You are on page 1of 18

1. A TERRA: UM PLANETA NO ESPAO 1.1 O UNIVERSO: tudo que existe no espao. 1.1.

.1 ORIGEM: Teoria do Big-Bang (Abb George Lematre - G.Gamow) - modelo padro segundo o qual toda matria, espao e tempo se expandiram a partir de um estado inicial de densidade e presso muito elevadas h 12 1,2 bilhes de anos atrs. O Universo estaria se expandindo continuamente desde ento. A espectrografia da luz das estrelas e anlise de meteoritos indica que os elementos qumicos so os mesmos em todo o universo. O Universo quadridimensional (espao-tempo). Plasma: agregados de ons e eltrons soltos, no formando tomos, basicamente gs eletrificado emitido pelo sol e estrelas. 1.1.2 GALXIAS: Agregados de estrelas (milhes a bilhes) dentro de um campo gravitacional produzido, possivelmente, por um buraco negro. A Via Lctea uma galxia onde se encontra o sistema solar. TIPOS DE GALXIAS Galxia Discoidal: galxia plana em forma de disco com raio 25 vezes superior a espessura. Galxia Elptica: galxia cuja estrutura regular e amorfa, sem braos espirais e de forma elipsoidal. Galxia Esferoidal: galxia com a forma de uma esfera, ligeiramente achatada. Galxia Espiral: galxia com um bojo central proeminente embutido num disco achatado de gs, poeira e estrelas jovens que serpenteiam em braos espirais a partir do ncleo. Podem ser normais ou barras. Ex.: Via Lctea. 11 VIA LCTEA: galxia espiralada com cerca de 10 (cem bilhes) de estrelas, dimetro de 5 3 10 ANOS LUZ altura 5 - 15x10 A.L. (anos-luz). A.L. a distncia que a luz alcana 5 durante um ano, com velocidade de 300.000 km/s ou 8.10 km/h. ANO GALCTICO= 200.000.000 de anos terrestres. Tempo necessrio para que o Sol complete uma rbita em torno do centro da Via Lctea.

GRUPO LOCAL: Pequeno sistema de aproximadamente 17 galxias, de raio aproximadamente de 2 milhes de anos-luz, na qual a Via Lctea pertence. O membro maior Andrmeda; o segundo membro em grandeza a Via Lctea e h outras galxias menores. AGLOMERADOS e SUPERAGLOMERADOS de GALXIAS: contm milhares de galxias com extenso de milhes de anos-luz. A nossa prpria galxia, no interior do grupo local, um membro exterior do Superaglomerado Virgem. Um bilho de galxias era detectvel a partir da Terra. A partir do telescpio Hubble esse nmero aumentou muito, pois possvel a observao das estrelas mais afastadas, nos limites do universo. ESTUDOS DO ASTRNOMO HUBBLE SOBRE GALXIAS (1929) Hubble descobriu o deslocamento do espectro da luz para o vermelho, interpretando como um efeito de Doppler, semelhante ao efeito de uma sirene que se afasta do observador, mudando a freqncia do som da sirene. Concluiu que as galxias esto se afastando da Terra e que o Universo est em expanso contnua e cada vez mais rapidamente. Alm das galxias existe somente espao ou outros universos? Vm = 16 Afastamento regular proporcional distncia que uma galxia encontra-se da outra. Quanto maior a distncia, maior a velocidade, onde: a distncia da galxia-Terra em unidades de 1 milho de anos luz. 2+ + 1.1.2 NEBULOSAS: Compem-se de material interestelar (H , He , poeira csmica = vrios elementos qumicos sob a forma de p) original ou proveniente de estrelas que explodiram e que haviam sintetizado todos os elementos qumicos. 1.1.3 ESTRELAS: concentrao de matria e energia devido a atrao gravitacional.

