You are on page 1of 11

Otto Maria Carpeaux * In Ensaios Reunidos

A Idia de Universidade e as idias das classes mdias

Jamais esquecerei o dia em que entrei pela primeira vez, com toda a ingenuidade dos meus dezoito anos, no solene recinto da Universidade da minha cidade natal. Um prtico silencioso. Nas paredes viam-se os bustos dos professores que ali estudaram e ensinaram; no busto de um helenista lia-se a inscrio: "Ele acendeu e transmitiu a flmula sagrada"; e no busto de um astrnomo: "O princpio que traz o seu nome ilumina-nos os espaos celestes". No meio do ptio, num pequeno jardim, sob o ameno sol de outono, erguia-se uma esttua de mulher nua, com olhos enigmticos: a deusa da sabedoria. Silncio. No esquecerei nunca. A decepo foi muito grande. Via a biblioteca coberta de poeira, os auditrios barulhentos, estupidez e cinismo em cima e em baixo das cadeiras dos professores, exames fceis e fraudulentos, brutalidades de bandos que gritavam os imbecis slogans polticos do dia, e que se chamavam "acadmicos".

A ltima vez que passei perto deste "templo das Musas", o edifcio estava fechado; os estudantes haviam-se juntado a uma imensa manifestao popular. Sabia muito bem o que isso significava para mim: um adeus para sempre. Olhando pelas frestas das portas monumentais estvamos na primavera via sob a luz branda do sol os prticos, as velhas pedras, o jardim, e a deusa nua, tendo nos lbios o sorriso enigmtico da morte. E reconheci um fim definitivo. Por toda parte, as universidades so doentes, seno moribundas, e isto grande coisa. Os iniciados bem sabem que no esta uma questo para os pedagogos especializados. Das universidades depende a vida espiritual das naes. O fim das universidades seria um fim definitivo. O abismo entre o progresso material e a cultura espiritual aumenta de dia para dia, e as armas desse progresso nas mos dos brbaros fato que clama aos cus. Os edifcios das universidades resistem ainda, e

Quem o culpado? Evidentemente, inadmissvel simplificar uma discusso de tal envergadura. Acusa-se o Estado por ter-se intrometido, e acusa-se o Estado por no se intrometer. Acusam-se os professores por mergulharem nos ensinos profissionais e descuidarem-se da cincia desinteressada, e acusam-se os professores por mergulharem na cincia pura sem saberem ensinar. Aqui, queixam-se de as universidades no fornecerem elites, de que a nao tem necessidade; ali, queixam-se de que as universidades fornecem elites demais, um proletariado intelectual. Abundam os remdios propostos. Desejam salvar as universidades pela separao entre as instituies puramente cientficas e os institutos de ensino, o que agravaria o problema em vez de o resolver: a cincia seria, assim, afastada da vida, e o ensino entregue rotina. Falham, igualmente, as tentativas mais bem pensadas de curar a doena infundindo uma nova crena ou uma velha f: teremos os mesmos estudantes, os mesmos bacharis, os mesmos doutores que antes, e as suas boas crenas no resolvero a doena da Universidade. Porque no cabe Universidade formar crentes nem sequer sugerir convices, mas dar ao estudante capacidade para escolher a sua convico. J abundam os homens cegamente convictos, muito "prticos", "teis" para os servios do Estado, da Igreja, dos partidos e das empresas comerciais. Pode ser que todas essas instituies lamentem, em breve, a abundncia de homens convictos e a falta de homens livres. Ento, acusar-se- amargamente o utilitarismo das universidades modernas. O utilitarismo o inimigo mortal da Universidade. Mas o que quer dizer prtico, til? A resposta no to simples. Por felicidade os poderosos deste mundo introduziram um novo ponto de vista, ao qual julgo que devemos algumas perspectivas novas.

neles trabalha-se muito, demais, s vezes, mas o edifcio do esprito, esta catedral invisvel, est ameaado de cair em runas. Em tempos mais felizes a sueca Ellen Key dizia com sutileza: "Cultura o que nos resta depois de termos esquecido tudo quanto aprendemos." E, deste modo, somos riqussimos de saber e mendigos de cultura. Hoje em dia Herbert George Wells pode dizer: We are entered in a race between education and catastrophe. (Entramos numa corrida entre educao e catstrofe) A est a questo da Universidade.

