You are on page 1of 26

Universidade do Sul de Santa Catarina Pr-Reitoria Acadmica Campus: Grande Florianpolis - Pedra Branca

PROBABILIDADE e ESTATSTICA

Prof. Dr. JOO LUIZ ALKAIM

Florianpolis/SC 2006

CURRICULUM VITAE

JOO LUIZ ALKAIM, Doutor Engenheiro

Graduado em engenharia eltrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em confiabilidade de sistemas de controle e doutorado em engenharia de produo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pertenceu ao quadro de engenheiros das Centrais Eltricas do Sul do Brasil (ELETROSUL), onde atuou nas reas de operao e de manuteno. Como engenheiro de operao especializou-se em confiabilidade do sistema de potncia e estruturou o banco de dados do sistema operacional. Como consultor e instrutor de estatstica e controle de falhas da operao atuou no sistema ELETROBRAS em diversos projetos e cursos pelo sistema eltrico brasileiro, principalmente, na implantao da estatstica de falha da CIER (Comisso de Integrao Eltrica Regional) no cone sul. Foi membro da CIGR (Conferance Internationale Des Grands Rseaux lectriques Haute Tension) e publicou diversos trabalhos a nvel nacional e internacional. Posteriormente, desenvolveu trabalhos na rea de banco de dados e anlise de segurana no Centro de Operao para despacho de carga em tempo real. Como engenheiro de manuteno elaborou para a Eletrosul os primeiros estudos para implementao da manuteno baseada em confiabilidade nas reas de gerao e subestaes. Scio da Sociedade Brasileira de Computao (SBC). Foi professor de mtodos estatsticos na Universidade do Desenvolvimento de Santa Catarina (UDESC) e na (FIESC/SENAI). Atualmente professor doutor da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) de diversos cursos (Computao, Sistemas de Informaes, Telemtica, Educao Fsica e Esportes) tanto na forma presencial, como na forma virtual.

E-mail: alkaim@unisul.br

SUMRIO

PRIMEIRAS PALAVRAS UNIDADE I INTRODUO ESTATSTICA Captulo 1 A cincia Estatstica Captulo 2 O mtodo estatstico e a Pesquisa Captulo 3 Os smbolos mais utilizados no curso de Estatstica UNIDADE II ANLISE EXPLORATRIA DE DADOS Captulo 1 - Conceitos mais utilizados Captulo 2 Distribuio de freqncias para dados tabulados Captulo 3 Apresentao Grfica Captulo 4 Medidas de Posio Captulo 5 Medidas de Variao UNIDADE III AMOSTRAGEM Captulo 1 Tipos de amostragem Captulo 2 Amostra aleatria simples Captulo 3 Amostra aleatria estratificada proporcional Captulo 4 Amostra no aleatria por convenincia UNIDADE IV PROBABILIDADES Captulo 1 Introduo: conceitos elementares Captulo 2 Distribuies de probabilidades UNIDADE V ESTIMAO DE PARMETROS Captulo 1 Teorema do Limite Central Captulo 2 Estimao de Proporo Captulo 3 Estimao da Mdia UNIDADE VI ANLISE BIDIMENSIONAL Captulo 1 Correlao Linear Captulo 2 Regresso Linear

PRIMEIRAS PALAVRAS
Apresentao
O foco de estudo deste material didtico a disciplina de Probabilidades e Estatstica. Esta disciplina faz parte de um conjunto de disciplinas que so introdutrias ao estudo deste curso. Introdutrias, pois tem a funo de ministrar fundamentos que so necessrios para voc acompanhar as demais disciplinas. A disciplina Probabilidades e Estatstica oferecer a voc condies tericas/prticas que lhe possibilitaro desenvolver mtodos para planejar experimentos, obter dados e organizlos, resumi-los, analis-los, interpret-los e deles extrair concluses. Em se tratando de uma disciplina de vastas contribuies ao campo de anlise de dados cientficos, interessa para a formao pretendida pelo Cursos da UNISUL, os conceitos e procedimentos relacionados a sua aplicao na rea tanto das Cincias Humanas como das Cincias Exatas. Espera-se, portanto, que ao final desta disciplina o aluno saiba descrever, explorar e comparar dados estatsticos, de modo que seja capaz de ler informaes dispostas atravs das formas tradicionais de apresentao de dados. Vale acrescentar que sua relao com as demais disciplinas tanto direta - atravs de sua aplicao como mtodo de exposio de dados cientficos de anlise do comportamento - quanto indireta, como no caso da leitura de textos acadmicos que faam uso de conceitos e mtodos desta rea do conhecimento.