Origem: a partir de nebulosas. Atrao de tomos de H, compresso da massa desses tomos, convertendo-os parcialmente em He , liberando energia radiante = luminosidade das estrelas. Estrelas maiores que o Sol sintetizam elementos leves at o ferro, atravs de fuso e captura de nutrons. Evoluo e propriedades fsicas e qumicas das estrelas Temperatura Radiaes Alta T Ondas curtas (raios , X e UV) Baixa T Ondas longas (vermelho, IV, radio) Estrela azul (nova) evolui para gigante vermelha. Composio das estrelas. TEMP. alta mdia baixa + 2+ Azuis > H ; He (100 %) + 2+ Amarelas > H ; He (98 %) + [ Fe, Ni, Cr e outros metais ] + 2+ Vermelhas > H ; He , + [xidos de Ti, C, Si, etc]. Cor Azuis Vermelhas
2+

As estrelas vermelhas gigantes e supergigantes apresentam baixa densidade. As estrelas basicamente so constitudas de gs ou plasma, sob condies fsicas diferentes daquelas existentes na Terra. Estrelas supergigantes como Antares tm uma densidade de 1/2000 da densidade do ar da Terra. Estrelas duplas. Quase dois teros das estrelas so duplas ou binrias, isto , uma gira em torno da outra. Algumas estrelas podem ter trs ou mais componentes. SUPERNOVA: A estrela depois de consumir seu combustvel, ao sintetizar vrios elementos pesados, sofre colapso gravitacional. Ocorre a ejeo de matria da parte exterior da estrela e imploso da parte interior. Durante o colapso implosivo da estrela ocorre a quebra de ncleos pesados, liberando muitos nutrons. Os nutrons livres so capturados pelos ncleos de chumbo e de bismuto para formar todos os elementos pesados at o trio, urnio e alm. A parte exterior composta de poeira csmica vai formar as nebulosas. A exploso de uma supernova, em poucos dias produz mais energia que o Sol em bilhes de anos. ESTRELA AN BRANCA > estrela compacta de massa aproximada do Sol, fria, mas de volume aproximado ao da Terra (pequeno tamanho, como o da Terra). Sua luminosidade muito fraca (quase um milsimo da luz do Sol) e que constitui a ltima etapa das estrelas de pouca massa (estrelas moribundas).

Matria Negra. Alguns astrnomos afirmam que deve existir cerca de 90% de matria negra que no emite luz no Universo e, portanto muito difcil de ser detectada. BURACO NEGRO > corpo com enorme massa que sofreu colapso gravitacional donde nada, inclusive a luz, pode escapar. Os buracos negros podem estar no centro das galxias em torno dos quais o material de toda a galxia gravita. QUASAR semelhante a estrela (quase uma estrela), mas cuja emisso de energia vrios bilhes de vezes maior do que de uma estrela. Quasar um ncleo galtico extremamente denso, to pequeno quanto uma estrela, mas com brilho igual centenas de galxias normais. Encontram-se muito distantes da Terra, na periferia do Universo conhecido. ESTRELA DE NUTRONS : o que define a morte de uma estrela a massa de seu ncleo, aps a exploso da supernova. Se ela for cerca de 1,4 a 3 vezes a massa do Sol, depois de implodir como supernova, ser muito densa (ncleo extremamente concentrado), os eltrons se juntaro aos prtons e formaro uma bola apenas de nutrons no ncleo da estrela. So as menores estrelas existentes, com 10 a 30 km de dimetro. As estrelas de nutrons podem ser 25.000 vezes mais densas que o Sol. A estrela ter uma densidade semelhante a matria do ncleo dos tomos de cerca de 1014 g/cm3. A imploso conserva o momento angular, de modo que uma estrela de nutrons jovem rotaciona muito rapidamente, cerca de 2.000 giros por segundo. Estrelas de nutrons mais maduras rotacionam cerca de 10 giros por segundo ou mesmo um giro a cada 4 segundos. So chamadas de quasar (quase uma estrela). PULSAR: Pulsar uma estrela de nutrons em colapso com cerca de 10 km de dimetro que pesa tanto quanto o Sol, mas com emisso de energia 130.000 vezes maior do que a do Sol; emite ondas de rdio segundo pulsos que se repetem indefinidamente e que viajam a 145.000 km por segundo. uma estrela com alta rotao. A repetio dos pulsos pode estar relacionada rotao. A radiao do fundo csmico de microondas em todas as direes constante e atribuda radiao residual do BIG BANG; a temperatura dessa radiao de 3 Kelvin.

