You are on page 1of 9

Curso: Tcnico em Edificaes 1 Mdulo Turma: E

Matria: Tecnlogia da Construo

Aluno: Antonio Carlos Loures Deliberato

Trabalho: Canteiro de Obras Dimensionamento conf. NR 18

Curitiba, Abril/2006

Canteiro de Obras Dimensionamento conforme NR 18

1 - DADOS FORNECIDOS DA OBRA:

Funcionrios: 120 (60 residindo na obra) ----) Grupo 6 Local: Adrianpolis PR Edifcio: Centro Comercial Adianpolis rea: 2.800 m2 Pavimentos: 7 N de Apartamento por Pavimento: 2 Total de Unidades: 14

2 Instalaes: (gua, Luz, reas de Vivncia)


A NR18 regulamenta e de maneira farta como devem ser apresentados e condies das instalaes para atender os funcionrios existentes na obra. No caso de 120 funcionrios, existem exigncias adicionais a serem cumpridas na obra. A norma a todo instante ressalta que as empresas que estejam empenhadas em aumentar sua produtividade dever proporcionar aos seus funcionrios instalaes adequadas com isto elevando a qualidade de vida daqueles que lhes prestam servios.

2.1 Instalaes Sanitrias (18.4.2) 6 conjuntos de lavatrio, vaso sanitrio e mictrio. 12 unidades de chuveiro para banho.
As instalaes sanitrias devero estar em local ventilado, iluminado, coberto, ter instalaes eltricas adequadamente protegidas, com p-direito mnimo de 2,50 m, ou respeitando o Cdigo de Obras do Municpio da obra. Os chuveiros devero ser aterrados adequadamente. No podero os banheiros estarem ligados diretamente aos locais destinados a refeies. As bacias sanitrias podem ser do tipo sifonada ou turca. Os banheiros devem ter 1m2 mnimo e as portas dos banheiros com borda inferior de, no mximo, 0,15m de altura; Divisrias com altura mnima de 1,80m e recipientes para depsito de papis usados com tampa. As bacias sanitrias devero ser liadas rede geral de esgotos ou fossa sptica. Se na obra existirem grupos mistos (Mulheres e homens) as instalaes devero ser separadas proporcionalmente. Os lavatrios devero ser de coluna, sem coluna ou coletivos tipo calha. Possuir torneiras de metal ou plstico a uma altura de 0,90m. Devero estar ligados diretamente rede esgoto, quand houver. Ter revestimento interno de material liso, impermevel e lavvel. As torneiras devero ter espaamento mnimo de 0,60 quando coletivos. Dever ainda existir recipiente para coleta de papis usados. Nos chuveiros, que devero possuir um mnimo de 0,80m 2, possuiro estrados de madeira no derrapante e com espaamento entre as ripas que evitem acidentes, sem lascas ou pregos soltos. Devem ser colocados tambm suportes para sabonetes e toalhas.

Aluno: Antonio Carlos Loures Deliberato

Canteiro de Obras Dimensionamento conforme NR 18 2.2 Vestirio (NR18.4.2.9) 60 armrios individuais (para os que no residem na obra)
obra. Devem existir vestirios para troca de roupa dos trabalhadores que no residem na A localizao dever ser prxima ao alojamento ou entrada da obra. No poder estar ligado diretamente rea de refeies. Os vestirios devem ter paredes de alvenaria madeira ou material equivalente, pisos de concreto, cimentado, madeira ou equivalente e cobertura. Ser iluminado e conter armrios individuais dotados de fechadura ou cadeado. Ter p direito mnimo de 2,50m. Dever ser mantido limpo e higienizado. Ter bancos em nmero suficiente para atender os usurios com largura mnima de 0,30m.

