You are on page 1of 8

1

COMO FAZER UM ARTIGO

Agemir de Carvalho DIAS1 RESUMO: Este artigo procura mostrar como os alunos do curso de Complementao de Teologia devem fazer para escrever um artigo. O objetivo demonstrar como se constri o texto, o uso das normas tcnicas e estabelecer um modelo que o aluno poder utilizar. Trabalhamos com o conceito de Plgio Criativo, que nada mais que uma reutilizao do conceito de antropofagia do movimento modernista. As idias precisam ser devoradas por aquele que pretende escrever um ensaio e depois devolvidas transformadas. A escolha de um gnero que tem como caracterstica a sua brevidade deve-se a idia do antroplogo Clifford Geertz de que o ensaio o melhor de todos os gneros para transmitir o conhecimento em um mundo partido. Demonstraremos como o ensaio, o artigo ou o paper adaptam-se bem proposta de transmisso de um conhecimento que no pretende esgotar o assunto, e que nem por isso deixa de ser importante para o desenvolvimento do pensamento. PALAVRAS-CHAVE: Artigo; Ensaio; padronizao; transmisso do conhecimento.

1- Os diversos textos de divulgao utilizados pela Academia O aluno da complementao em Teologia acostumado a ler grandes manuais Teolgicos talvez tenha sonhado um dia em ser um telogo como Calvino, que escreveu as Institutas, ou quem sabe, escrever um tratado de Teologia como a dogmtica de Barth. Contudo, s de ver o trabalho que teria pela frente, talvez se considere incapaz ou sem tempo para realizar to grandiosa tarefa, e diga: no sou um Telogo. Ningum escreveu uma grande obra sem ter escrito uma pequena obra, primeiramente. No mundo acadmico no so as grandes obras, ou as grandes pesquisas que se tem como mais usual. Hoje em dia, muito comum autores escreverem

Professor de Teologia da Fepar, email: agemir@terra.com.br

uma srie de pequenos artigos que depois so reunidos em livros. cada vez mais comum as editoras publicarem livros organizados, escritos tambm por diversos autores. Cada autor escreve um ensaio que se tornar captulo do livro. Isto se deve a forma cada vez mais privilegiada dos gneros literrios acadmicos de tamanho reduzido. Estes gneros so os seguintes: a. Artigo: o texto que ir discutir idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados. Ele tem a caracterstica de ter sua autoria declarada, de ter como objetivo a divulgao atravs de peridicos. b. Artigo Acadmico: semelhante ao anterior, porm resultado de uma pesquisa cientfica, e por isso busca ser publicado por uma revista de divulgao cientfica e submetido a aprovao por julgamento. c. Ensaio: Este documento relata estudo sobre determinado assunto. menos

aprofundado que um tratado formal (tese, dissertao) e geralmente no se baseia em pesquisa emprica. d. Paper: um pequeno artigo cientfico, e resultado de um projeto de pesquisa com o objetivo de ser apresentado como comunicao em um congresso cientfico, e sujeito a sua aceitao por julgamento. O Artigo Cientfico e o Paper so hoje em dia as formas privilegiadas da transmisso do conhecimento acadmico, muito mais que o livro. Hoje, muitas Universidades esto optando pela publicao de Artigo Acadmico como exigncia principal para a obteno dos ttulos de mestre e de doutor, em lugar das volumosas teses. Por sinal, diversos cursos de ps-graduao na USP j estabeleceram que uma dissertao de mestrado deve ter em torno de 100 pginas e a tese de doutorado em torno de 200 pginas, evitando os volumosos trabalhos acadmicos que eram produzidos antigamente. 2- Elementos formais O ensaio dever buscar um tema que esteja relacionado com as linhas de pesquisa da Teologia da Fepar, que so:Teologia Dogmtica; Histria da Igreja Crist; Teologia Bblica; Teologia Prtica, F e Sade. A apresentao do trabalho deve ser feita em duas vias, com cpia em cd, em programa editor (WORD para WINDOWS); os textos devem ter de 8 a 12 pginas, no mximo. O papel utilizado deve ser padro A4, com texto escrito em coluna nica. pgina dever ser formatada da seguinte forma: A

