You are on page 1of 19

1.

COMO FUNCIONAM OS RELS


[ ] fechar Newton C. Braga - Revista Saber Eletrnica

Os rels so dispositivos comutadores eletromecnicos. A estrutura simplificada de um rel mostrada na figura 1 e a partir dela explicaremos o seu princpio de funcionamento.

Nas proximidades de um eletroim instalada uma armadura mvel que tem por finalidade abrir ou fechar um jogo de contatos. Quando a bobina percorrida por uma corrente eltrica criado um campo magntico que atua sobre a armadura, atraindo-a. Nesta atrao ocorre um movimento que ativa os contatos, os quais podem ser abertos, mfechados ou comutados, dependendo de sua posio, conforme mostra a figura 2. Isso significa que, atravs de uma corrente de controle aplicada bobina de um rel, podemos abrir, fechar ou comutar os contatos de uma determinada forma, controlando assim as correntes que circulam por circuitos externos. Quando a corrente deixa de circular pela bobina do rel o campo magntico criado desaparece, e com isso a armadura volta a sua posio inicial pela ao da mola. Os rels se dizem energizados quando esto sendo percorridos por uma corrente em sua bobina capaz de ativar seus contatos, e se dizem desenergizados quando no h corrente circulando por sua bobina. A aplicao mais imediata de um rel com contato simples no controle de um circuito externo ligando ou desligando-o, conforme mostra a figura 3. Observe o smbolo usado para representar este componente. Quando a chave S1 for ligada, a corrente do gerador E1 pode circular pela bobina do rel, energizando-o. Com isso, os contatos do rel fecham, permitindo que a corrente do gerador E2 circule pela carga, ou seja, o circuito controlado que pode ser uma lmpada. Para desligar a carga basta interromper a corrente que circula pela bobina do rel, abrindo para isso S1.

Uma das caractersticas do rel que ele pode ser energizado com correntes muito pequenas em relao corrente que o circuito controlado exige para funcionar. Isso significa a possibilidade de controlarmos circuitos de altas correntes como motores, lmpadas e mquinas industriais, diretamente a partir de dispositivos eletrnicos fracos como transistores, circuitos integrados, fotoresistores etc. A corrente fornecida diretamente por um transistor de pequena potncia da ordem de 0,1A no conseguiria controlar uma mquina industrial, um motor ou uma lmpada, mas pode ativar um rel e atravs dele controlar a carga de alta potncia. (figura 4) Outra caracterstica importante dos rels a segurana dada pelo isolamento do circuito de controle em relao ao circuito que est sendo controlado. No existe contato eltrico entre o circuito da bobina e os circuitos dos contatos do rel, o que significa que no h passagem de qualquer corrente do circuito que ativa o rel para o circuito que ele controla. Se o circuito controlado for de alta tenso, por exemplo, este isolamento pode ser importante em termos de segurana. Pgina 1

Do mesmo modo, podemos controlar circuitos de caractersticas completamente diferentes usando rels: um rel, cuja bobina seja energizada com apenas 6 ou 12V, pode perfeitamente controlar circuitos de tenses mais altas como 110V ou 220V. O rel que tomamos como exemplo para analisar o funcionamento possui uma bobina e um nico contato que abre ou fecha. Na prtica, entretanto, os rels podem ter diversos tipos de construo, muitos contatos e apresentar caractersticas prprias sendo indicados para aplicaes bem determinadas. Analisemos como so construdos na prtica os rels:
2. OS RELS NA PRTICA

O que determina a utilizao de um rel numa aplicao prtica so suas caractersticas. O entendimento dessas caractersticas fundamental para a escolha do tipo ideal. A bobina de um rel enrolada com um fio esmaltado cuja espessura e nmero de voltas so determinados pelas condies em que se deseja fazer sua energizao. A intensidade do campo magntico produzido e, portanto, a fora com que a armadura atrada depende tanto da intensidade da corrente que circula pela bobina como do nmero de voltas que ela contm. Por outro lado, a espessura do fio e a quantidade de voltas determinam o comprimento do enrolamento, o qual funo tanto da corrente como da tenso que deve ser aplicada ao rel para sua energizao, o que no fundo a resistncia do componente. Todos estes fatores entrelaados determinam o modo como a bobina de cada tipo de rel enrolada. De um modo geral podemos dizer que nos tipos sensveis, que operam com baixas correntes, so enroladas milhares ou mesmo dezenas de milhares de voltas de fios esmaltados extremamente finos, alguns at mesmo mais finos que um fio de cabelo! (figura 5).