Como obter xito no estudo da disciplina?


leia e releia cada seo ou trecho que no tenha ficado claro para voc; faa os exerccios de fixao, que foram pensadas para facilitar a compreenso dos principais conceitos e temas abordados em cada unidade; evite passar para a unidade seguinte sem compreender o contedo da unidade em questo, este livro didtico foi concebido para voc acompanhar seqencialmente os contedos; saber utilizar probabilidades e suas distribuies mais relevantes, como a binomial e normal;

UNIDADE I
INTRODUO A ESTATSTICA

Objetivos de aprendizagem
Compreender a estatstica como cincia e o cenrio do seu desenvolvimento, bem como a abrangncia do mtodo estatstico.

Plano de estudo da unidade


Nesta unidade voc estudar os seguintes assuntos:

CAPTULO 1: CNCIA ESTATSTICA CAPTULO 2: MTODO ESTATSTICO E A PESQUISA CAPTULO 3: OS SMBOLOS MAIS UTILIZADOS NO CURSO DE ESTATSTICA

CAPTULO 1
A CINCIA ESTATSTICA

Objetivos de aprendizagem
Entender o conceito geral de Estatstica; Compreender os conceitos de parmetro, estatstica, populao e amostra; Compreender o que estatstica descrita e estatstica induta ou de referncias; Estudar as ferramentas mais adequadas para um estudo completo de estatstica.

O que Estatstica?

Com certeza voc j deve ter ouvido falar em Estatstica, no ? Afinal de contas que cincia essa, o que estuda, qual o seu campo de estudo e prtica, e o mais importante, como ela poder auxili-lo na sua atuao profissional. Fique atento, pois so estas e outras questes que voc ir estudar daqui em diante. Vamos l? O que modernamente se conhece como Cincia Estatstica ou simplesmente Estatstica, um conjunto de tcnicas e mtodos de pesquisa que entre outros tpicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferncia, o processamento, a anlise e a disseminao das informaes. O desenvolvimento e o aperfeioamento de tcnicas estatsticas da obteno e anlise de informaes permite o controle e o estudo adequado de fenmenos, fatos, eventos e ocorrncias em diversas reas do conhecimento. A Estatstica permite fornecer mtodos e tcnicas para lidarmos, racionalmente, com situaes sujeitas a incertezas.

Desde a Antigidade

Apesar de Estatstica ser uma cincia relativamente recente na rea da pesquisa, ela remonta antigidade, onde operaes de contagem populacional j eram utilizadas para obteno de informaes sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Aps a

idade mdia, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difuso de doenas endmicas, que poderiam devastar populaes e, tambm, acreditando que o tamanho da populao poderia afetar o poderio militar e poltico de uma nao, comearam a obter e armazenar informaes sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os sculos XVI e XVII as naes, com aspiraes mercantilistas, comearam a buscar o poder econmico como forma de poder poltico. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informaes estatsticas referentes a variveis econmicas tais como: comrcio exterior, produo de bens e de alimentos.

At nossos dias

Atualmente os dados estatsticos so obtidos, classificados e armazenados em meio magntico e disponibilizados em diversos sistemas de informaes acessveis a pesquisadores, cidados e organizaes da sociedade que, por sua vez, podem utiliz-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expanso, o processo de obteno, armazenamento e disseminao de informaes estatsticas tem sido acompanhada pelo rpido desenvolvimento de novas tcnicas e metodologias de anlise de dados estatsticos.

O que Estatstica Descritiva e Estatstica Indutiva?

Sintetizando o texto da Escola Nacional de Cincias Estatsticas (ENCE), podemos ento dizer que:

ESTATSTICA uma cincia que se preocupa com a organizao, descrio, anlise e


U

interpretao dos dados experimentas.

muito popular relacionar a noo de Estatstica com tabelas, grficos, mdia aritmtica e desvio padro. Esta noo prende-se apenas a parte relativa de organizao e descrio dos dados observados. Existe ainda toda uma estrutura ignorada da cincia Estatstica, que se refere anlise e interpretao dos dados observados. Utilizando esta concepo podemos considerar a cincia Estatstica como dividida, basicamente em duas partes: Estatstica Descritiva e Estatstica Indutiva.