a) Na primeira pgina, a margem superior (distncia entre o topo do papel e o ttulo do artigo) deve ser de 3,5 cm. b) Da segunda pgina em diante, a margem superior deve ser de 3 cm. Para conseguir este efeito diferenciando a margem da primeira pgina das seguintes necessrio, em alguns editores como o WORD para WINDOWS, utilizar o recurso de quebra-de-seo. c) A margem esquerda do texto, incluindo todas as pginas, deve ser de 3 cm. d) A margem direita do texto, incluindo todas as pginas, deve ser de 2 cm. e) A margem inferior do texto (a distncia entre o fim do papel e a ltima linha impressa, incluindo a nota de rodap e a numerao de pginas) deve ser de 2,5 cm. f) Devem-se numerar todas as pginas, no canto superior direito. Em um papel A4, recomendamos uma fonte de tamanho de 12 pontos (este texto est impresso em fonte Arial de 12 pontos). Para as citaes feitas no corpo do texto recomendamos uma fonte de 10 pontos, e finalmente, para as notas de rodap, sugerimos uma fonte de 9 pontos. O corpo do texto, incluindo o resumo, deve ser todo justificado e com espaamento 1,5 entre as linhas. 2.1 - O uso de subttulos No geral, um ensaio no usa subttulos. O seu uso mais comum no Artigo Cientfico. Se for necessria a incluso de subttulos, eles devem ser numerados, seguidos de um hfen e um espao, com fonte de tamanho 12 e em negrito, sem sublinhar, com inicial maiscula e o restante minsculo e tabulado. Deve-se pular uma linha antes e uma depois de cada subttulo. Utilizamos neste ensaio os subttulos, mas eles devem ser evitados quando se escreve um texto curto. Ainda utilizaremos mais exemplos para a orientao do aluno em prejuzo do exemplo que pretendemos seguir. 2.2 Outros itens de padronizao necessrios 2.2.1. Ttulo: O ttulo do artigo deve ser centralizado na primeira pgina, com letras maisculas, em negrito, fonte Arial de 12 pontos.

2.2.2- Nomes dos autores e afiliaes: O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser escrito(s) por extenso, com a inicial maiscula, e o restante minsculo, apenas com o(s) sobrenome(s) em maisculas. A fonte deve ser Arial de tamanho 12, alinhado direita da pgina, a uma distncia de aproximadamente 3,0 cm do ttulo (ou 7 linhas puladas). Deve-

se indicar em nota de rodap: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade - Sigla, CEP, Cidade, Estado, Pas. Uma nota para cada autor.

2.2.3- Resumo: O resumo deve vir a uma distncia de aproximadamente 1,0 cm aps o ltimo autor, ou 1 linha pulada. So permitidas no mximo 200 palavras. Use fonte Arial de 12 pontos, com a entrada RESUMO em maisculas, seguida de dois-pontos. 2.2.4 - Palavras-chave: Deve-se pular uma linha entre o resumo e as palavraschave. Aceita-se at 5 palavras chaves. As palavras-chave devem ser escolhidas levando-se em conta a relevncia e a facilidade para um usurio realizar uma busca de seu artigo com sucesso. Use fonte Arial de 12 pontos, com a entrada PALAVRAS-CHAVE em maisculas, seguida de dois-pontos.

2.2.5 - Texto: Desenvolva aqui o seu texto, seguindo as especificaes dadas na seo 3. Deve-se ter uma distncia de aproximadamente 2,0 cm entre as palavras-chave e o texto, ou 3 linhas puladas. 2.2.5.1- Citaes no texto: Utilizamos como norma para os trabalhos da instituio o sistema de autor/data, que se referencia da seguinte forma: autor deve ser citado entre parnteses pelo sobrenome, separado por vrgula da data de publicao (FERREIRA, 2005). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parnteses, como fez por exemplo Dias (2006). Quando for necessrio especificar pgina(s), esta(s) dever(o) seguir a data, separada(s) por vrgula e precedida(s) de p. (FERREIRA, 2005, p.8,9). Quando a obra tiver dois autores, ambos so indicados, ligados por & (CERVO & BERVIAN, 1978), e quando tiver trs ou mais, indica-se o primeiro seguido de et al. (GILLE et al., 1960). Para as citaes longas:
Se a citao ocupar um espao superior a trs linhas, deve ser: destacada do texto, recuada 4 cm da margem esquerda (no incio do pargrafo), com fonte menor (tamanho 10), espao simples e sem aspas. Citao menor que trs linhas deve ser feita no corpo do texto e entre aspas. (FERREIRA, 2005, p.9)

2.1.5.2- Notas: Devem ser reduzidas ao mnimo e colocadas no p da pgina. As remisses para o rodap devem ser feitas por nmeros, na entrelinha superior. Use a fonte Arial, tamanho 9.

