You are on page 1of 25

Novembro de 2009

CINDOR

MANUAL DO PROCESSADOR DE TEXTO AVANADO

Word 2007 | Antnio Albertino Martins Ferreira

Manual do Processador de Texto Avanado

ndice
1 Separador Referncias ...................................................... 4

2 Mailings................................................................................. 12
2.1 2.2 Criar Impresso em Srie 12 13

1.1 ndice 4 Notas de Rodap 6 1.2 Citaes e Bibliografia 6 1.3 1.3.1 Inserir Citao ........................................................................................................ 6 1.3.2 Gerir Fontes ............................................................................................................ 7 1.3.3 Criar uma bibliografia ........................................................................................... 8 Legendas 8 1.4 1.4.1 Inserir Legenda ...................................................................................................... 9 1.4.2 Inserir ndice de Ilustraes ............................................................................... 9 1.4.3 Referncia Cruzada ............................................................................................. 10 1.4.4 ndice Remissivo .................................................................................................. 10

3 Separador Rever ................................................................ 17 4 Separador Ver .................................................................... 18 5 Macros ................................................................................... 19 6 Formulrios ......................................................................... 21
6.1 6.2 Criar um formulrio Adicionar proteco ao formulrio 21 24 5.1 5.2 Mostrar o separador Programador Utilizar a gravao de macro 19 19

Antnio Albertino Ferreira |

Manual do Processador de Texto Avanado

ndice Figuras
Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura Figura 1 Separador Referncias .................................................................... 4 2: Grupo Estilos ................................................................................... 4 3 Inserir ndice ................................................................................. 5 4 Grupo Notas de Rodap................................................................... 6 5 Grupo Citaes e Bibliografia ........................................................... 6 6 Grupo Legendas ............................................................................. 8 7 Caixa de Dilogo Legenda................................................................ 9 8 Caixa de Dilogo ndice de Ilustraes .............................................. 9 9 Caixa de Dilogo Marcar entrada de ndice remissivo ......................... 10 10 Caixa de dilogo ndice remissivo ..................................................11 11 Separador Mailings ......................................................................12 12 Caixa de Dilogo Envelopes e etiquetas ..........................................12 13 Caixa de dilogo Etiquetas ............................................................ 12 14: Exemplo de marcadores de posio substituidos pelo nomes ..............14 15: Da base de dados para o documento Word .......................................15 16 Separador Rever..........................................................................17 17 Separador Ver .............................................................................18 18: Grupo Controlos ............................................................................22 19: Proteger documento ......................................................................25

Antnio Albertino Ferreira |

1 Separador Referncias

Manual do Processador de Texto Avanado

O separador Referncias constitudo pelos grupos: ndice, Notas de Rodap, Citaes e Bibliografia, Legendas e ndice Remissivo.

Figura 1 Separador Referncias

1.1 ndice
Os ndices so criados escolhendo os estilos dos ttulos - por exemplo, Ttulo 1, Ttulo 2 e Ttulo 3 - que pretende incluir no ndice. O Word procura os ttulos que correspondem ao estilo escolhido, formata e avana a entrada de texto de acordo com o estilo de ttulo e, em seguida, insere o ndice no documento. O Word 2007 fornece uma galeria com vrios estilos de ndice que pode seleccionar. Marque as entradas de ndice e, em seguida, clique no estilo de ndice que pretende na galeria de opes. O Word 2007 cria automaticamente o ndice a partir dos ttulos que marcou.

Marcar entradas utilizando estilos de ttulo incorporados


1. Seleccione o ttulo o que pretende aplicar um estilo de ttulo. 2. No separador Base, no grupo Estilos, clique no estilo que pretende.

Figura 2: Grupo Estilos

Por exemplo, se tiver seleccionado texto ao qual pretende aplicar um estilo de ttulo principal, clique no estilo com o nome Ttulo 1 na galeria de Estilos Rpidos.
Antnio Albertino Ferreira |

NOTAS: >
>

Manual do Processador de Texto Avanado

Se no for apresentado o estilo que pretende, clique na seta para expandir a galeria de Estilos Rpidos.
Se o estilo que pretende no for apresentado na galeria de Estilos Rpidos, prima CTRL+SHIFT+S para abrir o painel de tarefas Aplicar Estilos. Em Estilo, clique no estilo que pretende.

