You are on page 1of 9

INTELIGNCIA POLICIAL - Discutindo um conceito.

Por Cide Ferreira Romo Outubro/2010

O fato de usarmos a palavra inteligncia to frequentemente leva-nos a acreditar na sua existncia como uma entidade concreta, estvel e mensurvel. Vitor Cruz

I - Introduo O vocbulo inteligncia, do latim intelligentia, significa a faculdade de entender, de compreender; destreza, habilidade para escolher os mtodos e obter um bom resultado.1 Este termo, amplamente utilizado nas Cincias Humanas, definido pelo educador Srgio Giannico (2006) como sendo:
[] uma capacidade que desenvolvemos na medida que pensamos, raciocinamos, agimos, interpretamos e entendemos as pessoas, coisas e factos do nosso dia a dia. [...] Com isso temos a capacidade de resolver situaes novas com destreza e xito, compreendendo a relao entre os fatos e a verdade, tomando decises atravs do raciocnio.

Analisando a definio apresentada, podemos determinar a existncia de trs estgios distintos: 1 - interpretar e entender pessoas, coisas e fatos. Ou seja, realizar a anlise de determinada situao, evento e das pessoas e/ou instituies envolvidas nestes episdios; 2 - resolver problemas por meio do entendimento destes fatos. Com base na avaliao, necessrio o estabelecimento de processos definidos para obteno da resoluo do problema; 3 - tomar decises atravs do raciocnio. Aps a compreenso dos eventos e determinao de processos para resoluo dos problemas, partimos para o estabelecimento de aes a serem adotadas.
1

Dicionrio Caldas Aulete, verso digital.

Esta expresso tambm tem sido utilizada por diversos autores em distintas reas do conhecimento - polticas, jurdicas, humanas, sociais, econmicas e at mesmo tecnolgicas. Desta pluralidade de abordagens surgiram ainda outros temas: inteligncia competitiva, inteligncia financeira, inteligncia emocional, inteligncia de segurana pblica, etc. Alguns destes possuem ramificaes, a exemplo da inteligncia de segurana pblica, que pode ser subdividida em penitenciria e policial. Neste trabalho, faremos uma abordagem do termo sob o prisma das Cincias Policiais, com foco especfico em Segurana Pblica, objetivando conceituar inteligncia como atividade de Estado e discutir o conceito de inteligncia policial.

II Atividade de Inteligncia Um dos conceitos amplamente difundido o de que inteligncia pode ser estudada sobre trs aspectos: 1 - o conhecimento produzido, onde o foco o produto; 2 - a estrutura funcional utilizada para obter os dados e as informaes necessrias, com nfase na organizao; 3 - os meios utilizados para a obteno e produo dos conhecimentos, valorizando o processo. A pesquisadora Priscila Antunes (2002, p. 20) realizou a compilao da literatura internacional existente e, sobre estes trs pontos, sistematizou a seguinte considerao:
[...] a atividade de inteligncia refere-se a certos tipos de informaes, relacionadas segurana do Estado, s atividades desempenhadas no sentido de obt-las ou impedir que outros pases a obtenham e s organizaes responsveis pela realizao e coordenao da atividade na esfera estatal.

As instituies tradicionalmente responsveis por realizar as atividades de inteligncia so conhecidas como Servios de Inteligncia e definidas pelo pesquisador Marco Cepik (2002, p. 13) como:
[...] agncias governamentais responsveis pela coleta, pela anlise e pela disseminao de informaes consideradas relevantes para o processo de tomada de decises e implementao de polticas pblicas nas reas de poltica externa, defesa nacional e provimento de ordem pblica.

