You are on page 1of 12

FUNDAO DE APOIO UNIVERSITRIO CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAES E CGIC CONCURSOS - CGIC TCNICO EM ENFERMAGEM 26/ /201 (Aplicao 26/02/2012)

L ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUES:

Verifica, nos espaos devidos do CARTO-RESPOSTA, se o nmero de controle o mesmo que est ao lado do teu nome na folha de chamada. Caso o nmero de controle no corresponda ao que est nessa folha, comunica imediatamente ao fiscal de prova. No te esqueas de assinar teu nome no primeiro retngulo. Marca as respostas das questes no CARTO-RASCUNHO, a fim de transcrev-las com caneta esferogrfica preta, de ponta grossa, posteriormente, no CARTO-RESPOSTA. No perguntes nada ao fiscal, pois todas as instrues esto na prova. Lembra-te de que uma leitura competente requisito essencial para a realizao da prova. No rasures, no amasses nem dobres o CARTO-RESPOSTA, para que ele no seja rejeitado.

Lngua Portuguesa.
Leia, com ateno, o texto abaixo e responda s questes de 1 a 8.

PORTAS ABERTAS
J.J. Camargo

10

15

20

25

o final do sculo 20, sob o impacto ainda no completamente avaliado da informao instantnea, a banalizao do sofrimento alheio implantou a indiferena como a doena comportamental da sociedade, chamada moderna e pretensamente mais desenvolvida. E este sculo, ainda na infncia, o que nos reservar? Apostaria na burocracia como a chaga que, no fim desse tempo, ser identificada como o grande mal. A necessidade de regular o processo de desenvolvimento social e impor o cumprimento de normas estabelecidas criaram a figura do burocrata. At a tudo bem, como antdoto da anarquia ele era mesmo indispensvel. Mas, em algum momento, fomos perdendo o rumo, desvirtuando funes e corrompendo metas. Criamos o monstro que passou a acreditar que quem fiscaliza mais importante do que quem faz. Tambm aqui o problema universal. Porm, curiosamente, onde menos se oferece bem-estar aos indivduos, mais prosperam os atestados, as segundas vias, as fichas corridas, os cdigos e as firmas por reconhecer.

30

35

40

45

Na rea da sade, uma senha pode ser a barreira entre a vida e a morte. O burocrata, soberano na sua obtusidade, parece imperar sem constrangimentos e sem remorsos. Rodolfo Livingstone, um famoso arquiteto argentino, teve uma ideia inteligente. Depois de ser fustigado por exigncias absurdas, resolveu reagir. Entrou numa cabine de fotos 3 x 4 e bateu vrias com caretas insanas. Depois de selecionar a mais maluca delas, plastificou uma carteira cheia de carimbos, inclusive do Ministrio da Sade. No crach, um texto paralisante: O portador no responsvel por seus atos. inofensivo, mas no deve ser contrariado. Est filiado ao movimento Portas Abertas. A partir da, as portas se escancaram para ele em reparties pblicas, bancos, cartrios e aeroportos. Ningum se animou a incomodar um tipo de agressividade potencial imprevista. Ainda que o crach diga o contrrio. A burocracia, determinada a enlouquecer as pessoas normais, se descobriu incapaz de manejar a loucura dos outros. Bem pensado.

Caderno Vida, Zero Hora, 07/12/2012

1 O ttulo do texto Portas Abertas , considerado no contexto em que se encontra, tem o sentido de (a) abertura em paredes. (b) meio de acesso. (c) pea com que se fecham mveis, veculos, objetos. (d) ponto por onde se entra e sai de algum lugar. (e) pea de madeira ou metal para fechar vos.

2 De acordo com o texto, (a) h necessidade de impor o cumprimento de normas no servio pblico, evitando a anarquia, e dando ao burocrata a funo mxima dentro do rgo, que lhe permite extrapolar seus limites. (b) somente na rea da sade a burocracia incentiva os atestados, as segundas-vias e as fichas corridas. (c) a administrao da coisa pblica segue uma rotina inflexvel que, no lugar de ajudar o cidado, complica-lhe a vida. (d) necessrio regular de forma mais rgida o processo de desenvolvimento social, criando um sistema de controle burocrtico eficiente. (e) a sociedade moderna, pelo comportamento que apresenta, caracterizada como a mais desenvolvida.