2.3 Alojamento (NR18.4.2.10) 60 camas/beliches e armrios individuais 180 m2 de rea (ou mdulos proporcionais) 60 conjuntos de cobertores, travesseiros, lenis e fronhas
Os alojamentos devero estar em local adequado, que no comprometa a obra e longe o suficiente de barulhos de rua etc. Ter parede de alvenaria, madeira, com cobertura contra interpries, ventilao de no mnio 1/10 da rea de piso, iluminado de forma natural ou artificial. rea mnima de 3,00m2 por mdulo de cama / armrio e p direito mnimo de 2,50m para cama simples e 3,00m para camas duplas. As camas devem ter no mnimo 0,80m por 1.90m, com estrados com ripamento de 0,05m, com colches de espura densidade 26 e espessura mnima de 0,10m. Toda cama dever dispor de lenol, fronha e travesseiros e cobertores higienizados.

2.3.1 Lavanderia (NR18.4.2.13) 20 tanques para lavar roupas 10 tbuas de passar roupas de 1,00m
Dever ser coberta, ventilada e iluminadas com condies para o trabalhador alojado lavar, secar e passar roupas de uso pessoal.

2.4 Refeitrio (NR18.4.2.11) 3 Turnos de refeies (50 lugares) Bancos e mesas para 50 lugares
Ser contrudo em material que permitam isolamento durante as refeies, com cobertura, ventilado e iluminado com luz natural ou artificial. P-direito mnimo de 2,80m.

Aluno: Antonio Carlos Loures Deliberato

Canteiro de Obras Dimensionamento conforme NR 18 2.5 Cozinha (NR18.4.2.12) Capacidade para 130 refeies para almoo 60 refeies para jantar
Construda de paredes de alvenaria, concreto ou madeira. P-direito mnimo de 2,80m, com cobertura com material resistente ao fogo, e iluminao natural ou artificial. Dever ter pia para lavar os alimentos e utenslios e banheiros, sem comunicao com a cozinha para uso exclusivo dos funcionrios que preparam as refeies. Ter equipamento de refrigerao para preservao dos alimentos. Os botijes de gs devero ser instalados fora do ambiente. Os funcionrios devero usar aventais e gorros.

2.6 rea de Lazer (NR18.4.2.14)


Dever ser previsto uma rea de lazer adequada a quantidade de funcionrios com equipamentos de jogos e brincadeiras. Poder tambm esta rea ser aproveitada para cursos de treinamento e reunies com o pessoal da obra.

2.7 Ambulatrio (NR18.4.1, h) 1 Ambulatrio 1 Tcnico em primeiros socorros


Como se trata de um nmero de mais de 50 trabalhadores dever ser implantado um ambulatrio para atendimento mdico.

3 Almoxarifado
3.1 Responsabilidades do Almoxarifado
Guarda de materiais e ferramentas Controle e recepo dos materiais Verificao da qualidade, quantidade e validade dos materiais Controle do uso dos materiais Distribuio dos materiais para a obra Verificao do estado dos ferramentais utilizados Conferncia das ferramentas que esto sendo utilizadas

3.2 Divises do Almoxarifado - Ferramentas - Material a Granel em Sacos (Cimento, Cal etc) - Materiais Inflamveis, corrosivos e txicos - Madeiras - Pisos e revestimentos - Canos - Ao - Materiais pequenos (pregos etc)