Etapas na formao de estrelas

Grfico de evoluo da maioria das estrelas. As estrelas com mais massa so maiores e mais quentes e vivem vidas curtas. Aps bilhes de anos, as estrelas consomem o combustvel hidrognio em seu centro e incham e esfriam, tornando-se uma gigante vermelha. O Sol no futuro ser uma estrela gigante vermelha que abrasar os planetas interiores, decretando o fim da vida na Terra. s vezes as estrelas mais massivas se expandem muito mais, tornando-se as supergigantes. Quase todas as estrelas eventualmente contraem para tornarem-se ans brancas; algumas explodem como supernovas, deixando uma estrela de nutrons de rotao rpida, chamadas pulsars. Mais do que 95 % de todas as estrelas jazem na faixa central da chamada Seqncia Principal. 1.1.4 SISTEMA SOLAR (origem e componentes)

Conjunto de corpos celestes presos ao campo gravitacional do Sol. O sistema solar consiste de, 9 planetas, 58 satlites conhecidos, milhares de asterides, e bilhes de fragmentos de rocha denominados de meteoritos e cometas. Os planetas, asterides e cometas circundam o sol; as luas circundam os planetas segundo rbitas regulares.

Os planetas terrestres ou interiores [Mercrio, Vnus, Terra (Lua), e Marte (Fobos e Demos)] so compostos mais de material ptreo. Os planetas exteriores (Jpiter, Saturno, Urano e Netuno) so maiores, compostos principalmente de gases, alguns dos quais em estado slido ou lquido, e no possuem superfcies slidas. Pluto e satlites no sistema solar externo so compostos principalmente de gelo. Alguns so to frios que possuem gelo de metano (metano slido) ou de nitrognio (nitrognio slido) em sua superfcie. 6 SOL. O Sol consome 4x10 toneladas de massa em energia/segundo. O sol reverte seu campo magntico a cada 11,2 anos aproximadamente, juntamente com o ciclo de manchas solares. As exploses relacionadas s manchas solares lanam feixes de partculas e energia em vrias direes, alguns dos quais alcanam a Terra. Essa energia chamada de vento solar e composta por plasma (prtons e eltrons ionizados), que alcana velocidades de 3 milhes de quilmetros por hora (2.000 km por segundo). O plasma magnetizado e quando seu campo magntico oposto ao campo magntico da Terra, ocorrem tempestades eltricas que perturbam as comunicaes, avariam satlites e produzem blecautes, principalmente nas altas latitudes. Atualmente existem satlites entre a Terra e o Sol que monitoram o Sol e mandam informaes sobre o vento solar para a Terra, a fim de prevenir danos maiores ao nosso planeta e as construes humanas que envolvem eletricidade e eletrnica. Seria uma espcie de meteorologia sideral. O sol uma estrela amarela de gs (esfrica), incandescente, com temperatura externa 5,28 103 K (5,28 103 -273 oC) emitindo 4.106 toneladas de massa em forma de energia e plasma, a cada segundo. O centro do sol apresenta uma temperatura de 15,6 milhes de graus Kelvin. Parmetros do Sol. Raio= 7.1O5km Massa = 2.1030 kg = 330.000 vezes a massa da Terra. Volume= 1.300.000 X vol TERRA Grav = 34 x grav. da Terra Rotao: 27 dias no Equador, lentas nos polos. Distncia da Terra= 150.000.000 km Dimetro: 14x105 km Densidade do Sol = 1,4 e da Terra 5,5 Composio: 73 % de H, 25,5 de He e 2 % de demais elementos. Camadas do Sol Ncleo: material denso, onde ocorre fuso de H+ em He2+ gerando enorme energia. Zona Convectiva: camada que transmite as radiaes geradas no ncleo. Fotoesfera: a camada visvel a olho nu.(5.280C) Cromoesfera: com espessura de 5.000 km s visveis durante eclipses. Coroa: tambm s visveis durante eclipses. A cromoesfera (cor rosada e interna) e a coroa (cor cinza e exterior) constituem a atmosfera solar.
Manchas Solares: So manchas escuras produzidas por descargas eletromagnticas na fotosfera solar. As manchas aumentam, em nmero e tamanho, e diminuem em ciclos aproximados de 11,2 anos,

