You are on page 1of 10

TEOREMA DO LIMITE CENTRAL

Distribuies amostrais
Distribuio amostral: distribuio de probabilidade de uma estatstica da amostra. Como formada? quando amostras de tamanho n so colhidas vrias vezes de uma populao. Exemplo: Se de cada amostra calculada uma mdia simples, tem-se distribuio amostral de mdias das amostras. A distribuio amostral consiste nos valores das mdias da amostra,

Propriedades das distribuies amostrais


A mdia das amostras ( x ) igual a mdia da populao ():

x =

O desvio-padro das mdias ( x ) igual ao desvio-padro da populao () dividido pela raiz quadrada do nmero de observaes (ou tamanho da amostra) (n):

x =

OBS: O desvio-padro de uma distribuio amostral de mdias chamado erro-padro.

O Teorema do Limite Central


O Teorema: a soma de muitas variveis aleatrias independentes com a mesma distribuio (sendo esta ou no normal) de probabilidade tende a uma distribuio de probabilidade normal. ou A distribuio das mdias amostrais ir se aproximar de uma distribuio normal, a medida que o nmero de amostras aumentar.

Exemplo: Distribuio de probabilidade em jogadas de dados retangular. Mas a soma dos valores obtidos com as jogadas tende a ser normal, a medida que o nmero de jogadas cresce.

O Teorema do Limite Central


Se uma amostra n >= 30 for tirada de uma populao com qualquer tipo de distribuio, mdia = e desvio padro =

x
As mdias da amostra tero distribuio normal.

Mdia:

Desvio padro:

O Teorema do Limite Central


Se uma amostra de qualquer tamanho for tirada de uma populao com distribuio normal, mdia = e desvio padro =

a distribuio das mdias da amostra de tamanho n ser normal, com mdia e desvio padro

Aplicao
Exemplo 1: A mdia de altura dos homens norte-americanos (de 20 a 29 anos) de polegadas. Amostras aleatrias de 60 homens so selecionadas. Determine a mdia e o desvio padro (erro padro) da distribuio amostral.

69,2 2,9

69,2

mdia
, 69,2,

A distribuio de mdias da amostra de tamanho 60, ser normal.

Desvio padro 2,9

0,3744

Aplicao
Exemplo 2: A mdia de altura dos homens norte-americanos (de 20 a 29 anos) = 69,2 polegadas. Se uma amostra aleatria de 60 homens nessa faixa etria for selecionada, qual a probabilidade de que a mdia de altura na amostra seja superior a 70 polegadas? Admita um desvio padro de 2,9 polegadas. a) Uma vez que n > 30, a distribuio amostral de Mdia: Desvio padro: b) Determine o escore z para uma mdia amostral de 70: 69,2 ser normal

Aplicao

2,14

c) Concluso: H uma probabilidade de 0,0162 de que uma amostra com 60 homens tenha uma mdia de altura superior a 70 polegadas.

REFERNCIAS
MILONE, G. Estatstica geral e aplicada. So Paulo: Cengage Learning, 2009. TRIOLA, Mrio F., Introduo Estatstica. Editora LTC. 7. edio, 1999. LARSON, R; FARBER, B. Estatstica aplicada. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

You might also like