You are on page 1of 16

FolhaViva

Jornal dos Clubes da Floresta do Projecto Prosepe . Floresta com Vida

Nmero 24 Ano VI Julho/Setembro 2003

es de fruto

r rvores de fruto

r rvores de f

vores de fruto rvores de fruto rvores de fruto rvores de fruto rvores

vores de fruto rvores de fruto rvores de fruto rvores de fruto rvore

Alfarrobeira, Ceratonia siliqua

Fotografia da capa: Pormenor dos frutos da Figueira, Ficus carica.

Sumrio
3 11 12 14 16
rvores de Fruto Um olhar Sobre... Eles fizeram... Ns contamos... Flash 2002/2003 Click...
Foto: Clube da Floresta O Camaleo de Almancil

FolhaViva
2
FOLHA VIVA

F I C H A

T C N I C A

Jornal dos Clubes da Floresta do Projecto Prosepe Floresta com Vida

Nmero 24 Ano VI Julho/Setembro 2003

Propriedade: NICIF Ncleo de Investigao Cientfica de Incndios Florestais, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Aerdromo da Lous, Ch do Freixo 3200 - 395 Lous, Tel.: 239 992251 / 239 996126 Fax: 239 992302 Director: Luciano Loureno Equipa de redaco: Graa Loureno, Adriano Nave, Ana Carvalho, Mafalda Silva Fotografias: Membros dos Clubes da Floresta, Adriano Nave e Ana Carvalho Design e Composio: Adriano Nave Impresso: Ediliber, Lda. Tiragem: 1000 exemplares Periodicidade: Trimestral Distribuio Gratuita Depsito Legal: 117549/97.

r vor es de fr uto
Por Ana Carvalho
Castanheiro, Castanea sativa

1. APRESENTAO

O mosaico frutcola portugus apresenta uma grande diversidade, em contraste com as extensas e homogneas reas de regies estrangeiras onde a especializao, a mecanizao e a racionalidade cultural atingem os nveis mais competitivos. A grande opo do nosso pas dever assentar na valorizao das suas especificidades ou exclusividades ecolgicas. Neste mbito a distribuio das rvores de fruto em Portugal, justifica-se por uma multiplicidade de condicionalismos, entre os quais se destaca a ignorncia tcnica e a despreocupao com conceitos econmicos. Em termos botnicos as espcies frutculas definem-se como um conjunto muito vasto de indivduos que apresentam um certo nmero de caractersticas comuns, uma mesma ou idntica origem e que se reproduzem normalmente entre si e no com indivduos de outro agrupamento semelhante ou pelo menos no do, neste ltimo caso, descendncia (SARAIVA,1985). A alfarrobeira, ameixeira, amendoeira, aveleira, castanheiro, cerejeira, figueira, ginjeira, macieira, medronheiro, nogueira, oliveira e pereira so, entre a extensa lista portuguesa de espcies fruteiras, aquelas mais conhecidas ou com maiores perspectivas de expanso na floresta e da terem sido consideradas. completamente frtil Desde a mais remota antiguidade, os primeiros cultivos reflectiram o interesse pelas rvores de fruto. O instinto do homem levou-o a apreciar todos os recursos, e da a importncia dos frutos, saborosos e complemento de bem-estar. A explorao das povoaes lacustres revelou aos arquelogos a existncia de restos vegetais, sementes, caroos, frutos inteiros, no deixando nenhuma dvida sobre o uso alimentar a que os votavam os seus habitantes. Na Bblia, 1070 anos a.C. fornecem-se algumas indicaes sobre a cultura das rvores de fruto e a 200 anos a. C., os agrnomos romanos revelavam diversas variedades de pras. No reinado de Carlos Magno, os estatutos e regulamentos ento em vigor revelam algumas variedades fruteiras (pereiras,macieiras,cerejeiras), como as mais recomendveis para a poca. (BRETAUDEAU et FAUR,2003).
FOLHA VIVA Foto: Adriano Nave

2. PERSPECTIVA HISTRICA

Medronheiro, Arbutus unedo

3.

