You are on page 1of 6

BRIEFING DE PRODUTO

Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informaes - Completo


Modelo Extrado dos livros: Tudo o que voc queria saber sobre propaganda e ningum teve pacincia para explicar Jlio Ribeiro (ET AL.). So Paulo: Atlas, 1996; O Atendimento na agncia de comunicao Roberto Corra. So Paulo: Global, 2006. Adaptado e adotado na disciplina Campanha de Produto da UNESA.

A PRODUTO Nome: Marca, genrico, etc. Categoria: Conforme o mercado que estive inserido. Farmacutico, Detergentes, Higiene Pessoal, etc. Local de uso: Residencial, comercial, esgota-se no ato da compra? Embalagem: Tipos, pesos, contedo. TetraPack, Lata, Sach, etc. Formas de uso: Pronto para consumo, como sobremesa, etc. Preos aos canais e ao consumidor final: D os preos finais, as margens dos canais, PMC, etc. Composio: Matrias- primas, componentes principais, etc. Qual a imagem do produto no mercado? Descrio da percepo do consumidor e da percepo do fabricante. Principais diferenas em relao concorrncia: Descrio de caractersticas e benefcios, USP. Pontos positivos: O que existe de melhor para destacar. Pontos negativos: O que existe de pior neste produto. Influncias ambientais, culturais, religiosas, geogrficas: Influncias sobre o comportamento de compra e consumo do produto/servio.

B MERCADO Tamanho: Em lugares, pessoas e valores Principais mercados: Estados, capitais, reas e regies. Participao no mercado: Sempre expresso em valores e percentuais: real, dlar, euro, etc. Evoluo: Taxa anual de crescimento ou de queda. Sazonalidade: Favorveis ou desfavorveis venda do produto; ou ainda inerentes ao prprio produto.

C CONSUMIDOR Hbitos e atitudes dos consumidores em relao ao produto: Utilize os dados de pesquisas Influncias ambientais e culturais: Utilize os dados de pesquisas Quem decide a compra do produto e onde compra: O usurio ou o comprador? Existem intermedirios? Quem consome, usa o produto/servio: Descrever os dados demogrficos sexo, classe econmica, faixa etria, nvel de escolaridade, estado civil, nmero de filhos e ocupao profissional.

D DISTRIBUIO Canais utilizados e porcentagem de participao de cada canal: Participao percentual no atacado, varejo e distribuidores, etc. O que pode ser feito para melhorar a distribuio: Novos pontos de vendas, outros canais, mais espao na rea de venda nos canais atuais, etc. Restries legais, ticas ou polticas que a distribuio seja melhorada: Descreva as relaes com fornecedores e distribuidores terceirizados.

E PREOS Quais so os preos do produto e sua relao com a concorrncia: Considere o preo por tipo ou tamanho de embalagem, se for o caso. Reao do consumidor em relao ao preo do produto: Descreva a percepo do consumidor. Restries legais para se estabelecer o preo: Produto tabelado? Sofre aplicao de PMC?

F RAZES DE COMPRA DO PRODUTO As razes de compra so emocionais ou racionais? Descreva como se d a deciso de compra do consumidor em funo da necessidade do produto.

G CONCORRNCIA Principais concorrentes diretos, produtos, fabricantes e preos: Relacione marcas e fabricantes. Quais so os preos praticados pelos concorrentes? Considere o tipo ou tamanho das embalagens, se for o caso, e qual a diferena percentual do preo do seu produto/servio em relao aos principais concorrentes diretos. Qual a poltica de vendas praticada pelos concorrentes, como descontos especiais, bonificaes, prazos de pagamento, etc., que de certa forma facilitam a comercializao? Descreva as informaes do Departamento de Vendas e os relatrios de Vendedores. Pontos positivos dos produtos concorrentes: Descreva sem esconder o que h de melhor no concorrente. Comente os produtos concorrentes indiretos e sua influncia sobre o mercado e sobre o produto: Descreva as informaes do Departamento de Vendas e os relatrios de Vendedores. Comente as principais campanhas de propaganda dos concorrentes, quanto a verbas, temas, sucessos/insucessos, mdia, poca, etc.: Fornea um clipping organizado comentando os resultados. Comente a atuao da concorrncia na rea de merchandising e promoes. Peas, temas, presena, atuao, receptividade junto ao pblico e junto ao comerciante, etc.

H PESQUISAS Que tipos de pesquisas foram realizadas para este produto? Quantitativa, qualitativa, pr-testes, focus group? D os principais resultados no briefing e anexe os resultados das pesquisas ao briefing. Existe uma verba anual para pesquisa de mercado e/ou comunicao? Informe os valores de investimento da empresa e/ou do produto.

I OBJETIVOS DE MERCADO Defina os objetivos de mercado para este produto e as respectivas metas: Por exemplo: o objetivo atingir a liderana do mercado e a meta obter uma participao de mercado de x% no exerccio fiscal, o que dar a liderana ao produto.

J OBJETIVOS DE COMUNICAO Defina os objetivos e metas de comunicao para a empresa, produto ou servio: Por exemplo: ter como objetivo conseguir um significativo aumento no ndice de conhecimento da marca e a meta de que este ndice ser de x% no pblico-alvo; ter como objetivo posicionar a marca conforme o conceito determinado no plano e conseguir com que x% do pblico-alvo o identifique corretamente; ter como objetivo criar uma atitude favorvel marca e que x% do pblico se pronuncie neste sentido, etc.

K CONTEDO BSICO DA COMUNICAO Contedo bsico que as peas devem transmitir: Defina o que as mensagens devem comunicar em relao ao produto. Quais so os pontos positivos do produto que devem ser ressaltados como benefcios secundrios: Defina o que a campanha deve ressaltar em relao ao produto. Quais so os pontos negativos que devem ser evitados: Descreva claramente o que no deve ser dito na campanha.

L MDIA Quais so os meios recomendados: Eletrnico, impresso, exibio, etc. Qual a verba de veiculao: Defina os valores ou percentuais da verba por mercados, praas, etc. de maior importncia. Qual a verba de produo de mdia:

Defina os valores. Quais so os perodos de veiculao: Defina a partir dos objetivos de marketing e oportunidades de venda do produto. Quais so as praas que devem ter mdia: Descreva as necessidades de cada uma prevendo as diferenas necessrias ao plano de mdia.

M PROMOO E MERCHANDISING Quais so as peas que devem ser desenvolvidas, respectivas quantidades e tamanhos: Haver ou no promoo de venda ou aes de merchandising em conjunto com a campanha de propaganda? Descreva a necessidade de cada praa, PDV, etc. Qual a verba destinada para estas duas atividades. Defina os valores.

BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA FERRARI, F. - Planejamento e Atendimento: A Arte do Guerreiro. So Paulo, Edies Loyola, 1990. BENETTI, E. - Tudo o que voc queria saber sobre propaganda e ningum teve pacincia para explicar. So Paulo, Atlas, 1995. SAMPAIO, R. - Propaganda de A a Z: Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1999. CORREA, R. - Planejamento de Propaganda. So Paulo: Global Editora, 2004.

You might also like