Para a mentalidade mdia do nosso tempo a utilidade das cincias determinada segundo as aplicaes prticas: a fsica e a qumica, que nos forneceram a luz eltrica e os gases asfixiantes, so as cincias teis; a histria e a filosofia, que no nos fornecem nada, so cincias "inteis". Apelo desta sentena para a sabedoria de certos homens prticos, que disso entendem muito bem. Certos regimes, ditos totalitrios, acharam indispensvel regular pela fora o estudo das cincias, cujas conseqncias prticas poderiam abalar estes regimes. Ora, que vemos ns, com surpresa? Estes regimes no se ocupam, absolutamente, com as cincias "prticas", a fsica e a qumica, que continuam bem tranqilas. Mas as cincias totalmente inteis, a histria, a filosofia, os estudos literrios, so justamente as favoritas dos regimes totalitrios, que as abraam at sufoc-las. digno de nota. Mas o que ainda mais notvel uma certa coincidncia. Sabemos que a Universidade, Universitas Litterarum, uma criao da Idade Mdia. Ora, os ditos regimes no se ocupam com as cincias naturais, que a Idade Mdia conhecia pouco, e que se juntaram mais tarde Universidade. Tratam somente das "velhas" cincias, das Litterae, que na Idade Mdia j eram conhecidas, e que formam a verdadeira alma da Universidade. Est claro. Foram justamente estas Litterae que formaram os caracteres das naes; e aquele que desejar transformar uma nao dever transform-las integralmente. Eles sabem o que uma universidade.

A histria das universidades a histria espiritual das naes. A Frana medieval a Sorbonne, cujo enfraquecimento coincide com a fundao renascentista do Collge de France, e cujo prolongamento moderno a Ecole Normale Suprieure. A Inglaterra, mais conservadora, sempre Oxford e Cambridge. A Alemanha luterana Wittemberg e Iena; a Alemanha moderna Bonn e Berlim. As velhas universidades so de utilidade muito reduzida. Elas no fornecem homens prticos; formam o tipo ideal da nao: o lettr, o gentleman, o Gebildeter. Elas formam os homens que substituem, nos tempos modernos, o clero das universidades medievais. Elas formam os clercs.

As universidades americanas tm a mesma origem. As velhas universidades da Amrica Latina Lima, Mxico, Bogot, Crdova so fundaes da Coroa de Espanha; mas foram, desde o incio, confiadas aos frades, e j a primeira cdula de fundao, a ordem real do imperador Carlos V, de 21 de setembro de 1551, d claramente a entender o sentimento da responsabilidade perante o esprito, o esprito desinteressado da Universidade medieval: Para servir a Deus, Nosso Senhor, e ao bem pblico de nossos reinos, convm que nossos vassalos, sditos e naturais tenham Universidades e Estudos Gerais em que sejam instrudos e titulados em todas as cincias e faculdades, e pelo muito amor e vontade que temos de honrar e favorecer aos de Nossas ndias, e desterrar deles as trevas da ignorncia, criamos, fundamos e constitumos na cidade de Lima dos reinos do Peru, e na cidade de Mxico da Nova Espanha, Universidades e Estudos Gerais. Nada mais eloqente, admirvel, do que semelhantes termos haverem sido empregados quando os puritanos fundaram, em 1636, a primeira universidade da Amrica inglesa, a de Harvard: After God had carried us safe to New England, and we builded our houses and settled the Civil Government; one of the next things we looked after was to advance Learning and perpetuate it to Posterity, dreading to leave an illiterate Ministery to the Churches, when our present Ministers shall lie in the dust. (New England's First Fruits, 1643.) (Depois que Deus nos tinha seguramente conduzido a Nova-Inglaterra, e que construmos as nossas casas e estabelecemos um governo civil, uma das nossas primeiras ocupaes foi estimular o ensino e perpertu-lo para a posteridade, com receio de deixar s igrejas um clero iletrado quando os nossos clrigos atuais jazerem em p.) O que resta destas Universitates Litterarum? O nome. J no formam lettrs, nem gentlemen, nem Gebildeter; formam mdicos, advogados, professores. As universidades tornaram-se lugares de investigaes cientficas; e um romantismo utilitrio que vem muni-las das asas do progresso. No h mais clercs, s h estudantes.

