You are on page 1of 20

MANUAL DE INSTRUES

Serra Tico-Tico de Bancada BT1600 de 16 Velocidade Varivel, com Funo Quickset II de Troca de Lmina BT1600

Advertncia: Leia este manual de instrues antes de utilizar o produto.

REGRAS GERAIS DE SEGURANA


A marcenaria pode ser perigosa se procedimentos seguros e apropriados no forem seguidos. Como com qualquer tipo de equipamento, a operao do produto envolve certos perigos. A utilizao da mquina com respeito e precauo ir reduzir consideravelmente a possibilidade de leses corporais. Porm, ignorar as precaues normais de segurana pode resultar em leses para o operador. Equipamentos de segurana, assim como as protees, bastes de empurrar, desempenadeiras, pentes, culos de segurana, mscaras para p e protetores auditivos podem reduzir possveis leses. Porm, nem o melhor dos protetores consegue compensar a falta de bom senso, a falta de cuidado ou a distrao. Use sempre o bom senso e tenha cuidado na oficina. Se um procedimento parecer perigoso, no tente execut-lo. Procure um procedimento alternativo que seja mais seguro. NO ESQUEA: Voc responsvel pela sua prpria segurana.
ADVERTNCIA: Leia e compreenda todas as instrues. A falha em seguir as instrues listadas abaixo pode resultar em choques eltricos, incndio, e/ou leses graves.

1.

2. 3.

4.

5. 6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13. 14.

15. 16.

17.

PARA SUA PRPRIA SEGURANA, LEIA O MANUAL DE INSTRUES ANTES DE UTILIZAR A FERRAMENTA. Conhea os usos e limitaes da ferramenta assim como os perigos especficos que envolvem seu uso. UTILIZE OS PROTETORES e em bom estado. USE SEMPRE PROTEO OCULAR. Utilize culos de segurana. culos comuns s possuem lentes resistentes ao impacto; no so culos de segurana. Tambm use mscara facial ou contra p se a operao de corte gerar poeira. Os culos de segurana devem estar em conformidade com os requisitos da ANSI Z87.1. OBSERVE: culos aprovados possuem o cdigo Z87 impresso ou estampado. RETIRE CHAVES DE AJUSTE E CHAVES DE TORQUE. Crie o hbito de verificar se as chaves de ajuste e chaves de torque tenham sido removidas da ferramenta antes de liga-la. MANTENHA SUA REA DE TRABALHO LIMPA. reas e bancadas em desordem so propcias a acidentes. NO UTILIZE A MQUINA EM AMBIENTES PERIGOSOS. No utilize ferramentas eltricas em locais midos ou molhados ou na chuva. Mantenha sua rea de trabalho bem iluminada. MANTENHA CRIANAS E VISITANTES AFASTADOS. Todas as crianas e visitantes ficar afastados da rea de trabalho. MANTENHA SUA OFICINA LONGE DO ALCANCE DE CRIANAS, INSTALANDO CADEADOS E CHAVES MESTRAS, OU REMOVENDO CHAVES QUE ACIONAM AS FERRAMENTAS. NO FORCE A FERRAMENTA. Seu trabalho ser mais bem executado e mais seguro na velocidade para a qual foi projetada. UTILIZE A FERRAMENTA APROPRIADA. No force a ferramenta ou acessrios ao realizar uma tarefa para a qual no foi projetada. UTILIZE ROUPAS APROPRIADAS. No vista roupas soltas, luvas, gravatas, anis, pulseiras ou outros acessrios que possam ficar presos nas peas mveis. Recomenda-se o uso de calado antiderrapante. Utilize toucas protetoras para conter cabelos longos. FIXE A PEA DE TRABALHO. Utilize braadeiras ou um torno de bancada para fixar a pea de trabalho sempre que possvel. mais seguro do que usar as mos e deixa as duas mos livres para usar a ferramenta. NO DEBRUCE SEU CORPO SOBRE O EQUIPAMENTO. Mantenha seus ps firmes e bem equilibrados sempre. MANTENHA SUAS FERRAMENTAS EM BOM ESTADO. Mantenha as ferramentas amoladas e limpas para um rendimento melhor e mais seguro. Siga as instrues para a lubrificao e troca de acessrios. DESCONECTE AS FERRAMENTAS antes realizar reparos e ao trocar acessrios tais como lminas, brocas, cortadores etc. UTILIZE OS ACESSRIOS RECOMENDADOS. O uso de acessrios e conexes que no sejam as recomendadas pela Black & Decker pode resultar em perigos ou riscos de leso corporal. REDUZA O RISCO DE PARTIDAS NO INTENCIONAIS. Certifique-se de que a chave esteja na posio OFF antes de