PERSPECTIVA ECONMICA E SOCIAL

O Homem, atravs da sua histrica interveno cultural, desempenhou um papel de relevo. As crescentes exigncias do consumidor, consentidas pela melhoria dos padres de cultura, como sejam a escolha criteriosa de espcies, porta-enxertos, compassos, abrigos, fertilizao, rega, reguladores de crescimento,, tornaram fundamental a avaliao plena das potencialidades frutcolas de uma regio, j que aos condicionalismos naturais, associa-se sempre um enorme peso do saber (BRETAUDEAU et FAUR, 2003).
Foto: Adriano Nave

A noo esttica do perptuo rendimento da rvore familiar, monumental, velha de vrias geraes, hoje de todo incompatvel com a

Em traos largos, podemos dizer que a fruticultura do passado era caracterizada por rvores dispersas e de variedades de reduzido valor comercial. Eram efectivamente plantaes promscuas, onde a arboricultura de quintal predominava, a flora frutcola era desactualizada e de reduzido valor comercial sendo as plantaes desajustadas aos condicionalismos edficos ou climticos. A partir de 1959, h uma orientao ajustada aos requisitos da moderna economia frutcola: produzir mais, melhor, mais depressa e mais barato. Foi na realidade a partir do II Plano de Fomento que se criaram as estruturas capazes de impulsionar a fruticultura que conduziu aos pomares dos nossos dias.

dinmica da economia e da vida em curso. Razes econmico-sociais e de nvel tecnolgico, a par de factores de localizao, esto na origem de desiguais impulsos para o desenvolvimento das diferentes espcies. Uma fruticultura para ser produtiva exige constantes progressos e adaptaes no s a novos mtodos mas at a novos locais. A evoluo dos padres tcnicoeconmicos, no sentido de maior intensificao em locais de seleco mais criteriosa, um imperativo inevitvel para o aumento da produtividade. A preparao profissional do responsvel deveria englobar um conhecimento actualizado da economia, comrcio e mercados preferenciais de fruta aliado importncia da existncia de instalaes e maquinaria adaptveis s necessidades especficas duma explorao.

FOLHA VIVA

4. CONDICIONANTES

Pereira, Pyrus communis

As rvores de fruto e as plantas em geral, necessitam de trs factores bsicos: insolao, ou seja a energia gratuita do sol; fertilidade do solo, expressa na qualidade e arranjo dos seus elementos; e gua, para veicular os nutrientes. O nosso pas agrega um conjunto de potencialidades, luminosidade, temperatura, solos e tambm tradio, favorveis ao crescimento destas espcies, mas que apesar disso, apresentam limites/constrangimentos que necessrio conhecer.
Foto: Adriano Nave

Exigncias climticas para as principais espcies consideradas ( Adaptado de SARAIVA,1992) ESPCIES INDCES OPTIMIZADOS Espcie de comportamento bastante bizarro, relacionada com o tpico clima mediterrneo de duas estaes bem

Alfarrobeira

marcadas e estio clido, mas onde possa dispor ainda de suficientes reservas de humidade pelas folhas e razes, a partir do ar e solo bastante retentor dela. No semestre seco (Abril a Setembro) para as variedades europeias de secagem a soma das temperaturas mdias mensais devem ser de 12 a 13C; precipitaes espordicas inferiores a 180mm e nitidamente escassas no vingamento; insolao acima de 1700 horas. Temperatura mdia superior a 22C durante todo o Vero e a evaporao deve ultrapassar 600mm; insolao de Abril a Setembro > 1750h, perodo em que a precipitao dever estar abaixo de 170mm e com carcter disperso; humidade relativa mdia < 45% no estio. Gradiente trmico entre as mdias de Janeiro e Julho superior a 14C; precipitao anual acima de 800mm e do semestre seco> 230mm; fotoperodo especfico em que os valores mdios da insolao astronmica devero oscilar entre as 14,6h e 15h no ms de Julho e 9,0h a 9,4h durante Dezembro; evaporao menor que 750mm no semestre seco. Pluviosidade anual > 800mm. A mdia das temperaturas de Dezembro, Janeiro e Fevereiro inferior a 7C. Em altitude no deve ultrapassar os 1100m. Temperaturas muito elevadas nos meses de Julho e Agosto, associadas a uma escassez de humidade no solo, do origem a um menor vingamento do fruto. Gradiente das mdias trmicas, entre Janeiro (<8C) e Julho, superior a 13C; temperatura mensal mdia acima de 15C a partir do incio de Maio e Vero; precipitao anual maior que 800mm, com pocas de vingamento relativamente secas ou com mobilidade area algo amenizadora. Temperaturas elevadas durante o dia, acompanhadas de alguma precipitao, a partir da segunda quinzena de Agosto, prejudicam o bom desenvolvimento do fruto, j que foram a sua maturao. Temperatura mensal mdia acima de 15C a partir do incio de Maio e Vero; requer proteco aos ventos gelados do Inverno. A poda deve ser realizada no Vero, para evitar o aparecimento de doenas. Dormncia obrigatria entre Novembro e Fevereiro; humidade relativa superior a 60%, mesmo no perodo de activa vegetao.Temperaturas mdias anuais entre os 10 e 16C, embora com dispares amplitudes intersazonais . A produo de medronho est bastante dependente das geadas, em virtude da florao ocorrer entre Outubro e Dezembro; por esse facto a frutificao bastante irregular. Somatrio trmico mdio do semestre seco entre 105 e 120C; curtas quedas pluviomtricas nesse perodo (de poucas horas e no dias seguidos); luminosidade entre 1500 e 2050 h; ausncia particular de geada desde o desabrochar at dimetros prximos de 20mm para os frutos e de altas temperaturas que mantanham a epiderme destes. Somatrio das temperaturas mdias mensais entre Outubro e Janeiro, de 40 a 60C; As exigncias em humidade relativa so idnticas s da macieira. Temperaturas mdias anuais entre13 e 17C.

