You are on page 1of 64

Consoante o software do telefone ou o seu operador, alguns contedos deste manual podero diferir do seu telefone.

World Wide Web http://www.samsungmobile.com

Printed in Korea Code No.: GH68-20590A Portuguese. 09/2008. Rev. 1.0

Manual do utilizador

Samsung M3510

Utilizar este manual


Este manual do utilizador foi especialmente desenvolvido para o guiar na utilizao de funes e funcionalidades do seu telemvel. Para comear rapidamente, consulte Introduo ao telemvel, Montar e preparar o telemvel, e Utilizar funes bsicas.

cones informativos
Antes de comear, familiarize-se com os cones existentes neste manual: Avisosituaes passveis de causar ferimentos ao prprio ou a terceiros Atenosituaes passveis de causar danos ao telefone ou a outro equipamento Notanotas, sugestes de utilizao ou informaes adicionais Consultarpginas com informaes relacionadas; por exemplo: p. 12 (representa referncia para a pgina 12)

ii

Seguido dea ordem das opes ou menus que tem de seleccionar para executar uma operao; por exemplo: Prima <Menu> Mensagens Criar Nova Mensagem (representa Menu seguido de Mensagens, seguido de Criar Nova Mensagem) ] Parntesis rectosteclas do telefone; por exemplo: [ ] (representa a tecla Ligar/Sair do menu) Parntesis curvosteclas de funo que controlam diferentes funes de cada ecr; por exemplo: <OK> (representa a tecla de funo OK)

Informaes sobre os direitos de autor


Os direitos de todas as tecnologias e produtos que constituem este dispositivo so propriedade dos seus respectivos proprietrios: Bluetooth uma marca registada da Bluetooth SIG, Inc. worldwideBluetooth QD ID: B014256. Java uma marca comercial da Sun Microsystems, Inc. Windows Media Player uma marca comercial registada da Microsoft Corporation.
Utilizar este manual

<

>

iii

ndice

Informaes de utilizao e segurana

Avisos de segurana ............................................. 2 Precaues de segurana .................................... 4 Informaes de utilizao importantes .................. 7

Introduo ao telemvel

10

Desembalar ......................................................... 10 Esquema do telefone .......................................... 11 Teclas .................................................................. 12 Visor .................................................................... 13 cones .................................................................. 14

Montar e preparar o telemvel

16

Instalar o carto SIM e a bateria ......................... 16 Carregar a bateria ............................................... 18 Inserir um carto de memria (opcional) ............ 19

Utilizar funes bsicas

20

Ligar e desligar o telemvel ................................ 20 Aceder aos menus .............................................. 21 iv

Personalizar o seu telefone .................................21 Utilizar as funes bsicas de chamada .............23 Enviar e visualizar mensagens ............................24 Adicionar e localizar contactos ............................26 Utilizar funes de cmara bsicas .....................26 Ouvir msica ........................................................27 Navegar na Web ..................................................30

Utilizar funes avanadas

31

Utilizar as funes avanadas de chamada ........31 Utilizar as funes avanadas da lista telefnica ....... 33 Utilizar as funes avanadas de mensagens ....35 Utilizar as funes avanadas de msica ............36

Editar imagens .................................................... 44 Utilizar jogos e aplicaes Java .......................... 47 Vibrar e jogar ....................................................... 47 Ver relgios mundiais .......................................... 48 Definir e utilizar alarmes ...................................... 49 Utilizar a calculadora ........................................... 50 Converter moedas ou medidas ........................... 50 Definir um temporizador de contagem decrescente ......................................................... 50 Utilizar o cronmetro ........................................... 50 Criar uma nova tarefa ......................................... 51 Criar um texto de memorando ............................ 51 Gerir o calendrio ................................................ 51

ndice

Utilizar ferramentas e aplicaes

40

Utilizar a funo sem fios Bluetooth ....................40 Activar e enviar uma mensagem SOS .................42 Activar a funcionalidade Mobile Tracker ..............43 Gravar e reproduzir memorandos de voz ............43

Resoluo de problemas ndice remissivo

a d

Informaes de utilizao e segurana


Respeite os seguintes avisos para evitar situaes perigosas ou ilegais e assegurar o melhor desempenho do seu telemvel.

Avisos de segurana
Manter o telefone afastado de crianas e animais de estimao
Mantenha o telefone e todos os acessrios fora do alcance das crianas e dos animais de estimao. Estes podero engolir as pequenas peas do telefone, correndo o risco de se engasgarem ou ficarem gravemente feridos.

Proteger os seus ouvidos


A utilizao do auricular com um volume muito alto pode danificar-lhe a audio. Utilize apenas o volume mnimo necessrio para a conversao ou para ouvir msica.

Instalar telemveis e equipamentos com precauo


Certifique-se de que os telemveis ou respectivos equipamentos existentes no seu veculo se encontram devidamente instalados. Evite colocar o telefone e acessrios prximos ou na rea de insuflao do airbag. A instalao incorrecta do equipamento sem fios pode provocar ferimentos graves se o airbag insuflar rapidamente.

Nunca coloque as baterias ou o telefone sobre ou dentro de dispositivos de aquecimento, como microondas, fornos ou radiadores. As baterias podem explodir quando sobreaquecidas. No esmague ou perfure a bateria. Evite expor as baterias a presses externas elevadas, as quais podem provocar curto-circuito interno e sobreaquecimento.

Informaes de utilizao e segurana

Evite interferncias com pacemakers


Os fabricantes de pacemakers e o grupo de investigao independente Wireless Technology Research recomendam uma distncia mnima de 15 cm entre os telemveis e os pacemakers para evitar potenciais interferncias. Se por qualquer motivo suspeitar que o telefone est a interferir com o pacemaker ou outro equipamento mdico, desligue imediatamente o telefone e contacte o fabricante do pacemaker ou do equipamento mdico para obter assistncia.

Manusear e eliminar as baterias e carregadores adequadamente


Utilize apenas baterias e carregadores aprovados pela Samsung que tenham sido especificamente concebidos para o seu telefone. A utilizao de baterias e carregadores incompatveis podem causar ferimentos graves ou danificar o seu telefone. Nunca queime as baterias. Ao deitar fora as baterias, siga as normas locais em vigor.

Desligar o telefone em ambientes potencialmente explosivos


No utilize o telefone em postos de abastecimento (estaes de servio) ou prximo de combustveis ou qumicos. Desligue o telefone sempre que os sinais ou instrues de aviso assim o indicarem. O telefone pode causar exploses ou incndios junto ou em reas de transferncia e armazenamento de combustvel ou produtos qumicos, ou em reas de detonao. No armazene ou transporte lquidos inflamveis, gases ou materiais explosivos no mesmo compartimento em que guarda o telefone, os componentes ou acessrios.

Precaues de segurana
Conduza sempre com segurana
Evite utilizar o telefone enquanto estiver a conduzir e respeite todas as normas que restringem a utilizao de telemveis durante a conduo. Sempre que possvel, utilize os acessrios de mos-livres para aumentar a sua segurana. De acordo com a legislao em vigor, a utilizao durante a conduo de telemveis dotados de dois auriculares proibida, mesmo no caso de o condutor utilizar apenas um dos dois auriculares (art. 84 do Cdigo da Estrada).

Informaes de utilizao e segurana

Reduzir o risco de danos motores repetitivos


Quando jogar ou enviar mensagens de texto do seu telefone, segure no telefone de forma suave, prima ligeiramente os botes, utilize funes especiais que reduzam o nmero de botes que tem de premir (como por exemplo, modelos e dicionrios) e faa vrias pausas.

Siga todas as normas e avisos de segurana


Aja em conformidade com todas as normas que restringem a utilizao de telemveis em determinadas reas.

Utilize apenas acessrios aprovados pela Samsung


A utilizao de acessrios incompatveis poder danificar o telefone ou provocar ferimentos.

Evite danos nas baterias e carregadores


Evite expor as baterias a temperaturas muito frias ou muito quentes (abaixo de 0 C ou acima de 45 C). As temperaturas extremas podem reduzir a capacidade de carga e a vida til da bateria. Evite que as baterias entrem em contacto com objectos de metal, dado que poder criar uma ligao entre os terminais + e - das baterias, originando danos temporrios ou permanentes na bateria. Nunca utilize carregadores ou baterias danificadas.

Desligar o telefone nas proximidades de equipamento mdico


O telefone pode interferir com o equipamento mdico em hospitais ou locais de assistncia mdica. Siga todas as regulaes, avisos afixados e orientaes dos profissionais de sade.

