You are on page 1of 2

PECADOS CAPITAIS

1 SOBERBA OU ORGULHO Tenho respeitado o meu corpo como templo vivo do Esprito Santo, feito a imagem e semelhana de Deus? Sou orgulhoso(a)? Sou soberbo(a)? Sou auto-suficiente? Tenho sempre necessidade de chamar ateno? Sei controlar a minha vida emocional? Conheo-me como sou? Vivo num ativismo estressante? Me considero e me comporto como o salvador do mundo? 2 AVAREZA Qual tem sido a minha atitude em relao aos que recebem salrios insuficiente? falta de moradia e a moradia indigna? Ao desemprego e subemprego? Aos doentes que sofrem com a falta de remdios e de atendimento mdico-hospitalar? E em relao ao analfabetismo? Como tenho vivido a pobreza evanglica? Tenho esbanjado com compras inteis, bebidas alcolicas, comidas exageradas, roupas que exaltam apenas a vaidade? Estou usando bem o dinheiro em minha vida? Sou materialista demais? Sou muito apegado s coisas materiais? Sou consumista? 3 IMPUREZA OU LUXRIA Como vivo a minha sexualidade? Como est o orgulho da carne? Tenho relacionamento errado? Sou adltero(a)? Sou permissivo(a)? Acho que tudo est certo, que cada um faz o que acha certo ou reflito e analiso os fatos luz da doutrina crist? 4 IRA Sou uma pessoa impaciente? Sou uma pessoa irada? Vingativa? Estou sempre com raiva? 5 GULA Como vai a gula em minha vida? Eu vivo sempre a vida de prazer? Sou moderado(a) no uso da bebida, da comida e do cigarro? No uso dos remdios? Em assistir televiso? 6 INVEJA Sou uma pessoa invejosa? Sou uma pessoa ciumenta? Guardo ressentimento? Como vivo a amizade com as pessoas que me rodeiam? Estou zelando da unidade da minha famlia? Converso com a devida calma e serenidade com meus filhos? Com minha esposa? Com meu esposo? 7 PREGUIA Como vai minha preguia? Como vai minha omisso? Sou perseverante em minhas atividades e trabalhos? Preocupo-me com o meu lazer e descanso fsico e intelectual? Como ocupo o meu tempo?

ARQUIDIOCESE DE GOINIA PARQUIA CRISTO REI


Garavelo Residencial Park Aparecida de Goinia - GO

PARQUIA N. Sr DA PENHA
Jardim Buriti Sereno Aparecida de Goinia - GO

SACRAMENTO DA RECONCILIAO
"Recebeis o Esprito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-o perdoados. (Joo 20,22-23)

PREPARAO - EXAME DE CONSCINCIA - DOUTRINA CRIST


*O pecado uma ofensa a Deus, uma ruptura da comunho com Ele e com a Igreja. O pecado fere e enfraquece o prprio pecador, suas relaes com Deus e com o prximo. Pelo pecado o homem se afasta, se separa de Deus. "Se dizemos que no temos pecado, enganamo-nos a ns mesmos, e a verdade no est em ns. Se reconhecemos os nossos pecados, Deus a est, fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqidade" (I Jo 1,8-9). * O sacramento da reconciliao (Confisso ou Penitncia) foi institudo por Jesus Cristo, quando confiou a Pedro a misso de perdoar os pecados: "Eu te darei as chaves do reino dos Cus: tudo o que ligares na terra ser ligado nos cus, e tudo que desligares na terra ser desligado nos cus" (Mt. 16,19). E ainda: "Recebei o Esprito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-o perdoados; aqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-o retidos."(Jo 20,22-23). *A palavra "confessar", significa "anunciar", "proclamar". Ao confessar nossos pecados, ns anunciamos que o amor de Deus mais forte do que o mal que cometemos. Aquele que se confessa est fazendo sua profisso de f no perdo de Deus. o reconhecimento e o louvor da santidade de Deus e de sua misericrdia para com o homem pecador.