Ameixeira

Amendoeira / Oliveira

Aveleira

Castanheiro

Cerejeira

Figueira Ginjeira Macieira Medronheiro

Nogueira

Pereira

FOLHA VIVA

Indiscutivelmente que o solo o principal factor condicionante de qualquer plantao de rvores de fruto. Num solo de m qualidade so inteis as tentativas para o melhorar de modo a nele serem plantadas rvores de fruto (esses melhoramentos, sempre muito dispendiosos, tornam mais aconselhvel a escolha de outro terreno que rena melhores condies). Mas, mesmo que o solo seja reconhecido como apto para a cultura de rvores de fruto, tal no significa que no se torne indispensvel o melhoramento das suas qualidades fsicas (BRETAUDEAU et FAUR,2003). Efectivamente, a gua em excesso um inimigo das rvores de fruto, favorecendo o enfraquecimento da vegetao. Por outro lado, num solo rico mas sem gua uma planta no pode alimentar-se. Na mobilizao do solo, somente a cava assegura um melhoramento suficiente do solo em profundidade. O clima outra das condicionantes fundamentais a ponderar para a determinao das aptides frutcolas duma regio. H uma dependncia permanente da espcie face ao ambiente que a rodeia. A cada fruteira correspondem padres
Aveleira, Corylus avellana

bioclimatolgicos ideais. Desvios progressivos em relao a estes vo provocando crescentes danos ou riscos sua produtividade, ao seu desenvolvimento vegetativo e ao seu estado sanitrio e fisiolgico em geral, at pr em perigo a prpria sobrevivncia (SARAIVA,1985).
Oliveira, Olea europaea

Foto: Adriano Nave

FOLHA VIVA

Foto: Adriano Nave

Macieira, Malus domestica

Foto: Adriano Nave

Fonte: INE.

5. PRODUO E DISTRIBUIO

Em termos gerais podemos dizer que a produo de rvores de fruto tem sido contnua e estvel. Efectivamente apesar de ter havido, nos ltimos anos (2001-2003), um decrscimo tnue na produo de frutos frescos, este foi compensado por um crescimento da produo de citrinos, o que est intimamente relacionado com a exigncias do mercado. No que concerne produo de frutos secos, apesar de ter aumentado em 2002, sofreu um pequeno decrscimo em 2003. No saldo global da produo podemos dizer que no perodo entre 2001 e 2003, houve um acrscimo de produo de rvores de fruto, situado nos 12%, o que pode traduzir uma aposta promissora neste sector. Para melhor analisarmos esta perspectiva produtiva achamos pertinente incluir a superficie ocupada pelas rvores de fruto, expressa no grfico apresentado, o qual representa um total de 15800 ha.
FOLHA VIVA

Figueira, Ficus carica

Sabendo-se partida que a superfcie ocupada pelas rvores de fruto engloba os pomares em povoamento regular, assim como a rea correspondente dos ps dispersos, conclui-se pela visualizao da figura, que os frutos secos, tm uma importncia significativa no contexto nacional, ocupando concretamente 71361 ha, situao relacionada intimamente com as potencialidades climticas, pedolgicas, favorveis ao seu crescimento. Neste contexto, na relao superfcie/produo, so para as restantes rvores de fruto: frutos frescos (58703 ha) e citrinos (27936 ha), que ocupando uma superficie inferior, apresentam uma produtividade superior, salientando mais uma vez, a perspectiva de crescimento dos citrinos. Para melhor podermos sintetizar estes aspectos fundamental termos uma perspectiva da distribuio espacial destas rvores no nosso pas, o que pode traduzir informaes mais concretas cerca das especificidades/potencialidades e estrangulamentos que uma determinada regio apresenta. A anlise do mapa por NUTs II, permite-nos evidenciar desde logo uma maior venda das rvores de fruto por parte dos viveiristas do norte do pas. Efectivamente, em 2002/2003, foram vendidas mais de 400 mil unidades, em oposio regio do Algarve onde foram vendidas apenas 35 mil espcies. Neste mbito, ainda de salientar que no sul do pas h uma maior especificidade na venda de rvores de fruto, pela predominncia da alfarrobeira que chega quase aos 98% no total de vendas. Ao subirmos em latitude vamos comprovando uma maior diversidade de espcies, salientando-se mais concretamente a predominncia
Foto: Adriano Nave

de amendoeiras, oliveiras, ameixieiras, castanheiros e cerejeiras.

