You are on page 1of 63

USP - UNIVERSIDADE DE SO PAULO EESC ESCOLA DE ENGENHARIA DE SO CARLOS SHS - DEPARTAMENTO DE HIDRULICA E SANEAMENTO PS-GRADUAO EM HIDRULICA E SANEAMENTO Disciplina

a Hidrologia Fsica SHS 5874 Professor Responsvel: Dr. Eduardo Mrio Mendiondo

REFLEXES SOBRE IMPACTOS DAS INUNDAES E PROPOSTAS DE POLTICAS DE PBLICAS MITIGADORAS

Heloisa Ceccato Mendes Gerson de Marco Juliana Pontes M. Andrade Saulo Aires Souza Rodrigo F. Macedo

So Carlos, Agosto de 2004

NDICE
Apresentao.................................................................................................3

Autores.............................................................................................................4

Captulo 1 Expanso Urbana e Inundaes: Histrico e Impactos


Heloisa Ceccato Mendes.....................................................................................5

Captulo 2 Alteraes Climticas e Seus Impactos


Gerson de Marco...............................................................................................19

Captulo 3 Medidas no Estruturais


Juliana Pontes M. Andrade................................................................................44

Captulo 4 Medidas Estruturais Extensivas


Saulo Aires Souza.............................................................................................48

Captulo 5 Medidas Estruturais Intensivas


Rodrigo F. Macedo............................................................................................60

APRESENTAO
O presente trabalho produto de discusses e reviso bibliogrfica realizadas na Disciplina Hidrologia Fsica, ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Mario Mendiondo pelo Programa de Ps Graduao em Hidrulica e Saneamento da Escola de Engenharia de So Carlos, da Universidade de So Paulo. No primeiro captulo apresentada uma abordagem histrica inundaes, atentando para a maneira pela qual esse fenmeno foi compreendido e para os impactos ocasionados ao longo dos tempos, destacando a insero da Amrica do Sul e Brasil no panorama mundial. O segundo captulo aborda a questo das mudanas climticas e sua influncia sobre o balano hdrico de uma bacia de estudo, a partir da elaborao de cenrios. No terceiro captulo abordada a importncia da implementao de medidas estruturais como ferramenta para o planejamento do uso e ocupao do solo.

AUTORES
Heloisa Ceccato Mendes heloisacm@yahoo.com.br
Mestranda, desde 2004, do PPG-SEA, Programa de Ps-Graduao em Cincias da Engenharia Ambiental, Departamento de Hidrulica e Saneamento, EESC-USP, Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo. Arquiteta e Urbanista, graduada pela EESC-USP em 2000.

Gerson de Marco gersondm@yahoo.com.br


Aluno especial no SHS, Engenheiro Civil, graduado pela Faculdades Integradas de Araraquara em 2003, ps-graduando em Engenharia de Segurana do Trabalho pela Faculdades Integradas de Araraquara.

Juliana Pontes M. Andrade jupontes@sc.usp.br


Mestranda, desde 2004, do PPG-SHS, Programa de Ps-Graduao em Hidrulica e Saneamento, Departamento de Hidrulica e Saneamento, EESC-USP, Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo. Engenheira Civil, graduada pela UFC - Universidade Federal do Cear em 2004.

Saulo Aires de Souza aires@sc.usp.br


Mestrando, desde 2004, do PPG-SHS, Programa de Ps-Graduao em Hidrulica e Saneamento, Departamento de Hidrulica e Saneamento, EESC-USP, Escola de Engenharia de So Carlos, USP - Universidade de So Paulo. Engenheiro Civil, graduado pela UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2003.

Rodrigo F. Macedo - rodrigofmacedo@digizap.com.br


Mestrando, desde 2004, do PPG-SHS, Programa de Ps-Graduao em Hidrulica e Saneamento, Departamento de Hidrulica e Saneamento, EESC-USP, Escola de Engenharia de So Carlos, USP - Universidade de So Paulo. Engenheiro Civil, graduado pela UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2000.

CAPTULO 1 Expanso Urbana e Inundaes: Histrico e Impactos


Heloisa Ceccato Mendes Introduo O presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma reflexo sobre o processo de ocupao territorial por meio da urbanizao e sua relao com a ocorrncia de inundaes. Visando contextualizao do tema, foi realizada uma breve anlise sobre o modo como as inundaes foram compreendidas ao longo dos tempos, seguida pela avaliao dos impactos ocasionados em mbito mundial, nas ltimas dcadas, e por uma abordagem mais especfica sobre a experincia brasileira. O mesmo procedimento foi adotado com relao questo da urbanizao, partindo-se de uma primeira anlise em mbito mundial, complementado-a com uma abordagem mais especfica sobre a urbanizao no Brasil, atentando para possveis influncias de tal processo na ocorrncia de inundaes. Breve Histrico da Compreenso das Inundaes A freqente ocorrncia de inundaes em vrias cidades de todo o mundo sinaliza para a necessidade de reflexo sobre seus processos histricos de expanso, gerando crescente impermeabilizao do solo, ocupao de fundos de vale e invaso das reas de Proteo Permanente prximas s nascentes dos rios e crregos urbanos. Ainda que constatemos a ausncia de efetiva implementao de medidas mitigadoras dos impactos gerados pelas inundaes, observamos que tem sido cada vez mais difundido o entendimento de que a maneira como a ao antrpica se d sobre o meio desempenha um importante papel neste processo. Porm, uma abordagem histrica nos mostra que tal entendimento nem sempre foi difundido.

Em um primeiro momento, abordaremos as inundaes a partir de uma perspectiva histrica, visando compreenso das maneiras pelas quais esse fenmeno foi interpretado ao longo dos tempos. Segundo Albrecht Hoffman (2000), o primeiro europeu a tentar explicar as inundaes foi Konrad of Megenberg (1309 1374), no livro de sua autoria The book of nature, em que explicava este fenmeno como erupes de guas armazenadas no solo. Na Idade Mdia, as inundaes eram compreendidas como fenmenos seguidos por morte e runa. Tal pensamento teve certa extenso at o sculo XVI, quando as inundaes eram vistas como produto de foras celestiais ou um julgamento divino. Observamos, portanto, que o entendimento das causas das inundaes se modificou ao longo dos tempos. Do mesmo modo, esse processo ocorreu tambm com o desenvolvimento das medidas preventivas s inundaes, como demonstra Frank Toensmann (2000) dividindo o desenvolvimento de tais medidas em Northern Hesse, na Alemanha, em trs fases: de 1850 a 1945, de 1945 a 1980 e de 1980 a 2000. O primeiro perodo, de 1850 a 1945, foi marcado por obras hidrulicas nas cidades de Diemel e Eder e pelo levantamento de dados realizado na cidade de Kassel. A primeira fase se caracteriza, portanto, pelo desenvolvimento dos recursos hdricos a partir de uma viso apoiada no desenvolvimento tcnico, crescente nesse perodo, mas sem nenhuma preocupao em estabelecer compatibilidade com o meio ou com o conceito de Desenvolvimento Sustentvel 1. A segunda fase, de 1945 a 1980, foi marcada pela criao de associaes e elaborao de projetos de desenvolvimento dos recursos hdricos e controle de vazes, mas poucos foram implementados. A forte nfase nas medidas tcnicas, caracterstica da primeira fase, foi modificada com a lei ambiental de 1976, que definiu os impactos e medidas compensatrias a eles relacionados.
1

Sobre o tema, destaca-se: Para ser aplicado com sucesso, afirma ZHOU (1998), o desenvolvimento sustentvel deve trazer a perspectiva de que um ambiente saudvel essencial para uma economia prspera. Tal enfoque encara sociedade, economia e meio ambiente como elementos essenciais de um sistema, que se suportam mutuamente (...) O desenvolvimento sustentvel tambm afirma que os recursos do meio ambiente devem ser examinados tanto pelo seu valor atual quanto futuro, baseado nos princpios de vida dentro de parmetros ecolgicos globais de longo prazo (ZHOU, 1998 (*) apud MONTAO, 2002, p.10) C. GIS monitors our fragile Earth. In: GIS World. v.11, n. 10, Fort Collins CO USA, Outubro, 1998.

(*) ZHOU,

Na terceira fase, de 1980 a 2000, as questes vinculadas ao Desenvolvimento Sustentvel e compatibilidade com o ambiente ganharam maior destaque, representadas na preveno e na implantao de retenes naturais, bastante enfatizadas. Porm, esse perodo foi tambm marcado por um certo distanciamento das medidas tcnicas, fato ao qual o autor faz algumas ressalvas, alertando que a eficcia de um projeto depende de uma boa mistura desses trs estgios de preveno das inundaes. As Inundaes no mundo e seus impactos Os principais impactos causados por inundaes so as perdas materiais e humanas, interrupo de atividade econmica e social nas reas inundadas, contaminao por doenas de veiculao hdrica (leptospirose e clera, por exemplo), contaminao da gua (pela inundao de depsitos de material txico e estaes de tratamento, por exemplo). Alm disso, um fato relevante o de que muitas cidades brasileiras apresentam ligaes clandestinas de esgoto no tratado nas redes de guas pluviais, o que ocasiona, em uma situao de inundao, contato direto da populao com a gua misturada ao esgoto. Segundo Gerhard Berz (2000), mais de 250 bilhes de dlares foram empregados ,nos ltimos dez anos, na compensao dos danos causados por inundaes. Alm disso, uma comparao entre as inundaes e outros riscos naturais no perodo de 1985 a 1999, expressa na Figura 1, indica grande expressividade desses eventos:

Figura 1 Cattrofes Naturais no mundo 1985 - 1999 Fonte: Adaptado de BERZ, 2000

Tais grficos demonstram os seguintes dados sobre as inundaes: Correspondem a cerca de um tero 29% das ocorrncias de catstrofes naturais Causam mais da metade (53%) das mortes causadas por catstrofes naturais, o correspondente a 382.085 mortes. So responsveis por cerca de um tero (29%) das perdas econmicas causadas s catstrofes naturais, o que corresponde a US$ 275 bilhes. As perdas asseguradas relacionadas s inundaes correspondem a apenas 10% do total de perdas asseguradas O Grfico D da Figura 1 indica que, dos prejuzos relacionados s inundaes, apenas 8% so asseguradas, o que corresponde a um valor de US$ 15,12 bilhes. Portanto, relacionando esse valor aos US$ 275 bilhes, correspondentes aos prejuzos causados por inundaes no mundo entre 1985 e 1999, verificamos que somente 5,5 % das perdas econmicas causadas por inundaes no mundo so asseguradas. Tal fato, associado constatao de que o nmero de pessoas afetadas pelas inundaes tem aumentado nos

ltimos tempos, de acordo com a Figura 2, constitui um quadro bastante preocupante.

Figura 2 Pessoas afetadas por desastres naturais (INTERNATIONAL FLOOD NETWORK, s/d)

Outro fato relevante o de que as inundaes atingem vrias localidades do planeta, em maior ou menor grau, como demonstra a Figura 3:

Figura 3 - Ocorrncia de secas, inundaes e tempestades: uma viso geogrfica dos ltimos 30 anos (adaptado de INTERNATIONAL STRATEGY FOR DISASTER REDUCTION; UNITED NATIONS, 2003)

A anlise da Figura 3 indica que a Amrica do Sul foi a terceira regio do mundo com maior nmero de incidncia de inundaes entre 1973 e 2002, com registro de 240 eventos, ou seja, 11,8% do total de inundaes ocorridas no mundo nesse perodo. Nesse perodo, a regio com o maior registro de enchentes foi a sia Central, com 337 eventos, seguida pela sia do Sudeste, com 250 eventos), conforme a Tabela 1.
Regio Nmero de Inundaes entre 1973 e 2002 113 100 240 68 92 24 70 73 39 136 66 87 28 337 173 55 250 9 1 63 2 2026 Porcentagem em relao ao Nmero Total de Inundaes no Mundo entre 1973 e 2002 5,6% 4,9% 11,8% 3,4% 4,5% 1,2% 3,5% 3,6% 1,9% 6,7% 3,3% 4,3% 1,4% 16,6% 8,5% 2,7% 12,3% 0,4% 0,0% 3,1% 0,1% 100,0%

Amrica do Norte Amrica Central Amrica do Sul Caribe Europa do Leste Europa do Norte Europa do Oeste Europa do Sul frica Central frica do Leste frica do Norte frica do Oeste frica do Sul sia Central sia do Leste sia do Oeste sia do Sudeste Malsia Polinsia Austrlia e Nova Zelndia Micronsia

Tabela 1 - Nmero de Inundaes por Regio no perodo de 1973 a 2002 Dados: INTERNATIONAL STRATEGY FOR DISASTER REDUCTION; UNITED NATIONS, 2003, Elaborao: Heloisa Ceccato Mendes
Nota: Inclui as inundaes com um dos seguintes critrios: dez ou mais mortes, cem pessoas afetadas, pedido de assistncia internacional

Esses dados indicam a necessidade de implementao de medidas mitigadoras dos grandes impactos sociais e econmicos gerados pelas inundaes em todo o mundo, assim como a necessidade de realizao de levantamentos de dados que subsidiem tal processo.