Criar um ndice
Depois de marcar as entradas para o ndice, est pronto a cri-lo. Utilize este procedimento se tiver criado um documento utilizando estilos de ttulo. 1. Clique no local em que pretende inserir o ndice, normalmente no incio de um documento. 2. No separador Referncias, no grupo ndice, clique em ndice e, em seguida, clique no estilo de ndice pretendido.

Figura 3 Inserir ndice

NOTA: Para mais opes, clique em Inserir ndice para abrir a caixa de dilogo ndice.

Actualizar o ndice
Se tiver adicionado ou removido ttulos ou outras entradas do ndice no documento, pode actualizar rapidamente o ndice. 1. No separador Referncias, no grupo ndice, clique em Actualizar ndice. 2. Clique em Actualizar s os nmeros de pgina ou em Actualizar todo o ndice.

Antnio Albertino Ferreira |

Eliminar um ndice

Manual do Processador de Texto Avanado

1. No separador Referncias, no grupo ndice, clique em ndice. 2. Clique em Remover ndice.

1.2 Notas de Rodap


Este grupo permite-lhe adicionar notas de rodap ao documento. As notas de rodap so renumeradas automaticamente medida que move o texto no documento.

Figura 4 Grupo Notas de Rodap

1.3 Citaes e Bibliografia


Uma bibliografia uma lista de fontes, normalmente colocada no fim de um documento, que consultou ou citou na criao de um documento. No Word 2007, possvel gerar automaticamente uma bibliografia com base nas informaes das fontes que forneceu para o documento. Sempre que cria uma nova fonte, as respectivas informaes so guardadas no computador, para que possa localizar e utilizar qualquer fonte que tenha criado.

Figura 5 Grupo Citaes e Bibliografia

1.3.1 Inserir Citao


Quando adiciona uma nova citao a um documento, cria tambm uma nova fonte que aparecer na bibliografia. 1. No separador Referncias, no grupo Citaes e Bibliografia, clique na seta junto a Estilo. 2. Clique no estilo que pretende utilizar para a citao e fonte.
Antnio Albertino Ferreira |

3. Por exemplo, normalmente, os documentos de cincias sociais utilizam os estilos MLA ou APA para citaes e fontes. 4. Clique no final de uma frase ou expresso que pretende citar. 5. No separador Referncias, do grupo Citaes e Bibliografia, clique em Inserir Citao. 6. Execute um dos seguintes procedimentos: > > Para adicionar as informaes da fonte, clique em Adicionar Nova Fonte. Para adicionar um marcador de posio, de forma a poder criar uma citao e preencher as informaes da fonte posteriormente, clique em Adicionar novo marcador de posio. Aparece um ponto de interrogao junto s fontes com marcador de posio no Gestor de Fontes. 7. Comece a preencher as informaes da fonte clicando na seta junto a Tipo de fonte. 8. Por exemplo, a fonte poder ser um livro, um relatrio ou um Web site. 9. Preencha as informaes da bibliografia para a fonte. 10.Para adicionar mais informaes sobre uma fonte, clique na caixa de verificao Mostrar Todos os Campos de Bibliografia.

Manual do Processador de Texto Avanado

1.3.2 Gerir Fontes


A lista de fontes consultadas ou citadas pode tornar-se bastante extensa. Por vezes, necessrio procurar uma fonte citada noutro documento utilizando o comando Gerir Fontes. 1. No separador Referncias, no grupo Citaes e Bibliografia, clique em Gerir Fontes. Se abrir um novo documento que ainda contm citaes, todas as fontes que utilizou em documentos anteriores aparecem em Lista Principal. Se abrir um documento que inclui citaes, as fontes dessas citaes aparecem em Lista Actual e todas as fontes que citou, em documentos anteriores ou no documento actual, aparecem em Lista Principal.

Antnio Albertino Ferreira |

2. Para localizar uma fonte especfica, execute um dos seguintes procedimentos: > Na caixa de ordenao, ordene por autor, ttulo, nome do identificador da citao ou por ano e, em seguida, procure na lista de resultados a fonte que pretende localizar. > Na caixa Procurar, escreva o ttulo ou autor da fonte que pretende localizar. A lista limitada dinamicamente para corresponder ao termo da procura.