FAU / CGIC Tcnico em Enfermagem - 3 / 12

Processo Seletivo (Aplicao: 26/02/2012) permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

3 Das afirmaes abaixo, I) II) III) A burocracia est para o sculo XXI, assim como a indiferena est para o sculo XX. Dizer que o sculo XXI est na infncia demonstra descrena nos tempos atuais. O grande mal deste sculo a falta de comprometimento da sociedade para com a tecnologia de informao.

6 Na linha 29, obtusidade poderia substituda, sem alterao do sentido, por (a) dignidade. (b) responsabilidade. (c) insensibilidade. (d) competncia. (e) funo. 7 Em Entrou numa cabine de fotos 3X4 e bateu vrias com caretas insanas. (linhas 34 e 35), a palavra sublinhada poderia ser substituda, sem alterao de sentido, por (a) engraadas. (b) dementes. ser

esto corretas (a) apenas a I. (b) apenas a II. (c) apenas a III. (d) apenas a I e a II. (e) apenas a I e a III. 4 A expresso a banalizao do sofrimento alheio (linhas 3 e 4) significa que (a) quem sofre com o sofrimento do outro minimiza a dor alheia. (b) a dor do prximo no merece ser considerada. (c) o sofrimento deve ser considerado como algo inerente vida. (d) o infortnio do outro sempre menor que o nosso. (e) penoso envolver-se com os problemas dos outros. 5 Na linha 16, a palavra antdoto expressa uma ideia de (a) comparao. (b) causa. (c) oposio. (d) consequncia. (e) condio.

(c) assustadas. (d) zangadas. (e) divertidas. 8 Das afirmativas abaixo, I) Na linha 38, texto paralisante significa que o portador do crach sofria da perda da capacidade de movimentos voluntrios. Em Ainda que o crach diga o contrrio. (linhas 45 e 46), o nexo sublinhado poderia ser substitudo, sem alterao de sentido, por Mesmo que. A expresso um tipo de agressividade potencial imprevista (linhas 44 e 45) indica uma possibilidade de que algo se realize.

II)

III)

esto corretas (a) apenas a I e a II. (b) apenas a II. (c) apenas a I. (d) apenas a II e a III. (e) apenas a I e a III.

FAU / CGIC Tcnico em Enfermagem - 4 / 12

Processo Seletivo (Aplicao: 26/02/2012) permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Conhecimentos Especficos
9 Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, em 1985 estimava-se que existissem 30 milhes de adultos com Diabetes Mellitus (DM) no mundo; esse nmero cresceu para 135 milhes em1995, atingindo 173 milhes em 2002, com projeo de chegar a 300 milhes no ano 2030. Neste sentido, em relao ao DM, marque V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas abaixo: ( ) As medidas teraputicas so dieta, exerccio fsico, monitorizao da glicemia, medicao (se necessria) e educao. ) A meta do tratamento diminuir os nveis de glicose sangunea tanto quanto possvel, sem modificar o ritmo de vida normal do paciente. ) Quando necessria, a aplicao de insulina diria se faz por via intramuscular e o ngulo de aplicao de 45. ) uma doena milenar caracterizada pela deficincia relativa ou absoluta de insulina. ) Utiliza-se a via endovenosa no rodzio dos locais de aplicao para prevenir a flebite. esto corretas apenas (a) I,II e III. (b) II, III e IV. (c) I, III e IV. (d) I, II e IV. (e) II e III. 11 Em 1988, a Constituio Federal criou o Sistema nico de Sade (SUS), apontando a sade como direito de todos e dever do Estado, buscando, tambm, eliminar as desigualdades na assistncia sade da populao. Em relao aos princpios que norteiam a construo do SUS, marque V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas abaixo. ( ) A universalidade, igualdade, integralidade, fraternidade e controle social so princpios do SUS. ) Os servios de sade devem funcionar atendendo ao indivduo como um ser humano integral, submetido s mais diferentes situaes de vida e de trabalho. ) Todo cidado perante o SUS, independente da regio onde vive, dever ser atendido de maneira igual. ) As aes de recuperao da sade so aquelas que buscam eliminar ou controlar as causas das doenas e agravos. ) Todas as pessoas tm o direito ao atendimento independente de cor, raa, religio, local de moradia, situao de emprego ou renda.