Quem o culpado? Ainda uma vez apelo para aqueles que disso entendem. Por toda parte onde h aqueles regimes os estudantes esto nas vanguardas da violncia. No um acaso. Ouso responder: os estudantes so os culpados.

Queixam-se de que as universidades j no fornecem elites. Sim, mas em compensao fornecem verdadeiras massas, porque as cincias modernas e suas investigaes tm menos necessidade de crebros que de batalhes de estudantes; e para isto eles satisfazem. A inteligncia que precisa para estudar uma profisso, mesmo acadmica, no to grande como os leigos imaginam. H vrios sculos um sbio ingls, o cnego dr. Copleston, fellow do Ariel College, em Oxford, predizia: Ainda que a cincia seja favorecida por essas

H duas espcies de estudantes: cham-las-emos os "ricos" e os "pobres", sublinhando que h pobres entre os "ricos" e ricos entre os "pobres"; so apenas duas expresses cmodas para abraar uma generalizao inevitvel. Os estudantes "pobres" so aqueles que estudam "para a manteiga e para o po"; estudam para se assegurarem um melhor sucesso na luta pela vida. Seria cruel e estpido censurlos. Antes, devemos admir-los, em virtude dos sacrifcios, muitas vezes imensos, feitos por eles e seus pais para melhorar um futuro incerto e tornar a existncia mais digna. Todavia, importa no se dissimularem os graves inconvenientes. Estudantes "pobres", h muitos deles: vivem embaraados pela misria, pelas ocupaes acessrias para ganhar a vida; sobretudo tm pressa de terminar os estudos. Junte-se a isto a benevolncia, plenamente justificvel, que os examinadores lhes devem como recompensa dos seus esforos. Em suma, o nvel baixa sensivelmente. O nvel baixa, dizemos, at o nvel dos estudantes "ricos". So estes os que tm necessidade de um grau acadmico, porque o pai tem um, porque isto d certa considerao na sociedade ou para adornar fortuna um pouco recente. Entre os estudantes "ricos" existem os pobres que desejam manter penosamente o standard de uma famlia em decadncia, o que , alis, muito louvvel. Existem outros verdadeiramente ricos, que no tm necessidade de estudar, mas que atravs dos estudos testemunham grande respeito s cincias; e estas, por sua vez, precisam deles, para subsistir materialmente. Em todo caso, os seus estudos no so de necessidade absoluta; eles no estudam mais do que o necessrio, o indispensvel para passar nos exames; os esforos ulteriores parecemlhes ridculos. E so eles que, pela sua situao social, determinam o nvel geral. E esse nvel a morte da Universidade.

concentraes de inteligncia a seu servio, os homens que se encerram nas especializaes tm a inteligncia em regresso. (Citado pelo cardeal Newman, The idea of a university, p. 72). o regredir de uma elite condio de massa ornada de ttulos acadmicos.