Manual do Processador de Texto Avanado

1.3.3 Criar uma bibliografia


Pode criar uma bibliografia em qualquer momento depois de inserir uma ou mais fontes num documento. Se no tiver todas as informaes de que necessita sobre a fonte para criar uma citao completa, pode utilizar uma citao do marcador de posio e, em seguida, preencher as informaes da fonte posteriormente. NOTA: As citaes de marcador de posio no aparecem na bibliografia. 1. Clique no local em que pretende inserir uma bibliografia, normalmente no fim de um documento. 2. No separador Referncias, no grupo Citaes e Bibliografia, clique em Bibliografia. 3. Clique num formato de bibliografia pr-criado para inserir a bibliografia no documento.

1.4 Legendas
O grupo Legendas, do Separador Referncias, permite inserir Legendas figuras, tabelas, equaes, etc. Permite tambm inserir o ndice de Ilustraes e inserir referncias cruzadas.

Figura 6 Grupo Legendas Antnio Albertino Ferreira |

1.4.1 Inserir Legenda

Manual do Processador de Texto Avanado

Adiciona uma legenda a um objecto. Uma legenda uma linha de texto que aparece por baixo de um objecto para o descrever. Aps inserir legendas nos diversos objectos que tem no seu documento, pode gerar o ndice das mesmas de forma automtica, atravs do Inserir ndice de Ilustraes, do Grupo Legendas, do Separador Referncias. Procedimentos: 1. Selecciona o objecto a legendar 2. Clica em Inserir Legenda Na caixa de dilogo Legenda selecciona o tipo de Legenda (e.g Ilustrao), se no existir o nome de legenda que pretende, pode criar o mesmo clicando em Novo nome.

Figura 7 Caixa de Dilogo Legenda

1.4.2 Inserir ndice de Ilustraes


Insere um ndice de ilustraes no documento, o mesmo inclu uma lista com todas as ilustraes, tabelas ou equaes no documento.

Figura 8 Caixa de Dilogo ndice de Ilustraes Antnio Albertino Ferreira |

10

Manual do Processador de Texto Avanado

1.4.3 Referncia Cruzada


Permite fazer referncia a itens como ttulos, nmeros e tabelas inserindo uma referncia cruzada. As referncias cruzadas so automaticamente actualizadas se o contedo for movido para outra localizao. Por defeito, as referncias cruzadas so inseridas como hiperligaes.

1.4.4 ndice Remissivo


O ndice remissivo consiste numa listagem alfabtica de palavras/expresses existentes no documento e da indicao do nmero(s) de pgina(s) em que constam. Este tipo de ndice , habitualmente, colocado no final do documento. Para construir um ndice remissivo, necessrio seleccionar, previamente, as expresses que se pretende incluir no mesmo. Para tal, necessrio aceder ao comando Marcar Entrada, do Grupo ndice Remissivo, do separador Referncia. Essa aco far surgir a caixa de dilogo da figura seguinte. As expresses colocadas em Entrada principal, podem ser consideradas como as entradas de Ttulo1, ou primeiro nvel, existentes nos ndices de contedos. As palavras colocadas em Entrada secundria correspondem, em termos de nvel no ndice, a um nvel de tipo Titulo2.

Figura 9 Caixa de Dilogo Marcar entrada de ndice remissivo

Antnio Albertino Ferreira |

11

Para inserir o ndice remissivo, acede ao comando Inserir ndice Remissivo, do grupo ndice Remissivo, do separador Referncias e surge-lhe a caixa de dilogo da figura 62.

Manual do Processador de Texto Avanado

Figura 10 Caixa de dilogo ndice remissivo

Antnio Albertino Ferreira |

12

2 Mailings

Manual do Processador de Texto Avanado

O separador Mailings constitudo pelos grupos: Criar, Iniciar Impresso em Srie, Escrever e Inserir Campos, Pr-visualizar Resultados e Concluir.

Figura 11 Separador Mailings

2.1 Criar
No grupo criar possvel criar envelopes e Etiquetas, conforme se pode ver nas figuras 12 e 13.

Figura 12 Caixa de Dilogo Envelopes e etiquetas

Figura 13 Caixa de dilogo Etiquetas

Antnio Albertino Ferreira |

13

2.2 Impresso em Srie

Manual do Processador de Texto Avanado

Impresso em srie criar um documento que contm as informaes iguais em cada cpia e adicionar alguns marcadores de posio para as informaes que so exclusivas de cada cpia. A utilidade quando se pretende enviar uma carta ou e-mail para um conjunto de clientes, amigos, alunos, funcionrios, entre outros, com uma mensagem que igual (standard) para todos