2.1.5.3- Tabelas: Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arbicos e encabeadas pelo ttulo. 2.1.6- Referncias bibliogrficas: o rol de trabalhos citados no texto. Devem ser dispostos em ordem alfabtica pelo sobrenome do primeiro autor e seguir a NBR 6023 da ABNT. Pule 3 linhas aps a concluso, use a fonte Arial, tamanho 12, em negrito, e escreva o subttulo Referncias bibliogrficas, com a primeira letra maiscula e as restantes minsculas. Pule uma linha, e com a mesma fonte, sem negrito, digite a lista de referncias bibliogrficas, pulando uma linha a cada item.

3. Sobre a arte de escrever Xavier (2003) questiona os elementos que motiva o aluno a escrever. O que necessrio ter na mente para que o indivduo consiga se expressar com fluncia, coerncia e profundidade, a questo que ele procura responder. Ele aponta algumas condies para isto acontecer. A primeira das condies a leitura. Mas, o aluno tem dificuldade de motivar-se para a leitura. A palavra motivao carrega o sentido de estar mobilizado para algo. Deve-se lembrar que vrios motivos existem para que o aluno esteja mobilizado: o artigo condio para a concluso do curso e a obteno do diploma; no necessrio escrever sobre algo que o professor indicou; posso escrever o trabalho sobre um assunto que h muito tempo quero me aprofundar um pouco mais. Independente da razo por que o aluno escreve o ensaio, preciso estabelecer um sistema de estudo, e a primeira tarefa ler. Alguns alunos se queixam que no conseguem entender o que os autores esto dizendo e por isso fazer as anotaes se torna muito penoso. H alguns mtodos que ajudam o escritor. Um exerccio ler o texto e tentar fazer uma sntese de interpretao muito simples, que com a prtica torna-se bastante eficaz. O exerccio comea com uma pergunta bsica: Qual o assunto do texto? Devo responder com uma s palavra, e esta palavra no deve ser verbo. A segunda etapa do exerccio perguntar: Qual o tema? Tema o modo como o escritor abordou o assunto. Na terceira etapa o intrprete pergunta pela tese do autor: O que autor est defendendo com relao a este assunto? Por fim, devem-se listar os argumentos utilizados pelo autor para defender a sua tese. Outra forma fazer fichas por assunto. Cada vez que o autor aborda um assunto deve-se resumir as suas idias a respeito.

A segunda tarefa que podemos destacar para quem quer escrever dada em um exemplo da escritora Clarice Lispector, citado por Periss2, no artigo intitulado O conceito de plgio criativo:
Clarice Lispector confidenciava: Tive que descobrir meu mtodo sozinha. [...] Me ocorriam idias e eu sempre dizia: T bem. Amanh de manh eu escrevo. Sem perceber que, em mim, fundo e forma uma coisa s. J vem a frase feita. Enquanto eu deixava para amanh, continuava o desespero toda a manh diante do papel em branco. E a idia? No tinha mais. Ento resolvi tomar nota de tudo que me ocorria.

