You are on page 1of 5

CITADO, pode o ru: a) reconhecer a procedncia do pedido; b) ficar revel c) ou responder.

Respondendo, pode, isolada ou conjuntamente, oferecer: a) defesa processual, alegar falta de condio da ao, b) apresentar defesa de mrito c) e reconvir. Revelia: O ru no obrigado a responder. A revelia no constitui ato ilcito. Ele tem, sim, o nus de responder, porque, no respondendo, pode sofrer prejuzo. Responde por interesse prprio, no no interesse do autor, nem por interesse pblico. A defesa processual pode ser peremptria ou dilatria: a) Diz-se peremptria a que, acolhida, determina a extino do processo. o caso das alegaes de perempo, litispendncia ou coisa julgada. b) Diz-se dilatria nos demais casos. Apontam-se, como exemplos, as excees de incompetncia, impedimento e suspeio. No determinam a extino do processo, mas retardam o seu desfecho. Impugnao Especificada Tem o ru o nus da chamada impugnao especificada, isto , precisa impugnar todos os fatos alegados pelo autor, sob pena de serem tidos como verdadeiros (art. 302). Essa regra no se aplica aos advogados dativos, ao curador especial e ao Ministrio Pblico. Defesa de Mrito: a) A defesa de mrito diz-se direta quando o ru nega o fato constitutivo alegado pelo autor ou as conseqncias jurdicas que dela deduz. Servem de exemplo, respectivamente, a negativa de se haver celebrado o contrato em que se funda a ao e a afirmao de que a clusula contratual invocada pelo demandante no sem o sentido que este lhe atribui. b) A defesa do mrito ser indireta quando o ru, apesar de concordar com os fatos expostos na inicial , apresente ao magistrado novos fatos, capazes de extinguir, modificar ou impedir o direito do autor, conforme determina o art. 326 do CPC Defesas em autos apartados: H defesas processuais com procedimento prprio, processadas em autos apartados: incompetncia relativa, impedimento, suspeio (art. 304).

Art. 297. O ru poder oferecer, no prazo de 15 (quinze) dias, em petio escrita, dirigida ao juiz da causa, contestao, exceo e reconveno. Art. 298. Quando forem citados para a ao vrios rus, o prazo para responder ser-lhes comum, salvo o disposto no art. 191. (Art. 191. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos.)

Art. 299. A contestao e a reconveno sero oferecidas simultaneamente, em peas autnomas; a exceo ser processada em apenso aos autos principais. Art. 300. Compete ao ru alegar, na contestao, toda a matria de defesa, expondo as razes de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir. Art. 301. Compete-lhe, porm, antes de discutir o mrito, alegar: I - inexistncia ou nulidade da citao; II - incompetncia absoluta; III - inpcia da petio inicial; (Pargrafo nico do art. 295 - Considera-se inepta a petio inicial quando Ihe faltar pedido ou causa de pedir, da narrao dos fatos no decorrer logicamente a concluso, o pedido for juridicamente impossvel, contiver pedidos incompatveis entre si). IV - perempo; ( a perda do direito ativo de demandar o ru sobre o mesmo objeto da ao, quando o autor abandona o processo por trs vezes). V - litispendncia; (Verifica-se a litispendncia quando se reproduz ao anteriormente ajuizada que ainda est em curso.Existem trs elementos essenciais e fundamentais que caracterizam a litispendncia: as mesmas partes; a mesma causa de pedir; o mesmo pedido. Argda em preliminar de contestao deve por fim nova demanda, j que duas aes idnticas no podem ser ajuizadas). Vl - coisa julgada; (quem no souber essa desiste do curso rsrsrs) VII - conexo; (Existe conexao quando ha identidade na causa de pedir ou no objeto, ou seja, duas pessoas por uma mesma consequencia (acidente de automovel onde o motorista feriu duas pessoas) impetram aes autonomas. Para se evitar decisoes conflitantes, pede-se a conexao da ao. Pode ser tb pelo objeto, ou seja, duas aes em que o objeto da ao o mesmo). Vlll - incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao; IX - conveno de arbitragem; (A conveno de arbitragem destinada soluo privada dos conflitos de interesses e que tem por fundamento maior a autonomia da vontade das partes. Estas, espontaneamente, optam em submeter os litgios existentes ou que venham a surgir nas relaes negociais deciso de um rbitro, dispondo da jurisdio estatal comum). X - carncia de ao; (A carncia de ao definida quando no h a possibilidade jurdica do pedido, legitimidade de partes e interesse processual, conforme determina o art. 267, VI do CPC: Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: Vl quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual. Assim, deve ser alegada pelo ru em preliminar de contestao a carncia de ao, que ocasionar a extino do processo.