Segundo Denilson Feitoza (2005, p. 2), promotor de justia e estudioso do tema, os servios de inteligncia se subdividem em trs reas: a) Anlise, setor com a funo de produzir informaes, que sero difundidas por meio de instrumentos prprios, visando o assessoramento do usurio final do conhecimento criado; b) Contra-inteligncia, responsvel pela salvaguarda dos dados,

conhecimentos, instalaes e pessoal pertencentes instituio; c) Operaes, rea incumbida pelo planejamento e pela implementao das atividades de busca ou coleta dos dados negados ou no disponveis. Para melhor compreenso do assunto, faz-se necessria a diferenciao tcnica entre os termos busca e coleta. O primeiro refere-se s aes de levantamento de dados negados, ou seja, no disponveis e quase sempre sem o consentimento do alvo. Enquanto o segundo, a captura de dados disponveis em fontes abertas, como livros, jornais, internet, etc. Feitoza assinala que o procedimento de busca (operao de inteligncia) pode ser utilizado na investigao criminal, desde que sujeito s limitaes de contedo e de forma estabelecidas pela lei processual penal. 2 As instituies policiais brasileiras (civis, militares e federais) possuem em suas estruturas servios de inteligncia responsveis pela coordenao e realizao das atividades afins.

PACHECO, op. cit. p. 4.

Estes servios integram o Sistema Brasileiro de Inteligncia (SISBIN), institudo pela Lei 9883/99, que tambm foi responsvel pela criao da Agncia Brasileira de Inteligncia (ABIN), rgo central do sistema. O SISBIN foi regulamentado pelo Decreto 4376/02, que dispe sobre sua organizao e seu funcionamento, definindo no art. 2 que:
Art. 2 Para os efeitos deste Decreto, entende-se como inteligncia a atividade de obteno e anlise de dados e informaes e de produo e difuso de conhecimentos, dentro e fora do territrio nacional, relativos a fatos e situaes de imediata ou potencial influncia sobre o processo decisrio, a ao governamental, a salvaguarda e a segurana da sociedade e do Estado.

Podemos observar na conceituao oficial da Legislao Brasileira que a atividade de inteligncia est voltada para assessoramento do Governo, mormente no tocante segurana pblica e soberania do Estado.

III O Subsistema de Inteligncia de Segurana Pblica - SISP Objetivando realizar a adequao do conceito de inteligncia para sua utilizao na rea de segurana pblica, o Decreto 3.695/2000 criou o Subsistema de Inteligncia de Segurana Pblica (SISP) com a finalidade de coordenar e de integrar atividades de inteligncia de segurana pblica em todo o pas, alm de suprir os governos federal e estaduais de informaes que subsidiem a tomada de decises neste campo. Ainda pelo Decreto, a Secretaria Nacional de Segurana Pblica (SENASP) foi estabelecida como rgo central do subsistema. A SENASP criou a Rede Nacional de Inteligncia de Segurana Pblica (RENISP) como forma de integrao e comunicao entre os rgos de inteligncia de segurana pblica dos diversos rgos policias federais e estaduais. O Decreto 3.695/2000, no pargrafo 3 do art. 2, dispe que os rgos integrantes do SISP tm por misso: identificar, acompanhar e avaliar ameaas reais ou potenciais de segurana pblica e produzir conhecimentos e informaes

que subsidiem aes para neutralizar, coibir e reprimir atos criminosos de qualquer natureza. Referendando a necessidade da utilizao das tcnicas de inteligncia no combate a criminalidade, a SENASP editou a Resoluo n 01, de 15 de julho de 2009, que regulamentou o SISP, determinando que a coordenao central deste subsistema ficasse a cargo da Coordenao-Geral de Inteligncia da SENASP/MJ. Neste ato normativo foi criada a Doutrina Nacional de Inteligncia de Segurana Pblica (DNISP), aprovada pelo Conselho Especial do Subsistema de Inteligncia de Segurana Pblica e normatizada pelo Secretrio Nacional de Segurana Pblica, Dr. Ricardo Balestreri, atravs da Portaria n 22, de 22 de julho de 2009, publicada no DOU de 23/07/09. A DNISP possui como redao:
Art. 1 O Subsistema de Inteligncia de Segurana Pblica - SISP, que compe o Sistema Brasileiro de Inteligncia - SISBIN, constitudo de rede prpria e responsvel pelo processo de coordenao e integrao das atividades de inteligncia de segurana pblica no mbito do territrio nacional, tem por objetivo fornecer subsdios informacionais aos respectivos governos para a tomada de decises no campo da segurana pblica, mediante a obteno, anlise e disseminao da informao til, e salvaguarda da informao contra acessos no autorizados. . . . 3 So elementos constituintes do SISP, originariamente: I - Conselho Especial do Subsistema de Inteligncia de Segurana Pblica; II - a Rede Nacional de Inteligncia de Segurana Pblica - RENISP; III - a Rede de Integrao Nacional de Informaes de Segurana Pblica, Justia e Fiscalizao - INFOSEG; IV - o Sistema Nacional de Identificao de Veculos em Movimento SINIVEM; V - os Organismos de Inteligncia de Segurana Pblica e suas agncias, o respectivo pessoal e estrutura material; VI - a Doutrina Nacional de Inteligncia de Segurana Pblica - DNISP; e VII - os sistemas de informaes, os bancos de dados de propriedade e ou cedidos SENASP; VIII - Conselho Nacional de Chefes de Organismos de Inteligncia de Segurana Pblica - CNCOI. IX - as Agncias de Inteligncia - AI - a ele vinculadas, respectivo pessoal e material. . . . 4 Para os efeitos desta Resoluo devero ser considerados os seguintes conceitos: I - Inteligncia: a atividade que objetiva a obteno, anlise e disseminao de conhecimentos, dentro e fora do territrio nacional, sobre fatos e situaes de imediata ou potencial influncia sobre o processo decisrio e a ao governamental e sobre a salvaguarda e a segurana da sociedade e do Estado;