Informaes de utilizao e segurana

Desligar o telefone ou desactivar as funes sem fios quando estiver num avio
O telefone pode provocar interferncias com os equipamentos do avio. Siga todas as normas da companhia area e desligue o telefone ou alterne para um modo que desactive as funes sem fios quando tal for solicitado pelo pessoal da companhia area.

Manusear o telefone com cuidado


Evite que o seu telefone fique molhado os lquidos podem causar danos graves. No manuseie o telefone com as mos molhadas. Os danos do telefone provocados pela gua podem anular a garantia do fabricante.

No utilize nem armazene o telefone em reas poeirentas ou sujas para evitar danos nas partes mveis. O telefone um dispositivo electrnico complexo proteja-o contra impactos e contra o manuseamento incorrecto para evitar danos graves. No pinte o telefone, pois a tinta pode bloquear as partes mveis e evitar o funcionamento correcto. No utilize o flash ou a luz da cmara do telefone prximo dos olhos de crianas ou animais. O telefone e os cartes de memria podem ficar danificados atravs da exposio a campos magnticos. No utilize estojos de transporte ou acessrios com fechos magnticos e evite que o telefone entre em contacto com campos magnticos durante um longo perodo de tempo.

Evite interferncia com outros dispositivos electrnicos


O seu telefone emite sinais de rdio frequncia (RF) que podem interferir com equipamento electrnico no blindado ou incorrectamente blindado, tais como pacemakers, aparelhos auditivos, equipamento mdico e outros dispositivos electrnicos em casas ou veculos. Contacte os fabricantes dos dispositivos electrnicos para resolver quaisquer eventuais problemas.

Informaes de utilizao e segurana

Informaes de utilizao importantes


Utilizar o telefone na posio normal
Evite o contacto com a antena interna do telefone.

Aps algum tempo, as baterias no utilizadas sero descarregadas e devero ser novamente carregadas antes de serem utilizadas. Desligue os carregadores das fontes de alimentao quando estes no estiverem a ser utilizados. Utilize as baterias apenas para o fim previsto.

Informaes de utilizao e segurana

Permitir que a manuteno do telefone seja apenas efectuada por pessoal tcnico qualificado
Se permitir que pessoal tcnico no qualificado efectue a manuteno do telefone, tal poder resultar em danos no telefone e ir anular a sua garantia.

Manuseie os cartes SIM e os cartes de memria com cuidado


No remova um carto enquanto o telefone estiver a transferir ou a aceder a informao, pois poder perder dados e/ou danificar o carto ou o telefone. Proteja os cartes contra choques, electricidade esttica e interferncias elctricas de outros equipamentos. Gravar e apagar com frequncia ir diminuir a vida til dos cartes de memria. No toque nos contactos ou terminais dourados com os dedos ou objectos metlicos. Se o carto estiver sujo, limpe-o com um pano macio.

Garanta a durao mxima da vida til da bateria e do carregador


Evite carregar a bateria durante mais de uma semana, pois uma sobrecarga poder diminuir a vida til da bateria.

Garanta o acesso aos servios de emergncia


Pode no ser possvel efectuar chamadas de emergncia a partir do seu telefone em algumas reas ou circunstncias. Antes de viajar para reas remotas ou no desenvolvidas, planeie um mtodo alternativo para contactar o pessoal dos servios de emergncia.

Durante o teste, o SAR mximo guardado para este modelo foi de 0,521 watts por quilograma. Na utilizao normal, o SAR actual dever ser mais baixo, dado que o telefone foi concebido para emitir apenas a energia RF necessria para transmitir um sinal estao base mais prxima. Ao emitir automaticamente os nveis mais baixos, sempre que for possvel, o telefone reduz a exposio geral a energia RF. A Declarao de Conformidade no verso do manual do utilizador apresenta a conformidade do telefone com a directiva de Equipamentos de Rdio e Equipamentos Terminais de Telecomunicaes (R&TTE). Para mais informaes acerca das normas SAR e outras normas da EU relacionadas, visite o Web site do telemvel da Samsung.

Informaes de utilizao e segurana

Informaes de certificao da Taxa de Absoro Especfica (SAR)


O seu telefone est em conformidade com os padres da Unio Europeia (UE) que limitam a exposio humana a energia de rdio frequncia (RF) emitida pelo equipamento de rdio e telecomunicaes. Estes padres evitam a venda de telemveis que excedem um nvel de exposio mximo (designado por Taxa de Absoro Especfica ou SAR) de 2,0 watts por quilograma de tecido corporal.

Eliminao correcta deste produto


Resduos Equipamentos Elctricos e Electrnicos (REEE) (Aplicvel na Unio Europeia e em outros pases europeus com sistema diferentes) Esta marca apresentada no produto ou a sua indicao revela que o produto, aps a sua vida til, no deve ser eliminada juntamente com o lixo comum. Para prevenir a eliminao incorrecta que pode ser prejudicial para o meio ambiente e para os seres humanos, faa a separao e recicle de forma responsvel para, deste modo, promover a reutilizao sustentvel de recursos materiais. Os utilizadores particulares devero contactar o revendedor onde adquiriram este produto ou as autoridades locais para se informarem sobre o local onde podem depositar este artigo para posterior reciclagem ecolgica do mesmo.

J as empresas devem contactar o seu fornecedor e verificar os termos e condies do seu contrato de compra. Este produto no pode ser eliminado juntamente com outro lixo industrial.
Informaes de utilizao e segurana

Introduo ao telemvel
Nesta seco ir ter uma descrio do aspecto do seu telemvel, das teclas, ecrs e cones.

Desembalar
Verifique a existncia dos seguintes itens na embalagem do produto: Telemvel Bateria Adaptador de viagem (carregador) Manual do Utilizador Os itens fornecidos com o seu telefone podem variar consoante o software e os acessrios disponveis no seu pas ou disponibilizados pelo fornecedor de servios. Pode obter acessrios adicionais junto do representante local da Samsung.

10

Esquema do telefone
A parte da frente do telefone inclui as seguintes teclas e funcionalidades:
Tomada do auricular Tecla de volume Tecla de navegao com 4 sentidos Teclas de controlo de msica Tecla de funo esquerda Tecla Marcar Teclas alfanumricas Teclas de funes especiais Auscultador Visor Tecla Confirmar Tecla de funo direita Tecla Ligar/ Sair de menu Microfone

A parte de trs do telefone inclui as seguintes teclas e funcionalidades:


Objectiva da cmara Entrada multifunes (auricular S20) Tecla Msica Tampa da bateria

Introduo ao telemvel

Antena interna

Pode bloquear as teclas para evitar quaisquer operaes indesejadas. Para bloquear as teclas, prima sem soltar [ ]. Para desbloquear estas teclas, prima sem soltar [ ]. Quando o bloqueio automtico do teclado est activado, as teclas so bloqueadas automaticamente aps o visor ser desligado. 11

Teclas
Tecla Funo Reinicia a reproduo; Desloca-se para a anterior (prima Retroceder no espao de 3 segundos); desloca-se para trs num ficheiro (prima sem soltar) Leitor de msica No modo Inactivo, inicia o leitor de msica; inicia, pausa ou retoma a reproduo; controla o leitor de msica ou a funo de jogo agitando o telefone (prima sem soltar) Desloca-se para a seguinte; desloca-se para a frente num ficheiro (prima sem soltar) Permitem executar aces indicadas na parte inferior do ecr

Tecla

Funo No modo Inactivo, acede ao modo Meu Menu (para cima) ou aos Navegao menus definidos pelo utilizador com 4 (para a esquerda/direita/baixo); sentidos no modo Menu, permite deslocarse atravs das opes de menus Confirmar No modo Inactivo, inicia o browser da Web; no modo Menu, selecciona a opo de menu realada ou confirma uma entrada Permite fazer ou responder a uma chamada; no modo Inactivo, permite obter os nmeros recentemente marcados, das chamadas recebidas ou perdidas Permite ligar e desligar o telefone (prima sem soltar); terminar uma chamada; no modo Menu, permite cancelar a entrada e voltar ao modo Inactivo

