You are on page 1of 10

DOS CRIMES CONTRA A VIDA Homicdio Participao em Suicdio Infanticdio Aborto HOMICDIO Conceito: a destruio da vida de um homem praticada

a por outro Objeto Jurdico: a vida humana extrauterina e o direito vida art. 5 caput CF. Conceito de Vida: Viver respirar. E deve ser demonstrada por outros meios, uma vez que a apnia no morte. Meios de comprovao da vida: batimentos cardacos, movimentos circulatrios e etc. A vida extrauterina inicia-se com o processo respiratrio autnomo do organismo da pessoa que est nascendo. irrelevante a viabilidade do ser nascente. No importa se tinha ou no possibilidade de permanecer vivo. Objeto material; a pessoa. O ser humano que suporta a conduta criminosa Sujeito Ativo: crime comum pode ser praticado por qualquer pessoa. Obs.: a vida comea com o inicio do parto. A eliminao ou destruio do feto durante o parto j caracteriza o homicdio ou infanticdio. A vida extrauterina inicia-se com o rompimento do saco amnitico. Antes disso fala-se em vida intrauterina. Sujeito Passivo: pode ser qualquer ser vivo nascido de mulher, com vida. Sujeito passivo especial: a) Quando for o Presidente da Repblica, do Senado Federal, da Cmara dos Deputados ou do Supremo Tribunal Federal o crime ser contra a Segurana Nacional (Lei 7.170/83) pena de 15 a 30 anos de recluso ou crime de genocdio b) Quando a vitima for menor de 14 anos a pena ser majorada de 1/3. (2 parte do 4 art. 121).

c) Quando se trata de homicdio simples praticado em ao tpica de grupo de extermnio e de homicdio qualificado, so definidas como crimes hediondos. (art. 1 I da lei 8072/90). A morte pode dar-se por ao ou omisso. Crime - comum, material, (plurissubistente), simples, de dano, instantneo e de forma livre. Formas livre: meios diretos o prprio agente executa; meios indiretos aular um co ou um louco; meio fsico - ex. facada; meio qumico ex. veneno, acar a diabtico; meio psquico ou moral ex. dar um susto; meio patolgico ou patognico transmisso de um vrus. Ex. indivduo aidtico mantm conjuno carnal com a vtima sem se prevenir sabendo da doena. Elemento Subjetivo: Crime doloso (animus necandi) ou culposo. Consumao: (crime material) se d com a presena do resultado naturalstico morte. A morte constatada pela parada total e irreversvel das funes enceflica. Comprova-se o homicdio atravs do laudo de exame necroscpico que pode ser direto ou indireto, ainda que por prova testemunhal (art. 158,162,167 do CPP) Tentativa: somente nos crimes dolosos. A diferena entre tentativa de homicdio e leses corporais dolosa est apenas no elemento subjetivo do crime. Erro de tipo: essencial e acidental Essencial versa sobre os elementares. Acidental versa sobre os dados secundrios o homicdio. Acidental a) Erro sobre a pessoa (error in persona) CP art. 203 b) Erro na execuo (aberratio ictus) CP art. 73 c) Resultado diverso do pretendido (aberratio criminis ou delict) CP art. 74.

Homicdio e descriminantes putativas - (art.201 parte. Homicdio e crime impossvel. Homicdio e concurso de pessoas - Delito monossubjetivo, de concurso eventual. No h participao dolosa em crime culposo e no h participao culposa em homicdio doloso.

Autoria Colateral - ausncia de vnculo subjetivo. HOMICDIO SIMPLES ART. 121 CAPUT Art. 121 Matar algum: Pena recluso de 6 (seis) a 20 (vinte) anos Obs. O homicdio simples quando cometido em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s executor considerado como crime hediondo ( art. 1. da Lei 8072/90). Sujeito ativo crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa. Sujeito passivo Qualquer ser humano, aps o nascimento e desde que esteja viva. Crime doloso (animus necandi ou animus acciendi, dolo direto ou eventual. Consumao ocorre com a morte. A prova da materialidade realiza-se pelo exame necroscpico. Que, alm de atestar a morte, indica tambm a suas causas Tentativa (conatus) e perfeitamente possvel.

Homicdio Privilegiado: art.1211 Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de 1/6 a 1/3. Relevante valor social - o que diz respeito interesses ou fim da vida coletiva. Relevncia valor moral: o que diz respeito aos valores individuais, nobres e altrusta.

