna ecolgica se substituir, de facto, uma unidade de produo de energia fssil, algo que nem sempre acontece.

Principais vantagens financeiras A partir de 2008, e por um perodo de 5 anos, os investidores em microproduo, com unidades de produo renovvel com potncia at 3,68 kW tm assegurada uma tarifa de 650 euros por Megawatt hora. A partir de 2011, o Regime Bonificado contempla uma tarifa que ser fixa a 0.38/kWh (fotovoltaico) durante os primeiros 8 anos sendo que nos 7 anos seguintes ser fixa a 0.22/kWh. Para licenas atribudas nos anos seguintes ser descontado 0,02/kWh por cada ano aos valores fixos apresentados anteriormente. Aps os 15 anos, o preo de venda ser igual ao preo de compra, realizado pelo comercializador de ltimo recurso. O investimento recupervel num perodo de aproximadamente 7 anos. Os equipamentos para energias renovveis esto sujeitos taxa intermdia de IVA de 12%. Adicionalmente estes equipamentos so abrangidos por benefcios fiscais, sendo possvel deduzir 30% do investimento no IRS (at ao limite de 777 euros).

DIFERENAS ENTRE MICROPRODUO E MINIPRODUO

Entende -se por miniproduo a actividade de pequena escala de produo descentralizada de electricidade, recorrendo, para tal, a recursos renovveis e entregando, contra remunerao, electricidade rede pblica, na condio que exista consumo

www.renovveisnahora.pt

Economia da Energia microproduo, miniproduo, micro-cogerao e mini-cogerao


efectivo de electricidade no local da instalao2. Entende -se por microproduo a actividade a actividade de muito pequena produo descentralizada de electricidade3.
MICRO-COGERAO Micro-cogerao, ou micro-CHP (Micro combined heat and power) um processo de cogerao de energia (produo combinada de electricidade e calor) em pequena escala, normalmente em edifcios residenciais. Os equipamentos de microcogerao funcionam tipicamente como equipamentos de aquecimento, que fornecem gua quente para aquecimento centralizado e para guas Quentes Sanitrias (AQS) em edifcios residenciais ou comerciais, sendo semelhantes a caldeiras convencionais.
2

Surgiu com a publicao do Decreto-Lei N. 34/2011 e difere da actividade microproduo em algumas regras, nomeadamente na obrigao do auto-consumo de electricidade e nos valores mximos de potncia instalada. 3 Este tipo de produo regida pelos seguintes Decretos: Decreto -Lei n. 363/2007, de 2 de Novembro (alterado e republicado pelo Decreto Lei n. 118 -A/2010, de 25 de Outubro); e regime da pequena produo para autoconsumo, previsto no Decreto -Lei n. 68/2002, de 25 de Maro.

A grande diferena para as caldeiras convencionais que os sistemas de microcogerao geram electricidade juntamente com o calor, com eficincias muito elevadas e, consequentemente, ajudam a reduzir o consumo de combustvel, cortam nas emisses e reduzem os custos com a electricidade. A maioria das unidades opera em modo de grelha-paralela, para que o edifcio continue a satisfazer algumas das suas necessidades elctricas atravs da rede elctrica, podendo tambm transferir (vender) alguma electricidade para a grelha. O calor do sistema de micro-cogerao tanto pode ser usado para aquecer espaos e gua, como para refrigerao. A directiva europeia de cogerao4 define como unidades de microcogerao aquelas que apresentam uma capacidade elctrica menor que 50kW. Algumas empresas em Portugal, nomeadamente a EDP, comearam a valorizar este nicho de mercado, apostando em projectos de reduo das emisses de CO25 .

A micro-cogerao, do seu lado, mais uma medida de eficincia energtica dos edifcios que de gerao de electricidade, embora possa ocorrer venda de electricidade rede.

POTENCIAL DE MERCADO O mercado principal para sistemas de microcogerao o mercado domstico, como substituio das caldeiras de gs e gasleo convencionais em residncias domsticas, com o sistema de micro-cogerao a operar em modo de funcionamento controlo-calor em paralelo com a rede elctrica. Na antiga UE dos 15, h um potencial para mais de 50 milhes de instalaes. H bastantes nichos de mercado, tais como habitaes isoladas e necessidades de emergncia que surgem naturalmente motivadas pelas caractersticas dos edifcios e pelas vantagens inerentes aos sistemas de microcogerao. Uma anlise ao potencial de mercado portugus elaborada pela Green Lodges6 resulta num potencial terico de mais de
6

Directiva n. 2004/8/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Fevereiro de 2004


5

http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/ied/Pages/ Novastecnologias.aspx

http://www.greenlodges.net/Deliverables/folleto% 20microcogeneracion/FLAG%20BROCHURE%20CH P_Portugal.pdf

Economia da Energia microproduo, miniproduo, micro-cogerao e mini-cogerao


3.000 edifcios. A figura 3 mostra a distribuio dos edifcios portugueses de categorias mais relevantes no sector do turismo. Figura 3 Potencial da micro-cogerao em edifcios tursticos, em Portugal (n de edifcios) SISTEMAS ALTERNATIVOS DE PRODUO DE CALOR/ENERGIA Peletes: Biomassa para aquecimento Como fonte de energia renovvel, mais concretamente energia de biomassa, os peletes so perfeitamente seguros e no poluentes. Os peletes para aquecimento tm uma enorme vantagem em relao a outras formas de energia. Ocupa um espao significativamente mais reduzido que o espao que tanques de gasleo ocupam. Mil litros de gasleo ou mil metros cbicos de gs equivalem precisamente a dois mil kg de peletes, ou apenas trs metros cbicos de granulados de madeira. H actualmente caldeiras e foges de combusto de peletes que oferecem uma eficincia de combusto superior a 90 %. Um dos inconvenientes dos peletes face a caldeiras convencionais a gasleo e gs natural prende-se com a dificuldade em controlar e monitorizar a combusto, pelo que esto especialmente vocacionados para aquecimento de gua, que funciona como mecanismo de reteno de calor.

Fonte: Green Lodges

A mini e micro-cogerao tem um grande papel a desempenhar no campo da reduo de CO2 dos edifcios, onde mais de 14% das emisses poderiam ser evitadas em 2010 utilizando tecnologias de recuperao de calor e aproveitamento da energia para produo elctrica.

Os peletes so granulados feitos de p de madeira (serrim e pedaos de madeira totalmente natural). O material comprimido a elevada presso, de tal forma que no necessria a adio de agentes qumicos ou sintticos para uma melhor compactao dos granulados de madeira. A produo de peletes encontra-se definida pela norma europeia DIN517317.
7

As peletes em conformidade com as normas comumente usadas na Europa (DIN 51731 ou Norm M-7135) tm um teor de gua inferior a 10%, so uniformes em densidade (> 1 tonelada por metro cbico, com densidade de 0,6-0,7 tonelada por metro cbico), tm boa resistncia estrutural, e um teor em p e cinza reduzido.

You might also like