10

As Inundaes no Brasil e seus impactos

Segundo a ANA (Agncia Nacional de guas), vrios municpios brasileiros foram atingidos por inundaes de 1998 a 1999, conforme indica a Figura 4. Nota-se uma relativa concentrao nas regies Sul e Sudeste, da qual destacamos no mapa o estado de So Paulo, que apresenta a marcao de vrios municpios atingidos por inundaes nesse perodo.

Figura 4- Municpios atingidos por inundaes (1998-1999) Fonte: ANA - Agncia Nacional de guas

As chuvas recentes de janeiro a maro de 2004 ocasionaram uma srie de inundaes nos municpios brasileiros. Nesse perodo, de acordo com a Figura 5 (publicada no jornal Folha de So Paulo em 10 de maio de 2004), 1.224 municpios brasileiros foram atingidos, sendo 64 localizados no estado de So Paulo. O balano total dos prejuzos, conforme a figura a seguir, foi de 17.510 casas destrudas, 95.523 casas danificadas e 376.987 pessoas atingidas.

11

Fonte: (Folha de So Paulo, 10 de maio de 2004)

Figura 5 - Balano da chuva de janeiro a maro de 2004 Fonte: Folha de So Paulo, 10 de maio de 2004

Segundo o Ministrio da Cincia e Tecnologia, as inundaes causam prejuzos anuais de aproximadamente US$ 1 bilho no Brasil (MCT/CGE, 2002). A influncia da urbanizao na ocorrncia de inundaes Segundo Carlos Tucci (2003)2, o escoamento pluvial pode produzir inundaes e impactos por meio de Inundaes de reas ribeirinhas e Inundaes devido urbanizao, dois processos que podem ocorrer isoladamente ou combinados. Geralmente os rios apresentam dois leitos: o leito menor, onde a gua escoa a maior parte do tempo, e o leito maior, que inundado com risco geralmente entre 1,5 e 2 anos. As inundaes de reas ribeirinhas ocorrem pelo processo natural no qual o rio escoa pelo seu leito maior, sendo uma decorrncia do processo natural do ciclo hidrolgico. Com a ocupao urbana do leito maior, local caracterizado como rea de risco, os impactos de inundaes tornam-se freqentes. Alguns dos aspectos do processo de urbanizao que podem influenciar no aumento da freqncia e magnitude das inundaes so: impermeabilizao do solo e aumento de escoamento por canais (produzindo aumento nas vazes mximas), desorganizao na implantao da infra2

TUCCI, C. E. M. guas Urbanas. In: TUCCI, C. E. M.; BERTONI, J. C. (org). Inundaes urbanas na Amrica do Sul. Porto Alegre:, Associao Brasileira de Recursos Hdricos, 2003, 471 p.

12

estrutura urbana (como pontes que podem obstruir o escoamento), aumento da deposio de sedimentos em funo da desproteo das superfcies e deposio de resduos slidos (obstruindo rios e canais), ocupao urbana e impermeabilizao em reas com risco de inundao (diminuio da capacidade de infiltrao nas reas alagveis), alm do processo de formao de ilhas de calor em reas urbanas (produzindo precipitaes intensas em rea urbana e agravando a situao das inundaes), entre outros. O processo de urbanizao no mundo

Segundo Carlos Tucci e Juan Carlos Bertoni (2003), no ano 1800 somente 1% da populao mundial vivia em cidades. A partir do sculo XVIII, a revoluo industrial teve como efeito um processo mundial de urbanizao muito intenso e cada vez mais acelerado. Segundo Guglielmo (1996)3 apud TUCCI; BERTONI (2003), durante a primeira metade do sculo XX a populao total do mundo aumentou em 49% e a populao urbana em 240%. Na segunda metade do sculo essa evoluo foi ainda mais expressiva, pois a populao urbana passou de 1.520 milhes de habitantes em 1974 para 1.970 milhes em 1982. A Tabela 2 demonstra o crescimento da porcentagem da populao urbana no mundo de 1955 a 1995, apresentado tambm uma estimativa para o perodo entre 1995 e 2015.
Tabela 2 - Evoluo da Populao Urbana 1955 a 2015
Fonte: FNUAP apud TUCCI; BERTONI, 2003, p.2

Ao
% del total

1955 32

1975 38

1995 45

2015 54

Atualmente, a populao mundial de aproximadamente 6.100 milhes de habitantes, dos quais 2.850 milhes correspondem populao urbana. Portanto, 47% da populao mundial urbana na atualidade. Se o crescimento dos ltimos tempos for mantido, em pouco tempo a populao urbana ter superado a populao rural mundial, pela primeira vez na histria.

GUGLIELMO, R. Les grande mtropoles du monde et leur crise. Paris: A Colin, 1996, 268p.

13

Em 1950, oito aglomeraes urbanas alcanavam ou ultrapassavam a populao de 5 milhes de habitantes: Nova York, Londres, La Ruhr, Tkio, Sahngai, Paris, Buenos Aires e Moscou, correpondendo a 7% da populao mundial naquele momento. No ano 2000, a populao mundial do planeta concentrada em metrpoles com pelo menos 10 milhes de habitantes j correspondia a 15% da populao mundial (UNESCO apud TUCCI; BERTONI, 2003, p.2).A tendncia de crescimento urbano liderada pela Amrica do Sul, onde a concentrao urbana nas principais cidades tem o crescimento mais

Figura 6 - Crescimento da Populao em pases Desenvolvidos e Em Desenvolvimento Fonte: Naes Unidas apud TUCCI; BERTONI, 2003, p.3

alto das regies do mundo e o maior de todos os tempos. importante atentar para o fato de que o processo de urbanizao nos pases em desenvolvimento se diferencia do ocorrido nos pases desenvolvidos. A Figura 6 demonstra que o crescimento da populao nos pases desenvolvidos praticamente se estancou desde meados de 1950, enquanto a previso para que isso ocorra nos pases em desenvolvimento somente para o ano 2150. Segundo Guglielmo (1996)4 apud TUCCI; BERTONI (2003), na segunda metade do sculo XIX - ou na primeira metade do sculo XX, de acordo com o caso - as metrpoles dos pases desenvolvidos passaram por um crescimento demogrfico intenso associado industrializao. O desenvolvimento industrial nos pases em desenvolvimento foi mais intenso, pelo contrrio, na segunda metade do sculo XX. Em 1950, das 8 grande metrpoles do mundo, 6 se situavam em pases desenvolvidos (75%) e em 1990, das 35 cidades com mais de 5 milhes de habitantes do mundo, somente 12 pertencem a pases

GUGLIELMO, R. Les grande mtropoles du monde et leur crise. Paris: A Colin, 1996, 268p. (**) INDEC Instituto Nacional de Estadstica y Censos. Anurio Estadstico. Buenos Aires, 1999.

14

desenvolvidos (35%), o que demonstra como o processo de urbanizao nos pases em desenvolvimento foi intenso nesse perodo. interessante ressaltar tambm que das 15 cidades mais povoadas do mundo, 4 se localizam na Amrica Latina, sendo duas no Brasil. So elas: So Paulo, Cidade do Mxico, Buenos Aires e Rio de Janeiro. O prognstico de que por volta do ano 2010 existiro 60 cidades com populao superior a 5 milhes de habitantes, sendo a maioria em pases em desenvolvimento. A Figura 7 demonstra que, a partir de 1975, as cidades de pases desenvolvidos (Paris, Londres e Nova York) apresentaram diminuio representativa do aumento da populao, enquanto as cidades de pases em desenvolvimento (So Paulo e Buenos Aires) apresentaram comportamento contrrio: crescimento populacional acentuado. Esse fato se deve ao prprio aumento do crescimento da populao e tambm ao xodo rural intenso.

Fonte: Adaptado de GUGLIELMO,1996 (5) ; INDEC,1999 (**) apud TUCCI; BERTONI, 2003, p.4

(milhes de hab)

Populao

Figura 7 - Evoluo da Populao de grandes metrpoles da Europa e da Amrica

Anos

O processo de urbanizao no Brasil As dcadas de 1960 e 1970 foram caracterizadas no Brasil por um processo muito intenso de urbanizao. Segundo Instituto Polis et al (2001), em 1960 a populao total do Brasil era composta por 44,7% de populao urbana e 55,3% de populao rural. Dez anos depois essa relao se inverteu, com nmeros quase idnticos: 55,9% de populao urbana e 44,1% de populao rural. Entre 1960 e 1996, a populao urbana brasileira aumentou em mais do que quatro vezes, passando de 31 milhes de habitantes para 137 milhes, recebendo, portanto, 106 milhes de novos moradores nesses 36 anos.

15

Esse processo produziu uma ocupao urbana com infra-estrutura inadequada e gerou o surgimento de favelas e periferias situadas em reas de risco. Tal processo fez com que as cidades brasileiras se caracterizassem pela existncia de territrios urbanos legais e ilegais ou irregulares. Desse modo, passaram a existir no cenrio urbano brasileiro a cidade legal e a cidade ilegal. No final dos anos cinqenta mais de sessenta por cento da populao estava no campo, agora temos mais de setenta e cinco por cento da populao na cidade, com muitos desterritorializados de vrias partes, que constituram as imensas periferias, favelas e as cidades precrias, irregulares e ilegais existentes em todas as localidades brasileiras. (ROLNIK, 1995, p. 8) Segundo Carlos Tucci (2003)5, quase a totalidade das cidades da Amrica do Sul no apresenta em seus planos diretores restries que impeam efetivamente o loteamento de reas com risco de inundao, o que contribui para a exposio da populao aos riscos das inundaes urbanas. No entanto, importante considerar tambm a dinmica da cidade ilegal, j que nos casos em que se aplica uma restrio s reas ribeirinhas - no permitindo o loteamento por tratar-se de uma rea com risco de inundao -, ou no caso de reas ribeirinhas pertencentes ao poder pblico, freqente a ocorrncia de invases por populao de baixa renda. Desse modo, nos deparamos com um impasse bastante freqente nas cidades brasileiras. necessrio impedindo a ocupao urbana em reas alagveis; porm, no se pode ignorar a existncia de duas dimenses urbanas: a cidade legal e a cidade ilegal, cada uma com o seu mercado. Segundo Raquel Rolnik (1995) h uma interao entre o mercado formal e o informal: O mercado formal, que aprova planta na prefeitura, segue a lei, etc..., apenas um dos mercados. E quando a lei diz, o mercado formal no pode lotear at a beira do crrego (...) a beira do crrego perde valor para o mercado imobilirio formal, virando, automaticamente, reserva de terra do mercado clandestino. Onde esto todas favelas? Na beira dos crregos, ou nas reas de maior declividade. (ROLNIK, 1995, p. 17)

TUCCI, C. E. M. guas Urbanas. In: TUCCI, C. E. M.; BERTONI, J. C. (org). Inundaes urbanas na Amrica do Sul. Porto Alegre:, Associao Brasileira de Recursos Hdricos, 2003, 471 p.

16

Alm da ocupao informal das reas alagveis, a implantao de avenidas marginais aos rios urbanos, interveno bastante recorrente nas cidades brasileiras, subjugou os sistemas das guas a um padro de ocupao pr-determinado pelo homem, sem considerar sua compatibilidade com o meio, como um reflexo do pensamento positivista no processo de ocupao do territrio, de sobreposio do homem ao meio. O pensamento amplamente difundido no Brasil, baseado na adaptao da hidrografia ao sistema de mobilidade urbana, fez com que vrios rios urbanos sofressem intervenes drsticas de retificao de seus meandros. Exemplos bastante representativos deste tipo de interveno so as avenidas marginais aos rios Tiet e Pinheiros, em So Paulo-SP. Nesse contexto, em que as vrzeas foram aproveitadas como terreno barato, foi realizada a retificao do Rio Pinheiros para a ampliao de avenidas, em 1927, retratada na Figura 8 (GUERRA, 2003).

Figura 8 - Rio Pinheiros antes e depois da retificao Fonte: GUERRA, 2003, p. 32 e 33

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BERZ, Gerhard. Flood Disasters: Lessons form the Past Worries for the Future. Symposium on River Flood Defence. v2. Kassel: Herkules Verlag, 2000, p. F1-F10 FOLHA DE SO PAULO. FGTS atende s 6% das vtimas das cheias. So Paulo. 10 de maio de 2004 GUERRA, Ablio et al. Rios Urbanos: Workshop Interveno Urbanstica na regio do Rio Pinheiros em So Paulo. So Paulo: FAU-SP, 2003, 96 p. HOFFMAN, Albrecht. Floods and their Origin in the Medieval World of Thought. Symposium on River Flood Defence. v1. Kassel: Herkules Verlag, 2000, p.B1 B9 INSTITUTO PLIS et al. Estatuto da Cidade: guia para implementao pelos municpios e cidados. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 2001.