As armaduras dos rels devem ser construdas com materiais que possam ser atrados pelos campos magnticos gerados, ou seja, devem ser de materiais ferromagnticos e montadas sobre um sistema de articulao que permita sua movimentao fcil, e retorno posio inicial quando o campo desaparece. Peas flexveis de metal, molas ou articulaes so alguns dos recursos que so usados na montagem das armaduras. A corrente mxima que os rels podem controlar depende da maneira como so construdos os contatos. Alm disso existe o problema do faiscamento que ocorre durante a abertura e fechamento dos contatos de rel, principalmente no controle de determinado tipo de carga (indutivas). O material usado deve ento ser resistente, apresentar boa capacidade de conduo de corrente e, alm disso, ter um formato prprio, dependendo da aplicao a que se destina o rel. Dentre os materiais usados para a fabricao dos contatos podemos citar o cobre, a prata e o tungstnio. A prata evita a ao de queima provocada pelas fascas, enquanto os contatos de tungstnio evitam a oxidao. O nmero de contatos e sua disposio vai depender das aplicaes a que se destinam os rels. Temos ento diversas possibilidades:
2.1 Contatos NA ou Normalmente Abertos

Os rels so dotados de contatos do tipo normalmente abertos, quando estes permanecem desligados at o momento em que o rel seja energizado. Quandoo rel energizado, os contatos fecham, e com isso pode circular corrente pelo circuito externo. Podemos ter rels com um ou mais contatos do tipo NA, conforme mostra a figura 6.

Usamos rels com contatos do tipo NA quando queremos ligar uma carga externa ao fazer uma corrente percorrer a bobina do rel, ou seja, quando o energizarmos. Pgina 2
2.2 Contatos NF ou Normalmente Fechados

Estes rels apresentam um ou mais contatos que esto fechados, permitindo a circulao pela carga externa, quando a bobina estiver desenergizada. Quando a bobina percorrida por uma corrente, o rel abre seus contatos, interrompendo a circulao de corrente pela carga externa. (figura 7)

Usamos este tipo de rel para desligar uma carga externa ao fazer uma corrente percorrer a bobina do rel.
2.3 Contatos NA e NF ou Reversveis

Os rels podem tambm ter contatos que permitem a utilizao simultnea dos contatos NA e NF ou de modo reversvel, conforme mostra a figura 8.

Quando o rel est com a bobina desenergizada, o contato mvel C faz conexo com o contato fixo NF, mantendo fechado este circuito. Energizando a bobina do rel o contato C (comum) passa a encostar no contato NA, fechando ento o circuito. Podemos usar este tipo de rel para comutar duas cargas, conforme sugere a figura 9.

A energia da fonte E passa ento do circuito de carga 1 para o circuito de carga 2. O nmero de contatos NA e NF de um rel pode variar bastante, o que garante uma enorme versatilidade para este componente. Assim, jogando com os dois contatos reversveis, podemos fazer inverses do sentido de circulao da corrente. Os rels podem ainda ter bobinas para operar tanto com corrente contnua como com corrente alternada. No caso de corrente contnua, a constncia do campo garante um fechamento firme, sem problemas.

No entanto, no caso do acionamento por corrente alternada, a inverso do sentido da corrente numa determinada freqncia faz com que o campo magntico aparea e desaparea dezenas de vezes por segundo, o que leva aarmadura e os contatos a uma tendncia de vibrao. Para evitar este problema tcnicas especiais de construo so usadas, sendo que a mais eficiente consiste na colocao numa das metades do ncleo da bobina de um anel de cobre. Neste anel ento induzida uma forte corrente que cria um segundo campo magntico, o qual divide o campo principal em dois fluxos defasados. Assim, no existe um instante em que o campo seja nulo, quando a armadura pode "descolar", e com isso causar as vibraes. Por este motivo, os rels usados em corrente contnua no so os mesmos empregados em circuitos de corrente alternada.
2.5 Reles abertos, fechados e selados

Dependendo das aplicaes, temos ainda para os rels montagens diferentes do conjunto de peas que o formam. Os rels podem ser abertos, ou seja, sem proteo, se forem usados em equipamentos fechados, que no estejam sujeitos a poeira, umidade ou outros elementos que prejudiquem o componente. Temos tambm rels fechados mas sem vedao alguma que so utilizados na maioria das aplicaes comuns. Estes rels possuem coberturas de materiais diversos, como por exemplo o plstico que pode ser opaco ou transparente. Existem ainda os rels hermticos que so encerrados em invlucros que impedem a penetrao de ar do meio ambiente. Em especial estes rels so empregados em aplicaes que ficam em atmosferas combustveis, j que o acionamento dos contatos pode ser acompanhado de fascas que causariam a ignio do combustvel e com isso o perigo de exploso.

