You are on page 1of 3

Funes sintcticas

1. 2. 3. 9 Ano LPO 2008/ 2009 sujeito Fundamentais predicado Simples Composto Indeterminado Subentendido Inexistente Verbal Nominal Predicativo do sujeito Complementares Complementos do verbo Complementos do nome Complemento Directo Predicativo do complemento directo Complemento Indirecto Agente da passiva Complemento circunstancial de tempo de lugar de modo de causa de fim Etc. Aposto Complemento Determinativo Atributo Vocativo Tipos de sujeito Simples : Eu estudo. Os alunos brincam. Composto : A Marta e a Paula so irms. Subentendido : ( ns ) Fomos ao cinema . Indeterminado : Contam-se histrias muito estranhas. (no se sabe quem) Inexistente : Hoje choveu. Era Natal! 5. Tipos de predicado Verbal Exemplos: O aluno estuda . A Maria leu o livro . O Joo telefonou namorada .

4.

o o o o o o o o o o

constitudo por um verbo de significao definida, isto , que s por si pode constituir predicado seguido ou no de complemento 6.

Nominal . O chocolate saboroso. . O Miguel continua doente. . A tua me est bem.

constitudo por um verbo copulativo * ou de significao indefinida, isto , que necessita de ser acompanhado de um nome, um pronome ,um adjectivo, um advrbio, que referindo-se ao sujeito, completa a sua significao. *Ser, estar, aparecer, continuar, ficar, parecer, permanecer , etc 7. Predicativo do sujeito a funo sintctica desempenhada pela palavra ou expresso que se junta aos

verbos copulativos ou de significao indefinida. o Ex: O Paulo parece triste . 8.

Complemento directo a palavra ou palavras que designam o objecto sobre o qual recai directamente a

aco significada pelo verbo. o O qu?

o o o o

Constru uma casa . O qu? Os Portugueses difundiram a lngua por toda a parte. O qu?

o
9.

Amo a honestidade . Predicativo do complemento directo Alguns verbos pedem , alm do complemento directo, uma palavra ou expresso

equivalente que, completando a sua significao, qualifica aquele complemento . o Encontrei-o pensativo .

o o
na voz activa):

Considerava-o como um filho. Pedem predicativo do complemento directo os verbos transitivos (quando estiverem

Achar, chamar, considerar, nomear, declarar, denominar, tornar, 10. Complemento indirecto o a palavra ou expresso que designa a pessoa ou coisa sobre a qual indirectamente recai a aco expressa pelo verbo. o Exemplos:

o o o o o o o o o o o o
13. Aposto

A quem? Emprestei- lhe um livro. A quem? Dou aula aos alunos. 11. Complemento circunstancial (designa uma circunstncia ocasional da aco do verbo) de modo : L com ateno . de lugar: Nasceu em Lisboa . Vou para Paris . de fim: Trabalha para viver . de tempo: Chegou a casa ontem . de companhia: Vive com a famlia . de meio: Viaja de comboio . de causa: Caiu de fraqueza. 12. Atributo o adjectivo que se junta imediatamente ao nome para o qualificar. Homem alto . Lemos um livro magnfico . A rapariga triste olhava o mar. o nome (ou expresso equivalente) que se junta a outro nome para lhe acrescentar

alguma informao. o Exemplo:

o o o o

O Lus, irmo da Ana , faltou aula. 14. Agente da passiva o complemento que indica o responsvel pela prtica da aco na forma passiva O nome que designa o agente vem, geralmente, regido da preposio por . Exemplos:

das frases.

O bolo foi feito pela Mnica . O automvel conduzido pelo pai . 15. Complemento determinativo o o complemento introduzido pela preposio de, que acrescenta alguma indicao ao nome que o precede. o Exemplo:

16. Vocativo

O livro de Cincias tem imagens lindas.

o complemento que designa o nome da pessoa, animal ou coisa personificada, a

quem nos dirigimos. o Exemplos:

o o o

Andr , chega aqui. - Tens razo, Mariana . - Artur ! - chamou o pai.

You might also like