Aluno: Antonio Carlos Loures Deliberato

Canteiro de Obras Dimensionamento conforme NR 18


Algumas regras bsicas (NR18.24): Os materiais devem ser armazenados e estocados de modo a no prejudicar o trnsito de pessoas e de trabalhadores, a circulao de materiais, o acesso aos equipamentos de combate a incndio, no obstruir portas ou sadas de emergncia e no provocar empuxos ou sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentao, alm do previsto em seu dimensionamento. As pilhas de materiais, a granel ou embalados, devem ter forma e altura que garantam a sua estabilidade e facilitem o seu manuseio. Em pisos elevados, os materiais no podem ser empilhados a uma distncia de suas bordas menor que a equivalente altura da pilha. Exceo feita quando da existncia de elementos protetores dimensionados para tal fim. Tubos, vergalhes, perfis, barras, pranchas e outros materiais de grande comprimento ou dimenso devem ser arrumados em camadas, com espaadores e peas de reteno, separados de acordo com o tipo de material e a bitola das peas. O armazenamento deve ser feito de modo a permitir que os materiais seja m retirados obedecendo seqncia de utilizao planejada, de forma a no prejudicar a estabilidade das pilhas. Os materiais no podem ser empilhados diretamente sobre piso instvel, mido ou desnivelado. A cal virgem deve ser armazenada em local seco e arejado. Os materiais txicos, corrosivos, inflamveis ou explosivos devem ser armazenados em locais isolados, apropriados, sinalizados e de acesso permitido somente a pessoas devidamente autorizadas. Estas devem ter conhecimento prvio do procedimento a ser adotado em caso de eventual acidente. As madeiras retiradas de andaimes, tapumes, frmas e escoramentos devem ser empilhadas, depois de retirados ou rebatidos os pregos, arames e fitas de amarrao. Os recipientes de gases para solda devem ser transportados e armazenados adequadamente, obedecendo-se s prescries quanto ao transporte e armazenamento de produtos inflamveis.

4 Servios Gerais
4.1 Elevador (Materiais e Pessoas) NR18.14.22
Os equipamentos de transporte vertical de materiais e de pessoas devem ser dimensionados por profissional legalmente habilitado. A montagem, desmontagem e manuteno devem ser realizadas por trabalhador qualificado, sob superviso de profissional legalmente habilitado. A operao dos equipamentos dever igualmente ser feita por trabalhador qualificado.

Aluno: Antonio Carlos Loures Deliberato

Canteiro de Obras Dimensionamento conforme NR 18


Todas as manobras de movimentao devem ser executadas por trabalhador qualificado e por meio de cdigo de sinais convencionados. O tambor do guincho de coluna deve estar nivelado para garantir o enrolamento adequado do cabo. A distncia entre a roldana livre e o tambor do guincho do elevador deve estar compreendida entre 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros) e 3,00m (trs metros), de eixo a eixo. O cabo de ao situado entre o tambor de rolamento e a roldana livre deve ser isolado por barreira segura, de forma que se evitem a circulao e o contato acidental de trabalhadores com o mesmo. O guincho do elevador deve ser dotado de chave de partida e bloqueio que impea o seu acionamento por pessoa no autorizada. Em qualquer posio da cabina do elevador, o cabo de trao deve dispor, no mnimo, de 6 (seis) voltas enroladas no tambor. As torres de elevadores devem ser dimensionadas em funo das cargas a que estaro sujeitas. As torres devem ser montadas o mais prximo possvel da edificao. A base onde se instala a torre e o guincho deve ser nica de concreto, nivelada e rgida. Os elementos estruturais (laterais e contraventos) componentes da torre devem estar em perfeito estado, sem deformaes que possam comprometer sua estabilidade. A distncia entre a viga superior da cabina e o topo da torre, aps a ltima parada, deve ser de 4,00m (quatro metros). As torres devem ter os montantes posteriores estaiados a cada 6,00m (seis metros) por meio de cabo de ao; quando a estrutura for tubular ou rgida, a fixao por meio de cabo de ao dispensvel. Em todos os acessos de entrada torre do elevador deve ser instalada uma barreira que tenha, no mnimo 1,80m ( um metro e oitenta centmetros) de altura, impedindo que pessoas exponham alguma parte de seu corpo no interior da mesma. A torre do elevador deve ser dotada de proteo e sinalizao, de forma a proibir a circulao de trabalhadores atravs da mesma. As torres de elevadores de materiais devem ter suas faces revestidas com tela de arame galvanizado ou material de resistncia e durabilidade equivalentes. Nos elevadores de materiais, onde a cabina for fechada por painis fixos de, no mnimo 2 (dois) metros de altura, e dotada de um nico acesso , o entelamento da torre dispensvel. proibido o transporte de pessoas nos elevadores de materiais. Nos edifcios em construo com 12 (doze) ou mais pavimentos, ou altura equivalente obrigatria a instalao de, pelo menos, um elevador de passageiros, devendo o seu percurso alcanar toda a extenso vertical da obra.

