You are on page 1of 10

MODELO PR-PROJETO TCC

NOME (S) DO ACADMICO (S) (Tamanho Arial ou Times 14 sem negrito)

TEMA (Tamanho Arial ou Times 14 em negrito somente o ttulo/ subttulo sem negrito)

Cataguases 2009

(Tamanho Arial ou Times 12 sem negrito)

NOME (S) DO ACADMICO (S) (Tamanho Arial ou Times 14 sem negrito)

TEMA (Tamanho Arial ou Times 14 em negrito somente o ttulo/ subttulo sem negrito)

Pr-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Concluso de Curso como requisito bsico para a apresentao do Trabalho de Concluso de Curso do Curso de Administrao. Orientador (a):

(Tamanho arial ou times 10/ Recuo 4 cm)

Cataguases 2009

(Tamanho Arial ou Times 12 sem negrito)

SUMRIO

1. INTRODUO TEMA E PROBLEMATIZAO............................................ 2. JUSTIFICATIVA................................................................................................. 3. OBJETIVOS........................................................................................................ 3.1 GERAL......................................................................................................... 3.2 ESPECFICOS............................................................................................ 4. METODOLOGIA DA PESQUISA....................................................................... 5. CRONOGRAMA................................................................................................. REFERNCIAS...................................................................................................... (Tamanho 12 arial ou times em negrito os ttulos subttulo sem negrito)

1. INTRODUO TEMA E PROBLEMATIZAO (Tamanho 14 em negrito Arial ou Times) Todos os Ttulos


Introduo a apresentao rpida do assunto abordado e seu mrito. uma seo na qual se agua a curiosidade do leitor, na qual se tenta vender-lhe o projeto. adequado terminar com a formulao do problema, sob a forma de pergunta. Problematizao a transformao de uma necessidade humana em problema. Segundo Popper (1975), toda discusso cientfica deve surgir com base em um problema ao qual se deve oferecer uma soluo provisria a que se deve criticar, de modo a eliminar o erro. uma questo no resolvida, algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa.

Todos os tpicos devem ser elaborados dentro das Normas da ABNT, verificar o manual de TCC da faculdade para ter maiores informaes.

2. JUSTIFICATIVA
Justificar oferecer razo suficiente para a construo daquele trabalho. Responde a pergunta por que fazer o trabalho, procurando os antecedentes do problema e a relevncia do assunto/tema, argumentando sobre a importncia prtico terica, colocando as possveis contribuies esperadas.

3. OBJETIVOS
Refere-se a indicao do que pretendido com a realizao do estudo ou pesquisa e quais os resultados que se pretende alcanar. Define o que se quer fazer na pesquisa. Os objetivos devem ser redigidos com verbos no infinitivo, exemplo: caracterizar, identificar, compreender, analisar, verificar.

3.1 GERAL (sem negrito tamanho 12) Procura dar uma viso global e abrangente do tema, definindo de modo amplo, o que se pretende alcanar. Quando alcanado d a resposta ao problema. 3.2 ESPECFICOS (sem negrito tamanho 12) Tem funo intermediria e instrumental, ou seja, tratam dos aspectos concretos que sero abordados na pesquisa e que iro contribuir para se atingir o objetivo geral. com base nos objetivos especficos que o pesquisador ir orientar o levantamento de dados e informaes.

4. METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia significa estudo do mtodo. Mtodo um procedimento, ou melhor, um conjunto de processos necessrios para alcanar os fins de uma investigao. o procedimento geral. o caminho percorrido em uma investigao. Mostra como se ir responder aos objetivos estabelecidos. Deve se ajustar aos objetivos especficos. Envolve a definio de como ser realizado o trabalho. A metodologia deve apresentar:

O tipo de pesquisa Universo e Amostra Instrumentos de coletas de dados Mtodo de anlise

Sugestes de livros de Metodologia que podem ser utilizados:


SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. ed. So Paulo: Cortez, 2002. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2003.

5. CRONOGRAMA
Atividades Elaborao projeto Entrega projeto Pesquisa bibliogrfica Coleta Dados de Mar do do Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov

Apresentao e discusso dos dados Concluso Entrega do TCC Defesa banca da

REFERNCIAS
Nessa parte so exibidos os livros, sites, revistas, enfim, todo o material que foi consultado para elaborao do trabalho. Deve ser elaborado de acordo com as normas da ABNT, verificar manual de TCC 2009. Exemplos: ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 14724: Informao e documentao. Trabalhos Acadmicos - Apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. ed. rev. e ampl. So Paulo: Cortez, 2002.

You might also like