17

INTERNATIONAL FLOOD NETWORK. Effective Flood Management for Precious Water and Life. Tokyo: International Flood Network, s/d. INTERNATIONAL STRATEGY FOR DISASTER REDUCTION; UNITED NATIONS. Living with Risk: Turning the tide on disasters towards sustainable development - World Disaster Reduction Campaign. Geneva, 2003 MCT/CGE Ministrio de Cincia e Tecnologia / Centro de Estudos e Gesto Estratgica; Diretrizes estratgicas para o Fundo de Recursos Hdricos de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico. Braslia, 2002. Disponvel em http://www.ana.gov.br, capturado em 11/08/2004. MONTAO, Marcelo. Os recursos hdricos e o zoneamento ambiental: o caso do municpio de So Carlos. So Carlos: EESC- USP- Depto de Hidrulica e Saneamento, Dissertao de Mestrado, 2002. ROLNIK, Raquel. Planejamento Urbano nos anos 90: novas perspectivas para velhos temas. In: SILVA, Kleber Pinto. A cidade contempornea: tendncias e conceitos. Bauru: UNESP: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao: Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, 1995. TOENSMANN, Frank. About the History of Flood Defence: The Northern Hesse Example. Symposium on River Flood Defence. v1. Kassel: Herkules Verlag, 2000, p.B63 B85 TUCCI, C. E. M.; BERTONI, J. C. (org). Inundaes urbanas na Amrica do Sul. Porto Alegre:, Associao Brasileira de Recursos Hdricos, 2003, 471 p.

18

CAPTULO 2

Alteraes Climticas e Seus Impactos


Gerson de Marco Resumo No presente artigo renem-se, em sntese apertada, estudos relativos s alteraes climticas globais, suas conseqncias nas precipitaes pluviomtricas e seus impactos e a adoo de medidas mitigadoras aos fenmenos que provocam essas alteraes climticas. O aumento de CO2 e de outros gases na atmosfera provoca o efeito estufa, responsvel, em grande parte, pelas alteraes climticas globais, que afetam o regime das precipitaes pluviomtricas, aumentando-as ou diminuindo-as. Outros fenmenos, como El Nio e La Nia, tambm influenciam essas precipitaes. Os impactos das alteraes climticas tm vrias repercusses: no escoamento dos rios; no volume e disponibilidade das guas, superficiais ou subterrneas; na qualidade das guas; na ocorrncia de cheias e secas e de mudanas ambientais, e de mudanas econmicas e sociais. Entre as mais importantes medidas mitigadoras, a comunidade internacional recomenda a reduo da emisso de gases efeito estufa, meta do Protocolo de Quioto, ainda no implantado. Introduo H registros da ocorrncia de alteraes climticas na Terra desde sempre, sendo assim um fenmeno natural. Atualmente so consideradas como um problema srio, devido ao ritmo acelerado em que acontecem. Um dos fatores que contriburam para as mudanas climticas foi a revoluo industrial, por volta do sculo XVIII, quando passou-se a emitir CO2 para a atmosfera, resultante da queima dos combustveis fsseis (carvo, petrleo, gs natural). Atualmente, as fontes de energia fssil representam 80%

19

do consumo mundial. Segundo a OCDE (Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico), o homem joga cerca de 23.400 toneladas de carbono para a atmosfera por ano. Tambm os desflorestamentos contriburam para um aumento de 30% na concentrao atmosfrica de CO2. Alm do CO2, houve tambm grande aumento da concentrao de determinados gases na atmosfera, como CH4, N2O, CFC, HFC, PFC e SF6. Estes gases tambm absorvem parte das radiaes infravermelhas que a terra irradia para o espao, provocando uma reteno de calor. Tal fenmeno, chamado de efeito estufa, responsvel por um aumento de cerca de 0,5 oC, no ltimo sculo, das temperaturas mdias da atmosfera terrestre. A figura 1 ilustra o aumento de CO2 na atmosfera ao longo dos anos.

Figura 1. Variao da emisso de CO2. (Fonte: Santos)

O CH4 apresenta um GWP (Global Warming Potential ou Potencial de Aquecimento Global) 21 vezes superior ao do CO2 e o N2O um GWP 310 vezes superior ao do CO2. Outros gases naturais que provocam o efeito estufa so o H2O e o O3. A temperatura global tem crescido constantemente, em decorrncia do acmulo dos gases efeito estufa como mostra a figura 2.

20

Figura 2. Variaes da temperatura superficial da Terra nos ltimos 140 anos e no ltimo milnio. (Fonte: IPCC)

Existem sumidouros naturais de CO2, que contribuem para seu equilbrio ao absorverem este gs (como o caso da floresta) ou ao fixarem-no ao solo (como o caso da agricultura). Esses sumidouros assumem papel importante para a reduo ou estabilizao da concentrao de CO2 na atmosfera (Relatrio do Estado do Ambiente 1999 Alteraes Climticas, Portugal). Tambm contribuem para alteraes climticas os fenmenos El Nio e La Nia. O primeiro, que a interao atmosfera-oceano, associado a alteraes dos padres normais da temperatura da superfcie do mar, assume dimenses continentais e planetrias, medida que provoca desarranjos de toda ordem em vrios climas da Terra. Cientistas, estudando as variaes climticas do planeta, descobriram que ele tem relao com o efeito estufa, como indicam modelos climticos. J o La Nia se caracteriza por ser o oposto do El Nio e pode tambm ser chamado de episdio frio, pois traz o aumento de chuvas em vrias regies da Terra. Fenmeno ligado ao humana, mas de efeito mais localizado, o chamado ilhas de calor, que acontece nas grandes metrpoles, onde a excessiva pavimentao e verticalizao urbana provocam aquecimento do ar, fazendo-o subir e causando maior instabilidade atmosfrica, com tendncia para a ocorrncia de temporais e granizo. A partir de 1972, registrou-se uma tendncia global de alterao da temperatura mdia do ar, com seu aquecimento, conforme demonstram pesquisas realizadas por vrios pases, inclusive Portugal (Relatrio do Estado do Ambiente 1999 Alteraes Climticas). 21

Conseqncias das mudanas climticas no mundo Uma maior quantidade de energia armazenada na atmosfera, em razo do aquecimento global, implica uma intensificao do ciclo hidrolgico, acarretando profundas assimetrias espaciais e temporais da precipitao nas diferentes regies do globo. As distribuies sazonais das precipitaes, ao longo dos anos hidrolgicos, vm sofrendo importantes alteraes. H locais em que, dependendo do ms, tem diminudo a precipitao, e h locais em que, dependendo do ms, est aumentando. Os ciclos podero variar, com longos perodos de secas intensas ou grandes perodos de chuvas carregadas. Assim, havendo um maior risco de cheias nas regies onde est projetado um aumento das precipitaes, sero necessrias medidas de mdio e longo prazo, incluindo aes estruturais (como construo de reservatrios e de sistemas de transporte de guas, aes reguladoras do uso do solo e de florestao) e outras no estruturais (como gesto de riscos e previso de fenmenos climticos extremos). As reas onde ocorrer esse aumento das precipitaes esto nas latitudes mais elevadas, em algumas regies equatoriais e no Sudoeste da sia. A diminuio das precipitaes ocorrer nas latitudes mdias, em particular na regio do Sul da Europa e no Mediterrneo. O escoamento dos rios tender a aumentar nas latitudes elevadas e a decrescer nas latitudes mdias, em algumas regies tropicais, como por exemplo, o Brasil. Como conseqncia, haver um agravamento da assimetria Norte-Sul no que se diz respeito aos recursos hdricos. A subida do nvel mdio das guas do mar considerada como uma das potenciais conseqncias do aquecimento global, com projeo desse aumento de 9 a 88 cm, at 2100, sendo o valor mais provvel da ordem de 50 cm (Santos, 2003). Outros impactos das alteraes climticas

22

Os impactos das alteraes climticas, como exposto, afetam vrios domnios, mas, naquele dos recursos hdricos, certamente tais impactos sero mais significativos, quer pela relao direta da gua com o clima, quer pelas disponibilidades de gua condicionarem muitos setores da atividade scioeconmica. Os impactos das alteraes climticas sobre os recursos hdricos fazemse sentir tanto do lado da oferta, como do lado da procura de gua. No que respeita oferta, as alteraes climticas provocam uma modificao do regime de precipitaes, que conduz a variaes do volume e da distribuio temporal das disponibilidades de gua, quer superficiais, quer subterrneas. A estes impactos sobre a quantidade da gua h que acrescentar os impactos sobre a qualidade, devidos a variaes das disponibilidades de gua, ao aumento da temperatura e subida do nvel mdio do mar. Do lado da procura de gua, so de esperar alteraes nos volumes de gua consumidos, sobretudo na irrigao, mas tambm na produo de energia, em particular devido ao aumento das necessidades de refrigerao. Os impactos das alteraes podero vir a fazer-se sentir sobre a intensidade e a freqncia de situaes de cheias e de secas. Impactos das Alteraes Climticas sobre o Escoamento Uma diminuio da precipitao, acompanhada por um aumento da evapotranspirao potencial, relacionada com o aumento da temperatura, tender a provocar uma diminuio das disponibilidades anuais de gua. As variaes sazonais das alteraes da temperatura e precipitao podem, no entanto, no confirmar esta tendncia. Impactos sobre a qualidade da gua As modificaes da quantidade da gua, resultantes das alteraes climticas, tero, obviamente, conseqncias indiretas sobre a qualidade da gua, em virtude da modificao das condies de absoro das cargas poluentes pelos meios hdricos. Alm disso, o aumento de temperatura, associado s alteraes climticas, ter tambm impactos diretos sobre a 23

qualidade da gua, como por exemplo, diminuir o nvel de saturao de oxignio dissolvido na gua ou condicionar os processos qumicos e biolgicos que ocorrem nos meios hdricos, influenciando nos fenmenos de eutrofizao e no comportamento dos ecossistemas. Impactos sobre as guas subterrneas Em termos gerais, parece aceitvel que a recarga dos aqferos siga de perto as variaes de precipitao relacionadas com as alteraes climticas. Mas existe alguma incerteza relativamente forma como os aqferos reagiro s modificaes dos regimes sazonais e interanual de precipitaes. Por outro lado, os aumentos de evapotranspirao, associados a acrscimos de temperatura, podem conduzir salinizao dos solos e posterior lixiviao nos aqferos. Por fim, as esperadas subidas do nvel do mar, associadas ao aquecimento global, so capazes de afetar os recursos hdricos subterrneos, como resultado do fenmeno de intruso salina costeira. Impactos sobre a procura de gua As mudanas de temperatura, associadas s alteraes climticas, alm de condicionarem as disponibilidades de gua, podem tambm ter impactos sobre a procura de gua. Estes impactos podem ser particularmente significativos no caso da utilizao da gua para a agricultura, em conseqncia da modificao da evapotranspirao e da umidade do solo. Podem tambm ocorrer impactos significativos sobre a procura de gua para certas utilizaes industriais, como no caso, por exemplo, dos sistemas de arrefecimento hidrulico, ou para determinadas utilizaes domsticas e municipais, como as ligadas alimentao humana, aos banhos, ou rega de parques e jardins (Chunha, Oliveira e Nunes). Impactos sobre a ocorrncia de cheias e secas As alteraes climticas no determinam apenas modificaes dos valores mdios do escoamento, mas tambm dos seus valores extremos, 24

provocando alteraes dos regimes de cheias e secas. Em particular, podem ocorrer alteraes da intensidade, durao e perodos de ocorrncia das cheias e secas. Estudos evidenciam uma tendncia geral para um acrscimo da precipitao na poca mida e um decrscimo da precipitao na poca seca. O regime de escoamento dever, normalmente, seguir esta tendncia geral, sendo assim de se esperar uma intensificao das cheias e secas, em conseqncia das alteraes climticas. de se esperar ainda que as inundaes provocadas pelas cheias, nos trechos dos rios, nas regies costeiras, possam ser agravadas pela subida do nvel do mar, associada s alteraes climticas. s secas alie-se o processo de desertificao, como conseqncia do aquecimento global, fatos que afetam atualmente cerca de 1/6 da populao mundial, comprometendo uma superfcie de cerca de 3.600 milhes de hectares, ou seja, aproximadamente 30% das zonas continentais do planeta. Impactos ambientais, econmicos e sociais Apesar da modelao da variabilidade da alterao climtica ser um domnio ainda no amadurecido, so previsveis, ainda com grandeza incerta, impactos ambientais significativos: deslocao de zonas biticas, extino de biodiversidades, adulterao dos recursos renovveis. Tudo isto levar a grandes impactos econmicos, devido mudana da disponibilidade de recursos naturais, e a impactos sociais, que influenciaro na habitabilidade, nas migraes e na sade pblica. Como grande parte das espcies de rvores conhecidas so sensveis s variaes de clima, podendo sobreviver apenas dentro de uma pequena faixa de temperatura e umidade, um aquecimento de apenas 1C poderia acabar com mais de 200 km de zonas florestais, e se o aquecimento prosseguisse to rapidamente, florestas inteiras poderiam estar ameaadas. rvores de climas mais secos e quentes tornar-se-iam mais suscetveis a doenas, insetos, como tambm a outros desgastes. Espcies tropicais, mais adaptadas ao novo clima, poderiam, por fim, mover-se e substituir aquelas, ainda que lentamente.

