You are on page 1of 31

FACULDADE PALAS ATENA DE ASTORGA- FPA

PRINCPIOS GERAIS PARA A ELABORAO E APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS E CIENTFICOS DA FPA PEDAGOGIA

ASTORGA 2007

1. TRABALHO DE GRADUAO

O Termo trabalho de Graduao o documento que representa o resultado de estudo devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, mdulo, estudos independentes, cursos, programa e outros ministrados. Deve ser elaborado sob a coordenao de um orientador. de fundamental importncia a observncia s normas definidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) para apresentao grfica do texto (MIRANDA, 1999, p.30) . Seguindo seu posicionamento, os elementos que o compem dividem-se em:

a) Elementos pr-textuais:

- Capa -Folha de rosto -Folha de Aprovao -Dedicatria -Agradecimentos -Epgrafe -Resumo -Lista de Ilustraes -Lista de Tabelas -Listas de Abreviaturas e Siglas -Lista de smbolos

1.1 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

1.1.1 Capa

Elemento obrigatrio, a capa deve conter os elementos essenciais identificao do documento, a saber: nome da instituio, nome do autor, ttulo da monografia e subttulo - se houver, local (cidade) e ano. Todos os dados devem ser digitados em caixa alta, ARIAL 12, espaamento 1,5, alinhamento centralizado, em negrito e sem pontuao.

1.1.2 Folha de Rosto

Elemento obrigatrio, a folha de rosto deve conter os dados essenciais identificao da obra: o nome do autor, o ttulo do trabalho (e subttulo, se o houver),

nota explicativa mencionando a natureza do trabalho (trabalho acadmico, monografia, dissertao, tese), o nome da instituio na qual est sendo apresentado o trabalho e seu objetivo acadmico (obteno do grau de especialista em...), o nome do orientador, local (cidade) e ano. A nota explicativa deve ser digitada fonte 11, alinhamento justificado, espaamento entre linhas simples e recuo da margem esquerda de 8cm.
Figura 1 Modelo de capa

FACULDADE PALAS ATENA DE ASTORGA CURSO .......

NOME DO AUTOR

TTULO DO TRABALHO: SUBTTULO

ASTORGA 2007

Figura 2-- folha de rosto de trabalhos cientficos NOME DO ALUNO

TTULO DO TRABALHO: SUBTTULO

Monografia apresentada a Faculdade Palas Atena de Astorga, como requisito parcial obteno do Ttulo de Pedagoga com licenciatura. Orientao: Prof_______

ASTORGA 2007

1.1.3 Folha de Aprovao

A folha de aprovao elemento obrigatrio, e deve conter o nome do autor do trabalho, ttulo do trabalho (e subttulo, se o houver), nota explicativa mencionando a natureza do trabalho (trabalho acadmico, monografia, dissertao, Tese), o nome da instituio na qual est sendo apresentado o trabalho e seu objetivo acadmico (obteno do grau de especialista em...), o nome do orientador, o nome e titulao dos componentes da banca examinadora e a instituio a que

pertencem. A data de aprovao e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora so colocadas aps a aprovao do trabalho.
Figura 3 Modelo de folha de aprovao para trabalhos cientficos NOME DO ALUNO

TTULO DO TRABALHO: SUBTTULO


Trabalho de Graduao apresentado Faculdade Palas Atena de Astorga como requisito para a obteno do ttulo ---------------------------, sob a orientao do Prof.(a) ------------------------------,aprovado em ----de -----------------de 2007.

BANCA EXAMINADORA

ORIENTADOR: _______________________________ Titulao, nome completo FPA

MEMBRO: ___________________________________ Titulao, nome completo, Instituio

MEMBRO: ___________________________________ Titulao, nome completo, Instituio

1.1.4 Dedicatria

A dedicatria um elemento opcional, no qual o autor do trabalho o dedica a algum que tenha contribudo de alguma forma para sua realizao ou lhe presta uma homenagem. Geralmente a dedicatria breve e aparece figurada na metade inferior da pgina, a 8cm da margem esquerda, com espaamento simples.
Figura 4 Modelo de Dedicatria para trabalhos cientficos

