You are on page 1of 3

Henry Fayol 01. Para Fayol, a administrao definida em 5 (cinco) funes: planejar, organizar, comandar (dirigir), coordenar e controlar.

. Segundo Fayol, comandar significa manter a atividade no pessoal e coordenar reunir, unificar e harmonizar as atividades e esforos. 02. Fayol destaca 14 princpios: A) A diviso do trabalho: tem por finalidade produzir mais e melhor com o mesmo esforo. Um funcionrio que est na mesma funo h mais tempo adquire maior habilidade naquele servio, conseguindo fazer com maior eficincia e menor tempo. Se esse funcionrio mudar de funo, at adquirir habilidade novamente, ter um rendimento menor. B) A autoridade e a responsabilidade: autoridade o direito de mandar e o poder de se fazer obedecer. So os chefes da empresa. Eles tem autoridade para mandar um funcionrio executar alguma atividade, porm junto com a autoridade vem a responsabilidade pela liderana de um funcionrio/equipe , a responsabilidade de responder pela equipe se algo der errado, por exemplo. Autoridade o direito de dar ordens e o poder de esperar obedincia. A responsabilidade uma conseqncia natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si. C) A disciplina: o respeito s convenes e estas tm por objetivo a obedincia. A assiduidade, a atividade e os sinais exteriores que se demonstra respeito. A disciplina na empresa essencial para o bom andamento dos negcios. Tem de haver respeito entre os funcionrios, obedecer as normas da empresa, bons chefes, exercer a funo a que foi estabelecido. D) A unidade de comando: para a boa execuo de um ato qualquer, o agente deve receber ordens somente de um chefe. A dualidade de comando causa hesitao, perturbao, atrito de interesses, desordem, etc. Um funcionrio com dois chefes, fica sem saber qual ordem seguir, assim uma das ordens de um dos chefes tende a ser anulada, gerando um desconforto entre as partes. Para evitar isso necessrio ter a diviso de tarefas e atribuio das tarefas e cargos. E) A unidade de direo: deve haver um s chefe e um s programa para um conjunto de operaes que visam ao mesmo objetivo.
Os esforos dos empregados devem centrar-se no atingimento dos objetivos organizacionais e serem liderados somente por um chefe. Um chefe deve ser responsvel por um programa, um objetivo. Um chefe liderando diversos programas tende a das errado, gera convergncias.

F) A subordinao do interesse particular ao geral: o interesse de um agente ou de um grupo no deve prevalecer sobre o interesse da empresa. O que deve prevalecer o interesse geral da organizao. O funcionrio no pode se deixar levar pela emoo ou pela vaidade ao tomar decises sobre a empresa. Deve olhar sempre o que melhor para a empresa e no o que melhor para si prprio como um sozinho. G) A remunerao do pessoal: o prmio pelo servio prestado. O valor pago pela empresa ao funcionrio deve satisfazer tanto a empresa quanto aos empregados. Sistematicamente recompensar os esforos dos
funcionrios que sustentam a direo da organizao. Deve ser justa, evitando-se a explorao.

Mas nem sempre o que vemos nas empresas, muitos acham que trabalham muito e ganham pouco e dizem que quem ganha muito no trabalha e no teria direito a tal recompensa. H) A centralizao: um processo natural; em um organismo, animal e social, as sensaes convergem para o crebro ou direo e do crebro ou direo partem as ordens que movimentam todas as partes do organismo.
Considera que centralizar aumentar a importncia da carga de trabalho do chefe e que descentralizar distribuir de forma mais homognea as atribuies e tarefas. Deve encontrar o limite favorvel a empresa, otimizar o rendimento pessoal e da empresa e essa centralizao aplica-se a todos os nveis hierrquicos da empresa. Deve haver uma concentrao da autoridade no topo da hierarquia da organizao, mas essa concentrao desviada devido a uma longa hierarquia na empresa e as ordens passam pelos intermedirios, j nas pequenas empresas a centralizao absoluta.

I)

A hierarquia: a srie de chefes que vai da autoridade superior at aos agentes inferiores. o cargo ocupado pelo funcionrio da empresa, que pode ser desde um simples faxineiro at o presidente. necessrio haver uma boa comunicao dentro de uma empresa da autoridade superior at seus agentes para que a direo no seja perdida para atingir algum objetivo.

J) A ordem: refere-se ordem material (um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar) e social (um lugar ara cada pessoa e cada pessoa em seu lugar). Ordenar as tarefas e os materiais para que possam auxiliar a direo da
organizao. Organizar os materiais em locais de fcil acesso a fim de evitar perdas de matrias e de tempo, e social o enquadramento de cada funcionrio em sua devida funo, cada funcionrio ocupe o lugar onde pode melhor prestar os melhores servios, a diviso de cargos e tarefas na empresa.

K) A equidade: a disposio para se reconhecer imparcialmente o direito de cada um. Uma empresa deve ter amabilidade e justia para alcanar a lealdade do pessoal , para estimular a boa vontade e devoo do pessoal preciso trat-lo com benevolncia.

Disciplina e ordem justas melhoram o comportamento dos empregados.

L) A estabilidade do pessoal: as mudanas de pessoal so inevitveis, porm a instabilidade causa e efeito de ms situaes, ou seja, nas empresas prsperas o pessoal dirigente estvel. Uma empresa onde tem uma instabilidade de funcionrios, gera impacto negativo sobre a eficincia e organizao do setor/cargo que ocupa o funcionrio. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, melhor pra ele e pra empresa. A empresa deve promover a lealdade e a longevidade do
empregado. Segurana no emprego, as organizaes devem buscar reter seus funcionrios, evitando o prejuzo/custos decorrente de novos processos de seleo, treinamento e adaptaes; e um funcionrio que permanece mais tempo no cargo, exerce melhor e em menos tempo determinada funo.

M) A iniciativa: a possibilidade de conceber e executar planos. Estimular em seus liderados a inciativa para soluo dos problemas que se
apresentasm na empresa. O chefe deve incentivar este aspecto, mas impondo limite e disciplina. Para um funcionrio ter iniciativa, ele vai depender da liberdade de propor sugestes. uma importante forma de motivao e aumento de produtividade dentro da empresa.

N) A unio do pessoal: a harmonia e unio do pessoal so a grande fora de vitalidade para a empresa. Uma empresa deve evitar dividir o pessoal, deve procurar manter a harmonia nas relaes, fortalecendo a empresa. Uma empresa com desunio de funcionrios gera mal-estar, atritos, e o servio no rende como deveria render. Uma empresa harmoniosa gera melhores condies de trabalho.

You might also like