Pgina 3

A METALTEX possui na sua linha de produtos rels os trs tipos com as mais diversas especificaes adicionais.

Esta proteo evita que a poeira se acumule principalmente nos contatos, vindo a prejudicar o funcionamento do rel. (figura 10)
2.6 Ligao dos rels ao circuito externo

Outro fato importante na construo de um rel a maneira como ele vai ser ligado ao circuito externo. Para esta finalidade, os rels so dotados de terminais.O tipo mais simples possui, ento, 4 terminais sendo 2 para a conexo bobina e 2 para os prprios contatos. (figura 11)

O nmero de terminais aumentar na proporo em que aumenta o nmero de contatos e estes podem ter as mais diversas aparncias. Em aplicaes profissionais, onde a eventual substituio rpida de um rel deve ser feita com presteza, so

usados encaixes em bases fixas. So os rels de encaixe ou plug-in.Temos ainda rels que comutam sinais de altas freqncias, e que utilizam conectores para os contatos do tipo coaxial. Este tipo de configurao necessrio para que no ocorram perdas na transferncia das correntes que o rel deve comutar em seus contatos.
3. REED RELS

Reed-switches so interruptores hermeticamente encerrados em ampolas de vidro, conforme mostra a figura 13.

Duas lminas no interior de uma ampola podem ser movidas pela ao de um campo magntico. Uma das maneiras de fazer um reed-switch fechar os contatos, encostando uma lmina na outra, atravs do campo magntico de um im. A outra maneira colocar este elemento no interior de uma bobina, dando origem assim ao componente denominado reed-rel. (figura 14) A flexibilidade da lmina usada permite que campos magnticos muito fracos consigam atuar sobre elas fechando os contatos, o que d origem a rels extremamente sensveis e compactos. No entanto, estas mesmas lminas no suportam correntes elevadas, o que significa que, se obtemos um rel muito sensvel, ele no pode operar com correntes elevadas nem tenses muito altas. Existem aplicaes em que a miniaturizao do reed-rel e a sua sensibilidade tornam este componente ideal.A METALTEX possui na sua linha de rels os tipos rels reed da srie RD, que podem ser montados diretamente em placa de circuito impresso. Pgina 4

4. CARACTER STICAS ELTRICAS DOS RELS

Como acionar um rel? Que tipo de circuitos externos podem ser controlados por um rel? Na utilizao de qualquer tipo de rel num projeto fundamental ter respostas para as duas perguntas acima, e em alguns casos para outras.Nos manuais de fabricantes de rels, como os da METALTEX, encontramos informaes que permitem a avaliao do que um rel pode fazer e como deve ser usado. No entanto,

preciso saber interpretar estas informaes, para que no aconteam surpresas desagradveis num projeto. Iniciaremos ento nossas explicaes pelas caractersticas eltricas dos rels.
4.1 Caractersticas da bobina

