You are on page 1of 8

Os sinais de pontuao so recursos destinados escrita, dotados de finalidades especficas Para que servem os sinais de pontuao?

? No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vrgula e ponto e vrgula; ou entonaes, nos casos do ponto de exclamao e de interrogao, por exemplo. Alm de pausa na fala e entonao da voz, os sinais de pontuao reproduzem, na escrita, nossas emoes, intenes e anseios. Vejamos aqui alguns empregos: 1. Vrgula (,) usada para: a) separar termos que possuem mesma funo sinttica na orao: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu. Nessa orao, a vrgula separa os verbos. b) isolar o vocativo: Ento, minha cara, no h mais o que se dizer! c) isolar o aposto: O Joo, ex-integrante da comisso, veio assistir reunio. d) isolar termos antecipados, como complemento ou adjunto: 1. Uma vontade indescritvel de beber gua, eu senti quando olhei para aquele copo suado! (antecipao de complemento verbal) 2. Nada se fez, naquele momento, para que pudssemos sair! (antecipao de adjunto adverbial) e) separar expresses explicativas, conjunes e conectivos: isto , ou seja, por exemplo, alm disso, pois, porm, mas, no entanto, assim, etc. f) separar os nomes dos locais de datas: Braslia, 30 de janeiro de 2009. g) isolar oraes adjetivas explicativas: O filme, que voc indicou para mim, muito mais do que esperava.

2. Pontos 2.1 - Ponto-final (.) usado ao final de frases para indicar uma pausa total: a) No quero dizer nada. b) Eu amo minha famlia. E em abreviaturas: Sr., a. C., Ltda., vv., num., adj., obs. 2.2 - Ponto de Interrogao (?) O ponto de interrogao usado para: a) Formular perguntas diretas:

Voc quer ir conosco ao cinema? Desejam participar da festa de confraternizao?

b) Para indicar surpresa, expressar indignao ou atitude de expectativa diante de uma determinada situao:

O qu? no acredito que voc tenha feito isso! (atitude de indignao) No esperava que fosse receber tantos elogios! Ser que mereo tudo isso? (surpresa) Qual ser a minha colocao no resultado do concurso? Ser a mesma que imagino? (expectativa)

2. 3 Ponto de Exclamao (!) Esse sinal de pontuao utilizado nas seguintes circunstncias:

a) Depois de frases que expressem sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa, splica, ordem, horror, espanto:

Iremos viajar! (entusiasmo) Foi ele o vencedor! (surpresa) Por favor, no me deixe aqui! (splica) Que horror! No esperava tal atitude. (espanto) Seja rpido! (ordem)

b) Depois de vocativos e algumas interjeies:

Ui! que susto voc me deu. (interjeio) Foi voc mesmo, garoto! (vocativo) c) Nas frases que exprimem desejo: Oh, Deus, ajude-me!

Observaes dignas de nota: * Quando a inteno comunicativa expressar, ao mesmo tempo, questionamento e admirao, o uso dos pontos de interrogao e exclamao permitido. Observe: Que que eu posso fazer agora?!

* Quando se deseja intensificar ainda mais a admirao ou qualquer outro sentimento, no h problema algum em repetir o ponto de exclamao ou interrogao. Note: No!!! gritou a me desesperada ao ver o filho em perigo.

3. Ponto e vrgula (;) usado para:

a) separar itens enumerados: A Matemtica se divide em: - geometria; - lgebra; - trigonometria; - financeira. b) separar um perodo que j se encontra dividido por vrgulas: Ele no disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu co. 4. Dois-pontos (:) usado quando: a) se vai fazer uma citao ou introduzir uma fala: Ele respondeu: no, muito obrigado! b) se quer indicar uma enumerao: Quero lhe dizer algumas coisas: no converse com pessoas estranhas, no brigue com seus colegas e no responda professora. 5. Aspas () So usadas para indicar: a) citao de algum: A ordem para fechar a priso de Guantnamo mostra um incio firme. Ainda na edio, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhes de dlares do Oportunity no exterior (Carta Capital on-line, 30/01/09) b) expresses estrangeiras, neologismos, grias: Nada pode com a propaganda de outdoor. 6. Reticncias (...) So usadas para indicar supresso de um trecho, interrupo ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando: a) (...) Onde est ela, Amor, a nossa casa, O bem que neste mundo mais invejo? O brando ninho aonde o nosso beijo Ser mais puro e doce que uma asa? (...) b) E ento, veio um sentimento de alegria, paz, felicidade... c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal... 7. Parnteses ( ) So usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicaes. Ele comeu, e almoou, e dormiu, e depois saiu. (o e aparece repetido e, por isso, h o predomnio de vrgulas). 8. Travesso () O travesso indicado para: a) Indicar a mudana de interlocutor em um dilogo: - Quais ideias voc tem para revelar? - No sei se sero bem-vindas. - No importa, o fato que assim voc estar contribuindo para a elaborao deste projeto. b) Separar oraes intercaladas, desempenhando as funes da vrgula e dos parnteses:

Precisamos acreditar sempre disse o aluno confiante que tudo ir dar certo. No aja dessa forma falou a me irritada pois pode ser arriscado. c) Colocar em evidncia uma frase, expresso ou palavra: O prmio foi destinado ao melhor aluno da classe uma pessoa bastante esforada. Gostaria de parabenizar a pessoa que est discursando meu melhor amigo.

PONTO ( . )
a) indicar o final de uma frase declarativa. Ex.: Lembro-me muito bem dele. b) separar perodos entre si. Ex.: Fica comigo. No v embora. c) nas abreviaturas. Ex.: Av.; V. Ex.

DOIS-PONTOS ( : )
a) iniciar a fala dos personagens: Ex.: Ento o padre respondeu: - Parta agora. b) antes de apostos ou oraes apositivas, enumeraes ou seqncia de palavras que explicam, resumem idias anteriores. Ex.: Meus amigos so poucos: Ftima, Rodrigo e Gilberto. c) antes de citao. Ex.: Como j dizia Vincius de Morais: Que o amor no seja eterno posto que chama, mas que seja infinito enquanto dure.

RETICNCIAS ( ... )
a) indicar dvidas ou hesitao do falante. Ex.: Sabe...eu queria te dizer que...esquece. b) interrupo de uma frase deixada gramaticalmente incompleta. Ex.: - Al! Joo est? - Agora no se encontra. Quem sabe se ligar mais tarde... c) ao fim de uma frase gramaticalmente completa com a inteno de sugerir prolongamento de idia. Ex.: Sua tez, alva e pura como um foco de algodo, tingia-se nas faces duns longes cor-de-rosa... (Ceclia- Jos de Alencar) d) indicar supresso de palavra (s) numa frase transcrita. Ex.: Quando penso em voc (...) menos a felicidade. (Canteiros - Raimundo Fagner)

PARNTESES ( () )
a) isolar palavras, frases intercaladas de carter explicativo e datas. Ex.: Na 2 Guerra Mundial (1939-1945), ocorreu inmeras perdas humanas. "Uma manh l no Cajapi ( Joca lembrava-se como se fora na vspera), acordara depois duma grande tormenta no fim do vero. (O milagre das chuvas no nordesteGraa Aranha) Os parnteses tambm podem substituir a vrgula ou o travesso.

PONTO DE EXCLAMAO ( ! )
a) Aps vocativo. Ex.: Parte, Heliel! ( As violetas de Nossa Sra.- Humberto de Campos). b) Aps imperativo. Ex.: Cale-se! c) Aps interjeio. Ex.: Ufa! Ai! d) Aps palavras ou frases que denotem carter emocional. Ex.: Que pena!

PONTO DE INTERROGAO ( ? )
a) Em perguntas diretas. Ex.: Como voc se chama? b) s vezes, juntamente com o ponto de exclamao. Ex.: - Quem ganhou na loteria? - Voc. - Eu?!

VRGULA ( , )
usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou orao, no formam uma unidade sinttica. Ex.: Lcia, esposa de Joo, foi a ganhadora nica da Sena. Podemos concluir que, quando h uma relao sinttica entre termos da orao, no se pode separ-los por meio de vrgula. No se separam por vrgula:

predicado de sujeito; objeto de verbo; adjunto adnominal de nome; complemento nominal de nome; predicativo do objeto do objeto;

orao principal da subordinada substantiva (desde que esta no seja apositiva nem aparea na ordem inversa).