Elementos de uma impresso em srie

Documento principal com o qual comea

Informaes, tais como nomes e endereos, que pretende intercalar no documento principal para criar um conjunto de documentos (informaes numa base de

exclusivos armazenadas dados)

conjunto

concludo

de

documentos

Antnio Albertino Ferreira |

14

Documento principal

Manual do Processador de Texto Avanado

Marcadores

de

posio

para

informaes exclusivas. (e.g. bloco de endereos e nome)

Informaes que so idnticas em cada cpia, tal como o corpo do texto principal

Informaes exclusivas
Quando se efectua a intercalao, criado um novo documento para cada conjunto de informaes exclusivas. As informaes exclusivas substituem os marcadores de posio que foi adicionado ao documento principal

Figura 14: Exemplo de marcadores de posio substituidos pelo nomes Antnio Albertino Ferreira |

15

Ficheiro de dados

Manual do Processador de Texto Avanado

Quando as informaes exclusivas esto organizadas num ficheiro de dados (e.g. base de dados), pode-se controlar o stio onde partes especficas de informaes iro aparecer num documento de impresso em srie

Figura 15: Da base de dados para o documento Word

Iniciar impresso em srie 1. Antes de iniciar a impresso em srie, trate de formatar o documento em que pretente utilizar a impresso em srie ao seu gosto e de uma forma definitiva; 2. Agora temos duas opes: ou j possumos uma lista com os dados que pretendemos incluir no documento, ou temos de criar uma nova. Comecemos pela segunda hiptese; 3. Criar uma lista de dados nova: 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6. 3.7. Clique no separador Mailings; Clique no boto Iniciar impresso em srie Escolha Assistente de Impresso em srie Na zona onde est escrito Passo 1 de 6 clique em cima de Escolha A partir de documento existente Clique em seguinte; Clique em Escrever uma nova lista
Antnio Albertino Ferreira |

Iniciar o documento

16

3.8. 3.9.

Manual do Processador de Texto Avanado


Clique em criar Se deseja aquelas colunas, comece a digitar os dados; No entanto se pretende outras colunas (ttulos) clique em

3.10.

Personalizar colunas e escolhas as que necessita, podendo ainda acrescentar outras; 3.11. Clique em OK e comece a introduzir dados, e no fim clique sempre OK 4. Encontrar a lista de dados existentes: 4.1. Escolha Seleccionar destinatrios e procure essa lista no seu computador; 5. Depois de criado ou encontrado a lista de dados, s tem de posicionar o cursor no ponto onde quer inserir os dados e clicar Inserir campo de impresso em srie, no separador Mailings 6. No fim e para verificar se est correcto, clique em pr-visualizar resultados e percorra os diferentes dados com as setas.

Antnio Albertino Ferreira |

17

Manual do Processador de Texto Avanado

3 Separador Rever
O separador Rever constitudo pelos grupos: Verificao, Comentrios, Registo de Alteraes, Alteraes, Comparar, Proteger.

Figura 16 Separador Rever

Este separador tem comandos tais como: verificar a Ortografia e Gramtica no documento, colocar comentrios ao longo do documento, registar alteraes efectuadas no documento, comparar dois documentos semelhantes e verificar quais a diferenas e permitir proteger o documento.

Antnio Albertino Ferreira |

18

Manual do Processador de Texto Avanado

4 Separador Ver
O separador Ver constitudo pelos grupos: Vista de Documento, Mostrar/Ocultar, Zoom, Janela e Macros.

Figura 17 Separador Ver

O separador ver permite alterar os modos de visualizao do documento (Vistas de Documento), colocar rgua no modo de visualizao do documento, alterar o zoom de visualizao do documento, alterar o modo de disposio das janelas e criar Macros.

Antnio Albertino Ferreira |

19

Manual do Processador de Texto Avanado

5 Macros
Pode automatizar tarefas utilizadas com frequncia atravs da criao de macros. Uma macro uma srie de comandos e instrues agrupadas como um nico comando para realizar automaticamente uma tarefa. As utilizaes tpicas das macros so: > > Aumentar a velocidade da formatao e edio de rotina Combinar mltiplos comandos; por exemplo, inserir uma tabela com um tamanho e limites especficos e com um nmero especfico de linhas e colunas > > Tornar uma opo de uma caixa de dilogo mais acessvel Automatizar uma srie de tarefas complexas

Pode utilizar a gravao de macro para gravar uma sequncia de aces ou pode criar uma macro de raiz, introduzindo o cdigo Visual Basic for Applications no Visual Basic Editor. Para trabalhar com macros no Office Word 2007, necessrio mostrar o separador Programador.

