You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DEPARTAMENTO DE MUSEOLOGIA MUL107 - ANTROPOLOGIA E MUSEUS PROF.

Dr ANA PAULA DE PAULA LOURES DE OLIVEIRA ALUNO: Thadeu de Castro Pimentel Figueiredo

A importncia da Teoria na cincia. O autor determina a teoria importante para a cincia no sentido de que a cincia s cincia quando produz e usa suas teorias onde o material se experimental ou experimentavel e cujo nexo seja lgico, a cincia deve criar teorias logico-experimentais. A teoria explicao parcial,um fato pode ser explicado de formas diferentes sem que nenhuma das formas esteja errada.

Historia da antropologia. Neste capitulo a autor descreve os rumos tomados pela antropologia desde seu nascimento at o presente, trata-se da antropologia como fato histrico, como atividade humana localizada no tempo e no espao e com um mnimo de sistematizao. O autor segue a diviso feita por Paul Marcier Que se trata de uma diviso histrica da antropologia. Primeiro ser apresentado o perodo de formao da arqueologia(...-1835), em um segundo momento o perodo de convergncia (1835-1869), em um terceiro momento ser descrito o perodo de construo (1869-1900) e por fim o perodo de critica (1900-...). O autor salienta que a antropologia como todas as cincias no nasce de um dia para outro, pois trata-se de um processo lento que implica em criao, acmulo e reformulao de conhecimentos e que a antropologia nunca consistiu em um estudo de um nico povo ou nao e que seu desenvolvimento nunca foi regular ou ininterrupto.

Formao O perodo de formao da antropologia se da ds do inicio da historia da prpria cultura da humanidade.So as reflexes que homem faz de si mesmo e do unir verso que o cerca. A tradio Greco romana tem grande parte de seu cervo salvo e de tamanha importncia que so raros os pontos da cincia moderna que j no foram tratados pelos gregos ou romanos. Scrates ,Plato, Aristteles e tantos outros so apontados como nomes importantes para os estudos antropolgicos modernos.

Na idade mdia, Perodo esse chamado de idade das trevas e longa noite tida como um perodo improdutivo, mas visto tambm como uma poca de formao e reformulao de povos e pensamentos, atribuda a idade das trevas o preparo do caminho para o renascimento. Nesta poca foi nos mosteiros e conventos que os escritos da tradio greco-romana preservados, traduzidos e estudados. Com o iluminismo Procura-se explicar o universo pela compreenso da realidade humana, surge ento um culto ao homem ou a razo, a idia de acumular conhecimento em beneficio do prprio homem. O homem passa a ser agente da historia, no apenas cumpridor da vontade divina. O homem era possuidor de razo e de responsvel pelos seus atos. O sculo XVIII o sculo que a Europa desperta para o conhecimento. Humanistas gegrafos e Naturalistas vo a campo em misses cientificas com o objetivo de colher informaes e fazer observaes.

Convergncia Esse perodo marcado pelo surgimento de vrios revistas e associaes cientificas. Sociedades essas que poderiam ser chamadas de cientifico- humanitrias, pois suas siguinificaes eram ligadas a um humanitarismo quanto aos povos ditos primitivos, at ento explorados pelas naes europias, nesse momento o antroplogo de campo passa a ser visto como amigo dos povos primitivos pois, esses se preocupam em proteger esses povos da influncia imperialista a fim de defender as culturas nativas no intuito de evitar o desaparecimento desses povos e culturas evitando assim perdas antropolgicas pois tais culturas representam culturas que mostram a prpria evoluo humana e o homem como vivia nos estados mais primitivos da sua evoluo.

Construo. Esse perodo uma simples continuao do perodo de convergncia, porem de forma mais intensa, as associaes antropolgicas cressem em numero e se espalham por toda parte. O principal fato que distingue esse perodo do perodo de convergncia a publicao de Charles Darwin, A origem das espcies, de 1859. Esse o perodo que o evolucionismo chega ao seu pice como teoria. A critica feita ao evolucionismo a ausncia de pesquisa de campo, tal brecha preenchida pela arqueologia e paleontologia que no campo encontram provas palpveis que acabariam ser descobertas apenas nos campos arqueolgicos. Muitas descobertas Importantes foram feitas devido o desenvolvimento dessas disciplinas e o aperfeioamento dos mtodos de trabalho junto aos campos de estudo e pesquisa.

Critica. Esse perodo que o mais fecundo para a antropologia tem seu inicio no ano de 1900. Devido a avanos nas outras cincias paralelas os meios de comunicao avanam permitindo assim uma divulgao de idias e produo muito mais eficiente. A educao passa a ser menos elitizada e mais democrtica. A produo Universitria cresse.A antropologia passa a se envolver com movimentos nacionalistas das novas naes da frica, America latina pacifico sia, antes objetos de estudo dos europeus e norte americanos, passam a estudar a antropologia dando viso a esses estudos como uma forma de refletir sobre sua cultura.

Bibliografia

In: MELLO, L.G. O papel da teoria na cincia. Antropologia Cultural. Petrpolis: Vozes, 2000:172-197

You might also like