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

ligar conectar a tomada na fonte de energia. Em caso de queda de energia, coloque a chave na posio OFF. NUNCA FIQUE EM P SOBRE A FERRAMENTA. Podem ocorrer leses graves se a ferramenta se inclinar ou se houver contato acidental com a ferramenta de corte. VERIFIQUE PEAS DANIFICADAS. Antes de prosseguir com o uso da ferramenta, protetores, ou outras peas danificadas, devem ser cuidadosamente verificados para garantir seu correto funcionamento verifique o alinhamento das peas mveis, as conexes das peas mveis, peas quebradas, montagem e qualquer outra condio que possa afetar a sua operao. Um protetor, ou qualquer pea danificada deve ser devidamente reparada ou substituda. DIREO DA INSERO DE PEAS DE TRABALHO. Insira a pea de trabalho em direo lmina, somente contra o sentido de rotao da lmina. JAMAIS DEIXE A FERRAMENTA FUNCIONANDO SEM SUPERVISO. DESLIGUE A FERRAMENTA. No se afaste da ferramenta at que ela desligue completamente. FIQUE ALERTA, PRESTE ATENO NO QUE EST FAZENDO, E USE O BOM SENSO NA OPERAO DE UMA FERRAMENTA ELTRICA. NO USE A MQUINA QUANDO ESTIVER CANSADO OU SOB O EFEITO DE DROGAS, LCOOL, OU MEDICAMENTOS. Um momento de descuido ao operar uma ferramenta eltrica pode resultar em graves leses corporais. CERTIFIQUE-SE DE QUE A FERRAMENTA ESTEJA DESCONECTADA DA FONTE DE ENERGIA enquanto o motor estiver sendo montado, conectado ou reconectado. A POEIRA GERADA por certas madeiras e derivados de madeira poder ser prejudicial sade. Opere sempre a mquina em reas bem arejadas e remova bem a serragem. Utilize sistemas de coleta de serragem sempre que for possvel.

ADVERTNCIA: ALGUNS TIPOS DE POEIRA CRIADOS POR LIXAMENTO ELTRICO, CORTE COM SERRA, TRITURAO, PERFURAO E OUTRAS ATIVIDADES DE CONSTRUO contm substncias qumicas que podem, reconhecidamente, causar cncer, doenas congnitas ou outros danos reprodutivos. Alguns exemplos destas substncias qumicas so: chumbo de tintas base de chumbo, slica cristalina de tijolos e cimento e outros produtos da alvenaria, e arsnico e cromo, de madeira tratada quimicamente. O seu risco com relao exposio a estas substncias varia, dependendo da freqncia com que voc faz este tipo de trabalho. Para reduzir a sua exposio a estes agentes qumicos: trabalhe em uma rea bem ventilada e trabalhe com equipamento de segurana aprovado, tal como aquelas mscaras para p que so especialmente designadas para filtrar partculas microscpicas. GUARDE ESTAS INSTRUES. Consulte estas instrues freqentemente e use-as para instruir outras pessoas.

25.

REGRAS ADICIONAIS DE SEGURANA PARA SERRAS TICO-TICO DE BANCADA


1. NO OPERE a sua serra tico-tico de bancada at que a mesma esteja completamente montada e instalada de acordo com as instrues. 2. SE VOC NO ESTIVER totalmente familiarizado com a operao de Serras Tico-Tico de Bancada, obtenha ajuda do seu supervisor, instrutor ou outra pessoa qualificada. 3. A SUA SERRA TICO-TICO DE BANCADA DEVE estar fixada, de maneira firme, a uma base ou bancada. Se houver qualquer tendncia de movimentao da base ou bancada durante a operao, esta base ou bancada DEVE ser fixada ao cho. 4. ESTA SERRA TICO-TICO DE BANCADA para uso somente em locais fechados. 5. CERTIFIQUE-SE QUE a lmina esteja tensionada de maneira adequada antes de operar a serra. 6. PARA EVITAR a quebra da lmina SEMPRE ajuste a tenso da lmina corretamente. 7. CERTIFIQUE-SE QUE os dentes da lmina estejam apontando para baixo, na direo da bancada. 8. NUNCA LIGUE a serra antes de remover todos os objetos da bancada (ferramentas, pedaos de madeira, etc.). 9. NO corte material que seja pequeno demais para ser apoiado de maneira segura. 10. EVITE posies inadequadas da mo, onde um escorrego repentino pode fazer com que a mo seja atingida pela lmina. 11. SEMPRE mantenha as mos e dedos longe da lmina. 12. SEMPRE ajuste o p da sapata fixadora para cada nova operao. 13. NO USE lminas cegas ou tortas. 14. NO tente serrar materiais que no tiverem uma superfcie plana, a menos que um suporte apropriado seja utilizado. 15. FAA cortes de folga antes de cortar curvas longas. 16. NUNCA tente cortar uma curva que seja muito fechada para a lmina que estiver sendo usada. 17. AO retirar a lmina de uma pea de trabalho, a lmina poder ficar presa no corte da serra. Isto geralmente causado devido ao acmulo de serragem no corte da serra. Se isto acontecer, "DESLIGUE" a chave e remova o plugue da tomada de fora. Abra o corte da serra e retire a lmina da pea de trabalho.

