You are on page 1of 12

Atletas Brasileiras Consagradas no Esporte

- Daiane dos Santos Ginstica Artstica.

Daiane Garcia dos Santos iniciou-se tardiamente no esporte. Foi descoberta pela professora Cleusa de Paula aos 11 anos, quando brincava em uma praa de Porto Alegre. Comeou a treinar na AACETE (Associao dos Amigos do Centro Estadual de Treinamento Esportivo) e depois no Grmio Nutico Unio. Aos 16 anos, conquistou duas medalhas (prata no salto sobre cavalos e bronze por equipes) nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg (Canad). Em 2003, passou a morar em Curitiba e durante o Panamericano de Santo Domingo ganhou o bronze por equipes. No mesmo ano, fez histria ao se tornar a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Mundial de Ginstica, disputado em Anaheim, na Califrnia, EUA. Alm disso, apresentou pela primeira vez o salto "duplo twist carpado", desenvolvido em parceria com o tcnico ucraniano Oleg Ostapenko. Consistindo num salto em que a atleta gira em torno de si (twist) e depois d um mortal duplo, o movimento foi batizado com seu nome, "Dos Santos". Daiane ganhou medalhas de ouro no solo em Stuttgart e Cottbus (Alemanha) e depois em Lyon (Frana) e no Rio de Janeiro (Brasil). Nas Olimpadas de Atenas, em 2004, com problemas no joelho, foi a quinta colocada no solo, mas mostrou o "Dos Santos 2", o duplo twist esticado. Em dezembro de 2004, ao som da msica "Brasileirinho", de Waldir Azevedo, tornou-se Campe Mundial de solo em Birmingham (Inglaterra). No ano seguinte, a ginasta tentou defender seu ttulo mundial em Melbourne, Austrlia, mas acabou em stimo lugar. Em Moscou, em 2006, Daiane recebeu a medalha de ouro ao som de "Isto Aqui O Que ?" de Ari Barroso e ganhou a final realizada em So Paulo, mas no Campeonato Mundial de Aarhus (Dinamarca) ficou somente com a quarta colocao. Em maio de 2007, Daiane disputou a Copa Mundial Ghent, ganhando uma medalha de bronze no solo. No Pan-americano no Rio de Janeiro, sofrendo com uma leso no tornozelo, Daiane conquistou a medalha de prata por equipe.

Daiane foi Condecorada pelo governo de sua cidade natal, o Rio Grande do Sul.

Marta - futebolista
Marta Vieira da Silva, mais conhecida como Marta (Dois Riachos, 19 de fevereiro de 1986), uma futebolista brasileiraque atua como atacante. Atualmente, joga pelo Tyres FF, da Sucia.[2] Marta j foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens.[3] Foi considerada pela Revista poca um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.[4] Aps a grandes exibies recentes e, principalmente, nos Jogos Pan-americanos de 2007, Marta chegou a ser comparada a Pel, sendo chamada pelo mesmo de o "Pel de Saias". A alagoana declarou que se emocionou ao saber que o rei do futebol acompanhou os jogos da seleo feminina.[5] Alm disso, entrou na calada da fama do Maracan, sendo a primeira e, at agora, a nica mulher a deixar a marca dos ps neste local.

Aps atuar como juvenil do CSA, Marta iniciou a carreira profissional no Vasco da Gama em 2000. Aps dois anos no time cruzmaltino, transferiu-se para o Santa Cruz, onde jogaria por mais duas temporadas, antes de defender o Ume IK, da Sucia. Por este clube, tornou-se muito mais conhecida na Europa e foi se destacando cada vez mais, at ser considerada a melhor jogadora do mundo.