Introduo ao telemvel

Marcao

Avanar Teclas de funo

Ligar/Sair do menu

12

Tecla Alfanumrico

Funo Permite introduzir nmeros, letras e caracteres especiais; no modo Inactivo, prima sem soltar [1] para aceder a mensagens de voz e [0] para introduzir o prefixo de uma camada internacional Permite introduzir caracteres especiais ou executar funes especiais; no modo Inactivo, prima sem soltar [ ] para o perfil Silencioso; no modo Inactivo, prima sem soltar [ ] para bloquear as teclas; prima sem soltar [ ] para introduzir um espao entre os nmeros Permite ajustar o volume do telefone Permite aceder ao menu Msica; no modo Inactivo, permite aceder loja de msica online do seu operador (prima sem soltar)

Visor
O visor do telefone consiste em trs reas:
Linha dos cones rea dos cones Introduo ao telemvel rea de texto e grficos Apresenta mensagens, instrues e quaisquer informaes introduzidas
Selec. Voltar

Funo especial

Linha das teclas de funo Apresenta as aces atribudas a cada uma das teclas de funo

Volume

Msica

13

cones
Obtenha mais informaes acerca dos cones que aparecem no visor.
cone
Introduo ao telemvel

cone

Definio Alarme activado A navegar na Web A ligar a uma pgina Web segura Na rea de servio local Na rea de servio Zona de Escritrio Bluetooth activado Nova mensagem de texto (SMS) Nova mensagem multimdia (MMS) Nova mensagem de e-mail Nova mensagem de voz Reproduo de msica em curso Reproduo de msica em pausa Rdio FM ligado

Definio Intensidade do sinal Estado da rede GPRS Azul: Rede GPRS ligada Vermelho: Transferncia de dados pela rede GPRS Estado da rede EDGE Azul: Rede EDGE ligada Vermelho: Transferncia de dados pela rede EDGE Chamada de voz em curso Desvio de chamadas activado Funcionalidade de mensagem SOS activada

14

cone

Definio Carto de memria inserido Normal - perfil activado Silencioso - perfil activado
Introduo ao telemvel

Conduo - perfil activado Reunio - perfil activado Exterior - perfil activado Offline - perfil activado Perfil criado pelo utilizador activado Nvel de carga da bateria

15

Montar e preparar o telemvel


Comece por montar e configurar o telemvel para a primeira utilizao.

Instalar o carto SIM e a bateria


Quando subscreve um servio de telemvel, recebe um carto SIM (Mdulo de identificao do subscritor) com as informaes de subscrio, tais como nmero PIN (Nmero de identificao pessoal) e servios opcionais. Para instalar o carto SIM e a bateria: 1. Retire a tampa da bateria.

Se o telefone estiver ligado, prima sem soltar [ ] para o desligar. 16

2. Insira o carto SIM.

3. Insira a bateria.

Montar e preparar o telemvel

Coloque o carto SIM no telefone com os contactos dourados virados para baixo. Retire a bateria antes de inserir ou retirar o carto SIM.

4. Volte a colocar a tampa da bateria.

17

Carregar a bateria
Carregue a bateria antes de utilizar o telefone pela primeira vez. 1. Abra a tampa da entrada multifunes e ligue a extremidade pequena do adaptador de viagem.
Montar e preparar o telemvel

2. Ligue a grande extremidade do adaptador de viagem a uma tomada elctrica. 3. Quando a bateria est totalmente cheia (o cone permanece quieto), desligue o adaptador de viagem da tomada elctrica. 4. Desligue o adaptador de viagem do telefone. 5. Feche a tampa da entrada multifunes. Acerca do indicador de bateria fraca Quando a bateria est fraca, o telefone emite um som de aviso e uma mensagem de bateria fraca. O cone da bateria aparece vazio e a piscar. Se o nvel de bateria fica demasiado baixo, o telefone desliga-se automaticamente. Recarregue a bateria para continuar a utilizar o telefone.

Com o tringulo virado para cima

A ligao incorrecta do adaptador de viagem pode causar danos graves ao telefone. Quaisquer danos resultantes da utilizao inapropriada no so abrangidos pela garantia. 18

Inserir um carto de memria (opcional)


Insira primeiro o carto de memria para armazenar ficheiros multimdia adicionais. O seu telefone aceita cartes de memria microSD de at 8 GB (consoante o fabricante e tipo do carto). 1. Abra a tampa da bateria. 2. Desbloqueie o suporte do carto de memria.

3. Levante o suporte do carto de memria e insira um carto de memria com o lado da etiqueta virado para baixo.

Montar e preparar o telemvel

4. Feche e bloqueie o suporte do carto de memria. 5. Volte a colocar a tampa da bateria.

19

Utilizar funes bsicas


Saiba como efectuar operaes bsicas e utilizar as funcionalidades principais do seu telemvel.

Ligar e desligar o telemvel


Para ligar o telemvel: 1. Prima sem soltar [ ]. 2. Introduza o seu PIN e prima <OK> (se necessrio). 3. Quando o assistente de configurao abrir, personalize o telefone de acordo com as suas preferncias, seguindo as instrues no ecr. Para desligar o telefone, repita o passo 1 em cima.

Mudar para o perfil Offline


Ao mudar para o perfil Offline, pode utilizar os servios do seu telemvel independentes da rede em reas onde os dispositivos sem fios so proibidos, tais como em avies e hospitais. Para mudar para o perfil Offline, prima <Menu> Definies Perfis do telefone Offline. Siga todas os avisos afixados e ou orientaes das entidades oficiais quando em reas onde a utilizao de dispositivos sem fios proibida.

20

Aceder aos menus


Para aceder aos menus do telefone, 1. Prima a tecla de funo do menu que pretende. 2. Utilize a tecla de navegao para ir para um menu ou opo. 3. Prima a tecla Confirmar, <Selec.>, ou <OK> para confirmar a opo realada. 4. Prima <Voltar> para se deslocar um nvel para cima; prima [ ] para voltar ao modo Inactivo.

Mudar para ou do perfil Silencioso


No modo Inactivo, prima sem soltar [ ] para silenciar ou activar o som do telefone.

Alterar o tom de toque

Personalizar o seu telefone


Optimize o seu telefone personalizando-o para satisfazer as suas preferncias.

1. No modo Inactivo, prima <Menu> Definies Perfis do telefone. 2. Desloque-se at ao perfil de som que est a ser utilizado. 3. Prima <Opes> Editar Tom de toque da chamada de voz. 4. Seleccione uma categoria de tom de toque um tom de toque. 5. Prima <Guardar>. Para mudar para outro perfil, seleccione-o da lista.

Utilizar funes bsicas

Ajuste o volume do tom das teclas


No modo Inactivo, prima [ / ] para regular o volume do som das teclas.

Criar um perfil do telefone

1. No modo Inactivo, prima <Menu> Definies Perfis do telefone. 2. Prima <Opes> Criar. 21

3. Introduza um nome para o perfil e prima a tecla Confirmar. 4. Personalize as definies de som de acordo com as suas preferncias. 5. Quando terminar, prima <Guardar>.

2. Seleccione uma categoria de imagem uma imagem. 3. Prima <Guardar>.

Activar pausa Etiqueta


Pode silenciar temporariamente todos os sons do telefone colocando o telefone virado para baixo quando Pausa de etiqueta se encontra activada. 1. No modo Inactivo, prima <Menu> Definies Telefone Pausa de etiqueta. 2. Desloque-se para a esquerda ou direita para Activo. 3. Prima <Guardar>.
Utilizar funes bsicas

Seleccionar uma cor de mscara (modo Menu)

1. No modo Inactivo, prima <Menu> Definies Visor e luz O meu tema. 2. Seleccione um padro de cor.

Definir atalhos de menu

1. No modo Inactivo, prima <Menu> Definies Telefone Atalhos. 2. Seleccione uma tecla a utilizar como atalho. 3. Seleccione um menu a atribuir tecla de atalho.

Seleccione uma imagem de fundo (modo Inactivo)


22

Bloquear o telefone

1. No modo inactivo, prima <Menu> Definies Visor e luz Ecr principal Tela de fundo.

1. No modo Inactivo, prima <Menu> Definies Segurana Bloquear telefone Activo.

2. Introduza uma nova palavra-passe de 4 a 8 dgitos e prima <OK>. 3. Introduza novamente a nova palavra-passe e prima <OK>.

Ajustar o volume
Para ajustar o volume durante uma chamada, prima [ / ].

Utilizar as funes bsicas de chamada


Saiba como fazer ou responder a chamadas e utilize as funes bsicas de chamada.