PARA FAZER UMA SANTA CONFISSO PRECISO:


EXAME DE CONSCINCIA: Fazer um balano geral da prpria vida (gestos, atitudes, pensamentos, desejos, projetos, relacionamento humano, etc.) luz da palavra de Deus e dos ensinamentos da igreja; SINCERO ATO DE ARREPENDIMENTO: Deus perdoa sempre, mas Ele exige de ns o srio compromisso de nunca mais pecar. "Vai e no tornes a pecar" (Jo 8,11), pede Jesus mulher flagrada em pecado; CONFISSO OU ACUSACO DOS PECADOS: O padre amigo de todas as horas e o Ministro de Deus que concretiza o perdo de Deus em nossa vida. O sacramento o sinal e o instrumento do amor misericordioso de Deus para com o pecador. Aps ter ouvido nossos pecados e orientado novamente a nossa vida para o bem, obrigado a guardar segredo absoluto a respeito dos pecados confessados; ABSOLVICO: Quando estamos sinceramente arrependidos, Deus perdoa a TODOS os nossos pecados, pequenos ou grandes, e ESQUECE todas as nossas faltas passadas. O perdo de Deus a maior demonstrao do amor infinito do Pai que acolhe de volta seus filhos e filhas sinceramente arrependidos (Lc 15, 11-32); SATISFACO OU PENITNCIA: Perdoados, estamos prontos a viver a vida da graa abundante do Pai. Muitos pecados prejudicam o prximo e, por isso mesmo, preciso fazer alguma coisa para reparar esse mal. Ns demonstramos nossa alegria em caminhar na presena de Deus, cumprindo o compromisso ou penitncia que o sacerdote sugere no fim da confisso.

OS MANDAMENTOS DA IGREJA
1 - Participar, ativa e piedosamente, da missa inteira nos domingos e dias santos. 2 - Confessar-se ao menos uma vez por ano. 3 - Comungar ao menos pela Pscoa da Ressurreio. 4 - Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a santa me Igreja. 5 - Pagar o dzimo segundo o costume

ATO DE CONTRIO
Meu Deus, eu me arrependo de todo o corao de vos ter ofendido, porque Sois bom e amvel. Prometo com a vossa graa, esforar-me para ser bom. Meu Jesus, misericrdia.

OS DEZ MANDAMENTOS DE DEUS


1 MANDAMENTO
"Amars ao Senhor teu Deus de todo o corao, de toda a alma e de todo o entendimento" Duvidei da existncia de Deus? Acreditei apenas num ser supremo? Reneguei ou abandonei a minha f? Procurei conhecer a palavra de Deus e a doutrina crist com perseverana? Rezei todos os dias? Sei agradecer a Deus pelos benefcios recebidos? Li livros ou revistas imorais, escritos ou jornais contrrios a minha f e aos bons costumes? Zombei da sua religio ou de seus ministros? Zombei das coisas santas e de Nossa Senhora? Desconfiei da misericrdia de Deus? Queixe-me de sua providncia nas doenas, na pobreza e nas dificuldades da vida? Revoltei-me contra Deus? Deixei de fazer os atos de f, esperana e caridade? Tenho me portado como o autntico cristo na vida? Freqentei reunies religiosas, cultos ou organizaes contrrias a minha f? (Espiritismo, Umbanda, Quimbanda, Jorei, Sarava Batuque, Curandeirismo, Seicho-no-I, Cartomantes, Magia, Feiticeiros, Adivinhos, Maonaria, Rosa Cruz, Budismo, etc.) Fao uso de objetos supersticiosos, como amuletos e figas? Lidei com despachos e interpretao de pressgios ou agouros? Acreditei e usei horscopo e numerologia? Fiz curso de controle mental, desenvolvimento mental e emocional ou meditao transcendental? Coloquei as coisas do mundo, tais como dinheiro, prazer, poder, negcios ou os meus prprios conhecimentos acima de Deus? Adorei ou evoquei Satans? Evoquei os espritos dos mortos? Acredito na reencarnao?

5 MANDAMENTO
"No Matars" Expus-me ao perigo de vida sem necessidade? Fui imprudente no trnsito? Tentei suicdio? Fui imoderado no comer e no beber? Embriaguei-me? Usei txicos? Deixei de ajudar o prximo em suas necessidades espirituais ou materiais? Briguei? Alimentei pensamentos ou desejos de vingana? Conservei alguma inimizade? Tive raiva ou dio do meu prximo? Desejei-lhe algum mal? Desejei-lhe a morte? Denunciei algum injustamente para tirar proveito? Desrespeitei os direitos dos outros? Causei prejuzo ao prximo com atitudes, crticas e impiedosas censuras, maledicncias, maus juzos e calnias? Disse palavras injuriosas para o meu prximo? Espanquei algum? Feri algum? Falei dos defeitos alheios sem caridade e sem inteno de corrigir fraternalmente? Coloquei em perigo a vida corporal ou espiritual de algum? Com omisso? Com palavras? Com atitudes exageradas? Sou bajulador e oportunista? Deu mau exemplo? Fiquei triste e senti inveja da prosperidade e do sucesso do prximo? Me neguei a visitar um doente por comodismo ou preguia? Deixei de prestar socorro a um acidentado? Pratiquei aborto? Aconselhei ou forcei a prtica do aborto?