5.1 Mostrar o separador Programador


Procedimentos para mostrar o separador Programador: 1. Clique no Boto Microsoft Office Opes do Word. 2. Clique em Popular. 3. Em Opes principais para trabalhar com o Word, seleccione a caixa de verificao Mostrar separadora Programador no Friso. e, em seguida, clique em

5.2 Utilizar a gravao de macro


Procedimentos para a gravao de uma macro:

Antnio Albertino Ferreira |

20

1. No separador Programador, no grupo Cdigo, clique em Gravar Macro. 2. Na caixa Nome da macro, escreva um nome para a macro. 3. Na caixa Descrio, escreva a descrio da macro. 4. Efectue um dos seguintes procedimentos: > Para iniciar a gravao da macro sem atribuir a macro a um boto na Barra de Ferramentas de Acesso Rpido ou a uma tecla de atalho, clique em OK. > Para atribuir a macro Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, efectue o seguinte procedimento: o o Clique em Boto. Em Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, seleccione o documento (ou todos os documentos) para o qual pretende adicionar a macro Barra de Ferramentas de Acesso Rpido. o Em Escolher comandos de, clique na macro que est a gravar e, em seguida, clique em Adicionar. o > Clique em OK para iniciar a gravao da macro. Para atribuir a macro a um atalho de teclado, efectue o seguinte procedimento: o o o Clique em Teclado. Na caixa Comandos, clique na macro que est a gravar. Na caixa Nova tecla de atalho, escreva a sequncia de teclas que pretende e, em seguida, clique em Atribuir. o o Clique em Fechar para iniciar a gravao da macro. Execute as aces que pretende incluir na macro.

Manual do Processador de Texto Avanado

5. Execute as aces que pretende incluir na macro. 6. Para parar de gravar as aces, clique em Terminar a Gravao no grupo Cdigo.

Antnio Albertino Ferreira |

21

6 Formulrios

Manual do Processador de Texto Avanado

Partindo de um modelo, possvel adicionar controlos de contedo e texto informativo no Word de modo a criar rpida e facilmente um formulrio que possa ser enviado a outras pessoas para ser preenchido utilizando o Word no seu computador. Num cenrio mais avanado, quaisquer controlos de contedo que adicione a um formulrio podem ser ligados a dados. tambm possvel criar um formulrio partindo de um modelo de exemplo. NOTA: possvel imprimir um formulrio utilizando os controlos de contedo no Word, mas as caixas em torno dos contedos de controlo no sero impressas.

6.1 Criar um formulrio


Passo 1: Configurar o Word para criar formulrios
1. Clique no Boto Microsoft Office Opes do Word. 2. Clique em Popular. 3. Seleccione a caixa de verificao Mostrar separador Programador no Friso e, em seguida, clique em OK. e, em seguida, clique em

Passo 2: Abrir um modelo ou um documento em que o formulrio ser baseado


1. Clique no Boto Microsoft Office Novo. 2. Em Modelos, clique em Os Meus Modelos. 3. Faa duplo clique em Normal e, em seguida, clique em Modelo ou Documento em Criar Novo. 4. Clique no Boto Microsoft Office Guardar Como. 5. Na caixa de dilogo Guardar Como, atribua um nome de ficheiro ao novo modelo ou documento e clique Guardar.
Antnio Albertino Ferreira |

e, em seguida, clique em

e, em seguida, clique em

22

Manual do Processador de Texto Avanado

Passo 3: Adicionar controlos de contedo ao formulrio


Estruture o formulrio esboando primeiro um esquema ou utilize um formulrio existente como guia. No formulrio, pode adicionar controlos de contedo, tabelas e outros elementos de grficos. No separador Programador, no grupo Controlos, clique em Modo de Estruturao e, em seguida, clique onde pretende inserir um controlo.

Figura 18: Grupo Controlos

Efectue um dos seguintes procedimentos:

Inserir um controlo de texto onde os utilizadores podem introduzir texto


> No separador Programador, no grupo Controlos, clique no controlo Rich Text (RTF) ou no controlo Texto .

Inserir uma lista pendente que limite as opes disponveis s especificadas.


