You are on page 1of 4

1. Diferencie Psicologia Cientfica e Senso Comum, dando um exemplo que diferencie esta diferena. R.

A Psicologia Cientfica compe-se de um conjunto de conhecimento sobre faros ou aspecto da realidade, expresso atravs de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemtica e controlada, para que se permita a verificao da sua realidade, ou seja, a Psicologia Cientfica caracteriza-se atravs de um objetivo especfico, linguagem rigorosa, mtodos e tcnicas especficas, processo acumulado do conhecimento, o saber assim pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido. Enquanto o senso comum a psicologia que usamos no nosso cotidiano. O senso comum percorre um caminho que vai do hbito tradio, a qual, quando instalada, passa de gerao em gerao. Por exemplo, o poder de persuaso do vendedor, quando procuramos um amigo para pedir conselhos. 2. Explique o que so fenmenos psicolgicos e d um exemplo que ilustre sua resposta. R. So os processos que acontecem em nosso mundo interno e que so constitudos durante a nossa vida. So processos contnuos, que nos permitem pensar e sentir o mundo no comportamento de diferentes formas. Um exemplo seria nossas manifestaes afetivas. 3. Explique em que se diferenciam as teorias filosficas de Plato e Aristteles a respeito da Psicologia. R. A teoria platnica considera a imortalidade da alma e a concebia separada do corpo, enquanto a teoria aristotlica afirmava a mortalidade da alma e a sua relao de pertencimento ao corpo. 4. Explique porque a teoria de Descartes a respeito do corpo e alma (mente) considerada um marco para a criao da cincia Psicologia. R. Descarte postula a separao entre mente (alma, esprito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substncia material e uma substncia pensante, e que o corpo, desprovido do esprito, apenas uma mquina, assim tornando possvel o estudo o estudo do corpo humano morto, o que era impossvel nos sculos anteriores. 5. Explique porque a teoria Behaviorista teve to boa aceitao no campo da indstria e da educao. R. Porque a principal rea de atuao do seu conceito tem sido a educao entre outras reas. So conhecidos os mtodos de ensino programado e o controle de organizao das situaes, da aprendizagem, bem como a elaborao de uma tecnologia de ensino. Tambm tem desenvolvido tcnicas de treinamento de empresas, que utilizado nas indstrias. 6. Explique a teoria do Campo de Kurt Lewin.

R. o espao de vida considerado dinamicamente, onde se levem em conta no somente o indivduo e o meio, mas tambm a totalidade dos fatos coexistentes e mutualmente interdependentes. O campo no seve ser compreendido como uma realidade fsica. Mas sim fenomnica. No so apenas os fatos que produzem os efeitos sobre o comportamento. O campo deve ser representado tal como ele existe para o indivduo em questo, num determinado momento, e no como ele em si. Para a constituio deste campo, as amizades, os objetivos, conscientes e inconscientes, os sonhos e os medos so to essenciais como qualquer ambiente fsico. 7. Explique o que vem a ser Realidade Fenomenolgica. R. a maneira particular como o indivduo interpreta uma determinada situao. Entretanto, este conceito vai alm da percepo, estar se referindo tambm a caracterstica de personalidade do indivduo, a componentes emocionais ligados ao grupo e a prpria situao vivida, assim como as situaes passadas e que estejam ligadas ao acontecimento, na forma em que so representados no espao de vida atual do indivduo. 8. Caracterize a Teoria Psicanalista de Sigmund Freud. R. A teoria caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida.

FACULDADE DA AMAZNIA OCIDENTAL FAAO

CINCIA E PROFISSO

Rio Branco Acre 2012

Ananias da Silva Arajo Neto

Cincia e Profisso

Este trabalho tem por objetivo a avaliao do Curso de Cincia e Profisso do Professor Mestre Aldecino Jos Ferreira de Oliveira da turma do 1 ano de Psicologia

Rio Branco Acre 2012

You might also like