You are on page 1of 16

HABERMAS E OS DESAFIOS DE UMA SOCIEDADE MULTICULTURAL

HABERMAS AND THE CHALLENGES OF THE MULTICULTURAL SOCIETY

Marco Antnio Sousa Alves*


_________________________________________________________________________
RESUMO: Apoiando-se nos estudos polticos realizados por Jrgen Habermas, sobretudo ao longo da dcada de noventa, o artigo enfrenta a questo da fundamentao e da implementao de uma democracia nas sociedades contemporneas, marcadas pela pluralidade cultural. Aborda-se inicialmente a relao entre as noes de Estado nacional e nao, mostrando a crtica habermasiana ao comunitarismo e ao nacionalismo e sua defesa do patriotismo constitucional. Na seqncia, o artigo expe as propostas de Habermas e Apel de uma tica discursiva e, sobre esta base universalista ps-convencional, apresenta a proposta habermasiana para enfrentar os desafios gerados pela globalizao e o multiculturalismo. Por fim, ser abordada a defesa que Habermas faz da democracia deliberativa ou discursiva, analisando-se sua pretensa capacidade de incluir o outro. ABSTRACT: Based on Jrgen Habermas political studies developed specially in the 90s, the article deals with the foundational problem of democracy in contemporary societies, which are mostly characterized by cultural plurality. The relationship between the notions of National State and Nation is considered at the beginning of the article. At this point, Habermas criticism against communitarianism and nationalism is studied, as well as his arguments in favor of constitutional patriotism. In the second part, Habermas and Apels ideas of discursive ethics are revisited. On the top of this universal and post-conventional basis, Habermas presents his proposals to face the challenges introduced by globalization and multiculturalism. At the end, Habermas defense of deliberative or discursive democracy is approached and the possibility of including the other is critically analyzed. KEY WORDS: Habermas. Nation-state. Multiculturalism. Deliberative democracy.

PALAVRAS-CHAVE: Habermas. Estado-nao. Multiculturalismo. Democracia deliberativa.

___________________________________________________________________________

Introduo

Respeitar o outro ao mesmo tempo em que se afirma o ns, este o um dos grandes dilemas da implementao de uma democracia nas sociedades pluralistas. Em outras palavras, como possvel conciliar a prtica democrtica com o respeito diversidade cultural?

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural

Partindo dos estudos polticos realizados por Jrgen Habermas, o presente artigo pretende enfrentar alguns aspectos relacionados a esta questo. Em vista da complexidade do tema, bem como de seu aspecto polmico, o trabalho contenta-se com o levantamento de pontos problemticos. Dividiu-se a presente exposio em trs partes, que se relacionam entre si. Na primeira parte, o objeto de estudo a relao entre a noo de Estado nacional e a noo de nao. Tal anlise centra-se, sobretudo, nas publicaes de Habermas feitas ao longo da dcada de noventa e apresenta a crtica ao nacionalismo e a defesa do patriotismo constitucional. Na segunda parte, aborda-se as propostas de Habermas e Apel de uma tica discursiva e a defesa de um cognitivismo moral de ambio universalista e ps-convencional. Na terceira e ltima parte, o foco ser a questo da globalizao e do multiculturalismo, sendo ento analisados os problemas da incluso do outro e a idia habermasiana de uma democracia deliberativa ou discursiva.

1. O Estado-nao

A idia moderna de Estado-Nao, fruto de uma determinada configurao histrica e intelectual, permanece ainda hoje como a base da organizao poltica estatal. Diante da enorme diversidade cultural que caracteriza as sociedades contemporneas, tal concepo est sendo repensada por inmeros pensadores da atualidade, dentre os quais se destaca Jrgen Habermas. O Estado moderno se caracteriza, sobretudo, pelo aparato administrativo e pelo monoplio da violncia, atravs da polcia e do exrcito. Tais Estados se reconhecem mutuamente e preservam, em certa medida, sua autonomia interna e externa. Segundo Habermas, como o prprio nome Naes Unidas j revela, a sociedade mundial de hoje politicamente composta de Estados-nao1. Pretende-se, no desenvolvimento deste artigo, analisar a leitura habermasiana acerca das noes de nao, Estado moderno, identidade nacional, nacionalismo e republicanismo. Para Habermas, os Estados Modernos existiam muito antes que as naes, no seu sentido moderno, aparecessem. Foi somente a partir do sculo XVIII que os dois componentes

* 1

Doutorando em Filosofia-UFMG Contato: marcofilosofia@ufmg.br HABERMAS, Jrgen. "O Estado-nao europeu frente aos desafios da globalizao: o passado e o futuro da soberania e da cidadania". Traduo de Antonio Srgio Rocha. Novos Estudos CEBRAP. 43 (1995a), p.87.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural

