You are on page 1of 8

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE

Modelo Atmico de Thomson


Bruna do Santos / Jssica Cunha / Ingrid Gomes/ Andressa Silva / Hellen Silveira 4 de maro de 2012

Contedo
Eltrons e Eltrodos ................................................................................................................... 3 Raios Catdicos .......................................................................................................................... 4 Joseph John Thomson .............................................................................................................. 5 O Pudim de Energia de Thomson............................................................................................ 6

Eltrons e Eltrodos
Os eltrons so partculas que constituem o tomo (menor partcula que caracteriza um elemento qumico). Os eltrons giram em torno do ncleo do tomo e possuem carga eltrica negativa. Sua carga contrabalanada pela carga dos prtons (carga positiva), de modo que, em condies normais o tomo neutro. Desta forma, o nmero de eltrons igual ao de prtons num tomo neutro. Este nmero depende do tomo, sendo diferente para cada elemento. Os eltrons podem movimentar-se atravs de determinados meios, sendo por isso, responsveis pelo que se denomina corrente eltrica. Assim, nos metais, por exemplo, uma corrente consiste no movimento ordenado de eltrons. A massa do eltron muito menor do que a dos prtons e nutrons (carga nula). A figura acima mostra a representao dos eltrons em torno de um tomo. Os eltrons tambm formam o que se denomina raios catdicos. Eltrodo, conhecido comumentemente por polo, de maneira geral o terminal utilizado para conectar um circuito eltrico a uma parte no metlica. Este terminal deve ser constitudo por um material condutor de eletricidade, como por exemplo, um metal , grafite ou outro. O objetivo do eltrodo proporcionar uma transferncia de eltrons entre o circuito e o meio no qual est inserido.

Raios Catdicos
Depois de alguns anos que os raios catdicos foram descobertos, o estudo de suas propriedades mostrou claramente que eles so constitudos de partculas que possuem carga eltrica e massa mecnica muito pequenas. Observou-se tambm que essas partculas so todas iguais, independentemente do metal do que feito o ctodo ou o nodo (polo negativo de uma fonte eletroltica, que um processo que separa os elementos qumicos de um composto atravs do uso da eletricidade). Ento, concluram que essas partculas emitidas pelo ctodo entram na constituio de todos os corpos. Elas foram chamadas eltrons. Os raios catdicos so radiaes onde os eltrons emergem do polo negativo de um eltrodo, chamado ctodo, e se propagam na forma de um feixe de partculas negativas ou feixe de eltrons acelerados. Isto ocorre devido diferena de potencial elevada entre os polos no interior de um tubo contendo gs rarefeito e tambm devido ao efeito terminico (aumento do fluxo de eltrons que saem de um metal, devido ao aumento de temperatura), ocasionado pelo aquecimento do metal que constitui o ctodo. O dispositivo destinado para a produo de raios catdicos chamase tubo de Crookes. Quando a presso interna no tubo chega a um dcimo da presso ambiente, o gs que existe entre os eltrodos passa a emitir uma luminosidade. Quando a presso diminui ainda mais (100 mil vezes menor que a presso ambiente) a luminosidade desaparece, restando uma "mancha" luminosa atrs do polo positivo. Resumindo, os raios catdicos so eltrons, que so arrancados do ctodo por causa da diferena de potencial existente entre o ctodo e o nodo, e so atrados pelo nodo.

Joseph John Thomson


Fsico ingls e professor em Cambridge nascido em Chettham Hill, cidade inglesa perto de Manchester em 18 de Dezembro de 1856, famoso pela descoberta do eltron em 1897, partcula elementar de carga negativa, passo decisivo para conhecimento da estrutura do tomo. Assumiu o cargo de pesquisador no laboratrio de Cavendish (1880), onde trabalhou como professor de fsica experimental e pesquisador por 42 anos, transformando-o num dos mais importantes centros cientficos da Europa. Sob a superviso de James Clerk Maxwell, empreendeu as primeiras pesquisas sobre eletromagnetismo. Suas pesquisas foram fundamentais para o desenvolvimento da eletricidade, eletrnica, qumica, e outras cincias. Grande interessado em pesquisas sobre os raios X (1897), dirigindo os raios catdicos para dentro de um cilindro isolado (um tubo com vcuo), mediu a carga negativa que eles transportavam e o calor que se desprendia quando eles caam numa termopilha, identificando, ento, partculas de massa muito pequena, cerca de 1800 vezes menores que a do tomo de hidrognio e muito mais leves, umas atravessando o anteparo e outras que ricocheteavam. Concluiu que o tomo no era indivisvel, que existiam espaos vazios no tomo e que este era composto por partculas menores, tornando-se um dos descobridores dos eltrons, juntamente com seu discpulo Ernest Rutherford. Idealizou o modelo pudim de energia para o tomo, expondo que os mesmos eram formados por uma nuvem de eletricidade positiva na qual flutuavam, como ameixas em volta de um pudim, partculas de carga negativa, os eltrons. Posteriormente (1903) props um modelo de luz constitudo por partculas emitidas de modo descontnuo, antecipando a teoria dos ftons formulada por Albert Einstein. Ganhou o Prmio Nobel de Fsica (1906) por suas descobertas sobre a condutividade eltricados gases.

O Pudim de Energia de Thomson


Em 1859 descobriu-se os raios catdicos emergem do polo negativo de um eltrodo, chamado nodo, e se propagam na forma de um feixe de partculas negativas ou feixe de eltrons acelerados. Surgiam ento, tcnicas mais controladas no estudo de passagem de corrente, com a substituio de lquidos por gases a baixa presso. Se em um tubo fechado (ampola de vidro), contendo dois eltrodos e tendo uma das paredes revestidas com o elemento qumico fsforo, for feito vcuo, ao se aplicar uma diferena de potencial eltrico entre os eltrodos, aparecer uma fluorescncia. Esta fluorescncia causada pelos raios catdicos. Aps a descoberta do eltron, estava claro que o tomo possua uma estrutura. Em 1904, Thomson sugere o modelo do pudim de energia (ou pudim de ameixas) para o tomo, que consistia na maneira mais simples de explicar os raios catdicos e os processos de eletrizao e ionizao da matria. De acordo com o modelo, o tomo seria constitudo de eltrons que girariam em crculos imersos em uma bolha esfrica de uma substncia carregada positivamente.

Fontes
CINCO MAIORES IDEIAS DA CIENCIA, AS Por Charles M Wynn GOTAS DE REFLEXO Por Alberto Gonalves ESTRUTURAS ATMICAS Por Moiss Andr Nisenbaum ( http://goo.gl/jDV1l ) A VIDA DE JOSEPH JOHN THOMSON http://goo.gl/uNyZm JOSEPH JOHN THOMSON (1856-1940) http://goo.gl/pLmmE MODELO ATMICO DE THOMSON http://goo.gl/g1Ifs MODELO ATMICO DE THOMSON http://goo.gl/f92BQ MODELO ATMICO DE THOMSON http://goo.gl/pbBPA O TOMO DE THOMSON http://goo.gl/PHTLl RAIO CATDICO http://goo.gl/KyIMQ ELETRODO http://goo.gl/hrnA7 ELTRN http://goo.gl/K76lP RAIOS CATDICOS http://goo.gl/i7QkY ELETRONS http://goo.gl/ycihb PRTONS http://goo.gl/Q3rpg COMO FUNCIONA A TV DE RAIOS CATDICOS? http://goo.gl/sjIcZ

You might also like