You are on page 1of 8

ESTADO DO PIAU - PODER JUDICIRIO SECRETARIA DO JUIZADO ESPECIAL CVEL E CRIMINAL ZONA CENTRO EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ

DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CIVIL E CRIMINAL ZONA CENTRO DA COMARCA DE TERESINA PI

JAILTON ALVES DE SOUZA, brasileiro, casado, empresrio, portador da cdula de RG sob n 996.326 SSP/PI, inscrito no CPF sob n 396.447.583-15, residente e domiciliado na Rua Baro de Castelo Branco, n 940, Bloco E, Ap. 204, Residencial Montese, Bairro Cidade Nova, Zona Sul, Teresina PI, CEP 64.016-515, vem, respeitosamente, a presena de Vossa Excelncia ajuizar a presente:

AO DE RESTITUIO DO VALOR PAGO C/C INDENIZAO POR DANOS MORAIS

Em face de APTX GROUP LTDA, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ n 08.972.582/0002-60, com domiclio comercial em 912 Sul Alameda 11, 0 Lote 13 Andar 2, Sala 02 - Plano Diretrio, Palmas - Tocantins, CEP: 77.023-480 e Apetrexo.com, empresa do grupo APTX GROUP LTDA, j qualificado, (CNPJ), com domiclio comercial na Avenida das Amricas, n 700, Bloco-03, Sala 207, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro RJ, com fundamento no Art. 5, XXXII da Constituio Federal, art. 282 do Cdigo de Processo Civil, artigos 6, VIII e artigo 18, ambos do Cdigo do Consumidor, pelos motivos que passa a expor:

I - DOS FATOS

O autor realizou a compra de um Relgio Ferrari, modelo Fuel Chronograph Analgico FB003-V, masculino e de cor vermelha no valor de R$ 439,00, conforme nota fiscal (em anexo), no dia 06/01/2012 pelo site Apetrexo.com, tendo seu pedido processado no dia 07/01/2012. Aps o recebimento do produto, que ocorreu no dia 11/01/2012, o autor constatou que alguns ponteiros do cronmetro no funcionavam e que o relgio atrasava cerca de 10 a 13 minutos dirios e s vezes at mais tempo. Aps a verificao de tais vcios, o autor entrou em contato com a empresa responsvel pelo telefone (21)2332-7901 RJ e depois de incansveis tentativas conseguiu ser atendido inicialmente por uma atendente de nome Natlia. O mesmo solicitou o protocolo de atendimento e foi informado por ela que a empresa no fornecia nenhum tipo de protocolo, porm, mesmo assim, prosseguiu com seu tento. O autor informou atendente que o relgio apresentava os vcios j descritos anteriormente e pediu algum tipo de soluo. A atendente lhe informou que pela sua experincia o problema seria apenas na bateria do relgio, pois o produto deveria ser de um estoque mais antigo e, portanto, com uma bateria antiga, e que essa poderia ser trocada. Ento, esse dirigiu-se at uma loja de relgios de sua confiana, nesta cidade, para efetuar a troca e assim o fez. Ressalte-se que o autor apresentou o problema para o funcionrio da loja e esse tambm o informou que o problema poderia ser resolvido com a troca da bateria, sem nunca fazer meno em relao a perda da garantia. Entretanto, o problema persistiu e novamente ele entrou em contato com a empresa, que assim, pediu o envio do produto e autorizou a postagem(em anexo) no dia 16/01/2012 e no dia 17/01/2012 o autor enviou o produto via sedex (cpia em anexo), sendo entregue para a empresa em face no dia 19/01/2012. No dia 23/01/2012, aproximadamente s 10:30 hrs, o autor entrou em contato novamente com a empresa, atravs da atendente de nome Camila e foi informado que a mercadoria j teria sido enviada e o mandou aguardar a chegada do produto, sem inform-lo se o problema teria sido resolvido ou no. No dia 27/01/2012, aproximadamente s 11:00 hrs, ligou novamente e foi recepcionado por uma atendente de nome Jssica, que falou que o produto continuava na situao onde se aguardava a entrega. No dia 01/03/2012, quase 50 dias aps o envio da mercadoria e tambm de incansveis tentativas de contato com a parte r, a mercadoria
2

retornou ao autor sem nenhuma resposta, alm de no conter nenhuma informao sobre soluo do problema e, novamente apresentando o mesmo vcio. No dia 09/03/2012, o autor ligou para a parte r e falou com a atendente Natlia, que passou a ligao para o setor de trocas e devolues, gerenciado por uma pessoa de nome Beatriz, a qual lhe informou que o problema no poderia ser resolvido. II - DO DIREITO Cuida-se de relao de relao de consumo existente entre as partes, prevista nos artigos 2 e 3 do Cdigo do Consumidor, in verbis:
Art. 2. Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. (grifei) Art. 3. Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. (grifei)