( (

A alternativa que contm a sequncia correta : (a) V, V, F, V, F. (b) F, F, V, V, F. (c) V, V, V, F, V. (d) V, F, V, V, V. (e) F, V, F, F, V. 10 Das afirmativas abaixo, em relao ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), I) II) III) Basicamente existem dois tipos de AVC, o isqumico e o hemorrgico. Dentre os fatores de risco, destacam-se a hipertenso, ateroesclerose e o tabagismo. Os sinais e sintomas dependem da rea do crebro atingida, do tamanho da rea atingida e do tipo de AVC. As manifestaes clnicas mais comuns so: confuso mental, disartria ou afasia, plegia ou paresias, nuseas e vmitos.

A alternativa que contm a sequncia correta (a) V, F, F, V, V. (b) V, F, V, F, F. (c) F, F, V, F, V. (d) F, V, F, F, V. (e) F, F, V, V, F.

IV)

FAU / CGIC Tcnico em Enfermagem - 5 / 12

Processo Seletivo (Aplicao: 26/02/2012) permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

12 No Artigo 12, da Lei do Exerccio Profissional, consta que o Tcnico de Enfermagem exerce atividade de nvel mdio, envolvendo orientao e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar e participao no planejamento da assistncia de enfermagem, cabendo-lhe, especialmente, I) II) III) IV) participar da programao da assistncia de enfermagem. executar aes assistenciais de enfermagem, exceto as privativas de enfermeiro. participar da orientao e superviso do trabalho de enfermagem em grau auxiliar. organizar e dirigir dos servios de enfermagem. Das afirmativas acima, esto corretas apenas (a) I, II e IV. (b) I e II. (c) II e III. (d) I, II e III. (e) III e IV. 13 Das afirmativas abaixo, em relao aos sinais vitais, I) II) III) IV) So indicadores do estado de sade. Revelam diretamente a eficcia das funes circulatria e respiratria. Ajudam no diagnstico, tratamento e evoluo. Forma rpida e eficiente de monitorizao, dando condies de identificar problemas e avaliar a resposta do paciente em relao s condutas tomadas.

14 A drenagem torcica realizada pela insero de drenos no trax com a finalidade de reexpandir o pulmo afetado e remover excesso de ar, lquido e sangue. Em relao aos cuidados com o paciente portador de um dreno de trax, observe as afirmativas abaixo. I) O selo dgua nas drenagens torcicas tem como objetivo impedir que o ar retorne para dentro do trax na inspirao. As dobras, formao de ala ou presso sobre o equipo de drenagem podem produzir presso retrgrada, a qual pode forar o lquido de volta para dentro do espao pleural ou impedir sua drenagem. O nvel de gua do selo dgua no deve flutuar durante a drenagem. O dreno no necessita ser mantido clampado, mas sim abaixo do trax do paciente, quando for necessrio o transporte do paciente. O curativo do local de insero do dreno deve ser realizado, pelo Enfermeiro, diariamente, com soluo de PVPI e lcool iodado. Das afirmativas acima, esto corretas apenas (a) I, III e IV. (b) II, III, IV e V. (c) I, II e IV. (d) II e III. (e) IV e V. 15 Na prescrio do Sr. Jos Antnio, consta plano parenteral de glicose a 5% 2 litros, 30 gotas/min. O tempo gasto para infundir 1 litro de soro glicosado ser de (a) 22 horas.

II)

III) IV)

V)

esto corretas (a) I e II, apenas. (b) I, II e IV, apenas. (c) I, III e IV, apenas. (d) II, III e IV, apenas. (e) I, II, III e IV.

(b) 13 horas. (c) 12 horas. (d) 11 horas. (e) 10 horas.