25

A agricultura tambm seria afetada, uma vez que as plantaes, tambm, so sensveis ao clima. A mudana de clima exigiria grandes mudanas nas prticas agrcolas. Apenas o ajuste dos sistemas de irrigao mundiais poderia custar aproximadamente US$ 200 bilhes. ndices mais altos de dixido de carbono beneficiariam as plantas, acelerando o processo da fotossntese, embora algumas espcies se adaptem melhor que outras a esse gs. Plantas daninhas poderiam prosperar em uma atmosfera rica em carbono, invadindo reas de cultivo de alimentos e de outras plantas, destituindo-as de nutrientes. O aquecimento global favoreceria insetos que vivem em reas quentes, que apresentam um curto tempo de vida e que podem adaptar-se e evoluir rapidamente. Pestes de insetos e parasitas patognicos tenderiam a proliferar sob essas condies de rpido aquecimento. Acredita-se que as perdas nas safras devido aos insetos aumentariam, e que os pases em mdias latitudes experimentariam um influxo de doenas tropicais. As espcies animais que pudessem migrar, enfrentariam obstculos que no existiram em mudanas climticas anteriores. medida que o aquecimento global progredisse, a vida selvagem poderia tornar-se "presa da civilizao", em refgios e reas no selvagens, que j no representam hbitats apropriados. Cidades, estradas, reas de cultivo, alm de outras barreiras humanas, dificultariam o processo de migrao. Para preservar a vida selvagem, seria necessrio criar "corredores de migrao" ou promover grandes esforos de relocao. Cenrios das mudanas climticas na Amrica do Sul Em razo dos pesquisadores no saberem qual ser o ndice de emisso de gases de efeito estufa, foram apresentados vrios cenrios de mudanas
o

climticas

para

nosso

pas.

Nos

modelos

climticos

computacionais foi suposto que ocorrer um aumento na temperatura de 4 a 6 C. Anlises feitas indicaram um aumento das temperaturas do ar superfcie terrestre, durante o sculo XX, no Brasil, compatveis com o aquecimento global.

26

Relativamente s precipitaes, no apontada uma alterao clara, mas observada uma mudana na variabilidade climtica nas escalas interanual e interdecadal. O IPCC (Intergovernamental Painel on Climate Change) concluiu, em pesquisa realizada no ano de 2000, baseada nos resultados obtidos em 11 simulaes realizadas, cobrindo o perodo de 1870 a 2100, que houve alteraes climticas em vrias regies do globo, incluindo a Amrica do Sul (Carter and Hulme, 2000). E as projees do estudo do IPCC para a Amrica do Sul mostram, de maneira geral, aumento de temperatura, at 2080, de cerca de 1 oC (cenrio B1 de baixa emisso), podendo subir para mais de 6 oC, no norte da Amrica do Sul, e aproximadamente para 4 oC, no sul da Amrica do Sul (cenrio A2 de alta emisso), em 2080. No que se refere precipitao, a incerteza ainda muito grande.

Figura 3. Mapa mostrando as duas regies da Amrica do Sul. As regies so definidas na grade do modelo climtico HadCMS. Os domnios regionais so ligeiramente diferentes para cada um dos outros modelos climticos. (Adaptado de Carter and Hulme, 2000)

27

Figura 4. Variao da temperatura mdia anual, 1901-1998 (painel superior), e da precipitao anual, !901-!998 (painel inferior), no Brasil. A variao relativa s mdias do perodo 1961-90 (com valores mdios de 25,0 C e 1780mm, respectivamente. (Hulme, M. e Sheard, N. (1999) Cenrios de Alteraes Climtica para o Brasil Climatic Research Unit, Reino Unido, 6pp)
o

Para o norte da Amrica do Sul, h simulaes que apontam aumento de precipitao, enquanto outras, redues. Isso se repete para o sul da Amrica do Sul, embora haja uma predominncia de simulaes indicando aumento de precipitao. O nvel de incerteza sobre as mudanas da freqncia de ocorrncia de extremos climticos maior do que para a distribuio das precipitaes pluviomtricas. Todavia, espera-se que a atmosfera, em virtude do aumento da temperatura nas suas camadas mais prximas da superfcie, reter mais vapor de gua, podendo provocar um aumento do ciclo hidrolgico, talvez aumentando a ocorrncia de situaes extremas, como tempestades intensas. No entanto, apesar de razovel essa hiptese sob o ponto de vista fsico, h necessidade de efetiva comprovao.

28

Figura 5. Caractersticas principais dos diagramas de espalhamento (Scatter Plots) das mudanas sazonais de temperatura e precipitao para os cenrios de emisses SRES. Adaptado de Carter and Hulme, 2000

Figura 6. Caracterizao das mudanas de temperatura anual com relao a mdia do perodo 1961-90 para o cenrio B1 de baixa emisso. Mapas para as dcadas de 2020 (superior), 2050 (meio) e 2080 (inferior). Os painis esquerda mostram as mudanas medianas a partir de resultados de 10 Modelos Climticos Globais (MCG). Os painis direita mostram faixa de variao dos resultados dos diferentes MCG. Adaptado de Carter e Hulme, 2000.

29

Figura 7. Caracterizao das mudanas de precipitao anual com relao a mdia do perodo 1961-90 para o cenrio B1 de baixa emisso. Mapas para as dcadas de 2020 (superior), 2050 (meio) e 2080 (inferior). Os painis esquerda mostram as mudanas medianas a partir de resultados de 10 Modelos Climticos Globais (MCG). Os painis direita mostram faixa de variao dos resultados dos diferentes MCG. Adaptado de Carter e Hulme, 2000.

30

Figura 8. Caracterizao das mudanas de temperatura anual com relao mdia do perodo 1961-90 para o cenrio A2 de alta emisso. Mapas para as dcadas de 2020 (superior), 2050 (meio) e 2080 (inferior). Os painis esquerda mostram as mudanas medianas a partir de resultados de 10 Modelos Climticos Globais (MCG). Os painis direita mostram a faixa de variao dos resultados dos diferentes MCG. Adaptado de Carter e Hulme, 2000.

31

Figura 9. Caracterizao das mudanas de precipitao anual com relao a mdia do perodo 1961-90 para o cenrio A2 de alta emisso. Mapas para as dcadas de 2020 (superior), 2050 (meio) e 2080 (inferior). Os painis esquerda mostram as mudanas medianas a partir de resultados de 10 Modelos Climticos Globais (MCG). Os painis direita mostram a faixa de variao dos resultados dos diferentes MCG. Adaptado de Carter e Hulme, 2000.

Simulao atravs do VWP A fim de enriquecer o presente artigo, simulou-se, com os dados citados, atravs do VWP (Virtual Water Problem), que se constitui em um exemplo narrativo virtual, com ferramentas relacionadas hidrologia, para fins unicamente pedaggicos. Atravs dos enredos criados, aproximou-se do comportamento da bacia de um rio, observando-se polticas de guas globais, problemas relacionados bacia de um rio, enredos de gua, resumos executivos, projees com outros dados aleatrios e o ajuste com equaes e outros elementos. Enunciado do VWP: PROBLEMA de GUA VIRTUAL

32

Assunto: Hidrologia Fsica Autor: Prof. Dr. E. Mario Mendiondo, Univ. So Paulo, Brasil, Contatos: emm@sc.usp.br, www.shs.eesc.usp.br/pessoal/docentes/docente Um Problema de gua Virtual (VWP) um exemplo narrativo virtual com o uso de ferramentas de hidrulica e hidrologia somente para fins pedaggicos. Um VWP permite que os estudantes e cientistas utilizem enredos de gua atravs de enredos criados, com aproximao de bacia de rio, mas sem endossos nem compromissos para com as instituies a que pertenam. O VWP seguinte o primeiro de umas sries de VWPs. Suas narrativas compreendem: 1) polticas globais de gua, 2) o estudo de um caso de bacia de rio relacionado ao problema, 3) a fora-tarefa internacional, 4) foras motrizes, 5) enredos de gua, 6) resumos executivos, 7) protocolos de interveno adaptveis e 8) equaes, dados, etc., apresentando referncias e ligaes ao trmino da narrativa do VWP. Narrativas de Problema de gua virtuais As Naes Unidas estimulam a gerao de novos projetos de uso sustentvel de gua em pequenas localidades. O Banco Mundial financiar Organizaes No Governamentais (ONGs) para desenvolver polticas de gua, com o emprego de conhecimentos aplicveis s megalpoles a reas rurais. Autoridades de vrios pases submeteram ONU e ao Banco Mundial a questes relativas ocupao humana ocorrentes nas comunidades rurais. Todos estes projetos deveriam ser unificados em termos de impacto regionais (de espao), gerenciamento sustentvel (tempo) e situados em latitudes diferentes (relevncia internacional). Um caso-estudo: um problema de bacia de rio Alm de patrocinar a Dcada 2003-2012 Internacional de BAR do ' Program-Prediction em Bacias de Ungauged, a ONU e o Banco Mundial decidiram conceder o benefcio a outras comunidades rurais, at o ano 2050. Isso atingir uma bacia de rio de at um 20 km2 de rea e sem urbanizao 33

prvia. Para permitir que uma comunidade se aproxime da ONU se aproxime, o Programa de BAR recomendado Turcato como bacia de rio como um casoestudo por VWP. Representante de um bioma tropical, no Brasil, a Bacia do Rio Turcato teve grande uso da terra no perodo 1950-2004, sem a adoo de prticas conservacionistas, resultando em altas taxas de eroso na bacia. Prticas conservadoras em toda bacia do rio Turcato, na tentativa mitigar as altas taxas de eroso cota mais alta do crrego, resultou na formao de encostas. Uma tarefa de fora Internacional Um problema apontado por programa de BAR a alta incerteza relacionada ao capacidade Smax de armazenamento total de gua da bacia de rio. O Smax sofre mudana anuais desde 1950 a 2004 e, claro que, mudar novamente para um limiar novo at as 2050. Selecionado enredos de bacia de rio foram enfileirados de acordo com: 1) armazenamento de capacidade total variado, 2) distintas opes de projeto hidrulico at o ano 2050 e 3) com grupos de percias de Investigadores mundiais do assunto Hidrologia Fsica, SHS-5874, de um curso ps-graduado da Escola de Engenharia o So Carlos, da Universidade o So Paulo, Brasil, com treinamento em hidrologia e hidrulica, foi selecionado, inicialmente, uma Fora-tarefa Internacional para trabalhar este VWP. Cada grupo trabalhar em zonas rurais de Pejuara, enredos discrepantes de bacia de rio.

Foras motrizes em bacia de rio de zona rural Foras motrizes principais so as mudanas de uso da terra devido a ao humana em bacia de rio de zona rural. At o ano 2050, ONGs locais esto procurando uma concentrao de 25.000 (vinte cinco milhares) pessoas que vivam em zona rural. A demanda de gua para setores como habitaes, pequenas casas comerciais, agricultura (irrigao), micro-indstria e pecuria aparecero.

