You are on page 1of 10

A Artilharia frente Segunda Guerra Mundial Embarcavam, na noite de 30 de junho de 1944, as tropas do Gen. Mann com destino ignorado.

. 5.076 homens faziam parte da 1 Diviso Expedicionria da Fora Expedicionria Brasileira que embarcava rumo ao teatro de guerra. A Artilharia Divisionria, que acompanhava o 1 DIE na Itlia, era composta de quatro grupos de obuses e armada principalmente com peas de 105 mm. A exceo era o 4 Grupo de Obuses (GO) composto por peas de 155 mm. Cada grupo possua doze peas, dividido em trs baterias de quatro canhes cada. A artilharia brasileira era formada por grupos recm-criados tanto no estado do Rio de Janeiro quanto em So Paulo durante o ano de 1943. A exceo era o grupo proveniente do Grupo Escola, com base no Rio de Janeiro, j existente. Para melhorar o desempenho da nossa artilharia, os canhes de 75 mm foram substitudos pelos de 105 mm e 155 mm. Em complemento, uma Esquadrilha Area para Observao e Regulao de Tiro foi incorporada aos quadros da Artilharia Divisionria. Todas essas modificaes exigiam tempo e pessoal treinado efetuando-se, sobretudo, durante o ano de 1943. O navio de tropas General Mann chegou ao porto de Npoles no dia 16 de julho. No mesmo dia foi iniciado o desembarque do primeiro contingente da FEB. A tropa se deslocou para o estacionamento de Agnaro, prximo ao subrbio napolitano de Bagnoli, fazendo parte do trajeto a p e parte por ferrovia. A partir da, vrios deslocamentos seriam feitos e treinamentos seriam ministrados. Em 16 de setembro de 1944 s 14h22min, a 1 Bia do 2 GO sob o comando do Cap. Mrio Lobato deu o primeiro tiro da artilharia brasileira em terras europias. Dali por diante, a artilharia brasileira faria fama frente aos tedescos. O batismo de fogo do 1 DIE comandado pelo Gen. Zenbio da Costa ocorreu com a tomada sucessiva das localidades de Massarosa, Borrano e Quieza, que se achavam em poder dos alemes. Com o objetivo de acabarem com a chamada Linha gtica, durante os dias de 19 e 20 de setembro, as tropas da FEB avanaram sob os fogos de morteiros e artilharia. Durante este avano, a 20 de setembro, capturam-se os primeiros prisioneiros

alemes, desertores da 42 Diviso de Infantaria. A Fora Expedicionria Brasileira tambm sofreu as primeiras baixas, trs praas mortos por estilhaos de granadas. A nossa artilharia participara com louvor da tomada de Monte Castelo em fevereiro de 1945. Para esta conquista a excepcional tarefa da Artilharia Divisionria, comandada pelo Gen. Cordeiro de Farias foi essencial. Entre as 16 e 17 horas a artilharia transformou o cume de Castello em crateras que desnorteavam o inimigo. Depois de Monte castelo, a artilharia brasileira teria um papel exemplar tambm na tomada de Montese, em abril de 1945. A partir do dia 14 at o dia 17 de abril, os grupos de artilharia trabalharam sem cessar. Estima-se que os alemes tenham mandado para o setor da 1 DIE mais de trs mil e duzentos projteis de artilharia. Em contrapartida, estima-se que a artilharia da 1 DIE mandou nmero similar na cabea dos Alemes. A tomada de Montese foi uma das mais encarniadas lutas que as tropas brasileiras enfrentaram. O mais impressionante era a tenacidade dos alemes naqueles dias que, sem saberem, eram os ltimos da guerra.

A conquista de Montese pela FEB foi a etapa de maior importncia na operao aliada da primavera. Ela contribuiu para a fixao das tropas em uma regio de grande importncia, obrigaram o inimigo a fazer uso em grande escala de munio e custou muito aos brasileiros: em trs dias de luta perderam-se 426 soldados entre mortos e feridos. Foi o episdio mais sangrento suportado pelas foras brasileiras na Itlia. Com o trmino da guerra, em 8 de maio de 1945, retornaram ao Brasil em 18 de julho de 1945. Completaram um ano e alguns dias em solo Europeu, do qual oito meses foram a servio direto de sua ptria me executando aquilo que foram treinados: libertar da opresso nazista o solo europeu e trazer os louros da vitria para a sua doce e amada Ptria.