Em 12 de janeiro de 2009, durante a coletiva de impressa que antecedeu a premiao dos melhores jogadores do mundo de 2008, anunciou a sua transferncia para o Los Angeles [7] Sol dos Estados Unidos. No clube estadunidense, foi artilheira da liga nacional, levando a [8] equipe ao vicecampeonato. Em 1 de agosto de 2009, o Santos anunciou sua contratao, por emprstimo de trs meses (at o final de 2009), mas sua apresentao s aconteceu aps o trmino da Liga de futebol feminino dos Estados Unidos de 2009. Aps o perodo no Santos, onde disputou a Copa [9] Libertadores Feminina e a Copa do Brasil, ela retornou ao Los Angeles Sol. Em 10 de setembro foi apresentada no clube e sua estreia ocorreu em 16 de setembro, em um jogo [10] amistoso contra o Comercial em Campo Grande.

Aps o encerramento das atividades do Los Angeles Sol, ficou disponvel para o draft (onde os demais clubes escolhem para contratao as jogadores deste clube que encerrou suas atividades). O clube estreante na Liga, Atlanta Beat, aps acordo com o St. Louis Athletica, trocou sua posio (recebendo por isso algumas jogadoras). Por sua vez, o St. Louis Athletica selecionou Shannon Boxx, meia da Seleo dos Estados Unidos. A seguir, o Philadelphia Independence selecionou a goleira Karina LeBlanc. A seguir, o FC Gold Pride escolheu Marta [12] para reforar sua equipe. Na temporada 2010, foi pela segunda vez consecutiva artilheira da [13] liga, e, dessa vez, levando seu time ao ttulo. Em 16 de dezembro de 2010, o Santos apresentou novamente Marta. Foi um contrato de dois meses que podia se transformar num vnculo de um ano, mas isso no aconteceu. A diretoria do clube confirmou que est finalizando as negociaes para que o clube dispute a Liga de futebol feminino dos Estados Unidos j em 2011. Entretanto, por fora do regulamento da

[11]

competio, o clube teria apenas cinco jogadoras brasileiras - Marta e mais quatro. As demais [14] jogadoras seriam dos Estados Unidos. Em 26 de janeiro de 2011, foi anunciada como novo reforo do Western New York Flash para a [15] temporada da Liga de futebol feminino dos Estados Unidos de 2011. Ela foi apresentada dia [16] 25 de fevereiro.

Em 22 de fevereiro de 2012, foi apresentada como nova jogadora do Tyres FF com contrato [2] de dois anos e onde jogar com a camisa 100. Conquistou, com a Seleo, a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2003 e 2007, liderando a artilharia da competio com 12 gols nestes ltimos. Foi ainda medalha de prata nos Jogos Olmpicos de 2004 e 2008. Em 27 de setembro de 2007, durante a partida de semifinal na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2007, realizada na China, contra os EUA, marcou o gol mais bonito da competio e, para alguns, o gol mais bonito marcado durante toda a existncia deste torneio e ajudou o Brasil a chegar pela primeira vez em sua histria final dessa competio. O Brasil ficou em 2 lugar e Marta foi escolhida a melhor jogadora da Copa, recebendo o prmio Bola de Ouro e tambm foi a artilheira da competio com 7 gols.

Hlia de Souza (Fofo) Volei

Hlia Rogrio de Souza Pinto, mais conhecida como Fofo (So Paulo, 10 de maro de 1970), uma jogadora de voleibolbrasileira que atua como levantadora. Pela Seleo Brasileira, de 1991 a 2008, disputou 340 partidas e esteve presente em cinco edies consecutivas dos Jogos Olmpicos, iniciando em 1992. a atleta mais vitoriosa do vlei brasileiro pois, alm de ter sido campe olmpica em 2008, foi medalhista de bronze em 1996 e 2000, sendo a nica a conseguir tal feito.

Seleo Brasileira
Como diversas outras integrantes da equipe de voleibol feminino que atuou ao longo dos anos 90, Fofo comeou a participar de forma sistemtica da seleo brasileira a partir de 1993,