Ento podemos dizer que:

Estatstica Descritiva a parte da cincia Estatstica que se preocupa com a organizao


U

e descrio dos dados experimentais.

Estatstica Indutiva ou Estatstica Inferencial a parte da cincia Estatstica que se


U U U

preocupa com anlise e interpretao dos dados experimentais.

Esta pequena introduo ao conceito de cincia Estatstica permite mostrar, que ela aplicvel a qualquer ramo do conhecimento onde se manipulem dados experimentais. Deste modo a Fsica, Qumica, Engenharia, Economia, Medicina, Psicologia, Cincias Sociais, Informtica, etc, tendem a utilizar os mtodos estatsticos como ferramenta de trabalho. (NETO, 1977). A seguir voc poder acompanhar as principais definies que so utilizadas pela estatstica para que ocorra uma organizao e sistematizao dos termos que so utilizados.

1) O que Populao e Amostra?

Voc j deve ter ouvido falar sobre os termos populao e amostra, no ouviu? Para a estatstica, populao e amostra possuem um conceito que poder ser diferente daquele que voc conhece. Veja a seguir e compare como o que voc j sabe sobre o assunto:

POPULAO : o conjunto universo ou a totalidade dos elementos sobre o qual


U

desejamos obter informaes.


U

AMOSTRA : um subconjunto ou parte da populao.


U

A informaes na maioria das vezes so obtidas de parcelas ou subconjuntos da populao (amostras), devido a impossibilidade de fazer um levantamento de toda a populao. Podemos citar como exemplo um estudo que tenha em vista conhecer a inteno de votos junto a dezenas de milhes de eleitores das mais variadas regies, de diversas classes sociais e de vrios nveis de escolaridade. Determina-se um certo nmero de eleitores que correspondam s caractersticas de todos os eleitores dessa populao.

O que Censo e Amostragem? O estudo de uma populao pode tomar por base todos os seis elementos ou apenas uma parte deles. Fala-se em "censo" quando todos os elementos so considerados e em "amostragem" quando a anlise realizada com base numa parte representativa da populao (amostra).

2) O que Parmetro e Estatstica?

Provavelmente, assim com como Populao e Amostra, voc tambm j conhece ou j ouviu falar sobre Parmetro e Estatstica. O que estas duas palavras lembram a voc? Ser que para a estatstica elas tm definies parecidas com aquelas que voc conhece? Repare nas descries dos conceitos a seguir:

PARMETRO : Medida numrica que descreve uma caracterstica da populao.


U

ESTATSTICA: Medida numrica que descreve uma caracterstica da amostra.

Seja a FIGURA 1.1 e compreenda melhor os conceitos estudados at agora:

FIGURA 1.1 Amostragem Amostra


Populao ou universo de estudo (parmetro)

Dados

(Anlise Exploratria)

Inferncia estatstica

Estatstica

O que Inferncia Estatstica ou Estatstica Inferencial ou Estatstica Indutiva

O objetivo da Inferncia Estatstica tirar concluses sobre populaes com base em resultados observados ou amostras extradas dessas populaes. Em outras palavras: A inferncia estatstica permite estimar parmetros a partir de estatsticas. Veja a FIGURA 1.2 e 1.3 a seguir:

FIGURA 1.2

Amostragem Populao (parmetro) Inferncia Amostra (estatstica)

Algumas medidas populacionais e amostrais

FIGURA 1.3 POPULACIONAIS (PARMETROS) AMOSTRAIS (ESTATSTICAS)

= proporo de algum atributo, dentre os p = proporo de algum atributo dentre os elementos da populao. elementos da amostra. = mdia aritmtica dos elementos da x = mdia aritmtica dos elementos da populao. amostra. = desvio padro dos elementos da S = desvio padro dos elementos da amostra. populao.
Estudo Completo da Estatstica

Um estudo estatstico completo que recorra s tcnicas da Inferncia Estatstica envolve tpicos de Estatstica Descritiva, Amostragem e Clculo de Probabilidade. Deste modo para se desenvolver um curso completo e razovel de Estatstica, todos esses assuntos devem ser abordados em maior ou menor grau dependendo da rea e das necessidades do curso em referncia. A FIGURA 1.4 a seguir sintetiza o que acabamos de dizer.