(...) fundiram-se para formar o Estado-nao2. O termo nao possui um sentido prprio, que remete a uma determinada origem, cultura e histria comuns. Tal idia comumente associada ao compartilhamento de uma lngua comum e, por vezes, a uma determinada raa. Habermas observa que os movimentos responsveis pela criao do Estado moderno e da nao diferem em grande medida. Os atores que iniciaram e conduziram tal processo podem ser identificados, quanto formao do Estado moderno, a uma burocracia eficiente (advogados, diplomatas e funcionrios pblicos), e, quanto nao, propagao de um projeto cultural, obra de escritores, historiadores e jornalistas. Com a fuso do Estado moderno com a idia de nao, tornou-se possvel uma grande transformao poltica, realizando a passagem do status de sditos para a de cidados. Juntamente com a ativao poltica dos cidados, fez-se necessrio operar a secularizao do Estado. Para que essas mudanas ocorressem, a idia de um pertencimento cultural, o fazer parte de uma mesma nao, teve um papel primordial nesse momento histrico, fazendo com que pessoas antes distantes se sentissem politicamente responsveis umas pelas outras. Segundo Habermas:

A idia de nao-povo sugere a suposio de que o demos dos cidados deve se enraizar no ethos dos compatriotas para poder se estabilizar como uma associao poltica de concidados livres e iguais. Para tanto, a fora de coeso da comunizao republicana no seria supostamente suficiente. A lealdade do cidado precisaria de uma ancoragem na conscincia da pertena natural e historicamente destinada do povo3.

A identidade cultural passou a ser vista como um trao essencial, sem o qual a Repblica no se sustentaria e ruiria. O Estado moderno europeu, fruto dessa fuso, passou a viver uma tenso entre o universalismo de seus ideais e o particularismo de sua origem cultural. Segundo Habermas:

Essa tenso pode ser resolvida desde que os princpios constitucionais dos direitos humanos e da democracia priorizem um entendimento cosmopolita da nao como uma nao de cidados, em detrimento de uma interpretao
2

HABERMAS, Jrgen. "O Estado-nao europeu frente aos desafios da globalizao: o passado e o futuro da soberania e da cidadania". Traduo de Antonio Srgio Rocha. Novos Estudos CEBRAP. 43 (1995a), p.88 3 HABERMAS, Jrgen. "Incluso: integrar ou incorporar?: sobre a relao entre nao, Estado de direito e democracia". Traduo de Luciano Codato. Novos Estudos CEBRAP. 52 (1998), p.101.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural


etnocntrica da nao como uma entidade pr-poltica. Somente a partir de uma representao no-naturalista que a nao poder ser combinada harmonicamente com o auto-entendimento universalista do Estado constitucional4.

Dessa forma, Habermas entende que o Estado nacional deve livrar-se do nacionalismo naturalista, que foi originalmente o que possibilitou a sua criao. O nazismo seria um exemplo de como a idia de nao propiciou uma poltica etnocntrica e xenofbica em detrimento da lealdade Constituio. Ao invs de uma base pr-poltica, pretende-se criar um modelo abstrato de solidariedade. Hoje, frente s sociedades pluralistas, o Estado tem grande dificuldade em buscar sua legitimao atravs de uma homogeneidade cultural, o que fora a cultura majoritria a renunciar a seus privilgios fundados em critrios naturalistas (origem, modo de vida, etc). Como ressalta Habermas, a esfera da cultura poltica partilhada deve ser rigorosamente separada da esfera das subculturas e das identidades pr-polticas (incluindo a da maioria) 5. Prope-se uma substituio do nacionalismo pelo patriotismo constitucional. Como foi ressaltado, o Estado moderno europeu realizou a fuso do nacionalismo e do republicanismo, como se um conceito exigisse o outro. Como resume Habermas, a identidade cultural fornece o substrato socialmente integrador para a identidade poltica da repblica6. Entretanto, o nacionalismo no apenas no um pressuposto constitutivo do processo democrtico, como tal concepo substancialista se revela hoje inadequada e impotente. Para Habermas, o nacionalismo, tal como se desenvolveu na Europa desde os fins do sculo XVIII, uma forma especificamente moderna de identidade coletiva 7, que fez coincidir o Estado com uma certa herana cultural comum. No caso especfico da Alemanha, Habermas ressalta que ela nunca foi um dos Estados nacionais clssicos, sendo que a identidade nacional alem sempre esteve associada excluso e erradicao de inimigos