FOLHA VIVA

Com efeito, podemos considerar a importncia de uma vasta mata de rvores de frutos em que, no Algarve, se associam figueiras, amendoeiras, oliveiras e alfarrobeiras; no Ribatejo assume-se a importncia das figueiras e oliveiras; no Alentejo e na Beira predominam as oliveiras e, no Alto Douro, as amendoeiras. Efectivamente, as rvores de fruto so frequentes no Alentejo interior e na Beira Baixa, ao longo do corredor deprimido que junta as regies de Santarm e de Coimbra, e ainda no Alto Douro e vales efluentes. So rvores tipicamente mediterrneas, capazes de resistir a longos estios quentes e secos, graas s suas compridas razes (DAVEAU, 1995). de salientar ainda que a ausncia de rvores de fruto na faixa litoral ocidental, devido ao efeito dos ventos mareiros e aos nevoeiros, conheceu recentemente uma forte expanso dos pomares. O surto explica-se pelo recente alargamento dos mercados urbanos, numa rea em rpida expanso demogrfica e em ntido progresso econmico, onde a comercializao das frutas exige uma produo massiva e padronizada. J no so pomares de frutas mediterrneas, mas principalmente mas, pras, que se adaptam bem a um clima de tipo atlntico, e frutas mais frgeis, como os pssegos e os morangos, produzindo-se estes ltimos em estufas. No prximo nmero caracterizar-se-o as principais espcies de rvores de fruto existntes no nosso pas.

FOLHA VIVA

Nogueira, Juglans regia

Gingeira, Prunus cerasus

Foto: Adriano Nave

Fonte: http:\\caliban.mpiz-koeln.mpg.de

Oliveira, Olea europaea

BIBLIOGRAFIA
Anurio 2000/2001 Hortofrutcola e Culturas Arvenses, Azeite e Tabaco; Ministrio da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (Gabinete de Planeamento e Poltica Agro-Alimentar GPPAA); Anurio 2003 Vegetal; Ministrio da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (Gabinete de Planeamento e Poltica Agro-Alimentar GPPAA); BRETAUDEAU, J e FAUR, Y, (1991), Cultura de rvores de Fruto, BRETAUDEAU, J e FAUR, Y, (1991), Cultura de rvores de Fruto, Volume III; CABRAL, F e TELLES, G (1999), A rvore em Portugal; Lisboa; COUTO, A. (1986), Resumo histrico-crtico da fruticultura nacional das ltimas dcadas., Estao Nacional de Fruticultura Vieira Natividade,Lisboa; DAVEAU, Suzanne (1995) Portugal Geogrfico, Lisboa Dicionrio da Lngua Portuguesa (1998), 8 edio, Porto Editora; GOES, Ernesto (1991), A Floresta Portuguesa sua importncia e descrio das espcies de maior interesse, Portucel, Lisboa; GUERRINHA, J.(1988) Perspectiva Histrica, Econmica e Social do Castanheiro - Jornadas sobre o Castanheiro, Servio Nacional de Parques reservas e conservao da Natureza, p. 5-10; HUMPHRIES, C., SUTTON, J. (1996), rvores de Portugal e Europa, edio Portuguesa Guia Fapas Fundo para a Proteco dos Animais Selvagens e pela Cmara Municipal do Porto, Porto; SARAIVA, I (1992), Fruticultura: Tecnologias Competitivas. Alcobaa. SARAIVA, I. (1985), Potencialidades Frutcolas em Portugal Continental Diagnstico e quantificao, Estao Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, Lisboa;Volume I.
Foto: Adriano Nave

Recursos www:
www.ine.pt www.cinciaviva.pt www.arborium.net

10

FOLHA VIVA

sobre ... um olhar sobre ... as rvores mais altas do nosso Pas...
A Sobreira de El-Rei, um rvore histrica em Palma, Alccer do Sal, cuja sombra ter descansado D. Joo II. A caminho de Alvor; o pinheiro-manso de Cruz da Lgua, sombra do qual se ter abrigado Santo Antnio. A rvore da fora, no Jardim da Cordoaria do Porto, um ulmeiro com 370 anos, onde foram enforcados muitos combatentes liberais, no sculo passado (j foi derrubado pelo seu estado avanado de degradao e tendo em conta obras de melhoramento do jardim).