FIGURA 1.4

Estatstica Descritiva

Amostragem

Clculo de Probabilidade

Estatstica Indutiva

rea em Estudos (Necessidades)

Fonte: o texto do item foi baseado em (NETO, 1977, p.03-04)

EXERCCIOS DE FIXAO
Leia com ateno os enunciados e responda:

1) Reescreva todos os conceitos apresentados de Estatstica, Estatstica Descritiva e Estatstica Indutiva. Consulte outro autor, por exemplo, o Toledo, que se encontra na biblioteca da UNISUL e compare as conceituaes.

2) Idem para populao, amostra, parmetro, estatstica. Consulte, por exemplo, o Triola, que se encontra na referncia na biblioteca da UNISUL e compare as conceituaes. Apresente novos exemplos.

3) Faamos uma breve navegao pelas Estatsticas oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) e familiarize-se com os nomes como Censo Demogrfico, Contagem da Populao, amostra de dados e diversos outros. Esta nomenclatura j no deve ser mais estranha para voc. Acesse ao site da ENCE: www.ence.ibge.gov.br e em IBGE acesse ao Sistema IBGE de Recuperao Automtica (SIDRA) e clique em populao. Compare as estatsticas de bens durveis do Brasil e Santa Catarina. Anote suas observaes.

Sugerimos que leia sobre a evoluo histrica da Estatstica. Em Milone (1992) no volume I voc encontra uma sntese muito interessante. O livro tem na biblioteca da UNISUL ou se achar mais prtico entre ferramenta de busca e pesquise Estatstica e navegue em alguma dos inmeros sites que voc ir encontrar.

CAPTULO 2
O MTODO ESTATSTICO E A PESQUISA

Objetivos de aprendizagem
Compreender o que fenmeno estatstico; Compreender o conceito de varivel estatstica; Saber como o mtodo estatstico a base do mtodo cientfico; Saber como a estatstica pode subsidiar a Psicologia;

O que Fenmeno Estatstico?


O fenmeno estatstico refere-se a qualquer fato que se pretenda analisar, desde que seja passvel de aplicao da tcnica estatstica. So infinitos os exemplos de fenmenos estatsticos, veja a seguir alguns exemplos: Estudos psicolgicos. Estudos mdicos. Pesquisa de mercado. Rentabilidade de aplicaes financeiras. Pesquisa de educao no Brasil. Pesquisa da educao no Brasil. Pesquisa de fome no Brasil, etc.

O que varivel ?

Matematicamente falando chama-se varivel real o smbolo representativo de um elemento de um dado conjunto de nmeros reais. Em nossos estudos estatsticos consideremos varivel o conjunto de resultados de um fenmeno em anlise. Veja a seguir alguns exemplos:

Notas das provas e Estatstica de determinado curso. Altura dos alunos de determinada turma. Nmero de batidas do corao de certo grupo de alunos. Cor de olhos de um grupo de pessoas, etc.

Os exemplos acima permitem verificar que as variveis podem ou no serem mensuradas numericamente. Tal fato permite que as variveis sejam divididas em dois tipos. Acompanhe a seguir: VARIVEL QUALITATIVA - quando seus valores so expressos por atributos. Exemplos: sexo, estado civil, cor de pele, cor de olhos etc. VARIVEL QUANTITATIVA - quando seus valores so expressos por nmeros. Exemplos: notas de provas, altura de alunos, nmero de batidas do corao etc.

Grande parte das variveis estudadas em Cincia Sociais no so mensuradas numericamente, mas, indicam atributos ou certas qualidades, de tal forma que podemos colocar cada observao numa categoria preestabelecida, o que implica em dados categorizados. A varivel estado civil aloca cada indivduo pesquisado na categoria solteiro, casado, divorciado ou vivo. A varivel quantitativa ainda pode ser classificada em: discreta ou contnua.

VARIVEL DISCRETA OU DESCONTNUA - quando assume somente pertencentes a um conjunto enumervel, normalmente resultante de contagem.

valores

VARIVEL CONTNUA - quando pode assumir qualquer valor num certo intervalo razovel de variao, normalmente resultante de mensurao.

a) Varivel Discreta

I - Populao: conjunto de estudos de psicologia Varivel: nmero de batidas do corao II - Populao: jogadas possveis de um dado Varivel: o valor da face do dado III - Populao: famlias residentes no municpio Varivel: nmero de filhos, etc.

b) Varivel contnua

I) Populao: conjunto de estudante de psicologia Varivel: idade II) Populao: bombons de certo tipo e marca Varivel: peso lquido III) Populao: dilatao do filete de mercrio do termmetro Varivel: temperatura, etc.

