You are on page 1of 5

FACULDADE PROJEO Curso: Administrao Disciplina: Trabalho de Concluso de Curso - TCC Prof.

Delma de Andrade Turma 8 2012/1 Prezados orientandos, Com vista a auxili-los na elaborao do anteprojeto de pesquisa, apresento a seguir os procedimentos que vocs devero seguir. Em cada tpico se encontra uma definio e ou exemplificao dos termos acadmicos para facilitar a elaborao do anteprojeto. No entanto, alm da referencia citada no final deste documento, sugiro que vocs consultem outros livros de metodologia cientifica, metodologia da pesquisa ou projeto de pesquisa, conforme Plano de ensino.

Anteprojeto de pesquisa TCC

Capa constando de cabealho, ttulo do trabalho e data

1. Ttulo do trabalho: refere-se a uma forma textual resumida e clara, que deve expressar em poucas palavras aquilo que ser realizado para resolver-se o problema originado a partir do tema. Ele elaborado aps a definio do tema. 2. Tema e delimitao da pesquisa refere-se ao assunto que se deseja estudar, ou seja, ele expressa a essncia do que fazer. Para elaborar um tema responda a seguinte pergunta: O que ser explorado ou estudado?

OBS: um tema de pesquisa no a mesma coisa que um ttulo. Veja o exemplo abaixo:

Ttulo: Sistema antropotecnolgico de apoio deciso aplicado a gerncia de projetos de produtos moveleiros Tema: melhoria da produtividade do setor moveleiro da regio

Observe como se chegou ao ttulo do trabalho

Melhoria da produtividade Por qual meio se obter? Atravs de um Sistema qual a caracterstica desse sistema? Antropotecnolgico Que tipo de sistema ser utilizado? De apoio a deciso A qual atividade se destina? Aplicado Gerncia em que ser empregado? Projetos de produtos Para obter-se o qu? Produtos moveleiros.

3. Objetivo geral refere-se ao que se pretende conseguir com a realizao do trabalho. Ele tem a finalidade de mostrar o que se deseja da pesquisa e deve ser expresso com clareza, pois a orientao geral do estudo. 4. Objetivos especficos - referem-se s etapas que devem ser realizada para alcanar o objetivo geral. Deve haver pelo menos trs objetivos especficos.

A (s) frase deve (m) ser iniciada (s) com o verbo no infinitivo, uma vez que um projeto de pesquisa trata de uma ao planejada que ser realizada no futuro.

De acordo com o tipo de projeto a ser proposto, as frases podero ser iniciadas com os seguintes verbos

a) Quando a pesquisa tem por objetivo de conhecer: apontar, citar, classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar; b) Quando a pesquisa tem por objetivo de compreender: compreender, concluir, deduzir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar, localizar, reafirmar; c) Quando a pesquisa tem o objetivo de aplicar: desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traar, otimizar, melhorar; d) Quando a pesquisa tem o objetivo de analisar: comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, examinar, investigar, provar, ensaiar, medir, testar, monitorar, experimentar; e) Quando a pesquisa tem o objetivo de sintetizar: compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir, sintetizar;

f) Quando a pesquisa tem o objetivo de avaliar: argumentar, avaliar, contrastar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

5. Problema de pesquisa uma questo no resolvida ou explicada que necessita ser investigada ou pesquisada para encontrar uma resposta. O problema deve ser elaborado por meio de uma pergunta interrogativa.

Exemplo:

Que tipo de sistema pode melhor a produtividade do setor moveleiro da regio?

Portanto, a elaborao de problema de pesquisa deve estar orientado e de acordo com a finalidade e objetivo da pesquisa. Veja abaixo outros exemplos que sinalizam a sua finalidade:

a) Para subsidiar uma ao uma empresa est interessada em conhecer o perfil do consumidor de seus produtos para decidir acerca da propaganda a ser feita; - qual o perfil de nossos consumidores de produto x b) Para avaliao de certas aes ou programas quais os efeitos do programa Minha Casa minha vida na erradicao da pobreza; c) Para verificar as conseqncias de vrias alternativas possveis qual sistema de avaliao de desempenho seria mais adequado para alunos idosos d) Para prever acontecimentos com vistas a planejar uma ao adequada em que medida a construo de uma via elevada poder provocar a deteriorao da respectiva rea urbana e) Para entender um fenmeno, processo, comportamento, etc.. Quais os fatores que provocam o divrcio f) Para descrever fenmenos, processos, comportamentos, etc. - quais as caractersticas socioeconmicas dos estudantes de administrao da Faculdade Projeo

6. Justificativas - trata-se das razes que determinaram a escolha do tema, sua relao com a experincia profissional ou acadmica do orientando. Devem-se apresentar argumentos relativos importncia da pesquisa sob os seguintes pontos de vista:

a) Cientfico iniciar o pargrafo discorrendo sobre o tema, conceitos ou definies e caractersticas; b) Pessoal o que levou voc a escolher esse tema? O que voc espera ao final da realizao do trabalho de pesquisa ? Como ele contribuir para a sua formao? c) Social qual a contribuio para o conhecimento de alguma questo terica ou prtica ainda no solucionada. Portanto, para a elaborao da justificativa voc deve responder as seguintes perguntas: a) Qual a importncia e a necessidade dessa pesquisa? b) Como a soluo proposta (com base nos objetivos e problemas da pesquisa) pode contribuir para esclarecer ou resolver um problema?

7. Metodologia procedimentos utilizados para a realizao da pesquisa. Ela deve ser elaborada com base nos objetivos especficos. Para cada objetivo especifico definir um mtodo que deve ser seguido para alcanar os resultados esperados

a) Tipo de pesquisa Exploratria - a pesquisa que tem por objetivo familiarizar-se com o tema e problema de pesquisa, ou seja, quando o orientando pretende obter aprimoramento de idias e ampliao do conhecimento Descritiva seu objetivo o de descrever as caractersticas de determinado fenmeno, pessoas, coisas ou objetivos, etc.. Explicativa tem por objetivo identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrncia de fenmenos. o tipo de pesquisa que mais busca aprofundamento da realidade, exigindo maior esforo intelectual, por que explica a razo e o porqu das coisas

b) Populao e amostra informar o universo a ser pesquisado em termos geogrficos (Braslia, regio do DF, organizao, instituio, etc..) c) Coleta de dados pesquisa bibliogrfica, pesquisa documental, entrevistas, aplicao de questionrios. etc. d) Anlise de dados informar de que maneira os dados sero apresentados. Ela envolve a descrio dos procedimentos a serem adotados: anlise quantitativa (grficos estatsticos, tabelas etc.) ou anlise qualitativa (anlise de contedo, anlise de discurso)

8. Cronograma - tempo necessrio para o desenvolvimento de cada etapa da pesquisa 9. Referncia todos os trabalhos citados no texto, bem como a utilizao de material de apoio para a elaborao do Anteprojeto devem ser referenciados em ordem alfabtica seguindo as normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas)

Referncia: refere-se s fontes consultadas para a elaborao do projeto de pesquisa. Veja o exemplo abaixo e observe que a bibliografia consultada encontra-se em ordem alfabtica. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2002. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao Cientifica: a prtica de fichamentos, resumos e resenhas. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2003. SAMPIERI, Roberto Hernndez, et. e tal.Metodologia de pesquisa. 3.ed. Trad. Ftima Conceio Murrad. So Paulo: McGraw, 2006.

Obs:. Para a sua elaborao consulte as normas da ABNT ou adote um modelo extrado de um livro acadmico.

You might also like