Trata-se, portanto, de defesa processual peremptria, pois o feito apresenta um vcio que impossibilita o magistrado de analisar o contedo do direito, ou seja, o mrito da causa) Ateno: Com exceo do compromisso arbitral, o juiz conhecer de ofcio da matria enumerada neste artigo. Art. 302. Cabe tambm ao ru manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petio inicial. Presumem-se verdadeiros os fatos no impugnados, salvo: I - se no for admissvel, a seu respeito, a confisso; II - se a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico que a lei considerar da substncia do ato; III - se estiverem em contradio com a defesa, considerada em seu conjunto. Pargrafo nico. Esta regra, quanto ao nus da impugnao especificada dos fatos, no se aplica ao advogado dativo, ao curador especial e ao rgo do Ministrio Pblico. Art. 303. Depois da contestao, s lcito deduzir novas alegaes quando: I - relativas a direito superveniente; II - competir ao juiz conhecer delas de ofcio; III - por expressa autorizao legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e juzo. Art. 304. lcito a qualquer das partes argir, por meio de exceo, a incompetncia (art. 112 Argi-se, por meio de exceo, a incompetncia relativa), o impedimento (art. 134 defeso ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio: de que for parte;em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso; quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu, consangneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral at o segundo grau;quando cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau;quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa) ou a suspeio (art. 135 Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz, quando: amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau;herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes; receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio; interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.Poder ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo ntimo). As excees de impedimento e de suspeio importam afirmao da falta de legitimidade do juiz e visam a afast-lo da relao processual, enquanto que a exceo de incopentencia diz respeito ao juzo.

Independentemente de alegao da parte, deve o juiz declarar-se impedido ou suspeito, se for o caso. H impedimento nos casos do artigo 134; suspeio, nos do artigo 135. O impedimento acarreta a nulidade do processo, decretvel a qualquer tempo, enquanto pendente; a sentena, proferida por juiz impedido, transitando em julgado, rescindvel (art. 485, II). A suspeio, se no afirmada espontaneamente pelo juiz, pode ser alegada pela parte, mas sujeita-se a precluso (art. 297). Para o autor, o prazo preclusivo de 15 dias, a contar da distribuio, se j conhecido a esse tempo o motivo que a determina. Havendo na comarca um nico juiz, a alegao poder acompanhar a prpria inicial. A exceo de impedimento ou de suspeio processada em autos apartados, em apenso aos principais (art. 299), devendo ser argida por petio escrita, devidamente fundamentada, dirigida ao prprio juiz da causa, instruda com documentos e rol de testemunhas, se houver. O oferecimento da exceo determina a suspenso do processo (art. 306). Ao juiz apontado como suspeito ou impedido dado reconhecer o impedimento ou suspeio, ordenando a remessa dos autos ao seu substituto legal. Mas ele no tem poderes para rejeitar a exceo. No reconhecendo o impedimento ou a suspeio, deve, em 10 dias, determinar a remessa dos autos da exceo ao Tribunal, acompanhados de suas razes, instrudas com documentos e rol de testemunhas, se houver. Rejeitando a exceo, o Tribunal ordenar seu arquivamento. Acolhendo-a, condenar o juiz nas custas e determinar a remessa dos autos da ao ao seu substituto legal. A incompetncia absoluta pode ser declarada de ofcio e alegada em qualquer tempo ou grau de jurisdio (art. 113). Transitada em julgado sentena proferida por juiz absolutamente incompetente, cabe ao rescisria, com fundamento no artigo 485, II. A incompetncia relativa objeto de exceo, isto , depende de alegao da parte, prorrogando-se a competncia, no sendo tempestivamente oferecida. O prazo de 15 dias, contados na forma do prazo para a contestao. Decorrendo de fato superveniente, conta-se o prazo da data em que a parte dele deve cincia. A exceo de incompetncia relativa deve ser apresentada em petio fundamentada, com indicao do juzo afirmado competente, processando-se em autos apartados, apensos aos principais. Se recebida, suspende-se o processo, intimando-se o exceto para manifestar-se no prazo de dez dias. Havendo produo de prova oral, realiza-se audincia. A deciso agravvel. Art. 305. Este direito(de exceo) pode ser exercido em qualquer tempo, ou grau de jurisdio, cabendo parte oferecer exceo, no prazo de 15 (quinze) dias, contado do (conhecimento) fato que ocasionou a incompetncia, o impedimento ou a suspeio.

Pargrafo nico. Na exceo de incompetncia (art. 112 desta Lei), a petio pode ser protocolizada no juzo de domiclio do ru, com requerimento de sua imediata remessa ao juzo que determinou a citao. Art. 306. Recebida a exceo, o processo ficar suspenso (art. 265, III), at que seja definitivamente julgada. Art. 307. O excipiente argir a incompetncia em petio fundamentada e devidamente instruda, indicando o juzo para o qual declina. Art. 308. Conclusos os autos, o juiz mandar processar a exceo, ouvindo o excepto dentro em 10 (dez) dias e decidindo em igual prazo. Art. 309. Havendo necessidade de prova testemunhal, o juiz designar audincia de instruo, decidindo dentro de 10 (dez) dias. Art. 310. O juiz indeferir a petio inicial da exceo, quando manifestamente improcedente. Art. 311. Julgada procedente a exceo, os autos sero remetidos ao juiz competente. Art. 312. A parte oferecer a exceo de impedimento ou de suspeio, especificando o motivo da recusa (arts. 134 e 135). A petio, dirigida ao juiz da causa, poder ser instruda com documentos em que o excipiente fundar a alegao e conter o rol de testemunhas. Art. 313. Despachando a petio, o juiz, se reconhecer o impedimento ou a suspeio, ordenar a remessa dos autos ao seu substituto legal; em caso contrrio, dentro de 10 (dez) dias, dar as suas razes, acompanhadas de documentos e de rol de testemunhas, se houver, ordenando a remessa dos autos ao tribunal. Art. 314. Verificando que a exceo no tem fundamento legal, o tribunal determinar o seu arquivamento; no caso contrrio condenar o juiz nas custas, mandando remeter os autos ao seu substituto legal.

You might also like