Para que o rel seja energizado corretamente e os contatos atuem, preciso que uma corrente de intensidade mnima determinada circule pela sua bobina. Devemos ento aplicar uma tenso de determinado valor, que em funo da resistncia do enrolamento vai permitir que a corrente mnima determinada seja estabelecida.Na prtica os rels so especificados em termos da corrente que deve passar pelo enrolamento para uma determinada tenso que a tenso de funcionamento. Na verdade preciso levar em conta que, para fechar o rel, precisamos de uma certa intensidade de campo magntico que puxe a armadura para perto da bobina com certa fora, mas uma vez que a armadura se aproxima, o campo j no precisa ser to forte para mant-la junto bobina, e com isso o rel fechado.Devemos ento distinguir a tenso que aciona o rel da tenso que o mantm fechado que muito menor. A corrente que aciona o rel denominada corrente de acionamento, enquanto que a corrente que o mantm fechado (muito menor) a corrente de manuteno.Fixando a tenso que deve disparar um rel de corrente contnua, a corrente que vai circular por sua bobina funo da resistncia do enrolamento, o que pode ser calculado facilmente pela lei de Ohm.Assim, se um rel for especificado para uma tenso nominal de 24 volts, quando ento circula uma corrente de 20 mA (0,02 A), podemos calcular a resistncia com uma simples diviso: R = V/IR = 24/0,02R = 1200 ohms As caractersticas da bobina do rel de corrente contnua (resistncia, corrente e tenso) ficam ento perfeitamente definidas quando temos duas das trs grandezas acima citadas:Se tivermos a tenso (V) e a corrente (I), calculamos a resistncia (R) pela frmula: R = V/I Se tivermos a tenso (V) e a resistncia (R), calculamos a corrente pela frmula: I = V/R Finalmente, se tivermos a corrente (I) e a resistncia (R), calculamos a tenso (V) pela frmula: V=RxI Veja que estas tenses so "valores nominais", ou seja, aqueles que so recomendados numa operao normal. Na prtica o rel pode fechar seus contatos com tenses menores, mas este fator deve, ser levado em conta quando se desejar mxima confiabilidade do componente.Os valores superiores tambm so admitidos, apenas at certo limite. Se a aplicao de uma tenso num circuito que tenha uma certa resistncia, como a bobina de um rel, significa a produo de calor, temos a um motivo claro da limitao. As bobinas podem dissipar apenas uma quantidade definida de calor, que no deve ser superada. Os fabricantes de rels indicam ento qual a porcentagem acima da tenso nominal que pode ser aplicada no mximo na bobina de um rel sem o perigo de haver aquecimento. Valores tpicos esto entre 10 e 15% acima da tenso nominal.Resumindo: as caractersticas eltricas da bobina de um rel, que devem ser levadas em conta num projeto, so: Tenso nominal, tenso de operao e tenso mxima de trabalho Corrente nominal Resistncia hmica Potncia nominal dissipada
4.2 Caractersticas dos contatos

Alm do nmero de contatos e o tipo, devemos tambm conhecer caractersticas eltricas desses contatos, para utiliz-los sem problemas em qualquer projeto. A primeira caracterstica que nos interessa a corrente mxima que podem controlar. A abertura e fechamento dos contatos de um rel exige um certo tempo, o que

significa que nos pontos de aproximao mxima podem ocorrer arcos, ou seja, pequenas fascas quetendem a queim-los com o tempo.Estas fascas so mais intensas quando se comuta um circuito indutivo como por exemplo um transformador, um motor, um solenide etc. A superfcie dos contatos determina, por outro lado, a intensidade mxima da corrente que pode ser controlada. Estes dois fatores devem ser levados em conta na utilizao de um rel. Assim, temos a especificao da corrente mxima que cada contato pode controlar tanto em circuitos resistivos como indutivos. Evidentemente, a corrente mxima num circuito resistivo sempre maior que a permitida para um circuito indutivo.Alguns recursos permitem a proteo dos contatos com o prolongamento de sua vida til,na comutao e controle de cargas indutivas "amortecendo" as fascas, mas isso ser visto posteriormente. A vida til de um rel est basicamente determinada pela durabilidade dos contatos, e como o desgaste ocorre nos momentos em que ocorrem as comutaes, esta caracterstica dada em termos de abertura e fechamento do rel em milhares ou mesmo milhes de vezes.Temos ainda como especificao importante a tenso mxima que os circuitos do contato podem admitir. Esta caracterstica importante levando-se em conta a possibilidade de ocorrer faiscamentos ou mesmo fugas entre os contatos dado o seu afastamento na posio em aberto, se a tenso mxima for superada.Valores tpicos esto na faixa dos 150 aos 250V.Como a potncia controlada no circuito de carga dada pelo produto da corrente pela tenso, em alguns casos especifica-se a potncia mxima tambm. Existem casos em que no se recomenda que a corrente mxima especificada para os contatos seja aplicada tambm com a tenso mxima. Limita-se assim a potncia. Pgina 5

Uma outra especificao importante em certas aplicaes o tempo que o rel demora para fechar seus contatos. Existe ento um intervalo de tempo mnimo indicado pelo fabricante que decorre entre a aplicao da tenso na bobina e o pleno fechamento dos contatos. Este valor varia de tipo para tipo e dado tipicamente em milisegundos (ms).Veja ento que os dois tempos devem ser levados em conta quando se deseja que o rel opere em ciclos rpidos.