> No separador Programador, no grupo Controlos, clique no controlo Lista Pendente. > > > > Seleccione o controlo de contedo e, em seguida, no separador Programador, no grupo Controlos, clique em Propriedades. Para criar uma lista de escolhas, em Propriedades de Lista Pendente, clique em Adicionar. Escreva uma escolha na caixa Nome a apresentar, como Sim, No ou Talvez. Repita este passo at que todas as escolhas estejam na lista pendente.

Passo 4: Definir ou alterar propriedades para controlos de contedo

Antnio Albertino Ferreira |

23

Cada controlo de contedo possui propriedades que pode definir ou alterar. Por exemplo, o controlo Seleccionador de data oferece opes para o formato em que pretende apresentar a data. > > Clique com o boto direito do rato no controlo de contedo que pretende alterar. Clique em Propriedades e, em seguida, altere as propriedades pretendidas.

Manual do Processador de Texto Avanado

Passo 5: Adicionar texto informativo ao formulrio Texto informativo pode melhorar o uso do formulrio que criar e distribuir. Pode alterar o texto informativo predefinido nos controlos de contedo. Para personalizar o texto informativo predefinido para os utilizadores do formulrio, efectue o seguinte procedimento: 1. No separador Programador, no grupo Controlos, clique em Modo de Estruturao. 2. Clique no controlo de contedo em que pretende rever o texto informativo do marcador de posio. 3. Edite o texto do marcador de posio e formate-o da maneira pretendida. 4. Se pretender que o controlo de contedo desaparea quando algum escrever contedo prprio de modo a substituir as instrues num controlo de Texto Formatado ou de Texto, clique em Propriedades no grupo Controlos e, em seguida, seleccione a caixa de verificao Remover controlos de contedo quando for editado contedo. 5. No separador Programador, no grupo Controlos, clique em Modo de Estruturao para desactivar a funcionalidade de estruturao e guardar o texto informativo. NOTA: No seleccione a caixa de verificao No possvel editar

contedos se pretender que os utilizadores do formulrio substituam o texto informativo pelo seu prprio texto.
Antnio Albertino Ferreira |

24

Manual do Processador de Texto Avanado

6.2 Adicionar proteco ao formulrio


possvel proteger controlos de contedo individualmente num modelo para ajudar a evitar que um controlo de contedo ou um grupo de controlos em particular seja alterado ou editado ou possvel ajudar a proteger todos os contedos do modelo com uma palavra-passe.

Proteger partes de um formulrio


1. Abra o formulrio que pretende proteger. 2. Seleccione o controlo de contedo ou o grupo de controlos a que pretende restringir as alteraes. 3. Para agrupar vrios controlos, seleccione os controlos premindo SHIFT e clicando em cada controlo que pretende agrupar. No separador Programador, no grupo Controlos, clique em Agrupar e, em seguida, clique em Agrupar. 4. No separador Programador, no grupo Controlos, clique em Propriedades. 5. Na caixa de dilogo Propriedades de Controlo de Contedo, em Bloqueio, efectue um dos seguintes procedimentos: a. Seleccione a caixa de verificao O controlo de contedo no pode ser eliminado, que permite que o contedo do controlo seja editado mas no permite que o controlo em si seja eliminado do modelo ou de um documento que se baseie no modelo. b. Seleccione a caixa de verificao No possvel editar contedos, que permite eliminar o controlo mas no permite que o contedo no controlo seja editado.
NOTA: Esta opo no est disponvel para todos os controlos.

Antnio Albertino Ferreira |

25

Manual do Processador de Texto Avanado

Proteger todos os contedos num formulrio


1. Abra o formulrio que pretende ajudar a proteger. 2. No separador Programador, no grupo Proteger, clique em Proteger Documento e, em seguida, clique em Restringir Formao e Edio.

Figura 19: Proteger documento

3. No painel de tarefas Proteger documento, em Restries de edio, seleccione a caixa de verificao Permitir apenas este tipo de edio no documento. 4. Na lista de restries de edio, seleccione Preenchimento de formulrios. 5. Em Iniciar imposio, clique Sim, impor proteco. 6. Para atribuir uma palavra-passe ao documento de modo a que apenas revisores que saibam a palavra-passe possam remover a proteco, escreva uma palavra-passe na caixa Introduzir nova palavra-passe (opcional) e, em seguida, confirme a palavrapasse.

Antnio Albertino Ferreira |

You might also like