Neste caso, a APTX GROUP LTDA vendeu para a autora um relgio da marca FERRARI, de modelo e caractersticas j descritas no contexto fatdico, no valor de R$ 439,00 (quatrocentos e trinta e nove reais), conforme nota fiscal n 075.572 (em anexo). Destaque-se que, pouco tempo aps a compra, o produto apresentou uma srie de problemas, motivo pelo qual o consumidor entrou em contato com a empresa e foi orientado de que o defeito seria a bateria e que a simples troca da mesma resolveria o problema. Em que pese a compra tenha sido efetuada por meio virtual, ou seja, por meio do site de compras da mesma: apetrexo.com. Em sede de tpica relao de consumo deve-se atentar para o fato de que a venda de produto vincula a empresa fornecedora de forma que inarredvel a incidncia das disposies protetivas do Cdigo de Defesa do Consumidor, sendo inevitvel o reconhecimento da vulnerabilidade da autora. O microssistema legal, institudo pela Lei 8078/90, destinado garantir o equilbrio processual na relao de consumo, garantindo a parte que seja lesado o devido

amparo. Ao caso ntida a violao ao consumidor, tendo em vista o objeto comprado ter vindo com defeito Nesse sentido, peo vnia para colacionar doutrina esclarecedora, acerca da obrigao de reparar o dano por aquele que direto ou indiretamente seja responsvel:
Sem prejuzo da incidncia da boa-f objetiva, estabelecendo deveres implcitos s partes contratantes em vista da realizao do adimplemento do contrato, no que se refere disciplina dos contratos de consumo pelo CDC, em vista do objetivo de assegurar a efetividade de direitos dos consumidores, o legislador previu, a par da obrigao principal que lhe diz respeito fornecimento de produtos ou servios -uma srie de deveres de conduta aos fornecedores. Estes tm por finalidade a proteo de interesses legtimos dos consumidores, acrescendo aos deveres contratualmente estabelecidos. A disciplina legal dos contratos de consumo, assim, foi determinada de acordo com esta viso dinmica da relao obrigacional, e na qual a fase anterior celebrao do contrato (fase pr-contratual), assume enorme relevncia. (grifei) (Bruno Miragem, Direito do Consumidor, RT, p.149).

Dessa forma, o art. 18 do CDC substancialmente relevante ao consignar que os fornecedores de produtos so solidrios pelos vcios de qualidade e quantidade que por ventura vierem a apresentar e que lhes tornem imprprios ou inadequados ao consumo. O pargrafo primeiro do artigo em comento claro quando prev que no sendo o vcio do produto sanado em trinta dias, poder o autor escolher um novo de mesma espcie, a quantia paga ou o abatimento proporcional do preo. Confira-se:
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo durveis ou no durveis respondem solidariamente pelos vcios de qualidade ou quantidade que os tornem imprprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicaes constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitria, respeitadas as variaes decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituio das partes viciadas. 1 No sendo o vcio sanado no prazo mximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha: I - a substituio do produto por outro da mesma espcie, em perfeitas condies de uso; II - a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preo. 4

Acerca do tema veja- se julgado do Egrgio Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul:
EMENTA: (...) Nos termos dos artigos 30 e 35 do CDC toda publicidade apresentada de forma suficientemente precisa, veiculada pela prestadora de servios educacionais, obriga o fornecedor que a fizer e integra o contrato que vier a ser celebrado, assegurado, inclusive, o direito de livre escolha ao consumidor, podendo exigir o cumprimento forado da obrigao, nos termos da oferta (...) (70039528526 RS , Relator: Artur Arnildo Ludwig, Data de Julgamento: 30/06/2011, Sexta Cmara Cvel, Data de Publicao: Dirio da Justia do dia 08/07/2011). (grifei)

Portanto, constitui direito subjetivo do autor a devoluo do quantun que pagou pelo produto.

