You are on page 1of 2

1) Objetos de prata ficam revestidos, com o passar do tempo, por uma camada escura, devido formao do sulfeto de prata,

, derivado da reao da prata com compostos de enxofre provenientes do ar atmosfrico. Essa pelcula pode ser removida, atravs da reao do sulfeto de prata com o alumnio metlico, o qual substitui a prata apenas na pelcula escura, conforme reao abaixo: 2Al(s) + 3Ag2S Al2S3 + 6Ag a) Qual o nmero de oxidao da prata nos reagentes e produtos da reao, respectivamente? b) Qual o elemento cujo nmero de oxidao no varia? c) Qual o agente oxidante e qual o redutor na reao, respectivamente? d) Entre as substncias presentes na equao, quais so classificadas como substncias simples?

2)A hidrazina (N2H4) e o tetrxido de dinitrognio (N2O4) formam uma mistura autoignitora que tem sido utilizada como propulsor de foguetes. Os produtos da reao so N2 e H2O. Assinale a equao qumica balanceada para esta reao e a substncia que funciona como agente redutor:

3)Na produo de combustvel nuclear, o trixido de urnio transformado no hexafluo reto de urnio, como representado pelas equaes qumicas:

I. UO3(s) + H2(g) UO2(s) + H2O(g) II. UO2(s) + 4HF(g) UF4(s) + 2H2O(g) III. UF4(s) + F2(g) UF6(g) Sobre tais transformaes, pode-se afirmar, corretamente, que ocorre oxirreduo apenas em: a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III. 3. No existe um mecanismo totalmente definido para explicar a reteno de nions pelo solo. O nitrato (NO3), por exemplo, movimenta-se com a gua do solo at mesmo sob condies de extrema seca e acumula-se na superfcie; j o sulfato (SO4)2 tem a possibilidade de ser retido, mesmo que fracamente, por cargas positivas que podem desenvolver-se em certos tipos de argila com valores de pH baixos (cido). Os solos contendo ferro e alumnio adsorvem o sulfato nas cargas positivas que neles se desenvolveram, mas h pouca reteno, a qual tem reduzida importncia acima de pH 6,0. Grandes quantidades de enxofre podem ser retidas em acumulaes de gesso, em regies ridas e semi-ridas. (LOPES, A. S. Manual de fertilidade do solo. So Paulo: ANDA/POTAFUS, 1989.) Com base no texto e sabendo-se que o ferro pode se apresentar como on Fe2+ e Fe3+ e o alumnio como Al

3+, pede-se fornecer: I. O Nox do nitrognio no on nitrato e do enxofre no on sulfato. II. As frmulas dos compostos formados pelos ons Fe2+ e Fe3+ com o on nitrato e do on Al 3+ com o on sulfato. 1. (MODELO ENEM) A diminuio na quantidade de oznio estratosfrico , em princpio, indesejvel, pois permite um aumento da incidncia da radiao ultravioleta na superfcie da Terra. Um mtodo para deter minar a concentrao de O3 em uma amostra de ar baseia-se na reao qumica representada pela equao a seguir: O3 + 2I + 2H+ O2 + I2 + H2O Com base na equao qumica, considere as afirmativas a seguir. I. O nmero de oxidao do iodo varia de 1 a zero. II. O oxidante da reao o on I. III.O nmero de oxidao do elemento oxignio varia de zero a 2. Est(o) correta(s): a) somente I b) somente II c) somente III d) somente I e III e) somente I e II

You might also like