Sob o domnio de violenta emoo - Leva-se em conta o aspecto psicolgico do agente. Sua culpabilidade reduzida, refletindo na diminuio da pena a ser cumprida. Eutansia ( em sentido estrito) o modo comissivo de abreviar a vida de pessoa portadora de doena grave, em estado terminal e sem previso de cura ou recuperao pela cincia mdica. , tambm, conhecida como homicdio piedoso, compassivo, mdico, caritativo ou consensual. Ortotansia- uma eutansia por omisso, tambm chamada de eutansia omissiva, eutansia moral ou eutansia teraputica. O mdico deixa de adotar as providncias necessrias para prolongar a vida de doente terminal portador de molstia incurvel e irreversvel. Cleber Masson

Admite-se a coexistncia do privilegio e de qualificadora objetiva, to somente (meio e modo), pois o privilegio e uma circunstancia subjetiva. Obs.: homicdio privilegiado qualificado, fica afastada a condio de hediondo. Entende, a Doutrinam que a diminuio da pena obrigatria em razo da Smula 162 do STF. A ordem dos quesitos obedecer regra determinada no artigo 483: I a materialidade do fato; II- a autoria ou participao; III se o acusado deve ser absolvido; IV se existe causa de diminuio de pena pela defesa; V se existe circunstncias qualificadoras ou causas de aumento de pena reconhecidas na pronncia ou em decises posteriores que julgaram admissveis a acusao. Homicdio Qualificado - art.121 2 Ocorre quando os motivos, os meios e os modos em que so praticados o homicdio demonstram que o agente revela acentuada periculosidade. O homicdio qualificado crime hediondo.

Espcies de qualificadoras - 2. do art. 121 do CP: Inciso I mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; Obs. O cime e a vingana, por si ss no constituem motivo torpe Inciso II por motivo ftil; Inciso III com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; Inciso IV traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro meio que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; Inciso V para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime. Qualificadoras e concurso de pessoas as qualificadoras subjetivas, por pertencerem esfera ntima (interna) do agente, e no do fato, no se comunicam com os demais participantes do crime HOMICDIO CULPOSO Art. 121 3. Se o homicdio culposo pena deteno de 1 a 3 anos. caracteriza pela inobservncia do cuidado objetivo necessrio. homicdio culposo o tipo aberto. Elemento tpico do homicdio culposo: a)comportamento humano voluntrio positivo ou negativo. b)descumprimento do cuidado objetivo (imprudncia,negligencia e impercia) Espcie de Culpa no Homicdio: a)culpa inconsciente = A morte no prevista pelo sujeito, embora previsvel. b)culpa consciente = nesta h culpa com previso. embora previsvel, no e indiferente ao agente. Culpa imprpria, denominada culpa por extenso, assimilao ou equiparao. Na dosimetria da pena leva-se em conta, para aplicar o limite de 1 a 3 anos, o grau de culpa leve, levssimo e grave.

Homicdio culposo majorado (qualificado) art. 121 4 1 parte = ocorre por: inobservncia de regra tcnica de profisso arte ou oficio = no se confunde com a impercia, s aplicada a profissional. omisso de socorro = Neste h duas condutas; uma inicial culposa, produtora de leso corporal;outra subseqente na omisso de socorro punida a titulo de dolo de perigo. No procurou diminuir as conseqncias de seu ato. Foge para evitar a priso em flagrante o intuito da qualificadora e evitar o desaparecimento do culpado, inviabilizando, em algumas circunstncias, a sua identificao. Perdo Judicial (art.121 5.) Smula 18 STJ A sentena concessiva de perdo judicial declaratria da extino da punibilidade, no subsistindo qualquer efeito condenatrio Causa de aumento de pena em face da idade da vitima este dispositivo e contemplado no art. 121 4 segunda parte e destinado ao homicdio doloso. Induo, Instigao e Auxlio ao Suicdio Art. 122 Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa: Pena recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos se o suicdio se consuma; ou recluso de 1 (um) a 3 (trs anos), se da tentativa de suicdio resulta leso corporal de natureza grave. Suicdio conceito) a deliberada destruio da prpria vida. Objeto jurdico a proteo ao direito vida. Crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa, excluindose evidentemente, aquele que se suicida. Sujeito passivo a pessoa capaz de ser induzida, instigada ou auxiliada a suicidar-se. Participao moral induzir e instigar Participao material auxiliar ( consiste no fornecimento de meios para alcanar o objetivo) Participao em suicdio por omisso possvel quando o agente tem o dever jurdico de evitar o resultado ( art. 13 2.)