preciso que se digam, aqui, algumas verdades muito impopulares e muito desagradveis. Existe Inteligncia e existem "intelectuais". Intelectuais so os mdicos, os advogados, os funcionrios superiores de toda espcie, os especialistas cientficos de toda sorte. Mas deve-se dizer que somente uma parte desses "intelectuais" pertence Inteligncia, que , por seu lado, o resto dos "clercs", da elite de outrora. Sejamos sinceros: podemos ser bom mdico, bom advogado, bom professor, e ter o esprito preso aos limites da profisso; e sabemos que o grau acadmico nem sequer sempre a garantia de boas qualidades profissionais. Mas ele confere sempre uma autoridade social. Jos Ortega y Gasset caracterizou essa nova espcie de intelectuais, violentamente, mas sinceramente: Nuevo brbaro, retrasado com respecto a su poca, arcaico y primitivo en comparacin con la terrible actualidad de sus problemas. Este nuevo brbaro es principalmente el profesional ms sabio que nunca, pero ms inculto tambin el ingeniero, el mdico, el abogado, el cientfico. (Misin de la Universidad, Obras, p. 1289). O fato central da nossa poca a violncia generalizada a todos os setores da vida pblica, a violncia que pretende substituir o esprito no seu papel guiador das massas. Dessas massas que os pensadores polticos muitas vezes confundem com o proletariado econmico. Sim, mas o esprito proletrio, o esprito da reao violenta contra certas condies econmicas e sociais, no est exclusivamente ligado s massas obreiras; participam dele todas as "massas", como fenmenos sociolgicos, e a massa dos intelectuais tambm. o fato central da nossa poca: as classes mdias, mesmo antes de serem proletarizadas, mesmo justamente para evitar a ameaa da proletarizao, transformam-se em massas proletrias. E esta proletarizao interior um fenmeno da educao. Chama-se "classes mdias" o problema central da nossa poca. O livro mais bem documentado que conheo sobre o fascismo, Fascisme et grand capital, de Daniel Gurin, apresenta a tese de que o fascismo a ltima expresso do grande

Explica-se, por isso, que Georges Sorel, o pai espiritual comum do fascismo e do bolchevismo, Georges Sorel, o idelogo da violncia, seja um homem profundamente pequeno-burgus, representante tpico das classes mdias francesas, preocupado com a decadncia das "autoridades sociais", que ele concebeu fielmente no esprito conservador de Le Play; preocupado, enfim, com a decadncia vital da raa latina, pela qual ele responsabiliza violentamente a Inteligncia; ao esprito ele prefere a vitalizao pelos instintos brbaros da massa. Fica-se a admirar que Sorel fale em decadncia, na Frana dos Taine e Bergson, dos Flaubert e Proust, dos Mallarm e Claudel, dos Degas e

O fascismo foi impossvel na Rssia. tambm um fato fundamental que a Rssia no conheceu, no teve uma classe mdia. Ora, seguindo a corrente da poca, o bolchevismo criou uma classe mdia. A burocracia sovitica, os stakhanovistas e outras camadas privilegiadas do operariado, no so outra coisa seno uma nova classe mdia. Considerando, nos outros pases, a ascenso de camadas igualmente novas, que o sculo XIX ainda no conhecia, verdadeiros exrcitos de empregados privados, de funcionrios pblicos, de pequenos empresrios, todos formados num regime de ensino secundrio ou superior muito facilitado, essas massas de homens, todos mais ou menos educados, essas multides de "pequenos intelectuais"; considerando essas multides de homens novos, nem capitalistas nem trabalhistas, que Karl Marx no podia prever, deve-se precisar o pensamento: o fascismo e o bolchevismo tm o lado comum de serem expresses das novas classes mdias. E a ideologia que permite explicar o esprito das novas classes mdias a ideologia pequenoburguesa, violentamente revolucionria e anti-intelectualista.

capitalismo. Tese errnea. Provando irrefutavelmente que o grande capital se serviu do fascismo para bater o movimento trabalhista, Gurin esquece-se de concluir que o instrumento se mostrou, enfim, mais forte do que o mestre, e que os operrios e os capitalistas perderam, juntos, a liberdade de movimento, pela ao deste inimigo de ambos as classes mdias. Fato fundamental do nosso tempo: o fascismo propaga-se e vence atravs das classes mdias, das quais a expresso triunfal.