Do mesmo modo, existe um tempo determinado para o desaparecimento do campo magntico na bobina a partir do instante em que a corrente interrompida. As linhas de foras do campo magntico se contraem em velocidade limitada pela indutncia da bobina, e isso influi diretamente no tempo em que os contatos demoram para abrir. (figura 15) Os fabricantes especificam tambm o tempo de abertura do rel em milisegundos. Uma outra especificao importante em certas aplicaes o tempo que o rel demora para fechar seus contatos. Existe ento um intervalo de tempo mnimo indicado pelo fabricante que decorre entre a aplicao da tenso na bobina e o pleno fechamento dos contatos. Este valor varia de tipo para tipo e dado tipicamente em milisegundos (ms).Veja ento que os dois tempos devem ser levados em conta quando se

deseja que o rel opere em ciclos rpidos. Estes tempos determinam a mxima freqncia que o rel pode responder. claro que no se recomenda a utilizao deste tipo de componente em aplicaes que exijam a repetio de muitos ciclos de operao rapidamente, pois existe uma limitao para a vida til dos contatos. Esta vida til indicada em termos de quantidade de operaes, ficando tipicamente entre 250 mil e 30 milhes, conforme a corrente controlada. Finalmente devemos levar em conta a resistncia dos contatos que pode ser expressa de diversas formas.Uma das maneiras consiste em se indicar a resistncia de contato inicial, que a resistncia de um contato que ainda no comutou carga e, portanto, ainda no sofreu desgaste pelo faiscamento. Esta resistncia expressa em milsimos de ohm (mohms) situando-se tipicamente entre 10 e 100.Alm destas especificaes todas existem outras que eventualmente podem ser necessrias nas aplicaes mais crticas. Dentre elas podemos citar o isolamento entre a bobina e os contatos, a capacitncia entre os contatos quando eles esto abertos, j que nestas condies podemos consider-los como as placas de um capacitor.Temos ainda o peso do componente, a vibrao, a rigidez dieltrica entre bobina e contatos e entre os contatos etc.
5. COMO USAR UM REL

Alguns pequenos cuidados no projeto de circuitos com rels podem ser importantes, tanto no sentido de se obter maior durabilidade para o componente, como de proteger os prprios componentes do circuito de acionamento. Analisemos os principais casos:
5.1 Proteo do circuito de acionamento

No momento em que um rel desenergizado, as linhas de fora do campo magntico da bobina, que se encontram em seu estado de expanso mxima, comeam a se contrair. Nesta contrao, as espiras da bobina do prprio rel so cortadas, havendo ento a induo de uma tenso. Esta tenso tem polaridade oposta quela que criou o campo e pode atingir valores muito altos. O valor desta tenso depende da velocidade de contrao do campo (di/dt) e da indutncia da bobina (L). Se o componente que faz o acionamento do rel no estiver dimensionado para suportar esta tenso, se no houver uma proteo adequada, sua queima ser inevitvel. (figura 16)

Do mesmo modo, existe um tempo determinado para o desaparecimento do campo magntico na bobina a partir do instante em que a corrente interrompida. As linhas de foras do campo magntico se contraem em velocidade limitada pela indutncia da bobina, e isso influi diretamente no tempo em que os contatos demoram para abrir. (figura 15) Os fabricantes especificam tambm o tempo de abertura do rel em

milisegundos. Diversas so as tcnicas empregadas para eliminar este problema, sendo a mais conhecida a que faz uso de um diodo, conforme mostra a figura 17. O que ocorre neste caso que o diodo est polarizado inversamente em relao a tenso que dispara o rel. Assim, quando ocorre a induo de uma alta tenso nos extremos da bobina no momento da interrupo da corrente, o diodo polarizado no sentido direto passa a ter uma baixa resistncia absorvendo assim a energia que, de outra forma, poderia afetar o componente de disparo. Outra tcnica, menos comum dado o custo do componente, a que faz uso de um varistor ligado em paralelo com a bobina do rel, conforme mostra a figura 18.

O varistor ou VDR um componente, normalmente de xido de zinco que apresenta uma caracterstica no linear de corrente versus tenso, conforme mostra a curva da mesma figura. Quando a tenso supera certo valor a resistncia do componente cai abruptamente. Esta propriedade pode ser usada para absorver a corrente no instante em que o rel desenergizado e que poderia causar problemas aos componentes de disparo. A tenso do VDR ou Varistor deve ser escolhida de tal modo a ser maior que a tenso de disparo do rel, porm menor que a tenso mxima suportada pelo elemento usado no disparo. A utilizao de um capacitor + resistor em paralelo com a bobina tambm um meio de proteo, mas que nem sempre recomendado, dada a velocidade com que ocorre a comutao. Pgina 6

5.2 Proteo dos contatos

Alm da observao das limitaes de corrente e tenso que devem aparecer nos contatos de um rel, existem alguns cuidados adicionais que podem prolongar sua vida e, com isso, a vida do prprio rel. Na comutao de cargas indutivas conveniente agregar-se ao circuito elementos de proteo contra faiscamento.