FAU / CGIC Tcnico em Enfermagem - 6 / 12

Processo Seletivo (Aplicao: 26/02/2012) permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

16 Na insuficincia cardaca congestiva (ICC) ocorre a incapacidade do corao em bombear uma quantidade adequada de sangue para suprir as necessidades de oxignio e de nutrientes dos tecidos. Quanto aos cuidados com paciente, marque com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas abaixo. ( ) Em pacientes com ICC deve ser feito um balano hdrico rigoroso, e este deve ser mantido positivo ) Na intoxicao digitlica os sintomas so: nuseas, vmitos, anorexia, cefaleia. ) Para diminuir a volemia e, com isso, o trabalho cardaco, importante a restrio de sdio. ) Paciente com ICC deve ser pesado diariamente na mesma balana e no mesmo horrio. ) No tratamento da ICC, os digitlicos agem aumentando a fora de contrao das artrias.

III) IV)

A dose a ser administrada de fluconazol a cada 12 horas de 42 ml. A dose a ser administrada de Ampicilina de 54 ml. Das afirmativas acima, esto corretas

apenas (a) I, II e III. (b) II, III e IV. (c) I, III e IV. (d) I, II e IV. (e) II e IV. 18 Na parada cardaca, a anxia pode levar a uma leso cerebral irreversvel, por isso o diagnstico deve ser feito imediatamente. O(s) sinal (is) de certeza para a confirmao da parada cardaca (so): I) Perda da conscincia. Midrase. Presso arterial inaudvel. Ausncia de pulso em um grande vaso. Das afirmativas acima, est(o) correta(s) apenas (a) II. (b) IV. (c) I e II.

( (

A alternativa que contm a sequncia correta (a) F, V, V, F, V. (b) V, F, V, V, V. (c) F, V, V, V, F. (d) V, V, V, F, V. (e) F, F, V, V, F. 17 A Sra Margarida, 54 anos, est internada na clinica mdica com a seguinte prescrio: 1 - Cefalexina 1grama/50ml administrar 420mg via oral de 6/6 horas. 2 - Ampicilina 0,5grama/100ml administrar 270 mg via endovenosa em 30 minutos. 3 - Fluconazol 100mg/4ml administrar 1,2 gramas via endovenosa de 12/12 horas. 4 - Plano parenteral: SGI 5% -500ml, SF 0,9% - 190 ml, Glicose hipertnica 50% 35 ml KCL 10% - 25 ml, EV a 125 gotas/ minuto I) Se o soro prescrito no item 4 fosse infundido a 125 microgotas por minuto, o tempo de infuso seria de 6 horas Em 24 horas sero administrados 84 ml de Cefalexina.

II) III) IV)

(d) III e IV. (e) II e IV. 19 A endometriose caracterizada pela presena de tecido endometrial fora do tero. Os sintomas de endometriose incluem (a) dismenorreia, dispareunia, nuseas e vmitos. (b) dispareunia, dor plvica, nuseas e vmitos. (c) disria, dismenorreia e dispareunia. (d) dismenorreia, dispareunia e dor plvica. (e) disria, hipertermia e dismenorreia.

II)
FAU / CGIC

Processo Seletivo (Aplicao: 26/02/2012) permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Tcnico em Enfermagem - 7 / 12

20 A hipxia ocorre quando h carncia de oxignio nos tecidos orgnicos. Pode ser decorrente de alterao em qualquer mecanismo de transporte de oxignio, que vai desde uma obstruo fsica do fluxo sanguneo em qualquer local da circulao sangunea, anemia ou deslocamento para regies com baixas concentraes de oxignio no ar atmosfrico. Assim, em relao hipxia, observe as afirmativas abaixo. I) A condio de hipxia interfere diretamente na respirao celular aerbica e pode ser localizada (restrita a certa regio do organismo) ou sistmica. A ansiedade, as infeces e a febre podem provocar alteraes no padro respiratrio. Inquietao, palidez, taquicardia e taquipneia podem ser sinais de hipxia. A cianose perifrica, verificada nos membros e unhas, decorrente da vasodilatao perifrica e do aumento do fluxo sanguneo circulante. A cianose um sinal tardio de hipxia. Dessas afirmativas, esto corretas apenas (a) I e II. (b) I, II e IV. (c) III, IV e V. (d) I, II, III e V. (e) IV e V. 21 Relacione a primeira coluna com a segunda. Coluna I (1) Heparina (2) Nitroglicerina (3) Dobutamina (4) Adrenalina (5) Morfina V) III) IV) II) ( ( (

paciente a presena de sangramentos e hematomas. ) Est indicada no tratamento descompensao cardaca e do choque. ) um potente vasodilatador coronariano. ) Aumenta a fora de contrao do corao e a frequncia cardaca. da