afetando tambm o clima e o magnetismo terrestre. A parte mais escura do centro da mancha solar recebe o nome de numbra e aparte externa menos escura recebe o nome de penumbra. Variam em rea desde poucas centenas at cerca de 100.000 km2. As secas do nordeste mostram os mesmos ciclos que as manchas solares. As manchas magnticas so formadas por anomalias magnticas que inibem a sada de material do interior do Sol para a superfcie. Essas anomalias causam um abaixamento da temperatura da superfcie do Sol de cerca de 2000 oC. Elas formam uma camada de plasma que impede a sada dos prtons e eltrons emitidos no corao do sol, que deveriam ser liberadas para o espao. Estes por sua vez pressionam a mancha at romp-la. A tempestade justamente essa erupo que libera todo o material acumulado para o sistema solar. O resultado uma grande lngua de fogo, como uma tocha incandescente de prtons e eltrons. Essas manchas solares interferem no vento solar, causando distrbio no campo magntico terrestre. O vento solar composto de raios X, partculas super quentes (denominadas plasma), eletromagneticamente carregadas, causando tormentas magnticas na Terra. Especialmente agora, saber como est o clima no espao muito importante, j que estamos nos aproximando do pico do ciclo solar de onze anos. Basta um brilho solar forte para danificar satlites e afetar as comunicaes de milhes de pessoas. Um nvel cinco -- em qualquer das trs escalas de clima solar da Agncia Nacional Ocenica e Atmosfrica: Tormentas Geomagnticas, Tormentas de Radiao Solar e Blecautes de Radiocomunicaes -- suficiente para interromper a energia eltrica, as comunicaes via radio e o funcionamento dos satlites em toda a metade iluminada de nosso planeta (face que est voltada para o sol).

LUA Dimetro equatorial 3.476 km Densidade 3,34 Distncia mdia da Terra = 385.000 km. Massa 7,4 x 1022 = 81 vezes menor do que a massa da terra. Rotao = 27 dias, 7 horas e 43 minutos

Translao = 27 dias, 7 horas e 43 minutos. A rotao da lua igual a sua translao, mostrando sempre a mesma face para a Terra. TERRA MOVIMENTOS DA TERRA 14 Movimentos Inclui os seguintes componentes: Movimento da Terra relativamente radiao csmica do corpo negro: 410 Km-1. Rotao da Terra (no Equador): 0,46 Kms-1 Movimento do Sistema Terra-Lua relativamente ao Sol (Translao): 29,8 Kms-1 Movimento da Terra relativamente ao centro de gravidade do Sistema Terra-Lua: 0,013 Kms1

Movimento do Sol relativamente ao sistema de referncia local definido pelas estrelas vizinhas:20 Kms-1 Movimento do Centro da Galxia relativamente ao Grupo Local de galxias: 100 Kms-1 Movimento do Grupo Local relativamente ao aglomerado da Virgem: 300 ( 100) Kms-1
NUTAO um movimento circular dirio em cada eixo polar de cerca de 12 m de dimetro. PRECESSO DOS EQUINCIOS Corresponde a um cone descrito pelo semi-eixo da Terra com uma durao de 19 e 23.000 anos. Significa que daqui a cerca de 11000 anos inverte o clima da Terra. Por exemplo, em dezembro no hemisfrio sul ser inverno e no hemisfrio norte vero. PRECESSO DA ELIPSE Corresponde rotao conjunta da rbita elptica da Terra. MUDANA NA EXCENTRICIDADE DA RBITA DA TERRA. Corresponde a mudanas na excentricidade da rbita terrestre, isto , torna-se mais elptica a mais circular.

PRECESSO AXIAL corresponde a mudanas angulares do eixo de rotao em relao ao plano da rbita em torno do Sol (Obliqidade da eclptica).
O SISTEMA SOLAR move-se na Via Lctea em torno de seu centro, completando um ciclo a cada 200 milhes de anos, perodo este chamado ano galtico.