HABERMAS, Jrgen. "O Estado-nao europeu frente aos desafios da globalizao: o passado e o futuro da soberania e da cidadania". Traduo de Antonio Srgio Rocha. Novos Estudos CEBRAP. 43 (1995a), p.94. 5 HABERMAS, Jrgen. "O Estado-nao europeu frente aos desafios da globalizao: o passado e o futuro da soberania e da cidadania". Traduo de Antonio Srgio Rocha. Novos Estudos CEBRAP. 43 (1995a), p.96. 6 HABERMAS, Jrgen. "O Estado-nao europeu frente aos desafios da globalizao: o passado e o futuro da soberania e da cidadania". Traduo de Antonio Srgio Rocha. Novos Estudos CEBRAP. 43 (1995a), p. 93. 7 HABERMAS, Jrgen. Identidades nacionales y postradicionales. Traduo de Manuel Jimnez Redondo. Madrid: Tecnos, 1994. p. 89.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural

internos, que foram identificados historicamente a diversos grupos, como os catlicos, depois os judeus, os ciganos, os homossexuais, os intelectuais de esquerda, os declarados afins ao terrorismo, etc. Na anlise de Habermas:

Em nosso pas [Alemanha], onde as instituies polticas da liberdade s se introduziram em momentos de terrveis derrotas, nunca se produziu uma aliana natural entre as formas de vida ocidentais e as identificaes nacionais. Mas, por trs da bancarrota do regime nazista, os sentimentos nacionalistas estavam por inteiro esgotados, desde ento no encontraram ainda formas legtimas de expresso pblica8.

Habermas conclui que o patriotismo constitucional a nica forma possvel de patriotismo para os alemes. Mas no apenas na Alemanha, onde tal contradio mais visvel, a unio entre republicanismo e nacionalismo no defensvel. Na realidade histrica, o Estado com uma populao nacional homognea tem sido sempre uma fico 9. Ainda sobre a questo da identidade nacional, curioso observar que a idia de Estado Nacional, nascida na revoluo Francesa, tinha um sentido universalista, no se limitando a uma determinada nao. Segundo Habermas, este elemento cosmopolita tem de ser reavivado e desenvolvido hoje no sentido de um multiculturalismo 10. A questo que se coloca se esse patriotismo da constituio teria a fora integradora necessria e se possuiria plausibilidade histrica. Devemos, segundo Habermas, situar esse universalismo, que ser desenvolvido segundo as prprias formas culturais de vida. Mesmo a identidade ps-nacional mais concreta que um conjunto de princpios morais, jurdicos e polticos. Outro aspecto interessante da anlise habermasiana acerca da identidade est na constatao de que ela antes de tudo um projeto, e no algo que simplesmente se d, que est a. Est em nossas mos decidir como prosseguir nossas tradies. Na opinio de Habermas, as tradies se submetem a uma seletividade crtica, que o que faz possvel pensarmos numa identidade coletiva ps-nacional.

HABERMAS, Jrgen. La necesidad de revisin de la izquierda. Traduo de Manuel Jimnez Redondo. Madrid: Tecnos, 1991. p. 230. 9 HABERMAS, Jrgen. Identidades nacionales y postradicionales. Traduo de Manuel Jimnez Redondo. Madrid: Tecnos, 1994. p. 91. 10 HABERMAS, Jrgen. Identidades nacionales y postradicionales. Traduo de Manuel Jimnez Redondo. Madrid: Tecnos, 1994. p. 118.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural

Habermas, ao longo da dcada de noventa, dirigiu suas pesquisas aos fundamentos da democracia contempornea e s relaes entre os direitos humanos e o mundo atual, marcado pela globalizao e pelo multiculturalismo. A questo que se impe a ns hoje de saber se a idia de democracia no est necessariamente posta em xeque pela complexidade das sociedades. Segundo Habermas, sob as condies das sociedades complexas, somente possvel uma democracia concebida a partir da teoria da comunicao 11. A soluo, para Habermas, caminha no sentido de se buscar uma nova elaborao de autodeterminao poltica. As novas formas de cidadania devem estender-se e ser exercidas para alm do universo restrito dos Estados-nao. A forma histrica do Estado-nao encontra-se ultrapassada e o desafio atual desenvolver novas capacidades de ao poltica em nvel supranacional. A criao de tais Estados supranacionais, como a Unio Europia, pode at ser um mecanismo interessante para responder aos novos problemas colocados pela globalizao, mas, ainda assim, a questo do multiculturalismo continua sem resposta. Como dizer seguramente que a defesa dos direitos humanos no estaria escondendo uma dominao ideolgica? No seria apenas mais um instrumento colocado a servio de tal dominao, ainda que mais refinado? Para Habermas, a idia de uma condio cosmopolita presente no escrito de Kant sobre a paz retoma hoje, de novo, a ateno, pois os Estados soberanos perderam desde h muito tempo esse tipo de inocncia que lhes atribui o direito dos povos. Apenas uma verso intersubjetiva dos direitos humanos eliminaria a desconfiana europocntrica. Para abordar o tema da falncia da modernidade e os novos problemas da contemporaneidade, trataremos a seguir de como Habermas pretende levar adiante o ideal moderno da emancipao atravs de uma teoria da argumentao e da tica do Discurso, e a seguir abordaremos alguns temas relacionados aos problemas vivenciados nas sociedades contemporneas, como a globalizao e a democracia no mundo multicultural.