A alternativa que contm a sequncia correta (a) 2, 3, 4, 5, 1. (b) 5, 1, 3, 2, 4. (c) 3, 2, 5, 1, 4. (d) 4, 1, 3, 2, 5. (e) 1, 3, 5, 2, 4. 22 A respeito do ps-operatrio imediato, considerado um momento crtico que requer ateno redobrada, compete ao Tcnico de Enfermagem: I) Verificar sinais vitais, observar nvel de conscincia do paciente e garantir a permeabilidade das vias areas superiores. Verificar a presena de tubos e a necessidade de lig-los a um sistema de drenagem, observar a presena de curativos e suas condies. Manter, independente da cirurgia, a cabeceira do leito a zero grau. Verificar o funcionamento adequado dos equipamentos conectados, bem como garantir a segurana fsica do paciente. Comunicar ao Enfermeiro qualquer alterao com o paciente e fazer os registros no pronturio. Dessas afirmativas, esto corretas apenas (a) I, II, III e V. (b) II, III, IV e V. (c) I, II e V. (d) I, III, IV e V. (e) I, II, IV e V.

II) III) IV)

V)

Coluna II ( ) Pode provocar, como efeito colateral, a depresso respiratria e a constipao intestinal. ) No ativa por via oral e deve ser administrada pela via parenteral. Observar no

FAU / CGIC Tcnico em Enfermagem - 8 / 12

Processo Seletivo (Aplicao: 26/02/2012) permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

23 Combine o sintoma expresso na coluna II com a complicao qual se refere na coluna I. Coluna I Gestao ectpica ___ Descolamento pr-termo de placenta ___ Hiperemese gravdica ___ Placenta prvia ___ Eclmpsia ___ Coluna II I -Vmitos excessivos II - Convulses III - Sangramento indolor IV - Dor intensa na parte inferior do abdome V - Sangramento doloroso com sintomas de choque A alternativa que contm a sequncia correta (a) V, III, I, IV, II. (b) III, V, II, IV, I. (c) IV, III, I, V, II. (d) IV, V, I, III, II. (e) I, III, IV, II, V. 24 As intervenes de enfermagem tomadas ao atender uma criana submetida fototerapia incluem I) II) III) IV) manter os olhos da criana cobertos. verificar frequentemente a temperatura da criana. deixar a criana nua, utilizando somente a fralda descartvel. manter a criana em decbito dorsal durante todo o processo de fototerapia.

25 Das afirmaes lavagem das mos, I) II) III) IV) V) abaixo, a respeito da

Acelera o processo de destruio da flora transitria, por meio da esterilizao das mos. Remove a sujeira e a flora transitria das mos. Destri os microrganismos esporulados da flora residente das mos. Impede a proliferao dos microrganismos patognicos da flora residente das mos. uma medida eficaz e barata para a preveno e reduo das infeces e das contaminaes. esto corretas apenas

(a) II e IV. (b) II e V. (c) I, II e III. (d) III, IV e V. (e) III e V. 26 Uma das atividades do Tcnico de Enfermagem a administrao de medicamentos. Esta ao requer muita ateno por parte deste profissional. A alternativa que indica os cinco certos para administrao de medicao (a) o medicamento certo, a quantidade certa, o horrio certo, o turno certo e a via de administrao certa. (b) o cliente certo, o medicamento certo, o rtulo certo, a via de administrao certa e a dose certa. (c) a prescrio certa, a concentrao certa, a dose certa, o turno certo e a via da administrao certa. (d) o preparo certo, a via de administrao certa, o horrio certo, o material certo e a dose certa. (e) o cliente certo, o medicamento certo, a dose certa, a via de administrao certa e o horrio certo.

esto corretas (a) I, III e IV. (b) I, II e III. (c) II, III e IV. (d) I, II e IV. (e) I, II, III e IV.
FAU / CGIC Tcnico em Enfermagem - 9 / 12

Processo Seletivo (Aplicao: 26/02/2012) permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