Trs eucaliptos, situados em Vale de Canas, Coimbra, com 70 m de altura, 66 m e meio, e 60 m, respectivamente, so as rvores mais altas da Europa. Um eucalipto com um permetro superior a 11 m (a 1,30 m do solo), o mais grosso do pas, encontra-se em Gandarela, Guimares, havendo mais cinco com permetros compreendidos entre 9,25 e os 9,75 m.

da

Um castanheiro que deve ter 500 anos de existncia, Guarda, tem 13,20 m de permetro e uma copa com 32

situado em Arrifana, m de dimetro.

perto

Os castanheiros multiseculares situados prximo da Igreja de N. Senhora Remdios e na Quinta da Boa Vista, em Vila Rua, Moimenta da Beira. A Carvalha do Prespio, em Castro Daire, que coeva dos Templrios.

dos

FOLHA VIVA

11

Eles fizeram... Ns contamos...

Eles fizeram... Ns contamos...

Eles fizeram... Ns contamos...

Com o intuito de conhecer as origens das tradies sobre a temtica florestal, os alunos do clube Os Protectores da Escola Protector otectores do 2 e 3 ciclos do Ensino Bsico de Maceda, desenvolveram uma pesquisa sobre mitos e lendas da Floresta, bem como, sobre as aplicaes das diferentes espcies florestais, o que permitiu conhecer novas perspectivas sobre a histria natural e desenvolver o gosto e o respeito pelas rvores... sem dvida fizeram um ptimo trabalho!!

Espcie Florestal

Utilizao Tinas, cestaria, caixes, cordas, resina... Canecas, baldes, vigas, postes, mastros, travessas de caminhos-deferro... Va s s o u r a s , c e s t o s , m o c h i l a s , saleiros, manteigueiras, vasos, bainhas de facas, anis... Conchas de sopa, palitos... Violinos...

Pinheiro Zimbro

Vidoeiro Choupo bano


12
FOLHA VIVA

Eles fizeram... Ns contamos...

Eles fizeram... Ns contamos...

Eles fizeram... Ns contamos...

Pelos caminhos da Serra do Gers andaram os membros do clube Os Pulmes Mundo, do Mundo onde puderam vislumbrar as maravilhas desta riqueza natural... verdadeiramente irresistvel esta viagem !!!

FOLHA VIVA

13

i aqu r, vive s q u e dar f l a s h s dos or e de rec n s ida ctivo d ue g u l ctiv le orq E p m a as a o ano n f i c a caram resta r lo ma es da f ... 3 club 2/200 200
Os alunos do Clube da Floresta bu florestais da EB 2/3 da Lousada no decurso do ano lectivo desenvolveram inmeras actividades diversificadas... vejam s a boa disposio!!!!

a semana da Floresta realizada pelo clube As Pinhas da EB 2,3 de Vale de Cambra.

O Dia Mundial da Floresta, comemorado pelos Os Amigos dos Bacorinhos da EB 2 de Tbua

Os Folhinhas da EB 2,3 Padre Donaciano de Abreu Freire, na EXPOFLORESTAL...

14

FOLHA VIVA

Por um futuro melhor ! A natureza um patrimnio de todos ns. Por isso temos obrigao de proteger a Floresta quando vamos l passear ou brincar. necessrio ter cuidado com as fogueiras mal apagadas e pontas de cigarros porque podem dar origem a incndios! Vamos evitar acumular o lixo nos montes e deixar crescer os matos. nosso dever proteger todas as espcies de rvores e plantas bem como todos os animais que vivem na Floresta. Todos eles, animais e plantas, so indispensveis vida na Terra.

Daniela Alexandra Clube da Floresta O Pssaro Selvagem Escola EB 2,3 de Meda

Comemorao da Semana da Floresta com a organizao de uma oficina de reciclagem e exposio dos respectivos trabalhos. Esta iniciativa foi levada a efeito pelo Clube da Floresta Os Palmeirinhas.

Os Murteirinhas, da E.B. do 2 e 3 Ciclo de lhavo, aproveitou o dia de So Martinho para relembrar uma tradio gastronmica bem portuguesa: as papas e a broa de abbora.

FOLHA VIVA

15

Click...

16

FOLHA VIVA

Click...

You might also like