6 MANDAMENTO
"No pecar contra a castidade" Produzi, distribu, li ou assisti material pornogrfico? Entreguei-me a prostituio? Cometi pecados impuros comigo mesmo, atravs da masturbao? Cometi pecados impuros com animais? Pratiquei o estupro? Pratiquei a poligamia? Pratiquei o incesto? Cometi adultrio, mantendo relaes fora do casamento? Desejei o adultrio? Defendi a promiscuidade e as relaes sexuais antes do casamento? Defendi o divrcio? Provoquei a separao dos casais?

2 MANDAMENTO
"No pronunciars em vo o nome do Senhor teu Deus" Pronunciei o nome de Deus sem nenhum respeito, dizendo palavras irreverentes? Blasfemei, isto , proferi contra Deus, a Igreja de Cristo, os Santos e as coisas sagradas, palavras de dio, de ofensa, de desafio? Recusei ao auxilio de Deus? Desconfiei de Deus? Jurei falso sem necessidade? Prometi coisas ruins com juramento? Deixei de cumprir promessas e votos?

7 MANDAMENTO
"No furtars" Furtei alguma coisa dos outros? Aceitei ou comprei coisas furtadas? Planejei algum furto? Fiquei com coisas achas, sem procurar o dono? Causei prejuzo a algum de propsito ou por negligncia, mediante fraude, usura e explorao? Paguei minhas dvidas? Procurei reparar os danos causados? Abusei de altos preos? Cobrei juros excessivos? Enganei o prximo nas compras e nas vendas? Desperdicei tempo no trabalho? Retive coisas que deveria ter dado ao prximo? Obedeci s justas leis do Estado? Soneguei impostos? Aproveitei-me, ilicitamente dos bens pblicos? Usei mal ou desperdicei os bens pblicos?

3 MANDAMENTO
"Guardars o Domingo e dias santos de preceito" Participei das missas inteiras aos domingos e dias santos? Fui desrespeitoso(a) ou irreverente na Igreja ou Capela, rindo e conversando inutilmente, sobretudo durante a celebrao da Santa Missa e dos Sacramentos? Aproveitei esses dias para rezar mais e passar mais tempo com a famlia? Obriguei outros a trabalhar sem justa causa em dia santo? Confessei sem contrio sincera e sem firme propsito de corrigirme? No cumpri a penitncia imposta pelo sacerdote? Tenho observado o preceito da confisso anual e da comunho pascoal? Faltei ao jejum prescrito? Ajudei minha comunidade e participei com interesse da vida paroquial? Rezei pela Igreja? Pago, mensalmente, o dzimo?

8 MANDAMENTO
"No levantars falso testemunho" Menti? Falei mal dos outros? Difamei algum? Fiz juzos falsos e temerrios sobre algum? Semeei discrdia e inimizades na famlia? Provoquei inimizades? Dei falso testemunho contra o prximo? Fiz fofoca e mexericos? Gosto de ouvir falar mal dos outros? Exagerei as faltas dos outros? Reparei o mal que fiz com calnias, fofocas e mexericos?

4 MANDAMENTO
"Honrars Pai e Me" Fui malcriado para com meus pais e superiores? Entristeci-os gravemente? Desejei-lhes mal? Desobedecilhes? Tive vergonha de meus pais? Neguei-lhes minha ajuda e assistncia sobretudo se velhos e doentes? Amo a meus pais? Honro a meus pais? Perdoo-lhes? Rezo por eles? Ensino as oraes do cristo aos meus filhos? Rezo com eles e com o meu marido ou minha mulher? Oriento e converso com meus filhos a respeito da vida afetiva, sexual, drogas, lcool, etc.?

9 MANDAMENTO
"No cobiar a mulher do prximo" Olhei para alguma mulher ou homem com desejos libidinosos? Tive comportamento despudorado? Pratiquei o voyeurismo? Facilitei ou cedi cobia ou concupiscncia carnal? Desviei-me da retido sexual?

10 MANDAMENTO
"No cobiar as coisas alheias" Desejei as coisas alheias? Tive inveja do bem alheio? Desejei me apropriar do bem alheio? Senti ambio desregrada? Tive apego imoderado s riquezas e ao poder que elas proporcionam?

You might also like