Movimento de Rotao do Referncial Local em torno do centro da galxia: 250 Kms-1 PLANETAS Interiores Mercrio Vnus Terra Marte Descrevem rbitas pequenas Prximos ao sol Dimenses pequenas Densidade mdia elevada

Exteriores

Jpiter Saturno Urano Netuno Pluto

rbitas grandes Grandes dimenses (exceo: Pluto) Frios - Distantes do Sol Muitos Satlites Densidade mdia baixa

DADOS DA TERRA E DE PLANETAS


Distncia Mxima (milhes de Km) 69,7 109 152 249 816 1507 3004 4537 7375 para Distncia Perodo Mnima Orbital (milhes de km) 45,9 87,97d 107,4 224,7d 147 365,26d 207 686,9d 741 1347 2735 4456 4425 comparao 11,86 a 29,46 a 84,01 a 164,8 a 247,7 a Perodo de Rotao Inclina o Do Eixo 58,65d 0 243,16d 178 o 23h56m04s 23,5 o 24h37m27 23,9 o s 9h50m30s 3,2 o 10h39m 26,7 o 17h14m 98o 16h03m 29 o 6d09h 88-112 o Dimetro Equatorial (Km) 4878 12102 12750 6787 143884 120536 51118 50538 2445 Temp Superf. Mdia +350 +480 +22 -23 -150 -180 -214 -220 -230 Massa Terra=1 0,55 0,815 1 0,107 318 95 15 17 0,002 Volume Terra=1 0,056 0,86 1 0,15 1319 744 67 57 <0,01 Densidad e gua = 1 5,5 5,3 5,5 3,9 1,3 0,7 1,3 1,5 2,0 1,4

Mercrio Vnus Terra Marte Jpiter Saturno Urano Netuno Pluto SOL

Kepler- Leis do Sistema Solar 1. A rbita de cada planeta uma elipse e jaz em um plano, com o sol ocupando um dos focos da elipse. 2. Um planeta se movimenta mais rapidamente quanto mais prximo do sol e mais lentamente quanto mais afastado do sol. 3. H um relacionamento matemtico fixo entre o tamanho da rbita A do planeta expressa em unidades astronmica (u.a.) e o perodo de tempo T que ele leva para viajar em torno do sol, medido em anos. A relao T2 = A3 ASTERIDES ( Planetides) na rbita entre Marte e Jpiter (100.000 asterides). A Regra de Titius-Bode estabelece que a distncia ao Sol de cada Planeta o dobro da distncia do Planeta prximo interior. Esta regra sugere que um Planeta deveria ser encontrado onde existem cerca de 100.000 asterides. Seriam resultantes da exploso de um planeta ou de aborto de um planeta. Asterides so formados por fragmentos de rochas, alguns bastante grandes. Temos alguns exemplos de asterides nomeados: Ceres (770 km de dimetro), Pallas (480 km), Vesta (385 km), Eros etc. Milhares de asterides j foram nomeados e numerados. COMETAS: So corpos iluminados pelo sol que se apresentam compostos por matria slida, aglomerados de poeira csmica, gua ou gelo e matria gasosa. Quando o cometa se afasta do