11

HABERMAS, Jrgen. "Uma conversa sobre questes da teoria poltica: entrevista de Jgen Habermas a Mikael Carlehedem e Ren Gabriels". Traduo de Marcos Nobre e Srgio Costa. Novos Estudos CEBRAP. 47 (1997), p. 87.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural

2. Argumentao e tica do Discurso

Devemos a Max Weber a idia de que a modernidade se caracteriza por um especfico processo de racionalizao: as novas estruturas racionais se liberando dos pressupostos normativos da tradio e dos fundamentos do mundo vital. Assim se caracteriza o projeto da Aufklrung: emancipao do homem atravs da razo. Ao pretender dar conta da histria que torna possvel nosso prprio discurso, Habermas assume que o que nutre nosso pensamento a modernidade, e em relao a ela que devemos nos situar. Mesmo incorporando as novas teorias da comunicao, Habermas ainda se insere no quadro moderno de uma crena na expanso da racionalidade. Apesar de toda a onda ps-moderna e toda a desconfiana que vrios pensadores do sculo XX tiveram em relao s meta-narrativas e aos grandes discursos da modernidade, Habermas mantm vivo o ideal moderno da emancipao e da racionalizao. Esse ideal, contudo, no deve ser visto como a imposio de uma cultura, pois ele se fundamenta exatamente na possibilidade de entendimento e de convencimento racional entre as diferentes formas de socializao. A proposta habermasiana transforma a perspectiva moderna, pois pensa que ela ainda no realizou o prprio potencial, ou seja, no elaborou, at as ltimas conseqncias, seus fundamentos. Em Habermas, as questes prticas tambm devem ser decididas de forma argumentativa, a fim de se chegar a um consenso sobre uma norma de ao vlida. A tica discursiva apresenta-se, assim, como a nica possibilidade atual que pode fundamentar um raciocnio moral. O papel de uma cincia tica manter a base intersubjetiva que permite a integrao social, quando esta se encontra ameaada por graves conflitos de ao. Isso s possvel atravs da argumentao moral, a qual permite a resoluo consensual do conflito, excluindo qualquer imposio violenta ou simples equilbrio de poder. O discurso constitui, desta forma, a continuao da ao em posio reflexiva, mediante a qual aceitamos ou recusamos a norma que regula nossa prtica. Quando uma ordem do tipo: Deves fazer isso! posta em dvida, na verdade, o que se pe em dvida a norma que permite realizar a relao intersubjetiva entre os sujeitos. Neste ato de linguagem, uma pretenso normativa tematizada, e a comunicao somente pode continuar se so dadas razes para justificar a norma concretamente. O discurso constitui assim um tipo especial de interao, de onde so aduzidas as razes que devem

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural

motivar racionalmente algum a aceitar exigncias como obrigaes morais. O papel da tica do Discurso exatamente possibilitar essa forma de racionalizao moral. O objetivo de Habermas consiste, portanto, em investigar os pressupostos pragmticos que inevitavelmente aceitamos quando estabelecemos uma comunicao. Habermas segue o caminho de Apel, mas at certo ponto. No que diz respeito fundamentao ltima que pretende Apel, Habermas diz no ser possvel falar de um a priori da argumentao em sentido forte, j que as regras constituem capacidades de sujeitos empricos, surgidos contingentemente e formados socialmente. No preciso, segundo ele, recorrer a uma fundamentao ltima, pois tal aposta apenas aumentaria o nus argumentativo, de maneira talvez insolvel, sem qualquer ganho para a necessidade de fundamentao. Para Habermas, a reconstruo das premissas da argumentao tem um carter hipottico, no mesmo nvel das cincias empricas e em colaborao com elas. Mesmo assim, no se reduzem as possibilidades de argumentao, posto que os pressupostos que realizamos na argumentao, explcitos por meio das regras pragmticas, adquirem o carter de gerais e inevitveis, ainda que passveis de reviso no interior mesmo do jogo argumentativo. Essa fundamentao argumentativa da validade das normas faz com que ela seja, com efeito, modificvel e, portanto, diferente de um sentido meramente imperativo de uma exigncia. O que torna vlida uma norma de ao o fato de que sua pretenso de validade possa ser reconhecida intersubjetivamente por razes. O que fundamenta a pretenso de validade das normas o reconhecimento motivado racionalmente das normas, que pode ser a todo tempo modificado, resultante do procedimento discursivo. Para Habermas, se, sob as condies indicadas, se realizar um consenso justificado argumentativamente, ento este consenso expressar uma vontade racional. So as contradies performativas que vo identificar as regras argumentativas, regras sem as quais no possvel a argumentao. Dadas as regras, apela-se ao saber intuitivo do falante para demonstrar que no se pode duvidar das reconstrues hipotticas oferecidas sem cair em contradio. Um passo posterior de dar uma forma explcita a este saber intuitivo em forma de regras; desta forma, ao realizar uma argumentao, no se pode evitar a suposio de que no existem presses externas ou internas, exceto a fora do melhor argumento. Seguindo esta anlise, Habermas estabelece os pressupostos ou regras bsicas do discurso, que so aquelas que constituem a situao ideal de fala, e que se caracteriza por uma