1.1.4 Agradecimentos Os agradecimentos so um elemento opcional, podendo se referir tanto a pessoas quanto a entidades que hajam contribudo de forma relevante para a elaborao do trabalho. A formatao deve obedecer ao corpo do trabalho. A palavra AGRADECIMENTOS deve figurar na primeira linha dessa pgina, com recurso tipogrfico negrito, alinhamento centralizado e letras maisculas. Aps dois espaos, deve-se iniciar o texto.
Figura 5 Modelo de Agradecimentos para trabalhos cientficos

1.1.6 Epgrafe

Elemento opcional, a epgrafe deve conter a citao de um pensamento que, de certa forma, tenha embasado ou inspirado o trabalho. Deve estar posicionada na metade inferior da pgina e ser transcrita como aparece no original, com espaamento interlinear simples, recuada da margem esquerda em 8 cm, sendo mencionados, abaixo do texto, o nome do autor, o ano e a pgina da referida obra. No se deve usar recurso tipogrfico itlico.

Figura 6 Modelo de epgrafe para trabalhos cientficos

1.1.7 Resumo na Lngua Verncula

Elemento obrigatrio, o resumo deve conter a apresentao concisa dos pontos relevantes do texto, especificando os objetivos, mtodos, resultados e

concluses do trabalho. Deve ser redigido de forma impessoal, com o verbo na voz ativa, no excedendo a 500 palavras, em um pargrafo nico, com espaamento simples, seguido de at cinco palavras-chave. A palavra RESUMO deve figurar na primeira linha dessa pgina, com letras maisculas, alinhamento centralizado, recurso tipogrfico negrito, e aps dois espaos 1,5 deve-se iniciar o texto.
Figura 7 Modelo de Resumo para trabalhos cientficos

1.1.8 Lista de Ilustraes

Elemento condicionado necessidade do trabalho, a lista de ilustraes deve conter a relao de figuras, ou tabelas, ou quadros, ou mapas, ou organogramas, na mesma ordem em que apaream no texto, devendo figurar em pgina distinta, com apresentao semelhante do sumrio, desde que o nmero de elementos das diversas listas seja inferior a cinco.

10

Os diversos elementos - a saber, tabelas, figuras, quadros, etc. Devem constar em pginas separadas, desde que a lista apresente, no mnimo, cinco itens. Neste caso, as listas devem ser apresentadas na mesma ordem em que aparecem no texto, devendo figurar em pgina distinta, com apresentao semelhante do sumrio, e ser intituladas como: Lista de tabelas, Lista de quadros, Lista de grficos, etc. A ordem das listas obedece seguinte seqncia: lista de figuras, lista de tabelas, lista de quadros e lista de grficos. A palavra lista (e sua seqncia de figuras, tabelas, quadros...) deve figurar na primeira linha dessa pgina, com letras maisculas, alinhamento centralizado, recurso tipogrfico negrito, espaamento interlinear 1,5, e aps dois espaos devese iniciar a primeira chamada. A formatao desses itens que aparecem na prpria pgina da lista deve observar: espaamento interlinear 1,5, alinhamento esquerda, sem reentrncias, com indicao da pgina correspondente.
Figura 8 Modelo de lista de ilustraes e figuras para trabalhos cientficos

11

1.1.9 Lista de Abreviaturas e Siglas e Lista de Smbolos

Elementos condicionados necessidade do trabalho, as listas e siglas devem; conter, em ordem alfabtica a relao de abreviaturas e siglas ou smbolos utilizados no corpo do trabalho, seguidos das expresses correspondentes grafadas por extenso, com a mesma padronizao das listas de ilustraes (item 4.2.10).
Figura 9 Modelo de Lista de abreviaturas e siglas para trabalhos cientficos

1.1.10 Sumrio

Elemento obrigatrio, o sumrio deve conter a enumerao das principais divises, sees e captulos de um trabalho, na mesma ordem em que se encontrem na obra, com a indicao da pgina inicial correspondente. A palavra sumrio deve figurar na primeira linha dessa pgina,

centralizada,com letras maisculas, recurso tipogrfico negrito e espaamento interlinear 1,5. Aps dois espaos, deve-se iniciar a primeira seo, que dever ser a introduo. Os elementos pr-textuais no devem constar no sumrio (folha de rosto, dedicatria, agradecimentos, epgrafe, resumo, lista de ilustraes, lista de abreviaturas e siglas e lista de smbolos).