Sol sua gua e gases congelam. Os cometas gravitam em torno das estrelas em rbitas elpticas bem alongadas. Apresentam trs partes: #Ncleo: formado de matria slida. #Coma ou Cabeleira: gases resfriados (H2O, CO2, NH3, CH4) e partculas slidas que envolvem o ncleo #Cauda: constituda por gases e vapor de gua (H2O), com mais de 106 km de comprimento. METEORITOS: pequenos corpos rochosos ou metlicos que penetram na atmosfera terrestre e algumas vezes caem na superfcie (40.000 Ton / dia). So considerados asterides os corpos relativamente pequenos que esto em rbita, quando entram no campo gravitacional terrestre so chamados de meteoros e quando caem na superfcie da Terra recebem o nome de meteoritos. Os meteoritos provm do espao interplanetrio. O atrito com a atmosfera torna-os incandescentes (estrelas cadentes), muitos dos quais se desintegram totalmente transformando-se em poeira. Outros atingem o solo, formando crateras. O maior meteorito achado tem cerca de 60 toneladas (frica do Sul). Importantes para a Geologia. Supe-se que sejam oriundos da desintegrao de planetas dentro do sistema solar. Pelas feies da superfcie da Lua, Mercrio e Marte com numerosas crateras de vrios tamanhos se deduz que os planetas e satlites sofrem impactos at hoje de material extraterrestre. Composio dos meteoritos Sideritos = metlicos (90 % Fe + 10 % Ni) Assideritos = Silicatos e Fe Metlico Litossideritos = grupo intermedirio entre os dois primeiros (ptreo-ferruginoso). 1.2 O PLANETA TERRA: A Terra um produto final de uma seqncia de eventos que ocorreu durante um tempo 12 1,2 bilhes de anos (Ba.) a partir do Big Bang. Sua origem ligada origem do Sistema Solar. Uma parte de uma nebulosa sofreu colapso h 5 bilhes de anos. Ocorrendo uma concentrao de matria num centro de rotao, onde o seu interior tornou-se mais macio, adquirindo o corpo alguma rotao. A rotao teria se tornado mais rpida, devido a contrao gravitacional, causando a nebulosa adquirir forma discoidal. medida que mais material alcanava seu centro, a temperatura a crescia at um limite. Com o tempo a temperatura externa baixou condensando agregados de elementos na periferia. Quando esses fragmentos colidiam, juntavam-se em corpos maiores que dariam lugar aos planetesimais, e pela acreso continuada, aos planetas internos. Os impactos gigantes essencialmente terminaram h 3,9 bilhes de anos, mas o processo de acreso nunca terminou. O influxo anual de material do sistema solar externo de 40.000 toneladas por ano. Devido ao vento

solar e pequena quantidade de matria, proporcionando baixa gravidade e alta temperatura, proveniente do sol, os planetas internos no retiveram grandes quantidades de H +, He, CH4, Amnia e gua.

O impacto dos planetesimais (meteoros), o aumento da gravidade contraindo ainda mais e a radioatividade aumentam a temperatura interna dos planetas fundindo-os parcial ou totalmente. No caso da Terra, isto ocasionou a migrao dos elementos pesados para o centro do planeta e os elementos leves para a periferia, diferenciando a Terra, por exemplo, em camadas denominadas NCLEO, MANTO e CROSTA. Este evento foi chamado a catstrofe do ferro. Rochas mais antigas datadas em funo da radioatividade da Terra tm 3,8 bilhes de anos. Portanto, no h informao direta acerca da histria do incio da Terra porque nenhuma rocha mais antiga que 3,9 bilhes de anos sobreviveu.

A Atmosfera e Hidrosfera formaram-se a partir de liberao de gases e vapores da crosta e manto e do espao. Os planetesimais no teriam capacidade de sustentar atmosferas, mas poderiam sustentar gua sob a forma de gelo. Luas de Jpiter e Saturno apresentam uma crosta de gelo superficial. A cauda dos cometas formada de partculas de slidos e de gelo quando afastada do sol e de gua e partculas quando prximas do sol. 1.2.1 DIMENSES DA TERRA (Geodsia): Forma: elipside de rotao ou uma esfera pouco achatada segundo um dos dimetros. DIMETRO EQUATORIAL= 12.756.776m DIMETRO POLAR CIRCUNFERNCIA E = 12.713.824m = 40.076km

CIRCUNFERNCIA POLAR= 40.009KM MAIOR ELEVAO MAIOR DEPRESSO VOLUME MASSA DENSIDADE d= M/v = Monte Everest 8,84km = Fossa Mariana 11,5km 3 12 3 = 1,08.10 km V= 4/3 R 27 2 = 5,98.10 g f= k M1M2 /d 3 Total = 5,53g/cm 3 Crosta Superior = 2,7g/cm 3 Crosta Inferior = 3,0g/cm