II - Contra-Inteligncia: a atividade que objetiva salvaguardar dados e conhecimentos sigilosos e identificar e neutralizar aes adversas de qualquer natureza que constituam ameaa salvaguarda de dados, informaes e conhecimentos de interesse da segurana da sociedade e do Estado, bem como das reas e dos meios que os retenham ou em que transitem; III - Inteligncia de Segurana Pblica: a atividade permanente e sistemtica via aes especializadas que visa identificar, acompanhar e avaliar ameaas reais ou potenciais sobre a segurana pblica e produzir conhecimentos e informaes que subsidiem planejamento e execuo de polticas de Segurana Pblica, bem como aes para prevenir, neutralizar e reprimir atos criminosos de qualquer natureza, de forma integrada e em subsdio investigao e produo de conhecimentos; IV - Inteligncia Policial: o conjunto de aes que empregam tcnicas especiais de investigao, visando a confirmar evidncias, indcios e a obter conhecimentos sobre a atuao criminosa dissimulada e complexa, bem como a identificao de redes e organizaes que atuem no crime, de forma a proporcionar um perfeito entendimento sobre a maneira de agir e operar, ramificaes, tendncias e alcance de condutas criminosas.

IV Inteligncia Policial A doutrina de Inteligncia Policial do Departamento de Polcia Federal (DPF) define que a produo de conhecimento nesta rea realizada em trs nveis estratgico, ttico e operacional e destina-se a facilitar o processo decisrio de gesto policial bem como para subsidiar o trabalho de Polcia Judiciria na produo de provas e revelao de evidncias sobre autoria de crimes.3 O nvel estratgico destina-se ao assessoramento em mais alto grau, tratando de assuntos de maior complexidade que dizem respeito ao rgo como um todo, com o objetivo de possibilitar a adoo de medidas preventivas e a tomada de decises administrativas por parte da Direo-Geral do DPF. Baseado em estimativas de evoluo de determinados tipos penais e/ou da criminalidade, estas aes so projetadas para vigorarem por um espao temporal de longo prazo. A atividade de inteligncia policial em nvel ttico aborda uma determinada rea de interesse do rgo e no a instituio como um todo, objetivando subsidiar a elaborao de polticas internas de atuao para o enfrentamento de determinado fenmeno criminal. Estas polticas so projetadas para um espao temporal de mdio prazo.

DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL.(2009, p. 21-22)

Finalmente o nvel operacional tem como objetivo a tomada de decises relativas investigao criminal, que a atividade-fim do rgo, com foco especifico na formao de escopo probatrio para a apurao e comprovao de autoria e materialidade de ilcito penal, possuindo assim, efeito imediato. Para o professor Joanisval Gonalves (2010, p. 28) inteligncia policial deve estar voltada para questes tticas de ilcitos penais e grupos infratores, ficando esta rea de inteligncia a cargo das instituies policiais, objetivando levantar indcios e tipologias de aes delituosas. Como visto anteriormente, a DNISP define inteligncia policial como um conjunto de aes que empregam tcnicas especiais de investigao, as quais tm por objetivo confirmar evidncias, obter conhecimento sobre atuao criminosa e propiciar a identificao das organizaes que atuam de forma delituosa. O conceito de Inteligncia Policial da DNISP aparenta-nos ainda

inconsistente, pois foca-se na obteno de provas e na identificao de organizaes criminosas. Uma definio hbrida, formulada por consideraes da doutrina utilizada no DPF (estratgico, ttico e operacional) agregado ao conceito apresentado na DNISP, parece atender mais aos anseios da sociedade, sendo esta a beneficiria maior dos resultados oriundos desta atividade. V Concluso luz dos conceitos estudados, podemos afirmar que a maioria dos rgos policiais integrantes do Subsistema de Inteligncia de Segurana Pblica (SISP) no realiza atividades de inteligncia policial. Desenvolvem somente aes de levantamentos de dados e/ou de investigaes criminais com o objetivo de buscar evidncias para resoluo de um fato delituoso, utilizando tcnicas especiais de investigao oriundas da atividade de inteligncia. Esta afirmao baseia-se no fato de que os rgos de segurana pblica, apenas eventualmente e de forma muito pontual produzem estimativas com vistas

ao assessoramento dos governos e a formulao de polticas pblicas na rea de segurana. necessrio que gestores pblicos priorizem os esforos para a efetiva implementao do SISP em todo o territrio nacional. Sobretudo, na realizao de atividades de inteligncia policial em prol do Estado, com os enfoques estratgico e ttico. Desta maneira no agiriam apenas de forma proativa em relao criminalidade, mas subsidiariam a formulao e adoo de polticas pblicas em benefcio da melhoria de vida da sociedade, principalmente nas questes de segurana pblica. Quando os rgos de segurana pblica efetivamente produzirem

conhecimentos nestes nveis de atuao, poderemos afirmar que existe uma atividade de Inteligncia Policial e, por conseqncia, Inteligncia de Segurana Pblica.

Referncias Bibliogrficas

ANTUNES, Priscila C. B. SNI & ABIN: Entre a teoria e a prtica. Uma leitura da atuao dos Servios Secretos brasileiros ao longo do sculo XX. Rio de Janeiro: FGV,2002. AULETE, Caldas. Aulete Digital Dicionrio Contemporneo da Lngua Portuguesa. Lexikon. BARROS, Antonio E. C. A Formulao da Doutrina Nacional de Inteligncia de Segurana Pblica e Sua Aplicao nas Agncias de Inteligncia de Segurana Pblica no Estado do Cear. 2010. 68 f. Faculdade Metropolitana de Fortaleza/CE. BRASIL. Decreto n 4.376, de 13 de setembro 2002. BRASIL. Lei 9.883, de 07 de dezembro de 1999. BRASIL. Ministrio da Justia. Secretaria Nacional de Segurana Pblica. Resoluo n 01, de 15 de julho de 2009. CEPIK, Marco A. C. Espionagem e Democracia: agilidade e transparncia como dilemas na institucionalizao de servios de inteligncia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. 230 p. DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL. Manual de Inteligncia Policial Outubro de 2009. GIANNICO, Srgio L. A Inteligncia Universal. Disponvel em HTTP://territoriosdamente.blogspot.com/2006/10/inteligncia-universal.html. Acesso em 14/11/10, 11:00:00 h. GONALVES, Joanisval B. Atividade de Inteligncia e legislao correlata. Srie Inteligncia, Segurana e Direito. Nireri/RJ: Ed. Impetus, 2010. 232 p. PACHECO, Denilson F. Atividades de Inteligncia e Processo Penal. Disponvel em http://www.advogado.adv.br/direitomilitar/ano2005/denilsonfeitozapacheco/ativida dedeinteligencia.htm. Acesso em 15/11/2010, 19:00:00h. WENDT, Emerson. Inteligncia de Segurana Pblica e DNISP Aspectos iniciais. Disponvel em http://www.inteligenciapolicial.com.br/2010/03/inteligencia-deseguranca-publica-e.html. Acesso em 16/11/2010, 14:00:00h.

You might also like