You are on page 1of 4

CFTV

O CFTV, em muitos condomnios, faz parte do Sistema Coletivo, fornecendo maior segurana ao condmino. Desta forma, ele ganhar um espao especial em nosso site. Clique aqui e veja o esquema de CFTV. O sistema coletivo do CFTV, o mais simples, pois ele um adicional do Sistema Coletivo VHF/UHF ou CATV. Para montar este sistema de CFTV, necessrio de apenas um Modulador A/V gil ou adjacente, isto considerando a saida da cmera ser um cabo coaxial, caso for UTP (cabo geralmente utilizado em Redes de Informtica, tambm ser necessrio de um Inversor e um Amplificador de Vdeo.

Clique aqui e veja o esquema de CATV Agora, ser explicado abaixo cada componente do CFTV: Cabo Coaxial
O meio de transmisso utilizado para levar o sinal recebido pelas antenas at os usurios nas instalaes de sistemas coletivos o cabo coaxial de 75 Ohms. Os cabos mais utilizados e com as menores atenuaes no mercado hoje nestes sistemas coletivos so: RG59, RG6, RG7 RG11. A diferena entre eles a atenuao (que veremos logo abaixo) e a durabilidade do cabo coaxial. A atenuao que o cabo coaxial introduz no sinal que proporcional ao comprimento do cabo e frequncia do sinal, ou seja, os canais mais altos sofrem maior atenuao que os canais mais baixos. Segue abaixo uma tabela de Frequncia do Sinal de Canais:

Clique aqui para consultar a tabela de Frequncia de Canais


A atenuao dos cabos coaxiais dependem basicamente de 2 parmetros: o dimetro do cabo e o material dieltrico que separa o condutor central, chamado de "vivo", e o condutor externo, chamado de malha. Com isso, quanto maior o dimetro, menor a atenuao e quanto menor a constante dieltrica do material, menor a atenuao. A tabela a seguir apresenta as perdas tpicas, em dB/m, de alguns cabos coaxiais:

Inversor de A/V Coaxial para Par Tranado


O inversor neste sistema, fica prximo cmera e serve para receber cabo coaxial ou A/V e sair cabo UTP (Par tranado). Veremos logo abaixo que utilizando Par tranado em um sitema CFTV, temos uma qualidade muito melhor do que utilizar cabo coaxial ou A/V (RCA).

Cabo UTP
Este sem duvida o cabo mais utilizado em redes, o cabo UTP de fcil manuseio e instalao. Segue abaixo pontos positivos de um CFTV utilizando o cabo UTB, ao invs de coaxial: - Sinais de vdeo, udio, controles e alimentao no mesmo cabo. - Imunidade rudo eltrico. - Alcance de at 1000 metros de cabo. - Facilidade de instalao, no requer conhecimento especfico em cmeras. Utiliza os mesmos procedimentos e ferramentas do cabeamento estruturado de informtica.

Conversor de Par Tranado para Coaxial com sada em A/V


O conversor neste sistema, fica prximo ao Modulador A/V e serve para receber cabo UTP e tranform-lo em coaxial ou A/V (RCA). Por ele precisar de usar uma fonte separada, indicamos coloc-lo bem prximo ao RACK, para utilizar a prpria Fonte ou a rgua instalada dentro do RACK.

Modulador
O modulador para o sistema CFTV, serve para modular o sinal repassado da cmera ao Misturador, no modulador onte escolhido o nmero do canal entre os canais 2 162. O modulador pode ser de 02 tipos:

Modulador A/V gil: Este modulador voce poder escolher o canal entre 2 - 162, porm sempre
ser necessrio "pular" o canal do lado, ou seja, aps o canal 2 temos que colocar o canal . Isto ocorre porque este modulador tem uma frequncia superior 6 Mhz (distncia padro entre canais), desta forma, ocorrendo batimento na repetidora do canal ao lado.

Modulador A/V adjacente: Este modulador possui o canal FIXO, entre 2 - 162, porm este
modulador poder ter canais "juntos", ou seja, poder ser 2,3,4 e etc... . Isto ocorre porque este modulador tem uma frequncia inferior ou igual 6 Mhz (distncia padro entre canais), desta forma, no correndo o risco de ter batimento na repetidora.

Misturadores
Este equipamento possui 8 entradas, cada entrada com um filtro correspondente ao canal desejado e um atenuador varivel para ajustar o nvel do sinal do canal na sada. Desta forma, possvel obter um conjunto de canais, todos com o mesmo nvel de sinal. O misturador, com j diz o nome, mistura e equaliza todos sinais que so indroduzidos nele para ser distribudo em apenas uma sada e repassado ao amplificador.

Amplificadores de Potncia
Amplifica o sinal introduzido em sua entrada, que chega da Antena Externa, divisores e por fim misturadores, ou no caso de Amplificadores Externos, ele pode chegar de outro amplificador. Esta amplificao necessria para que o nvel na sada seja o suficiente para compensar as perdas ocorridas no sistema de distribuio coletiva nas faixas de VHF e UHF.

You might also like