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural

distribuio simtrica das oportunidades e direitos de participao, e pela ausncia de qualquer barreira externa ou interna que possa impedir ou dificultar a comunicao.

3. Desafios contemporneos: globalizao, multiculturalismo e democracia

Afastando-se destas questes de fundamentao (que mostram como Habermas mantm o ideal moderno da razo, da emancipao, do convencimento racional e da moral universal), volta-se s questes propriamente polticas. Frente ao fenmeno da globalizao, que coloca em questo a capacidade dos Estados nacionais de defenderem a sua soberania, detecta-se uma nova situao que exige novas solues. Habermas v nos regimes supranacionais, como a Unio Europia, uma maneira de escapar ao impasse, dizendo que resulta a necessidade prtica de criar, no plano supranacional, organismos politicamente capazes de ao12. Segundo o filsofo alemo, precisamos tentar salvar a herana republicana, mesmo que seja transcendendo os limites do Estado-nao. Nossas capacidades para a ao poltica devem acompanhar o ritmo da globalizao das redes e sistemas autoregulados13. Na leitura habermasiana, o neoliberalismo aceita o abismo social e entende como justa a maneira como o mercado financeiro mundial avalia as economias dos paises em competio. Os Estados so obrigados a deixar de lado importantes objetivos polticos e sociais, pois a economia globalizada impe restries em suas capacidades de ao. Em suma, a globalizao da economia pe fim histria do compromisso do Estado de bem-estar social. Para resolver esse problema, Habermas aposta na possibilidade de transferir as funes antes desempenhadas pelo Estado de bem-estar social para entidades supranacionais. Mas ele prprio ressalta o carter ainda utpico dessa idia, que no passa de um projeto. Resta agora examinar mais de perto a proposta habermasiana de uma democracia deliberativa ou discursiva. Habermas se ope a todas as concepes que exigem uma base concreta para a democracia. O pensador que teria elevado ao mximo tal tese, compartilhada

12

HABERMAS, Jrgen. "Incluso: integrar ou incorporar?: sobre a relao entre nao, Estado de direito e democracia". Traduo de Luciano Codato. Novos Estudos CEBRAP. 52 (1998), p. 117. 13 HABERMAS, Jrgen. "O Estado-nao europeu frente aos desafios da globalizao: o passado e o futuro da soberania e da cidadania". Traduo de Antonio Srgio Rocha. Novos Estudos CEBRAP. 43 (1995a), p. 100.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural

10

tambm, em alguma medida, por Hegel e pelos comunitaristas, teria sido Carl Schmitt, para quem o nico dever da ordem jurdica seria expressar o esprito geral da nao. Para Schmitt, o direito determinado por uma ordem concreta (um conceito de ordem prvio) e no por um conjunto de regras ou decises. Todo direito direito situado, e a ordem que o determina nada mais do que a visibilidade de um nomos, ou seja, o desenvolvimento de uma comunidade de homens no espao, a sua expresso antropolgica atravs da tradio e dos costumes. Habermas acusa tal concepo de ter colocado no centro da democracia o povo e no a humanidade. Para Habermas, sobre um tal pano de fundo pintado em cores hobbesianas, sugere-se a origem comum, tnica ou cultural, de um povo mais ou menos homogneo como fonte e garante14. Tal concepo serviu historicamente a inmeras formas de discriminao, propiciando polticas de limpeza racial, segregao espacial, represso e exlio da populao heterognea, assimilao, represso e marginalizao dos povos inferiores, etc. Outros pensadores contemporneos sustentam, ainda que de maneira mais conseqente, diferentes perspectivas que continuam afirmando a importncia da herana cultural. Michael Walzer, por exemplo, impe restries s intervenes humanitrias, motivado por suas concepes comunitaristas. O direito autodeterminao nacional deve ser resguardado, podendo ser atingido apenas se tal comunidade no fizer uso desse direito com sucesso. A mera violao dos pretensos direitos humanos no constitui razo suficiente para uma interveno, que deve restringir-se aos casos de escravizao, massacre ou genocdio, situaes nas quais a possibilidade de expresso da forma de vida fica vedada aos prprios cidados. A grande questo, que recebe uma resposta negativa por parte dos comunitaristas, pode ser formulada nos seguintes termos: ser que podemos considerar que os direitos humanos so concebidos de maneira suficientemente uniforme pelo mundo para que possa servir de fundamento s intervenes militares internacionais? Ainda que Habermas aceite em alguma medida as advertncias dos comunitaristas, dizendo que Walzer aponta, com razo, o fato de ser precria, sob um ponto de vista moral, toda resoluo de agir pelos cidados de outro pas 15, ele continua se pronunciando em favor