ADVERTNCIA: Leia e compreenda todas as instrues. A falha em seguir as instrues listadas abaixo pode resultar em choques eltricos, incndio, e/ou leses graves. 18. O USO DE acessrios no recomendados pela Black & Decker pode resultar em riscos de leses. 19. SEMPRE segure firme a pea de trabalho que estiver em contato com a lmina. 20. NO introduza o material muito rpido quando estiver cortando. Somente introduza o material em uma velocidade suficiente para que a lmina faa o corte. 21. NUNCA ligue a Serra de Tico-Tico quando a madeira estiver em contato com a lmina. 22. AO cortar uma pea de trabalho grande, CERTIFIQUE-SE DE QUE o material esteja apoiado na mesma altura da bancada. 23. TOME CUIDADO quando estiver cortando material que esteja em posio transversal irregular, e que poderia prender a lmina antes do trmino do corte. Uma pea de molde, por exemplo, deve ficar em uma posio plana na bancada e no dever balanar quando estiver sendo cortada. 24. TOME CUIDADO quando estiver cortando materiais arredondados tais como os bastes de encaixe ou tubos. Eles tendem a rolar quando esto sendo cortados, fazendo com que a lmina morda. Use um bloco em V para controlar a pea de trabalho. 25. SEMPRE libere a tenso da lmina antes de removla dos seus prendedores superiores ou inferiores. 26. CERTIFIQUE-SE que o travamento de inclinao da lmina esteja apertado antes de ligar a mquina. 27. NUNCA procure alcanar a parte inferior da bancada enquanto a mquina estiver em funcionamento. 28. NUNCA risque, monte ou ajeite o trabalho na bancada quando a serra estiver em operao. 29. SEMPRE PARE a serra antes de remover sucatas da bancada. 30. QUANDO A MQUINA NO ESTIVER SENDO USADA, a chave deve estar na posio OFF. 31. SE qualquer parte da sua Serra Tico-Tico de Bancada estiver faltando, danificada ou com qualquer tipo de defeito, ou se qualquer componente eltrico no estiver funcionando de forma apropriada, coloque a chave na posio OFF e remova o plugue da tomada de fora. Substitua partes que estiverem faltando, danificadas ou com defeito antes de continuar a operao.

GUARDE ESTAS INSTRUES. Consulte estas instrues freqentemente e use-as para instruir outras pessoas.
3

CONEXES ELTRICAS
Antes de conectar a mquina linha de alimentao, certifique-se de que a(s) chave(s) esteja(m) na posio OFF e certifique-se de que a corrente eltrica tenha as mesmas caractersticas que as indicadas na mquina. Todas as conexes linha de alimentao devem ter bom contato. Se a tenso estiver baixa, a mquina ser danificada. ADVERTNCIA: PERIGO DE CHOQUE ELTRICO. NO EXPONHA A MQUINA CHUVA OU OPERE A MQUINA EM LOCAIS MIDOS

ADVERTNCIA: PERIGO DE CHOQUE ELTRICO. ESTA MQUINA DEVE ESTAR ATERRADA DURANTE O USO, PARA PROTEGER O OPERADOR CONTRA CHOQUES ELTRICOS. SUA SERRA TICO-TICO DE DETALHE SAI DA FBRICA PREPARADA PARA A CONEXO EM REDE ELTRICA DE 220V. CASO NECESSITE CONECTAR SUA MQUINA EM REDE ELTRICA DE 127V, FAVOR CONSULTAR O MANUAL DE INSTRUES PARA VERIFICAR A MANEIRA CORRETA DE COMO REALIZAR A MUDANA DE VOLTAGEM.DETALHES NA PAGINA 19. 1. Todas as mquinas aterradas e conectadas por cabo: Caso ocorra um defeito ou uma paralisao, o aterramento fornece um caminho de menor resistncia para a corrente eltrica a fim de reduzir o risco de choque eltrico. Esta mquina est equipada com um cabo eltrico, com um equipamento condutor de aterramento e um plugue de aterramento. O plugue deve ser inserido em uma tomada apropriada que esteja adequadamente instalada e aterrada, em conformidade com todas as leis e regulamentos locais. No modifique o plugue fornecido. Caso no encaixe na tomada, pea a um tcnico qualificado para instalar a tomada adequada. Se o reparo ou substituio do cabo eltrico ou plugue for necessrio, no ligue a pea de aterramento a um terminal energizado. Consulte um eletricista qualificado ou a assistncia tcnica caso as instrues de aterramento no forem bem compreendidas, ou se houver dvida com relao ao aterramento da mquina. Use somente extenses triplas que possuam plugues de 3 pinos com aterramento e tomadas para 3 fios condutores que sejam compatveis com o plugue da mquina. Repare ou substitua imediatamente cabos danificados ou desgastados. ADVERTNCIA: PERIGO DE CHOQUE ELTRICO. EM TODOS OS CASOS, CERTIFIQUE-SE DE QUE A TOMADA EM QUESTO ESTEJA ADEQUADAMENTE ATERRADA. SE VOC NO CERTEZA, PEA A UM TCNICO TIVER QUALIFICADO PARA VERIFICAR A TOMADA.