O 1 Tiro de Artilharia da FEB durante a Segunda Guerra Mundial Era o dia 16 de setembro de 1944. No sop do Monte Bastione, ao norte da cidade italiana de Lucca, na Toscana, um vento gelado j prenunciava os rigores do inverno prximo. Precisamente s 14 horas e 22 minutos foi lanado contra o inimigo nazista o primeiro tiro jamais disparado pela artilharia brasileira fora do continente sulamericano, atingindo com preciso o objetivo previsto: Massarosa. Era o primeiro dos milhares de tiros disparados pela nossa Artilharia Expedicionria, que vieram a expulsar da Itlia o nazi-fascismo.

A foto do soldado Francisco de Paula, prestes a carregar o obuseiro 105 mm com uma granada onde est escrito: A Cobra est Fumando, foi estampada na capa de diversos jornais brasileiros, lhe rendendo a fama involuntria de ser o autor do primeiro tiro de artilharia da FEB.

Evoluo da Artilharia durante Segunda Guerra Mundial Durante a Segunda Guerra Mundial desenvolve-se a artilharia autopropulsada que emprega peas e obuses montados em veculos blindados, normalmente sobre lagartas. Por outro lado, os Alemes e os Soviticos tambm desenvolvem os canhes de assalto que consistem em peas montadas em chassis blindados que servem para acompanhar de perto as foras blindadas e a infantaria de assalto, destruindo, com tiro direto, a resistncia inimiga. Tambm os Alemes e, especialmente, os Soviticos desenvolvem a artilharia de saturao de rea, integrando sistemas de lanamento mltiplo de foguetes. Os lana-foguetes soviticos (conhecidos como "Katyusha" ou como "rgos de Estaline") so montados em caminhes, o que lhes permite entrar rapidamente em posio, disparar e retirar para um abrigo antes do inimigo fazer fogo de contrabateria. O modelo BM-13 do Katyusha tem capacidade para disparar 16 foguetes de 132 mm, quase instantaneamente. Uma bataria de quatro BM-13 poderia disparar uma salva de foguetes em menos de 10 segundos, batendo uma rea de 4 km com mais de quatro toneladas de alto explosivo.

Artilharia de Saturao de rea: disparo de uma Bateria de Foguetes BM-13 Katyusha do Exrcito Sovitico, durante a Segunda Guerra Mundial.

No final da Segunda Guerra Mundial nasce tambm a "artilharia estratgica" com o desenvolvimento, pelos Alemes, das bombas voadoras Vergeltungswaffe (arma de vingana) V-1 e V-2. Os primeiros modelos do que viriam a ser classificados como msseis de cruzeiro e msseis balsticos. Lanadas a partir de bases na Europa continental, as V-1 e as V-2 seriam usadas contra alvos estratgicos aliados como Londres.

Uma V-1 sendo transportada.

Embora tivessem de curto alcance e baixa preciso, as V-2 eram to velozes (chegavam em mdia a 5000 km/h) que no havia defesa que as pudesse parar, tendo assim, grande efeito moral sobre seu alvo principal: cidades inglesas.

A Arma de Artilharia Todos os exrcitos tm, nas suas foras de manobra, a fonte primordial de poder de combate. So estas que vo frente, conquistam terreno, dominam cidades, perseguem o inimigo. Nem a Infantaria nem a Cavalaria cumpririam suas misses sem o essencial apoio de fogo da Artilharia. Os artilheiros so perspicazes, detalhistas, previdentes, meticulosos.

Raciocinam com ngulos, matemtica, tiros precisos. Sabem que deles depende o apoio de fogo aos elementos de manobra; que seus tiros sobre instalaes de comando, logstica e reservas adversrias do profundidade ao combate; que suas armas protegem suas foras dos perigos que vm dos cus; e que sua responsabilidade na guerra muito ampla, inquestionvel, fundamental. A Artilharia Brasileira A Artilharia do Exrcito Brasileiro atua em duas vertentes: a Artilharia de Campanha e a Artilharia Antiarea. A Artilharia de Campanha tem por misso apoiar as armas-base (Infantaria e Cavalaria) pelo fogo, destruindo ou neutralizando alvos terrestres que ameacem o xito das operaes. Suas unidades e subunidades podem ser dotadas de obuseiros, canhes, msseis ou foguetes. A Artilharia Antiarea (componente terrestre da defesa aeroespacial ativa do pas) por sua vez, realiza a defesa antiarea de foras, instalaes ou reas. Para isso dispe de canhes e msseis. Atualmente, a artilharia realiza quase sempre tiro indireto contra objetivos fora do alcance visual das guarnies das armas. Por isso mesmo, hoje em dia, os armamentos so apenas um dos elementos de um complexo sistema cujo trabalho em conjunto extremamente necessrio para o xito da operao.