27 Ao realizar cuidados de rotina a um paciente com suspeita de tuberculose pulmonar em isolamento, o Tcnico de Enfermagem, para se proteger, dever utilizar o seguinte equipamento: (a) capote com mangas longas. (b) mscara cirrgica. (c) luvas de procedimento. (d) avental estril. (e) mscara n 95. 28 Em um perodo de 24 horas, um paciente adulto eliminou 340 ml de urina. O Tcnico de Enfermagem registrou este dado utilizando o seguinte nome cientfico: (a) poliria. (b) incontinncia urinria. (c) oligria. (d) nictria. (e) reteno urinria. 29 Em 1968, Spaulding classificou os artigos hospitalares em trs categorias com o objetivo de caracterizar o grau de risco de infeco a partir desses artigos e, assim, indicar qual o melhor processo a ser adotado para cada tipo de artigo. Em relao classificao dos artigos hospitalares, correto afirmar: (a) Os artigos crticos esto envolvidos com alto risco de aquisio de infeco se contaminados com qualquer microorganismo, incluindo os esporos bacterianos. Este tipo de artigo inclui aqueles que penetram tecidos estreis ou corrente sangunea. (b) Os artigos no-crticos entram em contato com pele ntegra, mas no com mucosas. Esses artigos no apresentam risco de aquisio de infeco com seu uso. (c) Os artigos semi-crticos e no-crticos devem sofrer o processo de desinfeco de alto nvel, seja com produtos qumicos ou pela ao do calor. (d) Os artigos semi-crticos entram em contato com membranas mucosas ntegras ou pele no intacta. Devem ser livres de microorganismos, incluindo os esporos bacterianos.
FAU / CGIC Tcnico em Enfermagem - 10 / 12

(e) Os artigos crticos entram em contato com pele no ntegra e, por isso, devem passar por processo de desinfeco. 30 O infarto agudo do miocrdio (IAM) refere-se ao processo em que o miocrdio sofre privao sangunea, devido a uma ocluso da artria coronria ou de um dos seus ramos. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo. ( ) A gravidade da situao est relacionada diretamente rea de necrose, tanto em termos de local, quanto de extenso, pois, devido necrose, tm-se as alteraes eltricas que podero provocar desde pequenas arritmias at parada cardaca. ) Dentre as manifestaes clnicas encontra-se a dor sbita, em geral na parte inferior do esterno e superior do abdome, sudorese intensa, palidez, dispinia, nuseas e vmitos. ) As primeiras 48 horas so as mais crticas e requerem vigilncia constante. ) Os cuidados de enfermagem para IAM incluem: proporcionar ambiente calmo e tranquilo, manter repouso absoluto e manter acesso venoso calibroso.

( (

A alternativa que contm a sequncia correta (a) V, F, V e V. (b) V, V, V e F. (c) V, F, F e F. (d) V, F, V e F. (e) V, V, V e V. 31 No final do planto, o Tcnico de Enfermagem da UTI peditrica ir fechar o balano hdrico do paciente. No perodo de 24 horas foi administrado no paciente um total de 250 ml de soluo (medicao e plano parenteral), sendo eliminados 130 ml de diurese. O balano hdrico das 24 horas ser (a) + 120 ml. (b) 120 ml. (c) + 380 ml. (d) 380 ml. (e) + 5 ml.
Processo Seletivo (Aplicao: 26/02/2012) permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

32 Quanto cetoacidose diabtica, correto afirmar: (a) uma complicao crnica do diabetes. (b) Caracteriza-se por distrbios no metabolismo dos carboidratos, gorduras e protenas. (c) So sinais e sintomas do quadro clnico: nuseas, vmitos, hlito cetnico, torpor e coma. (d) O tratamento tem como objetivo imediato restaurar o metabolismo, corrigindo a hipovolemia e os distrbios hidroeletrolticos. (e) Caracteriza-se urinrios. 33 Em relao aspirao traqueal, I) II) III) IV) Quando desnecessria, causa broncoespasmo e trauma mucosa oral. Todo material utilizado deve ser estril, para prevenir infeces pulmonares e sistmicas. Tem por objetivo permevel. manter a via area por distrbios endcrinos e

IV)