Utilizar a funo de alta voz


1. Durante uma chamada, prima a tecla Confirmar para activar o altifalante. 2. Para voltar ao auscultador, prima novamente a tecla Confirmar.
Utilizar funes bsicas

Fazer uma chamada


1. No modo Inactivo, introduza o indicativo da rea e o nmero de telefone. 2. Prima [ ] para marcar o nmero. 3. Para terminar a chamada, prima [ ].

Utilizar o auricular
Ao ligar o auricular fornecido entrada multifunes, pode fazer e responder a chamadas: Para remarcar o ltimo nmero, prima o boto do auricular e, em seguida, prima novamente sem soltar. Para responder a uma chamada, prima sem soltar o boto do auricular. Para terminar uma chamada, prima sem soltar o boto do auricular. 23

Responder a uma chamada


1. Quando receber uma chamada, prima [ 2. Para terminar a chamada, prima [ ]. ].

Enviar e visualizar mensagens


Aprenda a enviar e a visualizar mensagens de texto (SMS), de multimdia (MMS) ou de e-mail.

7. Prima <Opes> Enviar para enviar a mensagem.

Enviar um e-mail
1. No modo Inactivo, prima <Menu> Mensagens Criar Nova Mensagem Email. 2. Introduza um endereo de e-mail e desloque-se para baixo. 3. Introduza um assunto e desloque-se para baixo. 4. Introduza o texto do e-mail. 5. Prima <Opes> Anexar multimdia e anexe um ficheiro (se necessrio). 6. Prima <Opes> Enviar para enviar a mensagem.

1. No modo Inactivo, prima <Menu> Mensagens Criar Nova Mensagem Mensagem. 2. Introduza um nmero de destino e desloquese para baixo. 3. Introduza o texto da mensagem. Introduzir texto Para enviar como uma mensagem de texto, avance para o passo 7. Para anexar um item multimdia, continue com o passo 4. 4. Prima <Opes> Adicionar multimdia e adicione um item. 5. Prima <Opes> Avanadas Adicionar assunto. 6. Introduza um assunto. 24

Enviar uma mensagem de texto ou multimdia

Utilizar funes bsicas

Introduzir texto
Ao introduzir texto, pode alterar o modo de introduo de texto: Prima sem soltar [ ] para alternar entre os modos T9 e ABC.

Prima [ ] para alternar entre maisculas e minsculas ou mudar para o modo Nmero. Prima sem soltar [ ] para mudar para o modo Smbolo. Introduza o texto de um dos seguintes modos:
Modo ABC Funo Prima a tecla alfanumrica apropriada at que o carcter pretendido aparea no visor. 1. Prima as teclas alfanumricas apropriadas para introduzir uma palavra inteira. 2. Quando a palavra correcta for apresentada, prima [ ] para inserir um espao. Se a palavra correcta no aparecer, seleccione uma palavra alternativa da lista. Prima a tecla alfanumrica apropriada para introduzir um nmero. Prima a tecla alfanumrica apropriada para seleccionar um smbolo.

Ver mensagens de texto ou multimdia


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Mensagens As minhas mensagens Caixa de entrada. 2. Seleccione uma mensagem de texto ou de multimdia.
Utilizar funes bsicas

Ver um email
1. No modo Inactivo, prima <Menu> Mensagens As minhas mensagens Caixa de entrada de email. 2. Seleccione uma conta. 3. Prima Verificar novo e-mail. 4. Seleccione um e-mail ou um cabealho. 5. Se seleccionou um cabealho, prima <Opes> Recuperar para ver o corpo do e-mail. 25

T9

Nmero Smbolo

Adicionar e localizar contactos


Noes bsicas sobre como utilizar a funcionalidade Lista telefnica.

Adicionar um novo contacto


1. No modo Inactivo, introduza o nmero de telefone e prima <Opes>. 2. Seleccione Guardar uma localizao de memria (telefone ou SIM) Nova. 3. Seleccione um tipo de nmero (se necessrio). 4. Introduza as informaes de contacto. 5. Prima a tecla Confirmar ou prima <Opes> Guardar para adicionar o contacto memria.
Utilizar funes bsicas

2. Introduza as primeiras letras do nome que pretende encontrar. 3. Seleccione o nome do contacto a partir da lista de procura. Quando encontrar um contacto, pode: Telefonar ao contacto premindo [ ] Editar a informao do contacto premindo <Opes> Editar

Utilizar funes de cmara bsicas


Noes bsicas sobre como tirar e ver fotografias e vdeos. 1. No modo Inactivo, prima <Menu> Cmara para ligar a cmara. 2. Aponte a cmara para o objecto e efectue os ajustes. 3. Prima a tecla Confirmar para tirar uma fotografia. A fotografia guardada automaticamente.

Tirar fotografias

Encontrar um contacto

1. No modo Inactivo, prima <Menu> Lista telefnica. Pode tambm premir <Contactos> no modo Inactivo. 26

4. Prima <Voltar> para tirar outra fotografia (passo 2).

Ver vdeos
No modo Inactivo, prima <Menu> Os meus ficheiros Vdeos Os meus vdeo clips um ficheiro de vdeo.

Ver fotografias
No modo Inactivo, prima <Menu> Os meus ficheiros Imagens As minhas fotos um ficheiro de fotografia.

Ouvir msica
Saiba como ouvir msica atravs do leitor de msica ou do rdio FM.
Utilizar funes bsicas

Capturar vdeos
1. No modo Inactivo, prima <Menu> Cmara para ligar a cmara. 2. Prima [1] para mudar para o modo Gravar. 3. Aponte a cmara para o objecto e efectue os ajustes. 4. Prima a tecla Confirmar para comear a gravar. 5. Prima a tecla Confirmar ou < > para interromper a gravao. O vdeo guardado automaticamente. 6. Prima <Voltar> para gravar um novo vdeo (passo 3).

Ouvir rdio FM
1. Ligue o auricular fornecido. Utilize um auricular de 3,5 mm ou S20 para ouvir rdio. No entanto, a qualidade do som pode ser diferente. No ligue o adaptador de viagem ou o cabo de dados para PC ao telefone enquanto estiver a ouvir rdio com um auricular de 3,5 mm. O adaptador ou o cabo podero interromper a funo de antena de rdio do auricular. 27

2. No modo Inactivo, prima <Menu> Rdio FM. 3. Prima a tecla Confirmar para ligar o rdio FM. 4. Prima <Sim> para iniciar a sintonizao automtica. O rdio pesquisa e guarda automaticamente estaes disponveis. Da primeira vez que aceder ao Rdio FM, ser-lhe- pedido para iniciar a sintonizao automtica. 5. Desloque-se para cima ou para baixo para seleccionar uma estao de rdio. 6. Se pretender obter informaes acerca da cano que est a ouvir, prima <Opes> Reconhecimento de msica. p. 39 7. Prima na tecla Confirmar para desligar o rdio FM.

Transferir a partir da web sem fios. p. 30 Transferir a partir de um PC atravs do Samsung PC Studio opcional. p. 36 Receber atravs de Bluetooth. p. 41 Copiar para o seu carto de memria. p. 37 Sincronizar com o Windows Media Player 11. p. 36 Aps transferir os ficheiros de msica para o telefone ou carto de memria, 1. No modo Inactivo, prima [ ]. 2. Seleccione uma categoria de msica um ficheiro de msica. 3. Controle a reproduo utilizando as seguintes teclas:
Tecla Confirmar/ / Funo Permite efectuar uma pausa ou retomar a reproduo Ajusta o volume para cima ou para baixo

Utilizar funes bsicas

Ouvir ficheiros de msica


Comece por transferir os ficheiros para o telefone ou carto de memria: 28

Tecla

Funo Reinicia a reproduo; Desloca-se para a anterior (prima no espao de 3 segundos); desloca-se para trs num ficheiro (prima sem soltar) Desloca-se para a seguinte; deslocase para a frente num ficheiro (prima sem soltar) Para a esquerda: Reinicia a reproduo; desloca-se para a anterior (prima no espao de 3 segundos); desloca-se para trs num ficheiro (prima sem soltar) Direita: Desloca-se para a seguinte; desloca-se para a frente num ficheiro (prima sem soltar) Para cima: Abre a lista de reproduo Para baixo: Interrompe a reproduo

Controlar a reproduo utilizando a funo de reconhecimento do movimento


Deve primeiro activar a funo de reconhecimento do movimento. 1. No ecr do leitor de msica, prima <Opes> Definies e defina Controlo de movimento para Activo. 2. Prima sem soltar [ ] e depois controle a reproduo utilizando a seguinte aco enquanto prime a tecla:
Aco Funo

Utilizar funes bsicas

Navegao

Deslocar-se para
a anterior

Deslocar-se para
a seguinte

Iniciar pausa

ou retomar a reproduo

29

3. Solte [ ] aps cada aco. Pode interromper ou retomar a reproduo tocando duas vezes no visor.

Marcar as pginas Web favoritas


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Browser Favoritos. 2. Desloque-se para uma localizao vazia. 3. Prima <Opes> Adicionar marcador. 4. Introduza um ttulo de pgina e um endereo web (URL). 5. Prima a tecla Confirmar.