14

HABERMAS, Jrgen. "Incluso: integrar ou incorporar?: sobre a relao entre nao, Estado de direito e democracia". Traduo de Luciano Codato. Novos Estudos CEBRAP. 52 (1998), p. 107. 15 HABERMAS, Jrgen. "Incluso: integrar ou incorporar?: sobre a relao entre nao, Estado de direito e democracia". Traduo de Luciano Codato. Novos Estudos CEBRAP. 52 (1998), p. 116.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural

11

de uma extenso da proteo internacional dos direitos humanos. O mero compartilhamento de uma forma de vida comum no forma uma comunidade poltica legtima. Apesar de reafirmar o direito auto-realizao coletiva de uma forma cultural de vida, Habermas entende que so necessrias intervenes (no-violentas, na medida do possvel) em favor da democratizao da ordem interna. Para um defensor radical do direito de autodeterminao nacional, aquele que fala em humanidade est sempre buscando enganar a algum. Carl Schmitt, por exemplo, ilustra seu anti-humanismo pela frmula: humanidade, bestialidade. J para Habermas, os casos de interveno militar na Bsnia e em Kosovo estariam mostrando o contrrio. Ele afirma que o caso presente prova que equivocado pensar que as justificaes universalistas recobrem sempre interesses particulares no confessados 16. Em resumo, temos que:

A criao das Naes Unidas, a Declarao Universal dos Direitos Humanos, as sanes previstas em caso de guerras de agresso e de crimes contra a humanidade com uma restrio ao menos relativa do princpio de nointerveno foram respostas justas e necessrias aos desafios morais do sculo, ao desencadeamento totalitrio da poltica e ao holocausto17.

A afirmao de uma nova ordem que no se baseie em um monoplio da violncia praticado por um Estado ou um governo universais plenamente possvel na opinio de Habermas. O desafio seria institucionalizar de forma convincente um direito cosmopolita, que tornasse legtima e eficaz as intervenes que visam manter ou restabelecer a paz. O filsofo alemo critica a atuao internacional dos Estados Unidos, que como bem mostrou a Guerra do Vietn e as invases no Iraque, estaria defendendo seus prprios interesses, que nem sempre esto de acordo com os objetivos normativos declarados. Nesse sentido, conclui Habermas que:

Ns estamos em face de um dilema, constrangidos a agir como se j existisse uma ordem cosmopolita institucionalizada, enquanto que precisamente isso
16

HABERMAS, Jrgen. "Bestialit et humanit: une guerre la frontire du droit et de la morale". Revue PescDefense, Forum franco-allemand (2000). http://www.leforum.de/artman/publish/article_78.shtml. Acesso em 31/05/2009. 17 HABERMAS, Jrgen. "Bestialit et humanit: une guerre la frontire du droit et de la morale". Revue PescDefense, Forum franco-allemand (2000). http://www.leforum.de/artman/publish/article_78.shtml. Acesso em 31/05/2009.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural


que se trata de promover. Isto no implica que seja preciso abandonar as vitimas aos seus carrascos. (...) As instituies e procedimentos existentes so os nicos instrumentos que permitem controlar o julgamento falvel de um grupo que intenta agir por todos18.

12

Habermas ope concepo etnonacionalista ou comunitarista de nao, Estado e democracia uma concepo, fundada, sobretudo, em Kant e Rousseau, de autodeterminao democrtica de maneira no substancial, mas procedimental. Habermas sustenta que essa leitura terico-comunicativa do republicanismo mais adequada s sociedades

contemporneas. A principal desconfiana que Habermas tem do comunitarismo est no fato de ele misturar a cultura poltica e a identidade cvica comum com subculturas e identidades coletivas. Entretanto, o filsofo alemo afirma que:

junto com os comunitaristas eu sou, por outro lado, crtico da perspectiva liberal na qual os direitos humanos so prioritrios em relao soberania popular (...). Direitos humanos no devem apenas ser impostos soberania popular como uma coao externa. claro, a soberania popular no pode arbitrariamente dispor dos direitos humanos tambm. Os dois se pressupem mutuamente19.