34

Previso de enredos de futura escassez de gua mais alta neste bioma tropical limitar o potencial de uso de gua para os habitantes e setores que demandam a gua-demanda na comunidade rural. Um Comit Regional de Bacia de Rio fez um relatrio interno sobre Avaliao de ecossistema (www.millenniumassessment.org). Resumo executivo de enredos futuros durante ano 2050: 1. embora com avaliao incerta em valores absolutos, est seguro que props a urbanizao e o uso da terra, que 2050 provocaro uma diminuio de 30% em Smax (2050), com relao ao Smax(2004); porm, no ano de 1950, anterior s atividades de aquecimento Smax (1950) era de ca. 50% mais alto que Smax (2004).Enredos diferentes de Tabela 1 descrevem o Smax (1950). Para fins prticos, Smax [mm] = (mximo gua armazenamento volume) / (rea da bacia). 2. clima mudana enredos previso global um aumento em temperatura nesta regio at as 2050. Este aumento de temperatura produzir o mesmo incremento para temperaturas mensais do ano 2050 comparado com as temperaturas mensais do ano 2004. Esta mudana de clima vai produzir uma mudana no regime de evapotranspirao e precipitao pelo ano; por conseguinte, o regime de dficits de gua e excessos de gua diferir entre enredos. Mensalmente, temperaturas no ano de 1950 eram aproximadamente 1,0 o C em comparao a valores mensais em 2004. Nota: a temperatura muda em valores absolutos o mesmo durante todos os meses pelo ano. 3. estudos previdentes apontaram que a presso de vapor de gua (ea) em ano 2050 v permanecer aproximadamente igual, comparado com valores de ea mensais em 1950 e 2004 (Tabela 2). 4. porm, a temperatura diferente, respectivamente no perodo 19502004 e 2004-2050, afetando e afetar o limiar fsico de condensao de vapor de gua da atmosfera do habitante da bacia. assim porque a presso de vapor de gua saturada (eas), o mximo valor de presso de gua a uma determinada temperatura, uma funo de temperatura ambiente. Em resumo, temperaturas de orvalho-ponto mensais sero diferentes em 2050 em relao aos anos 1950 e 2004, de acordo com os enredos apontados na Tabela 1. 5. devido a mudana do clima (temperatura), a umidade relativa RH (% = ea / eas 100) diferente para todos os meses dos anos 1950, 2004 e 2050. 35

6. de acordo com valores diferentes de T, eas e RH nos anos 1950, 2004 e 2050, tambm, padres de precipitao mudam de 1950 a 2004 e de 2004 a 2050 durante todos os meses. Poderiam ser avaliadas mudanas de uma relao fsica de RH mensal (%) com a precipitao mensal P (mm), computada em 2004, e vlida para 1950 e 2050. Computaes exatas so esboadas na seo Equaes. 7. evapotranspirao potencial mensal (ETp) durante anos 1950, no ser a mesma de 2004 e 2050, porque ela depende da temperatura. Assim ETp calculado atravs de procedimentos comuns, usando a frmula de Thornthwaite, da qual funo latitude, temperatura e coeficientes locais. 8. at ano 2050, retiradas de gua mensais (Dem) para consumo de vrios setores vo aparecer e afetar o equilbrio hidrolgico na bacia de rio. Estimativas preliminares calcularam um total de 250 litros / (capita.dia). Porm, h uma incerteza alta desta estimativa devido a conflitos de gua entre o uso de gua nesses setores que esperaram acontecer em 2050. divergente retiradas de gua so propostas de acordo com enredos da Tabela 1. A retirada de gua selecionada ser constante durante todos os meses em 2050. Esta retirada de gua desprezvel em ano 1950 e 2004, respectivamente. A Aplicao do VWP O VWP considera resultados relacionados ao armazenamento de gua, como tambm a possvel escassez hdrica em bacia e como pode isto refletir nas populaes no que se relaciona s necessidades de consumo, determinando projetos de sustentabilidade da disponibilidade de gua. Os resultados de VWP comportam alteraes, de conformidade com as mudanas climticas que alimentarem seus dados informativos. Utilizou-se na simulao, atravs do VWP, dados atuais relativos temperatura, rea da bacia (20 km2), ao Smx (volume mximo de armazenamento de gua dividido pela rea da bacia), ea (presso de vapor de gua), eas (presso de vapor de gua saturada) e P (precipitao), e, considerou-se a elevao global de 0,5 oC no ltimo sculo, diminuindo-se esse aumento para projeo no ano de 1900; e a projeo para o sul da

36

Amrica do Sul, em 2080, pressupe um aumento de 4 oC, em cenrio de alta emisso. Concluiu-se, em comparao com as temperaturas mensais do ano de 2004, que a mudana do clima vai produzir uma alterao do regime de evapotranspirao e precipitao em 2080 e, em conseqncia, o regime de dficits e excessos de gua diferir, conforme se v nas figuras 10, 11, e 12, que evidenciam aumento da evaporao nos perodos 1900-2004 e 2004-2080, enquanto que a precipitao diminui nesses mesmos perodos. A presso de vapor de gua (ea), em 2080, permaneceria igual aos valores da ea referente aos meses de 1900 e de 2004, porm haveria diferena de temperatura nos perodos 1900-2004 e 2004-2080, afetando o limite fsico de condensao de vapor de gua, na atmosfera da bacia. A ETR (evapotranspirao real) sofreria pouca variao nos perodo de 1900-2004, com tendncia diminuio no perodo entre 2004-2080. Em resumo, as temperaturas seriam diferentes em 2080 em relao ao perodo 1900-2004, de acordo com a simulao realizada. Devido mudana do clima, a umidade relativa (RH) ser diferente em todos os meses dos anos de 1900, 2004 e 2080. Tambm, de acordo com os valores diferentes de T, eas e RH nos anos de 1900, 2004 e 2080. A simulao realizada consta das tabelas 1, 2 e 3. Observando-se as figuras 10,11 e 12 e as tabelas anexas, pode-se concluir que o excesso da disponibilidade de gua, no perodo 1900-2004 apresenta uma pequena diferena entre seus valores anuais, sendo a somatria correspondente ao ano de 1900 maior, enquanto que o dficit desse mesmo perodo cresce em 2004 aproximadamente dez vezes mais do que era no ano de 1900. Comparando-se os valores correspondentes aos excessos de gua no perodo 2004-2080, fica bem claro que, se em 2004 havia excesso na somatria anual, j em 2080 a disponibilidade cai para zero, de forma que se pode afirmar, que haver um comprometimento da reservao de gua da bacia. O dficit de gua nesse mesmo perodo sofrer uma alterao assustadoramente elevada, tendo em vista que, se observado o ano de 2004, o valor relativamente baixo. Essas mudanas significativas no excesso e no dficit de gua provocaro srias conseqncias para o consumo para a populao, o exerccio de atividades industriais, agropecurias, e de outras que 37

dependem da gua dessa bacia. Para amenizar o problema, devero ser adotadas providncias eficazes, entre elas, melhor aproveitamento das guas pluviais, atravs da reservao, o uso racional da gua disponvel e o reaproveitamento de guas servidas. O excedente hdrico acumulado no ano de 1900 correspondia a um ativo de US$ 14.599.096,73, enquanto o dficit era de US$ 590.963,53, havendo portanto um balano positivo. No ano de 2004, o excedente hdrico indica um ativo de US$ 14.104.641,33, aproximadamente igual ao de 1900, enquanto que o dficit representa um passivo de US$ 6.017.420,03, aproximadamente 10 vezes maior que o de 1900. Em 2080, sendo a disponibilidade de gua equivalente a zero, tambm o ativo ser de US$ 0, enquanto que o passivo ser de US$ 59.375.513,07. Comparando-se os resultados do VWP para o ano de 2080, mencionado no trabalho, em que se registra aumento de 4 oC em relao a 2004, com os dados obtidos para 2050, em que se verifica aumento de 2 oC, tambm em relao a 2004, conclui-se: 1 - A ETP (Evapotranspirao Potencial) em 2080 ser ligeiramente maior que em 2050, em razo do aumento da temperatura; 2 - A precipitao em 2050 ser maior do que em 2080; 3 - A ETR (Evapotranspirao Real) em 2050 ser maior do que em 2080; 4 - No haver excesso de recurso hdrico em 2050 e em 2080, pois que,em ambos, os anos equivaler a zero; 5 - O dficit hdrico em 2080 ser maior que em 2050, importando, assim, em prejuzos maiores de natureza econmica e financeira, alm de outros decorrentes da demanda pela gua.

38

Simulao VWP (2004)


250

200

ETP (mm) P (mm) ETR (mm) Excess (mm) Deficit (mm)

Variveis

150

100

50

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Tempo
Figura 10. Simulao VWP das variveis apresentadas na figura em relao ao tempo, referente ao ano de 2004.

Sumulao WWP (1900)


250 200

ETP (mm) P (mm) ETR (mm) Excess (mm) Deficit (mm)

Variveis

150 100 50 0
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Tempo
Figura 11. Simulao VWP das variveis apresentadas na figura em relao ao tempo, referente ao ano de 1900.

39

Simulao VWP (2080)


250 200

ETP (mm) P (mm) ETR (mm) Excess (mm) Deficit (mm)

Variveis

150 100 50 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Tempo
Figura 12. Simulao VWP das variveis apresentadas na figura em relao ao tempo, referente ao ano de 2080.

Simulao VWP 2050


250 200

ETP (mm) P (mm) ETR (mm) Excess (mm)


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Variveis

150 100 50 0

Deficit (mm)

Tempo
Figura 13. Simulao VWP das variveis apresentadas na figura em relao ao tempo, referente ao ano de 2050.

Concluses e Recomendaes A maior parte dos esforos internacionais tem se dirigido a polticas de mitigao e reduo de gases de efeito estufa. Uma das que tm alta prioridade a busca de alternativas s fontes fsseis, que so limitadas, diferentemente das energias renovveis (hidreletricidade, energia elica, fotovoltaica, geotrmica e biomassa usada com tecnologia moderna), muito menos poluentes e que so, sob vrios pontos, superiores s fontes

40

convencionais. As fontes renovveis representam hoje, no seu conjunto, 5% do total mundial, e so elas que precisam crescer, reduzindo a participao da energia fssil. O Brasil tem extraordinrio programa de energias renovveis (hidreltricas, biomassa, Proinfa e outros). Contudo, alguns cientistas comeam a sugerir uma estratgia de adaptao s alteraes climticas, uma vez que, mesmo com a reduo das emisses de gases de efeito estufa, no haver maior diminuio dos efeitos nefastos provocados, pois, tanto os pases em desenvolvimento, como os desenvolvidos, no atuam no sentido da reduo e ainda, em razo da inrcia do prprio sistema climtico, que provocar sempre alteraes climticas, ainda que haja grande reduo num futuro prximo. Outros cientistas sugerem que os pases desenvolvidos que se mostram resistentes, como os Estados Unidos e a Rssia, devem tornar-se mais flexveis, para que entre em vigor o Protocolo de Quioto, que visa a sucessivas redues de emisses de GEE (Gases de Efeito Estufa). Medida de grande efeito a compensao das emisses de gases atravs do reflorestamento. Entretanto, mais econmico diminuir o desmatamento, o que tambm mais correto sob o ponto de vista ecolgico. A alterao do clima est a. Ainda h os que no acreditam, mas, ou tm motivos escondidos, ou ento so uma minoria pouco significante. Fomos ns que a provocamos: concluso controvertida, mas cada vez com mais adeptos. O efeito estufa no a nica alterao, nem talvez a mais importante, porque no conhecemos tudo, mas sabemos que a estrutura de transferncia energtica complexa, muito complexa para que a percebermos por enquanto. Temos de agir, se quisermos que no seja o fim do mundo, tal como o conhecemos. Embora os impactos das alteraes climticas sobre os recursos hdricos no sejam ainda completa e rigorosamente conhecidos, j existe um elevado grau de confiana sobre algumas tendncias que devero implicar alteraes nas estratgias de gesto da gua. por isso fundamental que se prepare para estas alteraes, a par com a continuidade dos esforos de investigao nesta matria. Alm disso, necessrio reconhecer a importncia

41

da avaliao dos impactos das alteraes climticas sobre os recursos hdricos das bacias hidrogrficas e procurar avaliar devidamente esses impactos. O planejamento e a gesto dos recursos hdricos sempre exigiu uma capacidade de previso e a adoo de polticas adequadas incerteza e variabilidade do regime hidrolgico. Esse sistema tradicional de planejamento e gesto est bem preparado para adaptar as suas metodologias e tcnicas necessidade de ter em conta os impactos das alteraes climticas. Mas mudana conceitual que necessrio introduzir diz respeito a descartar a hiptese tradicional da engenharia que o registro hdrico um bom indicador das futuras condies climticas. Os agentes de planejamento e gesto dos recursos hdricos tm que comear a entender as mudanas climticas como uma das variveis a considerar, acarretando incertezas adicionais sobre a oferta e procura de gua. Se, por um lado, as alteraes climticas no impem alteraes profundas na filosofia de gesto dos recursos hdricos, o certo que bastante provvel que venham acentuar o desafio permanente que gerir a gua. A previsvel diminuio das disponibilidades hdricas e o aumento da sua assimetria sazonal e espacial, acompanhada pela degradao da qualidade da gua, o aumento de sua procura e o agravamento dos problemas das cheias, reflete na importncia da existncia de polticas de planejamento e gesto das guas estabelecidas no profundo conhecimento dos recursos hdricos, que explorem a complementaridade dos recursos superficiais e subterrneas, e a necessidade de criteriosa gesto e utilizao da gua, incluindo aes estruturais, tais como a construo de reservatrios e sistemas de transporte de gua, aes reguladoras do uso dos solos, de florestao, de gesto de riscos e de previso de fenmenos climticos extremos. Referncias Bibliogrficas CORSON, W.H., Manual Global de Ecologia, Augustus Editora (1996), 2a ed, So Paulo - http://quimica.fe.usp.br/global/ca4/estima.htm CUNHA, L.V.; OLIVEIRA, R.; NUNES, V.B. (2003) Impactos das Alteraes Climticas sobre os Recursos Hdricos de Portugal, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 13pp.