Navegar na Web
Aprenda a aceder e a adicionar aos favoritos as suas pginas preferidas.
Utilizar funes bsicas

Navegar em pginas Web

1. No modo Inactivo, prima a tecla Confirmar para iniciar a pgina inicial do seu fornecedor de servios. 2. Navegue em pginas Web utilizando as seguintes teclas:
Tecla Navegao Confirmar <Voltar> <Opes> Funo Permite deslocar-se para cima ou para baixo numa pgina Web Selecciona um item Permite voltar pgina anterior Permite aceder lista de opes do browser

30

Utilizar funes avanadas


Saiba como efectuar operaes avanadas e utilizar funcionalidades adicionais do seu telemvel.

Utilizar as funes avanadas de chamada


Noes sobre as capacidades adicionais de chamada do seu telefone.

Ver e marcar chamadas perdidas


O seu telefone apresenta no visor as chamadas no atendidas. Para marcar o nmero de uma chamada no atendida: 1. Prima <Ver>. 2. Desloque-se para a chamada que pretende marcar. 3. Prima [ ] para marcar.

Telefonar para um nmero recentemente marcado

1. No modo Inactivo, prima [ ] para ver uma lista de nmeros recentes. 2. Desloque-se para o nmero que pretende e prima [ ] para marcar. 31

Colocar em espera uma chamada ou recuperar uma chamada em espera


Prima <Em espera> para colocar uma chamada em espera ou prima <Recuperar> para recuperar uma chamada em espera.

Responder a uma segunda chamada


Se a sua rede suportar esta funo, pode responder a uma segunda chamada: 1. Prima [ ] para responder segunda chamada. A primeira chamada automaticamente colocada em espera. 2. Prima <Altern.> para alternar entre as chamadas.

Marcar uma segunda chamada


Se a sua rede suportar esta funo, pode marcar um novo nmero durante uma chamada: 1. Prima <Em espera> para colocar a primeira chamada em espera. 2. Introduza o segundo nmero a marcar e prima [ ]. 3. Prima <Altern.> para alternar entre as duas chamadas. 4. Para terminar a chamada em espera, prima <Opes> Fim Chamada em espera. 5. Para terminar a chamada em curso, prima [ ].
Utilizar funes avanadas

1. Telefone para o primeiro participante que pretende adicionar chamada. 2. Telefone para o segundo participante sem desligar a primeira chamada. A primeira chamada automaticamente colocada em espera. 3. Ligado segunda chamada, prima <Opes> Aderir. 4. Repita os passos 2 e 3 para adicionar mais participantes (se necessrio). 5. Para terminar a chamada, prima [ ].

Fazer uma chamada com vrios participantes (chamada de conferncia)

32

Chamada para um nmero internacional


1. No modo Inactivo, prima sem soltar [0] para inserir o carcter +. 2. Introduza o nmero completo que pretende marcar (indicativo de pas, indicativo de rea e nmero de telefone) e, em seguida, prima [ ] para marcar.

Utilizar as funes avanadas da lista telefnica


Saiba como criar cartes de visita, definir nmeros de marcao rpida e criar grupos de contactos.

Criar um carto de visita


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Lista telefnica. Pode tambm premir <Contactos> no modo Inactivo. 2. Prima <Opes> O meu carto de visita. 3. Introduza a sua informao pessoal e prima a tecla Confirmar ou prima <Opes> Guardar. Pode enviar um carto de visita anexando-o a uma mensagem ou e-mail, ou transferindo-o atravs da funcionalidade sem fios Bluetooth.
Utilizar funes avanadas

Telefonar a um contacto a partir da lista telefnica


Pode telefonar a nmeros directamente a partir da Lista telefnica utilizando contactos armazenados. p. 26 1. No modo Inactivo, prima <Menu> Lista telefnica. Pode tambm premir <Contactos> no modo Inactivo. 2. Desloque-se para o nmero que pretende marcar e prima [ ] para marcar.

33

Definir nmeros de marcao rpida


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Lista telefnica. Pode tambm premir <Contactos> no modo Inactivo. 2. Desloque-se at um contacto para atribuir. 3. Prima <Opes> Adicionar a marcao rpida. 4. Seleccione um nmero (se necessrio). 5. Desloque-se para o nmero que pretende definir (2-9) e prima <Adic.>. O contacto guardado para o nmero de marcao rpida. Pode agora telefonar a este contacto a partir do modo Inactivo premindo sem soltar o nmero de marcao rpida atribudo.
Utilizar funes avanadas

Criar um grupo de contactos


Ao criar grupos de contactos, pode atribuir tons de toque e fotografias do chamador a cada um dos grupos ou enviar mensagens e e-mails a um grupo. Comece por criar um grupo: 1. No modo Inactivo, prima <Menu> Lista telefnica. Pode tambm premir <Contactos> no modo Inactivo. 2. Desloque-se para a esquerda ou para a direita para Grupos. 3. Prima <Opes> Criar grupo. 4. Introduza o nome do grupo e prima <Opes> Guardar. 5. Seleccione o novo grupo. 6. Prima <Opes> Definies de grupo. 7. Para definir a imagem do chamador, prima a tecla Confirmar uma categoria de imagens uma imagem ou prima <Opes> Tirar fotografia.

34

8. Para definir um tom de toque para o grupo, desloque-se para baixo e prima a tecla Confirmar uma categoria de tons de toque um tom de toque. 9. Prima <Opes> Guardar.

Criar um modelo de multimdia


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Mensagens Modelos Modelos de mensagem MMS. 2. Prima <Opes> Adicionar novo para abrir uma nova janela de modelo. 3. Crie uma mensagem multimdia com um assunto e os anexos pretendidos para utilizar como modelo. p. 24 4. Prima <Opes> Guardar em Modelos para guardar o modelo.

Utilizar as funes avanadas de mensagens


Saiba como criar modelos e utilizar modelos para criar novas mensagens.

Utilizar funes avanadas

Criar um modelo de texto


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Mensagens Modelos Modelos do texto. 2. Seleccione uma localizao vazia para abrir uma nova janela de modelo. 3. Introduza o texto e prima a tecla Confirmar para guardar o modelo.

Inserir modelos de texto nas novas mensagens


1. Para iniciar uma nova mensagem, prima <Menu> Mensagens Criar Nova Mensagem um tipo de mensagem. 2. No campo de texto, prima <Opes> Inserir Modelo um modelo. 35

Criar uma mensagem a partir de um modelo multimdia


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Mensagens Modelos Modelos de mensagem MMS. 2. Desloque-se para o modelo que pretende e prima <Opes> Editar. O modelo abre como uma nova mensagem multimdia.

3. Utilizando um cabo de dados para PC opcional, ligue a entrada multifunes do telefone ao PC. 4. Execute o Samsung PC Studio e copie ficheiros do PC para o telefone. Consulte a ajuda do Samsung PC Studio para mais informaes.

Utilizar as funes avanadas de msica


Saiba como preparar ficheiros de msica, criar listas de reproduo e guardar estaes de rdio.

Sincronizar o telefone com o Windows Media Player


1. Insira um carto de memria. 2. No modo Inactivo, prima <Menu> Definies Ligaes PC Media Player. 3. Utilizando um cabo de dados para PC opcional, ligue a entrada multifunes do telefone a um PC com o Windows Media Player instalado. Quando ligado, aparece no PC uma janela de pop-up. 4. Seleccione Sincronizar ficheiros multimdia com dispositivo na janela de pop-up do PC.

Utilizar funes avanadas

Copiar ficheiros de msica atravs do Samsung PC Studio


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Definies Ligaes PC Samsung PC studio. 2. Prima [ 36 ] para regressar ao modo Inactivo.

5. Edite ou introduza o nome do seu telefone na janela de pop-up (se necessrio) e depois clique em Terminar. 6. Seleccione e arraste os ficheiros de msica que pretende para a lista de sincronizao. 7. Clique em Iniciar sincronizao.