A equipe de enfermagem ao prestar o cuidado ao paciente estabelece uma relao de confiana utilizando-se da comunicao para uma abordagem efetiva.

esto corretas (a) II e III apenas. (b) IV apenas. (c) I apenas. (d) II e IV apenas. (e) I, II, III e IV. 35 A lei que regulamenta profissional de enfermagem : (a) Lei Federal n 4978, de 25/08/1988. (b) Lei Federal n 7498, de 25/06/1986. (c) Lei Federal n 8494, de 25/07/1987. (d) Lei Federal n 9478, de 25/10/1986. (e) Lei Federal n 7894, de 25/07/1986. 36 Os cuidados com perfurocortantes visam a prevenir exposies acidentais. Neste sentido observe as afirmativas abaixo: I) II) Utilizar recipiente de paredes rgidas para o transporte dos perfurocortantes contaminados. Os recipientes podem ser totalmente preenchidos com perfurocortantes, desde que seja material de parede rgida. Se bem embalados e identificados com saco leitoso, podem ser transportados sem problemas. As agulhas no devem ser recapadas, entortadas ou quebradas depois de usadas. o exerccio

Deve ter o frasco de aspirao trocado a cada 2 horas.

esto corretas (a) I e II. (b) III e IV. (c) II e IV. (d) I e III. (e) II e III. 34

III)

IV) Das afirmativas abaixo, I) A comunicao com as crianas mais efetiva quando h incorporao das atividades de brincadeira, interao com os pais e o uso de linguagem simples e direta. No cuidado ao paciente em fase terminal, a equipe de enfermagem tem como foco a promoo do conforto e a melhoria da qualidade de vida. A comunicao um instrumento teraputico poderoso e uma habilidade essencial para os membros da equipe de Enfermagem.

esto corretas (a) I e II. (b) II e III. (c) III e IV. (d) II e IV. (e) I e IV.

II)

III)

FAU / CGIC Tcnico em Enfermagem - 11 / 12

Processo Seletivo (Aplicao: 26/02/2012) permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

37 As vacinas devem ser acondicionadas em refrigerador prprio, exclusivo e em temperatura adequada. O local e a temperatura destinados vacina DTP, na geladeira, so: (a) na 1 prateleira e entre -2 e +4 C. (b) no refrigerador e entre -2 e -6 C. (c) na 2 prateleira e entre +2 e +8 C. (d) na porta da geladeira e entre +2 e +4 C. (e) no refrigerador e entre +2 e +6 C. 38 A alternativa, na qual o termo tcnico est seguido do correto significado, (a) Hipotermia temperatura normal do indivduo. (b) Sialorreia sudorese abundante. (c) Pirexia aumento patolgico da temperatura corporal. (d) Hiperpirexia elevao da temperatura do corpo ou de uma parte do corpo acima do valor normal. (e) Melena sangramento proveniente do intestino. 39 O Sr. Jos Silveira chegou ao Pronto Socorro apresentando o quadro clnico de bradisfigmia, taquipneia e hipertermia. Os sintomas apresentados pelo paciente so: (a) pulso fino e taquicrdico, aumento da frequncia respiratria e temperatura acima do valor normal. (b) pulso fino e bradicrdico, ausncia de movimentos respiratrios, temperatura acima do valor normal. (c) pulso fino e bradicrdico, reduo na frequncia respiratria e temperatura acima do valor normal. (d) pulso com frequncia normal, ausncia de movimentos respiratrios e temperatura abaixo do valor normal. (e) pulso fino e bradicrdico, aumento da frequncia respiratria e temperatura acima do valor normal.

40 A destruio de todas as formas de microorganismos, tais como, bactrias, fungos, vrus, inclusive as formas esporuladas, s possvel por meio do processo de esterilizao. So processos de esterilizao eficiente: (a) gs xido de etileno e vapor mido saturado sob presso. (b) vapor saturado sob presso e glutaraldedo por 30 minutos. (c) vapor saturado sob presso e lcool a 70%. (d) plasma de perxido de hidrognio e lcool a 70%. (e) gs xido de etileno e glutaraldedo por 30 minutos.

FAU / CGIC Tcnico em Enfermagem - 12 / 12

Processo Seletivo (Aplicao: 26/02/2012) permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

You might also like