No pensador revolucionrio Sorel no se viu o conservador, o representante das classes mdias. O mal-entendido correspondente no viu nas novas classes mdias as possibilidades revolucionrias. Durante um sculo, o sculo XIX, esqueceu-se que a classe mdia fizera a Grande Revoluo. Via-se na classe mdia a classe essencialmente conservadora, a portadora mesma das tradies humansticas, e ela o era enquanto os princpios consolidados da Revoluo Francesa abrigavam a classe mdia contra as ameaas do grande capitalismo e do movimento socialista. Isto, porm, acabou. Chegou o dia de uma nova classe mdia, pronta a vencer por uma nova revoluo violenta ou, como na Rssia, triunfar contra um regime obsoleto. Foi Sorel quem emprestou s novas classes mdias a ideologia revolucionria. Poder-se-ia acreditar que os grandes obstculos dessa revoluo fossem os capitalistas e os trabalhadores, ou, na Rssia, um regime milenrio e eclesiasticamente consolidado. Engano. Vimos a fraqueza incrvel do regime tzarista, a derrota fcil dos socialistas, o suicdio dos capitalistas. O verdadeiro obstculo e Sorel o previra bem era a Inteligncia. ela que merece as diatribes mais cruis dos chefes e dos caudilhos. Para a vitria final, precisa-se acabar com a Inteligncia.

Czanne, dos Rodin e Debussy, dos Pasteur e Henri Poincar, numa das pocas mais magnficas do esprito francs. Mas por isso mesmo. Sorel violentamente anti-intelectualista. V no esprito e suas obras o grande obstculo da volta ao primitivo. Neste ponto, Sorel parece sobretudo "moderno", contemporneo de ns outros. a hostilidade ao esprito que liga Sorel diretamente s novas classes mdias.

Como? No a classe mdia o principal agente dos movimentos espirituais? Sim, , ou, melhor, foi. O sculo XIX, o sculo liberal, abre a todos todas as possibilidades. A educao superior o caminho da ascenso. A preeminncia da classe mdia no sculo XIX baseia-se na sua cultura universitria. Mas o sculo XX acaba com isso. O grande capitalismo precisa mais de exrcitos de pequenos empregados do que de self-made men; as profisses liberais esto superlotadas; o movimento socialista repele os que resistem proletarizao e suas humilhaes e privaes. Privada dos privilgios da Inteligncia, a classe mdia quebra furiosamente o instrumento, como uma criana

quebra o brinquedo insubmisso. uma criana, essa nova classe mdia; mas uma criana perigosa, cheia dos ressentimentos dos dclasss, furiosa contra os livros que j no sabe ler e cujas lies j no garantem a ascenso social. Est madura para a violncia. A violncia o fenmeno "espiritual" central das novas classes mdias e da nossa poca; significa a determinao de empregar todas as armas, todas as que o esforo do esprito criou, para conseguir um fim material: a salvao social da classe. No se admitem outros fins. Ridiculizam ou anatematizam todos os esforos independentes, desinteressados, do esprito. Admiram a especializao til do "intelectual de profisso", e banem o humanismo do "professor". A violncia anti-intelectualista das novas classes mdias , afinal, uma falta de educao, ou, antes, o fruto de uma falsa educao. Fruto da falsa idia que as classes mdias formavam da Universidade: da nova Universidade, que fornece exrcitos de mdicos, advogados e tcnicos, em vez de "clercs", de uma elite.

O problema capital do nosso tempo, o problema da elite, , no fim das contas, um problema de pedagogia humanstica. Existe mesmo, hoje, poltica que consiste na exterminao das elites pelas armas dos especialistas. E foi bem preparada: da diminuio das lies latinas, existe apenas um passo para a destruio dos livros e dos museus. O resultado mais freqente da moderna educao universitria um decidido adeus aos livros. Mais tarde, combatero as "lnguas mortas" na escola. Enfim, declararo intil todo o ensino secundrio, com as suas idias vagas e inteis duma "cultura geral"; talvez toquem, com isso, no ponto nevrlgico da discusso. Todo o problema espiritual dos nossos dias , pois, um problema de falta de educao humanstica, um problema pedaggico; e todo o problema pedaggico dos nossos dias um problema da escola especfica das classes mdias, da escola secundria. Segundo o regime escolar vigente em todos os pases, sem exceo, a Universidade dedica-se ao ensino profissional superior, enquanto a "cultura geral" fica reservada ao ensino secundrio, aos ginsios e aos liceus. Quer dizer: o ensino da cultura geral limita-se aos jovens de dez a dezoito anos. Depois, a "cultura" termina, e a medicina e a