5. Copie ficheiros do PC para o carto de memria.

Criar uma lista de reproduo


1. Insira um carto de memria. 2. No modo Inactivo, prima [ reproduo. ] Listas de
Utilizar funes avanadas

Copiar ficheiros de msica para um carto de memria


1. Insira um carto de memria. 2. No modo Inactivo, prima <Menu> Definies Ligaes PC Dispositivo memria USB. 3. Utilizando um cabo de dados para PC opcional, ligue a entrada multifunes do telefone ao PC. Quando ligado, aparece no PC uma janela de pop-up. 4. Seleccione Abrir pasta e ver ficheiros na janela de pop-up do PC.

3. Prima <Opes> Criar lista de reproduo. 4. Introduza um ttulo para a sua nova lista de reproduo e prima a tecla Confirmar. 5. Seleccione a nova lista de reproduo. 6. Prima <Opes> Adicionar Faixas. 7. Seleccione os ficheiros que pretende incluir e prima <Adic.>.

37

Personalizar as definies do leitor de msica


Saiba como ajustar as definies de reproduo e de som no leitor de msica. 1. No modo Inactivo, prima a tecla Leitor de msica. 2. Prima <Opes> Definies. 3. Ajuste as definies para personalizar o leitor de msica. 4. Prima <Guardar>.

5. Quando terminar a gravao, prima a tecla Confirmar ou <Parar>. O ficheiro de msica ser guardado em Clips de rdio FM (prima <Menu> Os meus ficheiros Msica). A funo de gravao foi desenvolvida apenas para a gravao de voz. A qualidade da gravao ser muito menor que a de multimdia digital.

Utilizar funes avanadas

Armazenar estaes de rdio automaticamente


1. Ligue o auricular fornecido entrada multifunes do telefone. 2. No modo Inactivo, prima <Menu> Rdio FM. 3. Prima a tecla Confirmar para iniciar o rdio FM. 4. Prima <Opes> Sintonia automtica. 5. Prima <Sim> para confirmar (se necessrio). O rdio pesquisa e guarda automaticamente estaes disponveis.

Gravar canes do rdio FM


1. Ligue o auricular fornecido entrada multifunes do telefone. 2. No modo Inactivo, prima <Menu> Rdio FM. 3. Prima a tecla Confirmar para iniciar o rdio FM. 4. Prima <Opes> Gravar para iniciar a gravao. 38

Encontrar informao de msica


Saiba como aceder em modo mvel a um servio de msica online para obter informaes sobre as msicas que est a ouvir. 1. No modo Inactivo, prima <Menu> Msica Reconhecimento de msica Reconhecimento de msica. O seu telefone liga-se ao servidor. 2. Quando o telefone estiver correctamente registado, prima <Gravar> para gravar uma parte da msica que pretende pesquisar. Alguns operadores podero no suportar este servio e a base de dados poder no conter informaes para todas as msicas.

Utilizar funes avanadas

39

Utilizar ferramentas e aplicaes


Saiba como trabalhar com as aplicaes e ferramentas adicionais do seu telemvel.

Utilizar a funo sem fios Bluetooth


Saiba acerca das capacidades do seu telefone em se ligar a outros dispositivos sem fios para troca de dados e como utilizar o dispositivo mos-livres.

Activar a funcionalidade sem fios Bluetooth


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Bluetooth. 2. Prima <Opes> Definies. 3. Desloque-se para baixo para Activao. 4. Desloque-se para a esquerda ou para a direita para Activo. 5. Para permitir que outros dispositivos localizem o seu telefone, desloque-se para baixo e desloque-se para a esquerda ou para a direita para Activo. Se seleccionar Personalizar, desloque-se para baixo e defina a durao da visibilidade do seu telefone. 6. Prima <Guardar>.

40

1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Bluetooth Procurar novo dispositivo. 2. Desloque-se para um dispositivo e prima <Selec.>. 3. Introduza um PIN para a funcionalidade sem fios Bluetooth ou o PIN Bluetooth do outro dispositivo, se o tiver, e prima <OK>. Quando o proprietrio do outro dispositivo introduzir o mesmo cdigo ou aceitar a ligao, o emparelhamento est concludo.

Localizar e emparelhar com outros dispositivos com capacidade Bluetooth

Receber dados utilizando a funcionalidade sem fios Bluetooth

1. Introduza o PIN para a funcionalidade sem fios Bluetooth e prima <OK> (se necessrio). 2. Prima <Sim> para confirmar que pretende receber os dados do dispositivo (se necessrio).

Utilizar o modo SIM Remoto


No modo SIM Remoto, pode efectuar ou receber chamadas apenas com um kit mos-livres Bluetooth ligado, atravs do carto SIM ou USIM no seu telefone. Para activar o modo SIM Remoto, 1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Bluetooth. 2. Prima <Opes> Definies. 3. Desloque-se para baixo para Modo SIM remoto. 4. Desloque-se para a esquerda ou para a direita para Activo. 5. Prima <Guardar>. 41

Utilizar ferramentas e aplicaes

Enviar dados atravs da funcionalidade sem fios Bluetooth


1. Seleccione o ficheiro ou item que pretende enviar de uma das aplicaes do telefone. 2. Prima <Opes> Enviar carto de visita por ou Enviar via Bluetooth (ao enviar dados de contacto, especifique quais os dados a enviar).

Para utilizar o modo SIM Remoto, estabelea a ligao Bluetooth com um kit mos-livres Bluetooth. O kit mos-livres Bluetooth deve estar autorizado. Para autorizar, prima <Opes> Autorizar dispositivo.

Activar e enviar uma mensagem SOS


Utilizar ferramentas e aplicaes

Em caso de emergncia, pode enviar uma mensagem SOS a pedir ajuda. 1. No modo Inactivo, prima <Menu> Mensagens Mensagens SOS Opes de envio. 2. Desloque-se para a esquerda ou para a direita para Activo. 3. Desloque-se para baixo e prima a tecla Confirmar para abrir a lista de destinatrios. 4. Prima a tecla Confirmar para abrir a lista de contactos. 42

5. Desloque-se para um contacto e prima a tecla Confirmar. 6. Seleccione um nmero (se necessrio). 7. Quando terminar a seleco de contactos, prima <Adicionar> para voltar lista de destinatrios. 8. Prima <Opes> Guardar para guardar os destinatrios. 9. Desloque-se para baixo e defina o nmero de vezes que pretende repetir a mensagem SOS. 10. Prima <Guardar> <Sim>. Para enviar uma mensagem SOS, as teclas devero estar bloqueadas. Prima [ / ] quatro vezes. Aps enviar uma mensagem SOS, todas as funes do telefone ficam suspensas at que prima [ ].

Activar a funcionalidade Mobile Tracker


Quando uma pessoa introduz um novo carto SIM no seu telefone, a funcionalidade Mobile Tracker envia automaticamente o nmero de contacto a dois destinatrios para o ajudar a localizar e recuperar o seu telefone. Para activar a funcionalidade Mobile Tracker: 1. No modo Inactivo, prima <Menu> Definies Segurana Mobile tracker. 2. Introduza a sua palavra-passe e prima <OK>. 3. Desloque-se para a esquerda ou para a direita para Activo. 4. Desloque-se para baixo e prima a tecla Confirmar para abrir a lista de destinatrios. 5. Prima a tecla Confirmar para abrir a lista de contactos. 6. Desloque-se para um contacto e prima a tecla Confirmar. 7. Seleccione um nmero (se necessrio).

8. Quando terminar a seleco de contactos, prima <Adic.> para voltar lista de destinatrios. 9. Prima <Opes> Guardar para guardar os destinatrios. 10. Desloque-se para baixo e introduza o nome do remetente. 11. Prima <Opes> Guardar <Aceitar>.
Utilizar ferramentas e aplicaes

Gravar e reproduzir memorandos de voz


Saiba como utilizar o gravador de voz do telefone.

Gravar um memorando de voz


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Gravador de voz. 2. Prima a tecla Confirmar para comear a gravar. 3. Dite o seu memorando para o microfone. 4. Quando terminar de falar, prima a tecla de navegao Para baixo. 43

Reproduzir um memorando de voz


1. A partir do ecr do gravador de voz, prima <Opes> Ir para Os meus clips de voz. 2. Seleccione um ficheiro. 3. Controle a reproduo utilizando as teclas seguintes:
Utilizar ferramentas e aplicaes

Editar imagens
Saiba como editar imagens e aplicar efeitos divertidos.

