You are on page 1of 4

A TRANSIO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO

"Por volta do sc Xll, com a desintegrao do feudalismo, comea a surgir um novo sistema econmico, social e poltico: O Capitalismo. A caracterstica essencial do novo sistema o fato de nele, o trabalho ser assalariado e no mais servil como no feudalismo. Outros elementos tpicos do capitalismo: Economia de mercado, trocas monetrias, grandes empresas e preocupao com o lucro. O capitalismo nasce da crise do sistema feudal e cresce com o desenvolvimento comercial, depois das Primeiras Cruzadas. Foi formando-se aos poucos durante o perodo final da idade mdia, para finalmente dominar toda a Europa ocidental a partir do sc XVl. Mas foi somente aps a revoluo industrial, iniciada no sc XVlll na Inglaterra que se estabeleceu o verdadeiro capitalismo."

Transio Feudo-capitalista
" Isto claro -- diziam os mareantes -- que depois deste Cabo no h gente nem povoao alguma (...) e as correntes so tamanhas, que o navio que l passe, jamais nunca poder tornar. Assim o cronista Gomes Eanes de Zurare descreveu a apreenso com que os marujos, no incio da dcada de 1430, se aproximavam dos limites maridionais do mundo deles: o Cabo Bojador, um monte de areia e pedra aitado pelos ventos, no extremo oeste da frica, na regio hoje conhecida como Saara Ocidental. " ("Aventureiros do mar". In: Viagens de descobrimento. Col. Histria em Revista, p. 9)

O texto acima faz referencia s viagens portuguesas no processo da expanso martima europia, durante a passagem da Idade Mdia para Idade Moderna. Trata-se de um dos mais importantes momentos de transio na Histria, caracterizado pela crise do sistema feudal e pelo advento do capitalismo.

Nessa poca, entre os sculos XV e XVI, o Velho Mundo assistia a ascenso da burguesia mercantil, formao das Monarquias Nacionais, afirmao da cultura renascentista e ruptura da unidade crist na Europa ocidental em decorrncia da Reforma Protestante. O quadro econmico europeu altera-se profundamente com o trmino das Cruzadas no sculo XIII, o que provocou a reabertura do mar Mediterrneo e o Renascimento Urbano e Comercial. O comercio desenvolvido nesse perodo era dominado por

importantes cidades porturias italianas, destacando-se Gnova e Veneza, que controlavam a ligao da Europa ocidental com os principais centros comerciais do Oriente Prximo, como Alexandria e Antiquia, alm de Constantinopla, capital do Imprio Bizantino. Durante o sculo XIV, a Guerra dos 100 Anos, associada peste negra e fome, afetou no apenas a economia feudal, j decadente, mas tambm o dinmico comrcio mediterrneo, verificando-se a, o que se convencionou chamar na Histria de "crise de retrao" do comrcio europeu, J no sculo XV, fala-se numa "crise de desenvolvimento", devido a escassez monetria e a necessidade de novos mercados para o comrcio europeu. Nesse sentido, a expanso Martima poderia reativar o comrcio da Europa ocidental com o Oriente, quebrando o monoplio italiano nessa regio, alm de poder representar um afluxo de metais preciosos, obtidos atravs do comrcio ou da explorao de jazidas descobertas. Na esfera social, destaca-se a projeo da burguesia, que desenvolveu-se enquanto classe, com o prprio crescimento do comrcio monetrio. Numa economia que tendia cada vez mais para o carter comercial e urbano, era importante a padronizao monetria, como tambm a centralizao da defesa militar e elaborao de leis nacionais. A burguesia assim, alia-se aos reis, que diante da crise do feudalismo, concentram cada vez mais poderes em suas mos, resultando na formao das Monarquias Nacionais, das quais a primeira foi Portugal em 1385 (Revolua de Avis). A formao desses Estados Nacionais, marcou a estrutura de poder nesse perodo de transio e a aliana entre rei e burguesia, apesar de conjuntural, estava muito bem definida. Para burguesia, este Estado com poder centralizado era de fundamental importncia, pois alm de possibilitar a padronizao monetria, e a criao de leis e exrcitos nacionais, representaria uma importante retaguarda para os empreendimentos, tanto no estabelecimento do protecionismo alfandegrio, como para conquistar militarmente outros mercados. J para os soberanos, era importante estar ao lado da burguesia, pois esta representava a iniciativa privada para o comrcio, que ampliado, proporcionaria uma maior arrecadao de impostos e o consequente fortalecimento do poder real. E a arte ? A cultura, a cincia ? Estariam alheias a este momento de transio ? Certamente que no.

J se disse um dia que a arte reflete a realidade histrica. Que o artista projeta em suas obras os valores, a moral a tica de seu mundo.