INSTRUES DE ATERRAMENTO

EXTENSES
ADVERTNCIA: Use extenses apropriadas. Certifique-se de que sua extenso esteja em boas condies e sua extenso de 3 fios tenha plugue de 3 pinos com aterramento e tomadas compatveis com o plugue da mquina. Ao utilizar uma extenso, certifique-se que esta ser forte o suficiente para conduzir a corrente da mquina. Um cabo de bitola menor do que o necessrio causar uma queda na tenso da linha, causando uma perda de potncia e superaquecimento.

INSTRUES PARA OPERAO


INTRODUO
O Modelo BT1600 da Black& Decker uma Serra Tico-Tico de Bancada de 16 de Velocidade Varivel. A faixa da velocidade varivel do modelo BT1600 de 650 - 1650 golpes por minuto. O Modelo BT1600 proporciona uma profundidade de corte de 2" para peas de trabalho espessas.

RETIRADA DA EMBALAGEM E LIMPEZA


Cuidadosamente, retire a mquina e todos os itens avulsos da embalagem. Retire o revestimento de proteo de todas as superfcies sem pintura. Esse revestimento pode ser retirado com um tecido macio umedecido com querosene (no use acetona, gasolina nem diluente de laca para essa finalidade). Aps a limpeza, cubra as superfcies sem pintura com uma boa cera para piso de uso domstico.

AVISO: A FOTO DA CAPA DESTE MANUAL ILUSTRA O MODELO DE PRODUO ATUAL. TODAS AS DEMAIS ILUSTRAES SERVEM APENAS PARA FINS DE REPRESENTAO E PARA ILUSTRAO DA TCNICA, E POSSVEL QUE NO REPRESENTEM AS CORES, RTULOS E ACESSRIOS REAIS.

PEAS DA SERRA TICO-TICO DE BANCADA

Fig. 1
1. Serra Tico-Tico de Bancada com lmina afixada.

Fig. 2
2. Bancada 3. Chave de torque para Troca da Lmina tipo Quickset 4. Haste da Sapata fixadora 5. Chave de torque Sextavada de 4mm 6. Punho de Travamento 7. Arruela Lisa M10 8. Inserto de Bancada Liso 9. Inserto de Bancada 10. Parafuso Especial M6x1x45mm (2) 11. Contra porca M6 (2)

MONTAGEM
ADVERTNCIA Para sua prpria segurana, no ligue a mquina na fonte de energia antes que ela esteja

completamente montada e voc tenha lido todo o manual de instrues.

FERRAMENTAS DE MONTAGEM NECESSRIAS


1.) Chave de torque sextavada de 4mm - inclusa; 2. Chave de torque para troca da Lmina tipo Quickset 3) Chave de torque de 4mm

TEMPO PREVISTO DE MONTAGEM


Menos de uma hora. 1. Retire a lmina da serra tico-tico de bancada. 2. Mova o cabo da alavanca de tenso da lmina (A) Fig. 3, para a posio inicial, conforme mostrado.

3. Empurre a alavanca de travamento do mandril (B) Fig. 4 para trs, conforme mostrado. Essa ao soltar a lmina (C) do conjunto do mandril superior (D).

4. Insira a extremidade mais longa (F) Fig. 5 da chave de torque para troca da lmina no furo (G) do prendedor da lmina inferior. Essa ao alinhar a chave (H) com o parafuso do prendedor da lmina (J). Gire a chave de torque (H) em sentido anti-horrio. Essa ao soltar a lmina do conjunto do mandril inferior.