Aplicar efeitos a imagens

Tecla

Confirmar /

Funo Permite efectuar uma pausa ou retomar a reproduo Ajusta o volume para cima ou para baixo Para a esquerda: Anda para trs num ficheiro Direita: Anda para a frente num ficheiro Para baixo: Interrompe a reproduo

Navegao

44

1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Editor de imagem. 2. Prima <Opes> Nova imagem Abrir ou Tirar fotografia. 3. Seleccione uma imagem ou tire uma nova fotografia. 4. Prima <Opes> Efeitos uma opo de efeito. 5. Seleccione uma variao do efeito a aplicar e prima <Feito>. Ajuste o nvel para alguns efeitos. Para aplicar um efeito de desfocagem a uma rea especfica de uma imagem, desloque ou redimensione o rectngulo e prima <Opes> Efectuado. 6. Quando terminar a aplicao de efeitos, prima <Opes> Guardar como <Sim>.

7. Introduza o novo nome de ficheiro para a imagem e prima <Opes> Guardar.

Transformar uma imagem

Ajustar uma imagem

1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Editor de imagem. 2. Prima <Opes> Nova imagem Abrir or Tirar fotografia. 3. Seleccione uma imagem ou tire uma nova fotografia. 4. Prima <Opes> Ajustar uma opo de ajuste luminosidade, contraste ou cor). Para ajustar automaticamente a imagem, seleccione Nvel auto. 5. Ajuste a imagem como pretender e prima <Feito>. 6. Quando terminar o ajuste, prima <Opes> Guardar como <Sim>. 7. Introduza o novo nome de ficheiro para a imagem e prima <Opes> Guardar.

1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Editor de imagem. 2. Prima <Opes> Nova imagem Abrir ou Tirar fotografia. 3. Seleccione uma imagem ou tire uma nova fotografia. 4. Prima <Opes> Transformar Redimensionar, Rodar, ou Inverter. 5. Rode ou inverta a imagem como desejar e prima <Feito>. Para redimensionar a imagem, seleccione um tamanho <Sim> e avance para o passo 7. 6. Quando terminar com as opes de transformao, prima <Opes> Guardar como <Sim>. 7. Introduza o novo nome de ficheiro para a imagem e prima <Opes> Guardar.

Utilizar ferramentas e aplicaes

45

Recortar uma imagem


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Editor de imagem. 2. Prima <Opes> Nova imagem Abrir ou Tirar fotografia. 3. Seleccione uma imagem ou tire uma nova fotografia. 4. Prima <Opes> Recortar. 5. Desloque o rectngulo para a rea que pretende recortar e prima <Opes> Efectuado. Para redimensionar ou reajustar o rectngulo, prima <Opes> Redimensionar ou Forma. 6. Quando terminar de recortar, prima <Opes> Efectuado. 7. Prima <Opes> Guardar como <Sim>. 8. Introduza o novo nome de ficheiro para a imagem e prima <Opes> Guardar.

Inserir uma funcionalidade visual


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Editor de imagem. 2. Prima <Opes> Nova imagem Abrir ou Tirar fotografia. 3. Seleccione uma imagem ou tire uma nova fotografia. 4. Prima <Opes> Inserir uma funcionalidade visual (moldura, imagem, clip art, cone expressivo ou texto). 5. Seleccione uma funcionalidade visual ou introduza texto. 6. Desloque a imagem adicionada (se necessrio). Para redimensionar ou rodar a imagem adicionada, prima <Opes> Redimensionar ou Rodar. 7. Prima <Feito> ou <Opes> Efectuado. 8. Quando terminar com a adio de funcionalidades visuais, prima <Opes> Guardar como <Sim>.

Utilizar ferramentas e aplicaes

46

9. Introduza o novo nome de ficheiro para a imagem e prima <Opes> Guardar.

Iniciar aplicaes
1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Jogos e mais uma aplicao. 2. Prima <Opes> para aceder a uma lista de vrias opes e definies para a sua aplicao.

Utilizar jogos e aplicaes Java


Saiba como utilizar jogos e aplicaes da galardoada tecnologia Java.

Jogar jogos
1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Jogos e mais. 2. Seleccione uma jogo da lista e siga as instrues do ecr. Os jogos disponveis variam de acordo com o seu fornecedor de servios ou pas. Os controlos e as opes dos jogos podem ser diferentes.

Vibrar e jogar
Saiba como divertir-se com melodias da caixa de som e jogos que utilizam a funo de reconhecimento do movimento, tal como o agitar do telefone. 1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Vibrar e jogar uma aplicao. 2. Divirta-se com a caixa de som, role os dados e escolha um nmero aleatrio para uma lotaria. Ao divertir-se com a caixa de som, pode mudar o som do instrumento premindo sem soltar [ ].

Utilizar ferramentas e aplicaes

47

Ver relgios mundiais


Saiba como ver as horas em outro pas ou cidade e definir relgios mundiais para aparecerem no visor.

Adicionar um relgio mundial ao visor


No modo de visualizao de dois relgios pode ver no visor relgios com fusos horrios diferentes. Aps ter guardado relgios mundiais 1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Relgio mundial. 2. Desloque-se para o relgio mundial que pretende adicionar e prima <Opes> Marcar como segundo relgio. 3. Prima <Opes> Definies do ecr. 4. Desloque-se para a esquerda ou para a direita para Dupla. 5. Prima <Guardar>.

Ver um relgio mundial


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Relgio mundial. 2. Desloque-se para baixo para o relgio do meio. 3. Desloque-se para a esquerda ou para a direita para um fuso horrio. 4. Desloque-se para baixo para o relgio inferior. 5. Desloque-se para a esquerda ou para a direita para um fuso horrio. 6. Prima a tecla Confirmar para guardar o seu relgio mundial. Para definir a hora de Vero, prima <Opes> Aplicar horrio de Vero fusos horrios. 48
Utilizar ferramentas e aplicaes

Definir e utilizar alarmes


Saiba como definir e controlar os alarmes para eventos importantes.

Parar um alarme
Quando o alarme tocar, Prima <OK> ou qualquer tecla para parar um alarme sem repetio. Prima <OK> para parar um alarme com repetio ou prima <Repetir> ou qualquer tecla para silenciar o alarme durante o perodo de repetio.

Definir um novo alarme


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Alarmes. 2. Desloque-se para um espao de alarme vazio e prima a tecla Confirmar. 3. Defina os pormenores do alarme. Pode definir o rdio FM ou um som como toque de alarme. 4. Prima <Guardar> ou prima <Opes> Guardar. A funcionalidade de ligao automtica configura o telefone para ligar e desligar automaticamente e emitir um som de alarme na hora marcada no telefone se este estiver desligado.

Utilizar ferramentas e aplicaes

Desactivar um alarme
1. No modo Inactivo, prima <Menu> Alarmes. 2. Desloque-se para o alarme que pretende desactivar e prima a tecla Confirmar. 3. Desloque-se para baixo (se necessrio). 4. Desloque-se para a esquerda ou para a direita para Desactivo. 5. Prima <Guardar>. 49

Utilizar a calculadora
1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Calculadora. 2. Utilize as teclas que correspondem ao ecr da calculadora para efectuar operaes matemticas bsicas.
Utilizar ferramentas e aplicaes

Definir um temporizador de contagem decrescente


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Temporizador. 2. Prima <Def.>. 3. Introduza as horas ou minutos para contagem decrescente e prima <OK>. 4. Prima a tecla Confirmar para iniciar ou interromper a contagem decrescente. 5. Quando terminar o tempo, prima <OK> para parar o aviso.

Converter moedas ou medidas


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Conversor um tipo de converso. 2. Introduza as moedas ou medidas e unidades nos campos apropriados.

Utilizar o cronmetro
1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Cronmetro. 2. Prima a tecla Confirmar para iniciar e gravar tempos parciais. 3. Quando terminar, prima <Parar>.

50

4. Prima <Repor> para limpar os tempos guardados.

Gerir o calendrio
Saiba como alterar a vista de calendrio e criar eventos.

Criar uma nova tarefa


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Tarefa. 2. Prima <Criar>. 3. Introduza os detalhes da tarefa. 4. Prima <Guardar> ou prima <Opes> Guardar.