42

DESSAI, S.; TRIGO, R. (1999) Cincias das Alteraes Climticas, School of Environmental Sciences, University of East Anglia, Norwich, 13pp. DIREO GERAL DO AMBIENTE (DGA)-GOVERNO DE PORTUGAL, Relatrio do Estado do Ambiente 1999, Alteraes Climticas, Portugal www.iambiente.pt/rea99/docs/21altclim.pdf MENDIONDO, E.M. (2004) Virtual Water Problem Reloaded, 12pphttp://www.shs.eesc.usp.br/laboratorios/hidraulica/ NOBRE, C.A. (2002) Mudanas climticas globais: possveis impactos nos ecossistemas do pas, 20pp., Revistas Parcerias Estratgicas Ministrio da Cincia e Tecnologia Brasil, www.mct.gov.br/CEE/revista/ Parcerias12/13 CarlosNobre.pdf PEIXOTO, J.P.; ABRAHAM, H.O. (1991) Physics of Climate, American Institute of Physics, New York, 52Opp. RINO, B.L. (1998) A alterao do clima pelo homem, Universidade de Coimbra, 8pp. SANTOS, F.D. (2003) gua e Alteraes Climticas, Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa, Lisboa, 24pp. TUCCI, C.E.M., CLARKE, R.T, COLLISHONN, W., SILVEIRA, A., VILLANUEVA, A., (2004) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://www.iph.ufrgs.br/pesquisa/climaerechidricos/conceitos/default.htm WMO (1995) Climatic Change, Technical Note N 79, WMO-N 195.TP100, 79pp

43

CAPTULO 3

Medidas no-estruturais
Juliana Pontes M. Andrade Introduo A exposio de uma comunidade ou empreendimento ao risco de enchente uma combinao de dois fatores: a probabilidade de ocorrncia de enchentes na rea e a vulnerabilidade da rea a conseqncias indesejveis e perdas econmicas causadas pelas enchentes. (Samuels, 2000) Deste modo, pode-se combater as enchentes em duas frentes: uma que atue na diminuio da ocorrncia (medidas estruturais) e outra que busque a reduo das perdas (no estruturais). Dentre as medidas no estruturais, podem ser citadas: zoneamento das reas de risco; planejamento do uso do solo; sistemas de previso e alerta; seguro contra enchentes; evacuao temporria da rea da vrzea; aumento da capacidade de escoamento do canal; controle da eroso e reflorestamento.

Neste captulo, apenas as duas primeiras medidas sero abordadas. Zoneamento Segundo Schubart (1999), zoneamento envolve o resultado de um processo poltico-administrativo, em que o conhecimento tcnico, ao lado de outros critrios, utilizado para fundamentar a adoo de diretrizes e normas legais, visando atingir objetivos socialmente negociados, que implicam em um conjunto de sanes ou incentivos sociais que restringem o uso de recursos e a ocupao do territrio. Tomando esse conceito para o mbito de aes de combate a enchentes, pode-se dizer que o zoneamento das reas de risco consiste

44

delimitar reas associadas a enchentes com diferentes perodos de retorno (conhecimento tcnico). A determinao dos limites destas reas, no entanto, funo do grau de risco que se assume como aceitvel em cada uma delas (processo poltico-adminsitrativo). Assim, tem-se o conhecimento do grau de susceptibilidade de cada zona permitindo a elaborao do planejamento de sua ocupao (diretrizes e normas legais). Tucci (2002) considera a diviso em trs faixas decrescentes de riscos: zona de passagem da enchente, zona com restries e zona de baixo risco. A zona de passagem tem alto risco de inundao, portanto deveria ser proibido qualquer tipo de construo nestas reas. No entanto, em muitos casos, essas reas j se encontram ocupadas principalmente por populaes de baixa renda atravs de invases. O que se pode fazer um remanejamento desta populao para reas mais seguras, devendo-se tambm garantir uma forma de no ocupao das reas ribeirinhas. Menescal et al (2001) prope que entre as reas de inundao e os limites da plancie poderiam ser ocupadas por parques; reas de esportes; reas de preservao; vias de transporte que possam ser fechadas temporariamente; construes com estruturas abertas para suportar as inundaes. Na zona com restries seriam permitidas construes que levem em considerao a possvel ocorrncia de enchentes. Para isso seria redigido um cdigo de obras para a regulamentao dessas construes. J na zona de baixo risco, maiores precaues podem ser dispensadas. necessrio no entanto que a populao seja orientada de como proceder no caso de uma enchente. Como toda ao de carter restritivo, o zoneamento s se torna efetivamente til quando acompanhado de uma fiscalizao. Tendo em vista que a populao poder retornar rea nos perodos de estiagem e, sendo os custos de construo na zona com restries mais elevados, as construtoras podero tender desobedincia de algumas imposies. Planejamento do uso e ocupao do solo O zoneamento determina quais reas podem ser ocupadas, j o planejamento do uso e ocupao diz respeito a como essas reas devem ser ocupadas. 45

Uma das principais preocupaes com a impermeabilizao do solo. Um percentual mnimo de rea permevel deve ser mantido para proporcionar a infiltrao e dificultar o escoamento superficial. O Cdigo de Obras da capital paulista estipula em 15% a rea do terreno que deve ficar permevel (Campanili 2003). Segundo a mesma autora, h ainda uma lei municipal que obriga terrenos com mais de 500 m de rea construda ou cobertura impermevel (incluindo estacionamentos), a deixar pelo menos 30% de sua rea com piso drenante ou construir reservatrios temporrios de gua pluvial, chamados de piscininhas. Nem mesmo as caladas ficaram livres das restries, outra lei prev que as caladas, em projetos ou reformas devero ter uma faixa de grama ou pedregulho para melhorar a absoro das guas pluviais. Assim como estas, existem inmeras outras leis em diversas cidades brasileiras, no entanto o seu cumprimento no verificado em sua maioria. Medidas No Estruturais x Medidas Estruturais As medidas no estruturais, geralmente, possuem custos menores quando comparadas com as estruturais. E seus resultados se apresentam em um prazo mais curto que os das outras. De acordo com a Constituio Federal, as aes de combate a enchentes so de responsabilidade da Unio (TUCCI et al, 2000). Porm, algumas das medidas no estruturais so realizadas pelo poder municipal. As leis de uso e ocupao do solo, restringindo a rea a ser construda e seu mximo grau de impermeabilizao, e os planos diretores exemplificam a ao dos municpios. Como o municpio tem verba bastante inferior s dos Estados, e muito menores ainda em comparao da Unio, o poder municipal tem mais possibilidade de adotar medidas no estruturais. Pois estas carecem de menores montantes para serem implementadas. Entretanto, no mbito poltico d-se preferncia pelas medidas estruturais, pois estas so mais facilmente perceptveis pela populao.

46

Referncias Bibliogrficas Campanili, M. (2003) Cidades x enchentes: uma guerra pelo uso do solo. http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2003/mar/09/89.htm, acessado em 18 de abril de 2004 Menescal, R. A., Figueredo, N. N., Franco, S. R. (2001) A Problemtica das Enchentes na Regio Metropolitana de Fortaleza. In: Anais eletrnicos do XIV Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos, Aracaju, 25-29/11/2001. Samuels, P.G. (2000) An Overview of Flood Estimation and Flood Prevention, In: F. Toensmann & M. Koch (eds.) River flood defence, Herkules Vg, Kassel, Alemanha, v.2, pp.G1 G9 (Kassel Reports of Hydraulic Eng. No. 9/2000). Schubart, H. O. R.(1999) Zoneamento Ecolgico-Econmico e a Gesto dos Recursos Hdricos In: Interfaces da Gesto de Recursos Hdricos: Desafios da Lei de guas de 1997. Parte 3: Gesto dos Recursos Hdricos e Gesto do Uso do Solo. Tucci, C.E.M. (2002) Controle de Enchentes, In: Tucci, C. E. M. (org): Hidrologia: Cincia e Aplicao, 3 ed., Editora da Universidade, 621-652.

47

CAPTULO 4 4

Medidas Estruturais Extensivas


Saulo Aires Souza Introduo As medidas estruturais so obras da engenharia hidrulica

implementadas para mitigar os impactos causados pelas enchentes, podem ser extensivas ou intensivas. Segundo Tucci (1993), As extensivas so as medidas que agem na bacia, modificando as relaes entre precipitao e vazo, fazendo com que atravs de medidas fsicas diretas na bacia possa reduzir o coeficiente de escoamento e diminuir os efeitos da eroso e como conseqncia a diminuio dos riscos de enchente, Tucci (1993) tambm menciona que essas medidas extensivas so na maioria das vezes invivel para bacias mdias e grandes sendo geralmente aplicvel para pequenas bacias. Como medidas extensivas podem ser citados vrios tipos de exemplos, como: o controle da cobertura vegetal, obras de microdrenagem, obras (dispositivos) que aumentem a capacidade de infiltrao e de percolao (pavimentos permeveis, valos de infiltrao, bacias de percolao, dispositivos hidrulicos permeveis e etc.), armazenamento (telhados) e o controle da eroso do solo (obras que englobam todas as mencionadas acima). Medidas Estruturais Extensivas de Controle da Cobertura Vegetal A implementao de polticas pblicas no tocante ao aumento da cobertura vegetal (reflorestamento) na bacia reside na questo econmica, pois o reflorestamento de bacias envolve um custo significativo. importante fazer um planejamento integrado com a populao para que haja uma diminuio substancial dos custos e viabilizando a medida ao longo da bacia. A vegetao exerce vrias funes nas reas das bacias, entre as quais se destaca a de interceptao de parte da precipitao. Ela retm gua principalmente nas copas arbreas e arbustivas, dando tempo para efetivao do processo de evapotranspirao. A capacidade de interceptao est relacionada s

48

caractersticas da cobertura vegetal, como tipo, forma e densidade, e inversa ao volume e durao das chuvas - quanto mais intensas e/ou mais longas as chuvas, menor a capacidade relativa de interceptao. Quanto menor a cobertura vegetal, menor a infiltrao e maior volume de gua ir escorrer superficialmente, ocasionando eroso, destruindo e desagregando o solo, enchendo os cursos dgua de detritos que iro impedir ou dificultar seu escoamento. Quando o terreno encontra-se revestido por cimento, pedra ou asfalto, o escoamento superficial praticamente inevitvel, no h infiltrao. A fora destrutiva da gua aumentada e uma rede eficaz de esgotos e tubulaes subterrneas so indispensveis. Como foi dito acima, o aumento da cobertura vegetal (reflorestamento) na bacia uma medida muito dispendiosa e muitas vezes invivel, principalmente para bacias mdias e grandes, aplicvel para pequenas bacias onde contribui sensivelmente na diminuio das vazes mximas amortecendo o escoamento, aumentando a permeabilidade do solo, pois mantm a cobertura natural do solo, aumentando a capacidade de infiltrao do solo na qual parte da gua que infiltra transferida para atmosfera por transpirao dos vegetais, evita que nessas reas faa-se uso e ocupao indevida do solo e reduz a eroso do solo, propiciando a diminuio da freqncia de cheias pequenas e mdias. Diante das vantagens mencionadas acima, se nota a importncia da implementao do reflorestamento como forma de polticas pblicas voltadas para enchentes. J existem vrios projetos sendo implementados na Amrica do Sul e no Brasil, pode-se destacar o projeto que est sendo desenvolvido no Rio de Janeiro que o projeto Mutiro Reflorestamento na qual os objetivos principais do projeto so a recomposio da cobertura florestal do municpio e a ampliao da oferta de trabalho em comunidades de baixa renda (SMAC, 1999). Dentre os objetivos especficos esto a promoo da estabilidade do solo, garantindo maior segurana a populao; preveno da obstruo da rede de drenagem e o assoreamento dos canais, reduzindo a ocorrncia de enchentes; limitao da expanso da comunidade sobre rea de risco ou de proteo ambiental, e recuperao do ecossistema da floresta atlntica