Na transio para o capitalismo surge um novo homem. O homem dos centros urbanos, mais crtico e sensvel, representando uma viso antropocntrica e racionalista, resgatada da antiguidade greco-romana, que chocava-se com a postura teocntrica e dogmtica, definida pelo poder clerical na Idade Mdia. O Renascimento Cultural e Cientfico baseado nos ideais filosficos do humanismo, marcou a cultura europia entre os sculos XIV e XVI trazendo personalidades geniais e revolucionrias em todas as esferas do conhecimento e das artes, como Leonardo da Vinci, Dante Allighieri, Michelangelo, Galileu Galilei, Erasmo de Roterd e William Shakespeare, entre outros. Promoveu tambm, considerados avanos tcnicos no aprimoramento da construo naval (naus e caravelas), alm do desenvolvimento da Cartografia, Geografia, Fsica e Astronomia. No campo religioso, esse momento de transio conhecer uma grande e importante ciso no cristianismo ocidental, com o protestantismo, iniciado por Martinho Lutero na Alemanha em 1517. Na verdade, a burguesia em ascenso, necessitava de uma moral crist que ao invs de condenar, estimulasse o acmulo de capital. A Igreja Catlica condenava a cobrana de juros, como sendo uma usura, uma pratica pecaminosa. Claro que esta postura estava longe de refletir uma crtica de princpios. Era sim uma crtica de interesses, pois na correlao de foras sociais desse perodo, Igreja e burguesia

estavam em lados antagnicos. A burguesia representava o novo, o capitalismo nascente, enquanto que a Igreja tentava inutilmente se agarrar nas bias do velho, o feudalismo decadente.

O protestantismo difundiu-se muito no norte da Europa, principalmente em sua verso calvinista. Para esta, Deus atribuiu a cada um uma vocao particular, cujo objetivo era a glorificao. Assim, o pagamento de juros, o comrcio, os bancos, o artesanato, seriam to naturais para Deus como o aluguel de uma propriedade ou o salrio de um trabalhador. Calvino afirmava: "O trabalhador o mais que se assemelha a Deus... Um homem que no quer trabalhar no deve comer... O pobre suspeito de preguia, o que constitui uma injria a Deus". Desta maneira, Calvino justificava plenamente o acmulo de capital burgus. Esta tica mais liberal, adequada ao capitalismo e aos interesses da burguesia expandiu-se principalmente para regies do norte Europeu, onde o comrcio era mais desenvolvido. No por acaso que at hoje, no final do sculo XX, esta regio permanece bem mais avanada em relao Europa mediterrnea, que permaneceu e permanece hegemonicamente catlica. Analisar a expanso ultramarina sem entender este cenrio de profundas transformaes, seria impossvel, j que no existem fatos isolados na Histria. Seria como tentar entender a grave crise no mercado de aes no ano de 1998, fora do contexto mais geral da globalizao e do neoliberalismo, deste final de sculo.

Veja como foi a transio do feudalismo para o capitalismo


Claudio B. Recco* Especial para a Folha de S. Paulo

A Baixa Idade Mdia caracterizada por um conjunto de transformaes socioeconmicas e conseqentemente polticas, culturais e religiosas. Sem dvida esse um dos perodos mais complexos da histria e, portanto, de grande dificuldade de compreenso para o estudante. Para alguns, essas transformaes, iniciadas a partir do sculo 11, refletem uma adaptao da elite s novas condies de vida na Europa e, portanto, uma tentativa de preservar seus privilgios. A nobreza feudal, durante os sculos seguintes, manteve a cobrana de tributos sobre os mercadores que passaram a transitar por suas terras e, assim, preservou seus Exrcitos, sua moeda e suas leis. Tambm aumentou o consumo de artigos de luxo provenientes do Oriente e, para isso, eliminou gradualmente as relaes servis de produo, desobrigando-se de ceder terras a um nmero cada vez maior de servos -ao mesmo tempo em que criava um excedente de trabalhadores e transformava obrigaes costumeiras em monetrias. Preservou ainda o controle sobre a maioria das cidades, s quais

impunha seus tributos e suas leis, e sua influncia sobre a Igreja e sobre os reis. Para grande parte dos estudiosos e na maioria dos livros didticos, o processo inverso. Desde o sculo 11, o sistema feudal entrou em crise e surgiram os elementos pr-capitalistas. O desenvolvimento do comrcio, das cidades e sobretudo de uma nova classe social foram os elementos que determinaram a runa dos senhores feudais, pressionados por novos interesses econmicos e polticos. A reabertura do Mediterrneo ao comrcio cristo, intensificando as relaes entre o Ocidente e o Oriente, estimulou o desenvolvimento das atividades urbanas em detrimento da produo agrria, desmonetarizada e tendente auto-suficincia, assim como fortaleceu a camada burguesa que, aliada aos reis, se confrontou com os interesses da nobreza. O rei, com o apoio da burguesia, fortaleceu sua autoridade e centralizou o poder, substituindo o poder local pelo poder nacional. Dica: procure exemplos de permanncias feudais na Idade Moderna. possvel perceber as contradies que existem nas duas interpretaes sobre o perodo?

You might also like