Alterar a vista de calendrio


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Calendrio. 2. Prima <Opes> Vista por Dia ou Semana.
Utilizar ferramentas e aplicaes

Criar um evento
1. No modo Inactivo, prima <Menu> Calendrio. 2. Prima <Opes> Criar um tipo de evento. 3. Introduza a informao do evento. 4. Prima <Guardar> ou prima <Opes> Guardar.

Criar um texto de memorando


1. No modo Inactivo, prima <Menu> Aplicaes Memo. 2. Prima <Criar>. 3. Introduza o texto do memorando. 4. Prima <Opes> Guardar.

51

Resoluo de problemas
Se est a ter problemas com o seu telemvel, tente estes procedimentos de resoluo de problemas antes de contactar um assistente tcnico. Durante a utilizao do telefone, podero surgir as seguintes mensagens: Mensagem Experimente o seguinte para solucionar o problema: Introduza Certifique-se de que o carto SIM carto SIM est instalado correctamente. Bloquear telefone Quando a funcionalidade de bloqueio est activada, tem de introduzir a palavra-passe que definiu para o telefone. Mensagem Experimente o seguinte para solucionar o problema: Quando inicia o telefone pela primeira vez ou quando a introduo do PIN est activada, tem de introduzir o PIN fornecido com o carto SIM. Pode desactivar esta funcionalidade utilizando o menu Proteco por PIN. O carto SIM est bloqueado, normalmente como resultado da repetida introduo incorrecta do PIN. Necessita de introduzir o PUK fornecido pelo operador.

Introduzir PIN

Introduzir PUK

O telefone apresenta Erro da rede ou Sem rede. Quando se encontra em reas onde a recepo ou o sinal fraco poder perder a recepo. Desloque-se para outra rea e tente novamente. No possvel aceder a algumas opes sem uma subscrio. Contacte o seu fornecedor de servios para obter mais informaes. Introduz um nmero, mas a chamada no marcada. Certifique-se de que pressionou a tecla de marcao: [ ]. Certifique-se de que acedeu rede certa. Certifique-se de que o nmero de telefone no foi restringido.

Outra pessoa no o conseguiu contactar. Certifique-se de que o telefone est ligado. Certifique-se de que acedeu rede certa. Certifique-se de que o nmero de telefone no foi restringido. A outra pessoa com quem est a tentar falar no o consegue ouvir. Certifique-se de que no est a bloquear o microfone incorporado. Certifique-se de que o microfone est perto da sua boca. Se estiver a utilizar um auricular, certifique-se de que este est correctamente ligado. O telefone apita e o cone da bateria pisca. A bateria est fraca. Recarregue ou substitua a bateria para continuar a utilizar o telefone. b
Resoluo de problemas

A qualidade de udio da chamada fraca. Certifique-se de que no est a bloquear a antena interna do telefone. Quando se encontra em reas onde a recepo ou o sinal fraco poder perder a recepo. Desloque-se para outra rea e tente novamente. Seleccionou um contacto para chamar, mas a chamada no efectuada.
Resoluo de problemas

A bateria no carrega devidamente ou, por vezes, o telefone desliga-se sozinho. Os terminais da bateria podero estar sujos. Limpe os contactos dourados com um pano macio e suave e volte a tentar o carregamento da bateria. Se a bateria j no carregar na totalidade, elimine-a, de acordo com as normas aplicveis, e substitua-a por uma nova. O telefone est quente. Quando utiliza vrias aplicaes ao mesmo tempo, o telefone necessita de mais energia e poder aquecer. Isto normal e no dever afectar a vida til nem o desempenho do telefone.

Certifique-se de que armazenou na lista de contactos o nmero correcto. Volte a introduzir e guarde o nmero, se necessrio.

ndice remissivo
alarmes criar, 49 desactivar, 49 parar, 49 atalhos 22 auricular 23 bateria a carregar, 18 a instalar, 16 indicador de bateria fraca, 18 bloqueio consulte bloqueio do telefone bloqueio do telefone 22 Bluetooth activar, 40 enviar dados, 41 receber dados, 41 browser abrir pgina inicial, 30 adicionar marcadores, 30 calculadora consulte ferramentas, calculadora calendrio consulte ferramentas, calendrio carto de memria 19 carto SIM 16 cartes de visita 33 chamada de conferncia consulte chamadas, vrios participantes chamadas colocar em espera, 32 da lista telefnica, 33 efectuar, 23 funes avanadas, 31 funes bsicas, 23 marcar chamadas adicionais, 32 marcar chamadas no atendidas, 31 nmero recentemente marcado, 31 d

nmeros internacionais, 33 recuperar uma chamada em espera, 32 responder a chamadas adicionais, 32 responder, 23 vrios participantes, 32 ver chamadas no atendidas, 31 contactos adicionar, 26 criar grupos, 34 encontrar, 26 conversor consulte ferramentas, conversor cor de mscara 22 cronmetro consulte ferramentas, cronmetro e
ndice remissivo

ferramentas alarme, 49 calculadora, 50 calendrio, 51 conversor, 50 cronmetro, 50 editor de imagem, 44 tarefa, 51 temporizador de contagem decrescente, 50 fotografias capturar, 26 ver, 27 imagem de fundo 22 imagens 44 ajustar, 45 aplicar efeitos, 44 inserir funcionalidades visuais, 46 recortar, 46 transformar, 45

internet consulte browser Java aceder a aplicaes, 47 iniciar jogos, 47 leitor de msica criar listas de reproduo, 37 ouvir msica, 28 personalizar, 38 sincronizar, 36 memorando consulte texto ou memorandos de voz memorandos de voz gravar, 43 reproduzir, 44 mensagem SOS 42 mensagens enviar e-mail, 24

enviar multimdia, 24 enviar texto, 24 ver e-mail, 25 ver multimdia, 25 ver texto, 25 mobile tracker 43 modelos inserir, 35 multimdia, 35 texto, 35 multimdia consulte mensagens navegador consulte browser perfil offline 20 perfil silencioso 21 rdio consulte rdio FM

rdio FM armazenar estaes, 38 ouvir, 27 reconhecimento de msica 39 relgio mundial definir visualizao dupla, 48 ver, 48 Samsung PC Studio 36 tarefa consulte ferramentas, tarefa teclas de atalho consulte atalhos temporizador consulte ferramentas, temporizador de contagem decrescente

temporizador de contagem decrescente consulte ferramentas, temporizador de contagem decrescente texto criar memorandos, 51 criar tarefas, 51 introduo, 24 mensagens, 24 tom de toque 21 tons das teclas 21 vdeos capturar, 27 ver, 27 volume volume da chamada, 23 volume do tom da tecla, 21 Windows Media Player 36 f

ndice remissivo

Declarao de Conformidade (R&TTE)


Ns,

Samsung Electronics

Declaramos que [todos os testes de rdio essenciais foram efectuados e que] o produto em cima indicado encontra-se em conformidade com todos os requisitos essenciais da Directiva 1999/5/EC. O procedimento de avaliao de conformidade referido no Artigo 10 e detalhado no Anexo [IV] da Directiva 1999/5/EC foi realizado com o envolvimento do(s) seguinte(s) organismo(s) notificado(s): BABT, Balfour House, Churchfield Road, Walton-on-Thames, Surrey, KT12 2TD, UK* Marca de identificao: 0168 A documentao tcnica mantida pelo: Samsung Electronics QA Lab. que pode ser disponibilizada a pedido. (Representante na EU) Samsung Electronics Euro QA Lab. Blackbushe Business Park, Saxony Way, Yateley, Hampshire, GU46 6GG, UK* 2008.06.27 Yong-Sang Park / Director de Assistncia
(local e data de emisso) (nome e assinatura do responsvel) * Este no o endereo do Centro de Assistncia da Samsung. Para obter mais informaes sobre o endereo ou o nmero de telefone do Centro de Assistncia da Samsung, consulte o carto da garantia ou contacte o revendedor onde adquiriu o tel.

declaramos sob a nossa nica e inteira responsabilidade que o produto

Telemvel GSM: M3510


com o qual esta declarao est relacionada, estando em conformidade com as seguintes normas e/ou outros documentos normativos. Segurana EMC EN 60950- 1 : 2001 +A11:2004 EN 301 489- 01 V1.5.1 (11-2004) EN 301 489- 07 V1.2.1 (08-2002) EN 301 489- 17 V1.2.1 (08-2002) EN 50360 : 2001 EN 62209-1 : 2006 EN 301 511 V9.0.2 (03-2003) EN 300 328 V1.7.1 (10-2006)

SAR Rede

You might also like