Na figura 19 temos um diodo usado em paralelo com a carga indutiva de modo que seja evitado o aparecimento de altas tenses nos contatos na sua abertura. Estas elevadas tenses poderiam causar faiscamento excessivo e com isso a queima dos contatos. Outro recurso consiste no emprego do varistor e at mesmo de capacitores e resistores. Os capacitores e resistores so indicados para os circuitos de corrente alternada, onde o diodo no pode ser empregado. Na tabela abaixo temos algumas sugestes de circuitos para proteo dos contatos em cargas com tenses alternadas ou contnuas. CIRCUITO APLICAO CA CC * SIM TIPO DE CARGA
Se a carga for um rel ou solenide o tempo de abertura aumenta. Mais eficaz quando conectado entre ambos os contatos e a tenso da fonte for 24V ou 48V e a tenso da carga de 100 a 200V. * Se este circuito for usado em tenso CA certifique-se que a impedncia da carga seja menor que a impedncia do circuito RC.

OBSERVAES
Os valores de R e C podem ser selecionados da seguinte forma: R- 0,5 a 1W por 1V da tenso de contato. C- 0,5 a 1mF por 1A da corrente que passa pelo contato. Os valores acima podem variar dependendo das propriedades da carga e varia es das caractersticas do rel. O capacitor deve ter tenso de ruptura de 200V a 300V. Para circuitos em CA os capacitores devem ser no-polarizados.

Circuito RC

SIM

SIM

Diodo

N O

SIM

O diodo conectado em paralelo com a carga faz com que a energia acumulada na bobina flua em forma de corrente e a dissipe em forma de calor devido a resistncia da carga indutiva. Este circuito aumenta o tempo de desoperao se comparado com o RC.

Use um diodo com tenso reversa mnima de 10 vezes a tenso do circuito e com corrente direta maior que a corrente da carga. Em circuitos eletrnicos quando a tenso no muito alta a tenso reversa do diodo pode ser de 2 a 3 vezes a tenso de alimentao.

Diodo e Diodo Zener

N O

SIM

eficaz quando o tempo de no condu o do Use um diodo zener com tenso diodo muito longo. similar a da tenso da fonte.

Varistor

SIM

SIM

Usando a caracterstica de tenso estvel do componente, este circuito previne picos de tenso vindos da comutao dos contatos. Este circuito tambm aumenta o tempo de desoperao dos contatos. Mais eficaz quando conectado em ambos contatos e a tenso da fonte for 24V ou 48V e a tenso da carga de 100 a 200V.

6. CIRCUITOS PRTICOS - DRIVERS

Chamamos de drivers os circuitos que permitem excitar rels a partir de correntes ou tenses fracas demais para fazerem isso diretamente. Estes circuitos podem ser usados para aumentar a sensibilidade de um rel, permitir a operao de rels de corrente contnua a partir de sinais alternantes, modificar o tempo de resposta, ou simplesmente responder a faixas determinadas de tenses. Pgina 7

6.1. Driver de 1 transistor

Este circuito permite a multiplicao por 100 da sensibilidade de um rel em termos de corrente (fig. 20).

O que temos um seguidor de emissor, onde os valores dos resistores empregados dependem das caractersticas do rel e do transistor. Este circuito pode operar com rels tanto de 6 como de 12V para correntes de acionamento de at 100 mA. A resistncia R2 deve ser 100 vezes a resistncia da bobina do rel para um ganho de 50 vezes. R1 funciona como limitador da corrente de entrada. A resistncia da entrada deste circuito ficar multiplicada pelo ganho. Assim, se o rel tem uma resistncia de 100 ohms em um acionamento com 6V, com este circuito, ele passar a representar uma resistncia de 5 000 ohms. Podemos usar qualquer transistor de silcio de uso geral com o ganho superior a 50 e corrente de coletor mxima de 100 mA ou mais. Tipos recomendados so os BC547 e equivalentes. Observe a utilizao de um diodo de proteo em paralelo como rel. A capacidade de corrente do circuito

controlado vai depender das caractersticas de contato do rel empregado.