5. Coloque a bancada (A) Fig. 7 na mquina conforme mostrado. Alinhe os dois furos dos munhes da bancada (O) com os dois furos na base (P) da mquina. OBSERVAO: ANTES DE APERTAR OS PARAFUSOS ESPECIAIS M6x1x45mm (B) E AS CONTRAPORCAS M6 (C) FIG. 7, VERIFIQUE SE O MEDIDOR DE INCLINAO (D) EST POSICIONADO DENTRO DO PONTEIRO (E) CONFORME MOSTRADO. ALM DISSO, NO APERTE COMPLETAMENTE OS PARAFUSOS ESPECIAIS M6x1x45mm (B) E AS CONTRAPORCAS M6 (C). PRECISO QUE A BANCADA POSSA SE INCLINAR LIVREMENTE. Prenda a bancada (A) base (P) usando os dois parafusos especiais M6x1x45mm (B) e as contraporcas M6 (C) conforme mostrado. 6. Para desmontar o punho, desparafuse e retire o parafuso e a mola (F) e retire o punho (G) do pino de travamento (H), conforme mostrado na Fig. 8. Prenda uma arruela lisa M10 (J) na extremidade rosqueada do pino (H).

7. Parafuse a extremidade rosqueada do pino (H). Fig. 9 com a arruela lisa M10 (J) atravs da fenda de ngulo do medidor de inclinao (D) e no furo rosqueado (K).

8. Ponha o punho (G) Fig. 10 no pino de travamento (H) e aperte com o parafuso e a mola (F). Mova a bancada (A) na posio horizontal e trave a bancada (A) girando o punho no sentido horrio.

9. Usando a chave de torque (L) de 4mm como aparece na Fig.11, afrouxe os dois parafusos (P) abaixo do suporte (M) que fixam o suporte haste (N).

10. Gire o suporte (M), at a posio mostrada na Figura 12. Afrouxe o punho de travamento (R) e insira a haste da sapata fixadora (S) no orifcio do suporte (M), conforme aparece na ilustrao.

11. Gire o suporte (M) Fig. 13, de volta posio original conforme aparece na ilustrao, e aperte os dois parafusos que tinham sido afrouxados na ETAPA 9. Depois aperte o punho de travamento (R) para manter a haste (S) na posio. 12. Deslize a extremidade do tubo soprador de serragem (T) Fig. 14, at a extremidade da embocadura de ar (V), conforme aparece na ilustrao.

13. O suporte da ferramenta (X) Fig. 15, utilizado para sustentar a chave de torque de mudana da lmina do tipo quickset, a chave Allen de 4mm (W) e as lminas extras (Z).

FIXANDO A SERRA TICOTICO DE BANCADA NA SUPERFCIE DE APOIO


ADVERTNCIA: A sua serra tico-tico DEVE estar fixada com segurana na base ou na bancada utilizando os orifcios que esto nos quatro ps de borracha, trs dos quais aparecem na (A) Fig.16. IMPORTANTE: Quando montar a serra num suporte ou bancada NO aperte em excesso as porcas de montagem. Deixe uma flexibilidade nos quatro ps de borracha (A) para absorver o rudo e a vibrao. Um mtodo alternativo para fixar a serra tico-tico de bancada fixar as abas dianteiras e laterais da serra na superfcie de suporte com grampos tipo C (sargentos). IMPORTANTE: Se houver alguma tendncia de movimento da base ou da bancada durante a operao, a base ou a bancada dever ser fixada ao piso.

CONTROLES DE OPERAO E AJUSTES


INTERRUPTORES LIGADESLIGA E DE VARIAO DE VELOCIDADE
O interruptor liga-desliga (A) Fig.17, e a chave interruptora de variao de velocidade (B) Fig.17.no lado direito da base da serra tico-tico de bancada, conforme mostrado. Para LIGAR a serra, empurre o interruptor (A) at a posio LIGADO. Para DESLIGAR a serra, empurre o interruptor para baixo, para a posio OFF. A serra est equipada com um boto de controle de variao de velocidade (B) Fig 17. A variao de velocidade vai de 650 a 1650 golpes por minuto. Quando a chave de variao da velocidade girada toda para a esquerda (sentido anti-horrio) a velocidade ser de 540 golpes por minuto. Para aumentar a velocidade, gire o boto(B) para a direita (sentido horrio) at alcanar a velocidade almejada. Quando o boto (B) girado todo para a direita (no sentido horrio), a velocidade ser de 1300 golpes por minuto.