Diferena entre as variveis discreta e contnua: Voc, noite ao ir deitar tem 1,65m e desperta pela manh com 1,70m. Voc cresce 5 cm de forma instantnea? No, voc cresce aos poucos e entre 1,65 e 1,70 voc tem infinitas alturas. Para a varivel discreta observamos que no possvel aumentar o nmero de pessoas de 22 para 22,57. No podemos aumentar em 0,57 pessoa. S podemos aumentar em uma unidade.

O Mtodo Estatstico e a Pesquisa

Praticamente em qualquer literatura de metodologia cientfica o estudante poder verificar como o trabalho cientfico depende do mtodo estatstico. Veja como est relacionada a estatstica e o trabalho cientfico:

Todo trabalho cientfico precisa, acima de tudo, ter qualidade e exatido, para provar a tese proposta e facilitar o entendimento e para que outros pesquisadores, mesmo de outras reas possam utiliz-lo. inegvel e crescente a complexidade dos fenmenos com os quais o pesquisador (cientista) se defronta. O avano cientfico, cada vez mais acelerado e difuso, coloca a disposio do cientista uma enorme gama de informaes que, se no forem colocadas de maneira clara e precisa, em vez de facilitar podem dificultar e prejudicar a sua utilizao. A estatstica um dos principais instrumentos, no s como forma de resultados, mas principalmente para a coleta e processamento dos mesmos (FILHO, 1998, p.167)

O Mtodo Estatstico O mtodo estatstico compreende um conjunto de etapas (fases) que devem ser desenvolvidas para atingir os resultados de um estudo estatstico completo relativo a um determinado fenmeno.

A FIGURA 1.5 a seguir sintetiza as fases principais do mtodo com os tipos de Estatsticas j vistas anteriormente.

FIGURA 1.5

Estatstica Descritiva
I. definio do problema II. planejamento III.coleta de dados IV.apurao dos dados V.apresentao dos dados VI.anlise e interpretao dos dados (clculo de estatstica ou parmetros, alm de generalizaes, etc

Obteno de dados

Fases do mtodo estatstico

- apresentao tabular Anlise Exploratria de Dados - apresentao grfica - clculo de medidas de posio e de variao. Estatstica Indutiva

Para voc compreender melhor os itens da figura a seguir, acompanhe os detalhes a seguir:

I. Definio do Problema A primeira fase do mtodo estatstico consiste em uma definio ou formulao correta do problema a ser estudado.

II. Planejamento A etapa seguinte consiste em se determinar o procedimento necessrio para resolver o problema, isto , como levantar as informaes sobre o objeto do estudo. Responder que todos devem ser obtidos? Como se deve obt-los? etc.

III. Coleta de dados A terceira etapa compreende a coleta de dados propriamente dita.

IV. Apurao dos dados Antes de comear a analisar os dados, feito um tratamento prvio a fim de torn-los mais expressivos. A quarta etapa do mtodo faz ento a apurao ou sumarizao dos dados, que consiste em resumi-los, atravs de contagem e agrupamento.

V. Apresentao dos dados Depois dos dados estarem apurados, podem ser apresentados em: Tabelas; Grficos;

VI. Anlise e Interpretao dos Dados Nesta etapa o interesse maior reside em tirar concluses que permitem ao pesquisador resolver o seu problema. A anlise de dados est, essencialmente ligada no clculo das medidas, que pode ser expressa na forma de parmetros ou estatsticas que evidenciam caractersticas do conjunto. Pela figura anterior a Estatstica Descritiva no englobaria alm das medidas de posio e variao, porm se elas representarem estatsticas e o pesquisador quiser proceder a generalizaes sobre a populao, ento estar praticando a Estatstica Indutiva.

Porque estudar a Estatstica no seu Curso?