6.2. Driver de 1 transistor PNP

As caractersticas do circuito dado a seguir so as mesmas do anterior, com a diferena que usamos um transistor PNP. Temos ento uma mudana de todas as polaridades. (figura 21) Como exemplos de transistores que podem ser usados nesta aplicao temos os seguintes: BC557, BC558, 8C559, BC177.
6.3. Driver para C.A.

Os dois circuitos anteriores podem ser usados para excitar rels a partir de sinais de correntes alternadas udio ou RF) com a utilizao de uma ponte de diodos. Esta ponte tambm permite que sinais de qualquer polaridade seja usados no disparo do rel. (figura 22)

O capacitor usado no caso de sinais de udio ou RF, enquanto que para simples disparo com inverso de polaridade ele pode ser eliminado. O ganho tambm depende das caractersticas do transistor, podendo ser fixado tipicamente em 50 vezes atravs de R2. Podemos empregar este circuito com rels de 6 a 12V. Para tenses maiores, o transistor deve ser trocado por equivalente com tenso mxima entre coletor e emissor de pelo menos 50V.
6.4. Driver de alto ganho com 2 transistores NPN

O circuito apresentado a seguir tem uma sensibilidade maior ainda. Com ele podemos multiplicar por 500 a sensibilidade de um rel com tenses de trabalho de 6 a 12V ou mais. (figura 23).

Os valores dos componentes dependem das caractersticas do rel. Assim, o resistor R2 deve ser 100 vezes maior que a resistncia do rel empregado, enquanto que R3 deve ter 100 vezes a resistncia de R2. Para um rel como o ML2RC1 de 65 ohms de bobina, R2 pode ser de 6k8, enquanto que R3 ser de 680k. Os transistores sero ambos 8C548 ou equivalentes, e o diodo de proteo pode ser o 1N4148 ou

equivalente. A corrente de acionamento do rel neste caso passar a ser de apenas 184 uA. Pgina 8

6.5. Driver de alto ganho com transistores PNP

O mesmo circuito anterior, na verso com transistores PNP, mostrado na figura 24.

Os resistores so calculados de modo anlogo ao caso anterior, e a sensibilidade ser multiplicada por 500. Lembramos que para estes circuitos ser interessante que a tenso de alimentao seja pelo menos 2V maior que a tenso de acionamento do rel, para compensar as quedas nos transistores. A tenso de ativao dos rels nestas aplicaes tambm fica reduzida sensivelmente: com 0,7.V aproximadamente conseguimos excitar o circuito.
6.6. Driver de alto ganho para CA

Para a ativao de um rel com ganho de sensibilidade da ordem de 500 vezes, mas com sinais alternantes ou sem polaridade definida (duas polaridades temos o circuito da fig.25

A ponte retificadora de entrada se encarrega de aplicar a polaridade certa nos transistores e, com isso, a ativao. Os valores dos resistores so calculados da mesma forma que nos circuitos 4 e 5, j que temos a mesma configurao bsica. O capacitor ser necessrio se o circuito tiver de ser acionado com sinais de udio ou mesmo RF. Lembramos que existe uma barreira de potencial da ordem de 0,7 V nos diodos de silcio e da ordem de 0,2 V nos de germnio a ser vencida para haver a polarizao dos diodos. Como temos dois diodos neste circuito, para os tipos de silcio o sinal de ativao deve ter uma amplitude mnima da ordem de 1,4 V, e para os tipos de germnio u1-1ia amplitude mnima de 0,4 V. Para tenses maiores de alimentao os transistores devem ser trocados por tipos de maior VCE. Lembramos tambm que neste circuito existe uma pequena queda de tenso no circuito de acionamento que deve ser compensada por maior alimentao em relao ao mnimo requerido para o disparo do rel.
6.7. Driver Darlington

A configurao mostrada na figura 26 utiliza dois transistores NPN de uso geral na configurao Darlington, com carga de coletor.