(O interruptor da sua mquina pode ser diferente do que mostrado aqui)

INSERTO DA BANCADA
O inserto da bancada (A) pode ser montado bancada da serra com a abertura do inserto apontando para a frente da mesa, como aparece na Fig. 18, ou ento para a direita, como aparece na Fig. 19. Com a mesa nivelada, ngulo de 90 graus em relao lmina, o inserto deve ser colocado conforme mostrado na Fig. 18. Esse procedimento permite que a lmina seja articulada para a frente depois que liberada do prendedor superior da lmina, possibilitando ao usurio a rpida insero da lmina no prximo orifcio, num mesmo padro, quando executando o corte por dentro. Quando inclinar a mesa para as operaes de corte chanfrado, o inserto (A) deve ser colocado conforme aparece na Fig. 19. Esse procedimento permite o desencaixe da lmina quando a mesa estiver inclinada.

Uma pea sobressalente de inserto de bancada fornecida (B) Fig. 20, como equipamento padro para a sua serra tico-tico de bancada e que pode ser utilizada quando se corta peas bem pequenas, para dar um apoio adicional parte inferior da pea de trabalho. Corte uma fenda na pea sobressalente e substitua o inserto original (A) pelo sobressalente (B). A fenda na pea sobressalente (B) s ocupar a largura exata da lmina, proporcionando encaixe total parte inferior da pea de trabalho.

TROCANDO AS LMINAS
1. ADVERTNCIA: DESLIGUE A MQUINA DA FONTE DE ENERGIA. 2. Retire o inserto da bancada (A) Fig. 21, e libere a tenso da lmina, puxando a alavanca de tenso (B), conforme aparece na figura.

10

3. Empurre a alavanca de travamento do mandril Fig. 22, para trs, conforme a ilustrao. Esse procedimento ir desprender a lmina do mandril superior.

4. Introduza a extremidade comprida (F) Fig. 23 da chave de torque da lmina do tipo quickset no orifcio (G) no prendedor inferior da lmina. Esse procedimento ir alinhar a chave de torque (H) com o parafuso do prendedor da lmina (J).

5. A Fig. 24 mostra a chave de troca de lmina do tipo quickset encaixada com o conjunto inferior dos prendedores da lmina.. Vire a chave de torque no sentido anti-horrio para afrouxar o parafuso (J) Figs. 23 e 24, e remova a lmina do mandril inferior.

6. Da mesma forma, introduza uma nova lmina nos prendedores inferiores e superiores da lmina, garantindo que os dentes da lmina estejam apontando para baixo, na direo da bancada.

7. Aperte o parafuso (J) Fig. 25 na instalao do conjunto inferior do protetor da lmina.

8. Empurre a alavanca de travamento do mandril (C) Fig.22, para a posio inicial, para travar a lmina no conjunto superior do prendedor da lmina.

9. Substitua o inserto da bancada que foi retirado na Etapa 2.

10. Para aplicar a devida tenso na lmina, consulte a seo seguinte, AJUSTANDO A TENSO DA LMINA.

11

AJUSTANDO A TENSO DAS LMINAS


A tenso aplicada lmina quando a alavanca de tenso da lmina,(A) Fig. 26, est na posio traseira, conforme mostrado na ilustrao. Quando a alavanca acionada para frente, conforme aparece na Fig. 27, h uma liberao da tenso da lmina. Quando fizer o ajuste da tenso da lmina, a alavanca (A) deve estar na posio para frente, conforme aparece na Fig. 27. Para aumentar a tenso da lmina, vire o boto (B) Fig.27, no sentido horrio, e para diminuir a tenso da lmina, vire o boto (B) Fig.27 no sentido antihorrio. OBSERVAO: necessrio ajustar o boto de tenso da lmina (B) apenas quando a lmina for retirada dos prendedores inferiores e superiores da lmina e um novo ou diferente tipo de lmina for instalada nos prendedores. No necessrio ajustar a tenso da lmina quando a lmina for retirada e substituda apenas no prendedor superior da lmina, como acontece nas operaes de corte interno. Ajustar a lmina na tenso mais adequada uma operao normalmente feita base de tentativas e erros, at se alcanar o resultado almejado. Um mtodo recomendado a reduo de carga na alavanca de tenso da lmina (A) Fig. 27, e a lmina deve comear a apresentar tenso (resistncia) quando a alavanca de tenso da lmina estiver a meio ponto entre o aberto Fig. 27 e o fechado Fig. 26. Lminas mais afiadas requerem maior tenso enquanto lminas menos afiadas requerem menor tenso.

