You are on page 1of 3

Cursos EFA Educao e Formao de Adultos Nvel Secundrio - Turma Ano Letivo 2011-2012

rea de Competncia - Sociedade, Tecnologia e Cincia UFCD - Ficha de trabalho n 4 Formando Nuno Filipe Gonalves Moreira Formador - Prof. lvaro RA Data 18/02/2012

A Cincia, Tecnologia e Sociedade CTS, corresponde ao estudo das inter-relaes existentes entre a cincia, a tecnologia e a sociedade. As novas correntes de investigao em filosofia e sociologia da cincia, podem aparecer como forma de reivindicao da populao para atingir uma participao mais democrtica nas decises que envolvem o contexto cientfico-tecnolgico ao qual pertence. Entende-se por cincia tanto o processo de investigao ou estudo da natureza, direcionado explicao do Universo e de seus fenmenos, como o corpo organizado de conhecimentos adquiridos atravs de tal investigao ou pesquisa. A Cincia implica atividade humana, interrogaes constantes, procura de informao, entre muitos outros processos. Todas as atividades humanas so a construo de conhecimento cientfico e tem aspetos pessoais associados a aspetos comunitrios. A cincia modifica a sociedade, mas tambm influe nciada por variadas foras sociais. No podemos considerar a cincia inserida numa determinada sociedade e que uma sociedade assente em conhecimentos cientficos sem atender tecnologia. A dependncia social da cincia sustentada no s pelas suas atividades, pelas suas aplicaes, pelos seus compromissos com o poder, mas tambm por uma identificao crescente entre cincia e tecnologia. Por tecnologia pode-se definir o conjunto complexo de tcnicas, artes e ofcios (techn) capazes de modificar/transformar o ambiente natural, social e humano (cognitivo), em novas realidades construdas artificialmente. Para o bem e para o mal, a tecnologia parte do processo de descoberta humana, do seu ambiente natural e/ou social, mas tambm a arte de modificar seus usos (abusos) e a si mesma, bem como ainda trata do ofcio de transformar o mundo natural em sua casa, em um habitat artificial.

A tecnologia atualmente indispensvel para o progresso da cincia e para o funcionamento da sociedade, um produto do conhecimento cientfico e um veculo de ligao entre a cincia e a sociedade. A cincia e a sociedade esto totalmente dependentes da tecnologia, assim como a tecnologia est totalmente dependente da cincia e da sociedade. A tecnologia aparece como uma aplicao da cincia e, dessa forma, qualquer estudo ou considerao que se faa em relao cincia, faz-se tambm acerca da tecnologia. Atualmente, a tecnologia j consegue, ela prpria, criar objetos de conhecimento cientfico. As potencialidades da tecnologia esto a tornar-se, sem qualquer dvida, em larga medida ilimitadas, facilitando o acesso dos cientistas ao prprio objeto do conhecimento, contribuindo para o progresso do conhecimento. A compreenso do funcionamento da tecnocincia permite a resoluo de conflitos que envolvam o interesse da sociedade, podendo contribuir com o desafio de viver em uma sociedade voltada para a democracia. Muitas vezes, na nsia do progresso cientfico e tecnolgico, no se leva em considerao as implicaes sociais relacionadas. Faz-se opes que desconsideram questes de suma importncia para a sociedade e para os seres humanos nela inserida. As opes de uma sociedade por um caminho para seu desenvolvimento tm implicaes em sua estrutura poltica, econmica, social e cultural. Certas escolhas podem trazer prejuzos para a prpria classe que decide e se beneficia das decises. A sociedade, em geral, tende a acreditar que quanto maior for a produo cientfica, maior a produo tecnolgica, o que aumenta a gerao de riquezas para o pas e, em consequncia, o bem-estar social. Esse tipo de conceo traduz-se na crena de que a cincia se traduz em tecnologia, a tecnologia modifica a indstria e a indstria regula o mercado para produzir o benefcio social. Entre os grandes feitos cientfico-tecnolgicos da poca, poderei citar o ROV - Remotely operated underwater vehicle. um veculo submersvel operado remotamente por uma pessoa a bordo de uma embarcao. utilizado para realizar e supervisionar a montagem de equipamentos de explorao e produo em grandes profundidades. Os ROVs so minissubmarinos de observao do fundo do mar distncia, equipados com cmeras de vdeo e sensores. Eles so operados por controle remoto. Em terra firme ou dentro de uma embarcao, o piloto v por onde o rob submarino passa, atravs das imagens geradas pelo ROV, que so transmitidas em tempo real em um monitor de TV. O primeiro ROV foi desenvolvido em 1950, pelo francs de nome russo, Dimitri Rebikoff, e sua primeira aplicao foi em arqueologia subaqutica. Desde ento, muita coisa mudou devido aos avanos tecnolgicos e os robs se tornaram menores e capazes de a tingir grandes

profundidades, como os que desceram no famoso navio naufragado Titanic, a quase 4 000 metros de profundidade. O Estado Portugus adquiriu, atravs do Ministrio da Defesa, o ROV tendo como principal objetivo apoiar o projeto de Extenso da Plataforma Continental Portuguesa, atravs da recolha de amostras, dados e informaes subaquticas. Para alm de pesquisa cientfica tambm ser til em misses de busca e salvamento, combate poluio e ao estudo, preveno e monitorizao de catstrofes naturais com origem no mar. Com o ROV, as fontes hidrotermais dos Aores, nicas na Europa, so uma das reas que passa a estar ao alcance direto dos cientistas.

Figura 1 -ROV

Figura 1 - ROV - Remotely operated underwater vehicle As mudanas sociais esto profundamente relacionadas com a cincia e com a tcnica e vo afetar os cidados no seu quotidiano, tanto para o bem como tambm para as consequncia sociais e ambientais que poder causar.

Conceito de Tecnologia - http://www.gobiernoelectronico.org/node/4652 U.S. National Library of Medicine (1998). Fact sheet the Visible Human Project. Disponvel online in: http://www.nlm.nih.gov/pubs/factsheets/visible_human.htm. ltima consulta: 27-06-1999.

You might also like