O ganho ser dado aproximadamente pelo produto dos ganhos dos transistores, o que significa uma excelente sensibilidade. Temos tambm como recurso importante para este circuito um ajuste de pr- polarizao que leva o rel ao limiar do disparo, isso feito num potencimetro de 1M. Com isso, a sensibilidade obtida enorme, devendo o circuito ser disparado com tenses contnuas. Podemos empregar este circuito com rels de 6 ou 12V. Levando em conta a pequena queda de tenso que ocorre no transistor Q2 e no resistor R3 ser conveniente que a tenso de alimentao seja 1 a 3V maior que a tenso necessria ao disparo do rel. A resistncia de entrada deste driver da ordem de mega ohms, podendo o mesmo ser disparado com baixssimas correntes. Uma ponte de diodos na entrada permite sua atuao com sinais alternantes ou sem polaridade definida. O capacitor C1 influi no retardo ao disparo e tambm na filtragem de eventuais transientes que possam causar um disparo errtico do rel.
6.8. Driver complementar 700mV x 50mA

O driver apresentado permite o disparo de um rel de 6 a 12V com uma corrente de apenas 50 uA e tenso de 700 mV. So usados dois transistores, um PNP e um NPN. O rel pode ser de qualquer tipo com corrente at 100 mA e tenso da mesma ordem do que a usada na alimentao. (figura 27)

O resistor R1 serve de limitador de corrente, e R2 determina a polarizao em repouso de Q1. Com a conduo de Q1, o transistor Q2 polarizado na saturao, energizando assim a bobina do rel. Para tenses maiores do que 15V alteraes nos valores dos componentes devem ser feitas e Q2 trocado por um equivalente de maior VCE. Uma ponte de diodos na entrada permite a ativao com sinais sem polaridade ou alternantes. Pgina 9

6.9. Driver complementar inverso

Na figura 28 temos o circuito equivalente ao anterior, mas com polaridade inversa.

As caractersticas obtidas so as mesmas, exceto pela polaridade do sinal de disparo. Enquanto o primeiro disparado por uma tenso positiva de 700 mV este disparado por tenses negativas. As caractersticas obtidas so as mesmas, exceto pela polaridade do sinal de disparo. Enquanto o primeiro disparado por uma tenso positiva de 700 mV este disparado por tenses negativas.

6.10. Driver com operacional

Amplificadores operacionais como o 741 podem ser usados para excitar rels conforme o circuito mostrado na figura 29.

Para acionamento com sinais positivos damos o circuito da figura 30.

Neste circuito feita a troca do transistor NPN por um PNP equivalente, e as relaes entre os demais componentes so mantidas
6.11. Driver de potncia

Este circuito, com um ganho de aproximadamente 40 vezes (corrente), permite o acionamento de rels com correntes de bobina de at 500 mA e tenses at 24V. (figura 31) A verso com transistor PNP mostrada na figura 32.

O transistor dever ser montado em radiador de calor e o diodo de uso geral como o 1N4148. A tenso de disparo deve estar em torno de 0,7 V. O resistor de 470 ohms eventualmente deve ser aumentado em funo da intensidade do sinal para limitao da corrente de base no transistor.
6.12. Driver com SCR

O circuito mostrado na figura 33 faz o disparo de um rel atravs de um SCR apresentando enorme sensibilidade. Os SCR da srie 106 podem ser disparados com tenses entre 0,7 e 1V tipicamente e correntes da ordem de 200uA.

Deve ser observado que o SCR, aps o disparo, no desliga, a no ser que a tenso entre seu nodo e ctodo seja momentaneamente reduzida a zero. Isso pode ser conseguido com um interruptor de presso ligado entre o nodo e o ctodo ou ento pela interrupo momentnea da corrente da fonte. O SCR tambm provoca uma queda de tenso da ordem de 2V que deve ser compensada na fonte, para que o rel dispare convenientemente. Podemos ativar rels de corrente de at mais de 1A com tenses at 48V. Para correntes acima de 500 mA ser conveniente dotar o SCR de um radiador de calor. O disparo feito com pulsos de tenso positiva ou tenses contnuas positivas.
6.13. Driver biestvel com SCR

O circuito apresentado na figura 34 um biestvel com SCR que dispara um rel. Estando inicialmente SCR1 em conduo e SCR2 em no conduo, um pulso de entrada inverte esta situao, ativando o rel. Para desativ-lo bastar aplicar novo pulso.

O capacitor de 10uF de realimentao obtido pela associao de dois eletrolticos de 22uF em oposio. O resistor R deve ser dimensionado para que, na tenso de alimentao do circuito, tenhamos no disparo do SCR uma corrente maior que a de manuteno (Ih). Um valor tpico para a corrente neste circuito de 100mA. Para rels que exijam correntes maiores, ser conveniente dotar o SCR de um radiador de calor.

Pgina 10

You might also like