AJUSTANDO A AO DE FIXAO DO PRENDEDOR SUPERIOR DA LMINA


As diferentes larguras das lminas para as serras ticotico de bancada faro com que seja necessrio o ajuste da ao fixadora do prendedor superior da lmina. No entanto, deve ser observado que so necessrios apenas um ajuste bem pequeno e um pequeno esforo de grampeamento para sustentar a lmina. 1. Acione a alavanca de travamento do mandril (C) Fig. 22, para a posio traseira, conforme mostra a ilustrao. 2. Vire a contraporca de travamento (C) Fig. 28 na direo horria para apertar e, para afrouxar a ao de grampeamento do prendedor da lmina, vire a contraporca no sentido anti-horrio. necessrio apenas um ligeiro movimento da contraporca de travamento.

12

A bancada de sua serra tico-tico de bancada pode ser inclinada em 45 graus para a esquerda para operaes de corte chanfrado. , afrouxando-se o punho de travamento (A) Fig. 29, incline a bancada no ngulo desejado e aperte o punho de travamento (A).

No corte chanfrado, a sapata fixadora (B) Fig. 30 pode ser ajustada para ser acomodada horizontalmente no material, afrouxando o parafuso (C) e inclinando a sapata fixadora (B) conforme desejado. Em seguida, aperte o parafuso (C).

AJUSTANDO A BANCADA
1. Afrouxe o punho de travamento da bancada e mova a bancada totalmente para a direita. 2. Usando um esquadro (A) Fig. 31, verifique se a bancada faz um ngulo de 90 graus com a lmina de serra, conforme demonstrado.

3. Se a bancada no fizer um ngulo de 90 graus com a lmina, ajuste a bancada de modo a certificar-se de que o parafuso (B) - Fig. 32 est em contato com a superfcie da bancada quando a bancada fizer um ngulo de 90 graus com a lmina. O parafuso (B) pode ser ajustado afrouxando-se a porca (C), o parafuso de rosca (B) para dentro ou para fora na distncia desejada e apertar a porca (C).

13

AJUSTANDO FIXADORA

SAPATA

A sapata fixadora (A) Fig. 33 deve ser ajustado para que fique em contato com a superfcie da pea a ser cortada afrouxando o punho de travamento (B) e movendo a haste da sapata fixadora (C) para cima ou para baixo. Em seguida, aperte o punho de travamento (B).

AJUSTANDO O SOPRADOR DE POEIRA


O soprador de poeira (A) Fig. 34 pode ser movido para direcionar o ar para ponto mais eficiente na linha de corte, afrouxando o parafuso (B), ajustando a embocadura (A), e apertando o parafuso (B).

SEGUINDO UMA LINHA


ADVERTNCIA: RISCO DE CORTE: Mantenha as mos afastadas da lmina. Com sua serra tico-tico voc poder fazer cortes em linha reta ou curva facilmente. Com a maioria dos iniciantes pode acontecer que a lmina saia do curso. Mas, eles, aprendero a controlar a lmina, na medida que se familiarizarem com a mquina. Use sucata de material para praticar cortes antes de comear um projeto. Isto vai ajud-lo a desenvolver sua maneira prpria de cortar e voc descobrir o que pode e o que no pode fazer com a lmina. Sempre segure a pea de trabalho firmemente em contato com a bancada e no a introduza rpido demais ao cortar. A pea deve ser introduzida na velocidade em que a lmina poder cort-la. Serras tico-tico de bancada cortam mais rapidamente na transversal da fibra do que na direo da fibra. Leve em conta esta tendncia ao cortar padres que mudam rapidamente de corte na direo da fibra para corte transversal direo da fibra. Faa cortes de folga antes de cortar curvas longas e nunca tente cortar uma curva muito fechada para a lmina em uso.

14

CORTE INTERNO
Corte Interno aquele em que a lmina deve ser inserida em um recorte na pea de trabalho. A Serra Tico-Tico de Bancada Black & Decker 16" pode realizar esta operao de forma rpida e fcil, conforme demonstrado a seguir: O corte interno pode ser feito rapidamente com a serra. Na Fig. 35, o operador acabou de concluir um corte interno e pode passar para o prximo recorte.

Afrouxe o punho de travamento (A) Fig. 36 e levante a sapata fixadora da mola (B). Libere a tenso da lmina movendo a alavanca de tenso (C) para frente e afrouxe o prendedor superior da lmina movendo a alavanca (D) para trs, conforme demonstrado. Esta ao soltar a lmina. (E). Introduza a lmina (E) no prximo recorte, conforme demonstrado.

Coloque a lmina (E) Fig. 37 de volta no prendedor superior da lmina e aperte a lmina movendo a alavanca (D) para frente. Mova a alavanca de tenso (C) para trs, conforme demonstrado, e abaixe a sapata fixadora da mola (B). Voc est pronto para realizar o prximo corte interno.