Aluno: Antonio Carlos Loures Deliberato

Canteiro de Obras Dimensionamento conforme NR 18


O elevador de passageiros deve ser instalado, ainda, a partir da execuo da 7 laje dos edifcios em construo com 08 (oito) ou mais pavimentos, ou altura equivalente, cujo canteiro possua, pelo menos, 30 (trinta) trabalhadores.

4.2 Andaimes NR 18.15


Seguem os conceitos bsicos indicados pela NR18 para o item: O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentao e fixao, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado. Os andaimes devem ser dimensionados e construdos de modo a suportar, com segurana, as cargas de trabalho a que estaro sujeitos. O piso de trabalho dos andaimes deve ter forrao completa, antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente. Devem ser tomadas precaues especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentao de andaimes prximos s redes eltricas. A madeira para confeco de andaimes deve ser de boa qualidade, seca, sem apresentar ns e rachaduras que comprometam a sua resistncia, sendo proibido o uso de pintura que encubra imperfeies. proibida a utilizao de aparas de madeira na confeco de andaimes. Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodap, inclusive nas cabeceiras, em todo o permetro, conforme subitem 18.13.5, com exceo do lado da face de trabalho. proibido retirar qualquer dispositivo de segurana dos andaimes ou anular sua ao. proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilizao de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos. O acesso aos andaimes deve ser feito de maneira segura. A NR18 especifica e detalha o uso para cada tipo de andaime indicado abaixo: - Apoiados - Fachadeiros - Mveis - Em balano - Suspensos mecnicos - Suspenso motorizados

4.3 Tapumes e Galerias NR 18.30


obrigatria a colocao de tapumes ou barreiras na construo, de forma a impedir o acesso de pessoas estranhas aos servios. Os tapumes devem ser construdos e fixados de forma resistente, e ter altura mnima de 2,20m (dois metros e vinte centmetros) em relao ao nvel do terreno. Nas construes com mais de 2 (dois) pavimentos a partir do nvel do meiofio, executadas no alinhamento do logradouro, obrigatria a construo de galerias sobre o passeio, com altura interna livre de no mnimo 3,00m (trs metros). Em caso de necessidade de realizao de servios sobre o passeio, a galeria deve ser executada na via pblica, devendo neste caso ser sinalizada em toda sua extenso, por

Aluno: Antonio Carlos Loures Deliberato

Canteiro de Obras Dimensionamento conforme NR 18


meio de sinais de alerta aos motoristas nos 2 (dois) extremo s e iluminao durante a noite, respeitando-se legislao do Cdigo de Obras Municipal e de trnsito em vigor. As bordas da cobertura da galeria devem possuir tapumes fechados com altura mnima de 1,00m (um metro), com inclinao de aproximadamente 45 (quarenta e cinco graus). As galerias devem ser mantidas sem sobrecargas que prejudiquem a estabilidade de suas estruturas. Existindo risco de queda de materiais nas edificaes vizinhas, estas devem ser protegidas. Em se tratando de prdio construdo no alinhamento do terreno, a obra deve ser protegida, em toda a sua extenso, com fechamento por meio de tela. Quando a distncia da demolio ao alinhamento do terreno for inferior a 3,00m (trs metros), deve ser feito um tapume no alinhamento do terreno.