jurisprudncia comeam, sem nenhuma "cultura geral". Os conhecimentos do ensino secundrio empalidecem, naturalmente, com o tempo; mas ainda h coisa pior: todo esse ensino de "cultura geral" feito ao alcance de jovens de dez a dezoito anos: a histria, a filosofia, a literatura, amoldadas ad usum Delphini, e forosamente puerilizadas. E a fica. Nunca mais o jovem mdico ou engenheiro ouve falar em histria, filosofia, literatura, exceto pela imprensa ou pelo rdio, que se colocam ao alcance do esprito das grandes massas, pueris por natureza. Resultado: um esprito artificialmente preservado no estado pueril com uma formao profissional superposta. Conheo bem as numerosas excees que felizmente existem. Mas, em geral, estas massas graduadas se distinguem dos iletrados somente por uma autoridade profissional que as torna menos teis que perigosas. Ainda uma vez cito Ortega y Gasset: La peculiarsima brutalidad y la agresiva estupidez con que se comporta un hombre, cuando sabe mucho de una cosa y ignora de raiz todas las dems. (O. c., p. 1291). Eles, porm, os iletrados, tm sempre razo, porque so muitos e ocupam um lugar de elite, esse "proletariado intelectual", sem dinheiro ou com ele, isso no importa. Julgam tudo, e tudo deles depende. Lem os livros e decidem sobre os sucessos de livraria, criticam os quadros e as exposies, aplaudem e vaiam no teatro e nos concertos, dirigem as correntes das idias polticas, e tudo isto com a autoridade que o grau acadmico lhes confere. Em suma, desempenham o papel de elite. So os nouveaux matres, os seoritos arrogantes, graduados e violentos; e ns sofremos as conseqncias, amargamente, cruelmente. We are entered in a race between education and catastrophe. Wells tem muita razo. Mas de grande importncia datar a desgraa. Esta catstrofe irrompeu sob o signo do progresso, e o progresso ilimitado, muito do gosto de um Wells, cavar mais profundamente o abismo. O verdadeiro caminho a volta.

Temos mais uma vez "a disputa do medievalismo". Uma coisa fica, porm: a Universidade uma criao da Idade Mdia. Todas as universidades medievais so, por princpio, instituies "clericais": elas formam os clercs. O restabelecimento das universidades "clericais" uma restaurao de tradies.

Voltemos aos estudantes: o seu utilitarismo, mais perigoso que o das cincias, perdurar enquanto a freqncia das universidades for a chave para as posies de mando na sociedade. Verdadeiramente, o oposto deste utilitarismo o desinteresse, no qual Newman via o esprito e a idia de universidade, o esprito do clero universitrio medieval que se sentia independente do mundo e somente responsvel perante Deus. Sem tais padres o altar fica vazio e o culto abandonado. Poderia chegar o dia em que ningum compreenderia mais as frmulas nem os poemas, em que os quadros de Rembrandt seriam pedaos de tela e as partituras de Beethoven farrapos de papel; dia da barbaria, em que a histria humana se transformaria, pela sucesso de desgraas, num formigueiro mal organizado. E este dia talvez j esteja mais prximo do que realmente pensamos. "Somos a ltima reserva, fiquemos conscientes disto." dizia Hugo Ball. Fiquemos conscientes, "dreading to leave an illiterate Ministery to the Churches, when our present Ministers shall lie in the dust".

Quatro ou cinco faculdades reunidas no constituem ainda uma universidade. Elas no criam esta "convivence of sciences, which forms a philosophical habit of mind", de que fala o cardeal Newman. No se trata destas cincias ou daquelas profisses. Trata-se do esprito comum que as anima, do esprito filosfico, anti-utilitrio, desinteressado, que as nossas universidades perderam, e que a prpria Idia de Universidade. Derrubemos, pois, este estado de coisas. ao ensino secundrio que cabe o preparo do ensino profissional, dispensado nos hospitais e na magistratura. Em concluso, Universidade que incumbe a formao do esprito da "clericatura".

You might also like