DA INVERSO DO NUS DA PROVA

Como forma de facilitar a defesa dos direitos do consumidor, parte mais vulnervel da relao costumeira, o legislador ptrio estabeleceu, no inciso VIII, do art. 6, da Lei n. 8.078/90, a inverso do nus da prova, desde que configurada a verossimilhana das alegaes ou a hipossuficincia.
Art. 6. So direitos bsicos do consumidor: VIII - a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias; (grifei)

A verossimilhana est consubstanciada na documentao acostadas a esta exordial. O teor do que preceitua a Legislao Costumeira, as regras do nus da prova, estabelecidas no art. 333 do Cdigo de Processo Civil brasileiro, devem ser mitigadas diante das peculiaridades das situaes concretas postas em juzo, como forma de se buscar a verdade real e, tambm, superar os obstculos existentes para uma das partes no atinente produo de prova sobre alegaes de fatos relevantes para o deslinde da causa.

Sendo assim, a autora requer a tutela jurisdicional como medida de inteira JUSTIA, haja vista os constantes e flagrantes abusos praticados pela r. DA INDENIZAO POR DANOS MORAIS

O autor pretende uma indenizao ttulo de danos morais, considerando os fatos aqui narrados, de modo que seja compensada pelos prejuzos que lhe foram e esto sendo causados, e que haja uma punio empresa suplicada, pela desdia, pela falta de cuidado e ateno para seus produtos e especialmente para seus cliente, de modo que seja coibido tal atitude por parte da suplicada. Dos fatos narrados, constata-se a displicncia da r para com o autor, quando o mesmo comprou um produto com defeito e por inmeras vezes acionou a r e no teve seu problema solucionado, tendo ainda enviado o produto para eventual troca ou conserto e este voltando com o mesmo vcio, sem nenhuma satisfao da parte r respeito da soluo ou no do problema. A Constituio federal, em seu art. 5, V, X, firme no direito indenizao:
Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...) V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; (...) X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. (Grifei)

O Cdigo Civil tambm assegura o direito indenizao:

Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. (Grifei) 6

O arbitramento do quantum debeature na indenizao por dano moral encontra-se expressamente previsto no artigo 944, do Cdigo Civil Brasileiro. A fixao do valor da indenizao em virtude de dano moral deve resultar de arbitramento por parte do magistrado, mediante estimativa, que deve ser mensurada com prudncia e que leve em conta a compensao pela dor e constrangimento vivenciados pela vtima e a necessidade de ser suficiente para dissuadir, de igual e novo atentado, o autor da ofensa. Importante critrio a ser observado pelo magistrado na reparao do dano a situao econmica, poltica e social dos envolvidos, vtima e ofensor, pois certo que um rico no sentiria tanto o peso da indenizao quanto um pobre.

A indenizao no pode ser irrisria. Esse critrio tambm apontado por Antonio Jeov Santos, que diz que no se deve aceitar uma indenizao meramente simblica.1 Dessa maneira, a quantificao da compensao pelo dano moral dever ser obtida com justeza, moderao, razoabilidade e bom senso, na proporo da culpa, da gravidade da ofensa e das particulares do caso sub judice. No caso em tela, a vitima um consumidor teve seu direito violado ao comprar um produto com defeito. A situao foi agravada, pois o autor no teve respaldo da parte r, sendo que a mesma no consertou o produto, no mandou outro e muito menos restituiu o valor pago, como se preceitua o art. 18, 1, I, II e III do Cdigo de Defesa do Consumidor. Dessa forma, a condenao, para que venha a surtir o efeito desejvel, no deve se meramente simblica. Assim, pleiteia-se deste Douto Juzo uma indenizao que venha efetivamente a surtir efeito pedaggico no ofensor.

III - DO PEDIDO
1

SANTOS, Antonio Jeov. Dano moral indenizvel. 2 ed. So Paulo: Lejus, 1999. p. 218.

Diante do exposto, requer-se: a) A citao da r, para, querendo, apresentar contestao, no prazo legal, sob pena de confisso ficta e incidncia dos efeitos da revelia; b) A inverso do nus da prova considerando a hipossuficincia da parte autora, com fulcro no art. 6, inciso VIII, da Lei n 8.078/1990. c) Julgamento procedente do pedido da presente ao para obrigar a r a devolver o valor pago que de R$ 439,00 (quatrocentos e trinta e nove reais). e) A condenao da r ao pagamento de uma indenizao por danos morais por Vossa Excelncia perfazendo a quantia de R$ 12.001,00. A produo das demais provas admitidas em direito, especialmente a documental aqui acostada. D a causa o valor de R$ 12.440,00 (doze mil quatrocentos e quarenta reais).

Nestes termos pede e espera deferimento.

Teresina/PI, 15 de Maro de 2012. _________________________________________________ JAILTON ALVES DE SOUZA CPF n Estagirio: Derek Warwick de Carvalho Arcanjo Diogo Muryel Aguiar Oliveira

You might also like