4.4 Medidas de Proteo contra quedas em altura NR 18.13


obrigatria a instalao de proteo coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeo de materiais. As aberturas no piso devem ter fechamento provisrio resistente. As aberturas, em caso de serem utilizadas para o transporte vertical de materiais e equipamentos, devem ser protegidas por guarda-corpo fixo, no ponto de entrada e sada de material, e por sistema de fechamento do tipo cancela ou similar. Os vos de acesso s caixas dos elevadores devem ter fechamento provisrio de, no mnimo, 1,20m (um metro e vinte centmetros) de altura, constitudo de material resistente e seguramente fixado estrutura, at a colocao definitiva das portas. obrigatria, na periferia da edificao, a instalao de proteo contra queda de trabalhadores e projeo de materiais a partir do incio dos servios necessrios concretagem da primeira laje. A proteo contra quedas, quando constituda de anteparos rgidos, em sistema de guardacorpo e rodap, deve atender aos seguintes requisitos: a) ser construda com altura de 1,20m (um metro e vinte centmetros) para o travesso superior e 0,70m (setenta centmetros) para o travesso intermedirio; b) ter rodap com altura de 0,20m (vinte centmetros); c) ter vos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura. Em todo permetro da construo de edifcios com mais de 4 (quatro) pavimentos ou altura equivalente, obrigatria a instalao de uma plataforma principal de proteo na altura da primeira laje que esteja, no mnimo, um p-direito acima do nvel do terreno. Essa plataforma deve ter, no mnimo, 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros) de projeo horizontal da face externa da construo e 1 (um) complemento de 0,80m (oitenta centmetros) de extenso, com inclinao de 45 (quarenta e cinco graus), a partir de sua extremidade.

Aluno: Antonio Carlos Loures Deliberato

Canteiro de Obras Dimensionamento conforme NR 18


A plataforma deve ser instalada logo aps a concretagem da laje a que se refere e retirada, somente, quando o revestimento externo do prdio acima dessa plataforma estiver concludo. Acima e a partir da plataforma principal de proteo, devem ser instaladas, tambm, plataformas secundrias de proteo, em balano, de 3 (trs) em 3 (trs) lajes. Essas plataformas devem ter, no mnimo, 1,40m (um metro e quarenta centmetros) de balano e um complemento de 0,80m (oitenta centmetros) de extenso, com inclinao de 45 (quarenta e cinco graus), a partir de sua extremidade. Cada plataforma deve ser instalada logo aps a concretagem da laje a que se refere e retirada, somente, quando a vedao da periferia, at a plataforma imediatamente superior, estiver concluda. Na construo de edifcios com pavimentos no subsolo, devem ser instaladas, ainda, plataformas tercirias de proteo, de 2 (duas) em 2 (duas) lajes, contadas em direo ao subsolo e a partir da laje referente instalao da plataforma principal de proteo. Essas plataformas devem ter, no mnimo, 2,20m (dois metros e vinte centmetros) de projeo horizontal da face externa da construo e um complemento de 0,80m (oitenta centmetros) de extenso, com inclinao de 45 (quarenta e cinco graus), a partir de sua extremidade, devendo atender, igualmente, ao disposto no subitem 18.13.7.2. O permetro da construo de edifcios, alm do disposto nos subitens 18.13.6 e 18.13.7, deve ser fechado com tela a partir da plataforma principal de proteo. A tela deve constituir-se de uma barreira protetora contra projeo de materiais e ferramentas. A tela deve ser instalada entre as extremidades de 2 (duas) plataformas de proteo consecutivas, s podendo ser retirada quando a vedao da periferia, at a plataforma imediatamente superior, estiver concluda. Em construes em que os pavimentos mais altos forem recuados, deve ser considerada a primeira laje do corpo recuado para a instalao de plataforma principal de proteo e aplicar o disposto nos subitens 18.13.7 e 18.13.9. As plataformas de proteo devem ser construdas de maneira resistente e mantidas sem sobrecarga que prejudique a estabilidade de sua estrutura.

Aluno: Antonio Carlos Loures Deliberato

You might also like