quando o tcnico Bernardo Rezende assumiu o comando da equipe. Durante muitos anos, ela permaneceu como reserva da levantadora Fernanda Venturini, ento titular absoluta da posio. Sua primeira grande chance teve lugar no Grand Prix de 1998, competio da qual Fernanda decidira no participar. Devido a problemas de sude, permaneceu fora de quadra na primeira semana do torneio, quando o Brasil perdeu todas as trs partidas que disputou. Retornando a partir da semana seguinte, ajudou sua equipe a obter pela terceira vez a medalha de ouro, com uma vitria inconstestvel sobre a Rssia no final four, em trs sets. Alguns meses mais tarde, todavia, voltou ao banco de reservas para o Campeonato Mundial, quando, novamente sob a liderana de Fernanda, a seleo brasileira - ento considerada favorita - ficou apenas com o quarto lugar. A partir de 1999, com a aposentadoria de Fernanda da seleo brasileira, ganhou a posio de titular em definitivo, integrando o grupo que obteve a medalha de prata no Grand Prix de 1999, ouro no Panamericano de Winnipeg no mesmo ano e a medalha de bronze nas Olimpadas de Sydney,sendo eleita a melhor levantadora nas trs competies. Jogou mais um ano com a seleo brasileira e ento, a partir de 2002, participou junto com outras cinco atletas de um boicote ao novo tcnico da equipe, Marco Aurlio Motta, por discordar de seus mtodos de trabalho. S retornou equipe para a disputa da Copa do Mundo de 2003, quando Marco Aurlio j fora substitudo por Jos Roberto Guimares. Nesta ocasio, entretanto, Fernanda Venturini tambm decidira voltar a atuar pela seleo brasileira, e Fofo viu-se mais uma vez na condio de reserva. Fofo disputou ainda o Grand Prix de 2004 e os Jogos Olmpicos de Atenas. Aps o quarto lugar nesta ltima competio, decidiu - a exemplo de Fernanda Venturini e Virna Dias, deixar em definitivo a seleo brasileira. Porm, em (2006), Fofo recebeu um novo convite do tcnico Jos Roberto Guimares para vestir novamente a camisa amarela. Aceitou e uniu-se a um grupo renovado, composto de jovens jogadoras, com uma nova metodologia de jogo e nimo renovado. Resultado: com a ajuda de Fofo, a equipe brasileira (que j havia ganhado no ano anterior todos os campeonatos disputados) vm conquistando todos os torneios, inclusive os Jogos Olmpicos de Pequim , alguns at de forma invicta, e sendo eleita a melhor levantadora e/ou MVP em quase todas ocasies. Fofo sem dvida um diferencial para essa equipe, no s por seu jogo, mas por ser um ponto de equilbrio. Logicamente foi apontada como capit do time. Em 7 de Setembro de 2008 Fofo se despede da Seleo Brasileira Feminina de Vlei conquistando a medalha de ouro no Torneio de Voleibol Final Four em Fortaleza (Brasil), vencendo a equipe da Repblica Dominicana por 3 x 0.Sendo este o seu 340 jogo defendendo a camisa verde amarela.Fofo eleita a melhor levantadora e a jogadora MVP do torneio.

Caractersticas
Em termos gerais, as caractersticas do jogo de Fofo assemelham-se quelas de Fernanda Venturini: ela bastante precisa e capaz de imprimir grande velocidade s jogadas da equipe, como requerido pela estratgia ttica que sempre foi a tnica do trabalho do tcnico Bernando Rezende frente da seleo brasileira. Sua posio de reserva durante tanto tempo devia-se, essencialmente, a um aspecto: a relativa baixa estatura para o vlei (1,76m), que dificultava a atuao da equipe no bloqueio em certas passagens de rede.

Principais conquistas
Seleo Brasileira
Grand Prix, 1994, medalha de ouro Campeonato Mundial, 1994, medalha de prata Grand Prix, 1995, medalha de prata Copa do Mundo, 1995, medalha de prata Jogos Olmpicos de Atlanta, 1996, medalha de bronze Grand Prix, 1996, medalha de ouro Grand Prix, 1998, medalha de ouro (melhor levantadora) Grand Prix, 1999, medalha de prata (melhor levantadora) | Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, 1999, medalha de ouro (melhor levantadora e MVP) Copa do Mundo, 1999, medalha de bronze (melhor levantadora) Grand Prix, 2000, medalha de bronze (melhor levantadora) Jogos Olmpicos de Sydney, 2000, medalha de bronze (melhor levantadora) Copa do Mundo, 2003, medalha de prata Grand Prix, 2004, medalha de ouro Grand Prix, 2006, medalha de ouro Campeonato Mundial, 2006, medalha de prata Campeonato Sul-Americano, 2007, medalha de ouro (melhor levantadora e MVP) | Jogos Pan-Americanos Rio 2007, medalha de prata (melhor levantadora) Copa do Mundo, 2007,medalha de prata (melhor levantadora) Grand Prix, 2008, medalha de ouro Jogos Olmpicos de Pequim, 2008, medalha de ouro (melhor levantadora) Torneio de Voleibol Final Four, Fortaleza 2008 medalha de ouro (melhor levantadora e MVP)

