You are on page 1of 2

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente Profa: Edilene Maria de Oliveira Desafio

Os alunos, divididos em equipes de trabalho de 3 a 5 pessoas, devero estruturar um relatrio final, a partir do cumprimento das etapas abaixo, onde identificaro a melhor forma de planejamento ambiental na rea de saneamento bsico para um municpio. O grande desafio conhecer as diversas formas de utilizao das ferramentas de planejamento e compreender o planejamento ambiental como forma de minimizar os diversos impactos ambientais inerentes ao desenvolvimento do municpio.

Autor: Ronaldo Tavares de Arajo - Centro Universitrio Anhanguera

Leme

Etapa n. 1 Aula-tema: Sustentabilidade


Essa atividade importante para que voc defina a equipe de trabalho, conceitue e identifique sustentabilidade e sua aplicao no planejamento ambiental. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos a seguir.

PASSOS
Passo 1 - Escolha sua equipe de trabalho. O grupo deve ser composto por 3 a 5 alunos. Passo 2 Leia os artigos disponveis http://www.fbds.org.br/fbds/rubrique.php3?id_rubrique=282 e http://www.sustentabilidade.org.br/default.asp Conceitue e identifique sustentabilidade e sua aplicao no planejamento ambiental. em:

Passo 3 - Rena-se com os demais integrantes de sua equipe de trabalho e analisem os conceitos e aplicaes da sustentabilidade na questo do planejamento de aes ambientais direcionadas ao saneamento bsico de um municpio. Passo 4 - Confeccione um texto (mnimo de 1 e mximo de duas pginas, fonte Arial 12, espaamento 1,5 linhas, respeitando as normas de citao bibliogrfica da ABNT) a respeito do passo 3.

Etapa n 2 Aula-tema: Poltica Nacional do Meio Ambiente


Essa atividade importante para que voc se inteire da legislao ambiental brasileira. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos a seguir.

PASSOS
Passo 1 - Leia a Lei n 6.938/ 1981, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938compilada.htm Passo 2 - Leia a Resoluo CONAMA 237 que regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Poltica Nacional do Meio Ambiente em: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html

Passo 3 - Rena-se com sua equipe para debater sobre a Poltica Nacional de Meio Ambiente. Nesta discusso, vocs devero identificar e relatar por meio de um texto (mnimo de 1 e mximo de 2 pginas, fonte Arial 12, espaamento 1,5 linhas, respeitando as normas de citao bibliogrfica da ABNT) sobre: As aplicaes da Poltica Nacional do Meio Ambiente quanto ao planejamento ambiental.

Etapa n 3 Aula-tema: Saneamento Ambiental


Essa atividade importante para que voc conhea a importncia dos sistemas de saneamento ambiental e sua interao no planejamento ambiental para um municpio. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos a seguir.

PASSOS
Passo 1 - Consultem www.sabesp.com.br, para saber quais so os principais sistemas de tratamento de gua existentes e sua interao no planejamento ambiental. Passo 2 Consulte www.cetesb.sp.gov.br , e http://www.cidades.gov.br/secretariasnacionais/saneamentoambiental/biblioteca/biblioteca , para saber quais so os principais sistemas de tratamento de esgotos existentes e sua interao no planejamento ambiental. Passo 3 - Consulte http://www.estre.com.br/br/index.html , para saber quais so os principais sistemas de tratamento de resduos slidos e sua interao no planejamento ambiental. Passo 4 - Rena-se com sua equipe para debater sobre a importncia do saneamento ambiental para um municpio. Nesta discusso, vocs devero identificar e relatar por meio de um texto (mnimo de 1 e mximo de duas pginas, fonte Arial 12, espaamento 1,5 linhas, respeitando as normas de citao bibliogrfica da ABNT) sobre: As interaes do Saneamento Ambiental com as formas de planejamento ambiental.

Rena as atividades das etapas 1, 2 e 3 num relatrio nico e poste no ambiente de aprendizagem. Respeite as pginas solicitadas em cada etapa, como tambm as normas da ABNT estabelecidas em cada etapa.

You might also like