1.3 MOVIMENTOS DA TERRA: Animada de 14 movimentos diferentes. Conseqncias do Movimento de Rotao: - Controle das atividades humanas. - Variaes climticas sazonais. - Deslocamento de fludos na superfcie e atmosfera. - Variaes na fora de gravidade. - Deslocamento dos materiais em estado slido no interior da Terra. 1.3.1 ROTAO: Giro de 360 em torno de um eixo, chamado EIXO DE ROTAO. A interseo do eixo com a superfcie denominada Polo. Direo da Rotao: Oeste para leste Perodo da Rotao: 24 horas (dia solar) 23 h 56 4 (dia sideral) Velocidade = 1660 km/h Inclinao do eixo de rotao em relao a eclptica (plano da rbita) de 2330 . Esta inclinao produz iluminao diferenciada nos dois hemisfrios. Conseqncias do Movimento de Rotao: - Sucesso dos dias e das noites. - Abaulamento da Terra na Regio Equatorial e achatamento nas Regies Polares. - Circulao atmosfrica e martima . - Sofre desvio para oeste. Efeito Coriolis - Nvel do mar no litoral leste dos continentes mais altos que no litoral oeste. - Desvio dos corpos em queda livre para leste. - Peso dos corpos do Equador para os polos aumenta devido a diminuio da fora centrfuga. 1.3.2 TRANSLAO: o movimento que a Terra executa em torno do Sol no perodo de 365 dias, 5horas, 48 min. e 48 segundos ( ano sideral ).

A rbita da Terra uma elipse de pouca excentricidade, isto , quase circular. No dia 8 de julho a Terra est no Aflio, isto , mais afastada do Sol. No dia 31 de dezembro est mais prxima do Sol ( Perilio ). Conseqncias do Movimento de Translao: - Estaes do ano. - Desigual distribuio de luz e calor na Terra conforme a poca do ano. - Desigual durao dos dias e das noites. - Ocorrem as sucesses dos Solstcios e Equincios. Solstcios: correspondem s pocas do ano em que os Hemisfrios Norte e Sul so desigualmente iluminados nas seguintes datas: 21 de dezembro e 21 de junho. Equincios: correspondem s pocas do ano em que ambos os Hemisfrios so igualmente iluminados. Os equincios determinam igual durao dos dias e das noites na Terra e ocorrem em 21 de maro e 23 de setembro.

Zona Glacial ( Plos - 66 1/2 ) ZONAS TRMICAS Zona Temperada (661/2 - 23 1/2 ) Zona Tropical ( 23 1/2 - Equador )

Diviso da Superfcie Terrestre (utilizao para orientao e localizao na Superfcie Terrestre): POLOS - Interseo do eixo de rotao com a superfcie da Terra. EQUADOR - Crculo mximo normal ao eixo de rotao divide a Terra em dois Hemisfrios Norte e Sul 0 a 90. PARALELOS - Planos ou crculos paralelos ao equador: Latitude- distncia angular at o Equador, considerado inicial. Trpicos- 23 27 30 (Trpico do Capricrnio no Hemisfrio Sul e Trpico do Cncer no Hemisfrio Norte)

MERIDIANOS - Crculos mximos que passam pelos polos se interceptando no eixo de rotao. Longitude- distncia angular at o meridiano de Greenwich, considerado o meridiano inicial. Existem longitude oeste ( at 180) e leste ( at 180 ) de Greenwich. A localidade de Greenwich situada em Londres. O CAMPO GRAVITACIONAL: A atrao de qualquer corpo pela Terra uma ilustrao da Lei Universal da Gravitao. Ela estabelece que: Qualquer partcula no Universo atrai qualquer outra partcula com uma fora diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre elas F= K Mx M D2 As observaes da gravidade e densidade da Terra evidenciam que o interior e a crosta devem possuir constituies diferentes. Fatores que influenciam os resultados das medidas gravimtricas: - Diferena entre dimetro equatorial e polar - latitude; - Irregularidades topogrficas; - Movimento de rotao: - Variaes laterais de densidades das rochas; - Atrao do Sol e da Lua; No Equador devido a fora centrfuga, a medida da gravidade menor. Nas montanhas e nos oceanos e plats continentais a gravidade menor. Medidas prximo montanhas indicam que a atrao do fio de prumo menor do que o esperado. PROSPECO GRAVIMTRICA Balana de Toro Aparelhos Usados Pndulo Gravmetro O Pndulo tem sido durante muito tempo, o instrumento padro para a medida do valor absoluto da gravidade. Preciso de uma parte em 1 milho. um