12

As sees (primrias, secundrias, tercirias, quaternrias e quinrias) que compem o sumrio devem acompanhar a seqncia do trabalho e a apresentao tipogrfica. A formatao desses itens, que aparecem na prpria pgina do sumrio, deve observar: espaamento interlinear 1,5, alinhamento esquerda, sem recuo, linha pontilhada para interligar a coluna de divises e subdivises coluna de pginas e um espao para separar as sees primrias. No caso de ttulos que ultrapassem uma linha, a segunda linha e as subseqentes alinham-se esquerda com a letra inicial da primeira linha. O limite direita ditado pelo final da linha pontilhada, que liga os elementos e a indicao do nmero da pgina inicial da seo no texto.
Figura 10 Modelo de Sumrio para trabalhos cientficos

1.2 ELEMENTOS TEXTUAIS

1.2.1 Introduo

A introduo a parte inicial do texto, onde se expe o assunto como um todo. Nela devem constar a importncia ou a relevncia do tema, a justificativa da sua escolha,

13

a delimitao do problema, a exposio dos objetivos, a meno de outros trabalhos desenvolvidos a respeito do tema e, por ltimo, o plano de desenvolvimento do assunto (subdivises do trabalho).

1.2.2 Desenvolvimento

O desenvolvimento, tambm chamado de corpo do trabalho, a parte mais importante e, tambm, a mais extensa do texto. Divide-se, geralmente, em sees e subsees, que diferem entre si de acordo com a natureza do problema, os objetivos e a metodologia adotada. Deve ser pautado pela lgica na seqncia das idias, caracterizando harmonia interna e homogeneidade. Segundo Becker, Farina e Scheid (apud LOUREIRO; CAMPOS, 1999, p. 18), o principal objetivo do desenvolvimento o de comunicar os resultados da pesquisa, mediante a exposio e a fundamentao lgica do tema. Tambm faz parte do desenvolvimento a utilizao de ilustraes (figuras, tabelas, quadros etc.) para completar e ilustrar as idias do texto, quando for conveniente.

1.2.3 Concluso

A concluso deve ter o texto como fundamento, contendo dedues lgicas e correspondentes aos objetivos da pesquisa. Pode, tambm, ser um resumo da argumentao desenvolvida no corpo do trabalho ou uma sntese das concluses parciais enunciadas.

1.3 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS

1.3.1 Referncias

As referncias so um elemento obrigatrio. Devem conter a relao das obras citadas no trabalho e ser apresentadas no final deste, organizadas em ordem

14

alfabtica e ordenadas de forma consecutiva, de modo que permita sua identificao. O material referenciado assume formas extremamente variadas: livros, revistas, documentos legislativos, materiais cartogrficos, fontes audiovisuais e eletrnicas e informao verbal. As referncias so regulamentadas, na sua maioria, pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). A palavra referncias deve figurar na primeira linha dessa pgina, com letras maisculas, alinhamento centralizado, recurso tipogrfico negrito, e aps dois espaos de 1,5, deve-se iniciar a apresentao das referncias. As referncias devem ser apresentadas com espaamento interlinear simples, sem recuo na margem esquerda, alinhamento justificado somente na margem esquerda e um espao para separar uma referncia da seguinte. O Quadro 1 apresenta os elementos essenciais das referncias.

Quadro 1 Elementos essenciais para elaborao das referncias

15

Fonte: Baseado na NBR 6023:2002

O Quadro 2 apresenta os elementos necessrios para os mais variados tipos de referncia, bem como um exemplo de cada tipo.
Quadro 2 Elementos e modelos de referncias

16

17

O Quadro 3 relaciona a abreviao dos meses em portugus, ingls e espanhol, devendo ela apresentar-se somente com as trs primeiras letras, seguidas de um ponto. Somente o ms de maio no sofre abreviao. No caso de material em ingls, no se abrevia o ms e a primeira letra deve ser maiscula.
Quadro 3 Abreviao dos meses

