You are on page 1of 4

Questes do 9 ano simulado -1 ... o chefe poltico lhes dava roupa, cachaa e uma papeleta de voto...

" Ao texto pode-se associar, na evoluo poltica brasileira, o a) mercantilismo e a Colnia b) encilhamento e o Imprio c) centralismo e a Regncia d) coronelismo e a Repblica Velha e) caudilhismo e a Repblica Nova 2) 20-.Do ponto de vista eleitoral, o coronel controlava os votantes em sua rea de influncia. Trocava votos, em candidatos por ele indicados, por favores to variados como um par de sapatos, uma vaga no hospital, um emprego de professora. A permanncia do coronelismo na Repblica Velha deveu-se: a) ao apoio do Tenentismo s prticas da poltica oligrquica. b) ao isolamento do sertanejo nordestino, visto que o coronelismo s ocorria na regio Nordeste. c) ao fato de os chefes locais no dependerem de recursos dos governos para a prtica de favores e benefcios locais. d) ao clientelismo, resultado da desigualdade social, da precariedade de servios pblicos e da impossibilidade do cidado de efetivar seus direitos. e) autonomia dos coronis, que no dependiam de outras instncias do poder, inclusive no plano militar.
3) A primeira constituio republicana do Brasil de 1891, baseada na carta dos Estados Unidos da Amrica, tinha como princpios fundamentais, EXCETO: a) regime representativo com eleio direta dos presidentes da repblica, dos estados e membros do poder legislativo. b) Federalismo que permitia aos vinte estados ter autonomia para elaborarem sua prpria constituio. c) Igualdade entre as unidades da Federao nas decises polticas e econmicas nacionais. d) Presidencialismo possibilitando ao presidente da repblica enquanto chefe da nao, intervir nos Estados, em casos de necessidade. e) Sufrgio universal em que todos os cidados passavam a ter direito de eleger membros do executivo e legislativo.

04) (UDESC 2010) Tradicionalmente o termo Repblica Velha foi cunhado para identificar o perodo que vai de 1889 a 1930. Sobre as caractersticas deste perodo e

outras questes subjacentes, assinale V (verdadeiro) para as proposies verdadeiras e F (falso) para as falsas. ( ) Os dois primeiros governos da recm inaugurada Repblica brasileira eram militares. ( ) Pode-se afirmar que os governos do perodo conhecido como Repblica Velha implementaram medidas sociais de grande alcance, beneficiando a sociedade brasileira como um todo e visando acabar com as desigualdades sociais do pas. ( ) O Brasil da chamada Repblica Velha era um pas, sobretudo, rural; a agricultura permanecia como principal atividade econmica. ( ) Durante o perodo denominado Repblica Velha, paulistas e mineiros se alternaram na Presidncia da Repblica; este revezamento ficou conhecido como poltica do caf com leite. Assinale a alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo. A) F V F V B) V F V V C) V F V F D) V F F F E) V V V V

05)

A imagem faz representao ao voto; a) Secreto b) Comunitrio

c) Livre d) Democrtico e) Cabresto

6)

De acordo com a imagem marque a alternativa errada; a) Com o voto de cabresto os coronis dominavam as clientelas rurais e manipulavam as eleies. b) As fraudes eleitorais eram regra neste perodo. c) Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses polticos utilizando prticas fraudulentas para vencer as eleies. d)

7) (UFV) Analise o seguinte texto: " um fenmeno descrito como sendo o predomnio poltico exercido pelos fazendeiros nas reas sob a sua influncia econmica e social. Suas razes se encontram na estrutura fundiria brasileira, a partir da Repblica Velha, baseada no latifndio e na concentrao da propriedade rural em mos de poucas famlias. Pode-se notar sua permanncia, em grande parte, no interior brasileiro, onde as populaes ainda seguem a orientao dos polticos locais, geralmente identificados com a propriedade da terra." Esse texto faz referncia a qual fenmeno poltico?

a) Messianismo. b) Coronelismo. c) Convnio de Taubat. d) Poltica do caf-com-leite. e) Poltica dos governadores. 8} O primeiro presidente civil da Repblica foi: a)Hermes da Fonseca b)Deodoro da Fonseca c)Floriano Peixoto d)Prudente de Morais e)Campos Sales 9)

You might also like