15

LUBRIFICAO
Recomenda-se que a serra tico-tico de bancada seja lubrificada aps 20 horas de uso, conforme se segue: 1. ADVERTNCIA: DESCONECTE MQUINA DA REDE ELTRICA. A

2. Remova os quatro parafusos (A) Fig. 38 e remova o painel lateral (B) da serra tico-tico de bancada. 3. Libere a tenso da lmina puxando a alavanca de tenso (C) Fig. 39 para frente, conforme demonstrado. 4. Lubrifique as hastes dos dois parafusos especiais (D) Fig. 40 com algumas gotas de leo leve de mquina nas reas onde eles passam atravs da biela (E). OBSERVAO: NO REMOVA OS PARAFUSOS ESPECIAIS PARA LUBRIFIC-LOS. 5. Remova os dois parafusos parafuso pivs (F) Fig. 41. 6. Limpe cuidadosamente a graxa das hastes (G) Fig. 41 dos parafusos pivs (F) e lubrifique-as (G) com algumas gotas leve de leo de mquina. 7. Monte novamente os dois parafusos pivs (F) Fig. 41 na mquina. 8. Recoloque o painel lateral que foi removido na ETAPA 2 e reaplique a tenso lmina.

16

ESCOLHA DA LMINA E DA VELOCIDADE


Sua serra tico-tico de bancada aceita uma variedade de lminas de 5" de ponta chata e podem ser operadas a qualquer velocidade entre 650 e 1650 golpes por minuto. Considere as instrues a seguir como diretrizes gerais para selecionar a lmina e a velocidade de operao. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Use uma lmina mais fina para cortar peas de trabalho finas, para materiais mais rgidos ou quando precisar de um corte mais liso. Use uma lmina mais grossa para cortar peas de trabalho mais grossas, fazer cortes retos ou para materiais mais macios. Sempre use uma lmina de dente duplo na pea de trabalho. A maioria das embalagens de lminas identifica o tamanho da madeira para o qual a lmina apropriada e o raio mnimo que pode ser cortado com a lmina. Velocidades menores so geralmente mais eficientes do que velocidades maiores quando se usa lminas finas e na confeco de cortes intrincados. Comece sempre com uma velocidade mais lenta e aumente a velocidade gradualmente at que a velocidade ideal de corte seja alcanada.

SOLUO DE PROBLEMAS - QUEBRA DA LMINA


A quebra da lmina normalmente causada por um ou mais dos seguintes fatores: 1. Dobra da lmina durante a instalao. 3. Escolha imprpria da lmina para a pea a ser cortada. 2. Tenso imprpria da lmina. 5. Cortar voltas muito fechadas para a lmina usada. 6. Velocidade imprpria da lmina. 4. Forar a pea contra a lmina muito rapidamente.

17

CONJUNTO DE ESPAADORES DO INSERTO


Esta embalagem contm duas folhas de espaadores com adesivo na parte posterior, que podem ser usados para ajustar o inserto da bancada em relao superfcie da bancada. Eles podem ser aplicados na parte de baixo do inserto ou ao rebordo do inserto da bancada ou empilhados at que a altura desejada seja atingida. Recomendamos que os espaadores sejam aplicados a uma superfcie cuidadosamente limpa em trs intervalos eqidistantes no inserto ou na circunferncia de abertura da bancada.

18

INSTRUES DE CONEXO 127V OU 220V


Procedimento para alterar a tenso de alimentao de maquina: 1. Abra a caixa de conexo no corpo do motor. 2. Para usar a mquina em 127V realize a seguinte conexo: Junte os fios nmero 1 e 3, isole com os conectores de plstico; Junte os fios nmero 2 e 4, isole com os conectores de plstico; Junte os fios nmero 0 e 5, isole com os conectores de plstico; Isole o fio nmero 8 com o conector de plstico. 3. Para usar a mquina em 220V realize a seguinte conexo: Isole o fio nmero 1 com o conector de plstico; Isole o fio nmero 4 com o conector de plstico; Junte os fios nmero 2 e 3, isole com o conector de plstico; Isole o fio nmero 5 com o conector de plstico; Junte os fios nmero 0 e 8, isole com o conector de plstico. 4. Verifique se todas as conexes esto bem isoladas. 5. Feche a caixa de conexo.

DIAGRAMA DE CONEXO PARA 127V OU 220V 1 3 2 4 1 3 2 4

127V

220V

19

Imported by/Importado por: Black & Decker do Brasil Ltda. Rod. BR 050, s/n - Km 167 Dist. Industrial II Uberaba MG Cep: 38056-580 CNPJ: 53.296.273/0001-91 Insc. Est.: 701.948.711.00-98 S.A.C.: 0800-703-4644

Fabricado na China

187746-01 10/05/06

20

You might also like