18

No se abreviam, tambm, os nmeros das pginas iniciais e finais de um livro, revista ou artigo (Ex: p. 32-39). O Quadro 4 apresenta os elementos necessrios para os mais variados tipos de referncia em meio eletrnico, bem como um exemplo de cada tipo.
Quadro 4 Elementos e modelos de referncias em meio eletrnico

19

1.3.2 Glossrio

Elemento condicionado necessidade do trabalho, o glossrio deve conter a relao de palavras de uso restrito, em ordem alfabtica, acompanhadas das respectivas definies, com o objetivo de esclarecer ao leigo o significado dos termos empregados no trabalho. Geralmente s aparece em trabalhos tcnicos. A palavra glossrio deve figurar na primeira linha dessa pgina, com letras maisculas, alinhamento centralizado, recurso tipogrfico negrito, devendo fazer parte do sumrio.
Figura 11 Modelo de glossrio pra apresentao de trabalhos

20

1.3.3 Apndices

Elementos condicionados necessidade do trabalho, os apndices devem conter todo o material elaborado pelo prprio autor - como tabelas, grficos, desenhos, mapas ou outras figuras ilustrativas; tcnicas de pesquisa utilizadas (questionrio, formulrio, entrevista, histria de vida e semelhantes); organogramas, fluxogramas ou cronogramas. Deve-se apresentar inicialmente uma folha distinta, intitulada como Apndice(s), com as seguintes caractersticas: a palavra apndice(s) deve figurar na primeira linha dessa pgina, com letras maisculas, alinhamento centralizado, recurso tipogrfico negrito, devendo fazer parte do sumrio. Na pgina seguinte aparecem, com alinhamento esquerda e na seqncia, o apndice ou os apndices: Ex: Apndice A: ttulo do apndice; Apndice B: o nome desse apndice, e assim por diante. As sees do(s) apndice(s) no devem aparecer no sumrio.

Figura 12 Modelo de apndice para apresentao de trabalhos

21

1.3.4 Anexos

Elementos condicionados necessidade do trabalho, os anexos devem conter todos os documentos auxiliares no elaborados pelo autor, tais como quadros, tabelas, legislao, estatutos, regimentos, ilustraes etc. A apresentao grfica dos anexos deve seguir a mesma padronizao utilizada para os apndices.
Figura 13 Modelo de folha de anexos para apresentao de trabalhos

22

2. CITAES

Citao a meno, no texto, de uma informao colhida em outra fonte. Pode ser uma transcrio ou parfrase, direta ou indireta, de fonte escrita ou oral (LOUREIRO; CAMPOS, 1999, p. 31). Nas citaes que constarem no corpo do pargrafo, os sobrenomes dos autores devero figurar com a primeira letra maiscula. Quando estas estiverem aps o pargrafo, devem estar com todas as letras maisculas.

Exemplos:

2.1 CITAO DIRETA

Citao direta a transcrio literal, exatamente igual ao documento consultado. Deve-se citar o sobrenome do autor, seguido do ano da obra e do nmero da pgina. As citaes de at trs linhas devem apresentar-se no corpo do trabalho, entre aspas, no sendo utilizado o recurso tipogrfico itlico ou negrito. Citaes superiores a trs linhas apresentam-se em pargrafo prprio, recuadas a 4 cm da margem esquerda, sem aspas. Caso haja os recursos tipogrficos itlico ou negrito no original, os mesmos devem ser mantidos. O espaamento entre as linhas deve ser simples. Exemplos:

23

Utiliza-se [...] para suprimir uma parte do texto. No se usa (...) nem somente os trs pontinhos.

2.2 CITAO INDIRETA

Citao indireta o texto redigido pelo autor com base em idias de outro(s) autor(es), o qual, contudo, deve traduzir fielmente o sentido do texto original.

Exemplos:

24

Segundo Lima (1983), funo pode dar a idia de algo relacionado atividade ou tarefa. No caso de citao direta ou indireta - de obra com at trs autores, indicam-se os seus sobrenomes, na ordem em que aparecem na publicao, separados por ponto-e-vrgula se estiverem entre parnteses, e com a conjuno e no caso contrrio.