No contexto da formao de um aluno que seja capaz de manejar os conceitos e procedimentos bsicos de uma investigao cientfica, destaca-se a necessidade do conhecimento no campo da Estatstica. Em se tratando de uma disciplina de vastas contribuies ao campo de anlise de dados cientficos, interessa para a formao pretendida pelo nosso Curso, os conceitos e procedimentos relacionados a sua aplicao na rea das Cincias. Espera-se, portanto, que ao final desta disciplina voc saiba descrever, explorar e comparar dados estatsticos, de modo que seja capaz de ler informaes dispostas atravs das formas tradicionais de apresentao de dados. Vale acrescentar que sua relao com as demais disciplinas tanto direta - atravs de sua aplicao como mtodo de exposio no caso da leitura de textos acadmicos que faam uso de conceitos e mtodos desta rea do conhecimento.

Algumas consideraes 1) Existe diversificaes dos autores em relao a classificao das fases do mtodo estatstico. 2) As fases do mtodo estatstico propostas em nossos estudos esto baseadas em (TOLEDO, 1995, p. 20-26), verifique! 3) Alguns autores agrupam as quatro primeiras fases do mtodo apresentado, como Obteno de dados. Veja em (BARBETTA, 1998, p.15-35). 4) A abrangncia da Anlise Exploratria de Dados (AED) considerada na FIGURA 1,5 e alicerada na Unidade II est baseada em (BUSSAB, 1998).

Estatstica no Brasil e no Mundo.

Existem na atualidade inmeros sites nacionais e internacionais relativos ao assunto Estatstica. No site: http://www.est.ufmg.br/enet, onde voc encontrar de forma concentrada, links para: As principais instituies nacionais da estatstica como IBGE, ABE, CFE, etc. Os eventos atuais nacionais e internacionais de estatstica. Pginas de grupos de pesquisa no Brasil. Sites nacionais fornecidos de ndices econmicos. Sites de material educacional, inclusive com livros on-line disponveis. Associaes nacionais e internacionais. Pginas sobre temas tericos especficos. Editores e livros. Banco de dados estatsticos. Instituies - com atividades relacionadas coma Estatstica. Sites e softwares. Departamentos acadmicos de estatstica das Universidades. Listas de discusso. Principais peridicos nacionais e internacionais, etc.

EXERCCIOS DE FIXAO
Leia com ateno os enunciados e responda:

1) Leia o captulo 2 "Obteno de Dados" da referncia (BARBETTA, 1998) e verifique como o questionrio um importante meio de coleta de dados. A referncia tem na biblioteca da UNISUL. Constatamos esta importncia pelo exemplo simples de sua matrcula na UNISUL todo semestre. Por meio deste formulrio a UNISUL faz todo um controle de alunos matriculados, trancamentos e outras formas diversas.

2) Vamos ver algumas estatsticas via Internet. Entre no site : http://teses.eps.ufsc.br . Clique
HT TH

em estatsticas e verifique as reas de concentrao mais visitadas, as teses e dissertaes mais visitadas, entre outras estatsticas. Aproveite e veja quantas vezes a tese do professor Alkaim foi visitada desde sua publicao. Esta navegao objetiva juntar fenmenos estatstico, variveis e estatsticas no Brasil.

3) A nvel internacional, um site interessante o http://www.confe.com.br/inter.htm .


HT TH

Voc ter acesso a um grande nmero de sites de agncias internacionais de estatstica, a exemplo do IBGE aqui no Brasil.

4) Apresente uma concepo para a palavra "ESTATSTICA".

5) Qual a interpretao de ESTATSTICA DESCRITIVA?

6) Qual a interpretao de ESTATSTICA INDUTIVA?

7) Conceitue populao ou universo estatstico. D exemplo.

8) Idem para amostra. D exemplo.

9) O que fenmeno estatstico?

10) Conceitue varivel discreta. D exemplo.

11) Conceitue varivel contnua. D exemplo.

12) Conceitue fase do mtodo estatstico.

13) Quais so as principais fases do mtodo estatstico?

Sugerimos que leia Entrevista feita por Triola a Paul Mones. Usar a referncia (TRIOLA, 1999, p.17), que se encontra na biblioteca da UNISUL e veja como um advogado fala da Estatstica do Direito.

CAPTULO 3
OS SMBOLOS MAIS UTILIZADOS NO CURSO DE ESTATSTICA E NOTAO SIGMA

Objetivos de aprendizagem
Diferenciar a simbologia utilizada em nosso curso. Saber utilizar anotao de somatrio ().