aparelho delicado. No usado no campo. Os pndulos so usados no estabelecimento de uma rede mundial, tendo como referncia o valor de Potsdam, em Berlin Oriental. P L/g A Balana de Toro mede gradiente horizontal e curvatura diferencial da gravidade. Usada s em terrenos planos. Este instrumento foi ultrapassado pelo gravmetro. Gravmetro mede diferenas na acelerao da gravidade. Sabendose o valor absoluto da gravidade em um ponto, pode-se determinar as diferenas que ocorrem em uma rea, amarrando ao ponto conhecido. So usados em levantamentos terrestres, martimos e areos. O gravmetro consta de uma mola muito sensvel, tendo na extremidade um peso. A unidade de acelerao da gravidade o Gal no Sistema C.G.S. A gravidade mdia da Terra de cerca de 980 Gal. As anomalias medidas so de ordem do Miligal. MILIGAL: Milsima parte do Gal. Os gravmetros de Terra tem preciso da ordem de 0,005 Mgal, com certo cuidado pode ter preciso de 0,01 Mgal. O ESFERIDE e O GEIDE Entende-se por esferide normal a forma que a Terra teria se fosse um fludo perfeito, sem variaes laterais de densidade e representada pela frmula da Gravidade Normal. O esferide seria uma superfcie de nvel ou uma superfcie equipotencial e a direo da gravidade seria em cada ponto, perpendicular a superfcie. O geide nos oceanos coincide com o nvel do mar. Nos continentes ele sobe ficando acima do esferide e se aproxima topografia. A superfcie irregular, que em qualquer lugar normal a linha de prumo, chamada GEIDE. Correes das Medidas Gravimtricas 1. Correo da Latitude: necessria essa correo para compensar a fora centrfuga da rotao da Terra. 2. Correo free-air: removido o efeito da topografia e todas as leituras do gravmetro so referidas ao nvel do mar. 3. Correo Bouguer: Remove o efeito da atrao das rochas entre a elevao da estao e o nvel do mar.

Depois destas correes o perfil gravimtrico de uma regio reflete variaes de densidade no subsolo. Estas variaes interessam a indstria mineral e de petrleo. As densidades diferentes resultam da natureza de cada rocha. O CAMPO MAGNTICO Toda a Terra um grande magneto. A medida da intensidade magntica feita pelo magnetmetro, abaixo de 20 ou 30 km no existe magnetismo porque a temperatura acima de 500C destroi o magnetismo. O campo magntico sofre mudanas dirias, anuais, seculares e reverses no seu campo. As reverses foram identificadas no magnetismo fssil ou paleomagnetismo. Os minerais magnticos se alinham segundo o campo magntico quando consolida um magma ou se depositam sedimentos nas Bacias Sedimentares. Tg = tg i i= inclinao paleomgntica tg = tangente = a paleoatitude O estudo das rochas magnetizadas mostrou. # Posies aparentes diferentes dos plos magnticos no decorrer do tempo. # As reverses do campo magntico. # O assoalho submarino como uma fita magntica. Verificou-se que o Plo Magntico acompanha o eixo geogrfico aproximadamente e este relativamente fixo, concluindo-se que os continentes mudaram de posio no passado geolgico, pois a posio dos plos magnticos pretritos dos continentes so diferentes das posies atuais. O estudo de rochas eruptivas mostrou que o Plo Magntico se inverte completamente de forma irregular, ficando o Plo Norte Magntico no Plo Sul e o sul no norte e tal fenmeno fica registrado nas rochas. Perfis Magnticos Transversais s Dorsais Meso-ocenicas mostraram reverses simtricas a partir das dorsais, sugerindo que nas dorsais forma-se Assoalho Marinho que adquire a magnetizao normal ou inversa conforme o caso. Com o auxlio das dataes radioativas, foi feita inicialmente uma magnetoestratigrafia at 7 milhes de anos atrs onde foram determinadas todas as reverses em termos de pocas normais e reversas como tambm eventos que so variaes mais rpidas dentro das pocas. Atualmente a estratigrafia vai at 200 M.A. As reverses so correlacionadas em todos os oceanos.

You might also like