Periss define Plgio Criativo como uma imitao inteligente de versos e metforas, de idias e frases, de resultados e concluses de outros autores. O conceito de Plgio Criativo no significa copiar do autor o que ele escreveu e usar como seu, pois isto crime. Plgio criativo o que este ensaio procura fazer: usa o formato do artigo de Ruben Carlo Benante, Meu maravilhoso artigo para a revista Trans/Form/Ao; lista as idias de Xavier retiradas do artigo j citado; resume as normas da Fepar sobre trabalho acadmico para a Teologia escrita pelo prof. Valdinei; utiliza um conceito norteador tirado de Periss e compartilha a experincia do autor na sua luta para escrever. Depois de anotar e interpretar, o aluno dever colocar em ordem as suas idias. E como que se faz isso? A tcnica semelhante a do esboo do sermo: divide-se o assunto em partes, listam-se as idias que sero defendidas em cada parte, separam-se os autores mais importantes que tratam do assunto de cada parte (eu costumo separar dois ou trs), e depois colocado cada um para discutir com o outro medida que se desenvolve a idia. Outro elemento listado por Xavier a criatividade. O entendimento de Xavier que criatividade tem a ver com o autoconhecimento. Quem se conhece consegue dar um toque especial a um texto ou a uma idia. Lembra um pouco a idia de cozinhar, voc pode seguir uma receita sem mudar nada, mas o modo como se trabalha os ingredientes, as caractersticas das panelas, o modo como se cozinha, o preparo e o enfeite do prato e como este servido, transforma qualquer receita pronta em algo totalmente novo. Para concluir, fao a citao de um autor e de um filme com relao a esta questo da escrita. O primeiro Sartre que tinha como divisa Nulla dies sine lnea, Nem um dia sem escrever (apud, JOHNSON,1990, p.271). A outra citao do filme Esperando Forrester, cujo protagonista interpretado por Sean Connery. a histria de um escritor

Periss, Gabriel. O conceito de plgio criativo. Disponvel em http://www.hottopos.com/videtur18/gabriel.htm, acesso em 07/07/06.

que ensina um jovem negro a escrever. E o protagonista sempre diz: escreva primeiro e corrija depois. Concordo com Periss que escrever um ato de coragem. Coragem para mostrar a sua obra. Conheo muita gente que atua no mundo acadmico que no escreve, no gosta de escrever, so bons leitores, so bons professores, mas tem bloqueio para escrever. O maior obstculo para quem escreve uma autocrtica acentuada, e o segundo maior obstculo o perfeccionismo. Geertz (1997, p.14) dizia citando Valry : No se terminam trabalhos, eles so abandonados. Termino com uma histria verdica. Em Curitiba, na Igreja Presbiteriana, um de seus pastores mais cultos foi o Rev. Elias Abraho. Ele foi um aluno brilhante no seminrio, fez o mestrado nos Estados Unidos, escrevia e tinha idias geniais, foi professor por muitos anos, Secretrio Estadual de Educao, Deputado Federal. Um pensador brilhante. Escrevia belssimas pastorais para o boletim da Igreja. Mas tinha uma autocrtica muito grande. Uma vez em que foi argido sobre o porqu no escrevia e no publicava as suas idias, respondeu que no o fazia, porque sempre que escrevia e lia o que tinha escrito, achava que no estava bom e acabava engavetando o texto ou ento jogando fora. Por isso, no temos nenhum texto do Rev. Elias Abraho publicado em uma revista acadmica ou em livro, que eu tenha conhecimento. Portanto, se quiser ser um telogo e no apenas um conhecedor da Teologia, escreva e no tenha vergonha das suas idias.

Referncias bibliogrficas BENANTE, R. C. Meu maravilhoso artigo para a revista Trans/Form/Ao. Disponvel em, http://www.cin.ufpe.br/~rcb/downloads/Meu%20Maravilhoso%20Artigo.doc, acesso em 07/08/2006. CERVO, A.L. & BERVIAN, P.A. Metodologia Cientfica. SP, McGraw-Hill do Brasil, 1978. FERREIRA, Valdinei A. Normas Tcnicas para trabalho acadmico. Documento aprovado pelo colegiado de Teologia em 31/03/2005. Curitiba: Fepar, 2005, no publicado. GEERTZ, Clifford. O saber local. Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997. JOHNSON, Paul. Os intelectuais. RJ: Imago Ed., 1990. PERISS, Gabriel. O conceito de plgio criativo. Disponvel em

http://www.hottopos.com/videtur18/gabriel.htm, acesso em 07/07/06. XAVIER, Csar Rey. Elementos relevantes na tessitura a escrita ou a arte de tecer os pensamentos. Revista psicoutponline, n 01, Curitiba, 2002. disponvel em: http://www.utp.br/psico.utp.online/site1/artigo_cesar_xavier1.pdf, acesso em 07/07/2006

You might also like