Exemplos:

Para trabalhos com mais de trs autores, deve-se citar apenas o primeiro, seguido da expresso et al., que significa e outros. Podem-se utilizar outros canais de informao, como dados obtidos atravs de informao oral (anotaes de aulas, palestras, debates, entrevistas), desde que se comprove de onde foi obtido o material. Neste caso, deve-se acrescentar uma nota de rodap, personalizada e no autonumerada, na mesma pgina, informando ao leitor onde conseguiu a informao.

2.3 CITAO DE CITAO (APUD)

a meno de trecho de um documento ao qual no se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento apenas por citao em outro trabalho.

25

Exemplos:

26

3. APRESENTAO GRFICA

Neste captulo apresentam-se os elementos necessrios elaborao e apresentao grfica de trabalhos acadmicos.

3.1 PAPEL E MARGENS

O papel deve ser branco, de formato A4 (21cm x 29,7cm), de boa qualidade, devendo ser usado apenas o anverso das folhas para impresso, exceto a ficha catalogrfica, que deve ser impressa no verso da folha de rosto. As margens superior e esquerda do papel devem ter 3cm, e as margens direita e inferior 2cm, conforme mostrado na figura abaixo.
Figura 14 Margens para apresentao de trabalhos acadmicos e cientficos

27

3.2 TIPO E TAMANHO DE LETRA

A ABNT sugere um tipo de letra arredondado e de bom tamanho. Desta forma, deve ser utilizada a fonte ARIAL, tamanho 12, em todo o corpo do trabalho, incluindo ttulos e subttulos. Exceo deve ser feita quanto ao tamanho da letra a ser utilizada na nota explicativa da folha de rosto, notas de rodap, citaes maiores que trs linhas, legendas de ilustraes, tabelas, paginao e ficha catalogrfica. Para estes casos, deve-se utilizar a fonte ARIAL, tamanho 10. O recurso tipogrfico negrito deve ser usado para destacar alguma parte do texto que merea esse tratamento, seguido da expresso grifo nosso, entre colchetes, quando tratar-se de citao de obra de outro autor. O recurso itlico dever ser utilizado para as palavras estrangeiras. Este recurso no deve ser utilizado nas citaes, exceto naquelas em que o autor assim haja procedido, nem nas referncias.

3.3 ESPACEJAMENTO

O texto deve ser impresso em espaamento 1,5 entre linhas em todo o trabalho. As excees esto na nota explicativa da folha de rosto, no resumo, nas citaes maiores que trs linhas, nas notas de rodap, nas referncias, na ficha catalogrfica e nas legendas das ilustraes e tabelas, que so impressas em espaamento simples.

3.4 PARGRAFOS

O pargrafo inicia-se com recuo de 1,25cm na margem esquerda, com alinhamento justificado. Esta formatao deve ser obedecida do incio ao fim do trabalho.

28

Os captulos devem sempre ser iniciados em uma nova pgina, mesmo ainda existindo espao na pgina anterior. No se deve utilizar o termo CAPTULO 3 ou CAPTULO III. O correto conter o indicativo numrico, separado por um espao de caractere, seguido do ttulo do captulo. O recurso de alinhamento centralizado deve ser reservado s seguintes sees: sumrio, resumo, abstract, agradecimentos; e para as listas de ilustraes, figuras, tabelas, quadros, abreviaturas e siglas. Cada novo captulo deve ser iniciado na primeira linha de uma nova pgina e, aps dois espaos de 1,5, deve-se iniciar o primeiro pargrafo desse novo captulo. Os ttulos das subsees devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaos de 1,5.

3.5 NUMERAO DE PGINAS

A numerao das pginas deve ser contnua, em algarismos arbicos. A contagem das folhas se d a partir da folha de rosto. As folhas pr-textuais (folha de rosto, termo de aprovao, dedicatria, agradecimentos, epgrafe, resumo, abstract, lista de ilustraes, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de smbolos e sumrio) so contadas, mas no numeradas.
Figura 15 Paginao de trabalhos acadmicos e cientficos

29

Assim, o primeiro nmero de pgina que aparece no canto superior direito deve estar exatamente na segunda pgina da Introduo. A Introduo no deve ser considerada como pgina 1. Toda e qualquer pgina que inicie um novo captulo contada, mas no numerada, sendo que a paginao continua at o trmino do trabalho, incluindo as referncias, os apndices e os anexos, quando existirem.