Atletas brasileiras promissoras Mayra Aguiar

Mayra Aguiar da Silva (Porto Alegre, 3 de agosto de 1991) uma judoca brasileira. Atleta da SOGIPA de Porto Alegre, nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro 2007 obteve a medalha de prata na categoria deat 70 kg. Nos Jogos Olmpicos de Pequim 2008 disputou a categoria de at 70 kg, sendo derrotada j na primeira luta. Em 2010 recebeu a medalha de prata na categoria at 78kg no Campeonato Mundial de Jud [1] [2] de 2010 realizado em Tquio e foi eleita atleta da dcada pela Federao Gacha de Jud. Medalha de Bronze no Mundial de 2011 realizado na Frana. No dia 5 de fevereiro de 2012 ganhou o Grand Slam de Paris na categoria at 78 kg, [3] superando a norte-americana Kayla Harrison da final. A vitria colocou a atleta no primeiro [4] lugar do ranking mundial da categoria at 78 kg.

Nanda Alves - Tenista


Maria Fernanda Alves (Florianpolis, 4 de abril de 1983) uma tenista brasileira. Nanda Alves, como mais conhecida no mundo do tnis, comeou a jogar com 4 anos de idade na cidade de Florianpolis e desde os 9 anos comeou a participar de torneios a nvel municipal e nacional, conseguindo subir na carreira graas ao treinador e pai Carlos Alves e o ex-tenista, 4 do mundo, Thomaz Koch. Depois de vrios ttulos por torneios juvenis, em 1998 jogou seus primeiros torneios pela WTA.

Em 2002, no ms de outubro, tornou-se nmero 1 do Brasil em simples. J participou da Fed Cup pelo Brasil. Comeou em 2002 jogando em casa, alcanando o ranking 132 do mundo em 2005. Em duplas j chegou mais longe, alcanando o 119 do mundo, quase chegando a top 100. Atualmente est em 272 do ranking, sendo a tenista n 1 do pas.Nanda Alves participou do Pan de Santo Domingo em2003 em simples sem conquistar medalhas e, em 2007, perdeu no Pr-Pan para Teliana Pereira e Joana Cortez. conhecida como 'rainha' de Campos do Jordo, por ter vencido o torneio de tnis local nos anos de 2004 e 2005 e chegado seis vezes final, inclusive 2008 e 2009.

Simples 11/2000 San Salvador, El Salvador 04/2001 Caracas, Venezuela 06/2001 Elvas, Portugal 08/2001 Lima, Peru 04/2002 Belo Horizonte, Brasil 03/2003 Matamoros, Mxico 03/2003 Monterrey, Mxico 06/2003 Poza Rica, Mxico 07/2003 Monterrey, Mxico 06/2004 Perigueaux, Frana 07/2004 Campos do Jordo, Brasil 10/2004 Ciudad Juarez, Mxico 07/2004 Campos do Jordo, Brasil 05/2007 Los Mochis, Mxico 05/2007 Mazatlan, Mxico

Duplas 06/2001 Elvas, Portugal 08/2001 Assuno, Paraguai 11/2001 Cali, Colmbia 08/2002 Rimini, Italia 03/2003 Matamoros, Mxico 07/2003 Monterrey, Mxico 09/2003 Raleigh, Estados Unidos 04/2004 Rabat, Marrocos 06/2004 Perigueaux, Frana 10/2004 Ciudad, Juarez Mxico 02/2006 Rockford, Estados Unidos 05/2007 Los Mochis, Mxico com Jenifer Ellie (Estados Unidos)