A postura da teoria do discurso no se confunde tambm com o liberalismo, que dissimula o problema, agravado nas sociedades pluralistas, das minorias natas. A via da independncia nacional, ou a fragmentao da sociedade, no solucionam o problema vivenciado pelas minorias nas sociedades plurais. preciso uma incluso suficientemente sensvel s diferenas especficas. Frente s limitaes detectadas tanto no liberalismo como no republicanismo comunitarista, Habermas prope assim um terceiro modelo de democracia, que se apia nas condies comunicativas. Enquanto a concepo liberal lida com compromissos e interesses particulares, a republicana est presa a uma forma de autocompreenso tica. J a teoria discursiva, nas palavras de Habermas:

18

HABERMAS, Jrgen. "Bestialit et humanit: une guerre la frontire du droit et de la morale". Revue PescDefense, Forum franco-allemand (2000). http://www.leforum.de/artman/publish/article_78.shtml. Acesso em 31/05/2009. 19 HABERMAS, Jrgen. "Multiculturalism and the Liberal State". Stanford Law Review. XLVII, 5 (1995b).

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural


assume elementos de ambas as partes e as integra no conceito de um procedimento ideal para a deliberao e a tomada de decises. Este procedimento democrtico gera uma interna conexo entre negociaes, discursos de autocompreenso e discursos referentes justia, e cimenta a presuno de que sob tais condies se alcanam resultados racionais ou eqitativos20.

13

Para Habermas, os procedimentos democrticos do Estado de direito tm o sentido de institucionalizar as formas de comunicao necessrias para uma formao racional de vontade21. Uma vez que a teoria discursiva prescinde das categorias tpicas da filosofia da conscincia, pode-se pensar agora a soberania sem que esta necessite da concretude de um povo. Neste novo modelo, a soberania se apia nos procedimentos democrticos e na implementao dos pressupostos comunicativos. Tendo a soberania popular sido dessubstanciada, as instituies passam a se repousar sobre o solo oscilante da comunicao poltica. Segundo Habermas, o nico contedo do projeto a institucionalizao aprimorada passo a passo do procedimento de formao racional da vontade coletiva 22. A democracia deliberativa ou discursiva aquela que, sem abdicar da regra da maioria, das eleies e da diviso dos poderes, afirma um processo de deciso sustentado por meio da deliberao dos indivduos racionais, atravs de fruns, debates e negociaes. Ao estudar a possibilidade de deliberao, Habermas pretende oferecer um ideal de participao compatvel com os problemas colocados por uma sociedade pluralista. O voto no suficiente como nica legitimao da democracia, que carece tambm de um certo procedimento ideal. Para Habermas,

As lutas pelo reconhecimento no estado de direito democrtico s possuem fora legitimante na medida em que todos os grupos tenham acesso esfera pblica, tenham voz ativa e possam articular suas necessidades, e ningum seja marginalizado ou excludo23.

20

HABERMAS, Jrgen. La inclusin del otro: estudios de teora poltica. Traduo de Carlos Velasco Arroyo e Gerard Vilar Roca. Barcelona: Paids, 1999. p. 240. 21 HABERMAS, Jrgen. "Soberania popular como procedimento: um conceito normativo de espao pblico". Traduo de Mrcio Suzuki. Novos Estudos CEBRAP. 26 (1990), p. 109. 22 HABERMAS, Jrgen. "Soberania popular como procedimento: um conceito normativo de espao pblico". Traduo de Mrcio Suzuki. Novos Estudos CEBRAP. 26 (1990), p. 112. 23 HABERMAS, Jrgen. "Uma conversa sobre questes da teoria poltica: entrevista de Jgen Habermas a Mikael Carlehedem e Ren Gabriels". Traduo de Marcos Nobre e Srgio Costa. Novos Estudos CEBRAP. 47 (1997), p. 97.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural

14

Ao invs de direitos humanos universais ou de uma substncia tica concreta, fala-se agora em certas regras do discurso e formas de argumentao. Segundo Cludia Feres Faria, os postulados que caracterizam esse procedimento democrtico seriam os seguintes:

a) os processos de deliberao realizam-se de forma argumentativa; b) as deliberaes so inclusivas e pblicas. Ningum pode ser excludo a princpio; c) as deliberaes so livres de qualquer coero externa; d) as deliberaes so livres de qualquer coero interna que afete a oportunidade igual de ser ouvido. A tomada de deciso motivada apenas pela fora do melhor argumento; e) as deliberaes objetivam, em geral, um acordo racionalmente motivado, sendo que as deliberaes polticas levam em conta a deciso da maioria, considerada como uma base razovel para uma prtica comum; f) as deliberaes polticas abrangem todos os assuntos passveis de regulao tendo em vista o interesse igual de todos; g) as deliberaes polticas abrangem tambm a interpretao de necessidades e a transformao de preferncias e posies pr-polticas24.