A vrgula no interior da orao utilizada nas seguintes situaes: a) separar o vocativo. Ex.: Maria, traga-me uma xcara de caf. A educao, meus amigos, fundamental para o progresso do pas. b) separar alguns apostos. Ex.: Valdete, minha antiga empregada, esteve aqui ontem. c) separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado. Ex.: Chegando de viagem, procurarei por voc. As pessoas, muitas vezes, so falsas. d) separar elementos de uma enumerao. Ex.: Precisa-se de pedreiros, serventes, mestre-de-obras. e) isolar expresses de carter explicativo ou corretivo. Ex.: Amanh, ou melhor, depois de amanh podemos nos encontrar para acertar a viagem. f) separar conjunes intercaladas. Ex.: No havia, porm, motivo para tanta raiva. g) separar o complemento pleonstico antecipado. Ex.: A mim, nada me importa. h) isolar o nome de lugar na indicao de datas. Ex.: Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2001. i) separar termos coordenados assindticos. Ex.: "Lua, lua, lua, lua, por um momento meu canto contigo compactua..." (Caetano Veloso) j) marcar a omisso de um termo (normalmente o verbo). Ex.: Ela prefere ler jornais e eu, revistas. (omisso do verbo preferir) Termos coordenados ligados pelas conjunes e, ou, nem dispensam o uso da vrgula. Ex.: Conversaram sobre futebol, religio e poltica. No se falavam nem se olhavam./ Ainda no me decidi se viajarei para Bahia ou Cear. Entretanto, se essas conjunes aparecerem repetidas, com a finalidade de dar nfase, o uso da vrgula passa a ser obrigatrio. Ex.: No fui nem ao velrio, nem ao enterro, nem missa de stimo dia.

A vrgula entre oraes utilizada nas seguintes situaes: a) separar as oraes subordinadas adjetivas explicativas. Ex.: Meu pai, de quem guardo amargas lembranas, mora no Rio de Janeiro.

b) separar as oraes coordenadas sindticas e assindticas (exceto as iniciadas pela conjuno e ). Ex.: Acordei, tomei meu banho, comi algo e sa para o trabalho. Estudou muito, mas no foi aprovado no exame. H trs casos em que se usa a vrgula antes da conjuno: 1) quando as oraes coordenadas tiverem sujeitos diferentes. Ex.: Os ricos esto cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais pobres. 2) quando a conjuno e vier repetida com a finalidade de dar nfase (polissndeto). Ex.: E chora, e ri, e grita, e pula de alegria. 3) quando a conjuno e assumir valores distintos que no seja da adio (adversidade, conseqncia, por exemplo) Ex.: Coitada! Estudou muito, e ainda assim no foi aprovada. c) separar oraes subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), principalmente se estiverem antepostas orao principal. Ex.: "No momento em que o tigre se lanava, curvou-se ainda mais; e fugindo com o corpo apresentou o gancho."( O selvagem - Jos de Alencar) d) separar as oraes intercaladas. Ex.: "- Senhor, disse o velho, tenho grandes contentamentos em a estar plantando..." Essas oraes podero ter suas vrgulas substitudas por duplo travesso. Ex.: "Senhor disse o velho - tenho grandes contentamentos em a estar plantando..." e) separar as oraes substantivas antepostas principal. Ex.: Quanto custa viver, realmente no sei.

PONTO-E-VRGULA ( ; )
a) separar os itens de uma lei, de um decreto, de uma petio, de uma seqncia, etc. Ex.: Art. 127 So penalidades disciplinares: I- advertncia; II- suspenso; III- demisso; IV- cassao de aposentadoria ou disponibilidade; V- destituio de cargo em comisso; VI- destituio de funo comissionada. ( cap. V das penalidades Direito Administrativo) b) separar oraes coordenadas muito extensas ou oraes coordenadas nas quais j tenham tido utilizado a vrgula. Ex.: O rosto de tez amarelenta e feies inexpressivas, numa quietude aptica, era pronunciadamente vultuoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crnica de que sofria desde moo se foi transformando em opressora asma cardaca; os lbios grossos, o inferior um tanto tenso (...) " (O visconde de Inhomerim Visconde de Taunay)

TRAVESSO ( - )

a) dar incio fala de um personagem. Ex.: O filho perguntou: - Pai, quando comearo as aulas? b) indicar mudana do interlocutor nos dilogos. - Doutor, o que tenho grave? - No se preocupe, uma simples infeco. s tomar um antibitico e estar bom. c) unir grupos de palavras que indicam itinerrio. Ex.: A rodovia Belm-Braslia est em pssimo estado. Tambm pode ser usado em substituio virgula em expresses ou frases explicativas. Ex.: Xuxa a rainha dos baixinhos ser me.

ASPAS ( )
a) isolar palavras ou expresses que fogem norma culta, como grias, estrangeirismos, palavres, neologismos, arcasmos e expresses populares. Ex.: Maria ganhou um apaixonado sculo do seu admirador. A festa na casa de Lcio estava chocante. Conversando com meu superior, dei a ele um feedback do servio a mim requerido. b) indicar uma citao textual. Ex.: Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, s pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala. ( O prazer de viajar - Ea de Queirs) Se, dentro de um trecho j destacado por aspas, se fizer necessrio a utilizao de novas aspas, estas sero simples. ( ' ' ) Recursos alternativos para pontuao: Pargrafo ( ) Chave ( { } ) Colchete ( [ ] ) Barra ( / )

You might also like