Arbitras brasileiras

Ana Paula Oliveira


Ana Paula da Silva Oliveira (So Paulo, 26 de maio de 1978) uma jornalista e empresria brasileira. Integra o quadro dearbitragem de futebol da Federao Paulista de Futebol e foi capa da revista Playboy em 2007. Nascida no bairro de So Miguel Paulista, sua paixo pela profisso comeou aos quatorze anos de idade, quando acompanhava o pai, rbitro amador, em alguns torneios na regio de Hortolndia, cidade da Regio Metropolitana de Campinas. A jovem Ana Paula auxiliava o pai como mesria, anotando as ocorrncias e os cartes na smula. "Quatro anos depois, os jogadores pediam para que eu auxiliasse meu pai. Foi uma brincadeira que acabou dando certo", lembra Ana, que sonhava em se tornar uma jogadora de vlei. Segundo ela mesma, Ana Paula sobressai pelos sentidos aguados. Ela no se limita viso para tomar suas decises. A capacidade de escutar o som provocado pelo chute na bola, no momento do passe, permite-lhe concentrar sua ateno nos jogadores da frente, que recebem o lanamento. "Como consigo usar bem a audio, normalmente no me preocupo em olhar de onde a bola esta partindo", conta ela. Na verdade, segundo Arnaldo Cezar Coelho, comentarista esportivo da Rede Globo, a mulher tem uma viso perifrica melhor, enquanto o homem enxerga mais a longa distncia fato j comprovado atravs de pesquisas feitas por grandes oftalmologistas. Assim, a mulher leva vantagem na funo mais importante do assistente, que marcar o impedimento. "Da eu ter dito que se ainda apitasse preferiria ter mulheres como minhas assistentes". A bandeirinha ficou famosa por ser uma das primeiras auxiliares a atuar na Primeira Diviso do Campeonato Brasileiro e por suabeleza. Seu trabalho nos gramados rendeu a possibilidade de realizar palestras para empresas e grupos femininos e estudantes e a possibilidade de participar de inmeros programas de televiso.

Ana Paula Oliveira comeou a carreira em 1998, e, j em 2001, participou do seu primeiro jogo na Srie A-1 do Campeonato Paulista. Aps um prspero incio de carreira (foi o grande destaque na vitria do Corinthians diante do So Paulo, por 3 a 2, na grande final do Campeonato Paulista de 2003), algumas tomadas de deciso partir de 2006 geraram polmica na carreira da Musa da Abitragem Brasileira. Algumas polmicas mais famosas foram,a anulao de um gol do Corinthians num jogo com [1] o Palmeiras em 2006 peloBrasileiro; um gol que na verdade foi apenas informado pela bandeirinha e anulado pelo rbitro Clber Abade e outra tomada de deciso a favor [2] do Santos num clssico com o So Paulo em 2007; e dois gols mal anulados do Botafogo num jogo contra o Figueirense pela semifinal da Copa do Brasil de [3] 2007, eliminando o time carioca da competio. Aps o jogo do Botafogo, Ana Paula Oliveira a Confederao Brasileira de Futebol entendeu que ela precisa ficar afastada por 15 dias dos gramados. Aproveitando o assdio da revista Playboy desde 2003 e o interesse do pblico, resolveu posar nua para a [4] revista Playboy do Brasil. Devido sua agenda de compromissos com a revista no conseguiu treinar e na nsia de voltar aos gramados acabou se lesionando com uma fratura na tbia em ambas as pernas, no conseguindo passar no teste fsico, na qual foi praticamente obrigada a correr, apesar de ter apresentado os atestados mdicos aos responsveis. Isso porque consta que o rbitro uma vez sendo FIFA, ele no obrigado a correr lesionada. Mediante isso, Ana Paula Oliveira perde o seu escudo FIFA.. Em novembro de 2009, participou do reality show A Fazenda 2, da Rede Record, e foi a primeira participante eliminada. Aps sair do programa, Ana Paula passou a ser reprter do programa Esporte Fantstico e integra o time de comentaristas esportivos da Rede Record, comentando partidas de futebol. Em 2011, voltou para a quarta edio do reality show A Fazenda, onde disputou com Franciely Freduzeski e Monique Evans a chance de retornar ao programa , perdendo a vaga para Monique. Neste ano de 2012, passou a integrar o programa esportivo Alterosa no Ataque da TV Alterosa afiliada do SBT em Minas Gerais ao lado de Jaeci Carvalho e do ex craque e Deputado estadual Marques em substituio ao ex jogador Sorin. Principais partidas [editar]Campeonatos Final 2003: So Paulo 2 vs. Corinthians 3 2004: So Caetano 2 vs. Paulista 0 2007: So Caetano 0 vs. Santos 2