3.6 NUMERAO SEQENCIAL DAS SEES DO TEXTO

Para enumerar as divises e subdivises de um texto, deve ser utilizado o sistema de enumerao progressiva, que visa exposio lgica do tema e rpida localizao das partes que o compem. As sees podem ser primrias, secundrias, tercirias e assim por diante. As sees primrias referem-se s principais divises do texto, correspondendo aos captulos. As demais so subdivises da seo primria, recomendando-se limit-las at a quinria. As sees so indicadas por um nmero e as caractersticas dessa numerao so as seguintes: a) o nmero indicativo antecede os ttulos das sees do texto; b) a numerao progressiva das sees, alinhada esquerda, aplicada somente parte textual, iniciando pela introduo, sendo depois aplicada aos captulos e, finalmente, concluso; c) no so numerados os ttulos dos elementos pr-textuais (folha de rosto, termo de aprovao, dedicatria, agradecimentos, epgrafe, resumo, abstract, lista de ilustraes, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de smbolos e sumrio) nem os ttulos dos elementos pstextuais (referncias, glossrio, apndices e anexos), os quais devem estar com alinhamento centralizado; d) os indicativos das sees do texto tm numerao seqencial, iniciando pelo nmero 1 (Introduo); as demais sees primrias recebem os nmeros 2, 3, 4, 5, etc.;

30

e) o indicativo das subsees formado pelo indicativo da seo primria a que pertence, seguido de um ponto e do nmero que lhe for atribudo na seqncia do assunto. No se deve abrir uma subseo com somente uma diviso, ou seja, no existe 2.1 se no existir 2.2; alm disso, na pronncia de sees no se diz ponto, pronuncia-se apenas dois um (2.1), dois dois (2.2), etc. f) a numerao efetuada com algarismos arbicos e deve ser indicada no sumrio. Os elementos do sumrio devem acompanhar a diferenciao tipogrfica (negrito, letras maisculas, letras minsculas, iniciais maisculas) utilizada no texto. Os destaques grficos para as sees devem ser utilizados como mostrado a seguir:

1 SEO PRIMRIA (Maisculas e negrito) 1.1 SEO SECUNDRIA (Maisculas) 1.1.1 Seo Terciria (Incio das palavras em maisculo e negrito) 1.1.1.1 Seo quaternria (Incio apenas da primeira palavra em maisculo, sem negrito 1.1.1.1.1 Seo quinria (Incio apenas da primeira palavra em maisculo, sem negrito) a) alnea; b) alnea - subalnea

As alneas devem ser utilizadas quando for necessrio subdividir uma mesma Seo.

31

REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NRB 6023: informao e documentao: referncias - elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NRB 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NRB 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NRB 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NRB 10719: apresentao de relatrios tcnico-cientficos: procedimento. Rio de Janeiro, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao: referncias elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15287: informao e documentao: projeto de pesquisa: apresentao. Rio de Janeiro, 2005. CRUZ, Anamaria da Costa; PEROTA, Maria Luiza Loures Rocha; MENDES, Maria Tereza Reis. Elaborao de referncias (NBR 6023/2002). 2. ed. Rio de Janeiro: Intercincia, 2002. 89 p. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 3. ed. rev. e ampl. So Paulo: Atlas, 1991 . LARA, ngela Mara de Barros. Fases para elaborao do projeto de pesquisa. Srie Apontamentos, Universidade Estadual de Maring, 1992. LOUREIRO, Amlcar Bruno Soares; CAMPOS, Silvia Horst. Guia para elaborao e apresentao de trabalhos cientficos. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaborao de monografias e dissertaes. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1994. MIRANDA, Jose Lus Carneiro de. Projetos & monografias. Niteri: Intertexto, 1999. SANTOS, Antnio Raimundo dos. Metodologia cientfica: a construo do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 21. ed. rev. e ampl. So Paulo: Cortez, 2000.

You might also like