Armamentos e Equipamentos Ao lado de armamentos que h vrias dcadas so dotaes de nossas Organizaes Militares de Artilharia, observam-se equipamentos que possibilitam novos padres de eficincia operacional Arma. A preocupao do Exrcito em incrementar seus meios de apoio de fogo demonstra bem a importncia da Artilharia no campo de batalha. Seu papel, como no passado, continua inquestionvel e fundamental. Abaixo esto alguns dos armamentos utilizados pela Artilharia brasileira atualmente.

Obus 105 mm M 101 A1 AR: utilizado para o apoio s Bda Inf Mtz. Alcana at 11.500 m e pesa aproximadamente 2.500 Kg

Obus 105 mm M 56 AR Oto Melara: utilizado para apoio s Bda Inf Slv, Bda Inf L e Bda Inf Pqd. Tem um alcance de at 10.200 m e pesa aproximadamente 1.500 Kg.

Obus 105 mm AP M108: utilizado no apoio s Bda Inf Bld, Bda C Mec e Bda C Bld. Tem um setor de tiro de 6.400 com um alcance de 11.500m. Pesa aproximadamente 21.000 kg.

Obus 155 mm M 109 AP: utilizado na Artilharia Divisionria. Tem um setor de tiro de 6.400 e pesa aproximadamente 30.000 Kg.

Obus 155 mm M 114: tambm utilizado pela Artilharia Divisionria. Pesa 5.700 Kg e tem um alcance de 14.800. A verso M2, de origem coreana permite o emprego de munio de alcance estendido ampliando o emprego para 19.300 m.

Patrono Emlio Lus Mallet nasceu a 10 de junho de 1801, em Dunquerque, Frana. Veio para o Brasil em 1818, fixando-se no Rio de Janeiro. Mallet recebeu do Imperador D. Pedro I que o conhecia e lhe reconheceu a vocao para a carreira das Armas convite para ingressar nas fileiras do Exrcito Nacional, aps a recm-proclamada Independncia. Alistou-se a 13 de novembro de 1822, assentando praa como 1 Cadete. Iniciou, assim, uma vida militar dedicada inteiramente ao Exrcito e ao Brasil. Em 1823 matriculou-se na Academia Militar do Imprio. Como j possua os cursos de Humanidade e Matemtica, foi-lhe dado acesso ao curso de Artilharia. Nesse mesmo ano, jurou a Constituio do Imprio, adquirindo nacionalidade brasileira. Marechal Mallet Comandava Mallet a 1 Bateria do 1 Corpo de Artilharia Montada quando seguiu para a Campanha Cisplatina. Recebeu seu batismo de fogo e assumiu o comando de quatro baterias. Revelou-se soldado de sangue frio, valente, astuto. Fezse respeitado por sua tropa, pelos aliados e pelos inimigos. Combateu ainda na Guerra dos Farrapos, como comandante de uma bateria a cavalo e como comandante do 1 Regimento de Artilharia a Cavalo, em operaes na Campanha do Uruguai e na Campanha da Trplice Aliana. Na Campanha das Cordilheiras, fase final da Guerra da Trplice Aliana, foi Mallet o comandante-chefe do Comando Geral de Artilharia do Exrcito. Finda a campanha, j tendo ascendido ao posto de Brigadeiro, a 18 de janeiro de 1879 foi promovido a Marechal-de-Campo e a 11 de outubro de 1884 a Tenente-General. Recebeu, ainda, a 28 de dezembro de 1878, o ttulo de Baro de Itapevi. Paradigma de chefe idneo, esprito reto e ordeiro, carter impoluto e dinmico, Mallet tornou-se o Patrono da Arma dos tiros densos, longos e profundos.

Curiosidades

Artilharia super-pesada: disparo de um projetil atmico de 15kT por uma pea de 280 mm M65 do exrcito dos EUA na dcada de 1950.

Sistema de lanamento de foguetes ASTROS II. De origem brasileira, tem um alcance mximo de 70 Km e um raio de ao que varia de 1Km at 16Km (saturao de rea) dependendo do foguete utilizado.

Artilharia ferroviria: pea de 320 mm montada sobre um vago ferrovirio do Exrcito Francs, durante a Primeira Guerra Mundial.

You might also like