O modelo habermasiano de democracia procura no ficar restrito no plano polticoadministrativo ou no social, mas busca relacionar esses dois plos, fazendo com que decises tomadas no interior do sistema poltico sejam justificadas no mbito da sociedade. Realiza-se assim uma complexa e necessria relao da poltica e de suas razes pragmticas com a moral, o direito e a tica (no sentido de um ethos substancial), mas sempre dentro do jogo argumentativo formalmente assentado e universalmente passvel de consenso.

Concluso

O pluralismo, a complexidade e a extrema desigualdade das sociedades contemporneas so forte obstculo que, se no impedem, ao menos dificultam enormemente a deliberao pblica. Habermas procura no sucumbir a esta dificuldade e busca compatibilizar a democracia participativa com a complexidade das sociedades atuais. Habermas, herdeiro de uma tradio filosfica moderna, procura levar a cabo uma perspectiva crtica. Sua filosofia continua presa quilo que os ps-modernos chamam de

24

FARIA, Cludia Feres. "Democracia deliberativa: Habermas, Cohen e Bohman". Lua Nova. 49 (2000), p.5051.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural

15

confiana na razo. Ele procura, atravs de um estudo crtico-reconstrutivo, ressaltar as bases dialgicas que subjazem nossas deliberaes ticas e polticas, procurando assim mostrar o que possibilita tal prtica e retirando de tais pressupostos as bases normativas para o procedimento democrtico. Partindo da proposta kantiana de uma paz perptua possibilitada por um conjunto de regras universalmente vlidas, a tica do Discurso procura nas condies do uso significativo da linguagem as bases para proposies ticas que poderiam obrigar todos os seres racionais. Sob tais regras seria possvel construir um procedimento democrtico e fundar a sonhada paz perptua, que talvez no seja to perptua assim, dado o carter sempre transitrio do consenso obtido nas condies histrica e culturalmente dadas. Entretanto, se ficarmos do lado de Habermas, no se afasta por completo a sombra do etnocentrismo, pois, dificilmente, o outro acreditaria que o nosso ns a humanidade, ou seja, que a nossa forma de vida, a partir da reflexo de seu uso argumentativo, capaz de impor obrigaes morais a todos os seres racionais. Por outro lado, se se nega a possibilidade de tais preceitos normativos, qualquer interveno seria tida por arbitrria e ento a nica sada possvel seria talvez a resignao frente s maiores atrocidades. justamente esta a conseqncia que Habermas teme e enfrenta em suas reflexes, que acreditamos ser uma importante base para, ao menos como um projeto promissor, fundamentar uma nova construo poltica na atualidade.

Referncias
FARIA, Cludia Feres. "Democracia deliberativa: Habermas, Cohen e Bohman". Lua Nova. 49 (2000), p.47-68. HABERMAS, Jrgen. "Bestialit et humanit: une guerre la frontire du droit et de la morale". Revue PescDefense, Forum franco-allemand (2000). http://www.leforum.de/artman/publish/article_78.shtml. Acesso em 31/05/2009. ______. La inclusin del otro: estudios de teora poltica. Traduo de Carlos Velasco Arroyo e Gerard Vilar Roca. Barcelona: Paids, 1999. ______. "Incluso: integrar ou incorporar?: sobre a relao entre nao, Estado de direito e democracia". Traduo de Luciano Codato. Novos Estudos CEBRAP. 52 (1998), p.99-120. ______. "Uma conversa sobre questes da teoria poltica: entrevista de Jgen Habermas a Mikael Carlehedem e Ren Gabriels". Traduo de Marcos Nobre e Srgio Costa. Novos Estudos CEBRAP. 47 (1997), p.85102. ______. "O Estado-nao europeu frente aos desafios da globalizao: o passado e o futuro da soberania e da cidadania". Traduo de Antonio Srgio Rocha. Novos Estudos CEBRAP. 43 (1995a), p.87-101. ______. "Multiculturalism and the Liberal State". Stanford Law Review. XLVII, 5 (1995b), p.849-853. ______. Identidades nacionales y postradicionales. Traduo de Manuel Jimnez Redondo. Madrid: Tecnos, 1994.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

Marco Antnio Sousa Alves Habermas e os desafios de uma sociedade multicultural


______. La necesidad de revisin de la izquierda. Traduo de Manuel Jimnez Redondo. Madrid: Tecnos, 1991. ______. "Soberania popular como procedimento: um conceito normativo de espao pblico". Traduo de Mrcio Suzuki. Novos Estudos CEBRAP. 26 (1990), p.100-113. ______. "Um perfil filosfico-poltico: entrevista com Jrgen Habermas". Traduo de Wolfgang Leo Maar. Novos Estudos CEBRAP. 18 (1987b), p.77-102. ______. Teora de la accin comunicativa II: crtica de la razn funcionalista. Traduo de Manuel Jimnez Redondo. Madrid: Taurus, 1987a.

16

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.1

Junho 2009

pp. 124-139

You might also like