49

revertendo o processo de perda de cobertura vegetal. At janeiro de 2001, o projeto reflorestou uma rea de aproximadamente, 1200 hectares, totalizando 2,6 milhes de mudas plantadas, atendendo a mais de 70 comunidades, com uma populao estimada de 150.000 mil pessoas. Cerca de 500 pessoas trabalham no projeto em regime de mutiro remunerado. No entanto, cerca 1300 pessoas so diretamente dependentes da remunerao oferecida aos integrantes do projeto. Apesar do carter temporrio do trabalho, essa remunerao, a nica fonte de renda para cerca de 40 % das famlias. A mo de obra empregada no projeto pertence a uma faixa da populao economicamente ativa desempregada, principalmente do setor da construo civil, com idade mdia de 29 anos. A poltica de reflorestamento ilustrada um exemplo de resposta governamental que atua principalmente sobre o estado/impactos no meio ambiente (reas vulnerveis a desastres provocados por ao antrpica enchentes e escorregamento). Este projeto, apesar de apresentar resultados positivos quantos s reas reflorestadas, no suficiente para atuar na presso reduo da cobertura vegetal que corresponde a diminuio de 6.400 hectares no perodo entre 1984 e 1989 -, nem na fiscalizao e controle da ocupao urbana. Medidas Estruturais Extensivas de Controle da Eroso O controle da eroso do solo uma das principais medidas extensivas, principalmente em reas urbanas j que os principais problemas de inundaes nas regies metropolitanas esto no tocante problemas com eroso do solo que causa o assoreamento dos rios. As autoridades responsveis pelas polticas pblicas devem ter mente a necessidade de planejar e projetar obras de controle a eroso que resultem em uma soluo racional e definitiva para o problema, sendo extensiva a toda a bacia, pois se no for desse jeito pode acarretar problemas futuros e como conseqncia a alocao de mais recursos para controle das enchentes, recursos esses que poderia estar sendo empregado em outros setores mais carentes (sade, educao, segurana e etc.). Os problemas de eroso se situam tanto no mbito urbano como no mbito rural, sendo assim necessrio haver uma compatibilidade das obras 50

ao longo de toda a bacia para que uma obra no transfira o problema para outra obra. Controle da Eroso Rural A eroso no mbito rural um problema muito grave, principalmente no que se refere custos, pois dentre algumas dessas graves conseqncias pode-se citar: empobrecimento do solo, deteriorao das condies fsicas para o desenvolvimento vegetal, liberao de poluentes qumicos constitudos por nutrientes vegetais, e principalmente a produo de sedimentos que so carreados para os rios causando assoreamento dos mesmos provocando enchentes nas reas rurais. necessrio para combater os efeitos da eroso no campo a melhoria das tcnicas agrcolas e aumento da cobertura vegetal. Como exemplo de controle da eroso rural foi implementao do programa Paran Rural, que foi lanado em 1989, que centrava suas aes nas bacias hidrogrficas. As aes governamentais tinham como objetivo o controle da eroso e, com um novo enfoque, o desenvolvimento rural com apoio competitividade, atravs de programa que adapte a agricultura do estado s condies do mercosul (SEMA, 1995:2). O programa investiu 353 milhes de dlares e foram financiados 50% pelo estado do Paran e municpios e 50% pelo Banco mundial. No Paran Rural se encontrava o subprograma de manejo e conservao dos solos, que abrangia 24 microrregies e 392 municpios, ou seja, 2100 micro-bacias hidrogrficas cobrindo 25 % da rea do estado, localizadas, principalmente, nas reas criticas do norte e noroeste do estado. Para implementao do subprograma, o Banco Internacional para Reconstruo e Desenvolvimento BIRD - repassou 63 milhes de dlares enquanto o governo do estado, com o aval da unio, deu como contrapartida US$ 83.134.600,00 (Fleischfresser, 1999:59). O Subprograma manejo e conservao de solos vinculava a aplicao de recursos ao aumento da cobertura vegetal do solo com os objetivos de reduzir a energia de impacto das chuvas, aumentar a infiltrao, reduzir o escoamento superficial para reduzir a eroso e o assoreamento.

51

Controle da Eroso Urbana A eroso urbana o problema mais srio que existe nas grandes cidades com relao s inundaes, pois nas regies metropolitanas a expanso urbana ocorreu de forma desordenada fazendo com que muitas pessoas se deslocassem para as reas ribeirinhas. Com a eroso ocorre o transporte de sedimentos e com o tempo esses sedimentos vo se acumulando nos leitos dos rios, nas redes de afluentes e nos sistemas de drenagem construda causando assoreamento e como conseqncia o aumento do nvel de base dos rios e diminuio da capacidade de vazo da rede de afluentes e do sistema de drenagem construda, causando prejuzos para as pessoas que habitam reas prximas aos rios. Para compreender melhor o efeito da eroso, segundo informaes da COHAB-SP, o custo final de uma unidade habitacional do Conjunto Habitacional de Sta. Etelvina, implantado na Zona Leste de So Paulo e dirigido populao de baixa renda, saiu ao final para o poder pblico, por fora de violentos e recorrentes processos erosivos e pela necessidade de pesados servios de recuperao da infra-estrutura e extensos atrasos de cronograma, ao preo de um apartamento de classe mdia no bairro paulistano de Pinheiros. Ou seja, alm dos benefcios diretos na reduo das enchentes, para cada real aplicado na reduo do assoreamento (atravs do combate s suas causas), teramos uma enorme economia nas despesas pblicas hoje implicadas no enfrentamento das conseqncias do assoreamento e na recuperao urbana de reas erodidas. devido a inmeros problemas como foi citado acima que necessrio adoo de medida fsicas para se evitar danos e no gerar mais custos. As obras para conter os efeitos da eroso variam de acordo com as necessidades de cada local. Os principais mtodos envolvem desde solues individuais at solues de grande envergadura, tais como manuteno de reas permeveis dentro dos lotes, cobertura com lona, e sacos de areia a at barragens, passando por sistemas de microdrenagem e pavimentao. No controle da eroso, inicialmente feito um diagnostico do processo e, depois, definidas a rea de drenagem e o hidrograma de contribuio. Com o mtodo de controle escolhido, realizado o

52

dimensionamento.

Como o processo erosivo urbano o mais srio

necessrio existir uma ateno especial na microdrenagem, pois ela que evita o escoamento direto sobre o solo. Segundo Tucci (1995) O custo financeiro para implantao do sistema de drenagem urbana diretamente proporcional ao volume de guas pluviais a escoar. Desta forma, aconselhvel que tantos projetos de residncias, quanto de equipamentos urbanos, maximizem as reas vegetadas, tais com jardins, pomares, passeios, praas, parques entre outros, diminuindo o coeficiente de impermeabilizao. As principais obras de microdrenagem so a construo de sarjetas, que geralmente tem suas dimenses e suas inclinaes padronizadas, que tem como objetivo evitar que sejam formadas eroses devido ao escoamento lateral rua. Para interceptar as guas que escoam pelas sarjetas e conduzi-las tubulao pluvial, empregam-se as bocas-de-lobo. A sua utilizao objetiva evitar o escoamento em cruzamentos de ruas e evitar o aumento do escoamento acima da capacidade da sarjeta. As guas captadas pela drenagem pluvial e pelas bocas-de-lobo so conduzidas tubulao, na qual quando as velocidades dentro das tubulaes forem expressivas necessita-se da construo de tubos de queda. Para uma melhor manuteno das sarjetas e bocas-de-lobo so adotados poos de visita, que permitem acesso tubulao em pontos estratgicos. As tubulaes conduzem s sadas que podem ser em galerias ou a cu aberto. Obras de conteno de encostas podem ser classificadas como obras extensivas, e que permite que o solo resista eroso causada pelo escoamento superficial ou subterrneo, evitando-se, assim, a eroso. Cabe acrescentar que esses tipos de obras para estabilizao dependem de manuteno peridica e algumas vezes, de obras complementares. As principais obras de conteno de encostas so: Plantio de vegetao que pode ser utilizadas gramneas, ou intercalada com espcies de crescimento rpido e lento, inmeras experincias com alguns tipos de plantas apresentaram sucesso comprovando a eficincia dessas obras; a estabilizao do corte outra forma de conteno de encostas, na qual faz-se um corte numa inclinao tal que o solo tenha coeso o suficiente para se auto-sustentar, ou

53

seja, resistir aos esforos de escorregamento e deslizamento; o aterramento uma soluo que pode ser utilizada quando o processo ainda est se iniciando, consiste em aterrar, novamente o local erodido; o uso de gabio, muros de arrimo, cortinas atirantadas, terra armada, parede diafragma, jateamento e etc. so alguns exemplos de obras que so implementadas com o intuito de diminuir os efeitos da eroso nas encostas. As obras citadas representam importantes medidas de controle da eroso na qual devem ser implementadas como uma parte do planejamento de controle das enchentes, e no como sendo obras isoladas que tem carter apenas temporrio.
Obras que aumentam a Capacidade de Infiltrao e Percolao da Bacia

Com crescimento das cidades de forma desordenada e sem planejamento ocorreram mudanas significativas na superfcie dos solos, fazendo com que os solos se tornassem impermeveis e conseqentemente houvesse um aumento do escoamento superficial, com isso comeou a ocorrer diversos problemas de enchentes nas cidades, ento se viu na necessidade de aumentar as reas de infiltrao e percolao, foram quando surgiram os primeiros dispositivos de infiltrao. Com o crescente aumento das obras de drenagem urbana, percebeu-se a necessidade ainda mais destes dispositivos, pois os custos destas obras de drenagem esto diretamente relacionados com a vazo mxima, aumentada pela impermeabilizao e tambm para minimizar os impactos a jusante (inundaes) causados pelas obras de drenagem. Sendo assim, aumentou-se ainda mais a necessidades de dispositivos que permitissem uma maior infiltrao da precipitao, criando condies, os mais prximos possveis, s condies naturais. Tucci e Genz (1995) citam como as principais vantagens dos dispositivos que permitem maior infiltrao e percolao so: aumento da recarga; reduo de ocupao em reas com lenol fretico baixo; preservao da vegetao natural; reduo da poluio transportada para os rios; reduo das vazes mximas a jusante e a reduo do tamanho dos condutos. Como desvantagens citam que os solos de algumas reas podem ficar impermeveis com o tempo; falta de manuteno; aumento do nvel do lenol fretico, atingindo construes em subsolo. Essas medidas 54

estruturais dependem fundamentalmente de medidas no estruturais para que ocorra por toda a bacia, caso contrario, teremos medidas esparsas que pouco influenciaro no combate as inundaes. Algumas medidas de aumento da capacidade de infiltaao do solo esto sendo implementadas no estado de So Paulo, segundo o jornal Estado somente neste incio de ano, mais duas iniciativas vo de encontro ao mesmo princpio. Aprovado no incio do ano - e aguardando a sano da prefeita Marta Suplicy - um projeto do vereador Eliseu Gabriel (PDT) prev que as caladas, em projetos ou reformas, a partir da nova lei, devero ter uma faixa de grama ou pedregulho para melhorar a absoro das guas pluviais. E um decreto municipal, em vigor desde janeiro, regulamenta a implantao voluntria das mesmas caladas verdes, mas com obrigatoriedade somente para os prdios pblicos municipais, com prazo de um ano para se adequar. Alm disso, a Prefeitura se compromete a elaborar um manual tcnico para orientao dos interessados. Segundo Cludia Gibeli Gomes, assessora de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, a aplicao de todo esse arcabouo legal pela Secretaria, no entanto, tornou-se possvel apenas neste incio de ano, com a publicao, em 6 de fevereiro, do decreto de regulamentao da fiscalizao ambiental no municpio. Esta a lei de crimes ambientais da cidade e, a partir dela, poderemos efetuar inspees e aplicar penalidades, explica. Pavimentos Permeveis O pavimento permevel uma medida estrutural que pode ser utilizado em passeios, estacionamentos, quadras esportivas e ruas de pouco trafego, tem como vantagem, segundo Tucci e Genz (1995), a reduo do escoamento superficial previsto com relao superfcie impermevel, Reduo dos custos do sistema de drenagem pluvial e da lmina de gua de estacionamentos e passeios. Como as principais desvantagens eles citam que so: a manuteno do sistema para evitar que fique colmatado com o tempo, maior custo direto de construo (sem considerar o beneficio de reduo de condutos) e contaminao dos aqferos. O poder pblico deve sempre adotar medidas como pavimento permevel, pois inmeros estudos feitos mostram que uma medida rentvel, como o estudo de Hogland e Niemczynowics (1986) apud 55

Tucci e Genz (1995) que utilizaram um pavimento permevel e mostraram, atravs de simulao, que 80 % da vazo de pico reduzida em uma bacia de 0,2 km. Os autores tambm observaram uma reduo de 15 % da evaporao com relao aos pavimentos tradicionais. Concluram, ainda, que haveria reduo de custo de cerca de 25 %, devido a reduo do tamanho dos condutos e bocas de lobo. Segundo Fujita (1984) apud Tucci e Genz, o uso de pavimento permevel um dos procedimentos adotados para o controle de guas urbanas proposto em Tquio. Nesse caso, o mesmo foi recomendado para estacionamentos, passeios, e ruas estreitas de at 5 m de largura. Outros Dispositivos de Infiltrao Existem uma gama imensa de dispositivos destinados a aumentar a capacidade de infiltrao, de um modo geral, podem-se destacar os planos de infiltrao que na maioria das vezes, so reas com gramados laterais, que recebem a precipitao de uma rea permevel, como residncias e edifcios; os valos de infiltrao que so dispositivos de drenagem lateral, muitas vezes utilizados paralelos s ruas, estradas, estacionamentos e conjuntos habitacionais, entre outros. Esses valos concentram o fluxo de reas adjacentes e criam condies para uma infiltrao ao longo do seu comprimento, funciona na realidade, como um reservatrio de deteno, medida que a drenagem que escoa para o valo superior capacidade de infiltrao; As bacias de percolao que so dispositivos de percolao dentro de lotes que permitem, tambm, aumentar a recarga e reduzir o escoamento superficial. Armazenamento (Telhados) Nos centros urbanos, nas quais predominam lotes residenciais, tem sido utilizado em diversas partes do mundo o armazenamento das guas, oriundas das precipitaes, nos telhados, com o objetivo de manejo e aproveitamento da gua para uso domstico, industrial e agrcola, sendo visto por especialistas como um meio simples e eficaz para se atenuar o grave problema ambiental da crescente escassez de gua para consumo. Verifica-se com a instalao destes sistemas de armazenamento uma reduo substancial do escoamento