I) Glossrio de Smbolos
A) Letras Latinas SMBOLO SIGNIFICADO amplitude total de dados amplitude do intervalo de classe

c
Md

elemento de posio da mediana experimento aleatrio

fj

freqncia absoluta simples

fr Fant.

freqncia relativa simples

freqncia absoluta acumulada da classe anterior

Fj

freqncia absoluta acumulada

Fr

freqncia relativa acumulada

f (x ) l Md

Funo

limite inferior da classe da mediana

lMo

limite inferior da classe modal

d o

nmero de classes de uma distribuio de freqncia

Mediana

Moda

p ( xi )

probabilidade do valor numrico desvio padro amostral

( xi )

s
U

espao amostral ou conjunto universo

Unio Interseo elemento do espao amostral

xi
xj

ui

varivel aleatria

valor numrico de varivel aleatria

ponto mdio da classe de distribuio de freqncia

valor da mdia amostral

z
B) Letras Gregas

varivel escore da distribuio normal padro

SMBOLO

SIGNIFICADO diferena de freqncia na moda segundo Czuber

(delta) mdia aritmtica populacional (mi) desvio padro populacional

(sigma minsculo)

somatrio

(sigma maisculo) proporo populacional (pi)

II) Notao Sigma ou Somatrio ( )

O smbolo deve ser lido como somatrio de ou soma de, indicando uma soma de valores determinado conjunto.

Notao completa: entendeu?

a
i =1

= a1 + a 2 + ... + a k , sendo a elemento do conjunto A. No

Veja o exemplo: = { ,2,3,1,5} 1

Utilizando a notao de somatrio, apresentar a soma dos valores de A. Os elementos de A sero designados por a i , onde i varia de 1 a 5.
P P

Ento:

i=1

= a1 + a

+ a

+ a

+ a

= 1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 15

No somatrio

i =1

Limite superior do somatrio

Limite inferior do somatrio

Veja como utilizar melhor a notao de somatrio

Seja o conjunto a seguir um conjunto de somatrio de notas de Estatstica de 10 alunos.

= {5,2,1,6,10,8,6,9,7,3} , obter as seguintes somas:


a)

e
i =1

b)

e
i =2

c)

e
i =1

10

d)

e
i =2

2 i

3 e) ei i =1

Ento: a)

e
i =1 5

= e1 + e2 + e3 + e4 = 5 + 2 + 1 + 6 = 14 = e2 + e3 + e4 + e5 = 2 + 1 + 6 + 10 = 19 = e1 + e2 + ........ + e10 = 5 + 2 + 1 + 6 + 10 + 8 + 6 + 9 + 7 + 3 = 57
2 2 2 2 = e2 + e 32 + e4 + e5 + e6 = 2 2 + 12 + 6 2 + 10 2 + 8 2 = 205 2

b)

e
i =2 10

c)

e
i =2 6 i =2

d)

2 i

e)

2 2 ei = (e1 + e2 + e3 ) = (5 + 2 + 1) = 64 i =1

EXERCCIOS DE FIXAO
Leia com ateno os enunciados e responda:

1) Vamos praticar um pouco de somatrio:

1 a) sendo A = { ,2,3,4,5} e B = {8,9,10,11,12}, calcular:

1)

a
i =1 4 i =1

2)

a
i=2
5 i =1

2 i

3)

4 ai i=1

4)

aibi

5)

(ai + bi )

6)

(a
i =3

3) ,

onde ai elemento do conjunto A e bi elemento do conjunto B.

b) Calcule os seguintes somatrios: 1)

(d
i=4

+ 3) para D = {4,5,6,7,8}

2)

(di = 1)
i =1

para D = {2,5,6,9}

2) Vamos trabalhar com smbolos. Ser de grande valia voc acessar a planilha eletrnica Excel, e saber usar os aplicativos

fx .

- permite voc somar valores e

fx

- permite voc trabalhar com um extenso grupo de funes estatsticas.

Tente voc capaz. Sejam os valores do conjunto A = {4,5,6,7,8} . Primeiro some-os utilizando o

e depois ache a mdia aritmtica destes valores com o

fx .

Conhea tambm o BioEst 2.0 na referncia (AYRES, 2000). O manual acompanhado com cd-rom de faclima instalao e esto disponveis na biblioteca da UNISUL. Se estiver interessado em conhecer outros softwares estatsticos, acesse o site: http://est.ufmg.br/nent e navegue em softwares.

You might also like