You are on page 1of 12

Tai Chi Chuan

Hospital Samaritano incentiva a prtica da milenar arte chinesa na Praa Esther Mesquita

Para combater os efeitos nocivos do estresse, um dos exerccios mais eficazes o Tai Chi Chuan. Estudos revelam que a prtica regular garante longevidade, boa sade, vigor, acuidade mental e criatividade. Os exerccios melhoram a funo respiratria, reforam o controle e a rotao do tronco, assim como a coordenao motora. Como a prtica do Tai Chi Chuan coletiva, tambm promove a integrao social. Benefcios sem fim As posies do Tai Chi Chuan agem na elasticidade e no fortalecimento das principais articulaes. Alm de priorizar a resistncia muscular, a atividade proporciona estabilidade da coluna vertebral e alinhamento do corpo, evitando escorreges, quedas e fraturas, responsveis por grande parte dos problemas de sade dos idosos. Aulas na Praa Pensando no bem-estar dos moradores do bairro de Higienpolis, o Hospital Samaritano oferece aulas de Tai Chi Chuan na Praa Esther Mesquita s teras e quintas-feiras das 9h as 10h. A ao foi implantada pela Instituio em 2007, atendendo a um pedido da comunidade. Na poca, o Hospital assinou um acordo com a Prefeitura de So Paulo e adotou a praa. A Instituio reformou e assumiu a responsabilidade pela manuteno do local, que se transformou em um espao de lazer e promoo da sade. Atualmente, as aulas de Tai Chi Chuan so extremamente concorridas. Hoje, as aulas so freqentadas por cerca de 40 alunos, conta o mestre Mrcio Gonalves, que ministra o curso. Ele explica que, graas a seus movimentos leves e flexveis, que no exigem esforo fsico, os exerccios podem ser praticados por pessoas de todas as idades. Entenda o Tai Chi Chuan O Tai Chi Chuan uma arte marcial desenvolvida h mais de mil anos na China, pelo monge taosta Chan San Feng. Segundo a lenda, o religioso estava meditando nas montanhas de Wudan quando presenciou o combate entre uma serpente e um grou. Dos movimentos graciosos do grou e das esquivas circulares da serpente, surgiu a idia de criar um sistema de combate. Mais tarde simplificada para facilitar o aprendizado, essa arte ensina como entrar em sintonia com a natureza para conseguir o equilbrio do sistema nervoso, repondo e fortalecendo a energia vital, retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenas. O Tai Chi Chuan composto de movimentos circulares que vo relaxando o corpo medida que so efetuados, sem utilizao de esforo fsico. A seqncia desses movimentos contnua e suave. Ao mesmo tempo em que proporciona o alongamento do corpo e o relaxamento da musculatura, ativa a circulao sangunea do praticante.

Aquecimento

Exerccios de aquecimento cervical Alivia a fadiga e tenso dos msculos do pescoo.

Encostando as mos no cu Este exerccio trabalha as articulaes dos ombros e purifica o Tchi.

Separando cu e terra Este exerccio regulariza o aparelho digestivo.

Rotao da coluna Aumenta a flexibilidade das vrtebras e combate dores nas costas.

Empurrando com a palma da mo frente Alivia a rigidez do pescoo, cintura e ombros.

Giro de cintura olhando para cima A prtica regular deste exerccio diminui a ansiedade e aquieta o corpo e a mente, melhora a circulao dos canais de energia da cintura e das pernas.

Pegando nos ps Esse exerccio alonga os msculos da cintura e da regio lombar, fortalecer os rins e a circulao energia.

Postura wu chi O TCHI est sempre presente e grtis. Esquea o trabalho, as incumbncias, os sentimentos frustrantes em relao as pessoas e coisas e lista de coisas a fazer. O TCHI um recurso que lhe d uma energia sempre renovvel, cultiva e sua criatividade e a sua capacidade de vencer obstculos e obter o sucesso.

Abraar o Tantien (pernas afastadas)

Abraar o Tantien (pernas unidas)

Balanceamento Aumento da flexibilidade das articulaes do corpo

Forma 8 de Pequim

Abertura >Regularizao a respirao. >Pacifica a mente. >Lubrifica as articulaes dos pulsos, cotovelos, ombros e joelhos. >Previne Ler/Dorte, tendinite e bursite.

Repelir o macaco com a mo direita e esquerda >Conduz o Qi com concentrao. >Trabalha as articulaes dos pulsos, cotovelos e ombros. >Relaxa o trapzio e a coluna dorsal. >Previne resfriados.

Defender o joelho e empurrar para esquerda/direita >Trabalha a concentrao da energia e do esprito. >Aumenta a flexibilidade da cintura. >Fortalece as articulaes dos joelhos.

Separar a crina do cavalo selvagem esquerda/direita >Trabalha a concentrao da energia e do esprito. >Aumenta a flexibilidade da cintura. >Fortalece as articulaes dos joelhos.

Caminhar nas nuvens >Aumenta a flexibilidade das vrtebras da coluna vertebral. >Aumenta a concentrao interna e externa e o Qi. >Relaxa a vista.

O galo dourado >Fortalece as funes fisiolgicas dos canais de energia do bao que controla o sangue, rim que abastece a essncia da vida e ossos e fgado que suaviza o sangue e o Qi. >Aumenta o equilbrio e concentrao no olhar. >Previne irritabilidade, regula a menstruao e indigesto.

Chutar com o calcanhar direito/esquerdo >Fortalece as funes fisiolgicas dos canais de energia do bao que controla o sangue, rim que abastece a essncia da vida e ossos e fgado que suaviza o sangue e o Qi. >Aumenta o equilbrio e concentrao no olhar. >Previne irritabilidade, regula a menstruao e indigesto. >Aumenta a flexibilidade dos membros inferiores.

10

Pequeno tai chi (aparar, puxar, bloquear e empurrar) >Trabalha a cintura e quadril. >Melhora as funes fisiolgicas das articulaes. >Movimenta a energia vital(Qi).

11

Grande Bola >Aumenta a flexibilidade dos ombros e joelhos. >Melhora a capacidade dos pulmes. >Aumenta a flexibilidade dos joelhos.

Fechamento >Regula o centro da energia. >Auxilia o tratamento da hipertenso. >Equilibra o Yin e Yang. >Controla o equilbrio do esprito e da mente.

Fonte: Marcio Adalbeto Gonalves Mestre em Kung Fu e Tai Chi Chuan Ps-Graduao em Artes Corporais Chinesas Professor Educao Fsica Especialista em Acupuntura - CREF 021489-G/SP

12

You might also like