56

superficial nesses lotes e reduo do uso das guas nobres para limpeza, irrigao de jardins e etc. Tucci e Genz (1995) comenta que o armazenamento em telhados brasileiros apresenta algumas dificuldades, que so a manuteno e o reforo das estruturas. Eles afirmam ainda que devido as caractersticas do clima brasileiro e ao tipo de material usualmente utilizado nas coberturas, esse tipo de controle dificilmente seria aplicvel a nossa realidade. Mas com o grande sucesso dessa metodologia no mundo, usada h anos na Europa sobretudo na Alemanha - no Japo e, em menor escala, nos EUA, esse sistema comea a despertar interesse no Brasil. Algumas empresas esto com propostas para implementar esse sistema no Brasil, com o caso da companhia multinacional 3P Technik do Brasil. O gerente da companhia 3P Technik do Brasil, Jack Sickermann, corre o pas tentando convencer empresas e autoridades pblicas a implantarem o sistema, chamando a ateno para um aspecto: captar gua de chuva significa no s economia nas contas, mas combate aos ciclos de escassez e de enchentes de cidades. Ao se armazenar gua de chuva, boa parte deixa de escorrer para os encanamentos pluviais, diminuindo o impacto das enchentes. Na Alemanha, fabricantes de cisternas, calhas, tubos e acessrios se uniram para promover o gerenciamento das guas pluviais. Cerca de 10% das residncias e vrias empresas j contam com cisterna de gua de chuva filtrada. "O ndice est crescendo, porque as autoridades esto incentivando", afirma Sickermann. Existem estados em que os governos fornecem R$ 3 mil para ajudar na implantao do sistema em cada residncia. Na construo de uma residncia de cinco pessoas, o custo de implantao de sistema de captao de chuva relativamente barato, ainda mais levando-se em conta as vantagens ambientais e a reduo das contas de gua: R$ 6 mil. O sistema consiste em captar, por meio de uma calha, a gua de chuva que cai no telhado, na varanda ou numa laje. A gua ento levada para um filtro, onde so retiradas folhas, galhos e outras impurezas mais grosseiras. Dali, segue para uma cisterna, onde fica armazenada para uso domstico que no demande gua potvel. Nas casas, a gua de chuva pode ser utilizada no s em banheiros, mas para lavar roupas, pisos e carros. Na

57

rea rural, o uso na irrigao de suma importncia, j que no setor existe a utilizao intensiva e desperdcio crnico de gua. Nas indstrias, as chuvas servem para servios de limpeza, climatizao interna e resfriamento de telhados e de mquinas, entre outros. Com a implantao do sistema, pode-se poupar de 30% a 50% da gua encanada proveniente de empresas de abastecimento. (Fonte: Informativo do Comit Brasileiro do Programa das naes Unidas para o Meio Ambiente - Instituto Brasil PNUMA - Ago/Set de 2000 - N 55. Pg. 01.) Concluses e Recomendaes Os problemas das inundaes no Brasil vm aumentando cada vez mais, principalmente nas pequenas e mdias cidades onde se v um crescimento urbano maior, que geralmente processado de forma desordenada. Como medida para atenuar os danos causados pelas inundaes foi apresentado neste trabalho medidas de cunho estrutural que age na bacia de forma a modificar as relaes precipitao-vazao. De acordo com os exemplos apresentados, percebe-se a necessidade de integrar essas medidas estruturais com medidas no estruturais (praticas de gerenciamento e mudana de comportamento) de forma a evitar que essas obras no tenham carter apenas temporrio, mas sim atuando de forma sustentvel. A viabilidade dessas obras uma questo fundamental, pois deve ser sempre empregadas para controlar os impactos j existentes. As medidas que esto sendo e que foram implementadas no Brasil esto mostrando que dentro de um planejamento integrado entre o poder pblico e a populao em geral, elas podem ser bastante eficientes no tocante a combate as enchentes, mas sempre estando associado a medidas no-estruturais. O poder pblico, tanto na esfera federal, estadual e municipal, deve sempre priorizar as medidas no-estruturais, mas quando da necessidade de obras estruturais extensivas devem ser levadas em considerao algumas recomendaes: importante que cada proprietrio ou empreendedor possa fazer o controle de drenagem na fonte, pois evitar que a vazo seja aumentada,

58

mantendo a vazo pr-existente, no transferindo o impacto do novo desenvolvimento para o sistema de drenagem; Procurar obter o mximo de informaes possveis da regio onde ser feita a obra, de modo que as melhores solues sejam aplicadas; Projetar obras tendo em mente cenrios futuros, de forma a impedir que problemas gerados no presente no sejam transferidos para o futuro; importante que se procure analisar o que est sendo feito no mundo, como novas tecnologias, novos mtodos, novos modelos e etc. de modo a obter melhores solues tcnicas, e conseqentemente mais econmicas. Referncias Bibliogrficas Villela, S. M.; Mattos, A. Hidrologia Aplicada. McGraw-Hill do Brasil, 1975: 245p. Souza Pinto, N. L.; Holtz, A. C. T.; Martins, J. A.; Gomide, F. L. S. 2. Hidrologia Bsica. Edgard Blucher, 1976: 278p. Ramos, F.; Ochipinti, A. G.; Villa Nova, Reichardt, K., Magalhes, P. C., Cleary, R. Engenharia Hidrolgica, Coleo ABRH de Recursos Hdricos, vol 2, Editora UFRJ, 1989: 404p. Tucci, C. E. M. (organizador). Hidrologia Cincia e Aplicao. Coleo ABRH de Recursos Hdricos, vol 4, EDUSP/ABRH, 1993: 943p. Tucci, C. E. M.; Porto, R. L.; Barros, M. T. (org.). Drenagem Urbana. Coleo ABRH, vol 5, Editora Universidade, 1995: 428p. Linsley, R. K.; Franzini, J. B. Engenharia de Recursos Hdricos. McGrawl-Hill do Brasil, EDUSP, 1978: 793p. Prefeitura do Rio de Janeiro, Disponvel em http://www.rio.rj.gov.br/smac/, Acessado em abril de 2004, Mutiro de Reflorestamento de Silvia Salgado, Originalmente Publicado em 20 Experincias de Gesto Pblica e Cidadania/ Luiz Mario Fujiwara, Nelson Luiz Nouvel Alessio e Marta Ferreira Santos Farah (orgs.)/ So Paulo: Programa Gesto Pbica e Cidadania, 1998: 176p.)

59

CAPTULO 5 4

Medidas Estruturais Intensivas


Rodrigo F. Macedo Conceito Medidas Estruturais Intensivas so aquelas que agem diretamente nos cursos dgua, atravs da construo de estruturas como diques, muros de conteno, reservatrios de acumulao e retardamento, canais de desvios e obras de engenharia modificadoras da morfologia do curso dgua como a dragagem, e tm como objetivo alterar a configurao natural de escoamento do curso dgua, seja pela acelerao, retardamento e desvio do escoamento, atenuando assim os efeitos de uma enchente em determinadas reas, da plancie de inundao, que se queira proteger. Histrico As enchentes so um fenmeno natural de grande impacto sobre as sociedades, desde o surgimento das civilizaes, haja visto a tendncia natural das populaes em ocupar as plancies de inundao por motivos econmicos e de logstica, uma vez que os rios servem para o transporte, gerao de energia, pesca, abastecimento dgua e lanamento de guas servidas, entre outras atividades econmicas, alm do fato dessas reas serem geralmente planas, favorecendo assim a construo de ferrovias, rodovias e cidades. Desde tempos mais remotos, enchentes so relatadas como eventos histricos de grande magnitude e impacto sobre as populaes afetadas. Estes eventos sempre fizeram parte da histria de naes como a China, Bangladesh, Egito, Alemanha e Holanda. Em praticamente todos os lugares do mundo, onde h a ocorrncia freqente de enchentes, medidas estruturais intensivas foram as primeiras a serem adotadas para proteger os terrenos contra as inundaes. A primeira delas foi o da construo de diques e muros de conteno, ao longo dos cursos dgua, para evitar o transbordamento das guas para as reas ribeirinhas.

60

Normalmente os diques e muros de conteno eram localizados ao redor de povoados e cidades (diques anulares) e em pedaos de terra onde se tinha o interesse da proteo (diques marginais). Os primeiros diques a serem reportados na Alemanha datam dos sculos 8 e 9 e foram construdos, na regio do baixo Rhine, por Holandeses, os experts da Idade Mdia na construo destas obras de engenharia. Naquela poca, os diques eram construdos de acordo com a ocorrncia das inundaes, metodologia que sempre se mostrou paliativa e incompleta uma vez que estes no podiam conter as inundaes provocadas por enchentes maiores. Vrias discusses ocorreram naquela poca, na regio do baixo Rhine, sobre a eficcia destas estruturas, uma vez que se comeou a perceber que os diques agravavam os efeitos das enchentes em localidades a jusante dos mesmos, e quando ocorria o colapso de algum deles, o que era muito freqente, os danos eram piores do que se no existissem. Em sua longa histria, a China tem sido continuamente forada a lidar com as enchentes de alguns de seus rios. Da, Hidrologia e Hidrulica tm uma longa tradio de acordo com um provrbio proferido pelo filsofo chins Huan Chung (1.000 AC) que diz que qualquer um que no for cuidadoso com rios no est apto a tomar a responsabilidade de um cargo pblico. A histria chinesa de combate s inundaes se concentra muito nas enchentes do Rio Amarelo e sua constante mudana de formato, devido a sua pesada carga de sedimentos carreados no curso dgua, quando, ha 2.200 anos atrs, o imperador Qing ordenou a construo de Diques ao longo do Rio Amarelo, nica medida usada, at meados do sculo 19, no combate s enchentes, em vrias regies do mundo onde estes eventos so freqentes. Vrias ocorrncias, relatadas nos livros de histria, mostram que a adoo de medidas estruturais, como nica soluo para o problema das enchentes, sempre se mostrou incompleta, haja visto o carter imprevisvel destes fenmenos. Comeou-se ento a perceber que uma postura de controle das enchentes era uma atitude ingnua, e que a adoo de outras medidas, alm da construo de obras de engenharia, fazia-se necessrio para atenuar os danos tangveis e intangveis provocados por estes fenmenos. Somente em meados do sculo 19, governos de algumas naes comearam a adotar 61

medidas no-estruturais, em conjunto com as estruturais comumente adotadas, para lidar com as enchentes. Como exemplo, nos Estados Unidos, durante 30 anos, entre 1936 e 1966, foi adotada uma poltica de combate s enchentes que se caracterizava pela adoo nica de medidas fsicas, por parte do U.S. Corps of Engineers e do Departamento de Agricultura Americano. Em conseqncia desta poltica, as anlises de custo/benefcio, para a construo de obras que protegessem determinadas reas, foram deixadas de lado, no havendo, portanto, nenhuma restrio para a ocupao das plancies de inundao. Em decorrncia disto, acelerou-se o desenvolvimento e ocupao destas reas resultando no aumento dos danos ocasionados pelas enchentes. Durante este perodo, o governo Norte-Americano gastou mais de 7 bilhes de dlares em obras e servios de proteo contra as enchentes. Apesar disso, durante esse mesmo perodo, os prejuzos, em decorrncia das inundaes, aumentaram constantemente at a taxa anual de 1 bilho de dlares. Em ltima anlise, o maior efeito negativo da poltica Norte-Americana, citada no pargrafo acima, foi o de criar uma falsa sensao de segurana s populaes potencialmente prejudicadas pelos efeitos das cheias, uma vez que as perdas materiais e de vidas humanas se tornaram ainda maiores, quando da ocorrncia das mesmas, pela no evacuao das reas de risco devido credulidade das populaes ribeirinhas na eficcia das obras de controle das cheias. Aplicaes e Limitaes das Medidas Estruturais Intensivas Como descrito anteriormente, medidas estruturais intensivas so aquelas aplicadas diretamente sobre os leitos dos rios, com a finalidade de alterar a configurao do Hidrograma da Onda de Cheia, amortecendo a sua vazo de pico at a capacidade de escoamento da calha normal do rio, atravs de obras de engenharia que acelerem, retardem ou desviem o curso normal do escoamento. As medidas estruturais intensivas, quando adotadas isoladamente de outras medidas para o combate s enchentes, se mostraram suficientes em

62

alguns raros casos. As limitaes do uso isolado destas medidas, se devem principalmente a fatores econmicos e do carter imprevisvel das enchentes. Referncias Bibliogrficas LINSLEY, R. K., FRANZINI, J. B, (1.978). Engenharia de Recursos Hdricos, Editora da Universidade de So Paulo, Editora McGraw-Hill do Brasil Ltda, So Paulo, SP, 798 pg. TUCCI, C. E. M, Porto,R. L., Barros, M. T., Drenagem Urbana, Editora da Universidade, ABRH, Porto Alegre, 428 pg. TUCCI, C. E. M, et Al, (2001) Hidrologia Cincia e Aplicao, Editora da Universidade, ABRH, Porto Alegre, 939 pg.

63

You might also like