estaduais

Olimpadas 2004
Quartas de Final: EUA 2 vs. Japo 1

Taa Libertadores
Oitavas de Final 2005:

Palmeiras vs. So Paulo

So Paulo vs. Palmeiras

Copa do Brasil
Final 2006: Flamengo 2 vs. Vasco 0

Ana Karina
Ana foi jogadora de voleibol. Por estar envolvida no mundo esportivo, a migrao para o futebol foi fcil. No se tornou jogadora, preferiu partir para a arbitragem. Em 2002 fez um curso pela Federao Pernambucana de Futebol.

Os primeiros jogos que apitou foram de campeonatos infantis e juvenis. Hoje apita jogos amadores e da srie A2, ou seja, a segunda diviso do Campeonato Pernambucano. Na serie A, na primeira diviso do campeonato, trabalha como quarto rbitro. E busca o ndice masculino para apitar jogos nacionais e, no futuro, jogos internacionais.

Tcnicas Brasileiras

Georgette Vidor (Rio de Janeiro, 10 de maio de 1958) uma treinadora brasileira de ginstica artstica. Enquanto tcnica, tutelou ginastas brasileiras como Luisa Parente, Soraya Carvalho e Daniele Hyplito. Com licenciatura em Educao Fsica pela UFRJ, Vidor iniciou a profisso com apenas quinze anos de idade, no clube Fluminense Football Club, depois que seu professor, percebendo seu dom para dar aulas e sua falta de futuro como ginasta, lhe ofereceu a primeira turma da [1] escolinha de ginstica artstica. Aos 19 anos de idade, Georgette foi para a Europa e estudou francs, dana e ginstica na Frana. Interessado no seu trabalho, o Clube de Regatas do [1] Flamengo a contratou, em 1980. Tendo feito curso de arbitragem, Vidor conciliou as carreiras de tcnica e de rbitra at 1997, quando, no dia 27 de maio, ocorreu o acidente com o nibus em que viajava com sua equipe. O acidente a deixou paraplgica e vitimou sete [2] pessoas. Aps o acidente, continuou a carreira de treinadora, mas a abandonou [1] [1] em 2004. No ano seguinte, voltou a lecionar, na Academia ABodyTech. Atualmente coordenadora geral do projeto "Esporte Para Todos", promovidos pela ONG Qualivida e [3] da Seleo Brasileira de Ginstica Artstica Feminina.

Janeth
Janeth dos Santos Arcain (Carapicuba, 11 de abril de 1969) uma exjogadora brasileira de basquetebol. Na WNBA, a verso feminina da NBA, atuou pelo Houston Comets, pelo qual foi tetracampe da liga norte-americana. J atuou pelas equipes do Club de Regatas Vasco da Gama e Santo Andr no Brasil. Ela a terceira maior pontuadora da histria daseleo, tendo anotado 2.247 pontos em 138 jogos oficiais, mdia de 16,3 pontos por jogo. A ala foi vice-campe do PanAmericano do Rio de Janeiro, em julho de 2007, encerrando a carreira. Em 2009 Janeth assumiu o cargo de treinadora da Seleo Brasileira de Basquete Feminino sub-15 e tambm se tornou uma das assistentes tcnicas da equipe principal.

You might also like