Crime doloso. Consumao ocorre com o resultado morte ou leso corporal de natureza grave. crime material. Tentativa no se admite, pois trata-se de crime condicionado a produo de um resultado ou da ocorrncia de uma tentativa, por parte do suicida. Jri- o processo segue o rito estabelecido para os crimes dolosos contra a vida. Pargrafo nico. A pena duplicada: I se o crime praticado por motivo egostico; II se a vtima menor ou tem diminuda, por qualquer causa a capacidade de resistncia. Infanticdio Art. 123 do CP Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps: Pena deteno, de 2 (dois) a 6 (seis) anos. Infanticdio conceito a supresso da vida do nascente ou neonato, pela prpria me, durante ou logo aps o parto, sob a influncia do estado puerperal. Objeto jurdico a vida do nascente ou neonato. Sujeito ativo me, trata-se de crime prprio. Sujeito passivo o nascente ou o neonato. Comunicabilidade das elementares. Pode ser cometido por ao ( comissivo) ou por omisso, (crime comissivo por omisso ou omissivo imprprio). Parto inicia-se com a contrao do tero e o deslocamento do feto, terminando com a expulso da placenta. Crime doloso Erro sobre a pessoa aplica-se a regra do art 20 3. do CP. Consumao com a morte do nascente ou neonato. Tentativa o crime plurissubistente.

O processo ser no rito do Tribunal do Jri.

Aborto provocado pela gestante ou com o seu consentimento. Art. 124 Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: Pena deteno de 1 (um) a 3 (trs) anos. Aborto conceito a interrupo da gravidez com a destruio do produto da concepo. O aborto no implica necessariamente expulso do produto da concepo. Objeto jurdico a proteo da vida intra-uterina. Os casos anormais de gravidez extra-uterina, ou molar, quando interrompidos no pode constituir aborto. Sujeito ativo a gestante, nos casos de auto-aborto. Sujeito passivo o feto, entendido como em qualquer fase de formao. Meios de execuo crime de forma livre, pode ser comissivo ou omissivo, material ou psquico. Obs. necessrio a prova da gravidez e da vida do feto. Crime doloso. Direto ou eventual. Concurso de crimes tentativa de aborto e infanticdio . O terceiro que causa aborto culposamente responde pelo crime de leso corporal culposa de natureza gravssima ( art. 129, 6. c/c o 2. V do CP). Aborto provocado por terceiro Art. 125 Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena recluso, de 3 (trs) a 10 (dez) anos .

Objeto jurdico a proteo vida intra-uterina, vida humana em formao. Crime comum.

Sujeito passivo o feto e a gestante que vtima quando o aborto praticado sem o seu consentimento. Crime doloso, admitindo o dolo eventual. Consumao com a interrupo da gravidez e a conseqente morte do feto. Tentativa admitida. Art. 126 - Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena recluso de 1 (um) a 4 (quatro) anos. Objeto jurdico a proteo da vida intra-uterina, a vida humana em formao. Crime comum. Sujeito passivo o feto em qualquer fase de formao. Crime doloso, admitindo o dolo eventual. Crime material consuma-se com a produo do resultado . Tentativa crime plurissubisistente. Trata-se de uma exceo teoria unitria de crimes. Pargrafo nico Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante no maior de 14 (quatorze) anos, ou alienada ou dbil mental, ou se o consentimento obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia. Forma qualificada Art. 127 As penas cominadas nos dois artigos anteriores so aumentadas de um tero, se, em conseqncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza grave; e so duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevm a morte. Aborto Legal: Art. 128 CP No se pune o aborto praticado por mdico: I Se no h outro meio de salvar a gestante:Aborto necessrio ou teraputico O mdico faz o aborto para salvar a vida da gestante. Requisitos: deve haver perigo a vida da gestante, no basta a sade; que no haja outro meio de salv-la seno atravs do aborto.

Obs. No preciso o consentimento da gestante, nos termos do art. 146 3 Sujeito ativo mdico, pois s poder praticar o aborto . II se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. chamado de aborto humanitrio, aborto sentimental, aborto piedoso etc. No necessrio prvia autorizao judicial Prova do Estupro: H necessidade de consentimento da gestante. No preciso autorizao judicial, nem cpia de BO, basta a declarao de que foi estuprada. Obs o aborto eugensico ou eugnico no se confunde com o aborto necessrio. No hiptese de aborto legal, pois se provocado caracterizar aborto criminoso.

You might also like